ministÉrio do desenvolvimento, indÚstria e...

4
Março/2012 - Página 1 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA- INMETRO Diretoria da Qualidade – Dqual Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade - Divec PROCEDIMENTO DE FISCALIZAÇÃO - OBSERVÂNCIA DA ADEQUAÇÃO DAS ELETROBÓIAS NOS FILTROS PRENSA Portaria Inmetro 83/2006 - CÓDIGO: 3179 1. DEFINIÇÃO 1.1. Filtro prensa – Equipamento composto basicamente de um conjunto moto-bomba, conjunto filtrante (placas, papel filtrante, válvula de segurança e manômetro), parte elétrica blindada e à prova de explosão com a finalidade de efetuar a filtragem e desidratação de óleos combustíveis, hidráulicos, lubrificantes industriais e isolantes. 2. REFERÊNCIAS 2.1. Portaria INMETRO 83/06 Art. 1º Aprovar o Regulamento de Avaliação da Conformidade de Equipamentos Elétricos para Atmosferas Potencialmente Explosivas, nas condições de gases e vapores inflamáveis; Art. 2º Fica mantida a obrigatoriedade da identificação da certificação no âmbito do SBAC, iniciada em janeiro de 1995, para todos os equipamentos elétricos, eletrônicos, associados, acessórios e componentes, a serem utilizados em atmosferas potencialmente explosivas, nas condições de gases e vapores inflamáveis, comercializados e utilizados no Brasil, salvo as exceções previstas no RAC de Equipamentos Elétricos para Atmosferas Potencialmente Explosivas, nas condições de gases e vapores inflamáveis, incluindo o filtro prensa para óleo diesel. 3. CONDIÇÕES GERAIS 3.1. Em todos os pontos comerciais que se utilizem e comercializem filtros tipo prensa (artigo 6º da Lei 9933); 4. – METODOLOGIA 4.1. FILTRO PRENSA FABRICADO A PARTIR DE 01/01/1999 4.1.1. Não ostentam a identificação da certificação no âmbito do SBAC - sem certificação 4.1.1 - Interditar cautelarmente e notificar a firma fiscalizada para apresentar a nota fiscal de origem do produto; 4.1.1.2 - Apresentou a nota fiscal, lavrar Auto de Infração para o fabricante; 4.1.1.3 - Não apresentou a nota fiscal, lavrar o Auto de Infração para a empresa fiscalizada, por não comprovar a origem do produto; 4.2. Ostentam a identificação da certificação no âmbito do SBAC - sem certificação 4.2.1. Confirmando o uso indevido do símbolo da identificação da certificação interditar e notificar a empresa fiscalizada para apresentação da nota fiscal do fabricante; 4.2.2. Apresentada a nota fiscal, lavrar Auto de Infração o fabricante; 4.2.3.- Não apresentada à nota fiscal, lavrar o Auto de Infração para a empresa fiscalizada, por assumir inteira responsabilidade pela instalação indevida do produto. Nota: O filtro prensa só poderá ser desinterditado para efetuar a troca por um certificado.

Upload: dangtruc

Post on 06-Feb-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Março/2012 - Página 1

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA- INMETRO

Diretoria da Qualidade – Dqual Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade - Divec

PROCEDIMENTO DE FISCALIZAÇÃO - OBSERVÂNCIA DA ADEQUAÇÃO DAS ELETROBÓIAS NOS FILTROS PRENSA

Portaria Inmetro 83/2006 - CÓDIGO: 3179

1. DEFINIÇÃO 1.1. Filtro prensa – Equipamento composto basicamente de um conjunto moto-bomba, conjunto filtrante (placas, papel filtrante, válvula de segurança e manômetro), parte elétrica blindada e à prova de explosão com a finalidade de efetuar a filtragem e desidratação de óleos combustíveis, hidráulicos, lubrificantes industriais e isolantes. 2. REFERÊNCIAS 2.1. Portaria INMETRO 83/06 Art. 1º Aprovar o Regulamento de Avaliação da Conformidade de Equipamentos Elétricos para Atmosferas Potencialmente Explosivas, nas condições de gases e vapores inflamáveis; Art. 2º Fica mantida a obrigatoriedade da identificação da certificação no âmbito do SBAC, iniciada em janeiro de 1995, para todos os equipamentos elétricos, eletrônicos, associados, acessórios e componentes, a serem utilizados em atmosferas potencialmente explosivas, nas condições de gases e vapores inflamáveis, comercializados e utilizados no Brasil, salvo as exceções previstas no RAC de Equipamentos Elétricos para Atmosferas Potencialmente Explosivas, nas condições de gases e vapores inflamáveis, incluindo o filtro prensa para óleo diesel. 3. CONDIÇÕES GERAIS 3.1. Em todos os pontos comerciais que se utilizem e comercializem filtros tipo prensa (artigo 6º da Lei 9933); 4. – METODOLOGIA 4.1. FILTRO PRENSA FABRICADO A PARTIR DE 01/01/1999 4.1.1. Não ostentam a identificação da certificação no âmbito do SBAC - sem certificação 4.1.1 - Interditar cautelarmente e notificar a firma fiscalizada para apresentar a nota fiscal de origem do produto; 4.1.1.2 - Apresentou a nota fiscal, lavrar Auto de Infração para o fabricante; 4.1.1.3 - Não apresentou a nota fiscal, lavrar o Auto de Infração para a empresa fiscalizada, por não comprovar a origem do produto; 4.2. Ostentam a identificação da certificação no âmbito do SBAC - sem certificação 4.2.1. Confirmando o uso indevido do símbolo da identificação da certificação interditar e notificar a empresa fiscalizada para apresentação da nota fiscal do fabricante; 4.2.2. Apresentada a nota fiscal, lavrar Auto de Infração o fabricante; 4.2.3.- Não apresentada à nota fiscal, lavrar o Auto de Infração para a empresa fiscalizada, por assumir inteira responsabilidade pela instalação indevida do produto. Nota: O filtro prensa só poderá ser desinterditado para efetuar a troca por um certificado.

Março/2012 - Página 2

4.3. FILTRO PRENSA FABRICADO ANTES 01/01/1999 NOTA: Deve ser feita a adequação com kit que possua laudo de Laboratório Credenciado na Rede Brasileira de Laboratório de Ensaio (RBLE). A partir de 01/01/2000 as eletrobóias em utilização no campo, devem estar adequadas. 4.3.1. FILTROS NÃO ADEQUADOS 4.3.1.1. Interditar Cautelarmente e notificar a empresa fiscalizada para providenciar a adequação; 4.5.2 – Autuar a empresa fiscalizada. Nota: A desinterdição do filtro prensa após a adequação poderá ser efetuada pelo mecânico da oficina credenciada pelo Órgão Delegado. 4.3.2. FILTROS ADEQUADOS 4.3.2.1. Proceder as seguintes verificações: a) Se o equipamento possui junto à placa de identificação original, outra com os dizeres “Equipamento alterado conforme exigência da Portaria 103/98 do INMETRO” (por identificação da empresa executora) b) Se a empresa que executou os serviços é licenciada pelo Órgão Delegado 4.3.2.2. Na falta de parte ou todas as informações do item 10.6.1, interditar e notificar para a regularização junto à empresa executora e apresentação da nota fiscal do serviço; 4.3.2.3. Apresentada a nota fiscal, autuar a empresa executora; 4.3.2.4. Não apresentou a nota fiscal, lavrar o Auto de Infração para a empresa fiscalizada, por assumir inteira responsabilidade quanto a não adequação.

Irregularidades SGI – 3179

Nº Descrição 1 Exposição à venda de filtros tipo prensa ostentando o selo de identificação da

conformidade aprovado no âmbito do SBAC, porém, sem a devida certificação por um OCP.

2 Exposição à venda de filtros tipo prensa, os quais, ainda que certificados por OCP, não ostentavam o selo de Identificação da conformidade aprovado no âmbito do SBAC.

3 Exposição à venda de filtros tipo prensa não certificados por Organismo de Certificação de Produtos - OCP e sem o selo de identificação da conformidade aprovado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade.

4 Ausência de licença do Órgão Delegado para execução de serviços de substituição de filtros adicionais do óleo diesel, tipo prensa, por sistema previamente aprovado.

Março/2012 - Página 3

5 Filtro tipo prensa com eletrobóia substituída, sem a afixação de placa com a expressão "Equipamento alterado conforme exigência da Portaria nº 103/98, do Inmetro, por identificação da empresa executora".

6 Descumprimento da solicitação de apresentação dos documentos fiscais do produto filtro tipo prensa.

7 Filtro tipo prensa sem adequação da eletrobóia e sem a afixação de placa com a expressão "Equipamento alterado conforme exigência da Portaria nº 103/98, do Inmetro, por identificação da empresa executora".

8 Filtro tipo prensa sem adequação da eletrobóia. 9 Filtro tipo prensa em uso para comercialização de óleo diesel, sem possuir a placa de

identificação original.

Março/2012 - Página 4