ministÉrio da educaÇÃo - vestcon.com.br · interessados que estarão abertas as inscrições...

3

Click here to load reader

Upload: doandang

Post on 11-Feb-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - vestcon.com.br · interessados que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e ... conveniência do CEFET-MA. 2 ... e se encontra

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO MARANHÃO – CEFET-MA

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE 1º e 2º GRAUS

Edital n° 08, de 17 de maio de 2006.

O DIRETOR GERAL DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO MARANHÃO – CEFET-MA torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado ao provimento de cargos efetivos de Professor de 1º e 2º Graus, Classe C, em Regime de Dedicação Exclusiva, nos termos da Lei nº 8.112/90, do Decreto 94.664/87, do Decreto nº 4.175/2002, das Portarias do Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão: nº 450, de 06/11/2002, publicada no DOU de 07/11/2002, e nº 381, de 16/12/2005, publicada no DOU de 19/12/2005, alterada pela Portaria nº 398 de 26/12/2005, publicada no DOU de 27/12/2005 e Portaria do Ministro de Estado da Educação nº 384, de 01/02/2006, publicada no DOU de 02/02/2006. 1. DAS VAGAS

VAGAS ÁREA DO CONHECIMENTO

DISCIPLINA REQUISITOS BURITICUPU ZÉ DOCA

Biologia Microbiologia

Licenciado em Biologia, ou Bacharel em Ciências Biológicas, ou Bacharel em Ciências Aquáticas.

01 01

Física Licenciado em Física 01 01 Físico-Química Licenciado em Química, ou Bacharel em Química, ou

Bacharel em Química Industrial, ou Engenheiro Químico, ou Engenheiro de Alimentos.

– 01

Operações Unitárias Processos Químicos Industriais

Licenciado em Química, ou Bacharel em Química, ou Bacharel em Química Industrial, ou Engenheiro Químico, ou Engenheiro de Alimentos.

– 01

Ciências da Natureza Química Ambiental Química Analítica.

Licenciado em Química, ou Bacharel em Química, ou Bacharel em Química Industrial, ou Engenheiro Químico, ou Engenheiro de Alimentos.

01 –

Química Analítica Licenciado em Química, ou Bacharel em Química, ou Bacharel em Química Industrial, ou Engenheiro Químico, ou Engenheiro de Alimentos.

– 01

Química Orgânica Bioquímica

Licenciado em Química, ou Bacharel em Química, ou Bacharel em Química Industrial, ou Engenheiro Químico, ou Engenheiro de Alimentos.

01 01

Técnicas Agrícolas Licenciado em Ciências Agrárias, ou Engenheiro Agrônomo.

– 01

Tecnologia de Alimentos Licenciado em Química, ou Bacharel em Química, ou Bacharel em Química Industrial, ou Engenheiro Químico, ou Engenheiro de Alimentos.

– 01

Educação Física Licenciado em Educação Física 01 01 Ciências da Vida Fertilidade dos Solos e Nutrição

de Plantas Fitossanidade

Licenciado em Ciências Agrárias, ou Engenheiro Agrônomo.

01 –

Zootecnia Zootecnista ou Médico Veterinário 01 –

Ciências Exatas Informática Licenciado em Informática, ou Bacharel em Ciência da

Computação, ou Tecnólogo em Tecnologia da Informação. 01 01

Matemática Estatística

Licenciado em Matemática 01 01

Artes Licenciado em Educação Artística 01 01 Direito Ambiental Bacharel em Direito 01 – Educação Licenciado em Pedagogia 01 01 Empreendedorismo Marketing e

Vendas Bacharel em Administração, ou Tecnólogo em Gestão. 01 01

Filosofia Metodologia da Investigação Cientifica.

Licenciado em Filosofia, ou Bacharel em Ciências Sociais. 01 01

Geografia Licenciado em Geografia. 01 01 Ciências Humanas e Sociais Gestão de Pessoas e das Relações

de Trabalho Planejamento e Negociação

Bacharel em Administração, ou Tecnólogo em Gestão.

01 –

História Licenciado em História. 01 01 Língua Estrangeira (Espanhol) Licenciado em Letras com habilitação em Espanhol 01 01 Língua Portuguesa Licenciado em Letras 01 01 Teoria Econômica

Comercialização de Produtos Bacharel em Ciências Econômicas, ou Bacharel em Administração, ou Tecnólogo em Gestão.

01 –

Engenharia Controle de Processos e Automação Segurança do Trabalho

Licenciado em Eletricidade, ou Mecânica, ou Engenheiro Elétrico, ou Engenheiro Mecânico.

– 01

TOTAL 20 20

VAGAS ÁREA DO CONHECIMENTO DISCIPLINA REQUISITOS IMPERATRIZ

Ciências da Natureza Química Licenciado em Química, ou Bacharel em Química, ou Bacharel em Química Industrial, ou Engenheiro Químico.

01

TOTAL 01 2. DAS INSCRIÇÕES 2.1. As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, via Internet, no endereço www.cefet-ma.br, no período de 22 a 30/05/2006, das 9h às 21h (horário de Brasília).

Serão instalados Postos de Atendimento nas sedes das Prefeituras dos municípios de Zé Doca e Buriticupu e na UNED de Imperatriz-MA, para auxiliar os candidatos no que se refere às inscrições.

Page 2: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - vestcon.com.br · interessados que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e ... conveniência do CEFET-MA. 2 ... e se encontra

2.2. No ato da inscrição, o candidato deverá, obrigatoriamente, optar somente por uma disciplina ou bloco de disciplinas conforme disposto no Quadro de Vagas. Não serão aceitos pedidos de alteração após o preenchimento da inscrição.

2.3. No último dia de inscrição, caso ocorram problemas técnicos no servidor de Internet, que atende o CEFET-MA, o prazo será prorrogado até o dia seguinte ao da normalização do serviço. O CEFET-MA não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivo de ordem técnica nos computadores em que o candidato efetuou a sua inscrição, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como por outros fatores de ordem técnica alheios ao CEFET-MA, que impossibilitem a transferência de dados.

2.4. O candidato deverá preencher todos os campos exigidos no Formulário de Inscrição. 2.5. Para efeito de inscrição, será considerado qualquer documento oficial de identidade com validade em todo o território nacional. 2.6. Após o preenchimento do Formulário de Inscrição pela Internet, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), que poderá ser paga, em

qualquer agência bancária ou na rede conveniada, até o primeiro dia útil posterior ao da inscrição, em horário normal de expediente bancário. O valor da inscrição é de R$ 55,00 (cinqüenta e cinco reais).

2.7. Não haverá isenção do valor da inscrição. 2.8. Em nenhuma hipótese haverá devolução do valor pago, salvo em caso de cancelamento do Concurso por conveniência do CEFET-MA. 2.9. A inscrição somente será acatada após a confirmação, pelo banco, do pagamento do valor da inscrição, dentro dos prazos estabelecidos nos subitens 2.1 e 2.6. 2.10. A inscrição paga com cheque só será efetivada após a compensação do mesmo. 2.11. A inscrição do candidato implicará, de sua parte, o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não

poderá alegar desconhecimento. 2.12. No período de 06/06/2006 a 09/06/2006, o candidato deverá imprimir no endereço www.cefet-ma.br o seu Comprovante de Inscrição, contendo data, horário e

local de realização das provas, bem como o Manual do Candidato. 2.13. O candidato que, até o dia 09/06/2006, não obtiver o comprovante definitivo de inscrição, via Internet, deverá comunicar à Comissão Permanente de Admissão

de Alunos ao CEFET-MA - COPEAC, situada na Av. Getulio Vargas, 04, Monte Castelo, telefones (98)3218-9026 ou (98) 3218-9029, no horário das 9h às 12h e das 15h às 18h, ou, ainda, pelo E-mail [email protected] nos dias 12 e 13 de junho de 2006, sob pena de não ter acesso ao local das provas e à sua realização.

3. DAS PROVAS 3.1. O Concurso Público constará de Prova Escrita, Prova Didática, ambas de caráter eliminatório, e de Prova de Títulos, de caráter classificatório. 3.2. A Prova Escrita será realizada no dia 20 de junho de 2006, em São Luís-MA, no CEFET-MA e terá duração de 4 (quatro) horas, vedada qualquer consulta

bibliográfica, e versará sobre item sorteado de uma lista de 10(dez) temas relacionados no programa constante do Manual do Candidato. O sorteio será feito minutos antes da realização da prova, pelo primeiro candidato inscrito e, na ausência deste, pelo candidato seguinte conforme ordem de inscrição, e o ponto sorteado será o mesmo para todos os candidatos. Cada candidato, obedecida à ordem de inscrição, fará a leitura de seu texto perante a Comissão Examinadora, no turno subseqüente ao da realização da Prova Escrita. Finda a leitura da prova, o candidato poderá ser argüido pelos membros da Comissão Examinadora sobre o tema dissertado e, logo após, cada examinador lhe atribuirá nota de 0(zero) a 10(dez).

3.3. No julgamento da Prova Escrita, cada examinador considerará o domínio do tema, poder de sistematização e clareza dos argumentos desenvolvidos pelo candidato.

3.4. A relação dos candidatos aprovados e classificados na Prova Escrita será afixada na Portaria do CEFET-MA e divulgada no endereço www.cefet-ma.br, no dia 22 de junho de 2006.

3.5. Quando da divulgação da relação dos candidatos aprovados na Prova Escrita, será divulgado, também, o Cronograma de sorteio e de realização da Prova Didática. A divulgação será feita na Portaria do CEFET-MA e no endereço www.cefet-ma.br. Serão convocados para realização da Prova Didática apenas os candidatos classificados na Prova Escrita, conforme subitem 3.4, até o oitavo lugar.

3.6. A Prova Didática será pública, vedada a manifestação da assistência, e constará de uma aula sobre item do programa, sorteado da mesma forma de que trata o subitem 3.2, excluído o ponto sorteado para a Prova Escrita, com duração mínima de 45 (quarenta e cinco) e máxima de 55 (cinqüenta e cinco) minutos. O sorteio será feito com 48 horas de antecedência do início da prova, vedada ao candidato qualquer outra atividade do Concurso neste interstício. O ponto sorteado será comum a todos os candidatos do mesmo grupo. Os candidatos inscritos não poderão assistir à prova dos concorrentes.

3.7. Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova Didática, deverão entregar à Comissão Examinadora “Curriculum Vitae” comprovado e o Plano de Aula em 3 (três) vias contendo: • Identificação do tema • Objetivos • Procedimentos Metodológicos • Recursos Instrucionais • Procedimentos Avaliativos • Previsão do tempo • Bibliografia.

3.8. No julgamento da Prova Didática, cada Examinador levará em consideração a elaboração do Plano de Aula, adequação do nível de exposição, a seleção do nível e o domínio do conteúdo, capacidade de comunicação, bem como a habilidade do candidato no uso dos recursos de ensino, atribuindo-lhe nota de 0(zero) a 10(dez).

3.9. A aquisição de recursos de ensino será de inteira responsabilidade do candidato. 3.10. O candidato que não participar dos sorteios será eliminado. 3.11. Na análise da Prova de Títulos, a Comissão Examinadora considerará a formação universitária, atividade docente, atividade técnico-profissional, trabalhos

publicados e produção acadêmico-científica, documentos estes constantes do currículo do candidato. 3.12. Na análise de currículo do candidato, não poderão ser atribuídos pontos em duplicidade para o mesmo título, sob qualquer fundamento. 3.13. O diploma ou certificado, documento obrigatório do currículo, poderá ser substituído por certidão da instituição de ensino que o expedir, desde que conste a data

de conclusão do respectivo curso e que o diploma ou certificado foi expedido e se encontra em fase de registro nos órgãos competentes. 3.14. Só serão analisados os Currículos dos candidatos aprovados nas Provas Escrita e Didática. 3.15. A nota atribuída à Prova de Títulos será o resultado da conversão dos pontos atribuídos aos títulos constantes do “Curriculum Vitae”. 4. JULGAMENTO DAS PROVAS E CLASSIFICAÇÃO FINAL 4.1. Para cada área será constituída uma Comissão Examinadora, encarregada da aplicação e avaliação das provas, composta de 3 (três) membros designados através

de Portaria pelo Diretor Geral. 4.2. Serão atribuídas notas de 0(zero) a 10(dez) a cada candidato, por modalidade de prova. 4.3. Serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem média igual ou superior a 7 (sete) em cada modalidade de prova, com exceção da nota conferida ao

julgamento de títulos. 4.4. Os candidatos serão classificados de acordo com a ordem decrescente do resultado final. 4.5. Em caso de empate na classificação, a Comissão Examinadora efetuará o desempate observados os seguintes critérios, por ordem de prioridade:

1– maior média obtida na Prova Didática; 2– maior média obtida na Prova Escrita; 3– maior nota na Prova de Títulos; 4– maior idade.

4.6. O Resultado Final do Concurso será homologado, através de Edital, pelo Diretor Geral do CEFET-MA, publicado no Diário Oficial da União, afixado nas Portarias do CEFET/SEDE, CEFET/UNEDI e divulgado no endereço www.cefet-ma.br.

5. DOS REQUISITOS PARA INVESTIDURA NO CARGO

Page 3: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - vestcon.com.br · interessados que estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e ... conveniência do CEFET-MA. 2 ... e se encontra

5.1. A convocação dos candidatos para provimento dos cargos obedecerá à ordem de classificação, e sua nomeação será feita nos termos da Constituição Federal, da Lei nº 8.112/90, do Decreto nº 4.175/02 e condicionada ao cumprimento do que segue: • Ter sido aprovado e classificado no Concurso, dentro das vagas oferecidas; • Ter nacionalidade brasileira ou ser naturalizado, ou, ainda, no caso de nacionalidade estrangeira, apresentar comprovante de permanência definitiva no Brasil; • Ter idade mínima de 18 anos completos na data da posse; • Estar em dia com as obrigações eleitorais; • Estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidatos do sexo masculino; • Possuir o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo, conforme consta do item 1 deste Edital; • Ter aptidão física e mental para o exercício das funções do cargo; • Não ter sofrido, no exercício da função pública, penalidade incompatível com a investidura do Cargo Público Federal, previsto no Art. 137, Parágrafo Único

da Lei nº 8.112/90; • Não acumular cargos, empregos ou funções públicas, exceto aqueles permitidos em Lei, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para posse, de acordo

com o Decreto n° 2.027/96 e a Instrução Normativa n° 11/96; • Não receber proventos de aposentadoria ou exercer cargo/emprego público que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do Art. 37, Inciso XVI, da

Constituição Federal; • Estar com os títulos de pós-graduação obtidos no exterior revalidados no País, se for o caso; • Apresentar diploma de graduação em curso superior e pós-graduação exigida para o cargo a que irá concorrer, conforme item 1; • Estar em gozo dos direitos políticos; • No ato da investidura no cargo, anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar os requisitos constantes

deste item.

6. DISPOSIÇÕES GERAIS 6.1. O Concurso Público será realizado sob a responsabilidade da COPEAC, obedecidas às normas do presente Edital. 6.2. Os cargos efetivos, objeto deste Concurso Público, na categoria de Professor de Ensino de 1º e 2º Graus será em regime de Dedicação Exclusiva, com remuneração inicial

de R$ 2.200,03 (dois mil e duzentos reais e três centavos), correspondente à Classe C, Nível 1. 6.3. Não caberá recurso contra o resultado parcial. 6.4. Contra o Resultado dos aprovados e classificados no Concurso, a ser divulgado no dia 26 de junho de 2006, caberá recurso devidamente fundamentado

indicando com precisão os pontos a serem examinados mediante requerimento ao Presidente da COPEAC, protocolado no CEFET-MA, até 24h após a divulgação do referido resultado.

6.5. Não serão aceitos recursos interpostos por procuração, por via fax-símile, ou correio eletrônico. 6.6. O prazo para julgamento dos recursos será de 24h a contar da data de registro do recurso no Protocolo. 6.7. Após análise dos recursos e a divulgação dos resultados dos mesmos, o Resultado Final do Concurso será homologado pelo Diretor Geral do CEFET-MA,

através de Edital e publicado no Diário Oficial da União, contendo a relação dos candidatos aprovados e classificados em até duas vezes o número de vagas previsto neste Edital para cada área/disciplina, por ordem de classificação.

6.8. A validade do Concurso será de 01(um) ano, contada a partir da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogada uma vez, por igual período, mediante ato próprio da autoridade competente.

6.9. Havendo desistência de candidatos convocados para a nomeação, o CEFET-MA procederá, durante o prazo de validade do Concurso, a tantas convocações quantas forem necessárias para o provimento das vagas oferecidas neste Edital, seguindo rigorosamente a ordem de classificação estabelecida no Edital de Homologação.

6.10. A convocação dos candidatos habilitados para se manifestarem, em prazo determinado, sobre a aceitação ou não do cargo será feita através de correspondência registrada, não se responsabilizando o CEFET-MA pela mudança de endereço sem comunicação prévia, por escrito, por parte do candidato.

6.11. O candidato convocado terá 3 (três) dias úteis para se manifestar sobre a aceitação ou não do cargo; o não pronunciamento implicará a sua renúncia tácita à nomeação no referido Concurso.

6.12. O não pronunciamento do candidato habilitado, no prazo estabelecido para esse fim, implicará a exclusão do seu nome do Concurso e facultará à administração do CEFET-MA a convocação do candidato subseqüente.

6.13. Estará apto para nomeação o candidato classificado conforme subitem 4.3 e situado na ordem decrescente, até o limite de vagas oferecidas para a área/disciplina. 6.14. A aprovação e a classificação no Concurso geram para o candidato apenas a expectativa de direito à admissão, observando as disposições legais pertinentes e o

interesse e a conveniência do CEFET-MA. 6.15. Os candidatos que vierem a ser nomeados e empossados estarão sujeitos: ao Regime de Dedicação Exclusiva, podendo a jornada semanal ser cumprida nos

turnos diurno e noturno, de acordo com a conveniência do CEFET-MA; ao Regime Jurídico dos Servidores Civis da União, instituído pela Lei n° 8.112, de 11/12/90 e alterações subseqüentes, e pelas Normas do CEFET-MA.

6.16. A admissão do candidato fica condicionada à aprovação e à inspeção médica a ser realizada pelo Serviço Médico do CEFET-MA e ao atendimento às condições constitucionais e legais.

6.17. O candidato aprovado que não apresentar a comprovação dos requisitos básicos exigidos para a área/disciplina a que concorreu, conforme item 1 deste Edital, ou deixar de apresentar outros documentos solicitados pela Instituição, será automaticamente eliminado do Concurso.

6.18. O candidato, quando nomeado, terá o prazo de 30 (trinta) dias, a partir da publicação da respectiva Portaria de nomeação no Diário Oficial da União, para tomar posse e, o prazo máximo de 15 (quinze) dias após a posse, para entrar em exercício.

6.19. Os candidatos eventualmente aprovados no Concurso Público regido por este Edital, que, por ocasião de sua posse, não disponham de prévia capacitação específica para o exercício do magistério, deverão submeter-se à capacitação em serviço, oferecida pelo CEFET-MA, até 06 (seis meses) após a data da posse.

6.20. A qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, prova ou nomeação do candidato, desde que verificada falsidade de declarações ou irregularidade nas provas e/ou documentos.

6.21. Quaisquer alterações das disposições ora estabelecidas serão comunicadas através de Nota Oficial, a ser divulgada pela Imprensa, vindo tal documento a constituir parte integrante deste Edital.

6.22. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria de Ensino e Diretoria de Geral. 6.23. Fica eleito o foro da cidade de São Luís, capital do Maranhão, com a exclusão e a renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir as

questões oriundas do presente Edital.

Antônio do Espírito Santo Paixão Vice-Diretor no exercício da Direção Geral do CEFET-MA