minissi mula do

27
Minissimulado: Direito Penal - Superior Criado em 20/02/2015 às 21:54 - Situação: Não-resolvido. 1 • Q33853 Prova(s): FAE - 2008 - TJ-PR - Juiz NÃO constitui situação de violação do princípio de legalidade: a) Incriminação com base em analogia. b) Uso de norma penal em branco em sentido estrito. c) Retroatividade de lei incriminadora desfavorável ao réu. d) Incriminação em casos dos chamados delitos de acumulação. 2 • Q45954 Prova(s): UESPI - 2009 - PC-PI - Delegado de Polícia Com relação aos princípios penais, assinale a opção correta. a) O princípio da humanidade das penas proíbe, em qualquer hipótese, a pena de morte no ordenamento jurídico brasileiro. b) O princípio da especialidade consagra que a lei penal geral deve afastar a lei penal especial naquilo em que elas forem conflitantes. c) O princípio da legalidade permite a criação de tipos penais incriminadores através da edição de medidas provisórias.

Upload: andsonanita

Post on 17-Jan-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

SIMULADO

TRANSCRIPT

Page 1: Minissi Mula Do

Minissimulado: Direito Penal - Superior Criado em 20/02/2015 às 21:54 - Situação: Não-resolvido.

1 • Q33853   Prova(s): FAE - 2008 - TJ-PR - Juiz

NÃO constitui situação de violação do princípio de legalidade:

a) Incriminação com base em analogia.

b) Uso de norma penal em branco em sentido estrito.

c) Retroatividade de lei incriminadora desfavorável ao réu.

d) Incriminação em casos dos chamados delitos de acumulação.

2 • Q45954   Prova(s): UESPI - 2009 - PC-PI - Delegado de Polícia Com relação aos princípios penais, assinale a opção correta.

a) O princípio da humanidade das penas proíbe, em qualquer hipótese, a pena de morte no ordenamento jurídico brasileiro.

b) O princípio da especialidade consagra que a lei penal geral deve afastar a lei penal especial naquilo em que elas forem conflitantes.

c) O princípio da legalidade permite a criação de tipos penais incriminadores através da edição de medidas provisórias.

d) Segundo o princípio da intervenção mínima, o direito penal deve atuar como regra e não como exceção.

e) Segundo o princípio da intranscendência, a pena não pode passar da pessoa do condenado.

3 • Q46382   Prova(s): FCC - 2006 - DPE-SP - Defensor Público Considere as afirmações:

I. No Estado democrático de direito é dada especial relevância à noção de que o direito

Page 2: Minissi Mula Do

penal tem como missão a proteção de bens jurídicos e se considera que o conceito de bem jurídico tem por função legitimar e delimitar o poder punitivo estatal.

II. O poder legiferante penal independe dos bens jurídicos postos na Constituição Federal para determinar quais serão os bens tutelados.

III. Só se legitima a intervenção penal nos casos em que a conduta possa colocar em grave risco ou lesionar bem jurídico relevante.

SOMENTE está correto o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e III.

e) II e III.

4 • Q102795   Prova(s): EJEF - 2008 - TJ-MG - Juiz Em relação aos princípios norteadores do Direito Penal, aponte a afirmativa INCORRETA.

a) O princípio da legalidade ou da reserva legal constitui efetiva limitação ao poder punitivo estatal.

b) O princípio da insignificância refere-se à aplicação da pena.

c) Pelo princípio da fragmentariedade, a proteção penal limita-se aos bens jurídicos relevantes.

d) Pelo princípio da individualização da pena, a sanção a ser aplicada deve considerar todas as circunstâncias da conduta do agente.

Page 3: Minissi Mula Do

5 • Q209079   Prova(s): ND - 2006 - OAB-DF - Exame de Ordem - 1 - Primeira Fase No conflito aparente de normas, quando se evidencia a ocorrência de um crime-meio para a caracterização de um crime-fim, a questão vem solucionada pelo:

a) princípio da subsidiariedade fática;

b) princípio da consunção;

c) princípio da especialidade;

d) princípio da alternatividade.

6 • Q211156   Prova(s): PGR - 2005 - PGR - Procurador da República CONFORME O PRINCÍPIO TEMPUS REGIT ACTUM, A LEI PENAL APLICA-SE AS CONDUTAS OCORRIDAS DURANTE SUA VIGENCIA. TODAVIA, PARA SOLUCIONAR. AS QUESTOES ADVINDAS DA SUCESSAO DE LEIS PENAIS, HA PRINCIPIOS DE DIREITO INTERTEMPORAL. ASSIM,

I. a regra da irretroatividade vale apenas em relação à nova lei mais gravosa;

II. para aplicar a lei mais favorável ao réu definitivamente condenado, deve-se o término do respectivo período de vacatio legis;

lII por serem dotadas de ultra-atividade, as leis excepcionais e temporárias aplicam- se a quaisquer delitos, desde que seus resultados tenham ocorrido durante sua vigência;

IV. a abolitio criminis alcança até os fatos definitivamente julgados.

ANALISANDO AS ASSERTIVAS ACIMA, PODE-SE AFIRMAR QUE:

a) ( ) todas estão corretas;

b) ( ) estao erradas as de números I e ll;

c) ( ) estão erradas as de números Il e Ill;

Page 4: Minissi Mula Do

d) ( ) estão erradas as de números I e IV.

7 • Q263835   Prova(s): TRT 15R - 2011 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho A respeito do atual entendimento conferido pelo Supremo Tribunal Federal ao princípio da insignificancia, assinale a alternativa incorreta:

a) sua aplicação já justificou a extinção da punibilidade;

b) trata-se de princípio já aplicado pela Corte quando mínima a ofensividade da conduta, inexistente a periculosidade social do ato, reduzido o grau de reprovabilidade do comportamento e inexpressiva a lesão provocada;

c) trata-se de princípio aplicado a despeito de restar patente a existência da tipicidade formal;

d) trata-se de princípio já aplicado quando as condições que circundam o delito dão conta da sua singeleza, miudeza e não habitualidade;

e) sua aplicação jamais justificou a extinção da ação penal.

8 • Q301616   Prova(s): CESPE - 2013 - DPE-TO - Defensor Público Considerando os princípios básicos de direito penal, assinale a opção correta.

a) O princípio da culpabilidade impõe a subjetividade da responsabilidade penal. Logo, repudia a responsabilidade objetiva, derivada, tão só, de uma relação causal entre a conduta e o resultado de lesão ou perigo a um bem jurídico, exceto no caso dos crimes perpetrados por pessoas jurídicas.

b) Os princípios da legalidade e da irretroatividade da lei penal são aplicáveis à pena cominada pelo legislador, aplicada pelo juiz e executada pela administração, não sendo, todavia, esses princípios extensíveis às medidas de segurança, dotadas de escopo curativo e não punitivo.

Page 5: Minissi Mula Do

c) Constituem funções do princípio da lesividade, proibir a incriminação de atitudes internas, de condutas que não excedam a do próprio autor do fato, de simples estados e condições existenciais e de condutas moralmente desviadas que não afetem qualquer bem jurídico.

d) O princípio da intervenção mínima não está previsto expressamente no texto constitucional nem pode dele ser inferido.

e) O princípio da humanidade proíbe a instituição de penas cruéis, como a de morte e a de prisão perpétua, mas não a de trabalhos forçados.

9 • Q317642   Prova(s): CRSP - PMMG - 2013 - PM-MG - Oficial da Polícia Militar O Direito Penal tem como fim específico a proteção dos bens jurídicos essenciais ao indivíduo e à sociedade. Embora de caráter coercitivo, busca limitar o poder de punir do Estado, procurando agir de acordo com os dispositivos constitucionais, sob pena de se tornar em um instrumento de opressão e violação de direitos e garantias. Sua aplicação, quando necessário, deve ser coerente e utilizado como instrumento de ressocialização. Partindo desse entendimento, a Constituição Federal, em seu art. 5º, inciso XLVI, estabelece modalidades de “castigo” aos infratores da lei, dentre os quais, “privação ou restrição da liberdade, perda de bens, multa e prestação social alternativa”.

O dispositivo constitucional destacado expressa um princípio inerente ao direito penal, sendo CORRETA a afirmativa:

a) princípio da limitação das penas.

b) princípio da individualização da pena.

c) princípio da proporcionalidade.

d) princípio da fragmentariedade.

10 • Q322357   Prova(s): CESPE - 2013 - TJ-PB - Juiz Leigo A respeito dos princípios do direito penal e da aplicação da lei penal no espaço e no tempo, assinale a opção correta.

Page 6: Minissi Mula Do

a) É permitida a criação de tipos penais por meio de medida provisória.

b) A lei penal, depois de revogada, não pode continuar a regular fatos ocorridos durante a sua vigência ou retroagir para alcançar os que tenham ocorrido anteriormente à sua entrada em vigor.

c) No Código Penal (CP), é adotada a teoria da ubiquidade, segundo a qual tanto o momento da ação quanto o do resultado são relevantes para a definição do momento do crime.

d) Em se tratando de crime continuado ou de crime permanente, será aplicada a lei penal mais benéfica caso surja lei penal mais grave antes da cessação da continuidade ou permanência da conduta criminosa.

e) O princípio da reserva legal impõe a existência de lei anterior ao fato cometido pelo agente, com definição precisa no preceito primário incriminador, vedada a criação de tipos vagos ou imprecisos.

Page 7: Minissi Mula Do
Page 8: Minissi Mula Do
Page 9: Minissi Mula Do

Minissimulado: Direito Penal - Superior Criado em 02/03/2015 às 12:24 - Situação: Não-resolvido.

1 • Q329223   Prova(s): CESPE - 2013 - TJ-RR - Titular de Serviços de Notas e de Registros

A respeito das espécies, da aplicação e da execução de penas, assinale a opção correta.

a) Em situações excepcionais, é possível que o juiz determine a progressão do regime de cumprimento de pena per saltum, ou seja, diretamente do regime fechado para o regime aberto, mesmo que o lapso temporal exigido pela lei não tenha decorrido.

b) Somente as condenações criminais transitadas em julgado antes da prática do delito em análise são consideradas para a caracterização da reincidência, podendo, entretanto, inquéritos policiais e ações penais em curso ser considerados maus antecedentes para fins de fixação de pena.

c) Ainda que a pena-base seja fixada no mínimo legal, é possível o estabelecimento de regime prisional mais gravoso do que o cabível em razão da sanção imposta, desde que o juiz fundamente sua decisão na gravidade abstrata do delito.

d) Tratando-se do crime de roubo circunstanciado, para que o juiz aumente a pena de um terço até a metade na terceira fase de sua aplicação, é suficiente que ele fundamente sua decisão na indicação do número de majorantes.

e) Na segunda fase de fixação da pena, o juiz deve compensar integralmente o aumento decorrente da agravante da reincidência por meio da diminuição decorrente da atenuante consistente na confissão espontânea da autoria.

2 • Q331511   Prova(s): UFPR - 2013 - TJ-PR - Juiz Considere as seguintes assertivas:

1. O período de suspensão do prazo prescricional é regulado pelo máximo da pena cominada.

2. Os condenados que cumprem pena em regime semiaberto poderão obter autorização para saída temporária do estabelecimento, sem vigilância direta, nos seguintes casos: visita à família; frequência a curso supletivo profissionalizante, bem como de instrução do 2º grau ou superior, na Comarca do Juízo da Execução e participação em atividades que concorram para o retorno ao convívio social.

3. A autorização para saída temporária será concedida por ato motivado do Juiz da

Page 10: Minissi Mula Do

execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária e dependerá da satisfação dos seguintes requisitos: comportamento adequado; cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena, se o condenado for primário, e 1/4 (um quarto), se reincidente, além da compatibilidade do benefício com os objetivos da pena.

4. O condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poderá remir, por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execução da pena.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente uma afirmativa é verdadeira.

b) Somente duas afirmativas são verdadeiras.

c) Somente três afirmativas são verdadeiras.

d) As quatro afirmativas são verdadeiras.

3 • Q331517   Prova(s): UFPR - 2013 - TJ-PR - Juiz Assinale a alternativa correta:

a) No crime de corrupção ativa, a pena é aumentada até o triplo, se, em razão da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou omite ato de ofício, ou o pratica infringindo dever funcional.

b) Constitui excesso de exação se o funcionário exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, ainda que autorizado por lei.

c) Não impede a progressão de regime de execução da pena, fixada em sentença não transitada em julgado, o fato de o réu se encontrar em prisão especial.

d) O crime de exercício arbitrário das próprias razões somente se procede mediante queixa, ainda que haja emprego de violência.

Page 11: Minissi Mula Do

4 • Q359261   Prova(s): FGV - 2013 - TJ-AM - Juiz Dispõe o Código Penal que as penas privativas de liberdade deverão ser executadas em forma progressiva, evoluindo o apenado no curso da execução da pena do regime mais gravoso para o menos gravoso, até obter a liberdade plena

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode o Juiz requisitar excepcionalmente o exame criminológico antes de decidir o pedido de progressão de regime, desde que o faça de forma fundamentada, como, por exemplo, em razão da gravidade em abstrato do delito e do tempo restante da pena.

II. O apenado não pode progredir diretamente do regime fechado para o aberto.

III. A prática de falta grave pelo apenado, devidamente apurada em procedimento disciplinar próprio em que foi garantida a ampla defesa, autoriza a regressão do regime para outro mais gravoso.

Assinale:

a) se apenas a afirmativa I estiver correta

b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.

c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.

d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas

e) se todas as afirmativas estiverem corretas

5 • Q368513   Prova(s): FGV - 2014 - DPE-RJ - Técnico Superior Jurídico Durante inspeção de rotina em presídio, em julho de 2013, o Diretor da Unidade, quando de passagem por determinada ala, foi afrontado por um detento, que, atrás das grades, abaixou as calças, balançou sua genitália e afirmou que era daquilo que o Diretor precisava para ocupar o seu dia. Instaurado o devido procedimento administrativo disciplinar para apurar o cometimento de falta grave pelo condenado, com descrição precisa do fato e observância do contraditório e da ampla defesa, com assistência prestada por Defensor Público desde o início, concluiu-se pela sua ocorrência. Perante o Juízo das Execuções Penais, antes da homologação, o apenado foi novamente ouvido, acompanhado por Defensor Público. Como resultado do

Page 12: Minissi Mula Do

reconhecimento do cometimento de falta grave, enquadrada nos Arts. 50, VI, e 52 da Lei nº 7.210/1984, o juiz da execução penal poderá decretar.

a) a perda integral dos dias remidos, começando o novo período a partir da data da infração disciplinar.

b) a perda parcial dos dias remidos, limitada ao patamar máximo de 1/3 a revogação do tempo a ser remido, recomeçando a contagem a partir da data da infração disciplinar.

c) a perda parcial dos dias remidos, limitada ao patamar máximo de 2/3 a revogação do tempo a ser remido, recomeçando a contagem a partir da data da infração disciplinar.

d) a perda integral dos dias remidos, sem alteração da contagem para a obtenção de outros benefícios.

e) a perda parcial dos dias remidos, sendo o tempo respectivo computado para a concessão do livramento condicional e indulto.

6 • Q379260   Prova(s): FCC - 2013 - DPE-SP - Defensor Público Em relação à questão de gênero no sistema penal brasileiro é correto afirmar que :

a) a criminologia crítica demonstrou que a mulher tem maior tendência para cometer crimes passionais.

b) os estabelecimentos penais destinados a mulheres devem ser dotados de estrutura adequada para que possam cuidar de seus filhos e amamentá-los até o período máximo de seis meses de idade.

c) caso a mulher presa seja surpreendida na posse de uma bateria de telefone celular comete falta disciplinar de natureza grave, que acarreta a perda de convivência com seu filho na unidade prisional.

d) o Decreto Presidencial de Indulto pode prever lapsos temporais menores para obtenção de indulto pelas mulheres.

Page 13: Minissi Mula Do

e) o relacionamento homoafetivo fora dos dias de visita constitui falta disciplinar de natureza grave, pois pode subverter a ordem e a disciplina da unidade prisional.

7 • Q400876   Prova(s): CESPE - 2014 - TJ-CE - Analista Judiciário - Execução de Mandados A respeito da aplicação das penas, das medidas de segurança e dos benefícios penais do condenado, assinale a opção correta.

a) O cometimento de crime doloso anteriormente à concessão do benefício do livramento condicional não enseja a revogação do benefício.

b) A medida de segurança, por não possuir natureza de sanção penal, não se sujeita a prazo prescricional.

c) De acordo com a jurisprudência do STJ, na dosimetria da pena, os fatos posteriores ao crime em julgamento não podem ser utilizados para configurar reincidência, mas podem servir de fundamento para valorar negativamente a culpabilidade, a personalidade e a conduta social do réu.

d) A reabilitação do condenado poderá ser requerida após a decorrência do prazo de cinco anos, contado do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execução, computando-se o período de prova da suspensão e o do livramento condicional.

e) De acordo com o Código Penal, réu primário condenado à pena de dois anos de reclusão pelo crime de furto qualificado consumado não pode se beneficiar da suspensão condicional da pena.

8 • Q408734   Prova(s): UFG - 2014 - DPE-GO - Defensor Público A. M., primário e de bons antecedentes, foi condenado a seis anos de reclusão pela prática do crime de extorsão (art. 158, caput, Código Penal). Na hipótese, com referência a sua pena, o benefício do livramento condicional somente poderá ser concedido quando A. M. cumprir mais de:

a) 1 (um) ano.

Page 14: Minissi Mula Do

b) 1 (um) ano e 6 (seis) meses.

c) 2 (dois) anos.

d) 3 (três) anos.

e) 4 (quatro) anos.

9 • Q413381   Prova(s): FGV - 2013 - AL-MT - Procurador De acordo com entendimentos firmados em enunciados de súmulas elaborados pelos Tribunais Superiores sobre aplicação e execução de pena, assinale a afirmativa correta.

a) É inadmissível a fixação de pena substitutiva (Art. 44, CP) como condição especial ao regime aberto.

b) Assim como a regressão, a progressão de regime pode ocorrer per saltum.

c) O condenado por crime hediondo cometido no ano de 2006, sendo primário, deverá cumprir pelo menos 2/5 da pena privativa de liberdade para obter progressão de regime.

d) A opinião pessoal do julgador sobre a gravidade em abstrato do crime praticado é fundamento suficiente para aplicação de regime mais severo do que o quantum da pena permite.

e) Em nenhuma hipótese poderá ser fixado o regime semiaberto ao condenado reincidente, ainda que a pena aplicada seja inferior a 4 anos.

10 • Q432809   Prova(s): UFPR - 2014 - DPE-PR - Defensor Público A Permissão de Saída do estabelecimento penal (art. 120 da Lei de Execução Penal) é possível para:

a) a realização de tratamento médico necessário.

Page 15: Minissi Mula Do

b) a visita à família.

c) a frequência a curso supletivo profissionalizante, bem como de instrução do 2º grau ou superior, na Comarca do Juízo da Execução.

d) a participação em atividades que concorram para o retorno ao convívio social.

e) a fruição de indulto.

Minissimulado: Direito Constitucional - Superior Criado em 09/03/2015 às 11:42 - Situação: Não-resolvido.

1 • Q12840   Prova(s): FCC - 2009 - PGE-SP - Procurador do Estado

Por proposta de 19 (dezenove) Assembleias Legislativas Estaduais e após regular aprovação do Congresso Nacional, é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado emenda constitucional extinguindo a ação declaratória de constitucionalidade, embora na mesma sessão legislativa projeto de lei, de idêntico conteúdo, tenha sido rejeitado pelo Senado Federal. A emenda em pauta deve ser considerada

Page 16: Minissi Mula Do

a) constitucional, tanto sob o ângulo formal, quanto sob o ângulo material.

b) inconstitucional, pois a matéria constante de propositura rejeitada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

c) inconstitucional, por vício de iniciativa.

d) constitucional, sob o ângulo formal, mas inconstitucional sob o prisma material, por enfraquecer o princípio da supremacia da Constituição.

e) constitucional, sob o ângulo material, mas inconstitucional sob o prisma formal, por não haver sido submetida à sanção ou veto do Presidente da República.

2 • Q12930   Prova(s): FCC - 2009 - MPE-CE - Promotor de Justiça Sob a Constituição de 1967, determinada matéria cível era objeto de lei ordinária e, de fato, havia lei ordinária sobre ela. Em momento ulterior, sobreveio a Constituição de 1988, que confiou à lei complementar a matéria em causa. Anos depois, sob a nova ordem constitucional, foi promulgada emenda constitucional que recolocou a matéria em questão no campo da lei ordinária. Neste contexto,

a) após a emenda constitucional não cabe argüição de descumprimento de preceito fundamental para discutir eventual inconstitucionalidade material superveniente da legislação anterior reportada em relação à nova Constituição.

b) a emenda constitucional poderia repristinar a legislação anterior aludida se acaso ela não houvesse sido recepcionada, por questões formais em geral, pela nova Constituição.

c) as eventuais incongruências materiais havidas entre a nova Constituição e a legislação anterior mencionada são sanadas pela recepção.

d) cabe ação direta de inconstitucionalidade para discutir eventual vício formal superveniente, em face da nova Constituição, da legislação anterior citada.

Page 17: Minissi Mula Do

e) após a emenda constitucional, uma medida provisória pode revogar no todo ou em parte a legislação anterior referida.

3 • Q84191   Prova(s): TJ-DFT - 2007 - TJ-DF - Juiz - Objetiva.2 Com relação aos fundamentos do direito constitucional positivo, assinale a alternativa correta:

a) o poder constituinte derivado decorrente significa a possibilidade de alterar o texto constitucional, considerando a regulamentação especial expressamente prevista em seu texto;

b) o duplo grau de jurisdição pode ser questionado como garantia constitucional em sede de recorribilidade ordinária;

c) uma associação pode impetrar mandado de segurança coletivo contra ato de autoridade desde o momento de seu registro legal;

d) o ajuizamento de mandado de segurança coletivo impede o ajuizamento de mandado de segurança individual sobre a mesma matéria.

4 • Q87722   Prova(s): FCC - 2011 - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Administrativa No que tange à Emenda Constitucional, é correto afirmar:

a) A Constituição Federal, em situação excepcional, poderá ser emendada na vigência de intervenção federal.

b) Pode ser objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado.

c) A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de um quarto, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.

d) A matéria constante de proposta de emenda havida por prejudicada poderá ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.

Page 18: Minissi Mula Do

e) A proposta de emenda será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

5 • Q93588   Prova(s): CESPE - 2010 - IPAJM - Advogado Assinale a opção correta acerca de controle de constitucionalidade, direito comparado e sistema brasileiro, poder constituinte e conceito e classificação de constituição.

a) No Brasil, os sistemas de controle de constitucionalidade adotados são o jurisdicional, o político e o misto. Isso porque podem declarar a inconstitucionalidade das leis o Poder Judiciário, o Poder Legislativo e o Poder Executivo.

b) A teoria do poder constituinte foi esboçada por Emmanuel Sieyès e aperfeiçoada por constitucionalistas franceses. O ponto fundamental dessa teoria é o de que ela só pode ser aplicada nos Estados em que se adotam constituições não escritas e semirrígidas.

c) Mesmo que a CF fosse classificada como flexível, seria legítimo o controle de constitucionalidade de seu sistema jurídico.

d) Segundo a doutrina, apesar de o poder constituinte ser originário, a história revela experiências no sentido da indispensabilidade de observância de certos princípios, como, por exemplo, o princípio da dignidade da pessoa humana, o da justiça, o da liberdade e o da igualdade, quando da criação de uma nova constituição.

e) Uma norma pode ter a sua constitucionalidade aferida pelo modelo de controle difuso ou pelo modelo concentrado. O primeiro teve sua origem na Áustria, sob a influência de Hans Kelsen, e o segundo, nos Estados Unidos da América, a partir do caso Marbury versus Madison, em 1803.

6 • Q253967   Prova(s): FCC - 2012 - TCE-AM - Analista de Controle Externo - Auditoria de Obras Públicas • FCC - 2012 - TCE-AM - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação Considerando o direito constitucional brasileiro vigente, é correto afirmar que

Page 19: Minissi Mula Do

a) lei complementar federal, ainda que verse sobre matéria constitucional, não revoga a Constituição Federal naquilo que lhe for contrário.

b) resolução do Senado Federal versando sobre princípios constitucionais da administração pública revoga a Constituição Federal naquilo que lhe for contrário.

c) as Constituições Estaduais podem estabelecer normas de organização política do Estado-membro, afastando a aplicação das disposições da Constituição Federal sobre esse tema naquilo que lhes for contrário.

d) é vedada a apresentação de projeto de emenda à Constituição Federal versando sobre matéria já disciplinada em lei federal.

e) a Constituição Federal somente poderá ser alterada por emendas constitucionais nos primeiros 25 anos de sua vigência.

7 • Q280538   Prova(s): FCC - 2012 - TRT - 18ª Região (GO) - Juiz do Trabalho A doutrina do poder constituinte foi elaborada na obra

a) O Espírito das Leis, de Montesquieu.

b) O contrato social, de Jean Jacques Rousseau.

c) Leviatã, de Thomas Hobbes.

d) O que é o terceiro Estado?, de Emmanuel Joseph Sieyès.

e) Segundo Tratado sobre o Governo Civil, de John Locke.

8 • Q331959   Prova(s): PGR - 2013 - PGR - Procurador da República

Page 20: Minissi Mula Do

DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, ESTÃO CORRETOS:

I – a possibilidade de mutação constitucional resulta da dissociação entre norma e texto;

II – a mutação constitucional encontra limites nas cláusulas pétreas, as quais não se abrem a processos informais de mudança da Constituição;

III – as decisões do Supremo Tribunal Federal, em matéria constitucional, são passíveis de invalidação pelo Senado Federal;

IV – não é possível a modulação de efeitos da decisão que declara a inconstitucionalidade da lei no controle difuso;

a) apenas I;

b) I e III;

c) I, III e IV;

d) II e III.

9 • Q412414   Prova(s): CESPE - 2005 - TRE-GO - Analista Judiciário - Área Judiciária Acerca da teoria geral da Constituição, assinale a opção correta.

a) Quanto à mutabilidade, as Constituições podem ser escritas ou não-escritas. Exemplo de Constituição não-escrita e duradoura é a Constituição inglesa.

b) O princípio da supremacia constitucional formal aplica-se a todas as espécies de Constituição.

c) Conforme a classificação das normas constitucionais de José Afonso da Silva, a norma de eficácia contida é aquela que assegura o imediato direito expresso no preceito constitucional, mas permite a sua restrição por meio de lei.

d) A técnica da interpretação conforme a Constituição tem aplicação mesmo quando não há qualquer espaço para divergências interpretativas.

Page 21: Minissi Mula Do

e) A tópica é um método interpretativo constitucional que visa analisar a norma como parte de um sistema normativo, de forma que, se ela for incompatível com o sistema, será dele excluída para manter o sistema.

10 • Q465584   Prova(s): FCC - 2013 - MPC-MS - Analista de Contas A Emenda Constitucional 45, de 2004, estabeleceu rito legislativo especial para que tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos sejam incorporados ao ordenamento interno com estatura equivalente às emendas constitucionais. Esse novo processo de reforma da Constituição, diferentemente do adotado para emendas constitucionais, se caracteriza por

a) não contemplar restrições ou limitações materiais aos tratados submetidos à aprovação do Congresso Nacional.

b) requerer a aprovação dos tratados em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros.

c) inadmitir a aprovação de emendas parlamentares aditivas ou modificativas que promovam alterações ao texto submetido ao Congresso Nacional.

d) admitir que os tratados sejam aprovados em sessão unicameral do Congresso Nacional.

e) requerer a aprovação dos tratados em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois terços dos votos dos respectivos membros.