mineroduto a caminho - anglo american...

12
MINERODUTO JANEIRO/FEVEREIRO DE 2013 PUBLICAÇÃO DESTINADA ÀS COMUNIDADES DE RELACIONAMENTO DA ANGLO AMERICAN . ANO 3 . N° 20 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA MINERODUTO A CAMINHO Obras do mineroduto chegam às cidades de São Domingos do Prata, Sem Peixe e Santa Cruz do Escalvado, mobilizando mais de 600 empregados Mineração e pessoas que fazem a diferença.

Upload: nguyenthuy

Post on 03-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

MINERODUTOjaNEIRO/fEvEREIRO DE 2013

PUBLICAÇÃO DESTINADA ÀS COMUNIDADES DE RELACIONAMENTO DA ANGLO AMERICAN . ANO 3 . N° 20

DISTRIBUIÇÃO GRaTUITa

MINERODUTO a caMINhOObras do mineroduto chegam

às cidades de São Domingos do Prata, Sem Peixe e Santa Cruz

do Escalvado, mobilizando mais de 600 empregados

Mineração e pessoas que fazem a diferença.

EDITORIaL

Publicação destinada às comunidades de relacionamento Anglo American -

Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil | Coordenação: Comunicação

Empresarial | Produção editorial: BH Press Comunicação | Reportagem e redação:

Alisson Villa, Marcela Karitás e Raquel Roceli | Projeto gráfico e diagramação: AVI

Design | Foto de Capa: Arquivo Anglo American | Tiragem: 10.000 exemplares

EXPEDIENTE

02

UM PROjETO cOMO NENhUM OUTRO

Arquivo Anglo America

n

faLE cONOScO

PRONTO PaRa EScUTaR

A Anglo American disponibiliza canais do Sistema Fale Conosco para a comunidade entrar em contato com a empresa. Todos os moradores dos municípios onde está sendo implantado o Projeto Minas-Rio podem fazer elogios, sugestões, perguntas, reclamações ou críticas. Um desses canais é o telefone 0800 9417100. Ele funciona gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Em outros horários, a ligação é direcionada para a secretária eletrônica. Para que o atendente retorne sua ligação, não se esqueça de informar seu nome (se desejar), número do telefone com DDD e nome da cidade onde mora. Entre em contato com a Anglo American sempre que desejar.

Fazer uma obra como a do mineroduto do Projeto Minas-Rio exige da nossa empresa uma gestão apurada e atenta aos detalhes. Afinal, ao todo, nosso empreendimento percorre 32 cidades entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Recentemente, por exemplo, mobilizamos nossos empregados para transferir as instalações do canteiro central de Jatiboca (município de Urucânia, na Zona da Mata mineira) para Nova Era, na região Central. A mudança foi necessária devido ao avanço físico das obras.

Nesta edição do Diálogo Mineroduto você poderá conhecer outras iniciativas importantes e diferenciadas. Uma delas é a estação de superfícies. Essa estrutura, formada por mecanismos instalados ao longo do mineroduto, é responsável por bombear a polpa de minério de ferro pelos 525 km do mineroduto, da mina em Conceição do Mato Dentro (MG) até o Porto do Açu em São João da Barra (RJ).

Você também poderá conhecer um pouco mais sobre o andamento das obras do porto. O local, que será responsável por embarcar o minério de ferro produzido pela empresa, apresenta em sua construção diversas inovações tecnológicas. O grande destaque fica por conta da ponte que se estende por mais de dois quilômetros sobre o mar.

Nesta edição, há ainda informações sobre como estamos desenvolvendo um grande processo de inclusão de pessoas com deficiência e sobre atrações turísticas e personagens famosos das cidades por onde passa o mineroduto do Minas-Rio, além de muitas outras notícias. Aproveite sua leitura.

Alberto Vieira – gerente geral do mineroduto

FALE CONOSCO0800 9417100FALECONOSCO @ ANGLOAMERICAN.COM

www.angloamerican.com.br

twitter.com/AngloAmericanBRfacebook.com/AngloAmericanBR

Animal é resgatado em atividade realizada próximo ao município de Morro do Pilar (MG)

Fotos: Arquivo Anglo American

1ª Etapa

Limpeza interna da tubulação: é introduzida água para lavagem da tubulação e a inserção de um dispositivo (conhecido como PIG) que promove a limpeza de detritos. Nessa etapa também é realizada uma verificação da tubula-ção com a passagem de outro PIG, verificando possíveis amassamentos do duto.

2ª Etapa

3ª Etapa

Enchimento da tubulação: novamente são introduzidos água e um PIG de enchimento, que vai garantir que não tenha presença de ar na tubulação já preenchida com

Pressuriza- ção, teste de não vazamento e resistência: com a tubulação

Retira-da de

água: após a aprovação de to- das as

ENTENDa O TESTE

O Processo tem quatro etapas

INcLUSÃO

aBERTa à DIvERSIDaDE

INcLUSÃO

aBERTa à DIvERSIDaDEPara a Anglo American, as limitações de uma pessoa com deficiência não podem significar empecilho para que ela consiga um posto de trabalho. Foi com essa filosofia que a empresa criou o Programa Incluir, com o propósito não apenas de incentivar a diversidade no seu âmbito corporativo, mas também de proporcionar oportunidades a uma parcela da população que, historicamente, tem encontrado dificuldades de conseguir emprego.

Desde outubro de 2012, a Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil vem reestruturando o programa, que já começa a ganhar forma. A contratação de pessoas com deficiência é uma exigência da Lei brasileira 8213/91, mas a ideia é ir além. “Queremos estimular a diversidade dentro da empresa porque isso contribui para termos um ambiente de trabalho baseado na colaboração e no respeito”, explica Alexander Esteves, gerente de Recursos Humanos.

Na primeira fase do Incluir, a Anglo American está se preparando internamente para receber os futuros empregados. Está em curso um trabalho de sensibilização dos gestores de todas as áreas, chamando a atenção para a necessidade e os benefícios de abrir oportunidades para deficientes. Consultorias externas, especializadas nesse tipo de contratação, já foram mapeadas e devem iniciar sua atuação até o segundo semestre. Em dezembro do ano passado, o Centro de Integração e Apoio à Pessoa com Deficiência (CIRA) ministrou um treinamento para equipes de RH e SSO da Anglo American sobre a legislação específica para esse trabalhador, procedimentos de seleção e formas de integração do deficiente na organização.

Outra iniciativa para desenvolvimento do programa foi a criação do Comitê RH Incluir. Com integrantes da área de Recrutamento e Seleção, o grupo se reúne periodicamente para contribuir na elaboração de um processo seletivo adequado para a contratação de pessoas com deficiência. O Comitê também discute formas de conscientizar os empregados sobre o assunto, ponto chave para o sucesso do Incluir.

A próxima etapa é a oferta de vagas. Nesse estágio, será lançada uma campanha para incentivar os empregados a indicar pessoas para esses cargos. O programa Incluir também está alinhado à proposta da Anglo American de priorizar contratações nas comunidades que estão recebendo as operações da empresa. Esse é o propósito do mapeamento feito na região de Conceição do Mato Dentro para saber quantos deficientes residem na área. A intenção é absorvê-los, quando possível, como mão de obra na fase de operação do Minas-Rio.

“As instalações em Conceição do Mato Dentro estão sendo construídas pensando na inclusão de pessoas com mobilidade reduzida ou qualquer outro tipo de deficiência. E os escritórios em Belo Horizonte e Rio de Janeiro já estão totalmente preparados para receber cadeirantes”, explica André Gazzinelli, coordenador de Recursos Humanos, ressaltando que o trabalho a ser realizado é muito mais de conscientização do que de adaptação de espaços.

03

acONTEcE NO MINaS-RIO

Vista do canteiro central em Nova Era

Empregados já trabalham nas novas instalações

Ronaldo Guimarães

Ronaldo Guimarães

04

NOva ERa TEM NOvaS INSTaLaÇÕES DO PROjETO MINaS-RIO

O processo de mudança do canteiro central do Projeto Minas-Rio chegou ao final. Concluída na segunda quinzena de fevereiro, a transferên-cia das instalações de Jatiboca (município de Urucânia, na Zona da Mata mineira) para Nova Era, na região Central, foi realizada dentro do planejamento traçado.

De acordo com o coordenador administrativo do Mineroduto, Oswaldo Lanna, a nova estrutura já está funcionando a todo vapor, o que significa instalações elétricas, hidráulicas e de informática em plena operação. Além do escritório central, com mil metros quadrados de área construída, o novo canteiro conta com ambulatório, refeitório com capacidade para servir 450 pessoas por dia, estacionamento, pátio de contêineres e pátio de manutenção de máquinas e equipamentos da empreiteira Camargo Corrêa.

O principal motivo da mudança, segundo Lanna, foi o avanço físico das obras do mineroduto do projeto Minas-Rio, que começaram no estado do Rio de Janeiro. As novas instalações estão localizadas na cidade de Nova Era, às margens da BR-381, a aproximadamente150 quilômetros da Mina, situada no município de Conceição do Mato Dentro.

acONTEcE NO MINaS-RIO

jUNTaNDO aS PEÇaS DO MINERODUTOO Mineroduto do Projeto Minas-Rio vem ganhando forma entre os quilômetros 183 e 206 do trecho 2 das obras, intervalo que abrange os municípios mineiros de São Domingos do Prata, Sem Peixe e Santa Cruz do Escalvado. No local, mais de 600 empregados da Anglo American e da contratada Camargo Corrêa trabalham para concluir todas as etapas da montagem desse trecho do Mineroduto com segurança e respeito às comunidades locais.

As atividades para a instalação do mineroduto são conduzidas seguindo todos os procedimentos e normas de segurança da empresa. Também são feitos treinamen-tos e conversas diárias com foco em segurança, para garantir que os empregados estejam atentos aos possí-veis riscos. “Aqui, todos sabem que a segurança vem em primeiro lugar. Por isso, temos forte compromisso em diminuir os riscos de incidentes na obra, focando na meta Zero Lesão”, avalia o gerente de Construção e Montagem da Anglo American, Clério Dutra.

A proteção e o bem estar da comunidade durante as obras também são importantes objetivos. Para que haja uma boa convivência entre a empresa e a população local, a equipe de Relações com Comunidades mantém contato constante com os moradores para dar orientações de segurança, prestar esclarecimentos sobre as obras, tirar dúvidas ou atender a solicitações.

05

• Abertura de pista: o local onde os tubos serão instalados é aberto e nivelado.• Desfile de tubos: enfileiramento dos dutos (tubos) na pista. Quando necessário, alguns são curvados para seguir o traçado da pista. • Soldagem: etapa em que as juntas dos tubos são soldadas. Os tubos são inspecionados para que não haja nenhuma fissura. • Abaixamento de tubos: instalação dos tubos nas valas e cobertura por uma camada de terra e pedras. • Obras especiais: esta etapa consiste em cruzar com os tubos sob rodovias e travessias de córregos. Nos dois casos, são tomados todos os cuidados com o meio ambiente.

Conheça as etapas da montagem do Mineroduto:

Arquivo Anglo AmericanObras do mineroduto estão em andamento

acONTEcE NO MINaS-RIO

OBRaS DO PORTO avaNÇaMO terminal de minério de ferro do Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), no qual a Anglo American é parceira da LLX com 49% de participação na Joint Venture LLX Minas-Rio, já se encontra com 52% de sua implantação concluída. Os dados são referentes ao mês de fevereiro de 2013. Entre as obras já finalizadas, destacam-se a ponte de acesso (2.900 m), bem como o píer de minério de ferro (442m) e o píer de rebocadores (168 m). Também chegaram ao fim a montagem das duas empilhadeiras e da recuperadora dos pátios de estocagem de minérios. Como grande parte dessas obras são offshore – se estendem sobre o mar – a tecnologia tem sido uma grande aliada para romper algumas barreiras. A construção da ponte de acesso, por exemplo, utilizou em sua fundação um dos maiores cantitraveller do país. Este equipamento é composto por uma plataforma metálica capaz de transportar um guindaste e um martelo hidráulico responsáveis pela cravação de estacas. Ele se desloca utilizando “vigas-trilho” sobre as estacas cravadas para viabilizar a cravação das próximas estacas subsequentes, sobre as quais foi construída a ponte. “Essa obra demandou 30 meses de atuação e envolveu 1.415 estacas, das quais 288 onshore (em terra) cravadas

com uso de bate-estacas e 1.127 offshore por meio do uso do cantitraveller”, destaca o gerente-geral de Engenharia e Obras, Denilson Motta. Responsável por proteger o porto das ações das ondas, o quebra-mar merece destaque especial, pois envolve o que há de mais atual em termos de tecnologia construtiva. Ele será formado pela conjunção de uma parte em enrocamento e a maior parte em caixões pré-fabricados de concreto. Atualmente, mil profissionais estão envolvidos na construção do terminal de minério de ferro do Porto do Açu que atingirá, em seu pico de mão-de-obra, aproximadamente 2.000 profissionais. O terminal 1 do Porto do Açu terá capacidade para embarcar cerca de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

Obras em andamento no Porto do Açu

Formação maciça com cerca de 600 metros de rocha e core-loc – concreto armado multifacetado.

Juntos, os caixões terão 2.425 metros de extensão construídos com tecnologia de concretagem por meio do uso de formas deslizantes instaladas em docas flutuantes.

06

SaIBa qUaIS ETaPaS ESTÃO EM aNDaMENTO

• Obras de terraplenagem da etapa final dos pátios de estocagem de minério e áreas administrativas/operacionais;

• Montagens eletromecânicas do Carregador de Navios e do saldo do sistema de transportadores de correia;

• Obras civis de adequações do Embarcadouro Provisório;

• Obras civis para a etapa final de implantação dos sistemas de transportadores de correia;

• Obras civis do quebra-mar misto (caixões + rocha + core-loc);

• Exploração da Pedreira Itaóca para produção de rochas (para o trecho em caixões do quebra-mar em caixões) e britas (para as obras civis em geral);

• Obras civis e montagens da Linha de Transmissão de 138 KV;

• Instalações elétricas da Subestação Principal e das 3 Subestações Secundárias.

cONhEÇa aS ETaPaS já cONcLUíDaS NO PORTO DO aÇU

• Obras de terraplenagem da primeira etapa dos pátios de estocagem de minério;

• Montagens eletromecânicas das Empilhadeiras (EP-01 e EP-02) e da Recuperadora (RC-01);

• Obras civis do Píer de Minério;

• Obras civis do Píer de Rebocadores;

• Obras civis da Ponte de Acesso aos Píeres;

• Obras civis do Embarcadouro Provisório;

• Obras civis para a primeira etapa de implantação dos sistemas de transportadores de correia;

• Obras civis das Subestações Principal e Secundárias;

• Obras viárias de adequações viárias do Trevo do Caetá na rodovia BR-356;

• Obras viárias e infraestrutura para exploração da Pedreira Itaóca;

• Produção de rochas e elementos pré-fabricados core-loc para o trecho do quebra-mar em rocha.

Fotos: Arquivo Anglo American

07

acONTEcE NO MINaS-RIO

EDUcaÇÃO cOMO caMINhO, EMPREGO cOMO RESULTaDO

08

Durante nove meses, Erica Maria Braz saía diariamente do Serro, sua terra natal, com destino às salas de aula do Ginásio São Francisco, em Conceição do Mato Dentro. Com o investimento de R$ 3 milhões feito pela Anglo American, o espaço foi reformado para receber as instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que também chegou à cidade por meio de uma parceria entre a empresa e a entidade.

Érica se formou em Mecânica de Instalações Industriais e viu nascer sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. Hoje, ela integra o quadro de empregados da Anglo American. “No interior, nós quase não temos oportunidades de estudar. Quando surgiram esses cursos eu logo me inscrevi. Minha família jamais poderia custear educação de qualidade para mim, então foi uma grande conquista. Estou subindo na vida e muito feliz”, relata a jovem de 18 anos.

Assim como Érica, outros 150 alunos da região fizeram cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Senai por iniciativa da Anglo American. Além do curso gratuito, os estudantes receberam material escolar, transporte, alimentação e uma bolsa de estudos. O gerente do Senai de Conceição do Mato Dentro, Isaac Oliveira, comemora o sucesso da parceria: “Nossa missão não é apenas formar profissionais, mas cidadãos. Fico muito satisfeito em poder colaborar para que as pessoas tenham essa oportunidade”.

O convênio da empresa com o Senai significou mudança de vida não apenas para os que fizeram os cursos e suas famílias, mas beneficiou toda a comunidade. “É muito significativo que a Anglo American esteja integrando os moradores das comunidades nas atividades da empresa. E isso está acontecendo da melhor forma, por meio da educação. Também é preciso destacar que o Ginásio São Francisco, um prédio histórico e de grande valor cultural para a cidade, foi reformado”, comemora o prefeito de Conceição do Mato Dentro, Reinaldo Guimarães.

102 contratadosDos 151 profissionais formados em janeiro, 102 foram absorvidos pela Anglo American. Em uma cerimônia na Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro, os novos empregados receberam as boas vindas do presidente da empresa, Paulo Castellari, e da diretoria. Bruno César se emocionou ao ver que estava usando o mesmo uniforme do presidente. “Eu era servente de pedreiro, não tinha carteira assinada. Agora estou aqui, apertando a mão do presidente da Anglo American, vestido como ele. Isso me dá esperanças de chegar lá um dia”, disse o novo soldador de usina. “Essa é a nossa forma de fazer a diferença. Esses jovens têm toda uma carreira pela frente. Com dedicação e estudo, eles podem chegar aonde quiserem. Os profissionais que não foram contratados pela Anglo American acabaram sendo indicados para várias de nossas contratadas. Essas pessoas estão tendo oportunidade de se fixarem em suas terras, com formação e capacitação para o mercado”, frisou Castellari.

As aulas para o segundo ciclo já começaram, com a participação de 174 estudantes. “Estamos investindo R$ 16 milhões para que, até 2015, sejam realizados mais cinco ciclos de turmas. Pretendemos absorver cerca de 70% dos formandos”, garante o gerente-geral de RH da Anglo American, Wagner Silva. O início do processo seletivo para o terceiro ciclo será entre maio e junho deste ano. Fique atento e participe!

Profissionais comemoram contratação

Ronaldo Guimarães

09

PROjETO ENcONTRaR

caMINhO PaRa O REENcONTRO

Uma importante ferramenta de solidariedade. É assim que o Projeto Encontrar já é reconhecido nas comunidades por onde passa o Minas-Rio. De julho de 2012 até março deste ano, 15 casos de pessoas desaparecidas foram divulgados. Em parceria com a Polícia Civil, o Encontrar utiliza veículos de comunicação da Anglo American para publicar fotografias de desaparecidos. Além disso, a cada 15 dias, novos casos são divulgados nos Diálogos Diários de Segurança (DDS) e nos canteiros de obras da empresa.

Para Danielle Vieira, da área de Relações com Comunidades, já é notável o retorno positivo da ação. “É muito gratificante poder ajudar de alguma maneira, oferecendo um pouco de conforto para as famílias. Há um envolvimento muito grande dos empregados e da comunidade, que nos procuram para falar sobre a importância do Projeto”, diz. Cruzando 32 municípios entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, as obras do mineroduto percorrem 525 quilômetros e integram diversas comunidades. Esse vasto universo potencializa a busca por informações sobre os desaparecidos.

Caso tenha informações sobre alguma pessoa desaparecida, entre em contato com a Polícia Civil pelo telefone 0800 2828 197.

• Oriente seus filhos a não aceitar doces, presentes ou qualquer outro objeto de estranhos;

• Procure conhecer as pessoas que convivem com seu filho;

• Ensine ao seu filho o seu nome completo, endereço, telefone e os nomes dos pais e irmãos;

• Seja amigo do seu filho, deixando-o à vontade para confidenciar-lhe os seus problemas ou vitórias;

• Nas escolas, não deve ser permitida a saída de criança com pessoa estranha ou não autorizada pelos responsáveis;

• As pessoas que necessitam de atenção especial devem levar em seu bolso ou gravado em uma medalha seus dados de identificação.

(Fonte: Polícia Civil)

Saiba como prevenir os desaparecimentos

DE MINaS aO RIO

Nova Era possui uma cidadã especial, conhecida não só pelos cem anos de vida, mas também pelo talento na cozinha. Cornélia Martins Bueno, mais conhecida como Dona Nelita, participa há mais de 40 anos de uma tradição de família: o preparo e a venda de produtos caseiros. A barraca Produtos Nelita é presença certa na Feira Livre da cidade, que acontece todos os sábados, há mais de 15 anos. Nela, é possível encontrar biscoito de polvilho, doces de frutas da época, broas de fubá e outras delícias, tudo preparado na fazenda da família.

A venda dos produtos caseiros é um sucesso, principalmente após a chegada do Projeto Minas-Rio no local. Para produzir a quantidade adequada de biscoitos, por exemplo, são necessários 70 quilos de polvilho por semana.

Hoje, quem toma conta da cozinha e dos negócios da família de Dona Nelita são seus quatro filhos, mas ela continua emprestando sua experiência no preparo do que será vendido. Afinal, saber o ponto do doce de goiaba não é tarefa fácil!

EXPERIêNcIa DENTRO Da PaNELa

Da jaNELa

10

A Igreja Matriz de São José da Lagoa, localizada em Nova Era, é uma construção do século XVIII marcada pelo estilo rococó. Ela possui decoração em ouro, conjuntos de talhas e pinturas dos séculos XVIII e XIX. Seu altar-mor é de autoria do escultor e entalhador português Francisco Vieira Servas, artista contemporâneo a Aleijadinho. A importância histórico-cultural do local foi comprovada em 1953, ano em que a construção foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A fé e a mobilização dos moradores locais ajudaram a manter vivo este patrimônio, um dos mais importantes da cidade. A história contada por suas imagens, adornos e estrutura só pôde ser preservada por meio de várias ações colocadas em prática pela comunidade para arrecadar recursos e, assim, garantir sua reforma.

Um deles é o Pastel de São José, que se tornou tradição local. Os pastéis são vendidos há mais de 20 anos pelos moradores, toda quarta-feira depois da missa. Antes, quem comprava os salgados ajudava na reforma do patrimônio local. Hoje, o dinheiro arrecadado é destinado à manutenção da Igreja.

Igreja Matriz de São José da Lagoa

fé E MÃO Na MaSSa

Arquivo Pessoal

Dona Nelita faz sucesso com seus produtos caseiros

Prefeitura de Nova Era

NOSSO MINéRIO

11

Os meios de transporte são de enorme importância para o desenvolvimento de uma região, pois são responsáveis por fazer o deslocamento de pessoas, animais, matérias-primas e mercadorias. Carros, motocicletas, bicicletas, ônibus, metrôs, aviões ou navios estão sempre auxiliando na mobilidade da população de todo o mundo. O minério de ferro também contribui com esse cenário, uma vez que ele é a principal matéria-prima para a produção do aço utilizado na fabricação desses meios de transporte.

Veja alguns objetos que você usa para se locomover e que são feitos com minério de ferro:

DE UM LUGaR a OUTRO

A VONTADE DE IR ALÉMTEM LEVADO AS MULHERESCADA VEZ MAIS LONGE.É UMA HONRA PARA A ANGLO AMERICANCAMINHAR COM ELAS.A presença das mulheres no setor de mineração só cresce no país. Na Anglo American,não é diferente: na Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil, responsável pela implantação do Projeto Minas-Rio, o número de mulheres aumentou cerca de 270% desde 2008.Não é por acaso que elas têm conquistado tanto espaço no setor. Se há algo que elas fazem como ninguém, é extrair o melhor de cada situação.

A VONTADE DE IR ALÉMTEM LEVADO AS MULHERESCADA VEZ MAIS LONGE.É UMA HONRA PARA A ANGLO AMERICANCAMINHAR COM ELAS.A presença das mulheres no setor de mineração só cresce no país. Na Anglo American,não é diferente: na Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil, responsável pela implantação do Projeto Minas-Rio, o número de mulheres aumentou cerca de 270% desde 2008.Não é por acaso que elas têm conquistado tanto espaço no setor. Se há algo que elas fazem como ninguém, é extrair o melhor de cada situação.