milheirós - maia 2013

12

Upload: sempre-pela-maia

Post on 18-Feb-2016

218 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Grandes Opções para a Freguesia de Milheirós

TRANSCRIPT

pag. 62

Vítor Fontes

“Rigor e Dinamismo.”

Amigos Milheiroenses,

Precisamos de continuar a ação, a abertura, o diálogo e a ouvir os Milheiroenses, como tem acontecido até ao presente momento!

Com uma independência que nos permite chegar a todos vós, independência de cores partidárias… Pois somos todos de Milheirós

e esta é a nossa Terra, onde podemos fazer mais e melhor no próximo mandato.

Com o espirito de solidariedade, com o rigor e o dinamismo que tem caraterizado a nossa ação

Com rigor e dinamismo continuaremos a manter o rumo!

Com uma equipa coesa, solidária e ativa!

Juntos continuaremos a trabalhar por um Milheirós de todos e para todos!

Por Milheirós e pelos meus Amigos Milheiroenses!

Vítor Fontes

Um Presidente rigoroso e dinâmico, que sabe ouvir e dar uma resposta solidária aos Milheiroenses.

Vítor Fontes

Programa Eleitoral para a Freguesia de Milheirós 2013/2017 “Rigor e Dinamismo.”

Rigor e Dinamismo na Solidariedade

Na ação social Daremos continuidade ao Gabinete de Apoio à Família, com o objetivo de aferir, com rigor e segurança, as necessidades reais das famílias mais desfavorecidas ou em situação de dificuldade pontual. Nesta ação recorreremos a parcerias com as IPSS`s existentes na Freguesia e no Concelho, no sentido de procurar soluções e apoios eficazes.

Manter o “Vamos até Si”, serviço de apoio social à população sénior, iniciado no meu primeiro mandato, dando assim resposta às necessidades da população mais idosa e com mobilidade reduzida, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida.

“Linha Milheirós”, atendimento telefónico personalizado de apoio aos Milheiroenses, em especial aos mais idosos, evitando deslocações à Junta de Freguesia e permitindo que o cidadão comunique e obtenha respostas aos seus problemas. Esta linha será alargada, com um horário mais abrangente que incluirá fins-de-semana. Será implementada uma vertente social que terá como objetivo o diálogo/companhia aos que necessitem do apoio de uma voz amiga.

Promover o “Banco de Horas Social” que possibilita a troca de serviços entre a população, sem custos, em áreas diversificadas, como agricultura, limpezas, obras, saúde, entre outras.

Alargar a atual “Bolsa de Voluntários” podendo assim diversificar as atividades existentes e os serviços prestados aos Milheiroenses.

Manter o apoio à “Conferência Vicentina de S. Tiago de Milheirós”, na assistência que presta à comunidade.

Manter o Gabinete de Apoio Administrativo, que tem como principais funções o preenchimento do modelo 3 do IRS, a realização de cartas diversas e o preenchimento de impressos e requerimentos vários.

No Emprego Criação de uma Bolsa de Emprego, com as ofertas disponíveis, ao nível da Freguesia e do Concelho, que os Milheiroenses possam consultar e obter apoio na realização do seu curriculum vitae.

Criar um Centro de Apoio para Iniciativas Empresariais que promovam a empregabilidade dos Milheiroenses e a inovação empresarial em Milheirós, proporcionando aos que a ele tenham acesso um conjunto de serviços e condições favoráveis que contribuam para o êxito e exequibilidade destas iniciativas.

Na Infância e JuventudePromover o apoio, ao nível da orientação vocacional, numa vertente psicológica.

Facultar os espaços pertencentes à Junta de Freguesia para realização de aulas de música, dança (hip-hop, zumba, etc), karaté, entre outras, a custos reduzidos, proporcionando maior qualidade de vida aos Milheiroenses.

Criação do Espaço Info-Milheirós a instalar na sede da Junta de Freguesia, com ludoteca, biblioteca e computadores para utilização dos utentes, com acesso grátis à internet.

Apoio ao associativismo jovem na nossa Freguesia.

“Rigor e Dinamismo.”

pag. 64

Criação do Instituto Sénior através do qual se dará continuidade às ações de formação sénior ao nível da Informática e se implementarão ações de formação em Inglês, Literacia, Jardinagem, entre outras, proporcionando mais-valias e competências aos Séniores de Milheirós e, principalmente, fortalecendo e valorizando a sua autoestima.

Realizar o Passeio Sénior anual, reunindo os Milheiroenses com mais de 65 anos num almoço convívio, estimulando o diálogo e a confraternização entre “vizinhos”, tornando-os mais próximos e promovendo a amizade.

Manter a organização do Campo de Férias, ocupando, educando e divertindo as nossas crianças, no período das férias.

Comemorar dias festivos como o Dia Mundial da Criança, o Dia do Estudante, entre outros, promovendo atividades lúdicas e educativas para as crianças da Freguesia.

Promover o convívio e fomentar a amizade entre Milheiroenses dando a conhecer a beleza natural de Milheirós, com a organização do Milheirós em Festa, onde é servido à população porco no espeto, ou realizando Piqueniques no Parque de Merendas da Levada, Lugar de Alvura, promovendo a descida do Rio Leça em barco ou realizando Peddy Papers que promovam a descoberta da história de Milheirós.

Realização de Festa Anual da Juventude, com eventos e atividades direcionadas para os jovens, como concertos ou noites temáticas, promovendo a Freguesia.

Realizar o Festival Anual de Bandas de Garagem, onde as bandas da Freguesia ou do Concelho terão a oportunidade de promoção e participação.

Criação de uma Horta comunitária, onde os Milheiroenses poderão dispor de um talhão destinado ao cultivo de produtos hortícolas.

Garantir a continuidade da Feira de Velharias periódica e criar uma Feira de Usados/Trocas periódica.

“Rigor e Dinamismo.”

Rigor e Dinamismo no Ambiente e Vida Ativa

No Ambiente Criar um programa de sensibilização ambiental, envolvendo todos os Milheiroenses na limpeza e despoluição do Rio Leça, por todo o seu percurso em Milheirós. Esta limpeza será feita por etapas e com o apoio e colaboração de todos.

Incentivar a utilização do Oleão instalado na sede da Junta de Freguesia para a recolha de óleos alimentares usados, promovendo, assim, as boas práticas ambientais.

Manter a limpeza de todas as artérias da Freguesia.

Fazer um estudo sobre a viabilidade de colocação na sede da Junta de Freguesia de equipamentos para a produção de energia elétrica.

Restauro do Moinho do Pinto, em processo de aquisição pela Câmara Municipal da Maia, e realização de estudo sobre a viabilização do restauro de outros moinhos existente na Freguesia, nas margens do Rio Leça.

Requalificação e restauro das Levadas existentes no percurso do Rio Leça.

Requalificação do Parque de Merendas da Levada, lugar de Alvura, dotando-o de equipamentos apropriados para atividades de lazer.

Na Vida Ativa Dar continuidade às aulas de Ginástica Sénior e de Hidroginástica Sénior a custos simbólicos.

Vítor Fontes

Programa Eleitoral para a Freguesia de Milheirós 2013/2017 “Rigor e Dinamismo.”

Rigor e Dinamismo no Desenvolvimento

Na educação Criação de Prémio de Mérito para os alunos do 1º ciclo do ensino básico, incentivando assim o gosto pela aprendizagem.

Manter o diálogo e a cooperação entre a escola EB1 Monte das Cruzes e a Junta de Freguesia, possibilitando assim a manutenção e pequenas reparações do edifício de forma mais célere e eficaz.

Editar uma monografia com a História de Milheirós.

Promover ações de formação no contexto de Educação de Adultos e na vertente de Educação ao Longo da Vida, no sentido de promover a interação social e aquisição de novas competências.

Construção de uma academia que promova a aprendizagem e partilha de experiências e saberes com atividades direcionadas desde a Infância à Terceira Idade, promovendo a aquisição de novas competências e a intergeracionalidade dirigida aos Milheiroenses, a custos simbólicos.

No associativismo Dotar o Parque Desportivo da Freguesia (campo do Inter de Milheirós Futebol Clube) com equipamentos mais modernos e colocação de relva sintética no campo de jogos.

Apoio logístico a todas as coletividades da Freguesia, incluindo a Associação de Pais da nossa escola.

Cedência de espaços da Junta às coletividades, associações e IPSS`s da freguesia, para que, de forma mais digna, possam realizar as suas atividades.

Apoio logístico às Festas de São Tiago, padroeiro da Freguesia.

Na acessibilidade e mobilidadeCriação de um parque de estacionamento e zona de lazer junto à Igreja Paroquial, com a criação de artéria de ligação da Rua General Humberto Delgado à Rua Manuel José Moutinho dos Santos.

Alargamento da Rua das Escolas – projeto ambicioso, finalmente, em fase de concretização, devido ao processo de expropriação que está a decorrer em tribunal.

Manter o diálogo com os STCP no sentido da continuidade das linhas de transporte público existentes e possível alargamento a outros horários.

Assegurar a continuidade do transporte, a cargo da Junta, para o Centro de Saúde de Gueifães aos utentes que lá se desloquem.

Nas tecnologias Colocação da Junta de Freguesia nas redes sociais.

Atualização do site da Junta de Freguesia, com uma gestão ativa e inovadora.

“Rigor e Dinamismo.”

pag. 66

Vítor Fontes56 anos

Comerciante

Fernando Coelho36 anos

Téc. de Informática

Paulo Moutinho49 anos

Téc. Analista

Almiro Barbosa57 anos

Desenhador

Pedro Carvalho24 anos

Consultor

Joaquim Maia63 anos

Aposentado

Ana Luísa 43 anos

Educ. de Infância

Rita Maia27 anos

Enfermeira

Sónia Carvalho36 anos

Educadora Social

José Nunes51 anos

Téc. Planeamento

Manuel Barbosa68 anos

Empresário

Agostinho Teixeira56 anos

Industrial

Manuel Ribeiro61 anos

Téc. Manutenção

Albino Ribeiro47 anos

Op. de Máquinas

António Ribeiro67 anos

Reformado

Marta Ferreira39 anos

Psicóloga

Felismina Salazar44 anos

Escriturária

M.ª Cristina Ferreira47 anos

Comerciante

“Milheirós, a Nossa Terra.”

Vítor Fontes

Programa Eleitoral para a Freguesia de Milheirós 2013/2017 “Rigor e Dinamismo.”

“Milheirós, a Nossa Terra.”

COMISSÃO DE HONRA

É com grande orgulho e sentido de responsabilidade que aceitamos integrar a Comissão de Honra da Candidatura “SEMPRE PELA

MAIA” do Vítor Fontes à Junta de Freguesia de Milheirós.

Fazemo-lo porque sabemos que esta candidatura é aquela que melhor pode defender os interesses dos milheiroenses, aquela que

apresenta mais e melhores projetos e aquela que mais condições tem para que Milheirós continue o seu rumo de desenvolvimento.

O Vítor Fontes é um homem humilde, de princípios, sério, honesto, e com um grande sentido de responsabilidade e a sua candidatura

à Junta de Freguesia é constituída por milheiroenses com uma imensa vontade de trabalhar na concretização de inúmeros projetos

estruturantes e marcantes para o desenvolvimento desta terra.

Por tudo isto, conta com o nosso apoio incondicional. Esperamos que possa contar também com o seu.

Um abraço amigo.

Eng. António Domingos da Silva Tiago

Dr. Manuel Marques Nogueira dos Santos

pag. 68

“Milheirós, a Nossa Terra.”

António TiagoVice-Presidente

da C. M. Maia

Nogueira dos SantosVereador da

C. M. Maia

M.ª José Castro Neves Eng.ª Téc.

Eletrotécnica

Alfredo Vilarinho de AscençãoArquiteto

João CamposT. de Atletismo de Alto Rendimento

Emília Ferreira NetoEmpresária

José TeixeiraIndustrial

Transportes

Emília Quelhas Costa

Eng.ª Quimíca

João Paulo CarmoDoutorado Eng.ª

Elet. Industrial

Manuel José SantosEmpresário

Joaquim TeixeiraEng.º Eletrotécnico

Celestino SilvaAdvogado

COMISSÃO DE HONRA

Vítor Fontes

Programa Eleitoral para a Freguesia de Milheirós 2013/2017 “Rigor e Dinamismo.”

Rosália Alves da Silva

Advogada

Rosa LeitãoFunc. Repartição

de Finanças

Justino SantosFuncionário

Público

Marília RamalhoEng.ª Química

Lícinio FontesDesenhador

Vitor DiasTéc. Informática

Sandra Rosa DiasAuxiliar

de Educação

Astride CasalSecretária

Elisabete Sousa Maia Silva

Cabeleireira

Rui FerreiraEmpresário

Paulo Marcelo Carneiro

Eng.º Eletrotécnico

Manuela NunesAj. Ação Direta

Joaquim Alves da Silva

Emp. Agrícola

Ana Sofia SousaProfessora

1.º Ciclo

Manuel Joaquim Casal

Empresário

“Milheirós, a Nossa Terra.”

pag. 70

“Milheirós, a Nossa Terra.”

Sónia SilvaComerciante

Adelaide CarmoDoméstica

Hélder MaiaTorneiro Mecânico

António NetoEmpresário

Agostinho CunhaEmpresário

David TorresEng.º Eletrotécnico

Joana MarquesAssistente Social

Abílio ArantesEstucador

Olivia CardosoAuxiliar Ação de Educação

Artur SilvaSerralheiro

José MaiaEncarregado

Liliana GomesDesigner

Filipe NetoEmpresário

Manuel SilvaSub-Chefe

Área Ambiente

Vitor AscençãoEngenheiro Civil

Vítor Fontes

Programa Eleitoral para a Freguesia de Milheirós 2013/2017 “Rigor e Dinamismo.”

Bruno CastroEmpresário

David RochaIndustrial

Carlos AlmeidaMont. Estruturas

Alfredo LeitãoAdministração STCP

M.ª do Céu QueirósReformada

Carmen LoureiroDoméstica

Renata LoboJornalista

Manuela S. SilvaEng.ª Química

Manuel PatarataIndustrial

Irene MarquesDr. Química

Rui SilvaEmpresário

Jorge VieiraOp. de Colagem

“Milheirós, a Nossa Terra.”

Edmundo AurélioMandatário