pedrouços - maia 2013

12

Upload: sempre-pela-maia

Post on 25-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Grandes Opções para a Freguesia de Pedrouços

TRANSCRIPT

Page 1: Pedrouços - Maia 2013
Page 2: Pedrouços - Maia 2013

pag. 62

Caros Pedroucenses,

“ Pedrouços em boas mãos” é o slogan com o qual a coligação “SEMPRE PELA MAIA” se apresenta ao eleitorado, para o mandato de 2013/2017, em que o mesmo traduz a grande relação de confiança desenvolvida entre os pedroucenses e a autarquia local, nestes últimos 4 anos.

Somos um grupo de pessoas experientes em diversas áreas profissionais, alguns de nós aqui nascemos, todos aqui vivemos e ao longo dos anos temos dado a Pedrouços o melhor do nosso saber, do nosso empenho, da nossa experiência, o melhor da nossa vida e sempre em prol da freguesia, de Pedrouços e dos pedroucenses, assegurando, dentro das limitações orçamentais atualmente existentes, a progressiva melhoria da sua qualidade de vida.

E é com este saber, esta confiança e segurança angariada que elencamos aquelas que serão as prioridades para Pedrouços para os próximos 4 anos.

Indústria e Comércio Local/Emprego:

O desemprego é um tema que nos continua a preocupar, desta forma, a indústria e o comércio local serão sempre vistos como uma oportunidade de ultrapassarmos a situação grave que atravessamos, fomentando e criando condições para a sua permanência e fixação.

Ao mesmo tempo seremos parceiros na criação de experiências vocacionais e estágios profissionais nas empresas da freguesia, proporcionando aos jovens um melhor acesso ao mercado de trabalho e aos empresários um melhor conhecimento do potencial existente.

Com o novo acesso a Pedrouços pela circunvalação estão reunidas condições para um crescimento populacional a nível da freguesia. Ao conseguirmos uma maior afluência populacional permitirá a fixação de pequenas e médias empresas que darão origem à criação de emprego, aproveitando-se assim os recursos existentes na freguesia.

Infraestruturas:

Page 3: Pedrouços - Maia 2013

Programa Eleitoral para a Freguesia de Pedrouços 2013/2017 “ Pedrouços em boas mãos”

Apesar dos constrangimentos orçamentais provocados pela conjuntura atual, continuaremos a trabalhar afincadamente para que um Pavilhão seja edificado, para que a ligação da Avenida de Nossa Senhora da Natividade seja efetuada até à escola EB2/3; para a construção de novos arruamentos tais como: ligação da Rua Dª. Amélia Moutinho Alves à Rua Guerra Junqueiro e ligação de Teibas à Rua das Cavadas/S. Mamede Infesta; para ampliação do arruamento General Humberto Delgado à Rua D. Afonso Henriques, assim como da Rua da Levadinha até ao acesso da Casa do Alto; para a ampliação do cemitério, para a construção da nova igreja de Pedrouços; de um novo quartel dos bombeiros; continuação dos melhoramentos dos acessos principais à freguesia. Continuaremos a executar arranjos urbanísticos diversos, como têm sido exemplo a construção e recuperação de passeios e a manutenção geral das estruturas da freguesia.

Ação Social:Daremos prioridade nesta área à criação de uma cantina social, direcionada às famílias carenciadas da nossa freguesia.

Continuar a prestar apoio aos projetos de desenvolvimento local já iniciados na freguesia como é o caso dos Projetos RE(criar) e Bué d´Escolhas. Estes projetos visam o apoio a famílias mais desfavorecidas, a inclusão social de crianças e jovens, incentivo à aprendizagem e melhoramento escolar.

Prosseguir com a sinalização e encaminhamento de famílias que vivam em condições precárias para atendimento de serviço social, no Gabinete de Atendimento Integrado Local, nas instalações da Junta de Freguesia.

Contribuir para a integração e ressocialização de pessoas que exercem serviço comunitário.

Promover novos protocolos com instituições e empresas, tendo em vista a criação de postos de trabalho e melhoria de serviços.

No Centro de Convívio da Terceira Idade continuaremos a promover o envelhecimento com qualidade combatendo o fenómeno da solidão, desenvolvendo atividades recreativas bem como promovendo as relações entre os mais velhos e os mais novos, aprofundando conhecimentos sobre os novos problemas associados às sociedades envelhecidas e desenvolver novas formas de integração social para este grupo e promovendo sempre formas inovadoras de apoio aos prestadores de cuidados, designadamente de cuidadores familiares de idosos com demências ou vítimas de acidente vascular cerebral (AVC).

Segurança:Reforçar cada vez mais um policiamento de proximidade, defendendo o alargamento de policiamento ao período noturno, para segurança e conforto de quem vive na nossa freguesia, e continuaremos a ser parceiros das forças policiais em todas as ações que visem a segurança de pessoas e bens.

“Pedrouços em boas mãos”

Page 4: Pedrouços - Maia 2013

pag. 64

Continua a ser prioritário promover cada vez mais a segurança rodoviária, com implementação e recuperação de passadeiras para peões, eliminação de barreiras arquitetónicas, instalação de sinais luminosos e aplicação de bandas sonoras de redução de velocidade, bem como a colocação de iluminação estratégica nas zonas mais problemáticas da freguesia.

Cultura:

A Cultura continuará a ser uma importante divisa do nosso projeto. Ao longo destes 4 anos, de forma sustentada e assertiva, temos investido na estruturação de um núcleo cultural local alicerçado na história e na identidade associativa e recreativa desta freguesia, tendo sempre a contemporaneidade como horizonte.

Queremos prosseguir com estes propósitos, continuando a apostar no desenvolvimento de projetos locais de cariz comunitário que envolvam os agentes locais, continuando a ver em cada associação e coletividade um parceiro na criação de uma rede cultural polinucleada, diversa e ativa.

Procuraremos dinamizar e potenciar ainda mais os espaços da Casa do Alto e da Junta de Freguesia de Pedrouços, fomentando atividades culturais como o teatro, concertos e festivais musicais, exposições de pintura, escultura, artesanato e fotografia, feiras temáticas, workshop’s e conferências/seminários temáticos.

Promoveremos o interesse pela leitura junto dos vários segmentos, criando condições na Biblioteca da Junta de Freguesia de Pedrouços e dinamizando este espaço com o desenvolvimento de vários projetos, como a criação de um Clube de Leitura, Conversas com Autores, Tertúlias Vespertinas, Conta-me um Conto; criando também sinergias com a Biblioteca Municipal da Maia, nomeadamente a Biblioteca Itinerante – Bibliobus - apoiando socialmente e culturalmente a população, sobretudo aqueles que maiores dificuldades têm em se deslocar à Biblioteca, nomeadamente crianças e idosos.

Juventude:Continuar a promover a nível local um variado leque de atividades inovadoras, criativas e estimulantes, aproximando a juventude e promovendo cada vez mais a sua inserção e contribuição para a comunidade pedroucense, como tendo sido exemplo o Desfilie de Carnaval e a Semana Cultural;

“Pedrouços em boas mãos”

Page 5: Pedrouços - Maia 2013

Programa Eleitoral para a Freguesia de Pedrouços 2013/2017 “ Pedrouços em boas mãos”

Educação:

Dispomos atualmente de um bom parque escolar na nossa freguesia, continuaremos a prestar todo o apoio e assistência necessários para a boa manutenção destas infraestruturas.

Continuaremos a desenvolver e a fomentar o apoio às crianças do 1º ciclo com a realização de atividades lúdicas, como têm sido exemplo os Passeios Anuais de Final de Ano Letivo e as Festas de Natal.

Defender uma escola de qualidade, sensibilizando o Município para uma ainda maior intervenção ao nível pedagógico e funcional, com a oferta curricular complementar e adaptada às necessidades da comunidade educativa da nossa freguesia.

Integrar o Conselho Geral do Agrupamento das Escolas de Pedrouços, participando nas tomadas de decisão da competência do conselho geral, apelando para um sistema de educação com maior abertura à comunidade.

Promover um Concerto Anual de Bandas de Garagem;

Incentivar o empreendedorismo jovem e o voluntariado como forma ativa do exercício de cidadania, através da execução de projetos que promovam a aproximação intergeracional;

Informar e divulgar os estágios profissionais através do “Impulso Jovem” - medida Passaporte/Emprego;

Como alavanca desta dinâmica junto do segmento jovem, será prioritária a criação de um espaço multiserviços em parceria com o espaço municipal Casa do Alto, com novas valências, que permitam promover a educação não-formal, o desporto nas suas diversas modalidades e acrescentar mais vivência urbana;

Continuar a premiar o mérito escolar e a estimular a permanência na escola fomentando o acesso às novas tecnologias e dinamizando a formação nestas áreas;

Continuaremos presentes e ativos como agentes observadores do Conselho Municipal da Juventude da Maia, enquanto órgão de discussão e ação dos jovens do nosso Concelho, atraindo e convidando eventos de maior interesse para a nossa freguesia.

“Pedrouços Ativo,com Rumo e Futuro”

“Pedrouços em boas mãos”

Page 6: Pedrouços - Maia 2013

pag. 66

“Pedrouços ativo, com rumo e futuro.”

Embora fora das competências da freguesia não deixaremos de procurar estabelecer parcerias com Instituições do Ensino Superior e/ou entidades formadoras instaladas ou da nossa área geográfica, com o objetivo de formar e certificar pedroucenses a nível técnico – profissional e que por situações diversas não o conseguiram através da via de ensino normal.

Não somos, nem seremos alheios aos tempos de carências que vivemos, e em articulação com o Agrupamento de Escolas e entidades de apoio social / IPSS’s da nossa freguesia, estaremos atentos às necessidades de alimentação durante e em pausa de período letivo.

Saúde:

Nesta área incidiremos a nossa atenção para que todos tenham acesso ao Sistema Nacional de Saúde, tal como o médico de família, desenvolveremos workshops e palestras na área da promoção da saúde e prevenção de doenças, prosseguiremos com a realização assídua de diversos rastreios na área de saúde, bem como a orientação e o aconselhamento psicológico.

Habitação:Continuam a existir carências de habitação na nossa freguesia, continuaremos a estar atentos, a acompanhar e fazer tudo o que estiver a nosso alcance para combater esta situação, o alojamento ou realojamento dos pedroucenses com insuficiência económica continuará a ser feita de forma cuidada, caso a caso, por todo o território da freguesia e em estreita colaboração com a Câmara Municipal da Maia.

Ambiente:Continuar a divulgar os espaços verdes existentes como o Parque da Ribeira dos Amores e os jardins da Casa do Alto.

Colocar papeleiras em toda a freguesia, sensibilizando a população para a sua devida utilização.

Plantar e arborizar locais apropriados, manter e ajardinar outros espaços no sentido de melhorar a qualidade de vida da população.

Page 7: Pedrouços - Maia 2013

Programa Eleitoral para a Freguesia de Pedrouços 2013/2017 “ Pedrouços em boas mãos”

“Pedrouços ativo, com rumo e futuro.”

Prosseguir com a fomentação e sensibilização para a recolha seletiva de resíduos domésticos promovendo dia a dia uma maior envolvência das pessoas.

Continuaremos com o nosso empenho para que o projeto de criação de hortas urbanas se concretize, no sentido de explorar o potencial da terra, e em simultâneo sensibilizar a população para a proteção ambiental e redução dos encargos familiares.

Page 8: Pedrouços - Maia 2013

pag. 68

Joaquim Araújo49 anos

Empresário

Ana Vilela46 anos

Administrativa

M.ª Conceição49 anos

Psicóloga

Júlio Vieira56 anos

Agente Técnico

António Monteiro62 anos

Empresário

Célio Pacheco

41 anosComerciante

Célia Pinto41 anos

Téc. Bancária

Ivo Ribeiro28 anos

Empresário

Dulce Ferreira60 anos

Professora

António Fonseca37 anos

Advogado

António Teixeira46 anos

Encarregado

Bibiana Correia26 anos

Médica Dentista

José Pinho48 anos

Agente Funerário

Rui Navarro75 anos

Aposentado

José Teixeira72 anos

Aposentado

“Pedrouços ativo, com rumo e futuro.”

Page 9: Pedrouços - Maia 2013

Programa Eleitoral para a Freguesia de Pedrouços 2013/2017 “ Pedrouços em boas mãos”

Joana Azevedo24 anos

Estudante

António Polónia55 anos

Gerente Comercial

Manuel Neves51 anos

Empresário

Joaquim Pinto39 anos

Eletricista

Ana Rocha24 anos

Estudante

Mónica Oliveira38 anos

Fiscal Municipal

Manuel Queirós68 anos

Aposentado

Vítor Teixeira38 anos

Realizador

Paula Ribeiro45 anos

Assistente Opr.

Joaquim Santos44 anos

Agente de Seguros

Vitor AlvesMandatário

“Pedrouços ativo, com rumo e futuro.”

Page 10: Pedrouços - Maia 2013

Programa Eleitoral para a Freguesia de Pedrouços 2013/2017 “ Pedrouços em boas mãos”pag. 70

COMISSÃO DE HONRA

Mário Joaquim Carmo Pereira Pinto – 58 AnosMédico e Professor do Ensino Superior

Maria Margarida de Lessa dos Santos – 81 AnosAposentada da Função Pública

Eugénia Maria de Ascensão Pena Sá e Silva – 54 AnosDiretora Farmacêutica

Pedro Filipe Queirós Teixeira – 34 AnosEmpresário

José Paulo da Silva Neves Prata – 45 AnosEmpresário

Domingos António Marques Cavadas – 56 AnosEng. Civil

António Luís Torres da Silva Maia – 42 AnosGestor

Rosa Maria de Sá Fernandes – 38 AnosAdvogada

Rui Manuel Oliveira Santos – 44 AnosDiretor Comercial

Rosa da Conceição Teixeira Leite Barbosa – 59 AnosProfessora Aposentada

António Fernando Silva Martins – 46 AnosDiretor Comercial

Maria Luísa Neves Ferreira Cunha Aleixo – 69 AnosAposentada da Função Pública

Manuel Reis - 58 AnosEmpresário

José Carlos Ferreira Matos – 53 AnosComerciante

Maria Irene Moutinho Correia Ferreira – 66 AnosAposentada Bancária

Delfina Caridade Cunha – 66 AnosAposentada Função Pública

Nuno Henrique Leão Santos Ferreira – 47 AnosEmpresário

Armando Pereira Gonçalves – 80 AnosSiderotécnico

Nuno Alvares Guerreiro Ranhada – 78 AnosAposentado Bancário

Agostinho Pereira de Sousa – 58 AnosEmpresário

António Fernando de Sousa – 58 AnosAposentado da Policia Segurança Publica

Marco Pedro Alves Soares – 34 AnosEmpresário

Sidónio Vieira da Cunha Alves – 66 AnosGerente Comercial

“Pedrouços ativo, com rumo e futuro.”

Page 11: Pedrouços - Maia 2013

Programa Eleitoral para a Freguesia de Pedrouços 2013/2017 “ Pedrouços em boas mãos”

José Avelino Martins Gonçalves – 74 AnosAposentado

José Fernando Nogueira Correia – 36 AnosEmpresário

Manuel Fernando Carvalho da Silva – 76 AnosAposentado

José Eduardo da Cruz – 73 AnosEmpresário

“Pedrouços ativo, com rumo e futuro.”

Page 12: Pedrouços - Maia 2013