microbiologia - classificação, estrutura e replicação dos ... · 5) quanto as formas de...

9
Microbiologia Classificação, Estrutura e Replicação dos Fungos

Upload: others

Post on 11-Jun-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Microbiologia - Classificação, Estrutura e Replicação dos ... · 5) Quanto as formas de reprodução dos fungos e suas estruturas reprodutivas, assinale a alternativa incorreta:

Microbiologia

Classificação, Estrutura e Replicação dos Fungos

Page 2: Microbiologia - Classificação, Estrutura e Replicação dos ... · 5) Quanto as formas de reprodução dos fungos e suas estruturas reprodutivas, assinale a alternativa incorreta:

• Introdução

Micologia é um termo de origem grega (mýkes – cogumelo) para designar o es-tudo dos fungos. Estudo este que se faz importante, pois os fungos causam do-enças geralmente negligenciadas, que têm um amplo espectro de acometi-mento. Além disso, alguns fungos estão relacionados ao desenvolvimento de

novos fármacos.

• Taxonomia fúngica

Pertencem ao domínio Eukarya, agrupados no reino Fungi. Os fungos são dis-tribuídos em 4 filos principais com suas respectivas classes:

• Basidiiomycota o Basidiomycetes (fungos macroscópicos) o Telioomycetes o Ustomycetes

• Ascomycota

o Ascomycetes

• Zygomycota (fungos primitivos) o Zygomycetes o Trichomycetes

• Chytridiomycota

o Chytridiiomycetes

Page 3: Microbiologia - Classificação, Estrutura e Replicação dos ... · 5) Quanto as formas de reprodução dos fungos e suas estruturas reprodutivas, assinale a alternativa incorreta:

Os filos basidiomiceto e ascomiceto contém os fungos mais prevalentes na clí-nica médica. Os fungos da classe Deuteromycetes, agora compõe o grupo cha-mado Mitospórico, espécies com fase sexuada desconhecida (contém 2.600 gêneros e 15.000 espécies). Os Fungos mitospóricos são divididos em 3 clas-ses: Hyphomycetes, Agonomycetes, Coelomycetes.

• Características do reino Fungi

É um reino proposto por Whittaker e colaboradores em 1969, juntamente com os outros 4 reinos. Composto por seres quimioheterotróficos, que reservam gli-cogênio, não formam tecidos verdadeiros (micélio não é tecido) e tem sua pa-rede celular composta por quitina (poucos apresentam celulose), mananas e glucanas. Sua membrana contém ergosterol, que não está presente na célula humana e, portanto, torna-se alvo de medicamentos.

São seres ubíquos, em sua maioria, sapróbios ambientais, que degradam a ma-téria orgânica. No ecossistema são sapróbios, simbiontes, comensal ou parasi-tas. Nutrem-se por absorção dos nutrientes. São, em sua maioria, imóveis (al-guns esporos aquáticos são móveis), tem sua temperatura ótima entre 5 e 37oC.

Como patógenos, em sua maioria, têm características oportunistas, entretanto, alguns são patógenos verdadeiros. Apresentam-se basicamente em duas for-mas: levedura (unicelulares) e filamentosa (pluricelulares)

Page 4: Microbiologia - Classificação, Estrutura e Replicação dos ... · 5) Quanto as formas de reprodução dos fungos e suas estruturas reprodutivas, assinale a alternativa incorreta:

• Morfologia

As leveduras são células ovaladas, que podem formar estruturas chamadas pseudohifas e pseudomicélio. Produzem colônias pastosas ou mucoides no ágar.

Os fungos filamentosos são formações de células tubulares chamadas de hifas, que juntas constituem o micélio. Produzem colônias filamentosas mais consis-tentes. As hifas podem ser:

• Cenocíticas: sem septos. Grupos de fungos mais primitivos, geralmente não são patogênicos.

• Septadas: apresentam septos. Há passagem de substâncias entre os po-ros da parede dos septos

Os zigomicetos são fungos cenocíticos, porém, quando geram seu esporangió-foro, tem-se na hifa a formação de um septo verdadeiro que isola o esporangió-foro. Isso mantém a maquinaria necessária para a síntese dos esporos concen-trada em uma região citoplasmática, sem se dissipar na célula.

Quanto a coloração, classificam-se os fungos em:

• Demácios: apresentam melanina, que os deixa escurecidos.

• Hialinos: não apresentam melanina. Ao microscópio, são corados de azul pelo corante.

Page 5: Microbiologia - Classificação, Estrutura e Replicação dos ... · 5) Quanto as formas de reprodução dos fungos e suas estruturas reprodutivas, assinale a alternativa incorreta:

Alguns fungos, em determinadas condições ambientais, podem alterar sua forma entre filamentosa e leveduriforme, processo chamado de dimorfismo.

• Replicação

As leveduras são células que se reproduzem de forma assexuada por brota-mento ou por fissão nuclear, onde a célula progenitora destaca uma porção de si para dar origem a célula filha, formando blastoconidios – gemulação que se forma a partir de uma levedura. Os blastoconídios formam as pseudo-hifas quando não se desprendem da célula mãe. Também podem realizar reprodução sexuada.

As hifas apresentam dois tipos de micélio:

• Micélio vegetativo: realiza reprodução vegetativa, via artroconídio ou cla-midoconídio, além se ser o responsável pela nutrição e fixação do fungo.

o Artroconídeo – fragmentação das hifas em segmentos o Clamidoconídeo – estrutura de resistência, armazenam conídios.

• Micélio reprodutor: permite formação de esporos, que pode se dar de

forma sexuada (esporo teleomorfo) ou assexuada (esporo anamorfo). Os esporos assexuados podem ser de dois tipos: esporangiosporos (conti-dos dentro de um esporângio, em um esporangióforo por uma hifa não septada) ou conídios (desnudos em um conidióforo de uma hifa sep-tada). O fungo entra em fase reprodutiva quando o meio nutricional já encontra-se escasso. O esporo só é produzido pelos zigomiceto, os de-mais fungos filamentosos formam conídios

A reprodução sexuada se dá em três fases sequenciais:

Page 6: Microbiologia - Classificação, Estrutura e Replicação dos ... · 5) Quanto as formas de reprodução dos fungos e suas estruturas reprodutivas, assinale a alternativa incorreta:

1. Plasmogamia (fusão do citoplasma) 2. Cariogamia (fusão dos núcleos) 3. Meiose (redução dos cromossomos para haploides)

Na análise laboratorial, deve-se avaliar os seguintes parâmetros para a identifi-cação da espécie:

O crescimento fúngico é radial, do centro para a periferia, com a formação de diferentes zonas

A. Zona periférica (fungo jovem com metabolismo ativo) B. Zona de crescimento C. Zona de frutificação D. Zona central

A B C

D

Page 7: Microbiologia - Classificação, Estrutura e Replicação dos ... · 5) Quanto as formas de reprodução dos fungos e suas estruturas reprodutivas, assinale a alternativa incorreta:

• Questões

1) São características dos fungos, exceto: a) Os filos basidiomiceto e ascomiceto contém os fungos mais prevalentes

na clínica médica, b) São seres quimioheterotróficos, que reservam glicogênio. c) Sua parede celular é composta por quitina, o agrupamento de suas cé-

lulas forma um tecido chamado micélio. d) São seres ubíquos, em sua maioria, sapróbios ambientais.

COMENTÁRIO: o agrupamento das células fúngicas forma de fato o micélio, en-tretanto, o micélio não é considerado um tecido verdadeiro, pois não há interstí-cio e organização com interação celular funcional como em um tecido verdadeiro, como acontece, por exemplo, no tecido cardíaco.

2) Quanto a morfologia dos fungos, assinale a alternativa incorreta: a) Tem o ergosterol como um constituinte de sua membrana plasmática,

característica exclusiva das células fúngicas. b) Apresentam-se em duas principais formas: fungos filamentosos e leve-

duras c) As leveduras são células ovaladas, que podem formar estruturas chama-

das pseudohifas d) Os fungos filamentosos são formações de células tubulares chamadas de

hifas

COMENTÁRIO: apesar de o ergosterol ser um constituinte presente nas células fúngicas, este não é exclusivo do reino, alguns protozoários também o apresen-tam em sua membrana plasmática. Entretanto, este é um constituinte mais ca-racterístico das células fúngicas.

Page 8: Microbiologia - Classificação, Estrutura e Replicação dos ... · 5) Quanto as formas de reprodução dos fungos e suas estruturas reprodutivas, assinale a alternativa incorreta:

3) A sequencia de eventos que ocorre nas etapas da reprodução sexuada dos fungos é: a) Plasmogamia, meiose, cariogamia b) Plasmogamia, cariogamia, meiose c) Cariogamia, plasmogamia, meiose d) Meiose, cariogamia, plasmogamia

COMENTÁRIO: a sequência de eventos que ocorre na reprodução sexuada co-meça com a fusão do citoplasma (plasmogamia), em seguida, ocorre a fusão dos núcleos (cariogamia) e por último ocorre a redução dos cromossomos de diploide para haploide (meiose).

4) O diagnóstico micológico, através da cultura ou da microscopia, depende da identificação de características morfológicas dos fungos e suas colônias. São características da morfologia fúngica: a) Fungos filamentosos podem apresentar septos entre as estruturas celu-

lares, denominados cenocíticos b) Fungos demácios são aqueles que não apresentam melanina em suas cé-

lulas. c) Colônias de fungos filamentosos são, em geral, consistentes. As colô-

nias de leveduras são pastosas. d) A zona central de uma colônia fúngica é aquela que apresenta o fungo

jovem, com metabolismo ativo

COMENTÁRIO: (a) fungos cenocíticos são aqueles que não apresentam septos; (b) fungos hialinos são aqueles que não apresentam melanina em sua composi-ção; (d) a zona da colônia fúngica que apresenta metabolismo ativo é a zona periférica

Page 9: Microbiologia - Classificação, Estrutura e Replicação dos ... · 5) Quanto as formas de reprodução dos fungos e suas estruturas reprodutivas, assinale a alternativa incorreta:

5) Quanto as formas de reprodução dos fungos e suas estruturas reprodutivas, assinale a alternativa incorreta: a) Micélio vegetativo é aquele que realiza reprodução assexuada através da

formação de artroconídios b) Clamidoconídios são estruturas de resistência que armazenam os coní-

dios c) No micélio reprodutivo, os conídios são produzidos dentro de um es-

porângio d) Os fungos formam micélio vegetativo quando encontram-se em meio es-

casso de nutrientes.

COMENTÁRIO: no micélio reprodutivo, as estruturas reprodutivas que são pro-duzidas dentro de esporângio são os esporos. Os conídios, nesse micélio, são produzidos expostos diretamente no ambiente.