métodos e técnicas de investigação em ciências sociais

5
Métodos e Técnicas de investigação em Ciências Sociais No seu trabalho de investigação cientifica, o sociólogo desenvolve um trabalho complexo de análise da realidade social que , ao obedecer a determinados procedimentos (o método ou estratégias de investigação) , permitirá construir teorias . Para tal , o investigador necessita de instrumentos que lhe permitam obter dados indispensáveis para a realização do seu trabalho no qual se dá o nome de técnicas. Em primeiro lugar o que são métodos , o método é o conceito que resulta etimologicamente da junção de dois termos gregos , Meta + Odos. Meta significa fim , objectivo e Odos significa via , caminho ou meio. Podemos concluir então que um método é um meio para atingir um fim. O Método implica o recurso a técnicas próprias. Técnicas de Investigação : Etimologicamente , técnica significa ato , saber fazer . As técnicas são os processos práticos que têm por objectivo a pesquisa , a recolha e o tratamento da informação. Etapas de investigação: Etapa 1: Pergunta de partida Etapa 2: Exploração: leituras e entrevistas exploratórias Etapa 3: A problemática Etapa 4: Construção do modelo de análise Etapa 5: Observação Etapa 6: Análise da informação

Upload: turma12d

Post on 13-Apr-2017

464 views

Category:

Automotive


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Métodos e técnicas de investigação em ciências sociais

Métodos e Técnicas de investigação em Ciências Sociais

No seu trabalho de investigação cientifica, o sociólogo desenvolve um trabalho complexo de análise da realidade social que , ao obedecer a determinados procedimentos (o método ou estratégias de investigação) , permitirá construir teorias . Para tal , o investigador necessita de instrumentos que lhe permitam obter dados indispensáveis para a realização do seu trabalho no qual se dá o nome de técnicas.

Em primeiro lugar o que são métodos , o método é o conceito que resulta etimologicamente da junção de dois termos gregos , Meta + Odos. Meta significa fim , objectivo e Odos significa via , caminho ou meio.Podemos concluir então que um método é um meio para atingir um fim.

O Método implica o recurso a técnicas próprias.

Técnicas de Investigação : Etimologicamente , técnica significa ato , saber fazer .As técnicas são os processos práticos que têm por objectivo a pesquisa , a recolha e o tratamento da informação.

Etapas de investigação:

Etapa 1: Pergunta de partida

Etapa 2: Exploração: leituras e entrevistas exploratórias

Etapa 3: A problemática

Etapa 4: Construção do modelo de análise

Etapa 5: Observação

Etapa 6: Análise da informação

Etapa 7: Conclusões

Ernest Greenwood propôs uma classificação simples dos métodos de investigação, amplamente divulgada e usada no domínio das Ciências Sociais.

Classificação dos Métodos de Investigação de E. Greenwood:

Page 2: Métodos e técnicas de investigação em ciências sociais

1 – Método Experimental.

2 – Método de Medida ou Análise Extensiva.

3 – Estudo de Casos ou de Análise Intensiva.

Método experimentalO método experimental é um método fundamental na investigação científica. Jean Piaget e Paul Fraisse - "Tratado de Psicologia Experimental" - distinguem quatro fases, ou momentos, deste processo de investigação:

Observação - natural e científica, Formulação de hipóteses, Experimentação, Conclusão, elaboração e interpretação de resultados.

Método de Medida ou de Análise Extensiva:Este método é muito utilizado para explicar um fenómeno que envolva uma população muito vasta. Devem privilegiar-se, na recolha de dados, as Técnicas de Entrevista e o Inquérito por Questionário. Deve calcular-se uma amostra, uma vez que, tratando-se de um estudo que envolve uma grande população, tornava-se impossível fazer entrevistas, ou inquéritos a toda a gente. Por isso selecciona-se um pequeno conjunto de de elementos, representativo da população alvo.

Page 3: Métodos e técnicas de investigação em ciências sociais

A amostra é constituída por um pequeno número de pessoas que pertencem à população e deve haver correspondência entre a estrutura da amostra e a estrutura da população a estudar.Recolhem-se os dados, directa ou indirectamente, através dos questionários e das entrevistas, analisa-se os dados e generaliza-se ao universo da população as conclusões tiradas de amostra.

Método Intensivo O método intensivo acaba por ser equivalente de análise qualitativa, porque se estudam em profundidade poucas observações:

Envolve a colecta e análise sistemática de materiais narrativos mais subjectivos; Trabalha com realidades não quantificáveis, não utilizando instrumentos formais e estruturados, podendo usar roteiros e perguntas abertas na colecta de informações; É globalizante, procurando captar a situação ou o fenómeno em toda a sua extensão.

Page 4: Métodos e técnicas de investigação em ciências sociais

Desvantagens :

Método extensivo:•Superficialidade da informação recolhida;•“Frieza” e dificuldade em captar o lado vivido dos fenómenos socias.•Propícia uma hipervalorização dos constrangimentos (de classe, de género, de idade ou fase de vida, de etnia…), esquecendo a “margem de liberdade” dos agentes sociais.

Método intensivo:•Dificuldade na generalização da informação recolhida nos estudos de casos;•Maior tendência para a empatia a identificação com os observados, com perda de objectividade. •Propicia uma hipervalorização da “margem de liberdade” dos agentes sociais, esquecendo os constrangimentos (de classe, de género, de idade ou fase de vida, de etnia…).

Modos de produção de informação em Sociologia

Em sociologia utilizam-se , basicamente, dois processos para obter informação sobre os fenómenos em estudo e para produzir nova informação

Obtenção da informação : Partir da documentação já existente sobre o problema em causa Partir da observação dos fenómenos a estudar

André Cunha Nº6 12ºD