método fenomenológico

13
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE CÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA CURSO DE ODONTOLOGIA omponente Curricular: mponente Curricular: Metodologia Científica ocente: cente: Maria da Conceição Alves Rodrigues scentes: Andreza Dias Garcia Carneiro Jonathan Breno Marinho da Silva Letícia Lima Dias de Santana

Upload: andreza-dias

Post on 29-Jan-2015

10.463 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Método fenomenológico

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBACENTRO DE CÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA

SAÚDEDEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA

CURSO DE ODONTOLOGIA

Componente Curricular: Componente Curricular: Metodologia CientíficaDocente: Docente: Maria da Conceição Alves RodriguesDiscentes: Andreza Dias Garcia Carneiro

Jonathan Breno Marinho da Silva Letícia Lima Dias de Santana

Page 2: Método fenomenológico

Surgimento do Método Surgimento do Método FenomenológicoFenomenológico Etimologicamente (grego): phainesthai - aquilo que se apresenta ou que

se mostra - e logos - explicação, estudo.

Se trata de uma nova Filosofia na qual aquilo que não for absolutamente justificável não terá valor para o fenomenólogo.

Surgiu a partir do ideal husserliano que determina-se em dar consistência científica à Filosofia e, através dela, a todas as demais ciências.

O pensamento de Husserl consiste na tentativa de estabelecer a Filosofia numa base sólida de racionalidade, tal como exige uma fundamentação rigorosa e científica.

Page 3: Método fenomenológico

Fenomenologia

Pretende ser, por essência, a Filosofia fundamentada no dinamismo intencional de uma consciência sempre aberta. Porém, como dar rigor ao raciocínio filosófico em relação a coisas tão variáveis como as coisas do mundo real?

O êxito do método científico está no estabelecimento de uma "verdade provisória" útil, que será verdade até que um fato novo mostre outra realidade.

Caracteriza-se, antes de tudo, por uma preocupação em dar uma descrição pura da realidade.

É uma pura descrição do que se mostra por si mesmo; não pressupõe nada - nem o mundo natural, nem o sentido comum, nem as proposições da ciência, nem as experiências psicológicas. Coloca-se antes de toda a crença e de todo o juízo para explorar simplesmente o dado.

Page 4: Método fenomenológico

Método Fenomenológico

Orienta-se para as próprias coisas, interroga as próprias coisas na sua própria maneira de se oferecerem ao pensador, deixando de lado os preconceitos que são necessariamente alheios à própria coisa.

Não se contenta em aceitar qualquer conclusão a não ser eu seja verificável como sendo absolutamente válida para todos os homens e para todas as épocas.

Page 5: Método fenomenológico

Unidade e Significado da Fenomenologia em Termos de

uma Ciência Filosófica Husserl nunca destruiu suas análises, reformulava-as;

Fundamentação da Filosofia;

Intencionalidade da consciência;

O fenomenólogo pergunta qual o significado daquilo que temos no espírito quando julgamos, afirmamos, sonhamos, vivemos;

Page 6: Método fenomenológico

As essências ideais são para o fenomenólogo fenômenos, isto é, aquilo que se manifesta imediatamente na consciência, alcançado por uma intuição antes de toda reflexão ou juízo.

Focaliza a questão da objetividade, da verdade;

A fenomenologia nunca se orienta para fatos, sejam internos ou externos e, sim, para a realidade da consciência, isto é, para os objetos enquanto intencionados por e na consciência, isto é, para as essências ideais.

O mundo aparece como fenômeno. O mundo não é a sua existência, ou seja, a sua realidade factual, e sim, o seu sentido, a consciência deste mundo, a consciência constitutiva do sentido do mundo.

Page 7: Método fenomenológico

O ser do mundo não é mais a sua existência na realidade existencial e sim, o seu significado.

A consciência “vive”como doadora de sentido, como fonte de significado para o mundo.

As essências ideais são para o fenomenólogo fenômenos, isto é, aquilo que se manifesta imediatamente na consciência, alcançado por uma intuição antes de toda reflexão ou juízo.

Page 8: Método fenomenológico

Na fenomenologia, não se deve entrar como premissa, nenhuma afirmação metafísica e nem um tipo de conhecimento que não tenha signficado verificável nem lógico;

Ela faz uso da verdade das coisas, para dirigir as atenções em direção às evidências;

O filósofo não pode tomar nenhuma juízo se não for fundamentado na evidência, com total ausência de presupostos;

Intuição: fundamenta a unidade e o significado da fenomenologia;

Page 9: Método fenomenológico

Exemplo:

Este livro é azul

A fenomenologia pode ser considerada um verdadeiro positivismo, pois, sem preconceito algum, dirige sua atenção para aquilo que é positivo;

Page 10: Método fenomenológico

Para fundamentar a Filosofia como ciência é preciso atingir a evidência apodítica e exigir uma reflexão crítica;

Èla é considerada, antes de tudo, um método de evidenciação, uma Filosofia destinada a resolver todos os problemas filosóficos;

A nova Filosofia pretende nada menos que abarcar , através de respostas, a todos os problemas possíveis reais e racionais, dentro do tempo e da eternidade;

A fenomenologia tende a abranger cientificamente a UNIVERSALIDADE de todos os seres, realizando plenamente s idéia de uma Filosofia universal

Page 11: Método fenomenológico

FIM!

Page 12: Método fenomenológico

A reação de vocês:

Page 13: Método fenomenológico

Referências

GILES, T. História do Existencialismo e da Fenomenologia. São Paulo: EPU, EDUSP, 1975.

¹ GUEDES, E. Curso de Metodologia Científica, 2ed. Curitiba: HD Livros, 2000. p. 76.