mesa redonda smart waste portugal patrimÓnio e … · mesa redonda moderação prof.ª doutora...

2
PATRIMÓNIO E CONSTRUÇÃO INOVAÇÃO E FUTURO SUSTENTÁVEL MESA REDONDA 24 MAR 20 | 14H30 ANFITEATRO NOBRE UIDB/04059/2020 Smart Waste Portugal A Associação Smart Waste Portugal (ASWP) é uma Associação sem fins lucrativos, criada em maio de 2015, que tem por objeto criar uma plataforma de âmbito nacional, que potencie o resíduo como um recurso, atuando em toda a cadeia de valor do Setor, promovendo a Investigação, o Desenvolvimento e a Inovação, potenciando e incentivando a cooperação entre as diversas entidades, públicas e privadas, nacionais e internacionais. [Mais info em https://www.citcem.org/evento/401]. CITCEM Criado em 2007, o CITCEM — Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória é uma unidade de I&D sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Ancorado no domínio das Humanidades e Ciências Sociais, o CITCEM atua como plataforma de investigação transdisciplinar, explorando as relações próximas entre várias áreas disciplinares, como a História, Arqueologia, História de Arte, Estudos Culturais e Literários, Demografia, Informação, Comunicação, e Ciências do Património, entre outras. [Mais info em https://www.citcem.org/evento/401]. Mesa Redonda Moderação Prof.ª Doutora Maria Leonor Botelho (Professora DCTP/FLUP e Investigadora CITCEM) 14h30 Sessão de Abertura Institucional 14h40 Cidade Criativa, Património e Sustentabilidade: existe consenso possível? Arq.ª Fernanda Bocorny Messias (Consultora da ONU/PNUD e FAU/UnB) 14h55 Cidades sustentáveis: o caso do Porto Eng. Filipe Araújo (Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto) 15h10 Construção Circular — Prevenção dos Resíduos de Construção e Demolição Eng.ª Luísa Magalhães (Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal) 15h25 ProPolis: dos materiais à cidade Arq. Francisco Adão da Fonseca (Arquiteto Co- -fundador da SKREI — Integrative Architecture) 15h40 Debate

Upload: others

Post on 24-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MESA REDONDA Smart Waste Portugal PATRIMÓNIO E … · Mesa Redonda Moderação Prof.ª Doutora Maria Leonor Botelho (Professora DCTP/FLUP e Investigadora CITCEM) 14h30 Sessão de

PATRIMÓNIOE CONSTRUÇÃOINOVAÇÃO E FUTUROSUSTENTÁVEL

MESA REDONDA

24 MAR 20 | 14H30ANFITEATRO NOBRE

UIDB/04059/2020

Smart Waste PortugalA Associação Smart Waste Portugal (ASWP) é uma Associação sem fins lucrativos, criada em maio de 2015, que tem por objeto criar uma plataforma de âmbito nacional, que potencie o resíduo como um recurso, atuando em toda a cadeia de valor do Setor, promovendo a Investigação, o Desenvolvimento e a Inovação, potenciando e incentivando a cooperação entre as diversas entidades, públicas e privadas, nacionais e internacionais. [Mais info em https://www.citcem.org/evento/401].

CITCEMCriado em 2007, o CITCEM — Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória é uma unidade de I&D sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Ancorado no domínio das Humanidades e Ciências Sociais, o CITCEM atua como plataforma de investigação transdisciplinar, explorando as relações próximas entre várias áreas disciplinares, como a História, Arqueologia, História de Arte, Estudos Culturais e Literários, Demografia, Informação, Comunicação, e Ciências do Património, entre outras. [Mais info

em https://www.citcem.org/evento/401].

Mesa Redonda

ModeraçãoProf.ª Doutora Maria Leonor Botelho (Professora DCTP/FLUP e Investigadora CITCEM)

14h30 Sessão de Abertura Institucional

14h40 Cidade Criativa, Património e Sustentabilidade: existe consenso possível? Arq.ª Fernanda Bocorny Messias (Consultora da ONU/PNUD e FAU/UnB)

14h55 Cidades sustentáveis: o caso do Porto Eng. Filipe Araújo (Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto)

15h10 Construção Circular — Prevenção dos Resíduos de Construção e Demolição Eng.ª Luísa Magalhães (Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal)

15h25 ProPolis: dos materiais à cidade Arq. Francisco Adão da Fonseca (Arquiteto Co- -fundador da SKREI — Integrative Architecture)

15h40 Debate

Page 2: MESA REDONDA Smart Waste Portugal PATRIMÓNIO E … · Mesa Redonda Moderação Prof.ª Doutora Maria Leonor Botelho (Professora DCTP/FLUP e Investigadora CITCEM) 14h30 Sessão de

ORADORES

Fernanda Bocorny MessiasArquiteta e Urbanista, pela Faculdade de Urbanismo da Universidade de Brasília (1990, FAU/UnB), MsC em Desenvolvimento Sustentável, pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (2017, CDS/UnB), quando relacionou a Economia Criativa com a Sustentabilidade, e atualmente é Doutoranda FAU/UnB, com o tema da Sustentabilidade de Cidades Criativas.

Experiência de mais de 20 anos na área ambiental, foi Coordenadora-Geral de Design e Gestão Ambiental do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC, 2001-2012), quando coordenou o Programa Brasileiro do Design e foi conselheira de Conselhos nacionais, como o de Meio Ambiente (CONAMA) e Recursos Hídricos (CNRH) e de fóruns nacionais de cultura, sociedade e sustentabilidade. É Gerente de Projetos, com ênfase em políticas públicas de sustentabilidade e design. Coordenou o Diagnóstico do Design do Distrito Federal (2018), subsídio ao planeamento de Brasília Cidade Criativa do Design (consultoria ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia-IBICT). Foi Curadora do II Mercado Território Criativo do Distrito Federal (2019), organizado pelo Instituto Bem Cultural. Atualmente é Consultora da ONU/PNUD para políticas públicas, com ênfase em indústria, design e sustentabilidade, professora e curadora de eventos criativos.

Filipe AraújoVice-Presidente e Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente na Câmara Municipal do Porto.Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente na Câmara Municipal do Porto (mandato 2013-2017). Presidente do Conselho de Administração da Agência de Energia do Porto. Presidente do Conselho de Administração da Associação Porto Digital. Presidente

da Mesa da Assembleia Geral da Empresa Municipal de Ambiente do Porto, EM, SA. Membro do Conselho de Administração da LIPOR. Presidente do Fórum do Ambiente da rede Eurocities. Vice-Presidente do Fórum do Ambiente da rede Eurocities (2016 - 2018). Membro do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações. Membro do Conselho Consultivo do MIL (Media Innovation Labs) da Universidade do Porto. Membro do Innovation Advisory Board da Universidade do Porto.

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. M.Sc. em Telecomunicações pela UMIST - University of Manchester Institute of Science and Technology, Manchester, Reino Unido. Foi Professor convidado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, entre 2007 e 2011. Foi deputado da Assembleia Municipal do Porto entre 2005 e 2009. Quadro superior de uma empresa de telecomunicações, entre 1999 e 2013. Membro do Conselho de Administração da Fundação da Juventude, entre 2007 e 2013.

Luísa MagalhãesLicenciada em Engenharia do Ambiente pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no ano de 2002. Simultaneamente, obteve o grau de Mestre em Diagnóstico Ambiental pela Universidade de Cranfield, Reino Unido, com a aprovação da dissertação da tese em Tratamento Biológico para os efluentes gerados numa empresa produtora de vinhos do Porto.

Em setembro de 2002, integrou os quadros da empresa Sociedade Portuguesa de Inovação, SA, onde exerceu funções de Consultora em projetos nacionais e internacionais, nomeadamente nas áreas da inovação, e-learning, empreendedorismo, agricultura e ambiente. Em março de 2004, foi nomeada Assessora do Gabinete do Vereador responsável pelo pelouro de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos da Câmara Municipal de

Lisboa. Em outubro de 2005, inicia a sua colaboração com a Lisboa E-Nova, desempenhando funções técnicas de apoio aos projectos de intervenção, comunicação e informação. Em setembro de 2016 iniciou funções como Diretora Executiva do Smart Waste Portugal - Business Development Network.

Francisco Adão da FonsecaArquitecto pela Universidade Técnica de Delft, Faculdade de Arquitetura (MSc). Membro efetivo da Ordem dos Arquitetos Holandesa Stichting Architectuur Register e da Ordem dos Arquitetos em Portugal. Integrou a Leembouw Nederland no estudo e atualização de técnicas de construção tradicionais (2004-09). Em 2010 iniciou a Skrei Lda em conjunto com Pedro Jervell e Alexandre Magalhães, reunindo numa só atividade as principais disciplinas associadas à construção – arquitetura, engenharia, construção civil, investigação aplicada de materiais e técnicas de construção e produção artística.

A Skrei tem desenvolvido atividade na reabilitação da baixa do Porto e linha da marginal do Douro. Tem trabalhado de forma intensa com a indústria vitivinícola, na concepção de laboratórios, lagares, materiais para vinificação, para a Herdade do Esporão, Adega do Sável de Mateus Nicolau de Almeida, Ramos Pinto, Vale Meão. A Skrei está envolvida em projetos de investigação em conjunto com o LEC Univ Minho, FEUP. O trabalho de Skrei tem sido exposto e apresentado em várias instituições culturais, incluindo o Museu da Fundação Gulbenkian (Lisboa, 2016), Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT, Lisboa, 2017), Bienal de Veneza (Pavilhão Britânico, 2017), Centro Cultural de Belém (Lisboa, 2018), Cité du Vin (Bordeaux), 2018, Centro Cultural de Belém (Lisboa, 2018), Museu de Arquitetura na Suíça (Basileia, 2018), Museu da Cidade do Porto (2019), Columbia University (Nova York, 2019), Centro Internacional de Arte José de Guimarães (Guimarães, 2019), Matadero (Madrid, 2019) e Royal Academy of Arts (Londes, 2019).