menu temas

53
MENU TEMAS MENU TEMAS

Upload: ziva

Post on 06-Jan-2016

59 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

MENU TEMAS. Didática do Líder de PG. Cinco Princípios dos Profissionais Superprodutivos. Relacionamento. Aprenda Com Quem Faz Sucesso há Mais de 2000 Anos. Dicas de Sucesso. Sucesso – Sorte ou Garra. Idéias Para Dinamizar Pilares. MENU TEMAS. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: MENU TEMAS

MENU TEMASMENU TEMAS

Page 2: MENU TEMAS

Cinco Princípios dos Profissionais Superprodutivos

Aprenda Com Quem Faz Sucesso há Mais de 2000 Anos

Sucesso – Sorte ou Garra

Idéias Para Dinamizar Pilares

• Didática do Líder Didática do Líder de PGde PG

• RelacionamentoRelacionamento

• Dicas de SucessoDicas de Sucesso

Page 3: MENU TEMAS

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 4: MENU TEMAS

Medite nesta história: Havia nos EUA um pai que era bêbado, pobre Medite nesta história: Havia nos EUA um pai que era bêbado, pobre e burro. Ele gerou 2 filhos. Um se tornou um perigoso assaltante e e burro. Ele gerou 2 filhos. Um se tornou um perigoso assaltante e criminoso e o outro um médico famoso e amado por todos.criminoso e o outro um médico famoso e amado por todos.Um repórter da revista Time procurou o filho bandido e perguntou: Um repórter da revista Time procurou o filho bandido e perguntou: -Por que você desceu tanto na vida? E teve como resposta: -Ora, -Por que você desceu tanto na vida? E teve como resposta: -Ora, também com o pai que eu tive você queria o quê? O mesmo também com o pai que eu tive você queria o quê? O mesmo repórter foi entrevistar o médico famoso, irmão do temido repórter foi entrevistar o médico famoso, irmão do temido assassino e perguntou: -Por que você subiu tanto na vida? E teve assassino e perguntou: -Por que você subiu tanto na vida? E teve como resposta: -Ora, tambémcomo resposta: -Ora, tambémcom o pai que eu tive você queria o quê? Moral da história. Não com o pai que eu tive você queria o quê? Moral da história. Não existeexistedeterminismo do destino. Ou como dizia minha vovó: Você não determinismo do destino. Ou como dizia minha vovó: Você não pode proibirpode proibirque os passarinhos voem sobre sua pessoa, mas você tem livre-que os passarinhos voem sobre sua pessoa, mas você tem livre-arbítrio paraarbítrio paraimpedir que eles façam ninhos sobre sua cabeça. Pare de reclamar impedir que eles façam ninhos sobre sua cabeça. Pare de reclamar e partae partapara a luta. Afinal, você prefere ser o bandido ou o mocinho da Arte para a luta. Afinal, você prefere ser o bandido ou o mocinho da Arte de Viver?de Viver?

1. Princípio do Destino1. Princípio do Destino – Não – Não importa o que a vida lhe fez, o que importa o que a vida lhe fez, o que importa é o que você está fazendo importa é o que você está fazendo com aquilo que a vida lhe fez.com aquilo que a vida lhe fez.Para ser uma pessoa superprodutiva Para ser uma pessoa superprodutiva é preciso mudar a direção de sua é preciso mudar a direção de sua mente.mente.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 5: MENU TEMAS

Houve uma época que Albert Einsten visitou o Brasil. Assis Chateubriant, o Chatô, Houve uma época que Albert Einsten visitou o Brasil. Assis Chateubriant, o Chatô, ficou encarregado para mostrar a cidade de São Paulo ao grande cientista, dono da ficou encarregado para mostrar a cidade de São Paulo ao grande cientista, dono da idéia da relatividade. Durante o tour e, repetidas vezes, Chatô retirava do bolso um idéia da relatividade. Durante o tour e, repetidas vezes, Chatô retirava do bolso um papel e anotava alguma coisa. Einstein ficou curioso e perguntou:papel e anotava alguma coisa. Einstein ficou curioso e perguntou:- Por que o senhor sempre faz uma parada para escrever algo? Chatô respondeu: - Por que o senhor sempre faz uma parada para escrever algo? Chatô respondeu: - Ora, senhor Eisntein, é que eu tenho o hábito de anotar a quantidade de idéias - Ora, senhor Eisntein, é que eu tenho o hábito de anotar a quantidade de idéias que me surge na mente para, depois, escolher as melhores, pois o senhor sabe que que me surge na mente para, depois, escolher as melhores, pois o senhor sabe que idéias são como pássaros de fogo que nos pousam à mente quando menos idéias são como pássaros de fogo que nos pousam à mente quando menos esperamos mas... por que o senhor me pergunta isso?... O senhor não tem o hábito esperamos mas... por que o senhor me pergunta isso?... O senhor não tem o hábito de anotar as idéias quando elas lhe surgem á mente, senhor Einstein? A que o de anotar as idéias quando elas lhe surgem á mente, senhor Einstein? A que o maior gênio do século respondeu: maior gênio do século respondeu:

2. Princípio do Chatô2. Princípio do Chatô – – Concentre-se numa idéia só e seja Concentre-se numa idéia só e seja polivalente na sua execução. Ser polivalente na sua execução. Ser polivalente com mil idéias na polivalente com mil idéias na cabeça é ser o moderno bobo da cabeça é ser o moderno bobo da corte da incompetência.corte da incompetência.

MENUMENUTEMASTEMAS

-“Ora, pra quê, eu só tive uma”? Só que essa uma mudou o destino do -“Ora, pra quê, eu só tive uma”? Só que essa uma mudou o destino do mundo. É preciso ser como Eisntein: Ter uma idéia só e ter foco para ser mundo. É preciso ser como Eisntein: Ter uma idéia só e ter foco para ser um vencedor. Ser polivalente não é ser uma fábrica de idéias, é ser uma um vencedor. Ser polivalente não é ser uma fábrica de idéias, é ser uma fábrica de alternativas para uma idéia bem pesquisada e encontrar mil fábrica de alternativas para uma idéia bem pesquisada e encontrar mil maneiras de anunciá-la, executá-la, torná-la útil: este é o segredo. Afinal, maneiras de anunciá-la, executá-la, torná-la útil: este é o segredo. Afinal, você, prefere ser Chatô ou Albert Einsten?você, prefere ser Chatô ou Albert Einsten?

Page 6: MENU TEMAS

Há uma fábula em que o Criador Há uma fábula em que o Criador decidiu realizar decidiu realizar todos os todos os desejos do primeiro homem que desejos do primeiro homem que

encontrasse no Planeta. Assim que achou o encontrasse no Planeta. Assim que achou o felizardo, o Criador lhe disse: felizardo, o Criador lhe disse:

-Eu sou o Senhor e quero realizar todos -Eu sou o Senhor e quero realizar todos os seus os seus desejos mas tem um desejos mas tem um pequeno detalhe que quero lhe pequeno detalhe que quero lhe dizer: Tudo que dizer: Tudo que você Me pedir Eu dou, porém, para seu irmão Eu darei o dobro. você Me pedir Eu dou, porém, para seu irmão Eu darei o dobro. Explicando melhor. Se você me pedir um bilhão de dólares eu faço Explicando melhor. Se você me pedir um bilhão de dólares eu faço aparecer na sua conta bancária esse dinheiro mas na conta de seu aparecer na sua conta bancária esse dinheiro mas na conta de seu irmão eu faço aparecer 2 bilhões de dólares, se você me pedir uma irmão eu faço aparecer 2 bilhões de dólares, se você me pedir uma mansão eu lhe dou, mas para seu irmão Eu dou 2 mansões, entendeu? mansão eu lhe dou, mas para seu irmão Eu dou 2 mansões, entendeu? Estava fácil: se o homem pedisse um belíssimo automóvel Estava fácil: se o homem pedisse um belíssimo automóvel luxuosíssimo, Deus lhe daria, mas o seu irmão teria o dobro, isto é, luxuosíssimo, Deus lhe daria, mas o seu irmão teria o dobro, isto é, dois carros. O Homem entendeu, concordou com tudo e fez seu pedido: dois carros. O Homem entendeu, concordou com tudo e fez seu pedido: Quero que o Senhor me fure 1 (um) olho. Quero que o Senhor me fure 1 (um) olho.

3. Princípio do Cowboy3. Princípio do Cowboy – Alveje, – Alveje, não inveje.não inveje.

MENUMENUTEMASTEMAS

A inveja bloqueia a excelência pessoal e profissional A inveja bloqueia a excelência pessoal e profissional porque rouba a energia reservada para a motivação. O porque rouba a energia reservada para a motivação. O segredo é: concentre-se em seus projetos de vida, mas não segredo é: concentre-se em seus projetos de vida, mas não inveje os outros. Vencedores têm objetivos, eles, alvejam, inveje os outros. Vencedores têm objetivos, eles, alvejam, não invejam.não invejam.

Page 7: MENU TEMAS

Uma vez uma empresa concorrente acusou a Uma vez uma empresa concorrente acusou a Fiat de produzir carros bons, mas que tinham Fiat de produzir carros bons, mas que tinham bancos duros que não permitiam ao motorista bancos duros que não permitiam ao motorista viajar relaxado. A Fiat respondeu: Nossa viajar relaxado. A Fiat respondeu: Nossa empresa entendeu que lugar de relaxar é no empresa entendeu que lugar de relaxar é no sofá e que o comodismo relaxante dos outros sofá e que o comodismo relaxante dos outros carros provoca acidentes por relaxar reflexos. carros provoca acidentes por relaxar reflexos. Que grande argumento! Uma aparente Que grande argumento! Uma aparente desvantagem foi transformada em desvantagem foi transformada em DEZvantagem. Assim fazem os vencedores.DEZvantagem. Assim fazem os vencedores.

4. Princípio do Fiat4. Princípio do Fiat – – Hoje, vencer é você saber Hoje, vencer é você saber transformar transformar desvantagens em desvantagens em DEZvantagens.DEZvantagens.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 8: MENU TEMAS

O homem não tem um espírito. Ele é um O homem não tem um espírito. Ele é um espírito, um fôlego de vida que vem de Deus. espírito, um fôlego de vida que vem de Deus. Quando você traz dentro de você o ódio, a Quando você traz dentro de você o ódio, a ingratidão, a inveja, o ressentimento e o ingratidão, a inveja, o ressentimento e o orgulho você tende a ser improdutivo pois sua orgulho você tende a ser improdutivo pois sua alma está enferma. Alma quer dizer anema, alma está enferma. Alma quer dizer anema, ânimo como é a origem no latim. Motivação é ânimo como é a origem no latim. Motivação é mais que motivo para a ação, é anema, ânimo. mais que motivo para a ação, é anema, ânimo. Uma pessoa sem entusiasmo é uma pessoa Uma pessoa sem entusiasmo é uma pessoa desanimada que significa ausência de anema.desanimada que significa ausência de anema.

5. Para trabalhar com 5. Para trabalhar com alma, é preciso que ela alma, é preciso que ela não esteja estressada.não esteja estressada.

Paz de Espírito + Mente Preparada + Ação Paz de Espírito + Mente Preparada + Ação Concentrada = Produtividade Total.Concentrada = Produtividade Total.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 9: MENU TEMAS

Quando você diz a uma Quando você diz a uma pessoa: pessoa: Acredito em você, você Acredito em você, você é capaz, é capaz, isto é, quando você dá isto é, quando você dá

reconhecimento a reconhecimento a alguém, você alguém, você produz dentro produz dentro dela o anema, que dela o anema, que é a respiração da é a respiração da alma. O anema o transformará numa pessoa alma. O anema o transformará numa pessoa superprodutiva porque você trabalhará com sua alma superprodutiva porque você trabalhará com sua alma descansada, produzindo endorfina. Mas como produzir descansada, produzindo endorfina. Mas como produzir o anema em você mesmo? Você o faz com o poder do o anema em você mesmo? Você o faz com o poder do perdão. Mentalize quem odeia perdão. Mentalize quem odeia você e perdoe. você e perdoe.

MENUMENUTEMASTEMAS

Pense numa coisa ruim que você fez e Pense numa coisa ruim que você fez e perdoe a você mesmo (afinal, se você perdoe a você mesmo (afinal, se você pudesse voltar o tempo você não faria de pudesse voltar o tempo você não faria de novo e Deus sabe que é verdade). O novo e Deus sabe que é verdade). O perdão é a oportunidade da alma perdão é a oportunidade da alma respirar.respirar.

Page 10: MENU TEMAS

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 11: MENU TEMAS

Há quase 2.000 anos, bilhões de pessoas seguem os Há quase 2.000 anos, bilhões de pessoas seguem os ensinamentos de Cristo. Alguns discípulos são antigos; outros, ensinamentos de Cristo. Alguns discípulos são antigos; outros, muito recentes, mas todos com o mesmo fervor. Qual o segredo muito recentes, mas todos com o mesmo fervor. Qual o segredo deste líder que parece permanecer atual à medida que o tempo deste líder que parece permanecer atual à medida que o tempo passa? Quais são os seus ensinamentos?passa? Quais são os seus ensinamentos?Jesus reunia qualidades que o caracterizavam Jesus reunia qualidades que o caracterizavam como um líder autêntico, conquistadas ao como um líder autêntico, conquistadas ao longo de um processo gradativo. O caminho longo de um processo gradativo. O caminho para inspirar e transmitir segurança passa para inspirar e transmitir segurança passa pelas atitudes do dia-a-dia. Por isso, a pelas atitudes do dia-a-dia. Por isso, a liderança é o patamar mais próximo da auto-liderança é o patamar mais próximo da auto-realização. Essa é uma tarefa cheia de perigos realização. Essa é uma tarefa cheia de perigos e escolhas difíceis, mas oferece grandes e escolhas difíceis, mas oferece grandes recompensas. Jesus foi um líder visionário, recompensas. Jesus foi um líder visionário, ousado, às vezes frágil mas sempre corajoso, ousado, às vezes frágil mas sempre corajoso, determinado, confiável, solidário, enérgico determinado, confiável, solidário, enérgico quando necessário, e, acima de tudo, quando necessário, e, acima de tudo, carismático e exemplar. Enfim, ele foi a síntese carismático e exemplar. Enfim, ele foi a síntese do que existe de divino em ser humano. A do que existe de divino em ser humano. A seguir, apresento os 10 mandamentos da seguir, apresento os 10 mandamentos da Liderança segundo Jesus Cristo, baseados nas Liderança segundo Jesus Cristo, baseados nas características humanas de Cristo.características humanas de Cristo.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 12: MENU TEMAS

Jesus confiava e acreditava em seu grupo, oferecendo-lhe a Jesus confiava e acreditava em seu grupo, oferecendo-lhe a chance de aprender com o erro. Incentivava os discípulos a chance de aprender com o erro. Incentivava os discípulos a tentarem sempre de novo. A principal lição de Jesus é que não tentarem sempre de novo. A principal lição de Jesus é que não se pode julgar os outros com severidade, porque, do mesmo se pode julgar os outros com severidade, porque, do mesmo modo que julgar, o indivíduo será julgado.modo que julgar, o indivíduo será julgado.

1. COMPREENSIVO1. COMPREENSIVO

Quem não é compreensivo acaba sendo objeto Quem não é compreensivo acaba sendo objeto de incompreensão. Jesus perdoava ao constatar de incompreensão. Jesus perdoava ao constatar o arrependimento sincero pelos erros o arrependimento sincero pelos erros cometidos. Nunca deixava de dizer a seus cometidos. Nunca deixava de dizer a seus seguidores o quanto eles eram importantes e seguidores o quanto eles eram importantes e sabia adequar o tipo de reconhecimento àquele sabia adequar o tipo de reconhecimento àquele que o estivesse merecendo. Fazia isso por ter que o estivesse merecendo. Fazia isso por ter consciência de que a maior necessidade consciência de que a maior necessidade emocional de uma pessoa é se sentir emocional de uma pessoa é se sentir valorizada. Só é respeitado quem for capaz de valorizada. Só é respeitado quem for capaz de desenvolver a auto-estima, fundamental para a desenvolver a auto-estima, fundamental para a busca do auto-conhecimento. Jesus deixou claro busca do auto-conhecimento. Jesus deixou claro que mais difícil do que perdoar é conscientizar-que mais difícil do que perdoar é conscientizar-se do erro e assumi-lo, porque isso significa se do erro e assumi-lo, porque isso significa reconhecer que é preciso mudar os conceitos e reconhecer que é preciso mudar os conceitos e o modo de agir.o modo de agir.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 13: MENU TEMAS

O importante é entender o equívoco para O importante é entender o equívoco para não cometê-lo de novo ou, pelo menos, não cometê-lo de novo ou, pelo menos, não repeti-lo em iguais circunstâncias. não repeti-lo em iguais circunstâncias. Permissão para errar é permissão para Permissão para errar é permissão para crescer.crescer.Cabe ao líder multiplicar competências, Cabe ao líder multiplicar competências, como Jesus fez com seus discípulos ao como Jesus fez com seus discípulos ao incentivar as habilidades duráveis de incentivar as habilidades duráveis de todos eles que caracterizassem um todos eles que caracterizassem um diferencial para atingir o objetivo. Para diferencial para atingir o objetivo. Para extrair esse tipo de energia especial de extrair esse tipo de energia especial de uma equipe, ele leva seus integrantes a uma equipe, ele leva seus integrantes a compreenderem o significado a longo compreenderem o significado a longo prazo do que estão realizando. Ao prazo do que estão realizando. Ao comandar uma equipe que estava comandar uma equipe que estava aprendendo algo totalmente novo, o fez aprendendo algo totalmente novo, o fez com base no companheirismo, no bom com base no companheirismo, no bom senso e na compreensão, fortalecendo as senso e na compreensão, fortalecendo as relações humanas.relações humanas.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 14: MENU TEMAS

Jesus se fazia seguir e obedecer por um grupo, de forma Jesus se fazia seguir e obedecer por um grupo, de forma espontânea, dedicada e motivada, em direção a um espontânea, dedicada e motivada, em direção a um objetivo.objetivo.Transmitindo confiança e segurança, empolgava os Transmitindo confiança e segurança, empolgava os colaboradores e os empurrava para a frente. colaboradores e os empurrava para a frente.

2. INSPIRADOR2. INSPIRADOR

Ele estimulava a vontade de vencer em todos Ele estimulava a vontade de vencer em todos com quem se relacionava. Como líder com quem se relacionava. Como líder autêntico, encarnava as crenças e valores do autêntico, encarnava as crenças e valores do grupo a que pertencia.grupo a que pertencia.Com sua atuação carismática, conseguia que o Com sua atuação carismática, conseguia que o grupo atingisse as metas com maior eficiência. grupo atingisse as metas com maior eficiência. Tinha iniciativa de líder e atuava de maneira Tinha iniciativa de líder e atuava de maneira preventiva, antecipando e estudando as preventiva, antecipando e estudando as possibilidades de erro. Estava sempre atento possibilidades de erro. Estava sempre atento para as necessidades de ação e mudanças, e para as necessidades de ação e mudanças, e jamais hesitou em tomar providências que jamais hesitou em tomar providências que evitariam ou remediariam problemas. Jesus evitariam ou remediariam problemas. Jesus não esperava as coisas acontecerem; ele as não esperava as coisas acontecerem; ele as fazia acontecer em função dos objetivos que fazia acontecer em função dos objetivos que perseguia.perseguia.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 15: MENU TEMAS

O discurso de Jesus era simples e O discurso de Jesus era simples e claro, utilizando metáforas alusivas ao claro, utilizando metáforas alusivas ao cotidiano de seus espectadores. O cotidiano de seus espectadores. O objetivo era se fazer entender por todo objetivo era se fazer entender por todo tipo de pessoa e levar o indivíduo a tipo de pessoa e levar o indivíduo a exercitar o raciocínio (daí o emprego exercitar o raciocínio (daí o emprego das parábolas). Jesus multiplicou seu das parábolas). Jesus multiplicou seu talento de orador por vários discípulos talento de orador por vários discípulos e assim espalhou sua palavra. Quando e assim espalhou sua palavra. Quando se dirigia a um grupo, sabia como se dirigia a um grupo, sabia como eram os seus integrantes, quais os eram os seus integrantes, quais os interesses deles, suas expectativas, o interesses deles, suas expectativas, o nível de conhecimento e compreensão. nível de conhecimento e compreensão. Era habilidoso em argumentos para Era habilidoso em argumentos para mudar as ações, os pensamentos e as mudar as ações, os pensamentos e as opiniões de quem o escutava.opiniões de quem o escutava.

3. ORATÓRIA3. ORATÓRIA

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 16: MENU TEMAS

Jesus procurou não se desviar de seus Jesus procurou não se desviar de seus objetivos e agia como orientador, objetivos e agia como orientador, embora ele próprio enfrentasse embora ele próprio enfrentasse constantes desafios, pois suas constantes desafios, pois suas propostas baseavam-se na igualdade e propostas baseavam-se na igualdade e no amor ao próximo, ingredientes no amor ao próximo, ingredientes inovadores na época. Era o entusiasmo inovadores na época. Era o entusiasmo de seus discursos que inflamava de seus discursos que inflamava platéias imensas. Mas, como era um platéias imensas. Mas, como era um líder agregador, utilizava como líder agregador, utilizava como instrumento um processo de empatia e instrumento um processo de empatia e de união - nunca de submissão ou de união - nunca de submissão ou opressão. Jamais subjugou alguém; opressão. Jamais subjugou alguém; impôs sua autoridade cativando os impôs sua autoridade cativando os outros. A segurança vinha de suas outros. A segurança vinha de suas fortes convicções, em acreditar no que fortes convicções, em acreditar no que dizia e demonstrá-las através de dizia e demonstrá-las através de atitudes, quando proferia os sermões.atitudes, quando proferia os sermões.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 17: MENU TEMAS

Jesus foi um grande educador e Jesus foi um grande educador e conselheiro, repassando conhecimentos e conselheiro, repassando conhecimentos e valores, tanto teóricos quanto práticos. A valores, tanto teóricos quanto práticos. A educação foi a prioridade número um de educação foi a prioridade número um de Jesus. Essa preocupação se revela com Jesus. Essa preocupação se revela com clareza em seus ensinamentos: "Ou fazei clareza em seus ensinamentos: "Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom: ou fazei a a árvore boa e o seu fruto bom: ou fazei a árvore má e o seu fruto mau: pois que árvore má e o seu fruto mau: pois que pelo fruto é que a árvore se conhece" pelo fruto é que a árvore se conhece" (Mateus 12:33). Apesar de falar com (Mateus 12:33). Apesar de falar com muita autoridade, Jesus insistiu com muita autoridade, Jesus insistiu com veemência na necessidade de se ter a veemência na necessidade de se ter a humildade de compreender que toda humildade de compreender que toda pessoa tem algo a ensinar e a aprender. pessoa tem algo a ensinar e a aprender. O ser humano está em constante O ser humano está em constante aprendizado, mas a qualquer momento aprendizado, mas a qualquer momento pode ter de exercer o papel de educador pode ter de exercer o papel de educador e estar preparado para isso.e estar preparado para isso.

4. CONSELHEIRO4. CONSELHEIRO

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 18: MENU TEMAS

Assim, podia delegar poderes, Assim, podia delegar poderes, pois não conseguiria (e não pois não conseguiria (e não queria) fazer tudo sozinho ("Os queria) fazer tudo sozinho ("Os campos estão prontos para a campos estão prontos para a colheita, mas os trabalhadores colheita, mas os trabalhadores são poucos").são poucos").Conceder autoridade é Conceder autoridade é alavancar os dons pessoais dos alavancar os dons pessoais dos colaboradores, incentivando-os colaboradores, incentivando-os a crescer e a desenvolver sua a crescer e a desenvolver sua capacidade crítica, tornando-os capacidade crítica, tornando-os multiplicadores de idéias. Isso multiplicadores de idéias. Isso é liderança autêntica.é liderança autêntica.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 19: MENU TEMAS

O líder tem uma visão mais O líder tem uma visão mais ampla da realidade e assume ampla da realidade e assume como sua a luta pelos como sua a luta pelos interesses de todos aqueles que interesses de todos aqueles que estão sob seu comando. Há estão sob seu comando. Há ocasiões em que até as pessoas ocasiões em que até as pessoas mais próximas põem em dúvida mais próximas põem em dúvida a sua missão. É nesses a sua missão. É nesses momentos que a confiança em momentos que a confiança em si mesmo e nos outros e a si mesmo e nos outros e a determinação são fatores determinação são fatores decisivos. Jesus, por exemplo, decisivos. Jesus, por exemplo, estabeleceu suas intenções, estabeleceu suas intenções, metas, táticas, ações e metas, táticas, ações e manteve-se fiel a elas.manteve-se fiel a elas.

5) CONFIANÇA5) CONFIANÇA

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 20: MENU TEMAS

Para concretizar o plano de propagar sua Para concretizar o plano de propagar sua mensagem, procurou satisfazer três mensagem, procurou satisfazer três necessidades: executou as tarefas a que se necessidades: executou as tarefas a que se propôs, ensinando e realizando curas e propôs, ensinando e realizando curas e milagres; montou uma equipe de milagres; montou uma equipe de colaboradores e motivou-os; deu ferramentas colaboradores e motivou-os; deu ferramentas a seus seguidores para que crescessem e a seus seguidores para que crescessem e desenvolvessem a autoconfiança e a desenvolvessem a autoconfiança e a iniciativa. Esta preparação tornou-o um iniciativa. Esta preparação tornou-o um exímio identificador de problemas no grupo e exímio identificador de problemas no grupo e habilitou-o a ter uma noção exata do rumo habilitou-o a ter uma noção exata do rumo que os discípulos estavam tomando.que os discípulos estavam tomando.Ele ensinou seus discípulos a verem Ele ensinou seus discípulos a verem significado e valor no trabalho que faziam, e significado e valor no trabalho que faziam, e a sentirem-se responsáveis pelas a sentirem-se responsáveis pelas conseqüências de seus esforços. Havia conseqüências de seus esforços. Havia confiança mútua e, no grupo, essa confiança mútua e, no grupo, essa reciprocidade significava que todos os reciprocidade significava que todos os envolvidos podiam expor seus pontos de vista envolvidos podiam expor seus pontos de vista e falar abertamente das discordâncias, sem e falar abertamente das discordâncias, sem medo de retaliação. Sergio Mottamedo de retaliação. Sergio Motta

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 21: MENU TEMAS

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 22: MENU TEMAS

Já houve alguma ocasião em que você Já houve alguma ocasião em que você desejou conquistar uma garota e não desejou conquistar uma garota e não conseguiu? E se você é garota, lembra-conseguiu? E se você é garota, lembra-se de quando desejou atrair a si um se de quando desejou atrair a si um rapaz e não conseguiu? Por acaso você rapaz e não conseguiu? Por acaso você já desejou ser um dos primeiros alunos já desejou ser um dos primeiros alunos de sua classe e não chegou lá? E no de sua classe e não chegou lá? E no trabalho, já sentiu dificuldade de estar trabalho, já sentiu dificuldade de estar entre aqueles cuja eficiência o chefe entre aqueles cuja eficiência o chefe elogia? Já fez algum negócio pensando elogia? Já fez algum negócio pensando em obter um bom lucro e acabou tendo em obter um bom lucro e acabou tendo prejuízo?prejuízo?

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 23: MENU TEMAS

É duro fracassar, não é? É duro fracassar, não é? Desgraçadamente, o fracasso é muito Desgraçadamente, o fracasso é muito mais comum que o sucesso. Conseguir mais comum que o sucesso. Conseguir aquilo que se deseja é uma arte que aquilo que se deseja é uma arte que poucos conseguem aprender. Muita poucos conseguem aprender. Muita gente passa a vida toda jogando na gente passa a vida toda jogando na loteria e, na grande maioria dos casos, loteria e, na grande maioria dos casos, acaba ficando mais pobre do que o que acaba ficando mais pobre do que o que era. Outros ficam esperando que o era. Outros ficam esperando que o sucesso caia do céu como que num sucesso caia do céu como que num toque de mágica. O resultado é uma toque de mágica. O resultado é uma constante frustração, já que isso só constante frustração, já que isso só acontece em casos muito raros.acontece em casos muito raros.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 24: MENU TEMAS

Mas se você quer mesmo ter sucesso, Mas se você quer mesmo ter sucesso, saiba que há um conjunto de técnicas saiba que há um conjunto de técnicas que nos ajudam a conseguir as coisas. O que nos ajudam a conseguir as coisas. O êxito é regido por leis e princípios que, êxito é regido por leis e princípios que, embora não sejam infalíveis, servem embora não sejam infalíveis, servem como instrumentos e ferramentas.como instrumentos e ferramentas.É bom lembrar, porém, que nem todo o É bom lembrar, porém, que nem todo o mundo vai conseguir ser um Pelé no mundo vai conseguir ser um Pelé no futebol ou um Mike Tysson no boxe. futebol ou um Mike Tysson no boxe. Contudo, qualquer pessoa que deseje, Contudo, qualquer pessoa que deseje, pode conseguir um grau satisfatório de pode conseguir um grau satisfatório de sucesso nas atividades às quais se sucesso nas atividades às quais se dedique.dedique.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 25: MENU TEMAS

Para se aprender a ter sucesso, é Para se aprender a ter sucesso, é preciso primeiro saber o que é preciso primeiro saber o que é sucesso. Muita gente começa a sucesso. Muita gente começa a fracassar quando faz do sucesso uma fracassar quando faz do sucesso uma ilusão inatingível. No livro “Lute Pelo ilusão inatingível. No livro “Lute Pelo Sucesso”, Everett Suters apresenta Sucesso”, Everett Suters apresenta uma série de características do uma série de características do sucesso que podem ser resumidas da sucesso que podem ser resumidas da seguinte maneira:seguinte maneira:

Características do SucessoCaracterísticas do SucessoMENUMENUTEMASTEMAS

Page 26: MENU TEMAS

O sucesso de uma pessoa não é O sucesso de uma pessoa não é necessariamente sucesso para outra necessariamente sucesso para outra pessoa. Para Ayrton Senna, por pessoa. Para Ayrton Senna, por exemplo, o sucesso era ganhar o exemplo, o sucesso era ganhar o campeonato mundial de fórmula 1. Já campeonato mundial de fórmula 1. Já para um intelectual, o sucesso seria o para um intelectual, o sucesso seria o lançamento de um bom livro. Você é lançamento de um bom livro. Você é quem decide o que é sucesso para você.quem decide o que é sucesso para você.

1. O Sucesso é Pessoal1. O Sucesso é Pessoal

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 27: MENU TEMAS

““Se, na sua mente, você é bem sucedido, Se, na sua mente, você é bem sucedido, então, de fato, você é.” O Sucesso não é então, de fato, você é.” O Sucesso não é medido apenas em dinheiro, como alguns medido apenas em dinheiro, como alguns pensam. É preciso que você esteja pensam. É preciso que você esteja contente com suas consecuções.contente com suas consecuções.

2. O Sucesso é Mental2. O Sucesso é Mental

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 28: MENU TEMAS

Ninguém é bem sucedido em tudo ou Ninguém é bem sucedido em tudo ou fracassado em tudo. Além disso, o que é fracassado em tudo. Além disso, o que é sucesso para uns pode ser fracasso sucesso para uns pode ser fracasso para outros. Te ruma casa própria pode para outros. Te ruma casa própria pode ser sinal de sucesso para quem não ser sinal de sucesso para quem não tinha nada, e sinal de fracasso para tinha nada, e sinal de fracasso para quem já teve várias casas. “Você é o quem já teve várias casas. “Você é o melhor ‘ponto de referência’ de seu melhor ‘ponto de referência’ de seu próprio sucesso.”próprio sucesso.”

3. O Sucesso é Relativo3. O Sucesso é Relativo

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 29: MENU TEMAS

Normalmente, o sucesso não chega todo Normalmente, o sucesso não chega todo de uma vez. Ele é o resultado de um de uma vez. Ele é o resultado de um conjunto de boas consecuções, e por isso conjunto de boas consecuções, e por isso mesmo leva tempo. Você pode até ter mesmo leva tempo. Você pode até ter alguns fracassos dentro de um período alguns fracassos dentro de um período de tempo em que você foi bem sucedido de tempo em que você foi bem sucedido no todo.no todo.

4. O Sucesso é Progressivo4. O Sucesso é Progressivo

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 30: MENU TEMAS

Ou seja, você o leva para onde for. O Ou seja, você o leva para onde for. O sucesso não depende do ambiente ou sucesso não depende do ambiente ou do emprego que você tem, e sim das do emprego que você tem, e sim das qualidades que você desenvolver em qualidades que você desenvolver em si.si.

5. O Sucesso é Portátil5. O Sucesso é Portátil

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 31: MENU TEMAS

Uma pesquisa da Organização Gallup, Uma pesquisa da Organização Gallup, publicada pela Revista Seleções, publicada pela Revista Seleções, consultou 1.500 pessoas consideradas consultou 1.500 pessoas consideradas bem-sucedidas em determinados bem-sucedidas em determinados campos de atividade. Como resultado, a campos de atividade. Como resultado, a pesquisa identificou as cinco principais pesquisa identificou as cinco principais características comuns às pessoas de características comuns às pessoas de sucesso. Veja quais são essas sucesso. Veja quais são essas características:características:

A Pessoa Bem-SucedidaA Pessoa Bem-Sucedida

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 32: MENU TEMAS

Para 69% dos entrevistados, essa Para 69% dos entrevistados, essa característica era um dos fatores do sucesso. característica era um dos fatores do sucesso. Segundo eles, senso comum é “a capacidade Segundo eles, senso comum é “a capacidade de fazer julgamentos certos e práticos em de fazer julgamentos certos e práticos em relação a assuntos da vida diária”, ou seja, relação a assuntos da vida diária”, ou seja, saber discernir o que é importante e o que saber discernir o que é importante e o que não é para a solução de determinado não é para a solução de determinado problema. Em outras palavras, significa: problema. Em outras palavras, significa: “saber simplificar as coisas”, e isso a gente “saber simplificar as coisas”, e isso a gente aprende observando os erros nossos e dos aprende observando os erros nossos e dos outros.outros.

1. Senso Comum1. Senso ComumMENUMENUTEMASTEMAS

Page 33: MENU TEMAS

O conhecimento especializado em cada O conhecimento especializado em cada área é apontado como a segunda área é apontado como a segunda característica mais encontrada entre as característica mais encontrada entre as pesquisas (75%). Isso inclui a habilidade pesquisas (75%). Isso inclui a habilidade prática desenvolvida com a experiência prática desenvolvida com a experiência e o convívio em determinada atividade. e o convívio em determinada atividade. Seria como conhecer as manhas e Seria como conhecer as manhas e dominar os macetes da função.dominar os macetes da função.

2. Conhecer Bem o Campo de Ação2. Conhecer Bem o Campo de Ação

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 34: MENU TEMAS

Autoconfiança é a coragem de tomar Autoconfiança é a coragem de tomar iniciativas e “o atrevimento em agir iniciativas e “o atrevimento em agir positivamente para fazer que a vida positivamente para fazer que a vida ande para a frente”.ande para a frente”.Nada menos de 77% dos entrevistados Nada menos de 77% dos entrevistados atribuíram a essa característica grande atribuíram a essa característica grande parte de seu sucesso. Segundo eles a parte de seu sucesso. Segundo eles a confiança possui quatro componentes: confiança possui quatro componentes: força de vontade, capacidade de força de vontade, capacidade de estabelecer objetivos, iniciativa e estabelecer objetivos, iniciativa e perseverança nos projetos começados.perseverança nos projetos começados.

3. Autoconfiança3. AutoconfiançaMENUMENUTEMASTEMAS

Page 35: MENU TEMAS

Dos entrevistados, 43% consideraram Dos entrevistados, 43% consideraram essencial a inteligência e a facilidade de essencial a inteligência e a facilidade de “compreender conceitos difíceis com “compreender conceitos difíceis com rapidez e analisá-los com clareza e rapidez e analisá-los com clareza e concisão”. Para atividades concisão”. Para atividades administrativas eles acham que a administrativas eles acham que a inteligência inclui um bom QI (Quociente inteligência inclui um bom QI (Quociente de Inteligência), um amplo vocabulário e de Inteligência), um amplo vocabulário e fluência na leitura e na escrita. Essas fluência na leitura e na escrita. Essas pessoas de sucesso lêem uma média de pessoas de sucesso lêem uma média de 19 livros por ano, a maioria dos quais são 19 livros por ano, a maioria dos quais são obras de não-ficção.obras de não-ficção.

4. Inteligência Geral4. Inteligência Geral MENUMENUTEMASTEMAS

Page 36: MENU TEMAS

Segundo 75% dos entrevistados, três Segundo 75% dos entrevistados, três fatores levam a bons resultados: trabalho fatores levam a bons resultados: trabalho duro, organização e zelo. Na realidade, o duro, organização e zelo. Na realidade, o sucesso praticamente desconhece os sucesso praticamente desconhece os preguiçosos. Sem trabalho árduo e preguiçosos. Sem trabalho árduo e organizado, dificilmente se obtém êxito em organizado, dificilmente se obtém êxito em qualquer área.qualquer área.Outras qualidades apontadas em menor Outras qualidades apontadas em menor proporção foram capacidade de liderança, proporção foram capacidade de liderança, criatividade, boas maneiras e também um criatividade, boas maneiras e também um pouquinho de sorte.pouquinho de sorte.

5. Capacidade de 5. Capacidade de Conseguir Conseguir ResultadosResultados

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 37: MENU TEMAS

Embora algumas pessoas possam ser Embora algumas pessoas possam ser contempladas pela sorte, 99,9% dos contempladas pela sorte, 99,9% dos casos de sucesso não acontecem por casos de sucesso não acontecem por acaso. Sucesso não é coisa do destino, acaso. Sucesso não é coisa do destino, como pensam alguns, mas é uma como pensam alguns, mas é uma questão de “garra” mesmo. Todo questão de “garra” mesmo. Todo mundo tem uma área na vida em que mundo tem uma área na vida em que deseja ter sucesso. O negócio é deseja ter sucesso. O negócio é arregaçar as mangas e partir para a arregaçar as mangas e partir para a ação.ação.

SETE PASSOS PARA O SUCESSOSETE PASSOS PARA O SUCESSO

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 38: MENU TEMAS

Relacione-se bem com os outrosRelacione-se bem com os outros – Saber tratar – Saber tratar bem os diferentes tipos de pessoas é uma bem os diferentes tipos de pessoas é uma arte em extinção. Aprenda-a e você é quem arte em extinção. Aprenda-a e você é quem vai lucrar.vai lucrar.Desafie a você mesmoDesafie a você mesmo – Estabeleça metas – Estabeleça metas específicas que sejam relevantes para você. específicas que sejam relevantes para você. imponha limites de tempo a curto e médio imponha limites de tempo a curto e médio prazo e fiscalize a execução do plano. prazo e fiscalize a execução do plano. Acredite no seu próprio potencial.Acredite no seu próprio potencial.

Às qualidades já Às qualidades já mencionadas, outros mencionadas, outros autores acrescentam os autores acrescentam os seguintes passos para o seguintes passos para o sucesso:sucesso:

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 39: MENU TEMAS

Procure resultados, não a perfeiçãoProcure resultados, não a perfeição - As - As pessoas de sucesso raramente são pessoas de sucesso raramente são escravas do perfeccionismo. Em vez de escravas do perfeccionismo. Em vez de considerar os erros como fracassos, considerar os erros como fracassos, aprenda com eles e faça melhor nas aprenda com eles e faça melhor nas outras vezes.outras vezes.

Perdoe a você mesmoPerdoe a você mesmo - Nem - Nem sempre você vai conseguir sempre você vai conseguir alcançar todas as metas ou alcançar todas as metas ou acertar nas metas propostas. acertar nas metas propostas. Perdoe-se quando errar e Perdoe-se quando errar e tenha coragem de começar tenha coragem de começar outra vez.outra vez.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 40: MENU TEMAS

Compita consigo mesmo e não com os outrosCompita consigo mesmo e não com os outros - “As - “As pessoas de êxito estão mais interessadas em pessoas de êxito estão mais interessadas em melhorar seus próprios resultados que em melhorar seus próprios resultados que em competir com os outros.” Em vez de ter medo que competir com os outros.” Em vez de ter medo que um concorrente seja superior a você, aceite a um concorrente seja superior a você, aceite a cooperação dele. Veja os outros como cooperação dele. Veja os outros como companheiros de equipe e não como rivais. Não companheiros de equipe e não como rivais. Não tenha medo do êxito dos outros. Em equipe, todos tenha medo do êxito dos outros. Em equipe, todos crescem; isolados, todos ficam limitados.crescem; isolados, todos ficam limitados.

Arrisque-seArrisque-se – Saia da “zona de – Saia da “zona de conforto e comodismo”. Corra o conforto e comodismo”. Corra o risco de fracassar num grande risco de fracassar num grande empreendimento. Faça dos empreendimento. Faça dos fracassos seus degraus para o fracassos seus degraus para o sucesso.sucesso.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 41: MENU TEMAS

Deixe Deus fazer parte de sua equipeDeixe Deus fazer parte de sua equipe – – Deus pode mais do que ninguém, e Deus pode mais do que ninguém, e mais do que qualquer um Ele está mais do que qualquer um Ele está interessado no sucesso de todos. Conte interessado no sucesso de todos. Conte a Ele, acredite nEle e tenha fé. conte-a Ele, acredite nEle e tenha fé. conte-Lhe seus objetivos e peça-Lhe Lhe seus objetivos e peça-Lhe sabedoria para alcança-los. Você vai sabedoria para alcança-los. Você vai ver que com Deus a coisa funciona.ver que com Deus a coisa funciona.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 42: MENU TEMAS

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 43: MENU TEMAS

6.6. Tirar uma pessoa de cada PG para numa data Tirar uma pessoa de cada PG para numa data especifica participar de um jejum e oraçãoespecifica participar de um jejum e oração

7.7. Promover eventos espirituais momentos de oração, Promover eventos espirituais momentos de oração, oração intercessória, vigília em busca do ES, etc.oração intercessória, vigília em busca do ES, etc.

1.1. Líder espiritual e sincero amor Líder espiritual e sincero amor aos componentes do PGaos componentes do PG

2.2. Encarar o PG como um dos Encarar o PG como um dos movimentos para a volta de movimentos para a volta de JesusJesus

3.3. Semana de oração e dia de Semana de oração e dia de jejumjejum

4.4. Leitura ou estudo de um livro ou Leitura ou estudo de um livro ou temas proféticostemas proféticos

5.5. Retiros espirituaisRetiros espirituais

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 44: MENU TEMAS

8.8. Na primeira semana do mês Na primeira semana do mês organizar o sorteio entre os organizar o sorteio entre os membros do PG para realizar a membros do PG para realizar a visitas espirituais aos membros visitas espirituais aos membros do grupo leitura da bíblia, do grupo leitura da bíblia, louvor e oração.louvor e oração.

9.9. Levar os novos conversos a Levar os novos conversos a desenvolver uma experiência desenvolver uma experiência profunda com Deus identificar profunda com Deus identificar e desenvolver os dons. e desenvolver os dons.

10.10.Vigília uma vez por mêsVigília uma vez por mês11.11.Seminários sobre Espírito SantoSeminários sobre Espírito Santo

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 45: MENU TEMAS

1.1. CaminhadasCaminhadas2.2. Café da manhãCafé da manhã3.3. Escolher um líder de sociabilidade em cada PG, Escolher um líder de sociabilidade em cada PG,

responsável por criar atividades.responsável por criar atividades.4.4. Uma vez por mês juntar as panelas. Uma vez por mês juntar as panelas. 5.5. Confraternização geral com todos os PG Confraternização geral com todos os PG

recreação em lugar aberto para brincadeiras recreação em lugar aberto para brincadeiras diversas entre todos os componentes do grupo diversas entre todos os componentes do grupo adulto e criança.adulto e criança.

6.6. Cantinho da amizade momento do amigoCantinho da amizade momento do amigo7.7. Tarde no parqueTarde no parque8.8. Amigo secreto com presente ou frutas. Amigo secreto com presente ou frutas. 9.9. Assistir filmes evangélicos e de cunho moralAssistir filmes evangélicos e de cunho moral10.10.Correio da amizadeCorreio da amizade

SociabilidadeSociabilidade

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 46: MENU TEMAS

11.11.Bolo da amizadeBolo da amizade12.12.Demonstrar simpatia pelos Demonstrar simpatia pelos

componentes do grupo em componentes do grupo em dificuldade ou alegriadificuldade ou alegria

13.13.Por do sol em lugares diferentesPor do sol em lugares diferentes14.14.Realizar aniversário dos membros Realizar aniversário dos membros

cada mêscada mês15.15.Preparar um lanche para servir Preparar um lanche para servir

após a reunião do PGapós a reunião do PG16.16.Comemorar datas importantes; Comemorar datas importantes;

datas de casamento, batismo, etc.datas de casamento, batismo, etc.17.17.Surpreender aniversarianteSurpreender aniversariante18.18.Almoço entre os membros do PG Almoço entre os membros do PG

uma vez ao mês. uma vez ao mês. 19.19.Piqueniques entre os membrosPiqueniques entre os membros20.20.Passeios com objetivo de organizar Passeios com objetivo de organizar

o grupoo grupo

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 47: MENU TEMAS

21.21. Atividade recreativa entre os PGAtividade recreativa entre os PG22.22. Pedir a data de aniversário de cada membro do PGPedir a data de aniversário de cada membro do PG23.23. Promover encontros - jantar, almoços, lanches etc.Promover encontros - jantar, almoços, lanches etc.24.24. Visitas entre os membrosVisitas entre os membros25.25. Intercâmbios e integração entre os PGIntercâmbios e integração entre os PG26.26. Hora socialHora social27.27. Eventos para não adventistas ou encontros Eventos para não adventistas ou encontros

especiaisespeciais28.28. Visitação aos amigos não batizados e aqueles que Visitação aos amigos não batizados e aqueles que

não puderam ir durante a semana ao PGnão puderam ir durante a semana ao PG29.29. Confraternização entre dois PGConfraternização entre dois PG30.30. Programas sociais fora do lugar convencionalProgramas sociais fora do lugar convencional31.31. Visitação uns aos outrosVisitação uns aos outros32.32. Programas especiais do PG baseados em datas Programas especiais do PG baseados em datas

comemorativas dias dos pais, mães, das crianças, comemorativas dias dos pais, mães, das crianças, do amigo, etc.do amigo, etc.

33.33. Eventos de excursão. Eventos de excursão. 34.34. Uma vez por mês troca de líder.Uma vez por mês troca de líder.35.35. Almoço na casa de cada membro. Cada um Almoço na casa de cada membro. Cada um

contribuindo.contribuindo.36.36. Um dia de esporte patrocinado Um dia de esporte patrocinado pelo PGpelo PG

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 48: MENU TEMAS

1.1. Escolher uma pessoa no PG paraEscolher uma pessoa no PG parafreqüentemente organizar campanhas defreqüentemente organizar campanhas derecolhimento de alimentos, roupas, remédiosrecolhimento de alimentos, roupas, remédiose projetos comunitários.e projetos comunitários.

2.2. Levar sopa aos pobresLevar sopa aos pobres3.3. Adotar uma família através da cesta básicaAdotar uma família através da cesta básica4.4. Adotar um irmão deficienteAdotar um irmão deficiente5.5. Organizar em cada PG o PDM plano de doação Organizar em cada PG o PDM plano de doação

mensal kilo ou recursomensal kilo ou recurso6.6. Mutirão para recolhimento de alimentos, Mutirão para recolhimento de alimentos,

roupas, etc.roupas, etc.7.7. Adotar uma família. Adotar uma família. 8.8. Fazer campanhas para construção.Fazer campanhas para construção.9.9. Ter uma reserva financeira para qualquer Ter uma reserva financeira para qualquer

eventualidadeeventualidade10.10. Promover palestra a comunidadePromover palestra a comunidade

Assistência SocialAssistência Social

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 49: MENU TEMAS

11.11. Conseguir trabalho para os desempregadosConseguir trabalho para os desempregadosdo PGdo PG

12.12. Elaborar projetos para promover envolvimentoElaborar projetos para promover envolvimentoe trabalho cursos profissionalizantese trabalho cursos profissionalizantes

13.13. Cuidar da comunidade através da limpeza de ruas, Cuidar da comunidade através da limpeza de ruas, praças etc.praças etc.

14.14. Fazer duas cestas básicas por mês uma para o PG e Fazer duas cestas básicas por mês uma para o PG e outra para a igreja.outra para a igreja.

15.15. Promover visitação em hospitais, enfermos e doação de Promover visitação em hospitais, enfermos e doação de sangue.sangue.

16.16. Ajudar os membros dos PG com remédios ou dinheiroAjudar os membros dos PG com remédios ou dinheiro17.17. Sortear uma cesta de alimento por semanaSortear uma cesta de alimento por semana18.18. Ajudar dentro e fora os membros e as pessoas que nos Ajudar dentro e fora os membros e as pessoas que nos

rodeiam com alimento e rouparodeiam com alimento e roupa19.19. Adotar uma favela, asilo e orfanato.Adotar uma favela, asilo e orfanato.20.20. Adotar um idoso.Adotar um idoso.21.21. Promover gincanas para arrecadar alimentos.Promover gincanas para arrecadar alimentos.

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 50: MENU TEMAS

1.1. Treinar e capacitar os membros do PG para o Treinar e capacitar os membros do PG para o serviçoserviço

2.2. G 5 Começar a orar para que Deus mostre 5 G 5 Começar a orar para que Deus mostre 5 pessoas para você dar estudo bíblico e pessoas para você dar estudo bíblico e conduzi-las a Cristo.conduzi-las a Cristo.

3.3. Projeto balsamo dia de finadosProjeto balsamo dia de finados4.4. Telemensagens espirituaisTelemensagens espirituais5.5. Levar uma plantinha na casa de um amigo e a Levar uma plantinha na casa de um amigo e a

cada semana ir ver como está o crescimento cada semana ir ver como está o crescimento da mesma, aproveitando para orar e falar de da mesma, aproveitando para orar e falar de Jesus.Jesus.

EvangelismoEvangelismo

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 51: MENU TEMAS

6.6. Resgatar os es adventistas daResgatar os es adventistas dacomunidade onde está o PGcomunidade onde está o PG

7.7. Montar um projeto missionárioMontar um projeto missionáriopara o PGpara o PG

8.8. Doação de literatura evangélicaDoação de literatura evangélica9.9. Culto ao ar livreCulto ao ar livre10.10.Envio de correspondências a membros Envio de correspondências a membros

afastadosafastados11.11.Empréstimo de livros a vizinhosEmpréstimo de livros a vizinhos12.12.Trabalho com crianças ECFTrabalho com crianças ECF13.13.Projeto da cadeira vaziaProjeto da cadeira vazia14.14.Ir a casa de um vizinho que se recusa a ir ao Ir a casa de um vizinho que se recusa a ir ao

PG e ore por ele, pelas suas necessidades.PG e ore por ele, pelas suas necessidades.15.15.Classe bíblica semanal do PGClasse bíblica semanal do PG

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 52: MENU TEMAS

16.16. Integrar dois grupos para realizar Integrar dois grupos para realizar evangelismo e fundar uma nova evangelismo e fundar uma nova congregaçãocongregação

17.17. Cada primeiro sábado do mês uma Cada primeiro sábado do mês uma atividade diferente no bairro com os atividade diferente no bairro com os PGPG

18.18. Realizar evangelismo publico com Realizar evangelismo publico com ajuda do PGajuda do PG

19.19. Organizar classe de discipulado nos Organizar classe de discipulado nos PGPG

20.20. Convidar parentes, familiares, amigos Convidar parentes, familiares, amigos e os vizinhos para estudos bíblicos e os vizinhos para estudos bíblicos em PGem PG

21.21. Reunir os interessados.Reunir os interessados.22.22. Fazer duplas missionárias dos Fazer duplas missionárias dos

membros do PGmembros do PG23.23. Escolha de mais um dia para estudo Escolha de mais um dia para estudo

da bíbliada bíblia24.24. Criar um dia para dar estudos bíblicos Criar um dia para dar estudos bíblicos

no PGno PG25.25. Organizar classes bíblicas ou Organizar classes bíblicas ou

encontro de amigosencontro de amigos

MENUMENUTEMASTEMAS

Page 53: MENU TEMAS

26.26.Distribuir folhetosDistribuir folhetos27.27.Realizar passeatas, palestras e seminários.Realizar passeatas, palestras e seminários.28.28.Culto nos lares dos não cristãosCulto nos lares dos não cristãos29.29.Café da manhã para não crentesCafé da manhã para não crentes30.30.Cada membro do PG trabalhando, orando e Cada membro do PG trabalhando, orando e

jejuando por um grupo de 5 pessoas não jejuando por um grupo de 5 pessoas não adventistas.adventistas.

31.31.Projeto “vim orar por você” - visita a amigos Projeto “vim orar por você” - visita a amigos e vizinhos, convidando-os a participarem do e vizinhos, convidando-os a participarem do PG.PG.

MENUMENUTEMASTEMAS