memorias postumas de bras cubas

13
Tema: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS Autor: JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS (MACHADO DE ASSIS). Turma: M2TR02 Professor(a) orientador(a): LEILA MIRANDA

Upload: silvio30

Post on 04-Jul-2015

4.931 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Memorias postumas de bras cubas

Tema: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

Autor: JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS (MACHADO DE ASSIS).

Turma: M2TR02

Professor(a) orientador(a): LEILA MIRANDA

Page 2: Memorias postumas de bras cubas

A IMPORTÂNCIA DA

LEITURA

Page 3: Memorias postumas de bras cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

• PUBLICADO EM 1881, O LIVRO ABORDA AS PUBLICADO EM 1881, O LIVRO ABORDA AS EXPERIÊNCIAS DE UM FILHO DA ELITE EXPERIÊNCIAS DE UM FILHO DA ELITE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX, BRÁS CUBAS. BRASILEIRA DO SÉCULO XIX, BRÁS CUBAS. COMEÇA PELA SUA MORTE, DESCREVE A COMEÇA PELA SUA MORTE, DESCREVE A CENA DO ENTERRO, DOS DELÍRIOS ANTES DE CENA DO ENTERRO, DOS DELÍRIOS ANTES DE MORRER, ATÉ RETORNAR A SUA INFÂNCIA, MORRER, ATÉ RETORNAR A SUA INFÂNCIA, QUANDO A NARRATIVA SEGUE DE FORMA QUANDO A NARRATIVA SEGUE DE FORMA MAIS OU MENOS LINEAR. MAIS OU MENOS LINEAR.

Page 4: Memorias postumas de bras cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de AssisMachado de Assis

NARRADOR: NARRADOR: A NARRAÇÃO É FEITA EM PRIMEIRA A NARRAÇÃO É FEITA EM PRIMEIRA PESSOAPESSOA E POSTUMAMENTE, OU SEJA, O E POSTUMAMENTE, OU SEJA, O NARRADOR SE AUTOINTITULA UM DEFUNTO-NARRADOR SE AUTOINTITULA UM DEFUNTO-AUTOR – UM MORTO QUE RESOLVEU ESCREVER AUTOR – UM MORTO QUE RESOLVEU ESCREVER SUAS MEMÓRIAS, DESSE MODO, PODE CONTÀ-LAS SUAS MEMÓRIAS, DESSE MODO, PODE CONTÀ-LAS DA FORMA COMO MELHOR LHE CONVÉM.DA FORMA COMO MELHOR LHE CONVÉM.

Page 5: Memorias postumas de bras cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

FOCO NARRATIVO: COM A NARRAÇÃO EM COM A NARRAÇÃO EM PRIMEIRA PESSOA, A HISTÓRIA É CONTADA PRIMEIRA PESSOA, A HISTÓRIA É CONTADA PARTINDO DE UM RELATO DO NARRADOR-PARTINDO DE UM RELATO DO NARRADOR-OBSERVADOR E PROTAGONISTA, QUE OBSERVADOR E PROTAGONISTA, QUE CONDUZ O LEITOR TENDO EM VISTA SUA CONDUZ O LEITOR TENDO EM VISTA SUA VISÃO DE MUNDO E O QUE PENSA DA VIDA. VISÃO DE MUNDO E O QUE PENSA DA VIDA. ASSIM, AS MEMÓRIAS DE BRÁS CUBAS NOS ASSIM, AS MEMÓRIAS DE BRÁS CUBAS NOS PERMITIRÃO CONHECER UM POUCO A PERMITIRÃO CONHECER UM POUCO A SOCIEDADE CARIOCA DA ÉPOCA.SOCIEDADE CARIOCA DA ÉPOCA.

Page 6: Memorias postumas de bras cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

• TEMPO: A OBRA É APOIADA EM DOIS A OBRA É APOIADA EM DOIS TEMPOS. UM É O TEMPO PSICOLÓGICO, DO TEMPOS. UM É O TEMPO PSICOLÓGICO, DO DEFUNTO-AUTOR, QUE NÃO SEGUE UMA DEFUNTO-AUTOR, QUE NÃO SEGUE UMA ORDEM TEMPORAL LINEAR. A MORTE, POR ORDEM TEMPORAL LINEAR. A MORTE, POR EXEMPLO, É CONTADA ANTES DO EXEMPLO, É CONTADA ANTES DO NASCIMENTO E DOS FATOS DA VIDA.NASCIMENTO E DOS FATOS DA VIDA.

Page 7: Memorias postumas de bras cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

NO TEMPO CRONOLÓGICO, OS NO TEMPO CRONOLÓGICO, OS

ACONTECIMENTOS OBEDECEM A UMA ACONTECIMENTOS OBEDECEM A UMA

ORDEM LÓGICA: INFÂNCIA, ORDEM LÓGICA: INFÂNCIA,

ADOLESCÊNCIA, IDA PARA COIMBRA, ADOLESCÊNCIA, IDA PARA COIMBRA,

VOLTA AO BRASIL E MORTE. O VOLTA AO BRASIL E MORTE. O

NARRADOR, NO INÍCIO DO LIVRO, NARRADOR, NO INÍCIO DO LIVRO,

RESSALTA SUA CONDIÇÃO: TRATA-SE RESSALTA SUA CONDIÇÃO: TRATA-SE

DE UM DEFUNTO-AUTOR, DE UM DE UM DEFUNTO-AUTOR, DE UM

MORTO QUE É CAPAZ DE ESCREVER.MORTO QUE É CAPAZ DE ESCREVER.

Page 8: Memorias postumas de bras cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

ENREDO:ENREDO: A INFÂNCIA DE BRÁS CUBAS É A INFÂNCIA DE BRÁS CUBAS É MARCADA POR PRIVILÉGIOS PATROCINADOS MARCADA POR PRIVILÉGIOS PATROCINADOS PELOS PAIS. O GAROTO TINHA COMO PELOS PAIS. O GAROTO TINHA COMO “BRINQUEDO” DE ESTIMAÇÃO O NEGRINHO “BRINQUEDO” DE ESTIMAÇÃO O NEGRINHO PRUDÊNCIO, SEU ESCRAVO, QUE LHE SERVIA DE PRUDÊNCIO, SEU ESCRAVO, QUE LHE SERVIA DE MONTARIA E PARA MAUS-TRATOS EM GERAL. NA MONTARIA E PARA MAUS-TRATOS EM GERAL. NA ESCOLA, BRÁS ERA AMIGO DE TRAQUINAGEM DE ESCOLA, BRÁS ERA AMIGO DE TRAQUINAGEM DE QUINCAS BORBAS. QUINCAS BORBAS.

Page 9: Memorias postumas de bras cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

APAIXONADO POR MARCELA, BRÁS CUBAS APAIXONADO POR MARCELA, BRÁS CUBAS GASTA ENORMES RECURSOS DA FAMÍLIA COM GASTA ENORMES RECURSOS DA FAMÍLIA COM FESTAS E PRESENTES. SEU PAI, PARA DAR UM FESTAS E PRESENTES. SEU PAI, PARA DAR UM BASTA À SITUAÇÃO, TOMA A RESOLUÇÃO MAIS BASTA À SITUAÇÃO, TOMA A RESOLUÇÃO MAIS COMUM PARA AS CLASSES RICAS DA ÉPOCA: COMUM PARA AS CLASSES RICAS DA ÉPOCA: MANDA O FILHO PARA A EUROPA ESTUDAR LEIS MANDA O FILHO PARA A EUROPA ESTUDAR LEIS E GARANTIR O TÍTULO DE BACHAREL EM E GARANTIR O TÍTULO DE BACHAREL EM COIMBRA.COIMBRA.

Page 10: Memorias postumas de bras cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

COM O DIPLOMA NAS MÃOS E TOTAL INAPTIDÃO COM O DIPLOMA NAS MÃOS E TOTAL INAPTIDÃO PARA O TRABALHO, BRÁS CUBAS RETORNA AO BRASIL. PARA O TRABALHO, BRÁS CUBAS RETORNA AO BRASIL.

TEM SEU SEGUNDO E MAIS DURADOURO AMOR. TEM SEU SEGUNDO E MAIS DURADOURO AMOR. ENAMORA-SE DE VIRGÍLIA, PARENTE DE UM MINISTRO DA ENAMORA-SE DE VIRGÍLIA, PARENTE DE UM MINISTRO DA CORTE, ACONSELHADO PELO PAI, QUE VIA NO CASAMENTO CORTE, ACONSELHADO PELO PAI, QUE VIA NO CASAMENTO COM ELA UM FUTURO POLÍTICO. NO ENTANTO, ELA ACABA COM ELA UM FUTURO POLÍTICO. NO ENTANTO, ELA ACABA SE CASANDO COM LOBO NEVES, QUE ARREBATA DO SE CASANDO COM LOBO NEVES, QUE ARREBATA DO PROTAGONISTA NÃO APENAS A NOIVA COMO TAMBÉM A PROTAGONISTA NÃO APENAS A NOIVA COMO TAMBÉM A CANDIDATURA A DEPUTADO QUE O PAI PREPARAVA.CANDIDATURA A DEPUTADO QUE O PAI PREPARAVA.

Page 11: Memorias postumas de bras cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

NÃO-REALIZAÇÕES:NÃO-REALIZAÇÕES: O ROMANCE NÃO APRESENTA O ROMANCE NÃO APRESENTA GRANDES FEITOS, NÃO HÁ UM ACONTECIMENTO GRANDES FEITOS, NÃO HÁ UM ACONTECIMENTO SIGNIFICATIVO QUE SE REALIZE POR COMPLETO. SIGNIFICATIVO QUE SE REALIZE POR COMPLETO. BRÁS CUBAS NÃO SE CASA; NÃO CONSEGUE BRÁS CUBAS NÃO SE CASA; NÃO CONSEGUE CONCLUIR O EMPLASTRO, MEDICAMENTO QUE CONCLUIR O EMPLASTRO, MEDICAMENTO QUE IMAGINARA CRIAR PARA CONQUISTAR A GLÓRIA IMAGINARA CRIAR PARA CONQUISTAR A GLÓRIA NA SOCIEDADE; ACABA SE TORNANDO NA SOCIEDADE; ACABA SE TORNANDO DEPUTADO, MAS SEU DESEMPENHO É MEDÍOCRE; DEPUTADO, MAS SEU DESEMPENHO É MEDÍOCRE; NÃO TEM FILHOS E NÃO CONSEGUIU NADA COM NÃO TEM FILHOS E NÃO CONSEGUIU NADA COM O SEU PRÓPRIO SUÓR, POIS ERA UMA PESSOA O SEU PRÓPRIO SUÓR, POIS ERA UMA PESSOA SEM OBJETIVOS NA VIDA.SEM OBJETIVOS NA VIDA.

Page 12: Memorias postumas de bras cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

CONCLUSÃO: MACHADO EXPÕE, NESSA MACHADO EXPÕE, NESSA OBRA, MUITOS PROBLEMAS DE NOSSA OBRA, MUITOS PROBLEMAS DE NOSSA SOCIEDADE QUE EXISTEM ATÉ HOJE. DAÍ O SOCIEDADE QUE EXISTEM ATÉ HOJE. DAÍ O PRAZER DA LEITURA E A IMPORTÂNCIA DE PRAZER DA LEITURA E A IMPORTÂNCIA DE SEU LIVRO, POIS ATUALIZA, DE FORMA SEU LIVRO, POIS ATUALIZA, DE FORMA IRÔNICA, OS PROCESSOS EM QUE NOSSO PAÍS IRÔNICA, OS PROCESSOS EM QUE NOSSO PAÍS FOI FORMADO, SUAS CONTRADIÇÕES E OS FOI FORMADO, SUAS CONTRADIÇÕES E OS DESMANDOS QUE AINDA ESTÃO PRESENTES.DESMANDOS QUE AINDA ESTÃO PRESENTES.

Page 13: Memorias postumas de bras cubas

FIMFIM

““Não tive filhos, Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criaturanão transmiti a nenhuma criatura

O legado de nossa miséria...”O legado de nossa miséria...”

BRÁS CUBASBRÁS CUBAS