medidaselétricas(1)

109
Medidas Elétricas Medidas Elétricas

Upload: jessica-carla-correia

Post on 14-Aug-2015

28 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MedidasElétricas(1)

Medidas ElétricasMedidas Elétricas

Page 2: MedidasElétricas(1)
Page 3: MedidasElétricas(1)

EmentaEmenta

IntroduçãoIntroduçãoClassificação dos Instrumentos de Classificação dos Instrumentos de

Medidas ElétricasMedidas ElétricasTipos de Instrumentos de MediçãoTipos de Instrumentos de MediçãoPrecisão dos Instrumentos de MediçãoPrecisão dos Instrumentos de MediçãoSimbologia dos Instrumentos de Medidas Simbologia dos Instrumentos de Medidas

ElétricasElétricasSimbologia quanto as unidadesSimbologia quanto as unidades

Page 4: MedidasElétricas(1)

IntroduçãoIntrodução

Medida é um processo de comparação de Medida é um processo de comparação de grandezas da mesma espécie, ou seja, grandezas da mesma espécie, ou seja, que possuem um padrão único e comum que possuem um padrão único e comum entre elas. Duas grandezas da mesma entre elas. Duas grandezas da mesma espécie possuem a mesma dimensão.espécie possuem a mesma dimensão.

No processo de medida, a grandeza que No processo de medida, a grandeza que serve de comparação é chamada de serve de comparação é chamada de unitária ou padrão. unitária ou padrão.

Page 5: MedidasElétricas(1)

Valor Verdadeiro de uma Valor Verdadeiro de uma GrandezaGrandeza

Valor que seria obtido considerando uma Valor que seria obtido considerando uma medição perfeita.medição perfeita.

Page 6: MedidasElétricas(1)

MensurandoMensurando

Grandeza especifica submetida a mediçãoGrandeza especifica submetida a medição

Page 7: MedidasElétricas(1)

ExatidãoExatidão

É a medida do grau de concordância entre É a medida do grau de concordância entre o resultado de uma medição e o valor o resultado de uma medição e o valor verdadeiro.verdadeiro.

Page 8: MedidasElétricas(1)

Precisão Precisão

Refere-se ao grau de concordância entre Refere-se ao grau de concordância entre várias indicações do valor de uma mesma várias indicações do valor de uma mesma medida dentro de um conjunto de medida dentro de um conjunto de medidas.medidas.

Page 9: MedidasElétricas(1)

Erro RelativoErro Relativo

Erro de Medição dividido por um valor Erro de Medição dividido por um valor verdadeiro.verdadeiro.

é definido como a relação entre o erro é definido como a relação entre o erro absoluto absoluto ΔΔVV e o valor verdadeiro e o valor verdadeiro VVee da da

grandeza medida:grandeza medida:

Page 10: MedidasElétricas(1)

Erro absolutoErro absoluto

É o resultado de uma medição manos o É o resultado de uma medição manos o valor verdadeiro.valor verdadeiro.

ΔΔVV = = VVmm – – VVee

ΔΔ V é V é chamado de “Erro absoluto". chamado de “Erro absoluto". Se: Se:

VVmm > > VVee, diz-se que o erro cometido é "por excesso"., diz-se que o erro cometido é "por excesso". VVmm < < VVee , diz-se que o erro cometido é "por falta". , diz-se que o erro cometido é "por falta".

Page 11: MedidasElétricas(1)

Erro GrosseiroErro Grosseiro

Erro de medição devido a erros humanos.Erro de medição devido a erros humanos.

Page 12: MedidasElétricas(1)

Erros sistemáticos Erros sistemáticos

Erros devido a falhas nos instrumentos, Erros devido a falhas nos instrumentos, efeitos ambientais.efeitos ambientais.

Page 13: MedidasElétricas(1)

Resolução Resolução

É a menor variação mensurável que pode É a menor variação mensurável que pode ser indicada pelo instrumento.ser indicada pelo instrumento.

Page 14: MedidasElétricas(1)

CalibreCalibre

É o valor máximo da grandeza que se É o valor máximo da grandeza que se pode medir.pode medir.

Page 15: MedidasElétricas(1)

Classe de ExatidãoClasse de Exatidão

Representa o limite de erro garantido pelo Representa o limite de erro garantido pelo fabricante, que se pode cometer em fabricante, que se pode cometer em qualquer medida efetivada.qualquer medida efetivada.

Page 16: MedidasElétricas(1)

DiscrepânciaDiscrepância

Diferença entre valores medidos para a Diferença entre valores medidos para a mesma grandeza.mesma grandeza.

Page 17: MedidasElétricas(1)

Perda PrópriaPerda Própria

É a potencia consumida pelo instrumento É a potencia consumida pelo instrumento correspondente a indicação final da correspondente a indicação final da escala.escala.

Page 18: MedidasElétricas(1)

AferiçãoAferição

Conjunto de operações que estabelece a Conjunto de operações que estabelece a relação dos valores indicados por um relação dos valores indicados por um instrumento com os valores instrumento com os valores correspondentes de uma grandeza correspondentes de uma grandeza determinada por um padrão de referência. determinada por um padrão de referência.

Page 19: MedidasElétricas(1)

CalibraçãoCalibração

Operação que tem por objetivo levar o Operação que tem por objetivo levar o instrumento a uma determinada condição instrumento a uma determinada condição de desempenho e ausência de erros de desempenho e ausência de erros adequados ao seu uso.adequados ao seu uso.

Page 20: MedidasElétricas(1)

Valor de Uma grandeza.Valor de Uma grandeza.

É o calibre utilizado multiplicado pela É o calibre utilizado multiplicado pela leitura, dividido pelo numero de divisões leitura, dividido pelo numero de divisões do instrumento.do instrumento.

Page 21: MedidasElétricas(1)

Erro de ParalaxeErro de Paralaxe

Page 22: MedidasElétricas(1)

Classificação dos Instrumentos de Medidas Elétricas

Quanto ao princípio de funcionamento;• Instrumentos eletromagnéticos;• Instrumentos eletrodinâmicos;• Instrumentos eletroquímicos;• Instrumentos dinâmicos.

Page 23: MedidasElétricas(1)

Classificação dos Instrumentos de Medidas Elétricas

Quanto à correnteQuanto à corrente• Instrumentos de corrente contínua - CC;• Instrumentos de corrente alternada - CA.

Page 24: MedidasElétricas(1)

Classificação dos Instrumentos de Medidas Elétricas

Quanto à grandeza a ser medida• Amperímetros;• Voltímetros;• Ohmímetros;• Wattímetros;• Varímetros;• Fasímetros;• Freqüencímetros

Page 25: MedidasElétricas(1)

Classificação dos Instrumentos de Medidas Elétricas

Quanto à apresentação da medida • Instrumentos Indicadores - apresentam o valor da

medida no instante em que está sendo feita, perdendo-se esse valor no instante seguinte;

• Instrumentos Registradores - apresentam o valor da medida no instante em que está sendo feita e registra-o de modo que não o perdemos;

• Instrumentos Integradores - apresentam o valor acumulado das medidas efetuadas num determinado intervalo de tempo.

Page 26: MedidasElétricas(1)

Classificação dos Instrumentos de Medidas Elétricas

Quanto ao uso• Instrumentos industriais;• Instrumentos de laboratório.

Page 27: MedidasElétricas(1)

Instrumento de Ferro MóvelInstrumento de Ferro Móvel

O instrumento de ferro móvel possui uma O instrumento de ferro móvel possui uma peça de material ferromagnético que se peça de material ferromagnético que se desloca quando a bobina do instrumento é desloca quando a bobina do instrumento é percorrida por uma corrente elétrica. O percorrida por uma corrente elétrica. O instrumento de ferro móvel pode ser instrumento de ferro móvel pode ser utilizado em corrente contínua e também utilizado em corrente contínua e também em corrente alternada.em corrente alternada.

Page 28: MedidasElétricas(1)

Instrumento de Ferro MóvelInstrumento de Ferro Móvel

Page 29: MedidasElétricas(1)

Instrumento de Bobina MóvelInstrumento de Bobina Móvel O instrumento BMIP é constituído por uma bobina móvel O instrumento BMIP é constituído por uma bobina móvel

e um imã permanente e a deflexão do ponteiro ocorre e um imã permanente e a deflexão do ponteiro ocorre devido a circulação de corrente na bobina. O devido a circulação de corrente na bobina. O instrumento BMIP deve ser utilizado para medição de instrumento BMIP deve ser utilizado para medição de grandezas em corrente contínua. O instrumento BMIP grandezas em corrente contínua. O instrumento BMIP pode ser utilizado em corrente alternada,desde que pode ser utilizado em corrente alternada,desde que sejam feitas algumas adaptações.sejam feitas algumas adaptações.

Os instrumentos BMIP são instrumentos polarizados, Os instrumentos BMIP são instrumentos polarizados, sendo que ao serem ligados aos circuitos, deve-se sendo que ao serem ligados aos circuitos, deve-se observar o sentido de circulação de corrente através da observar o sentido de circulação de corrente através da bobina, para que a indicação do ponteiro seja no sentido bobina, para que a indicação do ponteiro seja no sentido da escala.da escala.

Page 30: MedidasElétricas(1)

Instrumento de Bobina MóvelInstrumento de Bobina Móvel

Page 31: MedidasElétricas(1)

Instrumento de Bobina MóvelInstrumento de Bobina Móvel

Page 32: MedidasElétricas(1)

Classificação quanto à grandeza a Classificação quanto à grandeza a medirmedir

VoltímetroVoltímetro – Instrumento utilizado para medição de tensão elétrica.– Instrumento utilizado para medição de tensão elétrica. AmperímetroAmperímetro – Instrumento utilizado para medição de corrente – Instrumento utilizado para medição de corrente

elétrica.elétrica. WattímetroWattímetro – Instrumento utilizado para medição de potência ativa. – Instrumento utilizado para medição de potência ativa. VarímetroVarímetro – Instrumento utilizado para medição de potência reativa. – Instrumento utilizado para medição de potência reativa. CosfímetroCosfímetro – Instrumento utilizado para medição de fator de potência. – Instrumento utilizado para medição de fator de potência. FrequencímetroFrequencímetro – Instrumento utilizado para medição de freqüência. – Instrumento utilizado para medição de freqüência. OhmímetroOhmímetro – Instrumento utilizado para medição de resistência – Instrumento utilizado para medição de resistência

elétrica.elétrica. MegôhmetroMegôhmetro – Instrumento utilizado para medição de resistência de – Instrumento utilizado para medição de resistência de

isolamento de materiais sólidos.isolamento de materiais sólidos. CapacímetroCapacímetro – Instrumento utilizado para medir capacitância – Instrumento utilizado para medir capacitância

Page 33: MedidasElétricas(1)

VoltimetrosVoltimetros

Medidores de tensão ou voltímetros são medidores de corrente com elevada resistência interna. Quando da aplicação de uma tensão, circula nos aparelhos uma determinada corrente, que provoca a deflexão do ponteiro. Devido a resistência interna inalterável do instrumento, a escala pode ser ajustada em volts. Voltímetros são ligados em paralelo com o consumidor ou rede.

Page 34: MedidasElétricas(1)

Resistor de pré-ligaçãoResistor de pré-ligação

Page 35: MedidasElétricas(1)

VoltimetrosVoltimetros

Page 36: MedidasElétricas(1)

AmperímetroAmperímetro

Todos os instrumentos destinados a medir correntes, que atualmente são utilizados, baseiam o seu funcionamento na ação magnética da corrente. Medidores de corrente ou amperímetros são ligados em série com o circuito de corrente, apresentando uma pequena resistência interna. Instrumentos de ferro móvel são fabricados para correntes até 250A, enquanto os de bobina móvel são executados para medir correntes de apenas alguns ampéres.

Page 37: MedidasElétricas(1)

Resistor de derivação ou shunt.Resistor de derivação ou shunt.

Page 38: MedidasElétricas(1)

AmperímetroAmperímetro

Page 39: MedidasElétricas(1)

Ligação com Amperímetro e Ligação com Amperímetro e VoltímetroVoltímetro

Page 40: MedidasElétricas(1)

OhmímetroOhmímetro

O ohmímetro é um instrumento que permite O ohmímetro é um instrumento que permite medir a resistência elétrica de um elemento.medir a resistência elétrica de um elemento.

O ohmímetro também pode ser utilizado na O ohmímetro também pode ser utilizado na identificação de caminhos em curto-circuito identificação de caminhos em curto-circuito

Nós em curto-circuito são identificados através Nós em curto-circuito são identificados através da medição de uma resistência relativamente da medição de uma resistência relativamente pequena ou nula entre os pontos inquiridos pequena ou nula entre os pontos inquiridos

Page 41: MedidasElétricas(1)

OhmímetroOhmímetro

Medição Indireta da Resistência A determinação da resistência de uma

carga pode ser feita por medição indireta. Para tanto, o elemento resistivo é ligado a uma tensão, medindo-se a sua queda de tensão e absorção da corrente. O valor da resistência é obtido segundo a Lei de Ohms: R= E/I.

Page 42: MedidasElétricas(1)

Medição Indireta da Resistência Medição Indireta da Resistência

Page 43: MedidasElétricas(1)

Instrumento Eletrodinâmico Instrumento Eletrodinâmico

1.1. O sistema de medição eletrodinâmico O sistema de medição eletrodinâmico consiste de uma bobina móvel e uma fixa. consiste de uma bobina móvel e uma fixa.

2.2. Bobina móvel possui elevado número de Bobina móvel possui elevado número de espiras de fio finoespiras de fio fino

3.3. Sobre o eixo da bobina móvel encontra-se Sobre o eixo da bobina móvel encontra-se o ponteiro indicador.o ponteiro indicador.

Page 44: MedidasElétricas(1)

Instrumento Eletrodinâmico Instrumento Eletrodinâmico

Estes instrumentos são baseados na ação Estes instrumentos são baseados na ação múltipla de dois campos magnéticos criados por múltipla de dois campos magnéticos criados por duas bobinas, através das quais circulam duas bobinas, através das quais circulam correntes elétricas. Por uma das bobinas circula correntes elétricas. Por uma das bobinas circula a corrente elétrica principal do circuito (corrente a corrente elétrica principal do circuito (corrente de carga), que é chamada de bobina de de carga), que é chamada de bobina de corrente. Pela outra bobina, circula a corrente corrente. Pela outra bobina, circula a corrente elétrica que varia em função da d.d.p. aplicada elétrica que varia em função da d.d.p. aplicada na carga, que é chamada de bobina de tensão.na carga, que é chamada de bobina de tensão.

Page 45: MedidasElétricas(1)

Instrumento Eletrodinâmico Instrumento Eletrodinâmico

Page 46: MedidasElétricas(1)

WattímetroWattímetro

Instrumento utilizado para medição de Potência ativa.

A bobina fixa ou de campo, é utilizada em série com a carga. A bobina móvel ou de potencial, é utilizada em paralelo com a carga.

Page 47: MedidasElétricas(1)

Ligação do WattímetroLigação do Wattímetro

Page 48: MedidasElétricas(1)

Medir Potencia de FaseMedir Potencia de Fase

Page 49: MedidasElétricas(1)

Medição de Potencia em Fases Medição de Potencia em Fases desequilibradasdesequilibradas

Page 50: MedidasElétricas(1)

Medição de Potência em Sistema Medição de Potência em Sistema TrifásicoTrifásico

As bobinas de corrente são inseridas em duas fases externas e as extremidades das duas bobinas de tensão são ligadas àquele condutor de fase, que ainda não recebeu ligação.

Page 51: MedidasElétricas(1)

Medidores de Energia ElétricaMedidores de Energia Elétrica

1. Tipo de corrente2. Tipo de medição3. Tipo de construção4. Medidor de diversas tarifas

Page 52: MedidasElétricas(1)

Tipo de corrente

Corrente contínua Alternada monofásica Alternada trifásica.

Page 53: MedidasElétricas(1)

Tipo de medição

medidores de ampère-horas, medidor de watt-hora

O valor medido ao longo de um certo tempo é dado em kWh.

Page 54: MedidasElétricas(1)

Tipo de construção

Medidor com motorMedidor de indução Medidor eletrolítico.

Page 55: MedidasElétricas(1)

Medidor de diversas tarifas

medidor que após um determinado tempo passa a um segundo sistema de medição ou um medidor que apenas marca consumo acima de um determinado valor, medida de máxima

Page 56: MedidasElétricas(1)

Medidor de Corrente Alternada

Um disco de alumínio, montado de tal forma que possa girar horizontalmente, fica sob a ação de diversos campos magnéticos alternados próximos. Por meio destes campos aparecem no disco correntes parasitas. Os efeitos magnéticos destas correntes influem entre si e originam a rotação do disco

Page 57: MedidasElétricas(1)

Medidor de corrente monofásica

Page 58: MedidasElétricas(1)

Medidor de watt-horas

Page 59: MedidasElétricas(1)

Medidor de watt-hora

Page 60: MedidasElétricas(1)

Medidores Trifásicos

Para a medição do trabalho em corrente trifásica, com carga equilibrada, basta um medidor de corrente monofásica.

Este é ligado em uma das fases e o valor medido é multiplicado por três.

No caso de carga desequilibrada, empregam-se dois instrumentos de medição, que estão interligados da mesma forma como os dois wattímetros.

Page 61: MedidasElétricas(1)

Medidores Especiais

controle de demanda controle de demanda controle de fator de potência controle de fator de potência o cálculo das energias o cálculo das energias as potências Ativa, Reativa e Aparente as potências Ativa, Reativa e Aparente

(trifásicas e monofásicas) (trifásicas e monofásicas)

Page 62: MedidasElétricas(1)

Medidores Especiais

Page 63: MedidasElétricas(1)

Transformadores para Transformadores para instrumentosinstrumentos

São dispositivos empregados para compatibilizar as São dispositivos empregados para compatibilizar as faixas de atuação dos instrumentos, de medição, faixas de atuação dos instrumentos, de medição, controle e fornecer a devida proteção dos mesmos.controle e fornecer a devida proteção dos mesmos.

• • Funções:Funções: – – Ampliação e redução da escala de mediçãoAmpliação e redução da escala de medição – – ProteçãoProteção – – Isolamento – permitir a atuação com nível de tensão Isolamento – permitir a atuação com nível de tensão

diferente do circuito com o dispositivo;diferente do circuito com o dispositivo; – – Compatibilidade de grandezas de acordo com o Compatibilidade de grandezas de acordo com o

principio de funcionamento do dispositivo.principio de funcionamento do dispositivo.

Page 64: MedidasElétricas(1)

6464

TRANSFORMADORESTRANSFORMADORESTRANSFORMADORESTRANSFORMADORES

CIRCUITO ESQUEMÁTICO

ESTRUTURAESTRUTURA

ENROLAMENTOSPrimário Fonte de Alimentação

Secundário Consumidor (Carga)

NÚCLEO Sede do campo magnético de acoplamento

Suporte mecânico dos enrolamento

Page 65: MedidasElétricas(1)

6565

TRANSFORMADORES IDEAISTRANSFORMADORES IDEAISTRANSFORMADORES IDEAISTRANSFORMADORES IDEAIS

RELAÇÃO DAS TENSÕESRELAÇÃO DAS TENSÕES

Transformado Ideal2

1

2

1

N

N

V

V

12 VV 12 NN Transformado Elevador

12 VV 12 NN Transformado Abaixador

12 NN Transformado Isolador12 VV

Polaridade dos Enrolamentos

2

1

2

1

N

N

V

V

2

1

2

1

N

N

V

V

Page 66: MedidasElétricas(1)

6666

TRANSFORMADORES IDEAISTRANSFORMADORES IDEAISTRANSFORMADORES IDEAISTRANSFORMADORES IDEAIS

RELAÇÃO DAS CORRENTESRELAÇÃO DAS CORRENTES

Relação das Tensões2

1

2

1

N

N

V

V

Perdas Nulas ** IVIV 2211

1

2

2

1

N

N

I

I

Polaridade dos Enrolamentos

Page 67: MedidasElétricas(1)

Transformadores para Transformadores para instrumentosinstrumentos

Transformadores de instrumentos;Transformadores de instrumentos;– – Transformador de instrumento de Transformador de instrumento de

potencial (TP)potencial (TP)– – Transformador de instrumento de Transformador de instrumento de

corrente (TC)corrente (TC)

Page 68: MedidasElétricas(1)

Transformador de Corrente - TCTransformador de Corrente - TC

As correntes nominais primárias e as As correntes nominais primárias e as relações devem ser compatíveis com a relações devem ser compatíveis com a corrente de carga do circuito primário. As corrente de carga do circuito primário. As correntes nominais primárias podem ser correntes nominais primárias podem ser de 5 A a 8000 A e a corrente secundária de 5 A a 8000 A e a corrente secundária via de regra é 5 A, podendo em alguns via de regra é 5 A, podendo em alguns casos ser de valor 1 A, 500mA, 300mA e casos ser de valor 1 A, 500mA, 300mA e 100 mA ou menos, dependendo do 100 mA ou menos, dependendo do emprego do TC.emprego do TC.

Page 69: MedidasElétricas(1)

Transformador de Corrente - TCTransformador de Corrente - TC

Sinal de dois pontos(:) deve ser usado Sinal de dois pontos(:) deve ser usado para exprimir relações nominais como, por para exprimir relações nominais como, por exemplo: 300:1;exemplo: 300:1;

O hífen(-) deve ser usado para separar O hífen(-) deve ser usado para separar correntes nominais de enrolamentos correntes nominais de enrolamentos diferentes, como por exemplo 300-5A, diferentes, como por exemplo 300-5A, 300-300-5A(dois enrolamentos primários) 300-300-5A(dois enrolamentos primários) e 300-5-5(dois enrolamentos e 300-5-5(dois enrolamentos secundários);secundários);

Page 70: MedidasElétricas(1)

Ligação TCLigação TC

Page 71: MedidasElétricas(1)

Classe de ExatidãoClasse de Exatidão

Page 72: MedidasElétricas(1)

Transformador de Corrente - TCTransformador de Corrente - TC

Page 73: MedidasElétricas(1)

Transformador de Corrente - TCTransformador de Corrente - TC

Page 74: MedidasElétricas(1)

Transformadores de PotencialTransformadores de Potencial

O O transformador de potencialtransformador de potencial, dito TP, é um , dito TP, é um transformador de instrumentação que possui o transformador de instrumentação que possui o seu enrolamento primário (em derivação) seu enrolamento primário (em derivação) conectado a um circuito elétrico e o seu conectado a um circuito elétrico e o seu enrolamento secundário conectado a bobinas de enrolamento secundário conectado a bobinas de potencial de instrumentos elétricos (controle, potencial de instrumentos elétricos (controle, medição ou proteção). medição ou proteção).

Geralmente, na prática, a tensão no secundário é Geralmente, na prática, a tensão no secundário é menor que a tensão no primário, ou seja, o menor que a tensão no primário, ou seja, o transformador de potencial é um "redutor de transformador de potencial é um "redutor de tensão" para níveis de instrumentação.tensão" para níveis de instrumentação.

Page 75: MedidasElétricas(1)

Transformadores de PotencialTransformadores de Potencial

Page 76: MedidasElétricas(1)

TP IndutivoTP Indutivo

Os transformadores de potencial indutivos Os transformadores de potencial indutivos são construídos segundo três grupos:são construídos segundo três grupos:

Grupo 1Grupo 1: conectado entre fase;: conectado entre fase;Grupo 2Grupo 2: conectado entre fase e neutro : conectado entre fase e neutro

em um sistema solidamente aterrado;em um sistema solidamente aterrado;Grupo 3Grupo 3: conectado entre fase e neutro.: conectado entre fase e neutro.

Page 77: MedidasElétricas(1)

TP IndutivoTP Indutivo

• • Grupo 1 - são aqueles projetados para Grupo 1 - são aqueles projetados para ligação entre fases. São basicamente os ligação entre fases. São basicamente os do tipo utilizados nos sistemas de até 34,5 do tipo utilizados nos sistemas de até 34,5 kV. Os transformadores enquadrados kV. Os transformadores enquadrados neste grupo devem suportar neste grupo devem suportar continuamente 10% de sobrecarga;continuamente 10% de sobrecarga;

Page 78: MedidasElétricas(1)

TP IndutivoTP Indutivo

Grupo 2 - são aqueles projetados para Grupo 2 - são aqueles projetados para ligação entre fase e neutro de sistema ligação entre fase e neutro de sistema diretamente aterrados, isto é: onde Rz é a diretamente aterrados, isto é: onde Rz é a resistência de seqüência zero do sistema; resistência de seqüência zero do sistema; e Xp é a reatância de seqüência positiva e Xp é a reatância de seqüência positiva do sistema.do sistema.

Page 79: MedidasElétricas(1)

TP IndutivoTP Indutivo

• • Grupo 3 - são aqueles projetados para Grupo 3 - são aqueles projetados para ligação entre fase e neutro de sistemas ligação entre fase e neutro de sistemas onde não se garanta a eficácia do onde não se garanta a eficácia do aterramento.aterramento.

Page 80: MedidasElétricas(1)

TP IndutivoTP Indutivo

Page 81: MedidasElétricas(1)

TP - CapacitivoTP - Capacitivo

Os transformadores capacitivos Os transformadores capacitivos basicamente com a utilização de dois basicamente com a utilização de dois conjuntos de capacitores que servem para conjuntos de capacitores que servem para fornecer um divisor de tensão e permitir a fornecer um divisor de tensão e permitir a comunicação através do sistema comunicação através do sistema carrier. carrier. São construídos normalmente para São construídos normalmente para tensões iguais ou superiores a 138 kV.tensões iguais ou superiores a 138 kV.

Page 82: MedidasElétricas(1)

TP - CapacitivoTP - Capacitivo

Page 83: MedidasElétricas(1)

TP - CapacitivoTP - Capacitivo

Page 84: MedidasElétricas(1)

TP - CapacitivoTP - Capacitivo

Observações:Observações: (a) Capacitores C1 e C2 funcionam como

divisores de tensão circuito de acoplamento para sistema Carrier

(b) Tensão no ponto T é ajustada próxima de 15 kV (na tensão nominal do TP)

(c) Reator variável L utilizado para sintonizar com os capacitores de maneira que a corrente de carga não afete a tensão de saída Vs.

Page 85: MedidasElétricas(1)

Megômetro

O O megômetromegômetro é um instrumento usado é um instrumento usado para executar testes de isolação para executar testes de isolação

Seu princípio de funcionamento consiste Seu princípio de funcionamento consiste em geração e aplicação uma tensão que em geração e aplicação uma tensão que pode variar de 500 até 15 000 V em um pode variar de 500 até 15 000 V em um equipamento, fazendo então a leitura do equipamento, fazendo então a leitura do fluxo de corrente entre duas partes do fluxo de corrente entre duas partes do equipamento (ex: a carcaça de um motor equipamento (ex: a carcaça de um motor e seu bobinado). e seu bobinado).

Page 86: MedidasElétricas(1)

MegômetroMegômetro

O megômetro é usado muito para O megômetro é usado muito para determinar a isolação de motores e determinar a isolação de motores e transformadores. transformadores.

Page 87: MedidasElétricas(1)

MegômetroMegômetro

Exemplo: Exemplo: se um motor elétrico de qualquer se um motor elétrico de qualquer instalação esteja parado/desligado durante um período instalação esteja parado/desligado durante um período prolongado, 2 dias por exemplo, onde o mesmo esteja prolongado, 2 dias por exemplo, onde o mesmo esteja sujeito às intempéries do tempo, faz-se o teste para sujeito às intempéries do tempo, faz-se o teste para verificar o nível de umidade no interior do motor, entre verificar o nível de umidade no interior do motor, entre enrolamento e carcaça, ou seja, o nível de isolação enrolamento e carcaça, ou seja, o nível de isolação interna do motor. Com esta leitura pode-se então, o interna do motor. Com esta leitura pode-se então, o profissional pode avaliar se o motor pode ser profissional pode avaliar se o motor pode ser ativado/ligado ou não. ativado/ligado ou não.

Page 88: MedidasElétricas(1)

MegômetroMegômetro

A regra geral para avaliar esta isolação é: A regra geral para avaliar esta isolação é: 1MegaOHM + 1KOHMs/Volt.1MegaOHM + 1KOHMs/Volt.

Assim: se um motor é ligado em tensão de Assim: se um motor é ligado em tensão de rede de 380 VCA, a resistência mínima rede de 380 VCA, a resistência mínima para ligar o motor é: 1,380 MegaOhms. para ligar o motor é: 1,380 MegaOhms. (1MegaOhm + (380 x 1K/V)(1MegaOhm + (380 x 1K/V)

Page 89: MedidasElétricas(1)

MegômetroMegômetro

Solução: Solução: Se a medição for inferior à este valor, pode-Se a medição for inferior à este valor, pode-se instalar externamente resistências de aquecimento se instalar externamente resistências de aquecimento junto à carcaça na intenção de, com o aquecimento, junto à carcaça na intenção de, com o aquecimento, evaporar a umidade interna do motor. Deve-se observar evaporar a umidade interna do motor. Deve-se observar que, nas primeiras horas essa isolação irá baixar ainda que, nas primeiras horas essa isolação irá baixar ainda mais com a aplicação das resistências, devido mais com a aplicação das resistências, devido justamente à transformação da água que há dentro do justamente à transformação da água que há dentro do motor em vapor de água motor em vapor de água

Page 90: MedidasElétricas(1)

MegômetroMegômetro

Page 91: MedidasElétricas(1)

Volt-Amperímetro Tipo Alicate

Instrumento usado para realizar medições de corrente alternada sem a necessidade de acoplamento com o circuito, pois esse instrumento é constituído pelo secundário de um transformador de corrente, para captar a corrente do circuito.

Page 92: MedidasElétricas(1)

Volt-Amperímetro Tipo Alicate

Page 93: MedidasElétricas(1)

Volt-Amperímetro Tipo Alicate

Na medição da corrente o gancho do instrumento deve abraçar um dos condutores do circuito em que se deseja fazer a medição (seja o circuito trifásico ou monofásico).

Page 94: MedidasElétricas(1)

Volt-Amperímetro Tipo Alicate

Os volts-amperímetro tipo alicate não apresentam uma boa precisão no início de sua escala graduada, mesmo assim podem ser empregados nas medições de correntes com baixos valores(menores que 1A). Nesse caso, deve-se passar o condutor duas ou mais vezes pelo gancho do instrumento.

Para sabermos o resultado da medição basta dividirmos o valor lido pelo número de vezes que o condutor estiver passando pelo gancho.

Page 95: MedidasElétricas(1)

Volt-Amperímetro Tipo Alicate

Suponha que o instrumento da figura acima esteja

indicando uma corrente de 3A.

Page 96: MedidasElétricas(1)

Precisão dos Instrumentos de Precisão dos Instrumentos de Medidas Elétricas Medidas Elétricas

Para que a medição de uma grandeza Para que a medição de uma grandeza elétrica seja correta, dois fatores devem elétrica seja correta, dois fatores devem ser observados:ser observados:

- A escolha correta dos instrumentos;- A escolha correta dos instrumentos; - Precisão de leitura. Cada tipo de instrumento - Precisão de leitura. Cada tipo de instrumento

apresenta variações na precisão de sua escala, ou seja, apresenta variações na precisão de sua escala, ou seja, a precisão da escala varia, de acordo com o princípio de a precisão da escala varia, de acordo com o princípio de funcionamento do mesmo.funcionamento do mesmo.

Page 97: MedidasElétricas(1)

Incerteza nas Medições Incerteza nas Medições

Nenhuma medida física pode ser expressa de forma absoluta 12,2V ±1% Valor numérico da medida Unidade Incerteza (0,122)

Page 98: MedidasElétricas(1)

Incerteza nas MediçõesIncerteza nas Medições

Geralmente não conseguimos obter um valor exato para a medida de uma grandeza física. Fatores que influenciam o processo de medição:

– Imprecisão do instrumento utilizado – Influência do instrumento de medição no circuito – Erros de leitura – Erros acidentais ou aleatórios

Page 99: MedidasElétricas(1)

Incerteza nas MediçõesIncerteza nas Medições

Page 100: MedidasElétricas(1)

Incerteza do Multímetro DigitalIncerteza do Multímetro Digital A incerteza total da medida é a soma de dois fatores:

σ = A + B

O fator A é resultante do produto do valor da leitura pela incerteza em percentual ndicado no manual do equipamento, considerando o número correto de algarismos significativos

A = 6.25 × 0.5% = 0.03125 = 0.03 O fator B é a incerteza no dígito da última casa decimal mostrada

no display, valor este indicado no manual de instruções do equipamento para cada escala. Em nosso exemplo, o fator B é 2 dígitos, ou seja: B = 0.02 Assim, a leitura completa da medida é: 6.25 ± (0.03 + 0.02) = 6.25 ± 0.05V

Page 101: MedidasElétricas(1)

SIMBOLOGIA EMPREGADA NOS SIMBOLOGIA EMPREGADA NOS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃOINSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO

Page 102: MedidasElétricas(1)

SIMBOLOGIA EMPREGADA NOS SIMBOLOGIA EMPREGADA NOS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃOINSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO

Page 103: MedidasElétricas(1)

Simbologia Quanto ao principio de Simbologia Quanto ao principio de FuncionamentoFuncionamento

Page 104: MedidasElétricas(1)

Simbologia Quanto ao principio de Simbologia Quanto ao principio de FuncionamentoFuncionamento

Page 105: MedidasElétricas(1)

Simbologia Quanto ao principio de Simbologia Quanto ao principio de FuncionamentoFuncionamento

Page 106: MedidasElétricas(1)

Simbologia Quanto ao principio de Simbologia Quanto ao principio de FuncionamentoFuncionamento

Page 107: MedidasElétricas(1)

Simbologia Quanto ao principio de Simbologia Quanto ao principio de FuncionamentoFuncionamento

Page 108: MedidasElétricas(1)

Simbologia quanto à tensão de isolação

Page 109: MedidasElétricas(1)

Simbologia quanto à tensão de isolação