medicina de famÍlia e comunidade - cepuerj.uerj.brs00671)administrador... · É natural e bom que...

14
ORGANIZADOR 1 FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR PROVA OBJETIVA

Upload: nguyentruc

Post on 13-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ORGANIZADOR 1

FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA – FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR – PROVA OBJETIVA

ORGANIZADOR 2

FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA – FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR – PROVA OBJETIVA

LÍNGUA PORTUGUESA

A violência não é uma fantasia Lya Luft

A violência nasce conosco. Faz parte da nossa bagagem psíquica, do nosso DNA, assim como a capacidade de cuidar, de ser solidário e pacífico. Somos esse novelo de dons. O equilíbrio ou desequilíbrio depende do ambiente familiar, educação, exemplos, tendência pessoal, circunstâncias concretas, algumas escolhas individuais.

Vivemos numa época violenta. Temos medo de sair às ruas, temos medo de sair à noite, temos medo de ficar em casa sem grades, alarmes e câmeras, ou bons e treinados porteiros.

As notícias da imprensa nos dão medo em geral. Não são medos fantasiosos: são reais. E, se não tivermos nenhum medo, estaremos sendo perigosamente alienados. A segurança, como tantas coisas, parece ter fugido ao controle de instituições e autoridades.

Nestes dias começamos a ter medo também dentro dos shoppings, onde, aliás, há mais tempo aqui e ali vêm ocorrendo furtos, às vezes assaltos, raramente noticiados. O que preocupa são movimentos adolescentes que reivindicam acesso aos shoppings para seus grupos, em geral, organizados na internet.

É natural e bom que grupos de jovens queiram se distrair: passear pelos corredores, alegres e divertidos, ir ao cinema, tomar um lanche, fazer compras. Porém correr, saltar pelas escadas rolantes, eventualmente assumir posturas agressivas ou provocadoras e bradar palavras de ordem, não é engraçado.

Derrubar crianças ou outros jovens, empurrar velhos e grávidas, não medindo consequência de suas atitudes, não é brincadeira. Shoppings são lugares fechados, com grande número de pessoas, e, portanto, podem facilmente virar perigosos túneis de pânico.

Juventude não é sinônimo de grossura e violência (nem de inocência e ingenuidade). Neste caso, os que perturbam são jovens mal-educados (a meninada endinheirada também não é sempre refinada…) ou revoltados.

Culpa deles? Possivelmente da sociedade que, por um lado, lhes aponta algumas vantagens materiais, por outro não lhes oferece boas escolas, com muito esporte também em fins de semana, nem locais públicos de prática esportiva com qualidade (esportistas famosas como as tenistas irmãs Williams, meninas pobres, começaram em quadras públicas americanas).

Parece que ainda não se sabe como agir: alguns jornalistas ou psicólogos e antropólogos de plantão, e gente de direitos humanos às vezes tão úteis, acham interessante e natural o novo fenômeno, recorrendo ao jargão tão gasto de que “as elites” se assustam por nada, ou “as elites não querem que os pobres se divirtam”, e “os adultos não entendem a juventude”.

Pior: falam em preconceito racial ou social, palavrório vazio e inadequado, que instiga rancores. As elites, meus caros, não estão nos nossos shoppings; estão em seus iates e aviões pelo mundo.

No momento em que as manifestações violentas de junho estão aparentemente calmas (pois queimam-se ônibus e crianças, há permanentes protestos menores pelo Brasil), achar irrestritamente bonito ou engraçado um movimento juvenil é irresponsabilidade. E é bom lembrar que, com shoppings fechando ainda que por algumas horas, os empregados perdem bonificações, talvez o emprego.

As autoridades (afinal, quem são os responsáveis?) às vezes parecem recear uma postura mais firme e o exercício de autoridade: como pode ocorrer na família e na escola, onde reinam confusão e liberalismo negativo, queremos ser bonzinhos, para desamparo dessa meninada.

Todos devem poder se divertir, conviver. Mas cuidado: exatamente por serem jovens, os jovens podem virar massa de manobra. Os aproveitadores de variadas ideologias, ou simplesmente os anarquistas, os violentos, estão sempre à espreita: já começam a se insinuar entre esses adolescentes, ou a organizar grupos de apoio a eles — certamente sem serem por eles convidados.

Bandeiras, faixas, punhos erguidos e cerrados e palavras de ordem não são divertimento, e nada têm a ver com juventude. Não precisamos de mais violência por aqui. É bom abrir os olhos e descobrir o que fazer enquanto é tempo.

(www.veja.abril.com.br)

ORGANIZADOR 3

FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA – FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR – PROVA OBJETIVA

1) De acordo com o texto de Lya Luft, pode-se afirmar que a violência:

a) é parte integrante do nosso DNA, da mesma forma que o cuidado e a solidariedade o são b) está determinada com base no meio em que se vive, estando descartado o componente genético c) equivale ao nosso DNA, de modo que vai determinar o nível de cuidado e de atenção com o próximo d) torna-se evidente quando o tema é DNA, pois o meio é excludente e define os traços psíquicos do

indivíduo

2) No segundo parágrafo, a repetição da expressão “Temos medo de” tem uma intenção estilística, a qual pode ser compreendida como:

a) modo de enfatizar todos os medos sociais, já que, assim, eles podem ser valorizados e extintos b) meio de deflagrar para o leitor que os medos são inerentes ao ser humano desde sempre c) estratégia linguística que pode facilitar a leitura de maneira a não desgastar tema “medo” d) modo de elencar, de forma enfática, a quantidade de medos que temos hoje

3) Segundo o texto, no que diz respeito às notícias dadas pela imprensa, o medo está associado à:

a) proficiência por reconhecer que não há perspectivas de práticas de autoritarismo b) ociosidade em função de não se ter o que fazer para melhorar c) indignidade no exercício do papel de um cidadão participativo d) consciência acerca da realidade em que se vive

4) No quinto parágrafo, a maneira como a autora constrói estruturalmente seu discurso nos permite a observação de que esta se baseia, respectivamente, em uma relação de:

a) tristeza/ alegria b) coesão/ submissão c) concessão/ restrição d) causa/ consequência

5) Em termos de modo de organização do discurso, é correto afirmar que o texto de Lya Luft é predominantemente:

a) narrativo b) descritivo c) expositivo d) argumentativo

6) No nono parágrafo, a autora faz uso de aspas em alguns momentos. Este uso serve como:

a) estratégia para separar a fala da autora de outra(s) voz(es) b) modo de se enfatizar o valor estilístico das palavras/ expressões em foco c) meio de se amenizar o significado desses termos/ expressões entre aspas d) forma de situar o leitor acerca da verdade indiscutível presente nestas falas

ORGANIZADOR 4

FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA – FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR – PROVA OBJETIVA

7) “...palavrório vazio e inadequado...” É possível afirmar que o processo de formação do termo “palavrório” é: a) conversão b) parassíntese c) derivação sufixal d) composição por aglutinação

8) “... ‘as elites não querem que os pobres se divirtam’...” No período destacado, a oração sublinhada exerce função sintática igual àquela sublinhada em: a) Não havia muitas atividades. b) As mulheres querem salários dignos. c) Os homens são seres incompreendidos. d) De repente, ninguém ouviu mais a voz dele.

9) “As elites, meus caros, não estão nos nossos shoppings; estão em seus iates e aviões pelo mundo.” A expressão sublinhada na passagem em destaque sinaliza: a) traço oficial de coloquialidade, típica deste gênero textual, pois há intertextualidade e não existem

falácias na construção do texto b) possível desejo de aproximação com o leitor, a fim de que se construa um texto com traços de

cumplicidade entre enunciador/ coenunciador c) elo determinado pela atração das partes do discurso, de modo que elas possam interagir, mesmo que

concordando uma com a opinião da outra necessariamente d) viável intenção de aproximação com o leitor, entretanto, sem dar a ele abertura real à troca de

informações, já que um texto não pode dialogar com o leitor

10) “As notícias da imprensa nos dão medo em geral.” A função sintática da expressão sublinhada é: a) objeto indireto b) adjunto adnominal c) complemento nominal d) objeto direto preposicionado

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

11) “O administrador deve possuir uma visão estruturada da estratégia empresarial.” Sobre essa afirmativa, é correto afirmar que estratégia: a) não pode ser utilizada para organizar hospitais e sim esportes competitivos b) é um termo utilizado na vida militar e não se aplica a qualquer tipo de empresa c) é um plano, uma direção, um guia, um caminho a ser seguido, levando a organização do estado atual

para o futuro d) foi uma forma de administração do passado, não se aplica ao momento atual, foi abandonada por ser

ineficiente

ORGANIZADOR 5

FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA – FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR – PROVA OBJETIVA

12) Os ambientes de negócios, incluindo os hospitais, vivem transformações cada vez mais imprevisíveis. A proposta de uma gestão estratégica competitiva surge com um potencial de novas contribuições. A opção correta que contém três das suas principais características é:

a) desconectado de processos ou sustentabilidade, necessidade de alianças e cumprimento rigoroso de

metas e normas preestabelecidas b) incentivo à criatividade, atuação exclusiva no país de origem e ausência de necessidade de alianças c) aplicação de métodos dos anos 90, hierarquia inflexível e atuação global d) aprendizagem contínua, atuação global e incentivo à criatividade

13) Com a finalidade de criar um novo modelo de medição de desempenho, Kaplan e Norton desenvolveram um sistema de controle estratégico que contribui para o planejamento das empresas, conhecido como Balanced Scorecard (BSC). Sobre esse método, é correto afirmar que:

a) é uma tabela utilizada exclusivamente para cálculo de impostos e aplicação de deduções, muito utilizado

como rotina pelos mais experientes administradores hospitalares b) é um sistema de gestão baseado em indicadores que impulsionam o desempenho e contribui para o

alcance dos objetivos planejados, independente do tipo de negócio no qual será aplicado c) embora seja interessante, não tem aplicação nas unidades hospitalares que não precisam trabalhar com

indicadores, e sim com orçamentos; tentou-se usar na saúde, mas caiu em desuso por ineficácia d) é um sofisticado sistema de engenharia desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial para aplicação

em portos e aeroportos que tem hoje apenas interesse histórico; pela semelhança com alguns aspectos hospitalares

14) A organização hospitalar em unidades estratégicas de negócio (UENs) pode tornar a unidade mais orgânica, proativa e dinâmica. Sobre isso, é correto afirmar que:

a) é uma técnica geral de gestão, baseada em hierarquias vertical e horizontal inflexíveis para não

comprometer o resultado final b) é uma técnica de gestão avançada, baseada na centralização absoluta das decisões criadas por um

comitê gestor e aplicadas em cada unidade para o seu cumprimento integral c) é uma técnica de gestão estratégica competitiva que permite organizar cada segmento do negócio com

metas e indicadores que, ao serem alcançados, contribuirão para o sucesso do todo d) é uma técnica de contabilidade para avaliação exclusiva da viabilidade dos setores. A aplicação desse

modelo matemático permite a decisão de fechamento definitivo ou temporário de qualquer unidade da empresa

15) Com relação aos conceitos de eficiência e eficácia empresarial, a única alternativa correta é:

a) eficiência está relacionada a resultado de longo prazo, enquanto eficácia, a resultado de curto prazo b) eficiência está relacionada a problemas operacionais e eficácia aos resultados c) essas palavras são sinônimas, portanto, não há diferenças conceituais entre elas d) eficiência obtém resultados e eficácia cumpre obrigações e tarefas

ORGANIZADOR 6

FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA – FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR – PROVA OBJETIVA

16) Um dos aspectos fundamentais para que as empresas da área de saúde alcancem o sucesso é a definição ampla e restrita do negócio no qual estão e criação de um modelo. Com relação aos conceitos de visão, missão e valores, é correto afirmar que: a) visão e valores devem ser apresentados juntos, já que ambos estão relacionados aos resultados

financeiros e compartilham conteúdos semelhantes b) visão é idealizada apenas pelo líder e não precisa ser reconhecida, compartilhada ou apoiada pelos

colaboradores c) missão é a expressão da razão de existência da organização e função que ela desempenha no mercado d) valores são as declarações financeiras anuais de prestação de contas da empresa

17) O ambiente geral no qual estão inseridas as empresas é constituído pelos elementos que formam a própria vida da sociedade e influenciam de maneira direta ou indireta nas organizações inclusive os hospitais. As tendências mundiais estão impactando a maneira de fazer negócios. Sobre as atuais tendências, é correto afirmar que: a) existe uma diminuição expressiva das disparidades regionais e redução da biotecnologia cujo

crescimento vem declinando acentuadamente nos últimos anos b) ocorre um rápido avanço tecnológico que é acompanhado de reduções cada vez mais acentuadas do

custo da tecnologia c) há uma diminuição da interdependência global e diminuição da dependência tecnológica por parte dos

países e organizações d) é clara a ausência de conflitos regionais culturais, ideológicos e econômicos

18) O modelo de Porter (1980) auxilia as empresas a desenvolverem um ajuste eficaz entre seus recursos internos, competências e capacidades dentro do ambiente que eles enfrentam, com base na análise de cinco forças competitivas. Quanto à dimensão da análise, é correto afirmar que: a) analisa os produtos do mercado atual, desconsiderando os possíveis produtos substitutos b) não se preocupa com o grau de rivalidade entre as empresas c) analisa os futuros e potenciais competidores d) não avalia fornecedores

19) A matriz SWOT é uma ferramenta utilizada em gestão estratégica competitiva, com a finalidade de: a) avaliar exclusivamente o mercado externo da empresa b) avaliar exclusivamente os problemas internos da empresa c) criar a estratégia, baseado na análise de forças, fraquezas oportunidades e ameaças d) é uma ferramenta de análise matemática e estatística, utilizada para avaliar a probabilidade de êxito de

um negócio

20) O plano de ação é uma ferramenta significativa no processo de desdobramento, organização e execução da estratégia. É formado por um conjunto de objetivos gerais e serve como referência para as decisões, permitindo o acompanhamento do desenvolvimento da gestão. Um plano de ação deve ser formulado com a finalidade de:

a) monitorar resultados b) eliminar as responsabilidades dos envolvidos no processo c) treinar as pessoas que não estão relacionadas ao problema ou tarefa d) desburocratizar, eliminando todos os documentos e deixando apenas o plano como fonte confiável de

consulta

ORGANIZADOR 7

FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA – FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR – PROVA OBJETIVA

21) Os hospitais estão permanentemente envolvidos em projetos importantes. Embora haja várias maneiras de gerenciamento dos tempos de um projeto, o caminho crítico é a base para o cálculo da maioria dos cronogramas. Sobre o método, é correto afirmar que: a) são desnecessárias as análises de outros tempos como caminhos de ida e volta b) o produto desse processo é a obtenção de datas teóricas de início e término das atividades do projeto c) não permite a conclusão do tempo de duração do projeto, precisando ser complementado por outros

métodos d) o processo de cálculo para frente identifica o par das datas mais cedo e calcula o tempo de folga das

atividades

22) Objetivando avaliar corretamente o progresso de um projeto, Cleland (1999) propõe algumas condições e entendimentos que se fazem necessários para isso. Sobre esses objetivos, é correto afirmar que: a) não há necessidade de comprometimento dos integrantes da equipe no processo de monitorização,

avaliação e controle do projeto b) o pacote de trabalho constitui a unidade básica e fundamental do projeto em torno do qual o progresso

pode e deve ser medido e avaliado c) as informações coletadas sobre o status do projeto não devem ser ajustadas por meio de julgamentos

feitos pelos componentes da equipe e são inflexíveis até a sua finalização d) as informações usadas para fins de controle do projeto não precisam ser relevantes ou estarem

acessíveis para destinar o uso adequado dos recursos; nada pode ser alterado até a finalização do projeto

23) O monitoramento de um projeto requer um sistema simples, contínuo e adequado às suas necessidades. É correto afirmar que o sistema de monitoramento deve: a) ser insensível à periodicidade das datas do projeto b) dispensar a necessidade de apresentar boa relação de custo e benefício c) ser inflexível para não permitir ajustes na velocidade de realização do projeto d) estar relacionado com as demais áreas de conhecimento de gerenciamento de projeto

24) Em um sistema de monitoramento de projetos, é preciso estabelecer referências a partir do próprio plano do projeto que deve incluir o seguinte padrão: a) definição dos custos diretos, custos indiretos custos de aceleração, prêmios e multas b) rede de precedência sem a necessidade do caminho crítico identificado c) não aplicar critérios de aceitação para desvios das durações d) produtividade com eliminação das métricas dos recursos

25) O processo de medir o desempenho de um projeto consiste em comparar o previsto com o realizado, sobretudo na aplicação e no uso dos recursos. Sobre o conceito de medição de desempenho, é correto afirmar que:

a) toda vez que um projeto alcançar 75 % de sua realização pode ser considerado concluído, já que 100% é

uma meta impossível de se alcançar b) o processo de avaliação independe do registro das datas de início e término das tarefas executadas,

referentes ao que é previsto no cronograma c) o desempenho do projeto deve ser avaliado regular e continuamente para que sejam identificados os

desvios em relação ao gerenciamento do cronograma d) os percentuais de conclusão dos projetos não levam em consideração os desvios de tempo do projeto,

que devem ser eliminados dos cálculos para evitar distorção

ORGANIZADOR 8

FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA – FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR – PROVA OBJETIVA

26) Para Kotler e Keller (2004), fazer marketing significa “satisfazer as necessidades e desejos dos clientes”, conceito que é aplicado também à área de saúde. Sobre essa afirmativa, é correto afirmar que:

a) em uma economia competitiva, o marketing voltado para o valor existe para justificar todos os aumentos

de preço nesse mercado b) o dever das instituições de saúde é fornecer valor ao cliente como modo de alcançar os objetivos da

instituição c) o marketing voltado para o valor é referente a uma filosofia empresarial para clientes de alto luxo d) marketing é sinônimo de vendas, não guardando relação com valor agregado para o cliente

27) A expressão “Saúde não tem preço, mas medicina tem custo” revela a necessidade de sustentabilidade econômico-financeira dos serviços de saúde. O preço a ser praticado depende do nível de satisfação proporcionado. Com base nessa premissa, o conceito de satisfação é igual a percepção (valor recebido):

a) somado à expectativa (valor esperado) b) dividido pela expectativa (valor esperado) c) subtraindo a expectativa (valor esperado) d) multiplicado pela expectativa (valor esperado)

28) Para aplicar um modelo de competição baseada em valor com foco no resultado, Teisberg propõe que as organizações de saúde delineiem e analisem sistematicamente seus processos de prestação de serviços e o modelo de avaliação pela cadeia de valor, o que se configura em um ciclo virtuoso. Os elementos que fazem parte desse ciclo são:

a) manter estáveis e sem mudanças as possibilidades de atendimento, melhoria da reputação e não

executar expansão geográfica dos serviços b) rápido acúmulo de experiência, aumento de eficiência e maior volume de pacientes para diluir os custos

de melhoria dos processo c) descentralização das equipes, baixa especialização das equipes para cortar custos e ausência de

subespecializações d) evitar inovações, baixos custos dos ciclos de atendimento e não correr riscos

29) O grande desafio dos gestores das organizações de saúde está em atender às demandas ilimitadas e necessidades de seus pacientes e clientes e, ao mesmo tempo, fazer com que a instituição opere de forma produtiva e lucrativa. Para alcançar esses objetivos a empresa precisa:

a) estabelecer um grande orçamento para o setor de marketing para encobrir todas as deficiências da empresa b) não operar com sistema de ouvidoria, pois o bloqueio desse canal evita que os usuários do sistema

façam muitas demandas à empresa c) ter colaboradores em todos os níveis, motivados e envolvidos nos processo, além de instalações

modernas e atualização tecnológica d) praticar uma política de remuneração mínima dos funcionários, não realizar reformas, apenas

manutenção predial e só substituir aparelhagem quebrada

ORGANIZADOR 9

FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA – FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR – PROVA OBJETIVA

30) As organizações contemporâneas ascenderam a um patamar em que a inovação contínua é o sustentáculo principal de sua sobrevivência, fazendo da gestão de inovação uma responsabilidade estratégica e operacional. As características esperadas de um colaborador que se encaixe nesse perfil, de acordo com Druker (1980), são: a) administrar o tempo de trabalho, aguardar as decisões dos seus superiores e não participar da operação b) administrar por objetivos, ser responsável pelo constante aperfeiçoamento da operação e partilhar

responsabilidades c) ser administrado por um conselho gestor, aguardar a empresa determinar as metas e obedecer sem

contestar seus superiores d) aguardar as instruções referentes às operações da empresa, manter-se observador abstendo-se de

opinar, ocupar-se de coletar dados e fazer pesquisa

31) Uma das definições de ética é que tem por objetivo o exame e a explicação dos chamados feitos morais, tentando não somente descrevê-los, mas também explicar valores e condutas. Com relação à essas condutas, é INCORRETO afirmar que: a) frequentemente ocorre por meios verbais ou não, com o objetivo de pôr o emprego da pessoa afetada em perigo b) é representado pela intenção de constranger ou desqualificar o profissional c) não passa de brincadeira inofensiva que atinge apenas os fracos d) provoca desgaste psicológico estresse e angústia 32) Longe de ser um processo unilateral, a comunicação é, sobretudo, um exercício de mútua influência, a partir da transmissão de informações, ideias ou emoções entre emissor e receptor. Os elementos que permitem o processo de comunicação são: a) fonte e receptor b) fonte, receptor e feedback c) somente a fonte e feedback d) somente receptor e feedback 33) Poder, autoridade e responsabilidade são fatores intrinsecamente relacionados que se fazem presentes no exercício da liderança. Com relação a esses conceitos, é correto afirmar que: a) responsabilidade é a habilidade de influenciar indivíduos, grupos ou acontecimentos e decisões e está

relacionada com a capacidade de liderar b) poder, responsabilidade e autoridade são sinônimos, tendo, portanto, a mesma conotação na rotina diária

de trabalho c) poder é a obrigação criada a partir do momento em que se aceita determinada parcela de autoridade d) autoridade é o direito de comandar pessoas visando obtenção de resultados 34) A gestão do capital humano tornou-se crucial para os processos de eficácia organizacional. Deveport (2001) recomenda mudanças no papel do líder, sendo uma delas: a) não ignorar a cultura tornando-a propícia ao conhecimento b) hierarquizar de forma rígida as comunidades c) supervisionar, mas, jamais realizar o trabalho d) impor planos e métodos

ORGANIZADOR 10

FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA – FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR – PROVA OBJETIVA

35) A negociação é um processo de interação e articulação entre as partes, visando atingir um resultado sinérgico. Uma das técnicas é a “negociação sobre o método”. A alternativa que contém o parâmetro correto é: a) focalizar as posições e não os interesses b) buscar resultados por padrões subjetivos c) despersonalizar o debate, separando as pessoas do problema em pauta d) não ponderar decisões, decidir por uma e defendê-la com determinação e intransigência 36) A alternativa correta que contém um das características da estrutura de mercado e sua definição é: a) concorrência perfeita: composta por muitos concorrentes, produtos padronizados, ocorre livre entrada de

empresas e os preços são muito próximos b) oligopólio diferenciado: poucos concorrentes, produtos diferenciados, sem barreiras à entrada de novos

concorrentes e preços de mercado muito próximos c) oligopólio homogêneo: concorrente único, produtos diferenciados, sem barreiras à entrada de novos

concorrentes e preços uniformes d) monopólio natural: vários concorrentes, domínio de “segredos industriais”, patentes e marcas que

estimulam a concorrência

37) Todo administrador tem que lidar e saber interpretar o mercado externo no qual sua empresa está inserida. Tal compreensão impacta no planejamento estratégico das empresas. De acordo com a definição de inflação, é correto afirmar que é uma: a) alta setorial por curtíssimo período (um mês) b) baixa de preços generalizada por um curto período c) estabilidade de preços baixos durante um longo período d) alta generalizada de preços dos bens e serviços durante um certo período (que pode ser bem longo)

38) As principais consequências da inflação sobre o mercado consumidor e a sociedade são: a) movimento inflacionário é perverso para a sociedade, a moeda perde seu valor de compra e os salários

não são ajustados na mesma proporção que á inflação b) movimento inflacionário é benéfico para a sociedade, a moeda amplia seu valor de compra mas os

salários não são ajustados na mesma medida da inflação c) movimento inflacionário é neutro na economia, o poder de compra aumenta independente de inflação e

os salário são ajustados automaticamente para anular a inflação d) movimento inflacionário é neutro para a economia, os salários são ajustados periodicamente

independente da inflação e não altera o poder de compra da moeda

39) A alta do nível de preços é medida por meio de inúmeros índices, obtidos a partir do comportamento dos preços coletados em certo intervalo constante de tempo e preparados de acordo com uma cesta de bens e serviços. Esses índices são elaborados e publicados por diferentes instituições privadas e públicas. Dois desses índices de preços são: a) IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) b) IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) c) IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) e IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) d) IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)

ORGANIZADOR 11

FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA – FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR – PROVA OBJETIVA

40) O sistema de informações contábeis é constituído pelos seguintes elementos: a) fatos contábeis, registro/análise e demonstrações contábeis b) fatos históricos, lista de impostos e relatório anual dos sócios c) fatos táticos, registro de empréstimos e demonstrativos financeiros d) fatos estratégicos, registro cadastral da empresa e registro do imposto de renda

41) Um administrador hospitalar é contratado por um grande hospital. Seu empregador solicita a montagem de um sistema de informações gerenciais. As informações que compõem esse sistema que será operado pelo administrador de forma consequente é: a) o sistema de informação gerencial é igual ao sistema contábil, basta conhecer o balanço da empresa b) o sistema de informação gerencial é um programa de computador com planilhas avançadas para facilitar

os cálculos dos preços de serviços prestados c) o sistema de informação gerencial integra todos os processos, como marketing, produção, recursos

humanos, logística e sistema de informação contábil d) o sistema de informação gerencial contém vários relatórios que serão criados pelo administrador depois

de um estudo sobre todas as marcas de computadores que são usadas na instituição

42) O administrador de um grande hospital é convocado para uma reunião onde será discutido um planejamento estratégico da empresa, que envolve compra de bens, com finalidade de investimento. Do ponto de vista contábil, o investimento é definido como:

a) bens destinados ao uso da atividade administrativa ou comercial b) bens adquiridos ou produtos destinados à venda c) bens destinados ao uso na atividade produtiva d) bens destinados à geração de renda

43) O administrador hospitalar foi convidado a analisar o balanço patrimonial da empresa para melhorar sua compreensão do ambiente interno e captar elementos no auxilio da tomada de algumas decisões. Ao estudar o balanço, preocupou-se com o passivo da empresa. A resposta correta que contém dois elementos do balanço patrimonial que pertencem ao grupo do passivo é: a) grau de liquidez e patrimônio líquido b) capital e obrigações com terceiros c) obrigação com terceiros e bens d) bens e direitos

44) Ao analisar o balanço patrimonial, o administrador hospitalar desejava encontrar informações sobre fornecedores, contas a pagar e salários. Ele deve procurar essas informações no grupo do balanço:

a) ativo circulante b) passivo circulante c) ativo não circulante d) passivo não circulante

ORGANIZADOR 12

FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA – FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR – PROVA OBJETIVA

45) O administrador hospitalar está preocupado porque observou que sua empresa está com problemas de baixa liquidez corrente, calculada pela fórmula: ativo circulante dividido pelo passivo circulante. O motivo de preocupação do gestor refere-se ao fato de que esse índice: a) é muito utilizado na análise econômico financeira, mostrando o quanto a empresa poderá dispor em

recursos de longo prazo para aumento do seu patrimônio líquido e sua viabilidade econômica b) é utilizado na análise econômico-financeira, mostrando o quanto a empresa poderá dispor em recursos

de longo prazo para adquirir um novo imóvel para obras de ampliação, necessárias nesse momento da empresa

c) é utilizado na análise econômico-financeira, mostrando o quanto a empresa poderá dispor em recursos de curto prazo para pagar suas dívidas com fornecedores, empréstimos e financiamentos de curto prazo, além de contas a pagar

d) é pouco utilizado na análise econômico-financeira, mostrando o quanto a empresa poderá dispor em recursos de longo prazo para pagar suas dívidas com fornecedores, empréstimos e financiamentos de longo prazo, além de contas a pagar

46) Um administrador hospitalar foi admitido em um hospital com a finalidade de iniciar o processo de acreditação hospitalar. O conceito de acreditação é um processo de avaliação: a) externo, de caráter voluntário, pelo qual uma organização avalia periodicamente as instituições de saúde

para determinar se elas atendem a um conjunto de padrões aplicáveis, prederterminados e concebidos para melhorar a qualidade do cuidado do paciente

b) externo, de caráter obrigatório, pelo qual uma organização avalia periodicamente as instituições de saúde para determinar se elas atendem a um conjunto de padrões aplicáveis, importados da América do Norte e concebidos para melhorar a qualidade do cuidado do paciente

c) interno, de caráter obrigatório, pelo qual uma organização avalia periodicamente as instituições de saúde para determinar se elas atendem a um conjunto de padrões aplicáveis, desenvolvidos pelo próprio hospital e concebidos para melhorar a qualidade do cuidado do paciente

d) interno, de caráter voluntário, pelo qual uma organização avalia periodicamente as instituições de saúde para determinar se elas atendem a um conjunto de padrões aplicáveis, predeterminados pelo Ministério da Saúde e concebidos para melhorar a qualidade do cuidado do paciente

47) Na lista de instituições certificadoras de acreditação, encontra-se a ONA (organização nacional de acreditação). De acordo com sua classificação, divide-se em três etapas. ONA 1, 2 e 3. O foco da certificação da ONA nível 1 é: a) foco na gestão integrada e processos assistenciais b) foco na gestão de problemas e soluções pontuais, voltado para avaliação de máquinas e equipamentos

hospitalares c) foco na gestão de excelência: certifica os resultados obtidos em relação ao estado de saúde dos

pacientes e sua satisfação com a assistência prestada d) foco na gestão da segurança do paciente: certifica os recursos físicos, materiais, de equipamentos,

financeiro, organizacionais, humanos e gestão da segurança

48) A segurança na saúde é a percepção de estar protegido de riscos, perigos ou perdas, com tolerância zero para riscos e situações adversas. Há seis metas internacionais lançadas em 2005 pela Organização Mundial de Saúde. A resposta correta que contém duas das metas internacionais é: a) identificar corretamente o paciente e reduzir o risco de queda b) incentivar o combate ao alcoolismo e reduzir o risco de queda c) internar pacientes só em último caso e incentivar o atendimento ambulatorial d) incentivar a compra de medicamentos certificados pela ONA e reduzir o risco de infecção associadas aos

cuidados de saúde

ORGANIZADOR 13

FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA – FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR – PROVA OBJETIVA

49) O sucesso de uma organização vai depender de como serão definidos os problemas, quais as metas a serem trabalhadas, que planos de ação serão implementados, como serão executadas as atividades e como serão monitoradas e gerenciadas. Com base nessa afirmativa, a resposta correta que contém um problema e um indicador proposto correlato que contribui para o controle do problema é: a) infecção hospitalar – indicador proposto: quantidade de quedas b) mortalidade – indicador proposto: óbitos geral por especialidade c) exames – com indicador proposto: média de permanência hospitalar d) centro cirúrgico – indicador proposto: índice de retorno à emergência com menos de 24h da consulta 50) A alternativa correta que contém a descrição de dois eventos sentinelas são: a) mortalidade durante a cirurgia e úlcera de pressão cicatrizada b) queda da maca sem lesão e extubação acidental reposicionada c) reação alérgica revertida e erro do local da cirurgia (amputação de membro errado) d) erro do local da cirurgia (amputação de membro errado) e mortalidade durante a cirurgia

ORGANIZADOR 14

FUNDAÇÃO ELETRONUCLEAR DE ASSISTÊNCIA MÉDICA – FEAM ADMINISTRADOR HOSPITALAR – PROVA OBJETIVA

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50