mater dei · da antiga paroquial, a igreja de nossa senhora dos anjos, mandada construir por joão...

2
MATER DEI Ano IX nº314 Paróquia Nª Sª Mãe de Deus - Povoação Novembro 2018 Da banda leste, da outra parte da grande ribeira que sai ao mar, está uma Ermida de Santa Bárbara, que foi a primeira que se fez no mesmo lugar da Povoação, onde se celebrou a primeira missa que na Ilha se disse. Gaspar Frutuoso A Ermida de Santa Bárbara, construída no cimo de uma colina sobranceira à Vila da Povoação, na Lomba do Carro, é considerada como o representante do mais antigo templo da Ilha de São Miguel, construído no século XV, e faz memória, quer da primeira Missa Celebrada, aquando da chegada dos primeiros povoadores, quer da invocação mais antiga desta Ilha. O primitivo templo de Santa Bárbara, mandado construir por um Mateus Dias, deveria ter sido edificado nas terras baixas, de acordo com Gaspar Frutuoso. Provavelmente, muito perto da antiga paroquial, a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, mandada construir por João de Arruda Costa. Não se sabe da data da construção do atual templo, mas conhece-se a carta da visitação de 1751, que a ele se refere. também a mais dispersa e distante de todas as desta ilha pelo que foi Sua Majestade servida erigir um caminho à dita ermida de Santa Bárbara por se situar em uma Lomba [para que os] moradores [dela] e os das Lombas vizinhas pudessem, com menos cómodo, ouvir missa aos Domingos e Dias Santos. Ao longo dos séculos a Ermida sofreu diversas alterações, principalmente devido aos desastres naturais que assolaram a ilha. Depois do tremor de terra de 1879, a Ermida ficou de tal modo danificada que, anos depois, foi reconstruída, tendo servido de curato sufragâneo desde 14 de Novembro de 1894, data em que foi benzida. Encontrando-se em ruinas há já muitos anos, foi agora recuperada a expensas do Programa Comunitário PRORURAL+, graças aos esforços de um grupo de povoacenses e ao apoio da Autarquia, e será inaugurada no dia 1 de Novembro de 2018, quinta feira, Solenidade de Todos os Santos. Eis o que diz a mais antiga visita Pastoral de 1751: Visitei a Ermida de Santa Bárbara, Virgem e mártir e achei que todos os ornamentos necessitam muito de serem reformados ou novos e de um par de galhetas e a mesma reforma nas bolsas e cálices”. “Sendo esta freguesia de Nossa Senhora Mãe de Deus não só a mais populosa, mas Ao acompanharmos a Imagem da Virgem e Mártir Santa Bárbara, pensemos nos Mártires de ontem e de hoje e questionemo-nos: como testemunho Jesus Cristo na minha vida? Santa Bárbara é o exemplo de tantos mártires que com o seu sangue semearam, e ainda hoje semeiam, o Evangelho de Cristo que nos dá VIDA ETERNA. Pensemos também em todos aqueles que ao longo destes séculos doaram as suas vidas para que pudéssemos hoje aqui estar a colher os bons frutos do seu testemunho. Na tarde do dia 1 de novembro, pelas 15h00, sairá a Procissão, com a Imagem de Santa Bárbara, da Igreja do Rosário em direção à Ermida onde será celebrada a Eucaristia da Solenidade de todos os Santos.

Upload: others

Post on 26-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MATER DEI · da antiga paroquial, a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, mandada construir por João de Arruda Costa. Não se sabe da data da construção do atual templo, mas conhece-se

MATER DEI Ano IX nº314 Paróquia Nª Sª Mãe de Deus - Povoação Novembro 2018

Da banda leste, da outra parte da grande ribeira

que sai ao mar, está uma Ermida de Santa Bárbara,

que foi a primeira que se fez no mesmo lugar da

Povoação, onde se celebrou a primeira missa que na

Ilha se disse.

Gaspar Frutuoso

A Ermida de Santa Bárbara, construída no cimo de uma colina sobranceira à Vila da Povoação, na Lomba do Carro, é considerada como o representante do mais antigo templo da Ilha de São Miguel, construído no século XV, e faz memória, quer da primeira Missa Celebrada, aquando da chegada dos primeiros povoadores, quer da invocação mais antiga desta Ilha.

O primitivo templo de Santa Bárbara, mandado construir por um Mateus Dias, deveria ter sido edificado nas terras baixas, de acordo com Gaspar Frutuoso. Provavelmente, muito perto da antiga paroquial, a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, mandada construir por João de Arruda Costa.

Não se sabe da data da construção do atual templo, mas conhece-se a carta da visitação de 1751, que a ele se refere.

também a mais dispersa e distante de todas as desta ilha pelo que foi Sua Majestade servida erigir um caminho à dita ermida de Santa Bárbara por se situar em uma Lomba [para que os] moradores [dela] e os das Lombas vizinhas pudessem, com menos cómodo, ouvir missa aos Domingos e Dias Santos.

Ao longo dos séculos a Ermida sofreu diversas alterações, principalmente devido aos desastres naturais que assolaram a ilha. Depois do tremor de terra de 1879, a Ermida ficou de tal modo danificada que, anos depois, foi reconstruída, tendo servido de curato sufragâneo desde 14 de Novembro de 1894, data em que foi benzida.

Encontrando-se em ruinas há já muitos anos, foi agora recuperada a expensas do Programa Comunitário PRORURAL+, graças aos esforços de um grupo de povoacenses e ao apoio da Autarquia, e será inaugurada no dia 1 de Novembro de 2018, quinta feira, Solenidade de Todos os Santos.

Eis o que diz a mais antiga visita Pastoral de 1751: Visitei a Ermida de Santa Bárbara, Virgem e mártir e achei que todos os ornamentos necessitam muito de serem reformados ou novos e de um par de galhetas e a mesma reforma nas bolsas e cálices”.

“Sendo esta freguesia de Nossa Senhora Mãe de Deus não só a mais populosa, mas

Ao acompanharmos a Imagem da Virgem e Mártir Santa Bárbara, pensemos nos Mártires de ontem e de hoje e questionemo-nos: como testemunho Jesus Cristo na minha vida?

Santa Bárbara é o exemplo de tantos mártires que com o seu sangue semearam, e ainda hoje semeiam, o Evangelho de Cristo que nos dá VIDA ETERNA.

Pensemos também em todos aqueles que ao longo destes séculos doaram as suas vidas para que pudéssemos hoje aqui estar a colher os bons frutos do seu testemunho.

Na tarde do dia 1 de novembro, pelas 15h00, sairá a Procissão, com a Imagem de Santa Bárbara, da Igreja do Rosário em direção à Ermida onde será celebrada a Eucaristia da Solenidade de todos os Santos.

Page 2: MATER DEI · da antiga paroquial, a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, mandada construir por João de Arruda Costa. Não se sabe da data da construção do atual templo, mas conhece-se

COMEMORAÇÃOS DOS FIÉIS DEFUNTOS

Os Santos não são pequenos modelos perfeitos, mas

pessoas atravessadas por Deus. Podemos compará-

los com os vitrais das Igrejas, que fazem entrar a luz

em várias tonalidades de cor. Eis a finalidade da

vida: fazer passar a luz de Deus.

Papa Francisco

REUNIÃO DE CATEQUISTAS

Dia 05 (seg) pelas 20h00 na

Lomba do Cavaleiro

CATEQUESE FAMILIAR

No CAIP pelas 20h00

1º ANO

Dia 06 (ter)

2º ANO 3º ANO

Dia 08 (qui) Dia 09 (sex)

No dia 3 de novembro, sábado, haverá Eucaristia pelas

17h00 na Ermida de Santa Bárbara, por alma de todos os

defuntos, cujo os corpos se encontram no Cemitério da

Paróquia e pelos Sacerdotes, religiosos e leigos que serviram

a Povoação.

No dia 4 de novembro, domingo, haverá Oração de

Vésperas dos defuntos pelas 17h00 na Ermida de Santa

Bárbara.

No dia 2 de novembro, sexta feira, a Eucaristia será

pelas 20h00 na Igreja de Nossa Senhora do Rosário,

em sufrágio de todos os defuntos, em

especial pelos da nossa Paróquia.

Partiram para o Pai Misericordioso

12 de outubro

Amélia Augusta Brandão da Luz, 67 anos

24 de outubro

Maria do Nascimento Cunha Chaves Cosme,

75 anos

SOLENIDADE

de

TODOS

os

SANTOS

Esta Festividade é dia santo de guarda e será celebrada na nossa Paróquia, com o seguinte horário:

Dia 31 de outubro

15h30 – Santa Casa

Dia 1 de novembro

09h30 – Lomba do Cavaleiro

10h00 – Lomba do Pomar

12h00 – Igreja do Rosário

12h30 – Lomba do Botão

16h00 – Ermida de Santa Bárbara

Depois de ter cantado a glória e a

felicidade dos Santos, a Liturgia,

desde o início do século XI, consagra

este dia à memória dos fiéis defuntos.

Este dia não é dia de luto e tristeza.

É dia de mais íntima comunhão com aqueles que não

perdemos, porque simplesmente os mandámos à

frente. (São Cipriano)

DIA DA IGREJA

DIOCESANA

4 de novembro

A coleta deste dia reverte a favor da nossa Diocese

Rezemos pela nossa Diocese

18 de novembro

Neste dia iremos festejar na nossa Ouvidoria Santa Cecília, Padroeira dos Músicos.

Pelas 14h30 haverá desfile das

Filarmónicas do Concelho, que se

queiram associar, e da Charanga dos

Escuteiros com saída da Praça do

Município em direção à Igreja do Rosário

onde será celebrada a Eucaristia pelas

15h00, também com a participação do

Coral da Ouvidoria e da Academia de

Música da Povoação.

Quem desconhece a Bíblia, desconhece Jesus Cristo.

São Jerónimo

Demos graças a Deus pelos seminaristas e pelas equipas formadoras. Peçamos que Ele os ilumine no caminho de um discernimento sério e uma entrega plena. Vila Franca do Campo, Salão

S. Miguel Arcanjo Matriz - 20h00