maristas a caminho - maristyouthinternational.org e... · seguem a jesus cristo ... caminhamos...

4
15 de agosto de 2013 Crônica e avaliação MARISTAS A CAMINHO Obrigado Senhor! Sim! Fui a JMJ Rio 2013! Gritamos que tivemos a graça de ter vivido este precioso encontro com o Papa Francisco como “Igreja jovem”, como “ Igreja viva”…Como ”juventude de Cristo, do papa e da Igreja”. Esta edição especial de nossas “ catequeses” deseja ser sobre tudo um momento de ação de graças a Deus. Também, é claro, aos jovens maris- tas, os que estiveram fisicamente, mas também aos que de longe acom- panharam e apoiaram o Encontro Internacional de Jovens Maristas no Rio, a nossas comunidades, nossas famílias, a Sociedade de Maria em todos os seus ramos e de maneira muito especial aos irmãos Maristas que facilitaram tudo para que pudéssemos viver esse encontro em um cima de confiança, em casa… como nos disse irmão Jadir ao nos receber no Colégio São José Barra. Também desejamos abrir um espaço de avaliação que nos ajude a revi- sar o que saiu bem, o que poderia ter sido melhor e quais as propostas para próximos encontros. Finalmente, esta comunicação busca também unir-se à oração do papa Francisco no sentido de que Deus nos permita que esta experiência pos- sa ser traduzida na vida concreta de cada um, de cada uma, em nossa família, escola, comunidade, trabalho, etc... Ou como também dizia o Papa Pancho… fazer bagunça, reacender o fogo do evangelho neste mundo. Oração do Papa Francisco ao regressar à Roma Agradeço ao Senhor o grande pre- sente que foi esse encontro (JMJ Rio 2013) para o Brasil, para a América Latina e para o mundo inteiro". “ Não devemos nos esquecer que a Jornada Mundial da Juventude não é “ fogos de artifício”, momentos de entusiasmo que se terminam em si mesmos, são etapas de um gran- de caminho. "Os jovens não seguem ao Papa, seguem a Jesus Cristo, levando sua cruz. ". "Rezo para que os jovens que parti- ciparam da Jornada Mundial da Juventude possam traduzir esta experiência em sua vida cotidiana, em seu comportamento diário; e que possam traduzi-la também em decisões de vida importantes, res- pondendo ao chamado pessoal do Senhor” Angelus de 4 de agosto de 2013

Upload: trinhtruc

Post on 01-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MARISTAS A CAMINHO - maristyouthinternational.org e... · seguem a Jesus Cristo ... caminhamos muitos quilômetros para receber nosso Kit de ... com vontade de cuidar e fazer crescer

15 de agosto de 2013 Crônica e avaliação

MARISTAS A CAMINHO

Obrigado Senhor!

Sim! Fui a JMJ Rio 2013! Gritamos que tivemos a graça de ter vivido este precioso encontro com o Papa Francisco como “Igreja jovem”, como “ Igreja viva”…Como ”juventude de Cristo, do papa e da Igreja”.

Esta edição especial de nossas “ catequeses” deseja ser sobre tudo um momento de ação de graças a Deus. Também, é claro, aos jovens maris-tas, os que estiveram fisicamente, mas também aos que de longe acom-panharam e apoiaram o Encontro Internacional de Jovens Maristas no Rio, a nossas comunidades, nossas famílias, a Sociedade de Maria em todos os seus ramos e de maneira muito especial aos irmãos Maristas que facilitaram tudo para que pudéssemos viver esse encontro em um cima de confiança, em casa… como nos disse irmão Jadir ao nos receber no Colégio São José Barra.

Também desejamos abrir um espaço de avaliação que nos ajude a revi-sar o que saiu bem, o que poderia ter sido melhor e quais as propostas para próximos encontros.

Finalmente, esta comunicação busca também unir-se à oração do papa Francisco no sentido de que Deus nos permita que esta experiência pos-sa ser traduzida na vida concreta de cada um, de cada uma, em nossa família, escola, comunidade, trabalho, etc... Ou como também dizia o Papa Pancho… fazer bagunça, reacender o fogo do evangelho neste mundo.

Oração do Papa Francisco ao regressar à Roma

Agradeço ao Senhor o grande pre-sente que foi esse encontro (JMJ Rio 2013) para o Brasil, para a

América Latina e para o mundo inteiro".

“ Não devemos nos esquecer que a Jornada Mundial da Juventude não é “ fogos de artifício”, momentos de entusiasmo que se terminam em si mesmos, são etapas de um gran-

de caminho.

"Os jovens não seguem ao Papa, seguem a Jesus Cristo, levando sua

cruz. ".

"Rezo para que os jovens que parti-ciparam da Jornada Mundial da Juventude possam traduzir esta

experiência em sua vida cotidiana, em seu comportamento diário; e

que possam traduzi-la também em decisões de vida importantes, res-pondendo ao chamado pessoal do

Senhor”

Angelus de 4 de agosto de 2013

Page 2: MARISTAS A CAMINHO - maristyouthinternational.org e... · seguem a Jesus Cristo ... caminhamos muitos quilômetros para receber nosso Kit de ... com vontade de cuidar e fazer crescer

O Encontro Internacional de Jovens Maristas

Peregrinos com a chave do coração (memória).

1ª ESTAÇÃO: Meu próprio coração. Consi-deramos o que nos impe-dia de amar, o que estáva-mos buscando e o que estávamos dispostos a entregar. Celebramos a vida.

2a. ESTAÇÃO: A realidade: Aprende-mos a olhar a realida-de com o coração e não só com a mente; a julgá-la através da Palavra de Deus e seus chamados e a nos comprometermos em uma ação eficaz e transformadora.

4a ESTAÇÃO: Nossa tradição marista. Descobrimos como nossos fundadores e fundado-ras pioneiros olharam o cora-ção de Deus e do mundo. Co-mo eram seus corações, seus sonhos e como as congrega-ções maristas e os grupos lei-gos os incorporaram.

3a. ESTAÇÃO:

O coração de Jesus. Paramos para contemplar Jesus, seu amor por cada um/a de nós. Nos expuse-mos a seu amor em silêncio orante, modelamos um coração, fruto de nosso encontro com Ele. Tivemos um momento muito rico de partilha.

5a. ESTAÇÃO: O coração de Maria: Peregrinamos ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Experimentamos sua presença e fomos testemunhas da fé de milhares de peregrinos que vão a seu encontro.

6a. ESTAÇÃO: O coração da Igreja: Depois desta preparação saímos ao encontro da Igreja, ao encontro do Papa e dos milhões de jovens. Mas antes, como família Marista, através da mensagem dos quatro supe-riores gerais, refletimos nosso chamado a construção de uma Igreja com rosto mariano, uma Igreja simples, missionária, servidora… A Igreja do avental.

Page 3: MARISTAS A CAMINHO - maristyouthinternational.org e... · seguem a Jesus Cristo ... caminhamos muitos quilômetros para receber nosso Kit de ... com vontade de cuidar e fazer crescer

O que nos disse o Papa Francisco?

22 Jul 13. Cerimônia de boas vindas: A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo. É o que temos de mais valioso e nos desa-fia.

24 Jul 13. Missa em Aparecida: 1. Mante-nham a esperança, 2. Deixem-se surpreender por Deus, e 3. Vivam com alegria.

24 Jul 13. Visita ao Hospital São Francis-co. Abraçar, abraçar, aprendam a abraçar os ne-cessitados. Sejam bons samaritanos.

25 Jul 13. Visita a la Favela Varingha: 1. Sean promotores de la cultura de la Solidaridad, 2. Que la Iglesia sea defensora de los pobres y, 3. Jó-venes tienen especial sensibilidad ante injusticias.

25 Jul 13. Acolhida em Copacabana: 1. Ponham fé, sejam discípulos e amigos de Jesus, testemunhas do Evangelho. JMJ Festa da Fé!

26 Jul 13. Via-sacra: 1. Na Cruz encontramos Jesus e os que sofrem, 2. A Cruz nos dá a certe-za do amor fiel de Deus por nós e 3. A Cruz nos ensina a olhar com misericórdia.

27 Jul 13. Vigília de Oração 1. O campo lugar de semeadura, 2. Lugar de entretenimento e 3. Lugar de construção.

28 Jul 13. Missa de Encerramento: 1. Vão, 2. sem medo, 3. Para servir!

Busquem no site www.vatican.va as mensagens completas de Sua Santidade ….

Estudem e reflitam-nas, são um caminho para nossa vida e pastoral juvenil.

Page 4: MARISTAS A CAMINHO - maristyouthinternational.org e... · seguem a Jesus Cristo ... caminhamos muitos quilômetros para receber nosso Kit de ... com vontade de cuidar e fazer crescer

María en Pentecostés

Oh Maria, tu que eres

Madre de la Iglesia,

obtén para la Iglesia el don del Espíritu Santo, para que sepa

proseguir con constancia hacia el futuro por el camino de la

renovación marcada por el Espí-ritu y que sepa asumir en tal

obra renovadora todo lo que es verdadero y bueno, discernien-

do

asiduamente entre los

signos de los tiempos lo que

sirve para el

advenimiento del Reino de Dios"

Juan Pablo II

TESTEMUNHOS E AVALIAÇÃO

Revisar a vida e as ações que empreendemos nos permite aprender e melhorar… também nos permite fazer uma melhor colheita dos frutos e celebrá-los agradecendo a Deus e a todos. Também nos permite descobrir onde erra-mos e nos possibilita reconhecer, nos reconciliar e curar…

Queremos pedir a todos os participantes que respondam brevemente esta avaliação que encontrarão no seguinte site. Português http://www.surveymonkey.com/s/KYHXXCF É muito simples, confidencial e só lhe tomará alguns minutos. Participe por favor, sua opinião é muito importante.

TESTEMUNHO Posso dividir essa experiência em duas etapas, a primeira com a Família Marista: me senti em casa, entre muitos irmãos e irmãs que falavam a linguagem do amor, independentemente das nossas diferenças culturais. No Encontro Marista preparei meu coração e cheguei à conclusão de que o coração de Jesus é mais do que dar, mais do que receber, é mais do que toda a criação. Não há maior forma de amor do que esta. No final, percebi que o meu cora-ção é parte do coração de Jesus, e que Ele me ajuda a amar tomando o melhor de mim.

A segunda etapa foi a JMJ. O momento mais significativo para mim foi a Vigília. Acordamos muito cedo para pegar os ônibus, caminhamos muitos quilômetros para receber nosso Kit de alimentos e ainda nos faltava a peregrinação a Copacabana ( 5 Km). Sinceramente, eu estava muito esgotada, o peso, o calor, o caminhar foi muito duro, eu não podia mais, não queria cantar ou falar, só queria chegar, sentar e dormir, até aquele momento mina ideia era chegar a praia e dormir.

Mas chegou o momento da vigília, o Papa Francisco iniciou e jamais me esquecerei desse momento, sem que eu pedisse a Jesus, Ele tomou o meu cansaço, meu sono e meu desânimo; me ajoelhei diante dele e me dei conta que Ele havia me tomado por inteiro, eu não tinha nada para oferecer-lhe, porque tudo era Dele. Sempre que ia ao San-tíssimo era um momento de “pedir” a Deus, mas nessa ocasião não tinha “nada”, tudo estava com Jesus. O Papa Francisco fez referência ao “ pedacinho de terra” que devemos preparar para oferecer a Jesus. Parecia que ele fala-va para mim. Depois da vigília, dormimos na Praia e senti que foi a melhor noite de toda minha vida. Agora estou aqui, como um campo fértil para Jesus, com vontade de cuidar e fazer crescer esta semente que Ele depositou em mim; com vontade de sair e fazer discípulos entre todas as nações ao estilo de Maria.

Lourdes Chang

Leiga Marista, Sullana, Perú.

EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA NA BAHIA Como sabem o grupo da França, após a JMJ viajou 800 quilômetros até a Palmas de Monte Alto, no estado brasi-leiro Bahia, para fazer uma experiência missionária e de contato com a realidade das comunidades que os padres maristas acompanham pastoralmente.

Ah… e, por favor, não se esqueça de visitar www.maristyouthinternational.org e nos enviar seus comentários. OBRIGADO :)