março/abril | ano 11 n° 55 · vos são fruto de uma linha de gestão que leva em ... ção de que...

8
Março/Abril | Ano 11 n° 55

Upload: lykhanh

Post on 11-Nov-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Março/Abril | Ano 11 n° 55

Informe PASA | Março/Abril de 2011 | www.planopasa.com.br

2

Editorial

Em 2010, como aconteceu nos últimos anos, o PASA apresentou superávit em suas contas, o que se poderá ver no Relatório que segue encartado nesta edição. Estes consecutivos resultados positi-vos são fruto de uma linha de gestão que leva em conta a necessidade de gerenciar os custos de for-ma muito cuidadosa, sem abrir mão, em nenhum momento, da qualidade dos serviços prestados. Negociação constante com fornecedores, controle de toda forma de desperdício e aperfeiçoamento da equipe e dos sistemas estão entre as medidas tomadas para alcançar as metas que estipulamos.

Mas jamais teríamos sucesso sem a parceria dos associados. Cada vez mais é preciso que os usuá-rios sejam fiscais da qualidade do atendimento e

fiquem atentos à utilização criteriosa do plano, o que se traduz, por exemplo, em não buscar pron-tos-socorros para consultas médicas de rotina e guardar seus exames, que podem ser importantes em novas consultas.

Para o PASA, mas sobretudo para o usuário, também são fundamentais o acompanhamento médico permanente e os bons hábitos de vida. Não esperar a doença se instalar, fazendo visitas periódicas aos profissionais de sua confiança e ten-do uma rotina saudável, diminui os riscos de agra-vamento de males e internação hospitalar.

Jorge Luiz Castro de MoraesGerente Geral de Administração e Finanças

Parceria para muita saúde

Neste Informe, segue encartado o Relatório Anual do PASA. Trata-se de um instrumento fun-damental de prestação de contas aos associados, no qual estão detalhados os resultados financeiros e resumidas as principais ações do Plano no ano passado. Questões como a implantação do novo sistema, os treinamentos para a equipe e a cria-

Relatório Anual presta conta aos associados

Dia Mundial da Saúde

ção da Clínica PASA Saúde em Vitória ganham destaque, entre as muitas iniciativas tomadas para ampliar a qualidade de atendimento e melhorar a gestão do PASA. Leia com atenção e guarde para consulta, sempre que considerar necessá-rio. A publicação também está disponível no site www.planopasa.com.br.

EXPEDIENTECONSELHO EDITORIAL: Elisabete Teixeira, Esdras Domingos de Abreu, Adriana Campos, Dr. José Sávio Barros e Jorge Luiz Moraes / JORNALISTA RESPONSÁVEL: Veronica Pinheiro / ANALISTAS DE COMUNICAÇÃO: Priscila Drummond e

Aline Nascimento / REDAÇÃO: Tempero Comunicação / REVISÃO E EDIÇÃO: Resh Comunicação / PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO: Resh Comunicação / CONTATO: (21) 2139-5700 (r.5724/ 5719) / Fax: (21) 2240-5625 /

Carrier: 821-4979 / 4373

Em 7 de abril se comemorou o Dia Mundial da Saúde, uma data que merece realmente ser festejada, pelas muitas conquistas nesse campo nas últimas décadas, mas que deve ser também motivo de reflexão. Hoje, quase 50 milhões de pessoas no país contam com planos de saúde. O PASA, consciente de sua importância nesse con-texto, e percebendo a saúde como um conceito amplo, que vai além do tratamento da doença, vem buscando garantir um atendimento de alto ní-vel ao mesmo tempo em que investe na prevenção.

Mais do que o próprio PASA Saúde, que é um programa voltado para promoção de saú-

de e bem-estar, o Plano tem como prioridade transmitir informações que possibilitem a seus associados ter qualidade de vida. Seja no site, em publicações, em eventos ou em conversas da equipe com os usuários, é sempre lembrada a importância de uma alimentação adequada, da atividade física, do relacionamento social, da cultura e do entretenimento para a saúde física e mental. Se o suporte na hora da difi-culdade é fundamental, como todos sabemos, bons hábitos também são, pois diminuem os riscos de doença e aumentam nossa capacida-de de ser independentes e felizes.

Informe PASA | Março/Abril de 2011 | www.planopasa.com.br

3

Fique AtentoNova oportunidade de migrar para o PASA Plus

Pesquisa de satisfação do PASA Será realizada nos meses de maio e junho deste ano

uma pesquisa junto aos usuários PASA com o obje-tivo de avaliar sua satisfação em relação aos serviços prestados pelo Plano. O levantamento será produzi-do pelo Instituto GERP, especializado em pesquisa de satisfação, e o contato será feito por telefone com al-guns usuários, escolhidos aleatoriamente, através do número cadastrado no sistema. Portanto, a sua cola-boração no momento de responder a pesquisa será fundamental para que o PASA conheça a sua avaliação da rede credenciada, das coberturas e do atendimen-to prestado, entre outros pontos importantes. Caso seu cadastro esteja desatualizado, procure o escritó-rio PASA mais próximo para acertá-lo.

Encontros de Aposentados 2011

MIGRAÇÃO PASA PLUS 2011

O PASA está dando uma nova oportunidade para você,

associado, de migrar para o plano PASA Plus, que é

regulamentado pela ANS. Isso significa acesso ao rol de

coberturas mínimas estipuladas pela ANS, que são

atualizadas periodicamente. E o melhor: não há carência.

Período: 16 de maio a 16 de setembro.

Informações: www.planopasa.com.br ou no escritório PASA

mais próximo.

PASA Plus – Embarque nessa ideia!

Prepare-se para a decolagem.

O PASA está dando uma nova oportunidade para você, associado do plano PASA, migrar para o plano PASA Plus, que tem cobertura maior que o seu plano atual por ser regulamentado. Isso sig-nifica, na prática, que o PASA Plus incorpora todo o rol de coberturas mínimas definido e periodi-camente atualizado pela Agência Nacional de Saú-de Suplementar (ANS), o que não acontece com o plano PASA, que é anterior a 1998, quando foi feita a regulamentação.

Assim, são exemplos de coberturas oferecidas pelo PASA Plus desde consultas com nutricionis-tas, psicólogos e fonoaudiólogos até marcapasso multissítio, utilizado no tratamento de insuficiên-cia cardíaca refratária; pet-scan oncológico, indi-cado em alguns casos de câncer; e oxigenoterapia hiperbárica, indicada quando o aporte de oxigênio traz efetivos benefícios, em situações como gan-grenas e algumas intoxicações e lesões traumáti-cas. Além disso, no último rol editado pela ANS foram incluídas cirurgias torácicas por vídeo, transplante de medula óssea para tratamento de leucemias e outras doenças hematológicas e exa-mes de genética voltados para leucemias. O PASA Plus ainda cobre, com coparticipação, órteses e próteses sem finalidade estética; despesas com captação, transporte e preservação de órgãos; e internação psiquiátrica.

Todos os associados do plano PASA, com seus respectivos dependentes e agregados,

podem passar para o PASA Plus. Para fa-zer a migração, o associado deve compare-cer ao escritório do PASA mais próximo com

um documento de identificação. Não have-rá carência para aqueles que optarem pelo PASA Plus.

Os Encontros de Aposentados e Pensio-nistas da Vale voltarão a acontecer este ano, trazendo, como nas edições anteriores, informações sobre as entidades partici-

pantes e atrações para divertir os convidados. Fi-que atento calendário que será divulgado no site www.planopasa.com.br e nas próximas edi-ções do Informe PASA.

4

Hastes flexíveis não são indicadas

Música para o corpo e a almaLavar as mãos evita doenças transmissíveis

Que a música remete a nossas emoções, todos sabem. Ouvindo uma canção que nos marcou so-mos capazes de mudar imediatamente de humor, por exemplo. O que muita gente não sabe é que a música é usada como instrumento terapêutico no tratamento de Alzheimer e outros males, além de aliviar o estresse causado por um trauma emocio-nal, diminuir a pressão alta do sangue e combater a depressão e problemas do sono. Há profissionais que acreditam que a música é benéfica também para as funções cognitivas, auxiliando a memória, a concentração e o raciocínio.

Na época da chamada “gripe suína”, o hábito de lavar bem as mãos foi muito disseminado, porque esta era uma forma de diminuir as possibilidades de contágio. Com o passar do tempo e a percep-ção de que a doença não representava o perigo que se imaginava, aos poucos parou-se de falar na importância de lavar as mãos, que é uma medida fundamental para reduzir o risco de se contrair doenças transmissíveis.

Nos Estados Unidos, os Centros de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) informam às pessoas as situações em que elas devem ter esse cuidado especialmente: antes de levar as mãos à boca, por qualquer motivo, como fumar; antes e depois de estar na presença de uma pessoa doente; depois de usar o banheiro ou trocar fraldas do bebê; de-pois de tocar áreas que recebem muito contato, como maçanetas e corrimões de escadas; e depois de assoar o nariz.

Existe até um Dia Mundial de Lavar as Mãos, co-memorado em 15 de outubro, tamanha é a relevân-cia para a saúde desse hábito simples e diário. Mas lembre-se: nada de pressa. É preciso aplicar o sabão, limpar a parte externa da mão (o dorso) e as unhas com cuidado, para garantir a eficácia da lavagem.

Viva Melhor

A limpeza dos ouvidos com hastes flexíveis – os populares cotonetes – não é recomendada pelos médicos. O uso da haste, em vez de eliminar a cera em excesso produzida pelo organis-

mo, que já possui um mecanismo para isso, a empurra para dentro, o que pode dificultar a audição. É importante

entender que a cera tem uma função importan-te, protegendo o ouvido externo da entrada

de microorganismos. As hastes, pelo seu formato, po-

dem ainda facilitar a ocorrência de irritações, inflamações e in-fecções, como otites externas, e até mesmo causar lesões no tímpano. Então, para a limpe-

za diária, limite-se à parte ex-terna do ouvido, até onde os de-

dos alcançam, utilizando um lenço ou uma toalha após o banho. E jamais

recorra a métodos caseiros, como pinças ou grampos, para “desentupir” os ouvidos,

pois isso pode ocasionar perfuração do tímpa-no, infecções e problemas de audição.

Saiba mais sobre sensibilidade dental

Desidratação em idosos merece atenção

Os idosos possuem uma reserva hídrica me-nor, pois acima dos 60 anos o percentual de água que constitui o organismo cai para 50% – quan-do nascemos esse índice é de 90%. Além disso, os mecanismos de equilíbrio interno também ficam menos precisos com a idade, o que faz com que muitas pessoas, mesmo necessitando de líquido, não sintam sede.

Por isso, é necessário ficar atento à desidrata-ção em idosos, que pode trazer problemas sérios, como confusão mental e aumento dos batimentos cardíacos. Beber muita água, sobretudo em dias quentes, é um hábito de saúde fundamental que precisa ser cultivado.

DESCoNTo EM CoNTRACHEquE DA VALiA

É importante que os associados com matrí-cula na Valia informem esse fato no momento da inscrição no PASA. É que, pelo Regulamen-to dos planos, o desconto do valor da mensa-lidade, nesse caso, é feito diretamente no con-tracheque da Valia, o que, inclusive, facilita a vida do associado, tornando desnecessária a ida ao banco para pagamento de boletos.

Como usar bem seu plano

Para lembrar

DATAS iMPoRTANTES PARA PENSAR E MuDAR

Entre as datas importantes deste bimestre se destacam, além do Dia Mundial da Saúde, noti-ciado na página 2, o Dia da Saúde e da Nutrição (31 de março) e o Dia Mundial de Combate ao Câncer (8 de abril). Esses são momentos em que temos mais acesso a informações que nos ajudam a ter uma vida mais saudável. Mas é preciso ter força de vontade para mudar, quando preciso.

5

As propagandas de cremes den-tais abordam, com frequência, a questão da sensibilidade, sem explicar o que é esse problema que gera dor e desconforto. A sensibilidade dentária é causa-da pelo desgaste da superfície do dente, cuja razão mais co-mum, na pessoa adulta, é a ex-posição da raiz do dente na área cervical, ou colo, devido à retra-ção gengival. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do den-te e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos. Quando o ca-lor, frio ou pressão afeta esses canalículos, a pessoa sente dor.

Para tratar esse problema, consulte seu den-tista, que pode prescrever flúor em gel ou um enxaguante bucal com flúor. Existem também cremes dentais de baixa abrasividade, com for-mulações feitas especialmente para dentes sensí-veis, que podem ser sugeridos pelo profissional. Pergunte a ele como proceder e tenha cuidado com a escovação, para evitar que seus dentes se desgastem ainda mais.

Informe PASA | Março/Abril de 2011 | www.planopasa.com.br

6

Você AquiApoio espiritual reconforta e ajuda na recuperação

“Temos o cuidado de respeitar as diversas religiões, cada uma com a sua crença.

Nosso objetivo é ajudar”

“Fazemos questão de ter um bom relacionamento,

estreitando laços de amizades com eles e seus familiares (...)

o que fazemos é não apenas útil, mas também muito prazeroso

para nós mesmos”

Equipe de voluntários da Pastoral da Saúde reunida no Hospital São Vicente de Paulo.

Em 2009, a usuária Maria de Fátima Cavalcan-te, do Rio de Janeiro, sofreu um acidente em que quebrou todos os dedos das mãos. Por conta disso, foi operada no Hospital São Vicente de Paulo por um especialista na área, Dr. André Teixeira, e, sen-tindo-se fragilizada, recebeu o apoio da Pastoral da Saúde que atua na instituição. Assim, conheceu o grupo, acabou associando-se a ele e, hoje, está entre seus 27 voluntários.

“Trabalho na Pastoral há um ano, todas as quar-tas-feiras. A Pastoral da Saúde do Hospital São Vicente de Paulo é um apostolado da Igreja Ca-tólica Romana, com a finalidade de acolher os do-entes, levando a eles uma palavra de conforto e oferecendo apoio espiritual e humanitário. Temos o cuidado de respeitar as diversas religiões, cada uma com a sua crença. Nosso objetivo é ajudar”, explica Maria de Fátima.

Ela conta que precisou fazer um ano de cursos para integrar a equipe, já que para as atividades que os voluntários desenvolvem é fundamental entender mais sobre o ser humano, a forma de se relacionar com os pacientes e os riscos envolvidos na circulação pelo hospital. “Visitamos pacientes internados, UTI, CTI infantil e pacientes em tra-tamento na hemodiálise e na oncologia. Só não va-mos a alguns setores onde há muita probabilidade de infecção. Fazemos questão de ter um bom re-

div

ulg

ão

lacionamento, estreitando laços de amizades com eles e seus familiares”, afirma.

Os voluntários tentam ainda atender os pedi-dos dos pacientes como providenciar a visita de um padre, uma comunhão e, quando é possível, a participação na missa. E rezam com aqueles que desejam e permitem. “Tudo o que vemos e ouvimos é mantido em sigilo, condição básica de nosso trabalho. Falamos sempre baixo, como con-vém em um hospital, temos bastante cuidado com a limpeza e às vezes ficamos até cinco horas em pé, sem sentir. Isso porque o que fazemos é não apenas útil, mas também muito prazeroso para nós mesmos”, diz.

Maria de Fátima, que trabalha fora, é casada com o empregado aposentado da Vale Antô-nio Moreira, tem 55 anos, dois filhos e mora no bairro de Santo Cristo, próximo ao hospi-tal, garante que recebe apoio integral da famí-lia e dos amigos para sua atuação na Pastoral, onde consegue conciliar realização pessoal e ajuda ao próximo, a melhor e mais saudável das combinações.

7

Em Sintonia Medicamentos gratuitos para diabetes e hipertensão

Associados manifestam seu carinho pelo PASA

Ao longo dos 20 anos, a equipe do PASA colecionou muitas manifestações espontâneas de carinho dos associados, algumas feitas pessoalmente, outras por carta, telefone e e-mail. A seguir, relacionamos quatro delas, que representam as demais e muito nos honram e servem de incentivo.

O “Saúde não tem preço”, um programa criado pelo governo federal em parceria com entidades da indústria e do comércio, oferece medicamen-tos gratuitos para hipertensão e diabetes na rede “Aqui tem farmácia popular”. Para usufruir da iniciativa, é preciso comparecer à farmácia com uma receita médica válida, CPF e um documen-to com foto. Há mais de 15 mil estabelecimen-tos credenciados no país. Além de remédios para

Antonio Geraldo Ramos, de Serra (ES), fez seu elogio em forma de verso, com muita criatividade:

O plano de saúde do PASA,Para os aposentados é uma solução.Porque a maioria delesTem problema de coração.

Mas não é só o aposentado,Que do Plano PASA usufrui.As esposas e os filhos,Que a família constitui.

Tem ainda os agregados,Que dá para poder ajudar.Depois que vence a idade,Basta a pessoa se associar

Érika Cristina Martins, de Belo Horizonte (MG), ressaltou o atendimento de uma forma geral:

“Gostaria de parabenizar e agradecer o aten-dimento oferecido ao usuário do plano de saúde PASA. Quando preciso sou sempre atendida pron-tamente, sem demora.”

Ewaldo da Silva Moreira Júnior, do Rio de Janeiro (RJ), agredeceu pela competência do PASA em conseguir rápida autorização para o implante de marcapasso de sua mãe:

“Parabéns pela educação e simpatia no atendi-mento do PASA.”

Dalva Araújo de Farias, do Rio de Janeiro, gostou da Ação Coletiva organizada pelo PASA Saúde:

“Quero parabenizar toda a equipe envolvida na Ação Coletiva. Gostei muito de participar do evento, que proporcionou a todos momen-tos de criatividade, alegria e confraternização. Parabéns ao PASA pelo desempenho e dedicação a todos nós. Obrigada a todos e fico muito feliz de participar do Plano PASA, que nos proporciona tranquilida-de e confiança. Mais uma vez, parabéns, que possamos continuar a ser assistidos por essa equipe responsável e, acima de tudo, competente.”

hipertensão e diabetes, doenças que juntas atin-gem cerca de 40 milhões de pessoas, o progra-ma ampliou o número de medicamentos com descontos de até 90%, incluindo agora o trata-mento de asma, rinite, mal de Parkinson, os-teoporose e glaucoma, além de fraldas geriá-tricas. Faça valer o seu direito e, para consultar a lista de medicamentos gratuitos, acesse o site www.saudenaotempreco.com.br.

Informe PASA | Março/Abril de 2011 | www.planopasa.com.br

8

quadrinhos

an

a f

elix

Corte esta tira na linha pontilhada e envie para Av. Calógeras, 30/9º andar, Centro, Rio de Janeiro, CEP:20030-070, aos cuidados do setor de Comunicação

do PASA, ou entregue pessoalmente em um dos escritórios PASA. Caso a sua resposta esteja certa, você participará de um sorteio para ganhar uma cafeteira

expresso automática com vaporizador e terá seu nome divulgado na próxima edição do Informe.

Por que cuidar da alimentação é importante

para a saúde?

PERGUNTA

RESPOSTA

NOME

MATRÍCULA PASA CIDADE /ESTADO

TELEFONE E-MAIL

Clemilda Santos Pierozzi, usuária do PASA em Vitória (ES), foi a sorteada da última edição e

ganhou um forno micro-ondas – 18 litros.

SORTEADO

M A N T E N H A S E U E N D E R E Ç O S E M P R E A T U A L I Z A D O

Ser mãe é ... Proteger, apoiar, alimentar, lutar sempre para perpetuar a vida

O PASA deseja um Feliz Dia das Mães