manual para publicação - ufgdnetfiles.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/editora/manual...

12
1 Manual para Publicação

Upload: doannhu

Post on 07-Jun-2019

224 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

Manual para Publicação

2

Manual para Publicação

Universidade Federal da Grande Dourados

Conselho Editorial 2009 | 2010

Edvaldo Cesar MorettiPresidente

Wedson Desidério FernandesVice-Reitor e membro nato

Paulo Roberto Cimó Queiroz – Suplente: Fernando Miranda de Vargas JúniorRepresentantes da Câmara de Ensino de Pós-Graduação e de Pesquisa

Flaviana Gasparotti Nunes – Suplente: Guilherme Augusto BiscaroRepresentantes da Câmara de Ensino de Graduação

Rita de Cássia Aparecida Pacheco Limberti – Suplente: Linderval Augusto Mon-teiro

Representantes da Câmara de Extensão e CulturaRozanna Marques Muzzi – Suplente: José Benedito Perrela Balestieri

Representantes do Conselho UniversitárioFábio Edir dos Santos Costa

Representante da comunidade externa

Coordenadoria Editorial

Coordenador Editorial: Prof. Dr. Edvaldo Cesar MorettiProgramador(a) Visual: Marise Massen Frainer

Redator(a): Raquel Correia de OliveiraTécnico-Administrativo: Givaldo Ramos da Silva Filho

3

Sumário

Apresentação

1. Linhas editoriais

2. Formas de publicação

3. Normas para elaboração dos originais

4. Critérios para apreciação das propostas

5. Etapas de edição

6. Compromisso do(s) autor(es)

7. Direitos autorais

4

5

6

7

9

10

11

12

4

Apresentação

A Editora da UFGD foi criada como órgão suplementar em outubro de 2006 e desenvolve um papel sociopolítico cultural no interior da Universidade. Sua política editorial deve estar em consonância com os princípios, a missão institucional e a política acadêmica da UFGD e realizar-se por meio da produção e divul-gação de obras resultantes de atividades de ensino, pesquisa e ex-tensão.

Os principais objetivos propostos pela EDUFGD são: estimu-lar a produção acadêmica universitária voltada para a comunidade interna e externa; apoiar a organização, publicação, divulgação, distribuição e venda de obras bibliográficas da UFGD, intermedian-do sua produção entre autores/Unidades proponentes e os serviços de gráfica próprios e/ou contratados pela Universidade; publicar obras cujo escopo seja nutrir o ensino/aprendizagem, a pesquisa e o desenvolvimento cultural, no contexto de inserção da UFGD.

Este Manual para Publicação foi elaborado pelos membros da Coordenadoria Editorial, sob aprovação do Conselho Editorial, com a finalidade de facilitar o trabalho dos autores e do corpo edi-torial da Editora da UFGD. Aqui o leitor encontrará instruções e normas acerca do processo de produção de nossas publicações.

5

1. Linhas editoriais

Para serem publicadas pela Editora da UFGD, as obras devem se enquadrar em uma das seguintes linhas editoriais:

• Publicações Didáticas: obras destinadas a favorecer as atividades de ensino, pesquisa ou extensão;• Divulgação Científica ou Cultural: obras destinadas à di-fusão do conhecimento;• Séries Temáticas: obras em sequência, com o fim de atender à produção contínua de um determinado autor ou de um grupo de autores sobre assunto específico.• Manuais, Catálogos e Guias: documentos técnicos, cominstruções e procedimentos sobre determinado tema.• Anais com resumos e/ou textos integrais de trabalhos apre-sentados em eventos organizados pela UFGD.

6

2. Formas de publicação

A Editora da UFGD se dedica à publicação de obras em for-mato de:

Livros: Publicações não periódicas, de autoria individual ou co-letiva, que contenham mais de 49 páginas, excluindo as capas; Periódicos:Relacionados à produção científica das faculdades e programas de pós-graduação da UFGD; Livretos:Materiais produzidos por docentes da UFGD, para uso didático nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, com no máximo 100 páginas; E-books:Livros em versão digital; Anais de eventos em CD.

7

3. Normas para elaboração dos originais

3.1. O texto original encaminhado por autores brasileiros de-verá seguir as normas da ABNT. No caso dos autores estrangeiros, a obra deve estar de acordo com normas reconhecidas internacio-nalmente.

3.2. O texto deve ser encaminhado à Coordenadoria Editorial da UFGD em duas vias: uma impressa, encadernada em espiral, e uma em CD-Rom, no programa Word for Windows ou compatível, em fonte Times New Roman tamanho 12 e espaçamento de 1,5cm. Juntamente deve ser entregue a Ficha para Cadastro de Autoria (di-sponível para download na página da Editora – www.ufgd.edu.br/editora/editais), impressa em papel A4 e devidamente preenchida.

3.3. Dissertações e teses devem ter sua linguagem acadêmica adaptada para publicação em livro, com o conteúdo já revisado.

3.4. Caso a obra contenha imagens, é de inteira responsabili-dade do autor providenciar e enviar as autorizações, por escrito, para sua publicação. As autorizações devem ser entregues na Edi-tora junto ao original, assinadas por aquele(s) que detém/ detêm o direito autoral. As imagens ou ilustrações devem seguir os seguintes padrões: digitalizadas com base no formato final (em caso de livro impresso), com resolução mínima de 300 dpi, em formato JPG ou TIF e gravadas em CD.

8

3.5. O padrão de livros editados pela EDUFGD obedecerá pri-oritariamente o projeto gráfico da Editora, com logomarca, ISBN, código de barras e ficha catalográfica específicos.

3.6. Para publicação das obras aprovadas, a EDUFGD dispõe de quatro tipos de contrato de edição de livros:

a) A Editora da UFGD assume todos os custos da obra;b) Co-edição (produção em parceria com outra(s) editora(s));c) Parceria com os programas de pós-graduação;d) O autor, empresa ou instituição assume inteira ou parcial-

mente os custos. 3.6.1. Em caso de co-edição, o autor deverá se responsabili-

zar pela busca de outra(s) editora(s) para dividir os custos com a produção do livro.

3.6.2. Os livros aprovados pela EDUFGD, custeados pelo autor, empresa ou instituição, também necessitam de aprovação do Conselho Editorial e serão submetidos ao controle técnico da Coordenadoria Editorial (capa, miolo e aprovação do layout), que acompanhará a editoração, garantindo a qualidade da publicação.

3.7. As obras financiadas pela UFGD incluirão os serviços de revisão e diagramação.

9

4. Critérios para apreciação das propostas

• Vinculação do(s) autor(es) com a UFGD e/ou com projetos desenvolvidos na Universidade;• Mérito em relação à qualidade da obra;• Mérito em relação ao formato da obra;• Enquadramento nas áreas prioritárias de interesse da UFGD (linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação e/ou de grupos de pesquisa);• Participação do(s) autor(es) e/ou co-editor(es) na publica-ção.

10

5. Etapas de edição

Os originais encaminhados à EDUFGD serão aprovados após passarem pelas seguintes etapas:

a) Avaliação da adequação da obra ao edital específico e às normas editoriais;b) Avaliação sigilosa de dois pareceristas especializados no assunto abordado pelo(s) autor(es);c) Aprovação do Conselho Editorial da Editora da UFGD;d) As coletâneas de programas de pós-graduação deverão re-ceber parecer de aprovação do colegiado do programa, seguido de parecer externo e da aprovação do Conselho Edi-torial da Editora da UFGD;e) As coletâneas deverão apresentar pelo menos 25% de seus capítulos elaborados por autores externos à UFGD, com a finalidade de evitar endogenia.f) As obras aprovadas em Conselho Editorial externo (ou equivalente), com proposta de co-edição, deverão passar poravaliação sigilosa de um parecerista indicado pela EDUFGD e por aprovação do Conselho Editorial da Editora da UFGD.

11

6. Compromisso do(s) autor(es)

• Os autores que tiverem suas obras aprovadas serão convocados pela Editora da UFGD para assinatura do contratode edição.• É de total responsabilidade do(s) autor(es) verificar e provi-denciar a cessão de eventuais direitos autorais dos autores originais quando a obra contiver remições, constituir-se de traduções, coletâneas, fotos, imagens, ilustrações; arcan-do o(s) autor(es)/organizador(es) com as despesas financeiras provenientes do pagamento desses direitos. • Uma vez assinado o contrato de edição, o(s) autor(es) se compromete(m) com a Editora da UFGD a acompanhar to-das as etapas da publicação; cumprir dentro do prazo pre-visto todas as exigências que possam ser feitas pelo Conse-lho Editorial da EDUFGD; acompanhar provas; enfim, estar(em) presente(s) em todas as ocasiões em que for(em) solicitado(s) pela EDUFGD, na condição de autor(es)/ organizador(es) da obra.

12

7. Direitos autorais

Os direitos autorais, bem como outras determinações da leg-islação em vigor, constarão de um Contrato de Edição a ser as-sinado entre o Autor e a Editora da UFGD, disponível na página institucional.

Serão destinadas ao(s) autor(es), como pagamento único e to-tal dos direitos autorais, a seguinte quantidade de obras:

a) Para obras financiadas pela UFGD: 25% do total de exemplares.b) Para obras custeadas pelo(s) autor(es), empresa ou institui-ção: 60% do total de exemplares.