manual do usuÁrio - scge.pe.gov.br · o cadastro de regularidade para transferências estaduais...

14
Aqui você encontra informações detalhadas de como utilizar o Cadastro de Regularidade de Transferências Estaduais - CRT MANUAL DO USUÁRIO Cadastro de Regularidade de Transferências Versão 02/2015

Upload: hoanghanh

Post on 27-Dec-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Aqui você encontra informaçõesdetalhadas de como utilizar oCadastro de Regularidade de

Transferências Estaduais - CRT

MANUAL DO USUÁRIOCadastro de Regularidade

de Transferências

Versão 02/2015

GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

Governador do EstadoPAULO HENRIQUE SARAIVA CÂMARA

Vice-Governador do EstadoRAUL JEAN LOUIS HENRY JÚNIOR

Secretário da Controladoria-Geraldo Estado

RODRIGO GAYGER AMARO

Secretário Executivo da Controladoria-Gerado do Esta-do

CAIO EDUARDO SILVA MULATINHO

Diretor de Informações Estratégicas e Análise de RiscoDIMMITRE MORANT V. G. PEREIRA

Elaboração:

Luana Silva BernaolaCoordenadora de Monitoramento de Convênios

Fabiana Ferreira de MeloChefe da Unidade de Monitoramento de Convênios e

Gestão do CRT

Fernando de Albuquerque e SilvaAssessor de Comunicação

INTRODUÇÃOConhecendo o CRT 4

5

6

9

10

ACESSO AO CRTPasso a passo

MÓDULOS DO CRTEtapas de implantação

RASCUNHOUtilizando a opção de “Salvar Rascunho”

LOGINObtendo login e senha própria

11HABILITAÇÃOAcompanhe o processo de habilitação

Su

mári

o

12EMITIR O CERTEmissão do certificado de transferências

13AUTENTICIDADEVerifique a autenticidadedo certificado

13RENOVAÇÃOCertificado deve ser renovado todo ano

10SENHASaiba como alterar sua senha

CRTCadastro de Regularidade de Transferências Estaduais

Crédito: sxc.HU

O Cadastro de Regularidade para Transferências Estaduais (CRT), instituído pelo Decreto Estadual n° 41.466/15, objetiva efetuar a inscrição de entes públicos e entidades privadas sem finalidade econômica para celebração de convênios.

A intenção do CRT é proceder à prévia habilitação do interessado em receber recursos através de transferências voluntárias, concedidas pelos órgãos e entidades da administração pública estadual.

Esse procedimento não exime os interessados de apresentarem os demais documentos exigidos pela norma vigente na ocasião da proposta e/ou celebração de convênios.

A inclusão do interessado no CRT será efetuada mediante o preenchimento do formulário de Pré-Cadastro e apresentação dos documentos exigidos, que serão analisados pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado de Pernambuco (SCGE).

Observados os requisitos legais, a SCGE emitirá o Certificado de Regularidade de Transferências Estaduais (CERT), habilitando o interessado a celebrar convênio com a administração pública estadual no prazo estabelecido pela validade do Certificado.

Boa leitura!

Introduçãoconhecendo o CRT

Para obter atendimento entre emcontato com a SCGE.

Para quaisquer esclarecimentos, a Secretaria da Controladoria Geral do Estado coloca-se à disposição, por meio da Diretoria de Informações Estratégicas e Análise de Risco (DIAR). Entre em contato conosco, das 8h às 12h, pelos telefones: (081) 3183-0864 e 3183-0857 ou no e-mail: [email protected].

04 SCGE

ENDEREÇO SECRETARIA DA

CONTROLADORIAGERAL DO ESTADORua Santo Elias, n.º 535Espinheiro - Recife/PECEP: 52.020-095Telefone: (081) 3183-0800E-mail: [email protected]

=

www.cge.pe.gov.br

www.transparencia.pe.gov.br

twitter.com/scge_pe

wt

w

1° Módulo Disponibilizado a partir do dia 1° de junho/ 2015

Diz respeito ao envio eletrônico de solitação para habilitação no CRT e à disponibilização de documentos para subsidiar o cadastramento, como a legislação, manuais e modelos de declaração.

2° Módulo Disponibilizado a partir de 04 de agosto/ 2015

Contempla o acompanhamento dos processos de habilitação, o recebimento de alertas de vencimento de sua habilitação, a emissão online do Certificado e a consulta de autenticidade do CERT.

Módulos do CRTetapas de implantação do sistema

Esteja atento às legislações que tratam de convênios, especialmente o Decreto nº 39.376/2013, a Portaria SCGE nº 055/2013 e a Portaria Conjunta SCGE/Sefaz/Seplag nº 001/2015.

A disponibilização do Cadastro de Regularidade de Transferências Estaduais - CRT será efetuada em dois módulos:

Fique atento!

Crédito: sxc.HU

SCGE 05

Acesso ao CRTpasso a passo para entrar no sistema

1º Passo Acesse o site da SCGE, no endereço eletrônico www.cge.pe.gov.br e clique na marca do CRT, no final da página.

2º Passo O usuário será encaminhado para a tela inicial do CRT, com a possibilidade de acesso às seguintes opções: Pré-Cadastro: formulário eletrônico em que os usuários utilizarão em seu primeiro acesso.

Efeturar login: acesso ao sistema apenas aos usuários já cadastrados.

Documentos: repositório de documentos relacionados ao CRT.

Emissão de certificado: emissão online do CERT .

Manual: acesso ao Manual do CRT .

Autenticidade do certificado: verifica a autenticidade do CERT.

Créditos: Reprodução

06 SCGE

3º Passo Em seu primeiro acesso, devem ser preenchidas as informações mínimas exigidas pelo CRT. São elas: nome do usuário, CNPJ do Ente Público ou Entidade Privada sem fins econômicos, Razão Social e email do usuário do CRT. Em seguida, o usuário deve digitar o código de segurança e clicar no botão “Próximo”, para dar início ao processo de habilitação.

O Pré-Cadastro corresponde ao formulário eletrônico a ser preenchido pelos Entes Públicos ou Entidades Privadas sem fins econômicos interessadas em se habilitar perante a administração pública estadual para o recebimento de transferências voluntárias de recursos. O Pré-Cadastro é composto por três abas:

Dados Gerais: Formulário Eletrônico a ser preenchido com informações do Ente Público ou Entidade Privada, bem como informações do representante legal e do usuário do CRT.

Anexos: Formulário Eletrônico no qual devem ser anexados os documentos requisitados pela Portaria Conjunta SCGE/Sefaz/Seplag n° 001/2015, para análise da SCGE. Notificações: Aba em que consta a indicação das pendências identificadas no preenchimento do Pré-Cadastro ;

Alguns campos estão marcados com (*), indicando que são de preenchimento obrigatório. Caso não possua a informação na hora, o usuário tem a opção de “Salvar Rascunho”, que permite acesso futuro ao Pré-Cadastro para complementar as informações.

Fique de olho!

O e-mail indicado deve ser o do usuário do CRT, para o qual serão enviadas informações como senha de acesso, número de identificação de processo, etc.

Créditos: Reprodução

SCGE 07

Realizando o pré-cadastro

4º Passo A tela do Pré-Cadastro é apresentada para inserção de informações, na aba de Dados Gerais, e documentos, na aba de Anexos (conforme tela ao lado). Ao concluir o preenchimento da aba de Dados, clicar no botão “Anexar documentos” ou na aba “Anexos”.

5º Passo O usuário será direcionado para a aba de “Anexos” na qual deverão ser incluídos os documentos exigidos pela Portaria Conjunta SCGE/Sefaz/Seplag n° 001/2015. A lista de documentos foi subdividida em documentos do Ente Público e das Entidades Privadas, do Chefe do Poder Executivo, do representante legal e do usuário do CRT. Para inserir a documentação correspondente, basta indicar o item desejado na lista “Documento”, em seguida clicar no botão “Procurar”, para anexar o arquivo desejado. Ao inserir o documento desejado, clicar no botão “Adicionar”. À medida que os documentos são anexados, estes são excluídos do rol “documentos” e passam a integrar a “Lista de Documentos Anexos”. Alguns destes documentos estão marcados com um (*), indicando que são de envio obrigatório, ou seja, para concluir o Pré-Cadastro o usuário precisa encaminhá-los. Para encaminhar o pedido de análise da SCGE, o usuário deve clicar no botão “Encaminhar para Análise”.

Créditos: Reprodução

08 SCGE

FIQUE LIGADO!

No ícone “Documentos” você encontra arquivos relacionados ao manejo do sistema, legislações e demais orientações.

Ao clicar em “Encaminhar para análise”, o CRT irá checar se todos os campos e documentos obrigatórios constam no Pré-Cadastro, somente assim, a solicitação de certificação no CRT será validada. Caberá à SCGE recepcionar as respectivas demandas de análise e, deferir ou não, os pedidos, a depender

do atendimento dos requisitos exigidos pela Portaria Conjunta SCGE/Sefaz/Seplag n° 001/2015. A SCGE tem prazo de análise e pronunciamento de até 10 (dez) dias úteis. Atendidos os requisitos legais, o Ente Público ou Entidade Privada sem fins econômicos será considerado habilitado e, por conseguinte, poderá

emitir seu Certificado de Regularidade de Transferência Estadual (CERT). Na hipótese de alguma pendência ser identificada, a SCGE enviará e-mail ao usuário do CRT para a regularização. O prazo para este procedimento é de 5 (cinco) dias úteis. Em caso de descumprimento resultará na inabilitação.

Validação e tempo de emissão do CERT

O usuário poderá iniciar o seu Pré-Cadastro e concluí-lo em momento posterior. Para isso deve utilizar a opção “Salvar Rascunho” do CRT. Com esta funcionalidade, o sistema salvará as últimas atualizações feitas no Pré-Cadastro, de modo que nos próximos acessos ao sistema, o usuário apenas complemente as informações necessárias. A opção “Salvar Rascunho” NÃO INICIA UM PROCESSO DE ANÁLISE PARA A SCGE. Ao lado você pode verificar a tela do sistema que indica esta função.

RASCUNHOutilizando a opção “Salvar Rascunho”

Crédito: Reprodução

SCGE 09

LOGINfazendo login com senha própria

O login de acesso ao CRT poderá ser obtido após a conclusão do “Pré-Cadastro” ou por meio da opção de salvar rascunho. Para tanto, será encaminhada a senha de acesso para o e-mail cadastrado. De posse da senha, os demais acessos devem ser realizados através do ícone “Login no CRT”. O usuário deve digitar o CNPJ do Ente Público ou Entidade Privada, sua senha e os caracteres de segurança. E, por fim, clicar no botão “ENTRAR”. O Pré-Cadastro poderá ser editado, desde que utilizado a opção “Salvar Rascunho” e não encaminhado para análise da SCGE.

Crédito: Reprodução

10 SCGE

SENHAsaiba alterar sua senha de acesso

O usuário poderá alterar a senha encaminhada pelo sistema via e-mail através da funcionalidade “Alterar senha”. Para isso, o usuário deve informar na tela aberta pelo CRT a sua senha atual, a nova senha e a confirmação da nova senha. Ao clicar no botão “salvar’, o sistema enviará nova senha para o email cadastrado.

Crédito: Reprodução

Os processos de habilitação encaminhados pelo CRT para análise da SCGE podem ser acompanhados pelos convenentes. O usuário acessa a tela de acompanhamento no menu Pré-Cadastro, opção Acompanhar Habilitação. A tela exibirá os processos de habilitação já abertos pelo convenente, a data de envio, a situação atual e os números de CERT, quando existirem. Caso os pré-cadastros tenham sido considerados pendentes, ou seja, o convenente não cumpriu todas as exigências, ou inabilitado - situação em que a pendência não foi regularizada no prazo previsto de cinco dias úteis - é possível visualizar informações sobre as exigências que não foram atendidas.

* É importante destacar que, a cada novo processo de habilitação considerado pendente ou inabilitado, o CRT enviará mensagem de alerta com as respectivas notificações.

HABILITAÇÃOacompanhando o processo de habilitação

Crédito: Reprodução

Crédito: Reprodução

Os documentos exibidos na notificação deverão ser reencaminhados para análise da SCGE. Para isso o usuário deve ex-cluir no ícone da lixeira o arquivo indevido e anex-

Esteja atento!

ar o novo documento ou substituí-lo n ícone do lá-pis. Na aba de anexos, os documentos pendentes estarão sem indicação da data de validade.

SCGE 11

Para os Entes Públicos ou Entidades Privadas sem fins econômicos considerados habilitados para fins de celebração de convênios, o CRT emitirá o Certificado de Regularidade de Transferência Estadual (CERT) cuja validade será daquele documento de

CERTemissão do certificado

menor prazo de validade.

O certificado estará disponível a todos os interessados, usuários ou não. Para acessá-lo, é preciso clicar no ícone de emissão e indicar o CNPJ do ente público/entidade privada que se deseja obter a informação. Se o convenente não

estiver inscrito no CRT, o sistema exibirá a mensagem: “O CNPJ não está cadastrado”. Caso o convenente inscrito não esteja em situação de habilitado no CRT, a mensagem exibida será: “O CRT não identificou certificado válido para esse CNPJ”.

Créditos: Reprodução

12 SCGE

AUTENTICIDADEverificando a autenticidade do certificado

Para garantir a autenticidade do Certificado de Regularidade de Transferência Estadual (CERT), é preciso clicar no ícone de autenticidade e indicar o nº do certificado que consta no documento. Caso seja verificada a autenticidade, o CRT apresentará o CERT ao usuário. Se não houver a habilitação, será exibida a seguinte mensagem: “O CRT não identificou certificado válido para esse CNPJ”

Créditos: Reprodução

Anualmente, o CRT solicitará a renovação do registro do ente ou entidade. Se os dados/documentos do Pré-cadastro forem os mesmos, o usuário deve clicar na opção “Manter pré-cadastro”. Havendo alteração, a resposta à pergunta “Manter pré-cadastro”, deve ser

RENOVAÇÃOconvenente deve renovar anualmente certificado

negativa. Com isso, o sistema exibirá o Pré-Cadastro disponível para atualização.Após as alterações necessárias, o convenente deve encaminhar o processo para análise.

O sistema enviará alertas solicitando a renovação do registro do convenente.

SCGE 13