manual do calouro 2010/2

20
Manual do Calouro Centro Acadêmico de Comunicação Social APRESENTA:

Upload: centro-academico-de-comunicacao-social

Post on 09-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Manual do Calouro desenvolvido pela Gestão 2010 do Cacos para o semestre de 2010/2

TRANSCRIPT

Page 1: Manual do Calouro 2010/2

Manualdo

Calouro

Centro Acadêmico de Comunicação SocialAPRESENTA:

Page 2: Manual do Calouro 2010/2

2Seja bem-vindo, calouro!

Este manual foi feito pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social para socorrer seus dias iniciais na universidade. Trata-se de uma carta na manga para você se sentir mais pertencente ao

mundo Ufes e interagir mais por aí.

A partir de agora, você estuda no campus de Goiabeiras e, acredite, ele esconde muitos mistérios. É como uma cidade dividida em bairros. Temos prefeitura, construções inacabáveis, bancos, restaurante, gráfica, escola primária, bibliotecas, cinema, teatro,

muita área verde e área de risco, e claro, salas de aula.

O manual pretende esclarecer suas dúvidas sobre o funcionamento interno do curso de Comunicação, sobre o que você pode e deve fazer enquanto estudante, quem são seus representantes e ainda como chegar àquele lugar tão procurado ou como decifrar aquela

sigla enigmática.

Boa sorte!

Seja bem-vindo!

Page 3: Manual do Calouro 2010/2

3sumário

o que é 4

comunicação social 7

movimento estudantil 8

enecos 9

mapa da ufes 10

centro acadêmico 12

lugares a visitar 14

prédios 16

pesquisa e extensão 17

expediente 19

Page 4: Manual do Calouro 2010/2

4 o que é

#extensão e #pesquisaTá, agora você está na universida-

de. Sem essa de Ensino Médio, de ir para aula e depois embora. A Uni-versidade oferece diversas opções extra-classe para você realmente aproveitar o ensino superior. São as atividades de extensão e pesquisa. A Extensão é o contato dos estudantes com a comunidade. A Pesquisa é a oportunidade de estudar algum as-sunto que lhe interesse (às vezes até recebendo uma bolsa para isso). No final desse manual, você encontra mais informações sobre os grupos de pesquisa e extensão.

#frequênciaPara ser aprovado em uma

disciplina, além de 7 pontos na média final – ou 5 no caso de prova final -, você deve ter 75% de frequência nas aulas. Ou seja, não falte se não for preciso. E atenção: Atestado médico não abona falta. Seus 25% já são para esses casos.

#desligamentoDesligamento é a forma que você

tem de encerrar as suas atividades na universidade, se desligando mesmo, seja por uma decisão sua ou da universidade – o nome desse segundo é jubilamento. Espero que ninguém precise recorrer a esse recurso, né?

#matrículaMatrícula na Ufes quem faz é o

aluno. Fique de olho no calendário acadêmico e não perca os prazos. A primeira etapa de matrícula é obrigatória e quem não fizer terá sérios problemas. A segunda e terceira etapa são apenas reajustes (cancelar ou matricular). A matrícula nas disciplinas eletivas (isto é, de outros cursos) deve ser feita na segunda etapa. ATENÇÃO: A PRIMEIRA ETAPA É OBRIGATÓRIA!

#disciplinas eletivasAs disciplinas eletivas são aquelas

que você pega de outros cursos. Elas oferecem uma formação comple-mentar e ainda somam horas de ati-vidades complementares. Você deve frequentar a eletiva desde o início, mesmo ainda não estando matricu-lado e pedir ao professor e ao seu colegiado que abra vaga na 2ª etapa de matrícula.

#disciplinas optativasAs disciplinas optativas são aque-

las que complementam o conteúdo prático e teórico do currículo. São ofertadas todo período, geralmente no turno da noite. Ah, você precisa cursar no mínimo 3 (três) delas para poder se formar.

Page 5: Manual do Calouro 2010/2

5o que é

#estágioO estágio em Comunicação Social

não é obrigatório, mas conta horas de atividades complementares (as 120 que você deve cumprir até o fim do seu curso). A Prograd exige que você esteja cursando no mínimo o 3° período para poder estagiar. Os coordenadores de estágio vivem sendo modificados, portanto, como é incerto, o professor Ismael Thompson é quem deve ser procurado.

#remoção e #reopção de cursoVocê pode trocar de curso sem

precisar fazer outro vestibular. Para fazer a remoção e reopção de curso, é necessário ter cumprido no mínimo 15% da sua carga horária e um máximo de 3 anos de curso (no caso de um aluno de Comunicação Social). Mais informações sobre a prova e as datas, consulte o site da Prograd.

#trancamentoA gente

espera que você não precise, mas caso seja necessário, você pode trancar o

curso por dois semestres seguidos. O estudante fica afastado da universidade e pode deixar de cursar as disciplinas. Fique de olho nas datas divulgadas pela Prograd para fazer o trancamento.

#centro de línguasO Centro de Línguas está localizado

próximo à cantina dos IC’s (CCHN) e à Adufes. Lá são oferecidos cursos de Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano, Francês e Português para Estrangeiros pela bagatela de 295 reais por semestre ou 590 no caso do curso intensivo para os estudantes da Ufes. Vale a pena ter uma, duas, três ou mais línguas estrangeiras no currículo.

Luanna Esteves Diretora de Organização

estuda técnicas de teatro para chorar ônibus

rumo ao Enecom

Page 6: Manual do Calouro 2010/2

6 o que é

#centro de artesÉ o espaço que compreende os

cursos de Comunicação Social, Música, Arquitetura e Urbanismo, Desenho Industrial e Artes. Fica ali, ao lado do Cine Metrópolis, bem de frente para a Avenida Fernando Ferrari. Diversos são os segredos deste Centro: cantinas ocultas, casa da árvore, Estátua da Suruba, saídas desconhecidas nos prédios... E é claro, logo atrás, temos as pedras do sono e dois bancos, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

#departamentoO departamento é a base da

estrutura da universidade e reúne os professores por área de conhecimento e atividades-fins, como ensino, pesquisa e extensão. Todo professor faz parte de um departamento. Assim, quaisquer reclamações e problemas relacionados ao professor devem ser resolvidos no departamento a que ele pertence.

#colegiadoCada curso de graduação da

universidade é coordenado por um Colegiado. Este, por sua vez, é formado por professores e estudantes. É no Colegiado que se resolvem, entre outras questões, a oferta de disciplinas e as matrículas dos alunos.

#biblioteca setorialAtualmente, a Biblioteca Setorial

funciona no prédio entre os Cemunis I e III. Ela reúne um acervo específico das áreas de Artes, de Arquitetura, de Design, de Semiótica, de História da Arte e da Arquitetura, bem como monografias, trabalhos de graduação e outras produções acadêmico-científicas de discentes e docentes ligados ao Centro.

#biblioteca centralA Biblioteca Central possui diversos

exemplares de livros e periódicos, por isso é sempre bom checar antes de xerocar algum material. O cadastro pode ser feito lá mesmo com o comprovante de matrícula e identidade. Você pode pegar até 3 livros e o prazo de devolução é de 15 dias. Você pode renovar na própria biblioteca ou pelo site http://www.bc.ufes.br/. Caso ultrapasse o prazo de devolução, você pagará uma multa de 1 real por dia e por livro e acredite, isso é muito para um estudante pobre como nós. A Biblioteca Central fica próxima à reitoria e ao RU. Não tem erro.

Page 7: Manual do Calouro 2010/2

7comunicação social

Apesar de já no vestibular você escolher qual habilitação seguirá ao longo dos anos na Universidade, não é a toa que o curso se chama Comunicação Social. O curso de Comunicação Social deve instruir, discutir e mostrar ao estudante como o trabalho do comunicólogo atua na sociedade e, acima de tudo, abrir a mente do estudante para além das grandes mídias. Ser comunicólogo não é ser escravo do oligopólio midiático!

- Habilitações de Comunicação

x AudiovisualA habilitação de Audiovisual pretende formar profissionais que atuem,

principalmente, na produção de documentários, vídeos, programas educativos e que possam participar dos diversos festivais audiovisuais que ocorrem no país durante o ano.

x JornalismoA habilitação de Jornalismo pretende formar profissionais

que participem da cobertura periódica dos acontecimentos e que também possam atuar como assessores de comunicação de empresas.

x Publicidade e Propaganda

A habilitação de Publicidade e Propaganda forma profissionais que possam participar de todos os processos que envolvem a elaboração de uma campanha publicitária, desde o contato com o cliente até a finalização da proposta criativa.

Page 8: Manual do Calouro 2010/2

8

Movimento Estudantil (ME). Não, não somos um bando de gente barbada com bandeira do MST, camisa de Che Guevara, livros sobre socialismo e frases de Karl Marx. Também não estamos aqui para discutir partidarismo. Lutamos por aquilo que acreditamos. Causas nossas. Somos estudantes como você!

A base do ME é o Centro Acadêmico. No aspecto interno à Ufes, juntam-se a ele o Dacar (no caso do Centro de Artes) e o DCE. Já no MECom (Movimento Estudantil da Comunicação), os CAs de Comunicação se aglomeram em torno da Enecos. A seguir, um pouco mais sobre eles.

DACARO Dacar é como se fosse um

grande Centro Acadêmico de todo o Centro de Artes. Como abrange vários cursos, a ele é dado o nome de Diretório Acadêmico. É mais uma instituição mantida por alunos com intenção de garantir a representação estudantil na universidade. As reuniões do Centro abrigam os departamentos e colegiados de todos os cursos presentes no CAr. O Dacar participa dessas reuniões com representantes estudantis, que também tem direito de voto e fala.

DCEÉ o Diretório Central dos Estudantes,

uma grande entidade que reúne e representa todos os estudantes da Ufes diante da reitoria e de outras instituições. Em julho, ocorre o ConeUfes (Congresso dos Estudantes da Ufes), que é um encontro responsável por decidir as políticas de ação do DCE. Cada curso manda até 5 delegados com direito a voto.

movimento estudantil

Camila CuquettoDiretora de Eventos

canta: Na Enecos é mais legal! Na Enecos é mais legal!

Page 9: Manual do Calouro 2010/2

9

A Enecos é a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, uma entidade responsável por discutir assuntos pertinentes ao curso e à sociedade e, também, por representar os interesses dos estudantes diante da sociedade e de outras instituições.

As principais bandeiras da Enecos são a Democratização da Comunicação, a Qualidade de Formação do Comunicador e o Combate às Opressões nas Mídias.

Neste ano, a Enecos promove a Campanha “Somos Todos Comunicação Social”, um movimento contra as novas diretrizes para o Jornalismo propostas pelo MEC e, principalmente, contra o desmembramento das habilitações de dentro do curso de Comunicação Social, transformando-as em cursos muito técnicos e sem formação crítica e social adequada.

A Executiva também organiza vários encontros estudantis para debater e interagir com pessoas do país inteiro.

Os encontros são:- Cobrecos = Congresso Brasileiro

dos Estudantes de Comunicação Social. Ocorre em janeiro e tem um caráter mais deliberativo. É o momento em que a Executiva irá pautar suas discussões e ações para o resto do ano. Em 2011, o Encontro será em Sergipe.

- Erecom = Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação Social. Tem uma estrutura parecida com o Enecom, entretanto ocorre dentro de cada regional da Enecos. No caso, a nossa é a Sudeste 3 (ES-MG). Infelizmente, faz alguns anos que o encontro não ocorre na nossa regional.

- Enecom = Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social. Acontece geralmente em julho e reúne estudantes de todo país para debater as bandeiras da Enecos e também para troca de experiências. A 31ª edição do Encontro ocorreu neste ano em João Pessoa, Paraíba. Em 2011 o encontro será em Belém do Pará.

Para mais informações:http://www.enecos.org.br/

enecos

Fernanda Barata diz:“FOCO, Gentchi!”

Campanha Nacional da Enecos pelo não-desmembramento das habilitações

de Comunicação e pela qualidade de formação do Comunicólogo

Page 10: Manual do Calouro 2010/2

Cemuni

I

Cemuni

III

Cemuni

II

Cemuni

IV

Bob

Cemuni

V

Av. F

erna

ndo

Ferr

ari

Av. F

erna

ndo

Ferr

ari

Cemuni

VI

Teatro Universitário

Restaurante

Universitário

Prograd

Biblioteca Central

Reitoria

Laguinho

ED III / ED IV

ED I / ED II IC I

IC II

IC III

IC IV

Entr

ada

Prin

cipa

l

Entr

ada

12

3

5

7

8

IC = Ilha Cercada

Page 11: Manual do Calouro 2010/2

Cemuni

I

Cemuni

III

Cemuni

II

Cemuni

IV

Bob

Cemuni

V

Av. F

erna

ndo

Ferr

ari

Av. F

erna

ndo

Ferr

ari

Cemuni

VI

Teatro Universitário

Restaurante

Universitário

Prograd

Biblioteca Central

Reitoria

Laguinho

ED III / ED IV

ED I / ED II IC I

IC II

IC III

IC IV

Entr

ada

Prin

cipa

l

Entr

ada

12

3

4

6

9

10

Legenda:1 - Biblioteca Setorial2- Caixa Econômica3- Banco do Brasil4- Pedra da Fumaça5- Sintufes6- Centro de Vivências7- Planetário8- Caixa D’agua9- Cantina CCHN / IC10- Centro de Línguas

IC = Ilha Cercada

Page 12: Manual do Calouro 2010/2

12

CacosO Cacos é o Centro Acadêmico de

Comunicação Social da Ufes, uma entidade estudantil responsável por representar e defender os interesses dos estudantes de Comunicação.

A administração do nosso CA fica por conta de uma gestão eleita anualmente por voto direto dos estudantes. Ao todo, o Cacos pode ter até 15 Diretores, que são divididos igualmente por 5 diretorias (Organização, Finanças, Relações Institucionais, Comunicação e Eventos).

Gestão AtualA Gestão “Falar é Fácil, Fazer é

CACOS!” tomou posse em dezembro de

2009 e vem f a z e n d o

um trabalho de reorganização

e fortalecimento do Cacos.

Algumas conquistas desta gestão foram o restabelecimento de contatos com o Movimento Estudantil [DCE, Dacar, Enecos...], revitalização do espaço físico do Centro Acadêmico [pintura, troca do sofá, limpeza], maior comunicação com o curso [blog, twitter, cacos_lista] e recuperação e aumento do caixa do CA, que havia sido roubado no fim da última gestão, além de, é claro, ter conseguido um ônibus junto à reitoria para o Enecom 2010.

No início do 2º semestre, a gestão 2010 começou o debate da grade curricular com o curso.

EleiçõesAs eleições para nova gestão do

Cacos geralmente acontecem em outubro e funcionam por meio de chapas. Isto é, a chapa que receber a maior quantidade dos votos é a que deve assumir as Diretorias do CA.

Uma Comissão Eleitoral escolhida por meio de Assembléia é responsável por garantir a realização das eleições,

bem como prevenir qualquer fraude, compra de voto

ou ação coercitiva por parte de alguma das

chapas.

centro acadêmico

Vinícius EulálioMestre de ObrasCacos 2010

Page 13: Manual do Calouro 2010/2

13

Cacos_ListaÉ a lista de e-mails interna do curso.

Recados, vagas de estágio, discussões e muitos barracos ocorrem nela. É um espaço democrático em que qualquer estudante pode se manifestar e ‘ser ouvido’ por todos os outros. Para entrar, basta solicitar a algum moderador que lhe envie um convite.

centro acadêmico

Cacos 2010Gestão Falar é Fácil,

Fazer é CACOS!

Organização:Guilherme Rebêlo

Luanna EstevesRicardo Aiolfi

Relações Institucionais:Flora ViguiniLarissa Fafá

Leandro Nossa

Finanças:Marcella Cardoso

Marila OliveiraVinicius Eulálio

Comunicação:Fernanda Barata

Manuela MascarenhasRaissa Andrade

Eventos:Camila Cuquetto

Raphael PerovanoThalita Dantas

Ricardo AiolfiDiretor de Limpeza

Cacos 2010

Mulher InvisívelServiço SecretoCacos 2010

Page 14: Manual do Calouro 2010/2

14

#caixa d’águaUma das mais belas paisagens da Ufes, o reservatório de água se consagrou

por ser um local de perversidades sexuais e uso de tóxicos. Se for visitar, vá em grupos de pelo menos 4 pessoas. E cuidado com as câmeras.

#pedra da fumaçaFormação rochosa vulcânica localizada em frente ao Banco do Brasil. Ainda

hoje é possível ver focos de fumaça saindo de suas pedras. O local também é conhecido como “pedra do sono”, talvez alguma relação com a fumaça, sei lá.

#planetárioLocalizado atrás do CCJE, o planetário da Ufes possui equipamentos que

permitem mostrar como o céu seria visto de qualquer ponto da superfície da Terra, tanto no presente, quanto no passado ou futuro.

#laguinhoO laguinho se encontra localizado no CCJE e é conhecido por suas substâncias

tóxicas e piqueniques de fim de tarde. A penalidade para quem realizar qualquer atividade nas águas do laguinho é a Jubilação e talvez 4 braços ou um cabelo cor-de-rosa.

#teatro universitárioÉ o Teatro da Ufes, que de universitário só tem a localização. Shows de stand-

ups, algumas peças maiores e muitas formaturas. Isso é tudo o que você vai ver nele.

#centro de vivênciasDurante a aula, você percebe que não tirou aquela xerox para a próxima aula.

O que fazer? Corra para o Centro de Vivências! Lanchonete, Cinema, Xerox, Recarga de Cartão Transcol e Agência do Banco Real, tudo num só lugar. No segundo andar, temos a Aiesec, bebedouros e banheiros. Seja num café, numa sessão do Cine Metrópolis ou para comprar aquele Biscoito de Polvilho sabor Cebola e Salsa, o Centro de Vivências é uma ótima pedida.

lugares a visitar

Page 15: Manual do Calouro 2010/2

15

#galeria de arte e pesquisaVárias exposições de obras de arte bem ali, atrás do Centro de Vivências. E o

melhor, de graça. O Calendário Anual de Exposições prevê exposições de artistas capixabas e de outros estados e países. Os alunos do curso de Artes também têm assegurados dois períodos (no calendário) destinados a exposições dos resultados dos trabalhos de conclusão de curso.

#restaurante universitárioDe segunda a sexta, todo glamour da culinária européia por apenas R$

1,50 (ou R$ 0,75, caso você tenha algum benefício). Ragu Misto, Macarrão à Primavera, Dobradinha à Lombeira, entre vários outros pratos, que você só descobrirá o que são no RU. Aberto, no almoço, de 11 às 13:30h e, no jantar, de 17:30 às 19h, é necessário cadastrar um cartão para acesso e carregá-lo de acordo com a quantidade de refeições desejada.

#sintufesO Sindicato dos Trabalhadores da Ufes possui uma área para eventos bem

legal, por isso várias festas rolam por ali. Vale a pena conhecer e quem sabe reservar? Me convida!

lugares a visitar

Marcella CardosoDiretora de Finanças

exige sua feijoadacom café no jantar

Page 16: Manual do Calouro 2010/2

16

#Caso BobO Bob Esponja (ou Edifício de

Multimeios) é o queridinho da Comunicação. É um prédio que já nasceu atrasado, sem prazo de entrega e com muitos erros de planejamento. O apelido vem do formato quadradão do prédio.

No final de 2004, a construção começou a ser erguida. Em 16 de abril de 2009, após uma série de prazos não cumpridos, os estudantes, vestidos de camisas amarelas e cansados de esperar uma intervenção divina para a finalização das obras, ocupam a reitoria. A partir daí, algumas salas e laboratórios provisórios foram entregues.

Hoje? O Bob está QUASE pronto. Mas aí ganhamos a trilogia: além do Bob 1, teremos (?) o Bob 2, um auditório em construção anexo ao Bob 1, e o Bob 3, prédio que abrigará a Direção do Centro de Artes. O Bob 3 fica ao lado do Edifício de Multimeios e foi apelidado de Torre da Realeza. E bem, no meio disso tudo, você deve estar se perguntando: a trilogia seguirá a linha do 1º? Bem, o Bob 2 já foi interditado porque não havia licença ambiental.

Apesar dessas 2 últimas obras terem começado juntas, apenas uma foi interditada. Coincidência? Não deixemos a memória do Bob morrer...

#Cemuni VÉ o covil da Comunicação. O

Departamento e Colegiado do nosso curso ficam bem ali, além do nosso Centro Acadêmico e da Empresa Júnior. O prédio é dividido com o curso de Música, então hora ou outra, você ouvirá as famosas aulas de flauta ou presenciará uma cena de Glee, em que pessoas saem cantando em grandes corais e surgem de dentro de armários com coreografias pós-modernas. Tá, menos menos. Mas o Cemuni V é isso. Tá a toa na Ufes? Passa lá que você sem dúvida vai encontrar algum conhecido.

prédios

Bob Esponja diz: “Sempre me falta algum pedaço!”

Page 17: Manual do Calouro 2010/2

17

#Ecos Jr.A Empresa de Comunicação Social

Júnior da Ufes é o lugar onde você aplica os conhecimentos aprendidos em sala de aula. A Ecos Jr. realiza trabalhos para pequenas e médias empresas que buscam um preço acessível e um serviço de qualidade nas áreas de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Marketing e Audiovisual. Isto é, ela coloca os membros em contato direto com o mercado de trabalho.

Alguns trabalhos prestados pela empresa são: assessoria de imprensa, criação de peças publicitárias, planejamento de marketing, criação de websites e outros.

Todo semestre, há um processo de seleção para novos membros. Fique atento! Os cartazes estarão pelo Cemuni V. Para quem quiser visitar, a sala deles é ali do lado do CA.

ecosjr.com.br

#Observatório da Mídia RegionalO Observatório busca fortalecer

o diálogo entre a sociedade civil organizada, o setor público e a produção midiática, por meio da pesquisa e extensão. Fazendo jus ao nome, o grupo observa o que se produz de publicidade e conteúdo jornalístico e analisa essa produção de acordo com a ética da profissão e dos direitos humanos. Qualquer exagero, faz denúncia.

Compõe-se de estudantes e professores. Além de desenvolver pesquisas, oferece mensalmente seminários abertos sobre temas em relevância nas discussões internas.

Se gostou, é só dar um pulinho lá na sede do grupo - no Cemuni I- pela parte da tarde.

ufes.br/obervatoriodamidia

#Grupo de FotoO objetivo do Grupo de Foto é

conhecer um pouco mais sobre a fotografia, discutir técnicas e realizar experiências. O grupo surgiu da iniciativa recíproca de professores e alunos de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes. A idéia é discutir textos sobre fotografia e praticar o que é teorizado. Reúne-se na sala de reuniões do Depcom às quintas-feiras a partir das 18 horas. grupodefotoes.wordpress.com

#CronópioO Cronópio é um grupo de extensão

que reune estudantes interessados em literatura e que, de alguma forma (seja em blogs ou em cadernos velhos e em sala de aula), produzam algo literário. As reuniões, que ocorrem às terças-feiras, às 19h, na sala de reuniões do DepCom, discutem os textos dos membros com a finalidade de aprimorá-los. Do Cronópio também saiu a Revista Graciano

pesquisa e extensão

Page 18: Manual do Calouro 2010/2

18 pesquisa e extensão(lançada no último dia de cada mês), que fala de literatura brasileira feita no Espírito Santo e divulga textos dos participantes do grupo - além de ser inteiramente produzida por eles próprios.revistagraciano.wordpress.com

#Grupo de Estudos Audiovisuais (Grav)

É um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Espírito Santo, que tem o objetivo de estudar as diversas manifestações de cinema e vídeo da cultura contemporânea e aprofundar o conhecimento sobre o lugar e funcionamento da cultura audiovisual em nossa sociedade. Semanalmente, assiste filmes e os discute. Também produz mostras como a Acidentes Televisivos e a Mostra Relâmpago.

grupograv.wordpress.com

#Projeto 3 em 1O Projeto 3em1 busca estabelecer

uma aproximação entre estudantes e a realidade do mercado publicitário por meio de um ciclo de palestras sobre publicidade.

O evento ocorre mensalmente no auditório do Centro de Artes (Cemuni IV - Ufes). Há sempre um tema central e três palestrantes expondo diferentes visões sobre o assunto. Após as apresentações dos convidados, é aberto um espaço para

debate e esclarecimento de dúvidas vindas da platéia. As inscrições para cada evento devem ser feitas previamente no site do projeto.

projeto3em1.com.br

#Bandejão 104.7De 12 às 14 horas de todos os

dias úteis da semana, é hora de sintonizar a 104.7 FM e ouvir uma programação recheada de excentricidades universitárias. Com conteúdo elaborado por estudantes, o Bandejão é um espaço cedido pela Rádio Universitária para que os estudantes possam experimentar a mídia além do que já é feito em sala de aula. A cada dia da semana, um Bandejete fica responsável pela programação e por colocar em prática seu programete. Seja hard rock farofa, emo despenteado ou congo universitário, é só pedir que o Bandejão tem. Para fazer parte do Bandejão, é necessário já ter cursado ou estar cursando uma disciplina de rádio e passar por um processo seletivo. É só ficar de olho na divulgação.

bandejao1047.wordpress.com

#LabicSob a coordenação do professor

Fábio Malini, o Laboratório de Internet e Cultura desenvolve pesquisas na área de comunicação e cibercultura. Visite-os no Cemuni I.

Page 19: Manual do Calouro 2010/2

19expediente

Textos:Fernanda BarataGuilherme RebêloLarissa FafáLuanna EstevesMarila OliveiraRicardo Aiolfi

Revisão:Fernanda BarataGuilherme RebêloRicardo Aiolfi

Diagramação:Larissa FafáRicardo Aiolfi

Ladrão vai emboratriste por não achar novo cofre do CA

Diretoria de Finançaspreparada para defenderos bens do Centro Acadêmico

Page 20: Manual do Calouro 2010/2

asccGestão 2010 - Falar é Fácil, Fazer é CACOS!c a c o s o n l i n e @ y a h o o . c o m . b rhttp ://w w w.cacosufes .b logspot .com/h t t p : / / w w w. t w i t t e r. c o m / c a c o s u f e s