manual do calouro dce da furb - 2013

6

Upload: rodrigo-oneda-pacheco

Post on 29-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Manual do Calouro DCE da FURB - 2013
Page 2: Manual do Calouro DCE da FURB - 2013

CALOURO FURB SEJA MUITO BEM VINDO!É uma honra tê-lo conosco! Este manual foi criado com o intuito de poder orientá-lo nas questões universitárias que farão parte da sua vida/trajetória acadêmica durante o seu curso. Você encontrará nas próximas páginas um pequeno resumo dos serviços oferecidos pela FURB. Poderá buscar mais informações no site da FURB e também no DCE! Aproveite a Universidade e faça dela um aprendizado para todos os âmbitos da sua vida!

1. Representação acadêmica na FURB:A representação dos acadêmicos na FURB é subdividida em algumas instâncias cuja hierar-quia vai centralizando à medida que os problemas vão adquirindo proporções mais amplas.

5. FURB Federal6. Disp. do Manual On-line7. Demais serviços à comunidade

ÍNDICE:

1. Representação acadêmica na FURB1.1 DA’s e CA’s1.1.1 Resolução de atritos acadêmico/ servidor1.1.2 Eleições1.1.3 Jornadas e Semanas Acadêmicas1.1.4 Trote1.2 DCE1.2.1 Carteira do DCE1.2.2 Empresas conveniadas com o DCE-FURB1.2.3 Principais atividades realizadas pelo DCE no auxílio ao acadêmico1.2.3.1 Assessoramento jurídico1.2.3.2 PORTAL1.2.3.3 Restaurante Universitário

4. Bolsas de Estudos, como conseguir a sua:4.1 Cadastro Sócio-Econômico4.1.1 Bolsas de Estudos4.1.2 Bolsas de Pesquisa4.2 Modalidades de Financiamento4.2.1 FIES4.2.2 CREDUC4.3 Desconto Fidelidade

3.Estrutura da FURB3.1 Campi3.2 Estrutura dos cursos3.3 Unidades Universitárias3.4 Departamento3.5 Colegiado3.6 Inc. de pauta em reuniões o!ciais3.7 Reitoria3.8 CONSUNI3.9 CEPE3.10 Comitês de Ética3.11 Biblioteca3.12 Educação Física3.12.1 Aluguel de quadras do ComplexoDesportivo

2. Movimento Estudantil2.1 Encontros estudantis por curso2.2 Encontros do movimento estudantil em geral

4.2 MODALIDADES DEFINANCIAMENTO

A FURB oferece alguns programas de !nanciamento conquistados através do Ministério da Educação (FIES) e pela Prefeitura Municipal de Blumenau (CREDUC).

4.2.1 FIES:O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do

Ministério da Educação voltado para os alunos que não podem arcar integralmente com as mensalidades da graduação. Mais informações:

www.furb.br/web/1632/servicos/portal-academico/apoio-ao-estudante/!es

4.2.2 CREDUC:O Crédito Educativo Municipal, instituído pela Lei Municipal no. 6.844/2005, utiliza dos recursos da Prefeitura Municipal de Blumenau para !nanciar até 70% dos custos da semestralidade dos alunos de graduação. Mais informações: www.furb.br/web/1633/servicos/portal-academico/apoio-ao-estudante/creduc

O manual dos calouros e mais informações que podem ser uteis para sua vida universitária se encontram no site do DCE: http://dcedafurb.wordpress.com

A FURB conta com vários serviços que são destinados à comunidade, como Assessoramento Jurídico, tratamento odontológico e serviços em Psicologia.Mais informações: www.furb.br/web/1364/relacao-com-a-comunidade/atendimentos

Alunos que concluíram ETEVI ou Graduação na FURB ou que possuem algum parente estudando em alguma destas instâncias, podem se

bene!ciar do desconto !delidade oferecido pela Universidade. Com ele você pode ganhar descontos nas mensalidades das suas próximas incursões no estudo da Graduação ou Pós-Graduação.

Mais informações: www.furb.br/web/1881/servicos/portal-academico/apoio-ao-estudante/boni!cacoes

4.3DESCONTO

FIDELIDADE

5. FURB FEDERAL

No último ano, o debate sobre a federalização da FURB sofreu grande desgaste e os alunos parecem desacreditados de que este projeto vai dar certo. Embora o MEC (Ministério da Educação) não tenha encontrado juridicamente nada que pudesse atrapalhar a parceria entre as duas universidades, FURB e UFSC, as negociações diretas entre as duas instâncias parecem ter encontrado uma série de incompatibilidades institucionais. O Comitê Pró-Fed-eralização continua na ativa tentando encontrar novos caminhos para a realização de um objetivo antigo e possível. Não podemos excluir ninguém neste processo, tanto servidores, quanto alunos, que compartilham ambos do mesmo sonho. É tempo de unir forças!

6. DISP. DO MANUAL ATRAVÉS DO SITE:

7. DEMAIS SERVIÇOS A COMUNIDADE:

Page 3: Manual do Calouro DCE da FURB - 2013

Além das bolsas do Cadastro Socioeconômico, o aluno FURB conta com outras opções de bolsas e formas de ajuda !nanceira.

São recursos utilizados para ajudar os estudantes que não podem bancar o pagamento do valor inteiro da mensalidade do seu curso. Cada bolsa tem seus requisitos para a inscrição, e a Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização (CEAFI) é responsável por averiguar se o candidato a futuro bene!ciado pela bolsa preenche os requisitos para a modalidade na qual está se inscrevendo. As modalidades de bolsa de estudos são:

- Artigo 170;- Fumdes/Artigo 171 (Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior);- Fundosocial (Programa de Bolsas de Estudo do Fundo de Desenvolvimento Social);- 40% de bolsa em Pedagogia, Matemática, Serviço Social e Ciências Sociais.

4.1.1 BOLSAS DE ESTUDO:

Além de ser uma universidade aberta a aprovar novas bolsas em editais publicados pelas agências promotoras, o estudante ainda pode se candidatar à uma Bolsa de Pesquisa, importante para o seu currículo e sua formação. Na FURB há 4 modalidades de bolsas de Iniciação Cientí!ca (IC):

- PIPe/Artigo 170;- PIBIC/CNPq;- PIBIC/FURB;- Fumdes/Artigo171;

Outras modalidades: O aluno FURB conta com mais alguns programas de apoio e bolsas de estudo em diversas modalidades, como:

- PIBID/CNPq (iniciação à docência);- LCC (Laboratório de Computação Cientí!ca);- Concursos de Monitoria;- Estágio Interno;- Estágio Interno no Serviço Judiciário;- Programa de Educação Tutorial – PET Biologia;- Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde – PET Saúde.

É importante ressaltar que o acadêmico inscrito no Cadastro Socioeconomico pode inscrever-se em qualquer outra modalidade de programa, desde que a segunda modalidade não faça parte da lista do Cadastro. Sendo assim, um estudante inscrito no Artigo 170 pode também tornar-se membro da equipe PET – Saúde. Para se cadastrar em qualquer modalidade de bolsa de estudo, ou para Estágio Interno, o cadastro deve ser feito através do link: www.furb.br/web/1628/servicos/portal-academico/apoio-ao-estudante/cadastro-socioeconomico

4.1.2 BOLSAS DE PESQUISA:

C.A. Centro Acadêmico

D.A. Diretório Acadêmico

1.1 DAs e CAs:Cada curso possui um C.A. (Centro Acadêmico) ou um D.A. (Di-retório Acadêmico). Estas instâncias, formadas por alunos do respectivo curso, são as responsáveis por representar os alu-nos de cada curso perante o Colegiado Docente, o Departa-mento e o Centro de cada curso.

1.1.1 Resolução de atritos acadêmico/servidor:Durante a jornada na formação acadêmica, alguns atritos com professores, coordenadores, chefes de departamento e demais servidores da FURB podem surgir. Quando isto ocorrer, sugerimos o diálogo como forma primordial de resolução de con"itos. Tudo pode ser resolvido e entendido, desde que se leve em conta o planejamento e o ponderamento das ações a se tomar. Caso o diálogo não seja su!ciente, recomendamos que você se consulte com o seu CA ou DA sobre quais os procedimentos tomar e qual hierarquia seguir para realizar uma reclamação formal.

1.1.2 Eleições:Os representantes são escolhidos através de votação pelos estudantes. Você também pode montar uma chapa para concorrer ao Centro ou Diretório Acadêmico, mas saiba que representar seus colegas é uma grande responsabilidade.

1.1.3 Jornadas e Semanas Acadêmicas:Para graduar-se, o estudante precisa de certa quantidade de horas de atividades realizadas para além da sala de aula, mas que também contribuem para a sua formação, como palestras, minicursos, congressos, etc. A Semana Acadêmica é uma oportunidade para os alunos poderem obter um diferencial na sua formação sem precisar viajar ou pagar muito caro para tal. Cada C.A. e D.A. é responsável pela Semana Acadêmica do seu próprio curso, bem como pelos eventos esporádicos oferecidos aos acadêmicos (ex.: Aula Magna, minicursos para suprir algo que talvez o curso não ofereça, etc.) e pela divulgação dos principais eventos ligados à sua área.

1.1.4 Trote:O Trote que envolva ações contra a integridade moral e física é terminantemente proibido pela Resolução nº 24/94 de outubro de 1994. Estão proibidas ações contra sua vontade como cortes de cabelo; pintura com tinta ou outro material tóxico, bem como tumulto nos blocos ou salas de aula. Mais informações: www.furb.br/_upl/!les/portal_academico/guia_academico/resolucao_25_1994.pdf?20130222155214

O Diretório Central dos Estudantes é a entidade de representação dos estudantes dentro da Universidade perante o CONSUNI, o CEPE, o Colegiado da Reitoria, os comitês de Ética e o Movimento Estudantil nacional.

1.2 DCE:

Page 4: Manual do Calouro DCE da FURB - 2013

Além dos cargos da Diretoria Executiva, outras comissões e diretorias foram criadas para descentralizar a tomada de decisão perante as ações de representatividade. Sendo assim, estas instâncias têm por responsabilidade atuar dentro dos nichos de atuação estabelecidos, porém sempre mantendo uma comunicação entre si para a troca e a parceria quando necessárias.

Diretoria de Tecnologia de Informação.Diretoria da Saúde.

Diretoria de Mobilidade Urbana.Diretoria da Cultura.

Diretoria de Comunicação e Marketing. Diretoria de Sustentabilidade.Diretoria de Projetos Sociais.

Comissão de apoio ao formando (CAF).Comissão de Apoio aos C.A.s e D.A.s.

PORTAL (Psicologia, Orientação e Aconselhamento).

Ouvidoria do D.C.E ([email protected])

A ATUAL GESTÃO É COMPOSTA:

PRESIDENTE: Lázaro Bruno Cabral Leles (Eng. de Telecomunicações)

VICE!PRESIDENTE: João Paulo Taumaturgo Silva

(Administração)

1º TESOUREIRO: !iago Reiter

(Ciências Econômicas)

2º TESOUREIRO: Rodrigo Oneda Pacheco

(Marketing)

1º SECRETÁRIA: Amanda Mahnke Baccarin

(Med. Veterinária)

2º SECRETÁRIO: Alan Filagrana

(Direito)

DIR. DE REL. PÚBLICAS: John Maicon Albanis

(Direito)

3.11 BIBLIOTECA

Através deste programa, o estudante pode se candidatar a ser bene!ciado por alguma bolsa destinada a arcar com uma parcela da mensalidade acadêmica. Para tanto, o candidato deve ler o Edital 2013/02 e se inscrever durante o período do dia 08 de julho de 2013, às 09h00, até o dia 12 de agosto de 2013, às 20h00 através

do portal FURB.

O Cadastro Socioeconômico é dividido em 2 modalidades. Estudo e Pesquisa: Fazem parte das Bolsas de Estudo os programas Artigo 170; Fumdes/Artigo 171; e Fundosocial: Fazem parte da Bolsa de Pesquisa o programa PIPe Artigo 170. Isso signi!ca que, quando o estudante realizar a inscrição no Cadastro Socioeconômico, estará inscrito em todos os programas de Bolsa de Estudo, sendo o/a assistente social responsável por encaixá-lo numa modalidade. O aluno deve manifestar preferência pela Bolsa de Pesquisa durante o cadastro.

Frisamos ainda que, quem estiver inscrito em alguma bolsa relacionada ao Artigo 170, deve cumprir algumas horas de extensão universitária para poder continuar recebendo o benefício, segundo a Lei Complementar nº 281/2005. Mais informações: www.furb.br/web/1628/servicos/portal-academico/apoio-ao-estudante/cadastro-socioeconomico

4. BOLSAS DE ESTUDOS COMO CONSEGUIR A SUA!

4.1 CADASTRO

SOCIO-ECONÔMICO

3.12 Ed. Física:Durante os dois primeiros semestres matriculados na graduação, a atividade física é obrigatória tanto no boleto bancário, quanto na sua realização para todos os estudantes. Após este período, a estrutura do complexo desportivo e as aulas de educação física continuam disponíveis para usufruto por parte dos alunos interessados em alugar uma quadra fora do horário de aula ou em praticar exercícios físicos nas classes ofertadas.Para data de inscrição e formulário de isenção de prática, acesse: www.furb.br/web/1389/cultura-e-esporte/esporte/pratica-desportiva

3.12.1 Aluguel de quadras do Complexo Desportivo: Os alunos que tiverem interesse em alugar uma quadra para jogar alguma partida com os colegas, devem entrar em contato com a coordenação da Prática Desportiva (PDE), preencher o formulário de reserva e enviar por e-mail.Mais informações: www.furb.br/web/1387/cultura-e-esporte/esporte/complexo-desportivo

A Biblioteca Universitária da FURB é a maior biblioteca do estado de Santa Catarina e uma das maiores do país. Com mais de 500 mil volumes, os empréstimos podem ser feitos por alunos, professores, servidores e ex-alunos sendo possível renovar e pesquisar todo o acerto pelo site: furb.br/biblioteca

Page 5: Manual do Calouro DCE da FURB - 2013

3.6 Inclusão de pauta em reuniões o!ciais:Para incluir uma pauta, ou seja, um assunto em uma dessas reuniões você deve conversar com o representante acadêmico da instância que você deseja. A forma de inclusão varia, mas o seu representante deverá saber como deve proceder. Caso não saiba ele poderá entrar em contato com o DCE através do e-mail: [email protected]

3.7 Reitoria:A Reitoria é o órgão executivo central, responsável pela superintendência, coordenação, !scalização e execução das atividades da Universidade. É exercida pelo Reitor e, nas suas faltas e impedimentos, pelo Vice-Reitor.Composição: É composta pelo Reitor Professor João Natel Pollonio Machado e pela Vice-Reitora Professora Griseldes Fredel Boos, contando ainda com uma Secretaria Executiva e uma Secretaria de Expediente e Documentação. Quando ocorrem as eleições: A cada quatro anos ocorrem eleições para eleger um reitor e um vice-reitor, que são nomeados pelo Prefeito Municipal e votados pela comunidade acadêmica.

Mais informações: Além da Reitoria existem outros órgãos que cuidam da Administração Superior e você pode obter mais informações sobre eles no site da FURB.www.furb.br/web/2996/institucional/estrutura-administrativa/administracao/administracao-superior

3.8 CONSUNI:O Conselho Universitário é o órgão que exerce maior poder dentro da Universidade. É lá onde são decididas questões de política acadêmica, como a organização dos Campi, administrativas, como a discussão acerca do valor que um curso agrega à Universidade, e !nanceiras, como o aumento do valor das mensalidades. Atualmente, o DCE ocupa todas as cadeiras indicadas pelo edital de composição, tendo assim quatro conselheiros na voz da representação estudantil.

3.9 CEPE:O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão é o órgão de deliberação, normatização e consultoria da FURB em matéria de ensino, pesquisa e extensão. Ele dispõe de uma cadeira discente que é ocupada por um representante do DCE.Vale lembrar que para uma instituição ser considerada universidade de fato, precisa dispor dos três fundamentos metodológicos para a construção da autonomia pela busca e promoção de conhecimento, fazendo da Universidade Regional de Blumenau a única universidade no Vale do Itajaí.

3.10 Comitês de Ética:O que é: São órgãos responsáveis por assegurar o bem-estar dos seres envolvidos nas pesquisas. Na FURB: Há dois comitês de ética dentro da nossa Universidade, o Comitê de Ética na Pesquisa em Seres Humanos e o Comitê de Ética no Uso de Animais. Composto por: o DCE-FURB possui 1 (um) representante em cada um dos conselhos de ética.Mais informações: www.furb.br/web/1915/inovacao-e-pesquisa/comites-de-etica

LOCALIZAÇÃO:O DCE passou por reformas e inaugura seu novo espaço no Campus 1 (atrás da cantina). Porém possui !liais tanto no Campus 2 (em cima da cantina) quanto no Campus 3 (em frente à cantina).

Para fazer a carteira de estudante do DCE você precisa de uma copia do seu resumo de matricula, uma cópia RG e CPF e uma foto 3x4. A carteirinha é gratuita e pode ser feita em qualquer dos três Campi. Ela é valida em todo território nacional e o estudante tem direito a esse bene!cio por lei.

Mais informações: www.procon.sc.gov.br/index.php/component/content/article/96-bannersright/165-meia-entrada

1.2.1 CARTEIRA DO DCE:

Kuka Maluca , Cabelereiro Infantil e Adulto | Chefe do Óleo | Mais Educa Dentista Dr. Renato Assis Ayub (OCB)

Mais informações: dcedafurb.com.br/index.php/convenios-do-dce

1.2.3 Principais atividades realizadas pelo DCE no auxílio ao acadêmico:

1.2.3.1 Assessoramento Jurídico: Qualquer problema que o acadêmico tenha com relação à Universidade que extrapole o limite dos Conselhos, pode ser consultado junto ao DCE e se (seu?) Assessoramento Jurídico. O DCE tem um convênio com um escritório de advocacia que esta a disposição dos acadêmicos.

1.2.2 EMPRESAS CONVENIADAS COM O DCE-FURB:

Page 6: Manual do Calouro DCE da FURB - 2013

Campus 1, Rua Antônio da Veiga, 140, no Bairro Victor Konder, Blumenau.Campus 2, Rua São Paulo, 3250, e Bloco P, Rua São Paulo, 3366, ambos no Bairro Itoupava Seca, Bnu.Campus 3, Rua São Paulo, 2171, no Bairro Itoupava Seca, Blumenau.Campus 5, Rua Samuel Morse, 768, no Bairro Fortaleza Alta, Blumenau.Núcleo de Práticas Jurídicas, Praça Victor Konder, 2, Centro, Blumenau.Fundação de Piscicultura Int. do Vale do Itajaí, Estrada dos Tiroleses, s/nº, Bairro Tiroleses, Timbó.

1.2.3.2 PORTAL:No PORTAL você encontra auxílio às questões relacionadas à Psicologia do esporte, auxílio psicológico e orientação de carreira para quem ainda possui dúvidas a respeito do seu curso e da sua trajetória pro!ssional.

1.2.3.3 Restaurante Universitário:Uma das reivindicações fortes na qual o DCE FURB vem focando é a questão do Restaurante Universitário. No momento, a mesma empresa vem ocupando os espaços das estruturas das únicas cantinas dos Campi (sem contar os pequenos quiosques dispostos pela mesma). Chegou a hora de revisar estes acordos.

2. MOVIMENTO ESTUDANTIL

2.1 Encontros estudantis por curso:Cada curso possui um encontro estudantil da formação na categoria, seja regional ou nacional. Procure se informar com seu CA ou DA. Caso não haja, você mesmo pode iniciar um Encontro Estudantil, e para isso conte com a força da Comissão de Apoio do DCE FURB.Mais informações: www.une.org.br | www.uce.org.br

2.2 Encontros do Movimento Estudantil em geral:Além dos encontros estudantis por curso, o movimento estudantil nacional também possui representações estaduais (UCE) e nacionais (UNE) que realizam encontros aonde são discutidos temas importantes para o aprimoramento da educação em nosso país. Procure se informar na internet ou com a Comissão de Apoio.

3. ESTRUTURA DA FURB

3.1 Campi:A FURB conta com 4 Campi ativos e mais dois prédios que fazem parte de sua estrutura, todos dentro do Estado de Santa Catarina, sendo eles:

FIQUE ATENTO PARA SABER QUEM SÃO

OS REPRESENTANTES DO SEU CURSO

E SE ELES ESTÃO PRESENTES NAS

REUNIÕES DEFENDENDO OS

SEUS DIREITOS!

Colegiado é um grupo de pessoas que dividem a direção de uma gestão. Há dois colegiados na Universidade, o Colegiado do corpo docente (professores) e do corpo discente (alunos). O Colegiado geral faz reuniões regulares para tomar algumas decisões em conjunto sobre o curso. O colegiado discente tem direito a cadeiras de representação nestas reuniões junto ao docente, ou seja, de voto, que podem ser indicadas aos alunos dos CAs/DAsEperidit intrum iae crissedeo eferum te estrude consultumus dum,

3.5 COLEGIADO

3.2 Estrutura dos Cursos:A FURB conta com mais de 40 cursos de graduação. Suas bases legais e matrizes curriculares encontram-se a disposição no site da FURB. É importante ter conhecimento das regulamentações que regem o curso, pois os alunos também possuem poder de voto para algumas tomadas de decisão junto às reuniões de Colegiado. Cada curso tem um corpo docente, que são os professores, e um corpo discente, que são os acadêmicos. O número tanto de um quanto de outro varia, mas quanto mais docentes o curso tiver, melhor, pois as chances de ter muitas matéria com o mesmo professor diminuem, fazendo com que as mais variadas visões sobre um mesmo assunto se tornem presentes enriquecendo as discussões e ampliando a diversidade de ideias. Além disso, quanto mais professores, mais grupos de estudo, portanto mais oportunidades de Iniciação Cientí!ca em mais áreas, aumentando assim a qualidade do ensino e do reconhecimento do curso, importante para o investimento em laboratórios e infraestrutura geral.

3.3 Unidades Universitária:As Unidades Universitárias tem por !nalidade a administração por setores. São formadas pelos Centros de Cursos, que são por sua vez constituídos por uma Direção de Centro, Conselho de Centro e Departamentos. São ao todo 7 Centros, cada um deles com um conjunto de cursos de áreas a!ns.

3.4 Departamento:O Departamento é regido por um Chefe de Departamento que é responsável pela orga-nização do curso. É ele quem cuida da organização administrativa e didático-cientí!ca, organizando os concursos do Departamento e a contratação de professores. Para a to-mada de decisões são feitas reuniões que contam com a participação de professores e acadêmicos.