manual do aluno integrado 20151

18
1 1. Introdução 2 2. Objetivos 2 3. AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem 2 4. Navegue pelo AVA e conheça suas funcionalidades 3 5. Conheça os elementos que compõem cada aula-tema 7 6. Atividades Avaliativas 12 6.1 Questões para Acompanhamento da Aprendizagem 12 6.2 Atividade de Autodesenvolvimento 13 6.3 Atividade Colaborativa 13 7. Calendário e informações sobre as aulas-tema 13 8. Orientações sobre Avaliação e Frequência 14 8.1 Disciplinas do Núcleo Comum – Atividades Avaliativas 14 8.2 Disciplinas específicas – Atividades Avaliativas 15 8.3 Datas de entrega das atividades 16 8.4 Fechamento e lançamento de notas 17 8.4.1 Tutor 17 8.4.2 Prova Oficial 17 8.5 Aprovação na Disciplina 17 9. Papel do tutor 17 10. Considerações Finais 18 11. Recursos disponíveis para esclarecimento de dúvidas 18 Sumário Manual do Aluno Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) AVA 2015/1

Upload: prpaulomiranda

Post on 08-Nov-2015

107 views

Category:

Documents


33 download

DESCRIPTION

manual

TRANSCRIPT

  • 11. Introduo 22. Objetivos 23. AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem 24. Navegue pelo AVA e conhea suas funcionalidades 35. Conhea os elementos que compem cada aula-tema 76. Atividades Avaliativas 12

    6.1 Questes para Acompanhamento da Aprendizagem 126.2 Atividade de Autodesenvolvimento 136.3 Atividade Colaborativa 13

    7. Calendrio e informaes sobre as aulas-tema 138. Orientaes sobre Avaliao e Frequncia 14

    8.1 Disciplinas do Ncleo Comum Atividades Avaliativas 148.2 Disciplinas especficas Atividades Avaliativas 158.3 Datas de entrega das atividades 168.4 Fechamento e lanamento de notas 17

    8.4.1 Tutor 178.4.2 Prova Oficial 17

    8.5 Aprovao na Disciplina 179. Papel do tutor 1710. Consideraes Finais 1811. Recursos disponveis para esclarecimento de dvidas 18

    Sumrio

    Manual do AlunoAmbiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    AVA 2015/1

  • 21. IntroduoA Anhanguera adota um modelo curricular para os cursos presenciais reconhecidos pelo Ministrio da Educao (MEC), que est em consonncia com o Artigo 1 da Portaria n 4.059/2004. Por este modelo, at 20% da carga horria total dos cursos reconhecidos so oferecidos em disciplinas a distncia, disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

    Portaria N 4.059, de 10 de Dezembro de 2004

    Art. 1o. As instituies de ensino superior podero introduzir, na organizao pedaggica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas integrantes do currculo que utilizem modalidade semipresencial, com base no art. 81 da Lei n. 9.394, de 1.996, e no disposto nesta Portaria.

    1o. Para fins desta Portaria, caracteriza-se a modalidade semipresencial como quaisquer atividades didticas, mdulos ou unidades de ensino-aprendizagem centrados na autoaprendizagem e com a mediao de recursos didticos organizados em diferentes suportes de informao que utilizem tecnologias de comunicao remota.

    2o. Podero ser ofertadas as disciplinas referidas no caput, integral ou parcialmente, desde que esta oferta no ultrapasse 20 % (vinte por cento) da carga horria total do curso.

    2. objetIVosEsse documento foi produzido para atender a dois objetivos:

    a) Descrever passo a passo as instrues de acesso s atividades interativas e de uso das funcionalidades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).b) Orientar a respeito da avaliao e da convalidao de frequncia das disciplinas disponibi-lizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA no semestre vigente.

    3. AMbIente VIrtuAl de AprendIzAgeM AVAO AVA utilizado como recurso tecnolgico para potencializar a aprendizagem e estimular a prtica dos estudos independentes, visando a progressiva autonomia profissional do aluno.

    As aplicaes (atividades) do AVA podem ser acessadas de qualquer lugar onde haja um computador, conexo com a internet e um navegador web.

    Manual do AlunoAmbiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    3 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    4. nAVegue pelo AVA e conheA suAs funcIonAlIdAdesConfira a seguir, passo a passo, o que voc encontrar no AVA:

    Logo aps o acesso ao AVA, o Mural (figura 1) ser visualizado.

    Clique sobre o vdeo para assistir a Aula de Ambientao, que lhe dar dicas para se sentir a vontade nos seus estudos.

    Dicas Clique neste cone para ter acesso as 10 dicas sobre autoestudo.

    A figura ao lado mostra as disciplinas disponveis. Clique sobre a disciplina desejada para iniciar suas aulas.

    Figura 01: Mural do AVA.

    Nesse Menu (figura 2) voc poder acessar o Calendrio, editar seu Perfil no AVA e comunicar-se com o tutor (a) por mensagens internas, navegar pelas aulas j cursadas, conferir seu Grupo de Discusso no Frum, e verificar suas Notas. Ou ainda, voltar ao Mural do AVA sempre que quiser.

    Figura 02: Menu do Mural do AVA

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    4 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    Na pgina da disciplina, tanto o contedo de cada aula-tema como o acesso aos Fruns e aos manuais de acesso e orientao sero visualizados nesse formato (figura 03).

    Figura 03: Estrutura da aula-tema da disciplina.

    Figura 04: Menu de Orientaes,

    Acesso aos Fruns e aos Protocolos

    de Envio.

    esquerda da pgina de cada aula-tema, voc poder acessar:

    O cone Por Onde Comear, local onde constam orientaes importantes da disciplina;

    O Frum Geral para falar com seu tutor e colegas

    O Frum de Notcias, sero publicados avisos, como prazos para entrega de atividades, critrios de avaliao e outros avisos importantes da disciplina

    e o Protocolo de Envio das Atividades, local onde ficar registrado o envio de sua atividade.

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    5 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    Figura 05: Light box do item Por Onde Comear.

    No item Frum Geral, voc pode acessar seu grupo de discusso no AVA, para interagir com os colegas e seu tutor.

    Para quem cursa disciplinas especficas, obrigatrio participar desse frum, pois isso compe parte da nota da Atividade Colaborativa, no 2 bimestre.

    No item Por Onde Comear, voc pode acessar o vdeo de Boas Vindas, com dicas iniciais, e esse Manual do aluno.

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    6 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    Figura 06: Light box para acesso ao Frum Geral.

    Figura 07: Visualizao de postagem no Frum Geral.

    No Frum de Notcias, so publicados avisos, comunicados gerais e notcias, como prazos para entrega de atividades, critrios de avaliao e outros avisos importantes da disciplina.

    Voc, aluno, no conseguir interagir nesse frum.

    Figura 08: Light box para acesso ao Frum de Notcias.

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    7 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    Figura 09: Visualizao de postagem no Frum de Notcias.

    5. conheA os eleMentos que coMpeM cAdA AulA-teMAConfira a seguir os objetos criados para voc acessar o contedo da aula-tema:

    A Vdeo Aula (figura 10), dividida em 4 blocos, permite acessar o contedo por meio de entrevistas, grficos e esquemas animados, alm de outros recursos referentes aula-tema.

    Figura10: Player para visualizao da vdeo aula.

    Nesse Menu (figura 11), voc dever acessar cada um dos cones, tanto para acessar o contedo textual e realizar suas atividades avaliativas, como para convalidar sua frequncia.

    Figura 11: Menu para acesso ao contedo textual e s atividades.

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    8 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    O Roteiro de Estudo (figura 12) um texto introdutrio que orienta o estudo do tema abordado a cada aula.

    Figura 12: Light box para acesso ao Roteiro de Estudo.

    O Caderno de Atividades (figura 13), em que o contedo da aula-tema disponibilizado. H tambm verses para dispositivos mveis.

    Figura 13: Light box para acesso ao Caderno de Atividades.

    Botes de Zoom e Download

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    9 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    No item Questionrio (figura 14), voc acessa as Questes para Acompanhamento da Aprendizagem.

    Figura 11:Light box para acesso ao Questionrio.

    A Atividade de Autodesenvolvimento (figura 15) uma atividade que vale nota e deve ser realizada individualmente. Ela deve ser postada, aqui no AVA, para seu tutor.

    Figura 15: Atividade de Autodesenvolvimento, disponvel na Aula-tema 03.

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    10 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    Figura 16: viso para o item Avalie sua Aula.

    A Atividade Colaborativa, dividida tambm em Passos, um Desafio a ser cumprido individual-mente, mas que requer momentos obrigatrios de interao com os colegas no Frum Geral, para a realizao dealguns dos passos.

    Figura 17: Atividade Colaborativa, disponvel a partir do 2 bimestre.

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    11 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    O bloco Anotaes (figura 18) serve para voc anotar suas dvidas, questes e apontamentos sem ter de sair da pgina inicial do AVA e assim sem interromper sua sequncia de estudo.

    Voc pode salv-las e, em seguida, export-las, para seu prprio computador, basta clicar em Exportar.

    Figura 18: Bloco para Anotaes.

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    12 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    6. AtIVIdAdes AVAlIAtIVAs

    6.1. questes para Acompanhamento da Aprendizagem

    Figura 19: Light box para acesso ao status do Questionrio.

    No item Questionrio, voc acessa as Questes para Acompanhamento da Aprendizagem.

    Ateno: Aqui voc pode realizar at duas tentativas para responder s questes.

    Voc ter a opo de Salvar sem enviar, quando seu questionrio apenas salvo e no enviado pelo sistema.

    Voc tambm tem a opo Enviar tudo e terminar, quando seu questionrio salvo e enviado pelo sistema para computar sua nota. A partir da 2 tentativa, no haver mais chance de refazer as questes.

    Voc ter acesso ao feedback avaliativo completo aps o encerramento do prazo de entrega das atividades.

    Figura 12: Visualizao do Questionrio.

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    13 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    6.2. Atividade de AutodesenvolvimentoA Atividade de Autodesenvolvimento dever ser postada pelo estudante no prprio AVA. Neste caso, na parte inferior da tela desta atividade, ser apresentado um item que permitir procurar o arquivo e envi-lo ao seu tutor.o

    ESCOLHER ARQUIVO Este cone permite que voc procure o arquivo que deseja enviar ao seu tutor para avaliao.

    ENVIAR ARQUIVO SELECIONADO Este cone permite o envio do arquivo ao seu tutor.

    Figura 21: Visualizao do dispositivo de envio.

    6.3. Atividade colaborativaA Atividade Colaborativa dever ser postada pelo estudante no prprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (disponvel apenas para disciplinas especficas). O processo de postagem da Atividade Colaborativa o mesmo utilizado na Atividade de Autodesenvolvimento.

    7. cAlendrIo e InforMAes sobre As AulAs-teMAO calendrio oficial no AVA obedecer s seguintes datas:

    Calendrio do AVA Ambiente Virtual de AprendizagemEvento Aula-tema Data

    Abertura do AVA aos alunos 1 bimestre Aulas 01 a 04 09/03/2015Abertura do AVA aos alunos 2 bimestre Aulas 05 a 08 30/03/2015Convalidao de Frequncia no AVA Aulas 01 a 08 At 12/06/2015Encerramento de acesso pelo aluno Aulas 01 a 08 At 26/06/2015

    IMPORTANTE: O nmero de aulas-tema pode variar entre 07 a 10, a depender das disciplinas nas quais voc estiver matriculado.

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    14 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    8. orIentAes sobre AVAlIAo e frequncIAAs disciplinas sero desenvolvidas no AVA, com a mediao do Tutor. Mas ateno: os sistemas de avaliao das Disciplinas de Ncleo Comum e Disciplinas Especficas so diferentes entre si, conforme segue:

    8.1 disciplinas do ncleo comum Atividades Avaliativas.

    No 1 Bimestre, voc ter 02 atividades avaliativas:

    I) Atividade de Autodesenvolvimento da Aula-tema 03 dever ser postada por voc, aluno, no prprio AVA. Esta atividade ser corrigida pelo tutor e valer at 6,0 pontos.

    critrios de Avaliao da Atividade de Autodesenvolvimento

    CRITRIOS PONTUAESAdequao proposta e utilizao dos conceitos apresentados no contedo das aulas.

    Varivel conforme a proposta

    Criatividade e fundamentao na transposio de ideias da teoria para a aplicao prtica.

    Varivel conforme a proposta

    Formatao e normas da ABNT; citao dos dados pessoais (nome e RA).

    Varivel conforme a proposta

    Nota Total 6,0ATENO: Trabalhos em que o plgio integral ou parcial for identificado

    0,0 (ZERO)

    II) Questes para Acompanhamento da Aprendizagem, referente s Aulas-tema 01 a 04, devero ser respondidas no AVA e valem at 4,0 pontos.

    Veja o quadro resumo das Atividades Avaliativas do 1 bimestre:

    1 bimestreAtividades das aulas-tema Aula-tema Nota

    Atividade de Autodesenvolvimento 03 At 6,0Questes para Acompanhamento da Aprendizagem 01 a 04 At 4,0

    No 2 Bimestre, voc ter 02 atividades avaliativas:

    I) Questes para Acompanhamento da Aprendizagem, a partir da Aula-tema 05 devero ser respondidas no AVA e valem at 2,0 pontos.

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    15 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    II) Prova Oficial, a ser realizada na unidade de ensino, vale at 8,0 pontos. A data da Prova ser definida pela unidade.

    Veja o quadro resumo das Atividades Avaliativas do 2 bimestre:

    2 bimestreAtividades das aulas-tema Aula-tema Nota

    Questes para Acompanhamento da Aprendizagem 05 a 08 At 2,0Prova Oficial Todas At 8,0

    8.2DisciplinasespecficasAtividadesAvaliativasNo 1 Bimestre, Voc ter 02 Atividades Avaliativas:

    I) Atividade de Autodesenvolvimento: dever ser postada por voc no AVA Esta atividade ser corrigida pelo tutor e valer at 6,0 pontos.

    critrios de Avaliao da Atividade de Autodesenvolvimento

    CRITRIOS PONTUAESAdequao proposta e utilizao dos conceitos apresentados no contedo das aulas.

    Varivel conforme a proposta

    Criatividade e fundamentao na transposio de ideias da teoria para a aplicao prtica.

    Varivel conforme a proposta

    Formatao e normas da ABNT; citao dos dados pessoais (nome e RA).

    Varivel conforme a proposta

    Nota Total 6,0ATENO: Trabalhos em que o plgio integral ou parcial for identificado

    0,0 (ZERO)

    II) Questes para Acompanhamento da Aprendizagem, referente s Aulas-tema 01 a 04, devero ser respondidas no AVA e valem at 4,0 pontos.

    Veja o quadro resumo das Atividades Avaliativas do 1 bimestre:

    1 bimestreAtividades das aulas-tema Aula-tema Nota

    Atividade de Autodesenvolvimento 03 At 6,0Questes para Acompanhamento da Aprendizagem 01 a 04 At 4,0

    No 2 Bimestre, a avaliao ser da seguinte forma:

    I) Atividade Colaborativa, tarefa que voc realiza em grupo, por meio do Frum Geral e um

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    16 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    roteiro de trabalho orientado pelo Tutor. Esta atividade vale at 2,0 pontos e ser corrigida pelo tutor, que tambm avaliar a participao individual de cada aluno no Frum Geral.

    ATENO: As datas de entrega das atividades avaliativas estaro disponveis na pgina inicial (box) e tambm ao final da pgina da atividade.

    critrios de Avaliao da Atividade colaborativa

    CRITRIOS PONTUAESAdequao proposta e utilizao dos conceitos apresentados no contedo das aulas. Criatividade e fundamentao na transposio de ideias da teoria para a aplicao prtica.

    Varivel conforme a proposta

    Formatao e normas da ABNT; citao dos dados pessoais (nome e RA).

    Varivel conforme a proposta

    Participao no Frum Geral Varivel conforme a propostaNota Total 2,0ATENO: Trabalhos em que o plgio integral ou parcial for identificado

    0,0 (ZERO)

    II) Prova Oficial, a ser realizada na unidade de ensino, vale at 8,0 pontos. A data da Prova ser definida pela unidade.

    Veja o quadro resumo das Atividades Avaliativas do 2 bimestre:

    2 bimestreAtividades das aulas-tema Aula-tema Nota

    Atividade Colaborativa 07 At 2,0Prova Oficial Todas At 8,0

    IMPORTANTE: Ao enviar as atividades para o seu tutor, voc receber um e-mail com o nmero de protocolo de envio.

    8.3 datas de entrega das atividades

    IMPORTANTE: A cada bimestre, as datas de entrega das atividades avaliativas estaro disponveis na pgina inicial do AVA e tambm ao final da pgina de cada atividade.

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    17 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    8.4 fechamento e lanamento de notas 8.4.1 tutor

    O tutor far o fechamento e lanamento de notas no AVA da seguinte maneira:

    1 Bimestre Correo da Atividade de Autodesenvolvimento e lanamento de nota (de 0 a 6,0 pontos) no AVA.

    2 Bimestre Correo da Atividade Colaborativa e lanamento de nota (de 0 a 2,0 pontos) no AVA.

    8.4.2 proVA ofIcIAl

    A Prova Oficial ser aplicada em sua unidade e valer de 0,0 a 8,0 pontos. A nota dessa Prova dever ser lanada pela Unidade.

    8.5 Aprovao na disciplinaSer considerado aprovado o aluno que obtiver mdia maior ou igual a 6,0 pontos e frequncia maior ou igual a 75% do total, conforme regimento.

    O acesso ao AVA representa 100% da frequncia total da disciplina. Voc dever acessar todas as aulas-tema at sua data de fechamento. Aps essa data, as frequncias no sero convalidadas.

    O nmero total de presenas correspondente a cada tema proporcional quantidade de tpicos visitados no ndice da aula-tema.

    9. pApel do tutorO tutor deve participar ativamente da prtica pedaggica e das atividades desenvolvidas a distncia, contribuindo para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Suas atribuies so:

    a) Acompanhar e orientar os alunos no desenvolvimento das atividades avaliativas individuais e em grupo.

    b) Incentivar o aluno para que realize as atividades avaliativas, de acordo com os prazos estipulados em calendrio.

    c) Promover a interatividade entre tutor/alunos/contedo, por meio de ferramentas habilitadas no AVA.

    d) Incentivar e acompanhar a participao dos alunos no Frum Geral.

  • Manual do Aluno | Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

    18 DIREITOS RESERVADOSProibida a reproduo total ou parcial desta publicao sem o prvio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.

    e) Corrigir as Atividades de Autodesenvolvimento e Colaborativa.

    f) Lanar e gerenciar o registro de notas dos alunos.

    g) Atuar de modo rpido e proativo no esclarecimento de dvidas em relao a contedos especficos e ao uso das tecnologias disponveis no curso.

    Voc, aluno da graduao presencial, que cursa 20% das disciplinas de sua grade curricular a distncia, tem um tutor virtual para acompanhamento e orientao das disciplinas virtuais. Alm disso, voc tambm contar, em sua Unidade de Ensino, ou seja, presencialmente, com o Coordenador de Curso e/ou o Coordenador Pedaggico e com o aluno monitor do AVA.

    O Coordenador do curso ou pedaggico (presencial) tem como atribuio orientar voc sobre as aes no AVA, gerar relatrios de acompanhamento das atividades virtuais e demandar aes no DCA da Unidade de Ensino para correo de gerao de currculo, bem como tambm responsvel pela seleo, orientao e acompanhamento dos Alunos Monitores, que tero contato direto para monitorar e auxiliar seus colegas de sala de aula.es sobre Avaliao e Frequncia - 2014/01

    O Aluno Monitor do AVA auxilia a orientao e apoio aos alunos com dificuldades quanto utilizao das ferramentas e funcionalidades disponveis no AVA. Alm disso, ele busca diminuir tanto o ndice de reprovaes, quanto insatisfao dos alunos com relao s disciplinas virtuais.

    10. consIderAes fInAIsAlguns procedimentos so importantes para seu sucesso na disciplina, durante esse semestre. So eles:

    a) Sua frequncia ser validada no AVA somente mediante o acesso de todas as atividades e em todas as aulas-tema.b) Ateno especial aos prazos de entrega das atividades.c) A leitura de todos os documentos disponveis no cone Por Onde Comear deve ser cuidadosamente efetuada.

    11. recursos dIsponVeIs pArA esclArecIMento de dVIdAsI) Dvidas de contedo: professor presencial da disciplina em sua unidade e livro-texto.

    II) Dvidas de navegao: Manual do Aluno disponvel no AVA: Menu Por onde comear Manual do Aluno.

    III) Problemas de acesso ao AVA: [email protected]

    8.2 Disciplinas especficas - Atividades Avaliativas