manual de instalaÇÃo, manutenÇÃo e utilizaÇÃo filecaldeira a lenha glasgow. ... a pressão...

16
® Agradecemos a aquisição do nosso produto. Antes de utilizar o equipamento, leia cuidadosamente este manual e guarde-o para referências futuras. PORTUGUÊS versão. Out. 2011 MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO Caldeira a Lenha GLASGOW

Upload: duongtram

Post on 10-Feb-2019

226 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de

®

Agradecemos a aquisição do nosso produto.

Antes de utilizar o equipamento, leia cuidadosamente este manual e guarde-o para referências futuras.

PORTUGUÊS

versão. Out. 2011

MANUAL DE INSTALAÇÃO,

MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO

Caldeira a Lenha GLASGOW

Page 2: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de
Page 3: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de

www.zantia.com 1

1. INTRODUÇÃO...................................................................................2

2. DESCRIÇÃO...................................................................................... 2

3. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS..........................................................3

4. DIMENSÕES.......................................................................................5

5. ELEMENTOS DE REGULAÇÃO E SEGURANÇA................................6

6. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA......................................................7

1. PROCEDIMENTO DE MONTAGEM..........................................9

2. MANUTENÇÃO E LIMPEZA.....................................................11

3. PEÇAS PARA SUBSTITUIÇÃO..................................................12

ÍNDICE

PORTUGUÊS Manual de Instruções

Page 4: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de

2 www.zantia.com

INTRODUÇÃOA caldeira da série GLASGOW foi concebida para a utilização de combustíveis sólidos para a produção de água quente.

Estão disponíveis 3 modelos (26, 36 e 46) que cumprem os requisitos da norma:EN 303/5 Caldeiras de aquecimento. Parte 5.Caldeiras especiais para combustíveis sólidos.

A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW é de 3 bar.

DESCRIÇÃOA caldeira da série GLASGOW foi concebida para a utilização de combustíveis sólidos.

O desenho interno do corpo da caldeira assegura uma grande capacidade de intercâmbio de calor entre os gases da combustão e a água. Desta forma consegue-se um elevado rendimento da caldeira.

A acumulação das cinzas da combustão é efectuada na parte inferior da caldeira, onde permanece numa bandeja de chapa de grande capacidade.

A parte da frente da caldeira dispõe de uma ampla porta frontal para a carga de material e para a limpeza da fuligem e das cinzas. Nela está incorporada a entrada de ar para la combustão, cuja abertura se realiza manualmente ou mediante o regulador de tiragem em função da temperatura da água.

A parte posterior da caldeira, na saída de fumos para a chaminé, dispõe de um regulador manual de saída de fumos para regular a tiragem na chaminé.

Todo o conjunto do corpo de caldeira, completa-se com o isolamento térmico para evitar radiações térmicas. E com um revestimento exterior em chapa que lhe conferem limpeza, agradável estética visual, e protecção contra queimaduras.

PORTUGUÊS Manual de Instruções

Page 5: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de

www.zantia.com 3

PORTUGUÊS Manual de Instruções

CARACTERÍSTICAS TÉCNICASPode utilizar-se com combustíveis sólidos (tais como madeira, briquets, lenhite, hulha, coque, etc. A utilização de diferentes combustíveis origina diferentes capacidades.

A experiência de cada utilizador ao utilizar a caldeira, em função do tipo de combustível que utiliza e as necessidades de água quente, determinarão o melhor método de acendimento, o tamanho dos pedaços de combustível, mistura de carvão e lenha. etc.

As tabelas seguintes apresentam as principais características da caldeira.

As capacidades desta tabela foram calculadas:- Potência máxima: cargas sucessivas, tal como se utilizam habitualmente.- Potência nominal útil EN-303/5: segundo define a dita norma EN-303/5 alínea 5.7.4.1 (das cargas completas).

MADEIRA: Potência calorífica: 3.350 – 4.300 kcal/kg Tamanho: Diâmetro 40-100 mm. - Humidade: máx. 20%

MODELO GLASGOW

26

GLASGOW

36

GLASGOW

46

Potencia nominal útil EN-303/5:

kW 25 33 41

kcal / h 21285 28380 35475

Consumo: kg/h 7.5 10 12.5

Temperatura gases: ºC 200-340

Autonomia em potencia

nominal h: 2

Page 6: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de

4 www.zantia.com

PORTUGUÊS Manual de Instruções

Na tabela seguinte apresentam-se as principais dimensões e os principais dados técnicos:

Uds. GLASGOW

26 GLASGOW 36 GLASGOW 46

Ø saída de fumos mm 140 140 140

Dimensões da caldeira:

altura x largura x profundidade mm

Profundidade câmara de

combustão mm 700 890 1080

Orifício para carga mm 372 x 444 372 x 444 372 x 444

Peso kg 300 354 405

Volume câmara combustão l 115 147 178

Volume de água l 87 108 129

Pressão máxima de

funcionamento bar 3 3 3

Intervalo da temperatura de °C 60 – 85 60 – 85 60 – 85

Tª mínima de retorno da água °C 60 60 60

Tiragem da chaminé mbar Min. 0,3 Min. 0,3 Min. 0,3

Ligações ida-retorno - G 1-1/4” H G 1-1/4” H G 1-1/4” H

1189x568x870 1189x568x1060 1189x568x1250

Page 7: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de

www.zantia.com 5

PORTUGUÊS Manual de Instruções

DIMENSÕES E COMPONENTES GLASGOW

DIMENSÕES

COMPONENTES1 Retorno 1-1/4"

2 Ida 1-1/4"

3 Saída fumos Ø 200

4 Porta de carga

5 Fechadura porta

6 Entrada de ar

7 Regulador de tiragem 3/4"

8 Porta de fumos

9 Tiragem manual

10 Termomanómetro

Page 8: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de

6 www.zantia.com

PORTUGUÊS Manual de Instruções

ELEMENTOS DE REGULAÇÃO E SEGURANÇAO regulador de saída de fumos (9) controla o volume de gases que sai da caldeira até à chaminé. Manuseia-se manualmente e permite ajustar a combustão à potência necessária.

O regulador de tiragem (7) actua sobre a entrada inferior de ar, ajustando automaticamente o ar de combustão para alcançar a temperatura de água seleccionada.

Depósito de acumulação para dissipar o excesso de calorDevido ao facto da potência útil mínima da caldeira ser superior a 30% da potência útil nominal da mesma, recomendamos que o calor fornecido seja evacuado para um depósito ou tanque de acumulação.

O cálculo do volume mínimo do tanque de acumulação deve efectuar-se mediante a seguinte fórmula:

Em queVsp - é o volume ou capacidade do tanque de acumulação, em l;QN - é a potência útil nominal, em kW;TB - é a autonomia, em h;QH - é a carga de aquecimento ou necessidades térmicas da habitação em kW;Qmín - é a potência útil mínima, em kW.

Se utilizarem vários combustíveis, o cálculo da capacidade do acumulador deve ter por base o tipo de combustível que requer o maior tanque de acumulação.

O reservatório acumulador não é necessário quando o volume requerido é inferior a 300 litros.

Manutenção da temperatura do corpo da caldeira.Devido à condensação que se produz quando os gases de combustão entram em contacto com superfícies frias, é necessário manter una temperatura mínima no corpo para evitar consequências negativas.

Um termóstato de circulação mínima da bomba, cujo bolbo deve estar situado na bainha do corpo (peça 14 da página 13) e que fará com que a bomba funcione apenas quando a temperatura do corpo for superior a um determinado valor, o qual depende do combustível utilizado, mas que normalmente apenas deve variar entre 50ºC e 60ºC.

Page 9: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de

www.zantia.com 7

PORTUGUÊS Manual de Instruções

PRECAUCÕES DE UTILIZAÇÃO E DE SEGURANÇAPor favor, preste atenção às seguintes indicações antes da instalação e da colocação em funcionamento da caldeira.

Não utilizar a caldeira sem uma instalação de chaminé correcta. A chaminé é muito importante para o bom funcionamento da caldeira, deve proporcionar tiragem mínima indicada na tabela de características segundo o modelo de caldeira.

A chaminé deverá ser com Aço Inoxidável, termicamente isolada e homologada.

A instalação deve ser efectuada segundo as leis e os regulamentos em vigor para este tipo de caldeira, e tendo em conta os requisitos mínimos de segurança para as pessoas, e para as infra-estruturas presentes no local de instalação. Deve ainda, ter-se em conta os regulamentos em vigor sobre as condições de protecção contra incêndios nos edifícios.

Deve cumprir-se o disposto na norma sobre ventilação, nível de iluminação, segurança eléctrica, dimensões mínimas da sala, separação entre máquinas para facilitar a sua manutenção assim como o que diz respeito à adequada protecção contra a humidade exterior e um sistema de evacuação eficaz.

Na sala onde é instalada a caldeira, é necessário assegurar uma boa entrada e renovação de ar fresco e limpo.

Page 10: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de

8 www.zantia.com

PORTUGUÊS Manual de Instruções

Não se deverá instalar a caldeira em salas ou áreas onde possam ser armazenados produtos inflamáveis ou explosivos.

Não instalar a caldeira em espaços ou áreas de uso permanente de pessoas como quartos, salas de estar, etc..

A caldeira deve ser instalada assegurando que o circuito hidráulico incorpore as medidas de segurança de aumento de temperatura pressão dá água, mediante a incorporação de um vaso de expansão aberto na zona mais alta da habitação ou um vaso de expansão fechado com válvula de segurança de 3 bar.

Não retirar água da instalação, nem esvaziar a caldeira excepto em casos extremos de manutenção ou reparação.

No caso de ser necessário voltar a encher a caldeira de água, tal não se deve fazer com a mesma em funcionamento ou com o corpo da mesma ainda quente.

No caso do dispositivo para dissipar o excesso de calor, a entrada de água fria é efectuada gradualmente no retorno de água quente na caldeira.

Assegurar que a bomba de circulação de água na instalação está em funcionamento de forma continua, salvo se está controlada por um termóstato de temperatura mínima da água da caldeira.

Qualquer deficiência na instalação eléctrica deve ser reparada.

Controlar e manter de forma regular a água contida na caldeira e instalação.

Nunca utilizar a água da caldeira para uso doméstico.

A qualidade da água é muito importante.

A dureza recomendada da água é: 1-3 mol/m3 (1 mol/m3 = 5,6º d), PH: 8-9,5

Page 11: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de

9www.zantia.com

PORTUGUÊS Manual de Instruções

PROCEDIMENTO DE MONTAGEM

A caldeira é fornecida em dois blocos ou conjuntos: 1. Corpo da caldeira, (no seu interior está o regulador de entrada de ar).2. Caixa de cartão, onde se encontram as chapas envolventes, os utensílios de limpeza, o manual e os acessórios de montagem (parafusos, fita de alumínio).A caldeira será instalada de forma que não seja necessário ser deslocada durante operações de limpeza, manutenção, revisões, reparações, etc.Aconselha-se apoiar a caldeira sobre uma base nivelada, firme e resistente ao fogo e que possua entre 50 e 100 mm - as medidas exteriores da caldeira.3. Posicionar a caldeira.4. Isolar a caldeira com a manta de isolamento térmico e colocar as chapas envolventes e ligar o termo-manómetro às fichas correspondentes.

SEQUÊNCIA DE MONTAGEM DO ISOLAMENTO, CHAPAS ENVOLVENTES E TERMO-MANÓMETRO

1º POSICIONAR A CALDEIRA

2º Isolar a caldeira com o isolamento térmico e fixar com fita adesiva de alumínio

3º COLOCAR AS LATERAIS deslizando-as de cima para baixo

4º Instalar o termo-manómetro, ligar as fichas e colocar a parte superior (tecto).

5º Caldeira com chapas envolventes montadas.

Page 12: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de

10 www.zantia.com

PORTUGUÊS Manual de Instruções

NOTA: NÃO EFECTUAR AS LIGAÇÕES HIDRAÚLICAS E DA CHAMINÉ SEM TER COLOCADO O ISOLAMENTO TÉRMICO DAS PLACAS ENVOLVENTES.

Completar a instalação de todos os componentes:

NOTA: as peças (*) não são fornecidas com a caldeira.

1- Ligações dos tubos de ida e retorno com torneira de corte* na saída imediata da caldeira.

2- Montagem da chaminé da saída de fumos. A chaminé montada, deverá permitir a sua limpeza e/ou substituição de alguma parte sem necessidade de movimentar a caldeira.

A saída de gases da caldeira não deve nunca suportar o peso do tubo da chaminé. O tubo da chaminé será fixado a outros elementos; nunca à caldeira.

3- Instalação do termomanómetro, purgadores* de ar e válvula de segurança* de 3 bar.

4- Instalação de vaso de expansão* da água. Pode ser fechado ou aberto. Aconselha-se a utilização do sistema de expansão fechado pelo seu funcionamento ser mais controlável e pela sua colocação no conjunto da instalação ser mais fácil.

5- O enchimento da caldeira e instalação, mediante válvula de passagem* + válvula antirretorno* que evite a comunicação da água da caldeira com a água da rede quando a pressão da rede descer e a válvula de enchimento se abra.

6- Levar a válvula de segurança à drenagem ou a um recipiente adequado

Quando a caldeira se encontra montada com todos os componentes indicados, para além dos que o instalador considere para respeitar as normas em vigor para este tipo de instalações, deve proceder-se ao teste hidráulico.

Page 13: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de

11www.zantia.com

PORTUGUÊS Manual de Instruções

MANUTENÇÃO E LIMPEZAA limpeza e a manutenção da caldeira e a sua instalação são essenciais para um funcionamento correcto, limpo, económico e seguro.

Inspecções periódicas.

A água do circuito hidráulico não deve esvaziar-se salvo circunstâncias especiais.

A instalação não deve permanecer sem água durante largos períodos de tempo.

Se a caldeira não é utilizada durante largos períodos de tempo (verão, por exemplo) é conveniente periodicamente colocar em funcionamento a bomba de água durante uns instantes para evitar que a sujidade da água bloqueie a bomba.

Verificar o bom estado do isolamento térmico, se estiver danificado deve ser substituído com peças novas.

Verificar o estado interior da câmara de combustão e limpar com uma escova que é fornecida com as passagens de fumo. A limpeza favorece a circulação dos fumos e aumenta o rendimento da caldeira.

DIARIAMENTE, Verificar a pressão da água no manómetro quando a caldeira não estiver a funcionar. Não deve ser inferior a 0,5 bares.MENSALMENTE. Verificar o interior da passagem dos fumos desde a porta frontal até à chaminé e limpar. Sempre com a caldeira apagada.

ANUALMENTE. Verificar toda la instalação hidráulica, vaso de expansão, válvulas manuais e válvula de segurança.Limpeza da passagem de fumos na chaminé e na caldeira.

Page 14: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de

12 www.zantia.com

PORTUGUÊS Manual de Instruções

PEÇAS GLASGOW 26, 36, 46

23

1

18

2625

24

9 10

16

15

17

8

6

3

4

22 21

24

5

20

12

2

19

7

11 14

13

Page 15: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de

13www.zantia.com

PORTUGUÊS Manual de Instruções

GLASGOW 26 GLASGOW 36 GLASGOW 46

Número Uds COD. Uds COD. Uds COD. DESCRIÇÃO

1 1 42574 1 42520 1 42594 Corpo

2 1 42576 1 42538 1 42596 Bandeja de cinzas

3 1 42135 1 42135 1 42135 Orifício entrada ar (tampa)

4 1 42175 1 42175 1 42175 Redondo calibrado Ø8 (250 mm)

5 2 42313 2 42313 2 42313 Arandela retenção Ø8

6 1 42531 1 42531 1 42531 Porta inferior conjunto

7 1 52552 1 52552 1 52552 Etiqueta marca "Zantia”

8 1 42525 1 42525 1 42525 Porta superior conjunto

9 3 42020 4 42020 5 42020 Grelha câmara lenha

10 1 42536 1 42536 1 42536 Chapa final Grelhas

11 1 51730 1 51730 1 51730 Válvula retenção termomanómetro

12 4 56332 4 56332 4 56332 Parafuso 10x1/2

13 1 51413 1 51413 1 51413 Fixador 3 sondas na Bainha 1/2"

14 1 51412 1 51412 1 51412 Bainha/Cinta 4 bolbos 1/2" Mx100

15 1 42543 1 42543 1 42543 Isolamento posterior

16 1 42542 1 42542 1 42542 Chapa posterior

17 1 42537 1 42537 1 42537 Tiragem manual conjunto

18 1 42579 1 42544 1 42599 Isolamento corpo

19 3 25166 4 25166 5 25166 Cinta adesivo alumínio (mts)

20 2 51025 2 51025 2 51025 Porca M-6

21 1 42154 1 42154 1 42154 Alavanca de Tiragem

22 2 50244 2 50244 2 50244 Parafuso M-6x15

23 1 42014 1 42014 1 42014 Regulador tiragem 3/4"

24 2 42577 2 42540 2 42597 Chapa lateral esquerda-direita

25 1 42578 1 42541 1 42598 Chapa superior tecto

26 1 51750 1 51750 1 51750 Termomanómetro 0-120 / 0-4 bar

Page 16: MANUAL DE INSTALAÇÃO, MANUTENÇÃO E UTILIZAÇÃO fileCaldeira a Lenha GLASGOW. ... A pressão máxima de funcionamento das caldeiras da Série GLASGOW ... mediante o regulador de