mandado de segurança

2
Mandado de Segurança: O MS pode ser definido como o remédio constitucional para que qualquer pessoa, ou até mesmo ente despersonalizado, defenda direito líquido e certo ameaçado ou violado. Direito líquido e certo é direito manifesto em sua existência, cujo fato constitutivo pode ser demonstrado por prova pré-constituída. O impetrante vai propor o MS já trazendo a prova documental. O MS pode ser preventivo ou repressivo. O MS foi criado para ser um instrumento de tutela célere em face do poder público. O art. 6º da Lei 12.016 prevê que excepcionalmente, pode ser que o impetrante não tenha a prova documental, mas saiba que existe o documento. Aí pode requerer ao juiz que determine que a autoridade que está de posse do documento o apresente em juízo. A autoridade pode ser tanto a autoridade coatora, como alguma outra. O MS se presta à tutela de direito líquido e certo ameaçado ou violado. Sendo assim, o MS pode ser preventivo ou repressivo (art. 5, inc 69: o MS é cabível em face de ato de autoridade pública ou de agente de pessoa jurídica no exercício de atribuição do poder público...) Cabimento: Ato abusivo de autoridade ou de pessoa de direito privado no exercício de atribuição de poder público. Mas não qualquer ato. Súmula 333 do STJ: Cabe MS contra ato praticado em licitação promovida por Sociedade de Economia Mista ou Empresa Pública (que são pessoas de direito privado, mas quando realizam licitação, realizam por imposição constitucional decorrente dos princípios constitucionais da adm. pública, e sendo assim atuam como típicas autoridades públicas).

Upload: m

Post on 06-Nov-2015

6 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Mandado de segurança

TRANSCRIPT

Mandado de Segurana:

O MS pode ser definido como o remdio constitucional para que qualquer pessoa, ou at mesmo ente despersonalizado,defenda direito lquido e certo ameaado ou violado.Direito lquido e certo direito manifesto em sua existncia, cujo fato constitutivo pode ser demonstrado por prova pr-constituda.O impetrante vai propor o MS j trazendo a prova documental.O MS pode ser preventivo ou repressivo.

O MS foi criado para ser um instrumento de tutela clere em face do poder pblico.

O art. 6 da Lei 12.016 prev que excepcionalmente, pode ser que o impetrante no tenha a prova documental, mas saiba que existe o documento. A pode requerer aojuiz que determine que a autoridade que est de posse do documento o apresente em juzo. A autoridade pode ser tanto a autoridade coatora, como alguma outra.

O MS se presta tutela de direito lquido e certo ameaado ou violado. Sendo assim, o MSpode ser preventivo ou repressivo(art. 5, inc 69: o MS cabvel em face de ato de autoridade pblica ou de agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuio do poder pblico...)

Cabimento:Ato abusivo de autoridade ou de pessoa de direito privado no exerccio de atribuio de poder pblico. Mas no qualquer ato.

Smula 333 do STJ:Cabe MS contra ato praticado em licitao promovida por Sociedade de Economia Mista ou Empresa Pblica (que so pessoas de direito privado, mas quando realizam licitao, realizam por imposio constitucional decorrente dos princpios constitucionais da adm. pblica, e sendo assim atuam como tpicas autoridades pblicas).

qualquer ato? No.No cabe contra atos de gesto comercialde administradores de empresas pblicas, sociedade de economia mista e concessionrias de servio pblico.EX: CEDAE pratica um ato em que todos quando sarem tem que apagar as luzes e desligar os computadores. Isso um ato apenas de rotina administrativa.Ato de gesto comercial no ato tpico de autoridade, ato de uma pessoa jurdica qualquer.

Lembrar da classificao dos atos administrativos:

Atos administrativos:atos que a administrao pblica pratica no exerccio de suas prerrogativas de supremacia, de soberania, etc. Ex: ato de imposio de uma multa fiscalizatria um ato administrativo.Atos da Administrao:atos tipicamente privados. Ex: contrato de locao em que a adm. pblica mera locatria.

As leis em tese NO podem ser objeto de MS.

Smula 266 do STF: NO CABE MANDADO DE SEGURANA CONTRA LEI EM TESE