mahamudra - malhação zen

2
62 n NB Plus dezembro’2014 Fitness zen CONHEÇA A MAHAMUDRA, MODALIDADE QUE MISTURA CROSSFIT, IOGA, ARTES MARCIAIS E MEDITAÇÃO NA MELHOR TRADUÇÃO DO DITADO ‘MENTE SÃ, CORPO SÃO’ Por Thaís Barcellos Fotos UseFashion Malhação M étodo diferente que mistura várias técnicas e possui um nome um tanto complicado, a Mahamudra surgiu em São Paulo, tendo como criador o instrutor sico César Cur. A palavra “Maha- mudra” vem do indiano e significa “grande gesto”. No budismo betano, ela significa uma forma de autoconhecimento e é com essa intenção que a modalidade esporva diferente está fazendo a cabeça de anôni- mos e famosos. O criador, inclusive, a define não como um esporte ou avidade sica, mas como “um método de desenvolvimento humano” que visa proporcionar equilíbrio corporal, mental e espiritual aos pracantes. A novidade já desembarcou em Salva- dor. O instrutor e coach da Mahamudra Bra- sil – endade fundada por César Cur – na capital baiana, Fred Figueiredo explica que a técnica uliza exercícios intensos mistura- dos aos mais leves. “Em nossos treinos nós ulizamos técnicas de ioga, corrida, ginás- ca corporal, treinamento funcional de alta intensidade e a parte lúdica das artes mar- ciais. Esse método de treino é indicado para todos, sejam fisicamente avos ou sedentá- rios, pois o treino pode ser dosado de acordo com a pessoa”, diz. Mesmo que alguns dos seus adeptos busquem a excelência no condicionamento sico, o objevo da práca está mais para um po de filosofia de vida que busca a li- berdade, a conexão com o universo, o res- peito pela natureza, a qualidade de vida e a evolução máxima do ser humano. Diferente das avidades sicas “comuns”, a Mahamu- dra tem a meditação como principal método para se angir o nível de hiperconsciência desejado pelos pracantes.

Upload: thais-barcellos

Post on 06-Apr-2016

285 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Mahamudra - Malhação Zen

62 n NB Plus dezembro’2014

Fitness

zenConHeça a maHamudra, modalidade que miStura CroSSfit, ioga, arteS marCiaiS e meditação na melHor tradução do ditado ‘mente Sã, Corpo São’

Por Thaís BarcellosFotos UseFashion

malhação

Método diferente que mistura várias técnicas e possui um nome um tanto complicado, a Mahamudra

surgiu em São Paulo, tendo como criador o instrutor físico César Curti. A palavra “Maha-mudra” vem do indiano e significa “grande gesto”. No budismo tibetano, ela significa uma forma de autoconhecimento e é com essa intenção que a modalidade esportiva diferente está fazendo a cabeça de anôni-mos e famosos. O criador, inclusive, a define não como um esporte ou atividade física, mas como “um método de desenvolvimento humano” que visa proporcionar equilíbrio corporal, mental e espiritual aos praticantes.

A novidade já desembarcou em Salva-dor. O instrutor e coach da Mahamudra Bra-

sil – entidade fundada por César Curti – na capital baiana, Fred Figueiredo explica que a técnica utiliza exercícios intensos mistura-dos aos mais leves. “Em nossos treinos nós utilizamos técnicas de ioga, corrida, ginásti-ca corporal, treinamento funcional de alta intensidade e a parte lúdica das artes mar-ciais. Esse método de treino é indicado para todos, sejam fisicamente ativos ou sedentá-rios, pois o treino pode ser dosado de acordo com a pessoa”, diz.

Mesmo que alguns dos seus adeptos busquem a excelência no condicionamento físico, o objetivo da prática está mais para um tipo de filosofia de vida que busca a li-berdade, a conexão com o universo, o res-peito pela natureza, a qualidade de vida e a

evolução máxima do ser humano. Diferente das atividades físicas “comuns”, a Mahamu-dra tem a meditação como principal método para se atingir o nível de hiperconsciência desejado pelos praticantes.

Page 2: Mahamudra - Malhação Zen

dezembro’2014 NB Plus n 63

Mas, mesmo assim, como tudo o que mexe com o corpo, os benefícios são visí-veis aos que praticam a modalidade. Fred Figueiredo destaca alguns deles: “Pelo fato de geralmente os treinos serem no formato de circuito, os benefícios físicos são de grande valia. Dentre eles, posso citar a melhora da capacidade respirató-ria, diminuição do percentual de gordura, melhora da sua consciência corporal, me-lhora no condicionamento físico e, como utilizamos técnicas de respiração e menta-lização provenientes do ioga, os benefícios para mente também são muito importan-tes, com o aumento no foco e concentra-ção”, enumera. “A nossa filosofia é alinhar os nossos três pilares: a saúde mental, corporal e espiritual”, enfatiza Fred.

FILOSOFIA DE VIDAComo saúde mental, entenda-se a re-

tomada do domínio do seu consciente e do seu subconsciente, para assim utilizar e potencializar o poder mental sempre a seu favor. A ideia é atrair experiências positi-vas, desintoxicando a mente das informa-ções desnecessárias e reprogramando-a para focar onde você quer chegar.

Na parte da saúde corporal é onde começa o treinamento de técnicas respi-ratórias. O praticante adquire mais consci-ência corporal, adquire energia, vitalidade e concentração. No segundo momento, parte-se para uma constante evolução fí-sica, desbravando a temida zona de con-

forto e realizando o que até então era tido como impossível por limitações mentais pré-estipuladas. As técnicas utilizadas são uma mistura de diversas modalidades, para assim tornar o praticante cada vez mais completo.

Por fim, a saúde espiritual prometida pela prática consiste em evoluir o prati-cante em relação ao invisível e leis univer-sais. A gratidão, a lei da atração e a lei do Karma, que juntas irão proporcionar uma proximidade cada vez maior com a beleza da simplicidade e da pura verdade.

SENSAÇÃO DE BEM-ESTARPraticante da atividade três vezes por

semana há apenas quatro meses, o pro-dutor de eventos Agnaldo Sampaio Filho descobriu a atividade por meio da rede

social de um amigo que é um dos funda-dores do método em São Paulo. “Maha-mudra é muito interessante, dinâmico, intenso e inovador por estar em contato com a natureza”, acredita o produtor, que acrescenta ter percebido mudanças incrí-veis no corpo e na mente: “Fisicamente perdi peso, ganhei mobilidade e melhorei o desempenho em outras atividades físi-cas. Me sinto menos estressado e estou com mais vitalidade, tolerando os proble-mas rotineiros”. Agnaldo notou também mudanças no seu organismo, como uma melhor digestão e melhoras no sono. “Ao final da prática me sinto cansado, porém muito recompensado pelos benefícios recebidos. A sensação de constante evo-lução a cada treino é muito gratificante e estimulante”. l

sErviço:Os treinos acontecem na Lagoa dos Patos, na Pituba, com turmas de segunda à sexta-feira, das 5h às 8h e das 17h às 20h. Para mais informações sobre vagas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]