mackenzie - grupos 3 e 4download.uol.com.br/vestibular/gabaritos/gab_mackh.pdf · ram a revolta...

5

Click here to load reader

Upload: vongoc

Post on 14-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mackenzie - Grupos 3 e 4download.uol.com.br/vestibular/gabaritos/gab_mackh.pdf · ram a revolta liderada pelo marinheiro João Cândido, conhecida por: a) Revolta da Vacina. b) Revolta

Questão 46

Do rei os donatários não recebiam mais do quea própria terra e os poderes para conquistá-la.

Eduardo Bueno – Capitães do Brasil

Assinale a alternativa correta sobre o sistemade colonização citado no texto.a) O sistema de capitanias tinha por objetivosolucionar a questão demográfica em Portu-gal, deslocando para a colônia o excedente depopulação.b) Pernambuco e São Vicente foram as capita-nias bem sucedidas, graças ao apoio francêsao comércio do açúcar e extrativismo depau-brasil.c) Financiado totalmente pelo governo portu-guês, fracassou em virtude da péssima admi-nistração.d) As lutas contra nativos, longas distâncias,falta de recursos, levaram o sistema ao fra-casso; embora seu legado como o latifúndio ea estrutura social excludente tenham sido du-radouros em nosso país.e) A excelente situação econômica de Portugalfacilitou o apoio aos donatários que reprodu-ziram no Brasil o sistema feudal europeu.

alternativa DPor intermédio do regime de capitanias hereditá-rias a Coroa portuguesa delegava à iniciativa pri-vada as tarefas de colonização.

Questão 47

Está aí a explicação para a originalidade doBrasil na América Latina: manter a unidadee ser durante o século XIX a única monarquiada América.

Caceres – História do Brasil

Assinale a alternativa que justifica a fraseacima.a) A unidade e a monarquia interessavam àelite proprietária que temia o fim do trabalhoescravo e as lutas regionais, daí a indepen-dência feita de cima para baixo.b) A forma de governo monárquico fora impo-sição da Inglaterra para reconhecer nossa in-dependência.

c) Os líderes da aristocracia rural eram aboli-cionistas e republicanos e relutaram em acei-tar o governo monárquico.d) O separatismo nunca esteve presente emnossa História, nem na fase colonial e tam-pouco no império.e) Os liberais no Brasil da época não temiama haitização do país, já que defendiam o fimda escravidão e amplos direitos à população.

alternativa A

A solução monárquica e a unidade territorial possi-bilitaram a manutenção da grande propriedade, daescravidão e da economia voltada para o mercadoexterno.Cabe uma correção no texto utilizado para o enun-ciado da questão, pois o Brasil não se constituiuna única monarquia na América no período quesegue à emancipação política. No México, AgustínIturbide proclamou-se imperador (1822-1824) eadotou o regime monárquico. A monarquia nãosobreviveu ao seu fuzilamento (1824).

Questão 48

Não há mais nada parecido com um saquare-ma do que um luzia no poder. A frase de Ho-landa Cavalcanti, referindo-se à atuação dospartidos Liberal e Conservador, durante o se-gundo Reinado, pode ser interpretada da se-guinte forma:a) os partidos eram profundamente diferentesem suas propostas e ideologia.b) não havia possibilidade de conciliação en-tre ambos, em virtude de representarem seg-mentos e interesses divergentes.c) representavam a mesma camada social,sem ideologia definida, revezavam-se no go-verno e tinham por objetivo a busca do poder.d) durante o governo do Marquês de Paraná,de 1853 a 1858, acirraram-se as disputas en-tre os partidos, dificultando o Sistema Parla-mentarista.e) o imperador com reduzidos poderes ficavaà mercê dos conflitos entre os partidos Libe-ral e Conservador.

HISTÓRIAETA

PA

Page 2: Mackenzie - Grupos 3 e 4download.uol.com.br/vestibular/gabaritos/gab_mackh.pdf · ram a revolta liderada pelo marinheiro João Cândido, conhecida por: a) Revolta da Vacina. b) Revolta

alternativa CLiberais e conservadores expressavam os inte-resses da aristocracia rural proprietária de terras ede escravos. De uma maneira geral, os liberaisassociavam-se a propostas de descentralizaçãopolítico-administrativa e conservadores, a propos-tas de centralização político-administrativa.

Questão 49

Na República Velha, pobres, marginais, de-sempregados, filhos rebeldes eram pratica-mente forçados a ingressar na Marinha, ondenão podiam dar baixa antes de 15 anos deserviço; sujeitos a trabalho pesado, disciplinarigorosa, castigos físicos. Tais fatos provoca-ram a revolta liderada pelo marinheiro JoãoCândido, conhecida por:a) Revolta da Vacina.b) Revolta do Contestado.c) Revolta de Juazeiro.d) Revolta da Chibata.e) Revolta do Caldeirão.

alternativa DA Revolta da Chibata (1910) expressou o descon-tentamento dos marinheiros em relação às máscondições de trabalho e aos castigos corporais.Foi duramente reprimida pelo governo.

Questão 50

A Revolução de 1930 apoiada por grupos he-terogêneos, sem grandes rupturas, promoveusob a liderança de Getúlio Vargas um novoencaminhamento para o Estado brasileiro.Identifique estes traços nas alternativas abai-xo.a) O Estado getulista incentivou o capitalis-mo nacional, promovendo a aliança entre se-tores da classe trabalhadora urbana e a bur-guesia nacional.b) Para Vargas, a questão social permaneciaum caso de polícia e o modelo econômico pas-sou a ser apoiado pelo capital estrangeiro.c) As decisões econômico-financeiras foramdescentralizadas, tendo o presidente reduzi-dos poderes.d) O poder dos estados foi fortalecido em rela-ção à união.e) Preservaram-se as relações clientelistas,mantendo-se a oligarquia cafeeira no podercomo antes de 1930.

alternativa AConsidera-se que, nos anos 30, Getúlio Vargasestabeleceu o que se chamou um "Estado decompromisso", buscando um equilíbrio entre vá-rios setores sociais muitas vezes com interessesdivergentes entre si.

Questão 51

Sobre os partidos políticos criados no final doEstado Novo e que comandaram a vida políti-ca nacional até 1964, NÃO podemos afirmar:a) a UDN representava classes médias e eli-tes e, quanto mais se aproximava do fim dopopulismo mais convertia-se num partidoconservador, com uma parcela significativade seus membros favorável ao golpe militar.b) o PSD, partido varguista tinha suas basesnas oligarquias e burocracia federal, levan-tando a bandeira conservadora.c) o PTB, também varguista e apoiado porsindicatos e massas urbanas, cresceu muitodurante os governos Juscelino e João Goulart,ameaçando o equilíbrio no Congresso crescen-do os temores conservadores.d) o PCB sai da clandestinidade em 1945,mas é novamente cassado em 1947 pelo Go-verno Dutra, em função da guerra fria.e) o PDC tinha expressão nacional em razãodo carisma de seu líder Adhemar de Barros.

alternativa EO Partido Democrata Cristão era pouco expressi-vo em termos nacionais. Um de seus expoentesera Franco Montoro. Adhemar de Barros era líderdo Partido Social Progressista, cujas bases eleito-rais estavam predominantemente em São Paulo.

Questão 52

No Brasil, há vinte anos, a Lei de Anistia pro-posta pelo governo João Batista Figueiredoreintegrava na sociedade e na política, presose exilados que estavam no exterior, resultan-do:a) na abertura de processos contra os acusa-dos da prática de tortura.b) no apoio da chamada ‘‘linha dura’’ à lei deanistia, consolidando a proposta do governo.

história 2 ETAPAM A C K

Page 3: Mackenzie - Grupos 3 e 4download.uol.com.br/vestibular/gabaritos/gab_mackh.pdf · ram a revolta liderada pelo marinheiro João Cândido, conhecida por: a) Revolta da Vacina. b) Revolta

c) numa anistia ampla, geral e irrestrita,atendendo as oposições.d) na satisfação plena das reivindicações domovimento pró-anistia, possibilitando o escla-recimento da questão dos desaparecidos polí-ticos.e) na libertação de presos e retorno de exila-dos por crimes políticos, excluindo atos de ter-rorismo e ação armada contra o governo.

alternativa EÀ época do governo Figueiredo, o regime militarestava bastante desacreditado. Terminava o pe-ríodo de suspensão dos direitos políticos para mui-tos cidadãos punidos pelos Atos Institucionais.Não existia clima político e sobretudo autoridadepolítica para reeditar os atos punitivos. Os milita-res no poder optaram então pela Lei de Anistia.

Questão 53

O presidente acusava as misteriosas ‘‘forçasocultas’’ como responsáveis pelo seu ato. Hoje,há poucas dúvidas de que a renúncia faziaparte de uma estratégia golpista. Minoritáriono Congresso, criticado duramente por CarlosLacerda, o presidente esperava voltar nosbraços do povo, fato que não se confirmou.Através do texto, identifique o acontecimentohistórico em questão.a) Suicídio do Presidente Getúlio Vargasb) Impeachment do Presidente Collor de Melloc) Queda do governo Goulartd) Deposição de Carlos Luze) Renúncia de Jânio Quadros

alternativa EAssocia-se a renúncia de Jânio Quadros a umamanobra golpista segundo a qual pretendia retor-nar ao governo com poderes fortalecidos em rela-ção ao Congresso Nacional. A manobra frustrou-se.

Questão 54

Durante o período de conquistas, a sociedaderomana transformou-se profundamente. Den-tre essas transformações, NÃO podemos afir-mar que:

a) os pequenos lavradores foram levados pra-ticamente à ruína, impossibilitados de concor-rer com a produção de latifúndios trabalha-dos por escravos.b) em 326 a.C., foi estipulada a submissãoservil por dívidas, tornando a mão-de-obraservil conjuntamente com a escrava de impor-tância vital para a produtividade rural da eli-te romana.c) do contato com a experiência jurídica de ou-tros povos, entre os quais os gregos, os roma-nos fizeram uma incorporação dos elementosdos códigos de leis e das tradições dessas na-ções ao direito romano.d) os intelectuais, mercadores e escravos tra-zidos a Roma aceleraram o processo de hele-nização já iniciado quando do contato deRoma com as cidades gregas da Itália meri-dional.e) a ampla utilização da mão-de-obra escravatrouxe ao estado romano inúmeras rebeliõesde cativos, entre as quais a comandada pelotrácio Spartacus, que chegou a ameaçar aprópria cidade de Roma.

alternativa BAs conquistas romanas consolidam-se com a der-rota de Cartago (146 a.C.), alteram o perfil econô-mico e social de Roma e aceleram a crise da Re-pública.

Questão 55

Na Idade Média, o processo de produção pre-dominante teve relações sociais e uma ordempolítica e cultural específica. Sobre essa es-trutura econômico-social denominada Modode Produção Feudal é INCORRETO afir-mar que:a) a produção se realizava, fundamentalmen-te, nos feudos ou domínios e a exploração dasterras era realizada através do trabalho ser-vil.b) os camponeses estavam submetidos à ser-vidão e eram obrigados a pagar impostos e ta-xas, que variavam de região para região.c) a Igreja forjou a mentalidade da época, re-forçando o predomínio dos senhores feudais(clero e nobreza), justificando os privilégiosestabelecidos e oferecendo ao povo, em troca,a promessa do paraíso.

história 3 ETAPAM A C K

Page 4: Mackenzie - Grupos 3 e 4download.uol.com.br/vestibular/gabaritos/gab_mackh.pdf · ram a revolta liderada pelo marinheiro João Cândido, conhecida por: a) Revolta da Vacina. b) Revolta

d) O comércio regional de matérias-primas eprodutos artesanais é um reflexo da divisãodo trabalho que se operou no interior da so-ciedade feudal.e) A monarquia nacional garantiu esse perío-do o desenvolvimento do mercantilismo e agrande concentração de trabalhadores nasoficinas.

alternativa EAs monarquias nacionais organizam-se no contex-to da crise do regime feudal.

Questão 56

As transformações religiosas do século XVI,comumente conhecidas pelo nome de ReformaProtestante, representaram no campo espiri-tual o que foi o Renascimento no plano cultu-ral; um ajustamento de idéias e valores àstransformações sócio-econômicas da Europa.Dentre seus principais reflexos, destacam-se:a) a expansão da educação escolástica e do po-der político do papado devido à extrema im-portância atribuída à Bíblia.b) o rompimento da unidade cristã, expansãodas práticas capitalistas e fortalecimento dopoder das monarquias.c) a diminuição da intolerância religiosa e fimdas guerras provocadas por pretextos religio-sos.d) a proibição da venda de indulgências, tér-mino do índex e o fim do princípio da salvaçãopela fé e boas obras na Europa.e) a criação pela igreja protestante da Compa-nhia de Jesus em moldes militares para mo-nopolizar o ensino na América do Norte.

alternativa BHá muito a unidade cristã estava rompida, devidoao Cisma do Oriente, que dera origem à IgrejaCristã Ortodoxa (1054). Esta recusava obediênciaao papa. Acrescente-se também inúmeras here-sias que com freqüência ameaçavam o poder daIgreja de Roma. A Reforma, nesse sentido, deucontinuidade a movimentos anteriores que contes-tavam o poder da Igreja. Todavia esta última foimelhor sucedida, pois ocorreu num momento decrise do poder material e espiritual da Igreja Cató-lica Apostólica Romana.

Questão 57

...Esta terra, senhor, nela não podemos saberque aja ouro nem prata, nem coisa alguma demetal ou ferro; nem lho vimos (...)(...) o melhor fruto que dela se pode tirar meparece será salvar esta gente. E esta deve ser aprincipal semente que Vossa Alteza em eladeve lançar. (...), pois o desejo que tinha detudo vos dizer, mo fez por assim pelo miúdo.Beijo as mãos de Vossa Alteza.Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de VeraCruz, hoje, Sexta-feira, primeiro dia de maio1500.

Esses trechos da carta do escrivão Pero Vazde Caminha apresentam elementos que nosindicam alguns dos objetivos das grandes na-vegações. Dentre esses objetivos, podemosdestacar:a) acabar com a circulação de mercadorias ba-seada no bulionismo, em decorrência da es-cassez de metais preciosos na Europa Ociden-tal.b) a conquista de terras para a obtenção de ri-quezas, através da renda sobre a terra, defen-dida pelos teóricos fisiocratas da época.c) a obtenção de novos mercados de matéria-prima e a política do laissez faire para a am-pliação do fornecimento de produtos manufa-turados.d) o processo de crescimento econômico, atra-vés da conquista de novos mercados, a cate-quese e a conseqüente afirmação dos EstadosNacionais.e) a emigração do excedente populacional eu-ropeu, decorrente da descentralização políticae investimento de capitais na periferia do sis-tema capitalista.

alternativa DDentre os alvos da expansão marítimo-comercialeuropéia destaca-se o interesse em buscar produ-tos valorizados no mercado europeu diretamentenas fontes de produção.

Questão 58

Sobre o Período Napoleônico é correto afirmarque:a) as campanhas napoleônicas apoiaram omovimento denominado Conjura dos Iguais edisseminaram os ideais do proletariado revo-lucionário francês.

história 4 ETAPAM A C K

Page 5: Mackenzie - Grupos 3 e 4download.uol.com.br/vestibular/gabaritos/gab_mackh.pdf · ram a revolta liderada pelo marinheiro João Cândido, conhecida por: a) Revolta da Vacina. b) Revolta

b) de uma maneira geral, pode ser apontadocomo o momento em que se consolidaram asinstituições burguesas na França.c) Portugal, tradicional aliado da França, foium dos primeiros países a aderir ao BloqueioContinental em troca da ajuda na transferên-cia da família real para a colônia Brasil.d) o império foi marcado pelos acordos de pazcom a Inglaterra, que via na França umaaliada na propaganda da mentalidade capita-lista burguesa.e) a ascensão do império de Bonaparte foiconcretizada a partir dos acordos políticos naPenínsula Ibérica, evitando as lutas naciona-listas e oposicionistas.

alternativa BConsidera-se o Período Napoleônico (1799-1815)como o intervalo no qual consolidam-se algumasdas conquistas da Revolução Francesa que se ex-pressavam, entre outros aspectos, na promulga-ção do Código Civil (1804).

Questão 59

Segundo o historiador Eric J. Hobsbawn, adiscussão sobre a gênese da Primeira GuerraMundial tem sido ininterrupta desde agostode 1914.A questão permaneceu viva porque o problemadas origens das guerras mundiais infelizmen-te tem se recusado a desaparecer desde 1914.De fato, em nenhum outro ponto a vinculaçãoentre as preocupações passadas e presentes émais evidente que na história da Era dos Im-périos.Assinale a alternativa que apresenta as cau-sas da I Guerra Mundial.a) O imperialismo, o rompimento do equilí-brio europeu, o nacionalismo, a política dasalianças, as questões balcânicas, o incidentede Sarajevo.b) A ascensão militar dos EUA, o fascismo, odesemprego, a partilha da África, o neocolo-nialismo e o desmembramento da Tchecoslo-váquia.

c) O Anschluss, a Política de apaziguamento,a crise da Etiópia, a formação do Eixo, a Con-ferência de Versalhes.d) O fim dos Impérios Otomano e Austro-Húngaro, a formação da Tríplice Entente, oPlano Schlieffen, o assassinato do Arquidu-que Ferdinando.e) A crise do Marrocos, o Pan-eslavismo rus-so, a ascensão de Lênin, a partilha da África eda Ásia, e o surgimento da Liga das Nações.

alternativa A

Destacam-se entre os fatores que contribuírampara a eclosão da Primeira Guerra Mundial, a con-corrência entre as potências industriais e as rivali-dades políticas pela disputa da hegemonia euro-péia. Em tempo: o nome correto do autor do textoreferido no enunciado é Eric J. Hobsbawm.

Questão 60

A Unesco tem como objetivos:a) atribuições político-administrativas e par-ticipação efetiva nas reuniões do conselho desegurança da ONU.b) resolver os conflitos jurídicos entre os paí-ses membros da ONU e equacionar os proble-mas relacionados à igualdade de direitos paratodos os povos.c) ampliar a educação no mundo, promovendoos benefícios da ciência e fomentar o inter-câmbio cultural.d) coordenar as atividades políticas, por meiode comissões especiais e administrar os com-promissos da Sociedade das Nações.e) desenvolver normas trabalhistas interna-cionais e defender o bem estar na luta contraa fome.

alternativa C

A UNESCO empenha-se, entre outros aspectos,no fomento da paz mundial e na aproximação dospovos por intermédio de iniciativas culturais e edu-cacionais.

história 5 ETAPAM A C K