macetes de vestibular

15
Macetes de vestibular Biologia BALANCÊ DAS VITAMINAS Sem a vitamina C, escorbuto pega você. E o beribéri acontece por que, falta a vitamina B. Quando há cegueira noturna, falta a vitamina A. Quando há uma hemorragia, falta a vitamina K. Sem a vitamina E rato não vai ter nenê. E o raquitismo acontece por que, falta a vitamina D. MELÔ DO RNA Pelo citoplasma eu vou bem contente, levar a mensagem do Dna para o ribossomo . Ele mora longe lá no ergastoplasma e uma proteína ele vai produzir e a proteína que foi produzida pode ser enzima indispensável à vida. ÁCIDOS NUCLÉICOS (BASES PÚRICAS E BASES PIRIMÍDICAS) Adenina, Timina, Guanina, Citosina Macete: (Agnaldo Timótio e Gal Costa). HIALOPLASMA A parte mais externa de algumas células= plasmagel A parte mais interna de algumas células= plasmasol Plasmagel se transformando em plasmasol= solação Plasmasol se transformando em plasmagel= gelação DIVISÃO CELULAR Prófase, metáfase, anáfase e telófase (Prometa Ana Telefona). A telófase é o inverso da prófase. Citocinese centrípeta: (centrípeta vem de centro = de fora para dentro, busca o centro). Citocinese centrífuga: (centrífuga vem de fugir = de dentro para fora, foge do centro). GENES

Upload: lidian-ribeiro

Post on 29-Jun-2015

2.820 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Macetes de vestibular

Macetes de vestibular

Biologia

BALANCÊ DAS VITAMINAS

Sem a vitamina C, escorbuto pega você. E o beribéri acontece por que, falta a vitamina B. Quando há cegueira noturna, falta a vitamina A. Quando há uma hemorragia, falta a vitamina K. Sem a vitamina E rato não vai ter nenê. E o raquitismo acontece por que, falta a vitamina D.

MELÔ DO RNA 

Pelo citoplasma eu vou bem contente, levar a mensagem do Dna para o ribossomo . Ele mora longe lá no ergastoplasma e uma proteína ele vai produzir e a proteína que foi produzida pode ser enzima indispensável à vida.

ÁCIDOS NUCLÉICOS (BASES PÚRICAS E BASES PIRIMÍDICAS)

Adenina, Timina, Guanina, CitosinaMacete: (Agnaldo Timótio e Gal Costa).

HIALOPLASMA

A parte mais externa de algumas células= plasmagel A parte mais interna de algumas células= plasmasol Plasmagel se transformando em plasmasol= solação Plasmasol se transformando em plasmagel= gelação

DIVISÃO CELULAR

Prófase, metáfase, anáfase e telófase (Prometa Ana Telefona). A telófase é o inverso da prófase. Citocinese centrípeta: (centrípeta vem de centro = de fora para dentro, busca o centro). Citocinese centrífuga: (centrífuga vem de fugir = de dentro para fora, foge do centro).

GENES

1º LEI DE MENDEL:   Proporção fenotípica: 3 : 1 Proporção genotípica: 1 : 2 : 1 Sempre vai ocorrer assim  com monoibridismo.  2º LEI DE MENDEL:   Proporção fenotípica: 9 : 3 : 3 : 1 Proporção genotípica: 4 : 2 : 2 : 2 : 2 : 1 : 1 : 1 : 1 Sempre vai ocorrer assim com diibridismo.

Page 2: Macetes de vestibular

  Macete: Quando tiver muitos cruzamentos... Ex:        Aa X Bb X Cc X DD X Ee    X    AA X BB X CC X DD X EE   Fórmulas = onde n (números de pares em heterozigose) No exemplo citado existem 4 pares de genes em heterozigose.. 1º ) nº de gametas : 2n  =   24 = 16 gametas 2º ) nº de fenótipos : 2n   =  24 = 16 fenótipos 3º ) nº de genótipos : 3n  =  34 = 81 genótipos  Obs: quer tentar fazer os cruzamentos sem o macete.......   MALÁRIA

Três tipos: malariae (leva o nome da doença), vivax (chance de ficar vivo), falci (morre).

PLATELMINTOS

Se falar triblásticos e acelomados, já saiba que se fala do filo dos platelmintos pois, eles são os únicos que possuem essas características.

NEMATELMINTOS

Se falar pseudocelomados, já saiba que se fala do filo dos nematelmintos pois, são os únicos que possuem essa característica.

Física

Função horária

Não se consegue determinar o tipo de movimento a partir de uma função, nenhuma função determina a trajetória de um móvel. 

Classificação dos movimentos

Macete:

Vai para o zero = movimento retardado Foge do zero = movimento acelerado 

Page 3: Macetes de vestibular

Espelhos esféricos

Macete: Imagem real = na frente do espelho Imagem virtual = atrás do espelho convexo: no lugar de VD+ é VD-   Espelho côncavo

 

Tensão elétrica

1º lei de Ohm

   macete: Um que ri. U = tensão R = resistência  i = corrente 2º lei de ohm

  macete: rôla, R = resistência P = (rô) = resistividade L = comprimento A = área de secção transversal

Condutância elétrica

macete: (condutância é o inverso da resistância). C = condutância R = resistência Obs: (Para facilitar na memorização da fórmula dizemos resistância).

Page 4: Macetes de vestibular

Condutividade

=   macete:  (condutividade é o inverso da resistividade) C= condutividade P = resistividade

Energia e potência elétrica

=    macete: (empate). En = energia P = potencia T = tempo em segundos

Potência de resistores

=   macete: piu P= potência I= corrente U= tensão

macete: Pirii P = potência R = resistência I = corrente 

macete: Puur P = potência U = tensão R = resistência

Associação em série

Macete:      Sériiiiiii            i = (corrente é constante).

Associação em paralelo

Macete:  Paraleluuuuuu         u = (a tensão é constante).   Movimento vertical no vácuo

Se sair de um ponto e voltar para o mesmo ponto o deslocamento é zero. Na subida o movimento é retardado e na descida o movimento é acelerado.

Ex:

Dinâmica

Força: é uma causa Aceleração: conseqüência Lei de h Hooke

macete:     foi kekulé xênia

Page 5: Macetes de vestibular

Diretamente proporcional: vai dar uma reta

Di: divisão  

K = constante elástica da mola X = deformação provocada pela força F =intensidade da força aplicada                                

Equação de Gauss

Para calcular a distância da imagem ao espelho

macete:          Fui para paris F = distância focal P = distância do objeto à lente ´p = distância da imagem à lente 

2º lei de Snell-Descartes 

macete: não sei não senhor N1 = índice de refração do meio 1 N2 = índice de refração do meio 2 Seni = seno do ângulo de incidência Senr = seno do ângulo de refração

Campo elétrico criado por carga puntiforme

macete: fica que eu ainda quero dar duas             F = força K = constante da lei de Coulomb (vale 9 x 109 )                 Q = fonte de campo q = carga de prova D2 = distância ao quadrado                               

                                                           

Gerador 

Geradoruuuu         macete:    dá o u (tensão)

Diferença de potencial

Num campo elétrico uniforme  E = d x U     macete: Edu E = campo D = distância U = tensão

Page 6: Macetes de vestibular

Trabalho

Macete:   Todas as vezes que o gráfico for força pelo deslocamento, calcule a área e ela será igual ao trabalho.   No exemplo citado abaixo para calcular o trabalho deve-se calcular a área do quadrado, do trapézio e do retângulo.

  Estudo analítico das lentes delgadas Equação do aumento linear e transversal: 

                macete:      Ai       pop A = ampliação P = distância do objeto à lente ´p = distância da imagem à lente I = altura da imagem

Empuxo

Macete:   todo corpo que flutua está em equilíbrio, logo : e = p Macete:   para a água (só para ela)...  Modelo:   Se um corpo tem densidade 0,5 isso significa que 50% dele fica dentro da água. 0,2 = 20% 0,3 = 30%   0.333 = 33%  0.333 = 33% 0.9 = 90%

Geografia

Escala geológica do tempo

Macetes:

Paleozóico: Cadê o senhor da capa preta (cambriano, ordoviciano, siluriano, carbonífero,permiano). Mesozóico: Que o tribunal julgou culpado? (triássico, jurássico e cretáceo). Cenozóico: (Terciário) : Pode estar onde ninguém procura... ( paleoceno, eoceno, oligoceno, mioceno, plioceno ). Cenozóico (Quaternário) :  Perto dos homens (pleistoceno e holoceno).

Page 7: Macetes de vestibular

Relevo das Américas

Macetes:

Todo  o relevo  que estiver voltado para o lado do oceano pacífico é novo, alto e pontiagudo.

Todo o relevo que estiver voltado para o lado do oceano atlântico é velho, baixo e desgastado.

LITERATURA 

PERÍODOS LITERÁRIOS 

MACETE:

BARRENPASIM (Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, PArnasianismo, SImbolismo e Modernismo).

Matemática

Valores do Seno, Cosseno e Tangente

 Macete:

Colocar seno, cosseno e tangente na vertical, do lado esquerdo e nessa ordem. Na horizontal colocar 30º, 45º e 60º nessa ordem. Na 1º linha colocar 1, 2, 3. Na 2º colocar 3 ,2, 1. Na 3º colocar 3, 1, 3. Divida a 1º e a 2º linhas por 2 e coloque raiz no numerador. Na 3º coluna passe raiz em todo o mundo e divida o 1º termo por 3.

Soma e diferença de ângulos

Onde: Cos (cosseno) Sen (seno) Tg (tangente) Cos (a ± b) = cos a x cos b - sen a x sen b    macete:  Coça coça senta senta Sen (a ± b) = sen a x cos b + sen b x cos a    macete:  Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá (seno a cosseno b seno b cosseno a). Tg (a ± b) =           tg a ± tg b                              1 ± tg a x tg b macete: O cara vai ao banheiro e pergunta: tem gente em a, tem gente em b, aí ele chega a uma conclusão....... Ummmmm tem gente em “a” e tem gente em “b”.

Gráfico de uma função

Page 8: Macetes de vestibular

 

Macete:  Trace paralelas e estas devem tocar o gráfico em um só ponto (função), se tocar em dois pontos (não é função). Se tocar uma vez só, a função é injetora.

Função composta

Macete: Dados: g(x) = 3x - 2 e f(x) = 9x2- 3x +1 1º grau dentro de 1º grau =  1º grau            g(g(x)) = 1º grau                1º grau dentro de 2º grau = 2º grau             f(g(x)) = 2º grau 2º grau dentro de 2º grau = 4º grau             f(f(x)) = 4º grau

Divisão de polinômios

Macete: Grau do quociente = grau do dividendo menos o grau do divisor. O grau do resto é sempre menor que o do quociente. Ex:                                                                                                                                                

                              

Números primos

Para saber se um número é primo, pegue-o e divida até a sua metade. Você pega o número e divide por 2, se não der divida por 3, se não der divida por 4,...........até a metade dele, se chegar na metade e você ainda não tiver conseguido realizar a divisão, então o número é primo.

Ex: Será que o número 35 é primo? 35 : 2    35 : 3    35 : 4 .................. 35 : 17 (como se chegou a 17, que é a metade de 35, e ainda não se conseguiu realizar a divisão, isso significa que o número 35 é primo). 

Arranjos

Page 9: Macetes de vestibular

Ao invés de utilizar a fórmula: 

Macete:  ( percebeu como foi mais fácil a resolução do exercício utilizando o). Bastou desenvolver a quantidade de elementos dados (5) duas vezes.

Binômio de Newton

 Macete:  A soma das linhas de baixo é igual ao valor da linha de cima do lado direito, então 2 + 10 = 12 (o espaço ocupado pelo traço vale 12).

  Macete:  A soma de qualquer linha é igual a 2n   (no exemplo acima, foi realizada a soma da linha 7, portanto 2 7 = 128. ). Soma dos coeficientes Não precisa desenvolver o binômio para saber qual é a soma dele. Já pensou em ter que desenvolver um desse tipo para saber qual é a soma?!?

Macete: Some os coeficientes e eleve ao expoente....

Mais um.... 

  

 

Característica e mantissa

C= característica (parte inteira) M = mantissa Macete: Conte as casas do número e subtraia 1 e assim, tem-se a característica... Ex: Qual é a característica do número 1700? 1700 (4 casas) portanto, 4 - 1 = 3. Conclui-se então que o número 1700 possui característica 3 (c = 3).  Qual é a característica do número 0,002 ? Macete: Nesse caso conte o número de zeros até chegar no número 2. 0,002 (3 casas) portanto, 3 - 1 = 2. Conclui-se então que o número 0,002 possui característica 2 (c = 2). 

Português

Page 10: Macetes de vestibular

Acentuação das paroxítonas

 Macete: Ps lixão usando rum + ditongo crescente Bíceps, fácil, júri, tórax, órfã, bônus, caráter. Álbum, infância 

Acentuação dos hiatos

 Leda vê e crê (ler, dar, ver e crer) Macete: recebem acento circunflexo no primeiro “e”   =  lêem, dêem, vêem e crêem.

Ao invés de ou em vez de....

Macete: Ao invés de: (ao contrário). Ex: Ao invés de curar, o remédio agravou sua saúde. Em vez de: (em lugar de). Ex: Em vez de Lula quem será candidato?

De encontro ou ao encontro...

Macete: De encontro: (se discorda). Ex: As idéias do presidente foram de encontro às da população. Ao encontro: (se concorda). Ex: As idéias de Pedro foram ao encontro das do grupo.

O uso da crase

 Macete: Vou a  volto da crase há. (Vou à Espanha, volto da Espanha). Vou a volto de crase "pra que". (Vou a Portugal, volto de Portugal).

 Pronomes de tratamento

Macete:   Vossa Santidade (se estiver falando com ele... Diante dele....). Sua Santidade (quando se fala dele, quando ele não está presente ).

Voz ativa

Só consegue-se passar da voz ativa para a passiva se o verbo for transitivo direto.

Verbos

Conjugação

Macete:    Mário  (mediar, ansiar, remediar, incentivar e odiar). O que vale para um vale para todos.. Ex: Eu odeio                       Eu medeio Tu odeias                     Tu medeias Ele odeia                     Ele medeia Nós odiamos                Nós mediamos Vós odiais                     Vós mediais Eles odeiam                Eles medeiam

Sujeito  Macete:  Para identificar o sujeito (quem é que + verbo = sujeito) ou (o que é que + verbo = sujeito) Ex: As antigas viagens eram uma aventura (o que é que era uma aventura = as antigas viagens.)        De manhã, alguns pássaros cruzam o céu (quem é que cruza o céu de manha = alguns pássaros). Química

Page 11: Macetes de vestibular

TABELA PERIÓDICA   Macete dos semi-metais: Boro, Silício, Germânio, Arsênio, Antimônio, Telúrio e Polônio. (B, Si, Ge, As, Sb, Te, Po) Bom se gear, assim sábado teremos polenta.

 NÚMERO DE OXIDAÇÃO

Macete: Sempre que encontrar um íon, passe um parêntese:

£nox: carga   FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS   Físicos: não dão origem a novas substâncias. Químicos: dão origem a novas substâncias.

 MOLS  

     Se o “Fe” estiver sozinho, ele é um átomo. Ex: 1 mol de ferro: 1 mol de átomos de ferro.      Se tiver mais de um... “Fe2”, vai ser uma molécula. Ex: 1mol de ferro: 1 mol de moléculas de ferro

 NOMENCLATURA DOS COM COMPOSTOS ORGÂNICOS

MACETE: Alcino Se a tripla estiver na extremidade: alcino verdadeiro Se não tiver: alcino falso

 LIGAÇÕES QUÍMICAS

Macete:               1, 2 ou 3 elétrons na camada da valência perde               5 ,6 ou 7 elétrons na camada de valência ganha               4 elétrons na camada de valência: às vezes perde às vezes ganha.

 ÓXIDOS  

O oxigênio vai sempre estar à direita:

   REAÇÕES SUCESSIVAS

Macete: A quantidade formada na 1º etapa tem que ser igual à consumida na segunda.

Page 12: Macetes de vestibular

 MOLS

   

Macete : Sempre que aparecer fração tem que multiplicar tudo pelo denominador da fração. Ex:

 

ESTUDO DOS GASES

Macete:  Para o vestibular nunca ralei tanto

   MACETE: CHARVOL TEM BOA PREGA Volume: lei de Charles Temperatura: lei de Boyle-Mariotte Pressão: Gay - Lussac  MACETE: piviti = povoto