macaé tem jeito 4 - maio 2012

8
Dia das mães é comemorado em todo o mundo Zonas Eleitorais de Macaé registram aumento na emissão de títulos Quem passa pelas vias expressas de Macaé tem que tomar muito cuidado com a quan- tidade de animais na pista, o que ocasiona um grande risco para transeuntes. Esse é um dado que preocupa os motoristas que circulam em algumas vias - o grande núme- ro de animais soltos próximos às vias públicas. Acompanhe na Pág. 4. Animais soltos nas ruas põem em risco a vida de muita gente • Barreto sofre com o descaso público, na pág. 4. • Na página 7 voce irá encontrar Dicas de economia • Na pág. 8, o repórter comunidade homenageia todas as mães e na pág. 3 voce acompanha os comentários da coluna “Nos bastidores”. Macaé Tem Jeito traz também para você: O Dia das Mães comemorado sempre no segundo domingo de maio em vários países do mundo e objetiva homenagear todas as progenitoras vivas e já falecidas, além de demonstrar o amor dos filhos por elas. É uma data muito especial, pois estamos celebrando a pessoa que sempre esteve presente nos momentos mais importantes e difíceis de nossas vidas, nos guiando e protegendo principalmente, nos períodos em que estávamos frágeis, com amor incondicional. Veja na Pág. 5. O melhor presente para as mães é o carinho dos filhos O movimento nas Zonas Eleitorais de Macaé (109ª e 254ª) foi grande nos últimos dias que antecederam à última quarta-feira (9). Desde abril, a procura por transferên- cia e primeiro título de eleitor já vinha aumentando. Na última se- mana, a fila de pessoas buscando os serviços estava quilométrica na 109ª Zona Eleitoral, que compre- ende as regiões que vão do Centro da cidade até Imboassica, além da região serrana. Veja na Pág. 6. O TRE registrou na 254ª Zona Eleitoral mais de 100 títulos requeridos Zonas Eleitorais de Macaé registram aumento na emissão de títulos Os proprietários soltam seus animais em terrenos baldios abertos Flamengo acerta com volante revelado pelo Quissamã Flamengo acerta com volante revelado pelo Quissamã O volante Amaral, que foi um dos destaques do Nova Iguaçu no Campeonato Carioca deste ano, se apresentou na segunda-feira (7), na Gávea e poderá ser contratado pelo Flamengo para o Cam- peonato Brasileiro. Veja na Pág. 8. A carreira de Maurício ganhou projeção no Nova Iguaçu Macaé Tem Jeito traz também para você:

Upload: efe-sete

Post on 28-Mar-2016

214 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição 4 do Macaé Tem Jeito. Jornal tablóide de Macaé, a Capital Nacional do Petróleo.

TRANSCRIPT

Page 1: Macaé Tem Jeito 4 - Maio 2012

Dia das mães é comemorado em todo o mundo

Zonas Eleitorais de Macaé registram aumento na emissão de títulos

Quem passa pelas vias expressas de Macaé tem que tomar muito cuidado com a quan-tidade de animais na pista, o que ocasiona um grande risco para transeuntes. Esse é um dado que preocupa os motoristas que circulam em algumas vias - o grande núme-ro de animais soltos próximos às vias públicas. Acompanhe na Pág. 4.

Animais soltos nas ruas põem em risco a vida de muita gente

• Barreto sofre com o descaso público, na pág. 4.• Na página 7 voce irá encontrar Dicas de economia• Na pág. 8, o repórter comunidade homenageia todas as mães e na pág. 3 voce acompanha os comentários da coluna “Nos bastidores”.

Macaé Tem Jeito traz também para você:

O Dia das Mães comemorado sempre no segundo domingo de maio em vários países do mundo e objetiva homenagear todas as progenitoras vivas e já falecidas, além de demonstrar o amor dos filhos por elas. É uma data muito especial, pois estamos celebrando a pessoa que sempre esteve presente nos momentos mais importantes e difíceis de nossas vidas, nos guiando e protegendo principalmente, nos períodos em que estávamos frágeis, com amor incondicional. Veja na Pág. 5.

O melhor presente para as mães é o carinho dos filhos

O movimento nas Zonas Eleitorais de Macaé (109ª e 254ª) foi grande nos últimos dias que antecederam à última quarta-feira (9). Desde abril, a procura por transferên-cia e primeiro título de eleitor já vinha aumentando. Na última se-mana, a fila de pessoas buscando os serviços estava quilométrica na 109ª Zona Eleitoral, que compre-ende as regiões que vão do Centro da cidade até Imboassica, além da região serrana. Veja na Pág. 6.

O TRE registrou na 254ª Zona Eleitoral mais de 100 títulos requeridos

Zonas Eleitorais de Macaé registram aumento na emissão de títulos

Os proprietários soltam seus animais em terrenos baldios abertos

Flamengo acerta com volante revelado pelo QuissamãFlamengo acerta com volante revelado pelo QuissamãO volante Amaral, que foi um dos destaques do Nova Iguaçu no Campeonato Carioca deste ano, se apresentou na segunda-feira (7), na Gávea e poderá ser contratado pelo Flamengo para o Cam-peonato Brasileiro. Veja na Pág. 8. A carreira de Maurício ganhou projeção no Nova Iguaçu

Macaé Tem Jeito traz também para você:

Page 2: Macaé Tem Jeito 4 - Maio 2012

2 • Macaé/RJMaio de 2012 - Edição nº 4

À jornalista Maria Estrela,Prezada Senhora, Na edição de Abril/2012, ano 1, nº 3 na pagina 5,

Caderno Cidade (Lagomar elege nova diretoria para associação comunitária), acreditamos que a prezada senhora não deve ter feito um levantamento dos no-mes dos respectivos representantes da chapa vitorio-sa (chapa 2), denominada “Unidos Pelo Lagomar”. Pedimos gentilmente que a senhora retifique onde se lê André, mais conhecido como “Chocolate”, coloque Alexandre (eleito vice-presidente)...

Apresentamos à senhora toda a composição da

chapa eleita, no ultimo dia 28 de abril de 2012, que conduzirá a associação de moradores, pugnando pela democracia, pela independência e respeito às liberda-des fundamentais do homem, sem distinção de raça, cor, sexo, nacionalidade, convicção política ou religiosa e com o papel fundamental de uma associação que é de esclarecer, informar e formar... Para que ela reivindi-que e muito bem, os seus direitos.

... Vamos unir, organizar os moradores e agir de forma democrática, a partir do encontro das ideias de todos. As reivindicações e conquistas (ou derrotas) não podem ser propriedades de algumas lideranças...

...Juntos, vamos reivindicar melhorias, vale lem-

brar que quanto maior a participação os moradores na luta por uma melhoria, mais rápida ela vai chegar... Não vamos ficar somente nas reivindicações e no pro-testo, para que obtenhamos o sucesso na luta por me-lhores condições de vida para a população. Vamos ela-borar propostas, apresentar projetos ao poder público, promover a “iniciativa popular de lei” junto aos legis-lativos, enfim, vamos negociar com as autoridades...

...Estaremos sempre fiscalizando as ações dos po-deres públicos, a distribuição dos recursos, na decisão sobre o que é mais importante e mais urgente de ser feito Outras vezes, o problema está na corrupção e no desperdício do dinheiro público. Discutir o orçamento, lutar pela sua democratização, acompanhar de perto a aplicação das verbas, fiscalizar para que os gastos se-jam feitos de acordo com o que é mais necessário ao bem estar da população...

Resposta da redação:

Prezado André,Seu recado está dado. Lamentamos não co-

locar sua carta na íntegra por falta de espaço, mas prometemos em edições futuras entrevis-tá-lo, abrindo um parêntese para a divulga-ção de toda a diretoria eleita.

Atenciosamente, Maria Estrela.

Opinião

Estamos às voltas com a comemoração do Dia das Mães, 13 de maio. Nesta quarta edição do jornal Macaé Tem Jeito, um jornal com a cara dos milhares de moradores da periferia, trazemos homenagens àquelas que aceitam a maternidade em sua vida de forma a contribuir com a felicidade da família e com a procriação da humanidade...

Também mostramos quem celebra a data com eventos e promo-ções gastronômicas.

Nas páginas do tabloide estão contidas informações de esclare-cimentos e educativas para não deixar você, caro leitor, de fora dos acontecimentos de nossa cidade. São notícias de interesse nas áreas de esporte, política e cidade. Temos dicas de economia, alerta sobre animais soltos nas ruas e até o descaso público em bairros populares.

Estamos ainda recomendando que você responda a enquete sobre a instalação das UPPs e a migração dos bandidos para outros bairros da cidade para medirmos se a segurança pública está corresponden-do. A Polícia Militar está fazendo a sua parte...

Nossos colunistas estão trazendo informações de interesse, seja com mensagens ou com notas para seu deleite. É abrir nossas pági-nas. O recado está dado. Boa leitura!

Maria [email protected]

Palavra da editora

Editorial Publicamos alguns trechos da carta de André Carvalho, da associação de moradores do bairro Lagomar, eleito recentemente para o cargo de diretor-presidente pela chapa 2 “Unidos Pelo Lagomar”, que foi dirigida a este jornal

Carta do leitor

Page 3: Macaé Tem Jeito 4 - Maio 2012

Macaé/RJMaio de 2012 - Edição nº 4 • 3Geral

Os católicos do Lago-mar e adjacências irão ganhar a décima paróquia do Vicaria-to Litoral. A sede da

nova paróquia que será construí-da na Avenida Quissamã, entre as Avenidas W18 e W20, é determi-nação da Diocese de Nova Fribur-go, que decidiu unir as capelas dos bairros São José do Barreto, Enge-nho da Praia, Imburo e Lagomar.

No lançamento da pedra fun-damental da nova Paróquia, no último dia 27, monsenhor Alex Paiva Ribeiro, vigário geral dioce-sano que representou o bispo Dom Edney Gouveia Mattoso, fez uma oração de agradecimento e louvor a Deus. Mais de 200 pessoas par-ticiparam da celebração de bênção.

- Era notória a alegria do povo,

que vê nesse projeto a concretiza-ção de um sonho, pois atualmen-te a capela de Nossa Senhora das Graças é pequena e já se torna di-fícil acomodar o povo de Deus que se reúne para as celebrações euca-rísticas e outras atividades - disse.

O projeto prevê também a cons-trução de uma creche para crian-ças de dois a cinco anos e salas destinadas à catequese de crianças e jovens católicos.

Dia das mães - A comuni-dade já está se movimentando para contribuir com a edificação da Igreja realizando um “Gran-de jantar dançante do Dia das Mães”, com sorteio de brindes, na sexta-feira (11), às 19h, na Capela Nossa Senhora das Graças, locali-zada na W 16, em frente ao posto de saúde do bairro. A pedra fundamental lançada na Avenida Quissamã reuniu católicos

Paróquia de Nossa Senhora das Graças será construída no Lagomar

Nos Bastidores...Maria Estrela • [email protected]

Verdades I e IIAs obras de drenagem e saneamento da Airton Sena que custa-ram aos cofres municipais um investimento de R$ 227 milhões (dinheiro esse oriundo dos Royalties e do bolso do consumidor que paga seus impostos em dias) vão ficar enterradas, isso é uma verdade... Agora, que elas só começaram nos últimos momentos do atual governo municipal e se prolongaram em “banho-ma-ria” para finalizarem em ano eleitoral, isso é outra verdade!...

E a UPA do Lagomar, heim? Eu não disse a vocês que ela só seria entregue à população bem próximo às eleições deste ano? No jogo de “empurra” da obra de parceria, a prefeitu-ra diz que o Governo do Estado foi quem não definiu a data de inauguração. Já o pessoal de Cabral acusa a prefeitura de não ter finaliza-do a obra e convocado pessoal para trabalhar na Unidade... Afinal quem fala a verdade?...

Jogo de empurra

Enquanto o Planejando Macaé se debruça nas áreas centrais consideradas tra-dicionais e bairros nobres de Macaé, os periféricos continuam esperando por melhorias como urbanização, estação de tratamento de esgoto, mais escolas, postos de saúde, etc... Tem bairros antigos esperando por água, saneamento...

Planejando bairros

Interlocutando em benefício próprio Tem candidato (interlocutor da atual administração) lançado recentemente como pré-candidato a prefeito de Macaé, que utiliza o meio radiofônico para fala mal dos outros e tem pautado sua pré-campanha em confrontos com o também pré-candidato do PV a prefeito Dr. Aluizio, alegando que ele não representa mudança porque partici-pou dos governos Silvio Lopes e Riverton Mussi. A pergunta é: O cidadão que rompe com o ranço político de décadas (reinado Mussi), cheio de armadilhas burocráticas e de amarras hierárquicas e parte para uma nova política, abrindo suas decisões para a sociedade e lutando por ela não representa mudança? Pior é assumir a postura de “laranja” e “ventríloquo” mamando nas tetas da prefeitura por setenta vezes sete...

A Lei da Ficha Limpa começou na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o objetivo de impedir que candidatos condenados na Justiça possam concorrer às eleições. A pressão popular foi tão grande que Senado e Câmara aprovaram em tempo recorde, para que pudesse valer em 2012. So-mados a isso o que se viu foi que os assinantes dos abaixo-assinados, que per-correu o país, queriam uma só coisa: construir uma sociedade sem manchas...

Ficha Limpa

Benefícios sociaisA pacificação nas favelas de Macaé é um ledo engano, pois tráfico está atuando e matando. O que acontece é que os traficantes apenas deixaram de andar pelas comunidades ostentando armas. A gente observa que agora, os assassinatos têm requintes de crueldades com corpos mutilados e queimados. Com todo o esfor-ço que está fazendo, a polícia militar não tem consegui-do garantir a seguranças dos cidadãos, das facções ins-taladas em locais estratégicos. É preciso que as ações sociais aconteçam de verdade nesses lugares... Alô prefeitura, quando é que começam os benefícios nas favelas e bairros periféricos?...

Esgoto na frenteVocês sabem quando a ETE (Estação de Trata-mento do Mutum) estará funcionando? Somen-te quando a prefeitura terminar de construir a rede de esgoto que interliga todas as casas situa-das na região do entorno da Lagoa Imboassica - São Marcos e outros. Pois fiquem sabendo que a rede coletora de esgoto do Mirante da Lagoa ain-da está sendo recuperada e invertida porque foi programada para escoar para dentro da Lagoa (sentido inverso à ETE do Mutum). É mole?...

Page 4: Macaé Tem Jeito 4 - Maio 2012

4 • Macaé/RJMaio de 2012 - Edição nº 4

Quem passa pelas vias expressas de Macaé tem que tomar muito cuidado com a quan-tidade de animais na

pista, o que ocasiona um grande risco para transeuntes. Esse é um dado que preocupa os motoristas que circulam em algumas vias - o grande número de animais soltos próximos às vias públicas.

Ocasionado pela falta de res-ponsabilidade dos proprietários os animais, na maioria de grande porte, podem ocasionar acidentes

graves e muitas vezes fatais. Para se ter uma idéia, a média de animais recolhidos pelo Centro de Contro-le de Zoonoses, órgão responsável por monitorá-los no trânsito é de mais 20 por dia em toda cidade.

A maior parte são os cavalos que quando não atravessam, fi-cam nos canteiros e nas margens dos acessos, em busca de comida. Eles invadem ruas por falta de cuidado do seu dono e de cerca em suas propriedades.

O Código de Postura Munici-pal prevê multa para proprietá-

Os proprietários soltam seus animais em terrenos baldios abertos

rios de terrenos não cercados e, no caso dos animais, o CCZ aplica penalidades no valor de 50 URMs (R$ 108,00), apreende o cavalo, cobra mais R$ 25 a diária por cada dia que o dono deixar o ani-mal com a Zoonoses e, se tiverem ocorrido maus tratos e envolvi-mento com acidentes em vias pú-blicas, o proprietário ainda pode ser indiciado judicialmente.

Se o acidente em via pública

com animal envolver morte, o pro-prietário responderá por homicí-dio culposo. O exemplo disso foi o caso que ocorreu recentemente na Linha Azul (próximo ao Bosque Azul), quando uma moto se chocou com um cavalo que atravessava a pista. O homem morreu e a mulher ainda está hospitalizada.

Cultura local - Em Macaé ain-da existe a cultura de criar ani-mais em terrenos abertos, prin-

cipalmente cavalos. No entanto, é preciso mudar a cultura para o bom desenvolvimento da cidade. Civilidade é uma qualidade fun-damental na parceria entre a po-pulação e o governo.

Remoção de animais - O serviço de remoção de animais de grande e médio porte soltos em vias pú-blicas e sem proprietário pode ser solicitado através dos telefones 2772.6461 e 2772.7226.

CidadeAnimais soltos nas ruas põem em risco a vida de muita gente

O antigo bairro São José do Barreto tem sofrido por falta de urbaniza-ção. O logradouro não

possui pavimentação, drenagem para as águas pluviais, rede de co-leta de esgoto e praças para o lazer dos moradores, entre outros pro-blemas. Localizado na área norte de Macaé, entre a Barra e o La-gomar é considerado como zona residencial, apesar de possuir inú-meras empresas do ramo on shore e offshore. Possui uma praia com o mesmo nome que é o único local de lazer da comunidade e dos pes-cadores amadores.

O bairro abriga dezenas de em-presas, o Centro de Convenções Jor-nalista Roberto Marinho e o Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, onde acontecem eventos de grande porte do município, como a Feira Brasil Offshore e a Expo Macaé.

De acordo com os moradores além da falta de serviços públicos, há um campo de futebol que está

abandonado, cheio de mato e que deveria no mínimo servir para o lazer da garotada e dos amantes do futebol, mas, não é visto pelos órgãos municipais na promoção da limpeza e manutenção. “Nossa região está abandonada pelo Po-der Público. Além disso, estamos cercados por muitas empresas de caldeiraria offshore que causam ruídos. Muita gente que mora aqui se queixa do barulho das ca-çambas, caminhões, compresso-res que tiram o nosso sossego”, disse Célia de Souza.

Ela informou que reside no local há 14 anos, mas, que pre-tende vender sua casa por causa do descaso e do barulho que in-comoda. “Além de sofrermos por falta de urbanização, não temos mais sossego, nem paz. Essas empresas trabalham dia e noite com equipamentos estrondosos. Por onde anda a fiscalização?”, questionou a moradora.

Outros moradores também

estão insatisfeitos com o ruído provocado por máquinas, equi-pamentos e a movimentação de carretas dia e noite. Eles infor-maram que já notificaram a se-cretaria de Ambiente, mas nada

foi feito até agora. A comunidade diz que não é

contra as empresas, mas exigem o mínimo de respeito pelo seu des-canso noturno. Por isso, apelam para as autoridades para fazer va-

ler a Lei do Silêncio. Outra reinvin-dicação é para a pavimentação das ruas que estão em péssima qua-lidade, com rachaduras e muita lama quando chove, impedindo a passagem de muitos pedestres.

O campo de futebol está completamente abandonado

O Barreto abriga empresas que não obedecem a Lei do Silêncio

Barreto sofre com o descaso público

Page 5: Macaé Tem Jeito 4 - Maio 2012

Macaé/RJMaio de 2012 - Edição nº 4 • 5Região

O Dia das Mães come-morado sempre no segundo domingo de maio em vários paí-ses do mundo e ob-

jetiva homenagear todas as proge-nitoras vivas e já falecidas, além de demonstrar o amor dos filhos por elas. É uma data muito especial, pois estamos celebrando a pessoa que sempre esteve presente nos momentos mais importantes e di-fíceis de nossas vidas, nos guiando e protegendo principalmente, nos períodos em que estávamos frá-

geis, com amor incondicional.Ao celebrarmos o Dia das Mães

é preciso também lembrar aquela que é mãe duas vezes – a avó. A maioria das avós que já vivenciou o relacionamento com os filhos e que agora tem a chance de cuidar de uma criança e vê-la crescer com mais cuidado e dedicação, soma-dos à experiência de vida.

Também não podemos es-quecer que não é fácil ser mãe nos dias de hoje, porque além da atenção e carinho aos filhos, ela divide seu tempo cuidando

do marido, da casa e de sua vida profissional. “Esta é, sem dúvida, uma das datas mais importantes que, além de unir os laços familia-res e homenagear aquelas que são tão importantes em nossas vidas, representa uma ótima oportuni-dade para os filhos expressarem seus profundos sentimentos por quem lhe deu a vida. Além de fi-lha, também sou mãe e às vezes me divido em 10 para dar conta da casa, do trabalho e do marido com a mesma dedicação”, disse a advogada Alexandra Moreira.

Nos tempos modernos milha-res de famílias presenteiam suas mães com festas, almoços e pre-sentes, mesmo sabendo que ela deseja mesmo é a nossa compa-nhia repleta de afeto, carinho e atenção. Aliados à data, os lojis-tas se prepararam para atender os consumidores e aumentar as vendas neste período. Eles con-sideram a melhor data, perdendo apenas para o Natal, exibindo su-gestões de presentes para atrair os consumidores.

Origem do evento - Celebra-

do em datas diferentes o Dia das Mães teve a sua origem ofi-cializada no princípio do século XX, quando uma jovem norte-americana, Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas ami-gas tiveram a ideia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa e a protagonista quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. E rapidamente a comemoração do Dia das Mães passou a ser oficial. Atualmente o dia varia muito em cada país. Alguns possuem dias fixos, alguns celebram no primei-ro domingo de um mês, ou no se-gundo, como é o caso do Brasil. No país a data é celebrada no se-gundo domingo de maio.

No Brasil, em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficia-lizou a data no segundo domingo de Maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebis-po do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte tam-bém no calendário oficial da Igreja Católica. No segundo domingo de maio mais de 20 países também celebram o Dia das mães.

O melhor presente para as mães é o carinho dos filhos

Programação especial para as mães

Com o objetivo de oferecer serviços exclusivos para as mamães envolvendo saúde, autoestima e presentes para

o Dia das Mães, a segunda data come-morativa mais importante do comércio, o Shopping Plaza Macaé e a Associação Comercial (Acim) elaboraram progra-mações especiais. O comércio varejista do Calçadão, por sua vez, aqueceu suas vendas durante toda a semana antece-dente ao evento. Já o restaurante Boom Macaé, inaugurado há pouco tempo, prestigiou a data com deliciosas desco-bertas gastronômicas.

Cardápio Boom - No domingo (13), Dia das Mães, um Buffet especial foi cuidadosamente preparado pelo chef do Boom Macaé (restaurante e pizzaria) para presentear as mães. “Além do car-dápio variado com deliciosos pratos e sobremesas, organizamos uma singela homenagem com distribuição de rosas

coloridas para todas as mamães que comparecerem em nosso estabeleci-mento”, informou Daniela Valadão, da equipe de Marketing.

Ela explicou que durante a semana antecedente à data alusiva ao Dia das Mães foi distribuído entre os clientes um cupom para ser preenchido e depo-sitado numa urna localizada dentro do estabelecimento e que dá o direito ao sorteio de vários brindes. “O sorteio que acontece no domingo às 11h, é fruto de uma parceria com o salão Pura Beleza. Na oportunidade estaremos sorteando uma escova primer, uma sessão de dre-nagem com Manthus e um pé e mão”, contou.

Já a Acim, com o objetivo de facilitar quem presenteia sua mãe colocou as lojas no dia 12 com funcionamento até às 19h e promoveu no dia 10, um evento de cunho social com serviços de salão de beleza.

Dia das Mães é comemorado no mundo inteiro

O novo restaurante promove cardápio especial para as mães

Page 6: Macaé Tem Jeito 4 - Maio 2012

6 • Macaé/RJMaio de 2012 - Edição nº 4

Política

Por decisão da Câmara dos Deputados quem chegar a um hospital para uma emergência vai ter que ser aten-

dido. Um projeto de lei, enca-minhado pela presidente Dilma Rousseff, aprovado pelo plená-rio, na última quarta-feira (2), torna crime, com pena que varia

de três meses a um ano de prisão, a exigência de cheque caução, preenchimento de nota promis-sória ou qualquer garantia finan-ceira. Essa cobrança é comum, por planos de saúde, na hora que o paciente chega às portas da emergência de um hospital.

Após votar pela aprovação, o deputado federal Dr. Aluízio

(PV) comemorou a decisão dos parlamentares. “O mais impor-tante é salvar a vida, depois é que se deve partir para a parte burocrática”, defendeu.

Com a decisão da Câmara, e se passar pelo Senado, aumenta a pena para hospitais e médicos que condicionarem o atendi-mento de emergência a qualquer tipo de garantia. O projeto alte-ra o Código Penal ao criar um novo tipo de crime relacionado à omissão de socorro. Atualmen-te, não há referência expressa no código sobre o não atendimento urgente de saúde.

A pena definida pelo proje-to é de detenção de três meses a um ano, além de multa. Hoje, a punição prevista para omissão de socorro é a prisão de seis me-

ses. Os agravantes continuam os mesmos, com aplicação da pena em dobro, se da prática resultar lesão corporal grave e o triplo, em caso de morte.

Para Aluízio Junior a decisão da Câmara deve ser comemora-da. O deputado ressalta que é um verdadeiro absurdo a exigência de qualquer garantia retardando o atendimento quando o pacien-te está procurando atendimen-to emergencial. “Quando uma pessoa chega às portas de uma emergência procurando socorro, cada minuto vale ouro”, lembra o deputado.

O governo federal passou a dar atenção especial à recusa de atendimento em hospitais par-ticulares desde a morte, por in-farto, do Secretário de Recursos

Humanos do Ministério do Pla-nejamento, Duvanier Paiva, em 19 de janeiro deste ano. Após ter passado por dois hospitais priva-dos de Brasília, Duvanier acabou falecendo em um terceiro estabe-lecimento particular. Segundo a família do ex-secretário, na oca-sião, os hospitais teriam exigido a entrega de um cheque-caução.

Diante do falecimento do as-sessor, a presidente Dilma Rous-seff determinou que o governo tratasse de evitar novas vítimas por omissão. Se for aprovado, o projeto deve ser chamado de “Lei Duvanier”. Também fica proibida a exigência do preen-chimento de formulários admi-nistrativos antes do socorro. A decisão vale para hospitais pú-blicos privados.

Aluízio diz que não se deve retardar atendimento de emergência

O parlamentar macaense afirmou que o mais importante é garantir o atendimento e a preservação da saúde da população

Dr. Aluízio ainda comemora aprovação de projeto contra o cheque caução

O movimento nas Zonas Eleitorais de Macaé (109ª e 254ª) foi gran-de nos últimos dias que

antecederam à última quarta-feira (9). Desde abril, a procura por transferência e primeiro título de eleitor já vinha aumentando.

Na última semana, a fila de pes-soas buscando os serviços estava quilométrica na 109ª Zona Eleito-ral, que compreende as regiões que

vão do Centro da cidade até Imbo-assica, além da região serrana.

De acordo com o chefe do car-tório, Luiz Everaldo dos Santos, o órgão esteve atendendo, diaria-mente, cerca de 300 pessoas.

- Dentre os serviços mais pro-curados estavam os de trans-ferência de títulos, devido a migração de pessoas de outras localidades em busca de oportu-nidade de trabalho na capital na-

cional do petróleo - disse.Já na 254ª Zona Eleitoral, a

informação é de que mais de 100 títulos foram requeridos por dia na região que compreende. Nes-te ano, já foram realizados 1.575 alistamentos para a primeira via do documento, mais 1.860 transfe-rências de outras localidades para o município e 778 segundas vias.

Ao total, 63.598 eleitores fazem parte desta Zona Eleitoral, que

compreende bairros como Aero-porto, Águas Maravilhosas, Ajuda, Aroeira, Barra, Barreto, Bosque Azul, Brasília, Cabiúnas e parte de Macaé, como Engenho da Praia, Fazenda Piracema, entre outros.

Quem necessitar retirar a 2ª via não precisa ter pressa. Este serviço em específico poderá ser efetivado até 10 dias antes das Eleições, que serão realizadas em outubro próximo.

A estudante de arquitetura Su-maia Fagundes compareceu ao car-

tório eleitoral para fazer transferên-cia de título. “Fiquei impressionada com a agilidade e a boa vontade dos atendentes. Foi rápido, eles me pe-diram apenas cópia da identidade e comprovante de residência e em poucos minutos eu estava com o meu título transferido”, comentou, ressaltando que votar no lugar em que mora é um dever do cidadão. “Quero contribuir com o desenvol-vimento da cidade e por isso, vou escolher bem meus candidatos”, finalizou.

O prazo de transferência e primeira via de títulos fez centenas de eleitores procurarem cartórios para cumprirem o dever cívico

Zonas Eleitorais de Macaé registram aumento na emissão de títulos

O TRE registrou na 254ª Zona Eleitoral mais de 100 títulos requeridos

Page 7: Macaé Tem Jeito 4 - Maio 2012

Macaé/RJMaio de 2012 - Edição nº 4 • 7Polícia

Por Filipe Dantas

Desde a sexta-feira (4), a Polícia Militar de Macaé tem realizado novas operações. A medida tomada é por

causa dos últimos crimes registra-dos na cidade. Em dois dias, foram três assassinatos. Dois deles acon-teceram em menos de 15 minutos.

Um no Bairro Ajuda de Baixo que já passou por processo de pacificação e o outro no Bairro Visconde.

Para agir com prudência, os po-liciais militares se concentraram na sede do 32º Batalhão e depois de receber orientações, as equipes se-guiram para quatro diferentes pon-tos de Macaé. Cinquenta homens intensificaram o patrulhamento nestes locais. A medida é uma res-

posta da Polícia Militar aos últimos crimes registrados na cidade.

Segundo a polícia, os três homi-cídios em apenas dois dias podem ter sido premeditados. A suspeita é a de acerto de contas e envolvimen-to com o tráfico de drogas.

O crime que aconteceu na Aju-da de Baixo foi de um menor de 16 anos, que foi assassinado com pelo menos quatro tiros na cabeça

e tórax. O outro crime, no Bairro Visconde, foi de dois homens que executaram Adalto Nogueira com cinco tiros a queima roupa, dentro de um lava-jato. Os suspeitos ain-da não foram encontrados. Os res-ponsáveis pelos assassinatos nos Bairros Visconde e Ajuda de Baixo ainda não foram encontrados. O caso foi registrado na 123ª Dele-gacia de Polícia (123ªDL-Macaé) e aguarda investigações.

Policiamento ostensivo - A Polí-cia Militar começou a fechar o cerco contra a criminalidade em Macaé, no final no ano passado, com a ocu-pação das principais comunidades

onde havia indícios de tráfico de entorpecentes - Nova Holanda, Malvinas, Lagomar e Ajuda. Com o início do policiamento nesses bair-ros, ações conjuntas de trânsito e patrulhamento ostensivo, o tráfico de drogas está sendo combatido.

O comandante da PM, tenente coronel Ramiro, descarta a possi-bilidade da onda de criminalidade ser uma forma de provocar a polícia depois das operações. Nos últimos dias foram apreendidas 45 motoci-cletas e 25 carros. Para o comandan-te, a retirada das motocicletas e car-ros irregulares é fundamental para tentar diminuir a criminalidade.

Mesmo com policiamento ostensivo sobre o número de assassinatos

Enquete [email protected]

Na última semana abrimos uma enque-te para perguntar ao nosso leitor sua opi-

nião sobre a insegurança que estamos vivendo em Macaé nos últimos tempos. Pois bem, a en-quete irá continuar até o início de maio. E a pergunta é: Voce acha que a instalação de UPPs no Es-tado do Rio de Janeiro e, princi-palmente, aqui em Macaé, nos bairros Malvinas, Nova Holanda

e Nova Esperança, onde tínha-mos que pedir licença aos trafi-cantes para entrar fez com que quadrilhas de bandidos migras-sem para outros locais, aumen-tando assim o índice de assaltos e assassinatos??? O Jornal Macaé Tem Jeito quer saber sua opinião sobre o assunto. A enquete ficará no ar até o dia 2 de maio. Parti-cipe como cidadão consciente e envie sua opinião para:

[email protected]

Dicas de economia

Economize antes e depois das compras No próximo domingo, 13 de maio, home-

nagearemos aquela que sempre será única em nossas vidas, nossa mãe. Ine-vitavelmente, aquelas que estão próxi-

mo ainda, receberão algum presente de filhos, ma-ridos, netos e que em muitos casos terão tamanho, cor, modelo ou até utilidade não agradada.

Embora seja uma prática comum, consta no código de Defesa do Consumidor (CDC) que, se o produto estiver em perfeitas condições, não há obrigatoriedade de troca, exceto se o lojista garan-tir na venda essa movimentação. Fique atento ao prazo oferecido para troca.

Se o produto estiver com algum defeito, as re-gras são diferentes. Caso o produto não seja essen-cial o lojistas tem prazo de trinta dias para a troca. Se não obedecido esse prazo, o consumidor tem direito de: escolher entre a substituição do produto

por outro da mesma espécie ou restituição imedia-ta da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.

Entretanto, tem-se constatado, na maioria dos casos, um bom senso quando se trata desse assun-to. A troca de produtos após datas festivas fideliza o cliente, atrai novos compradores que não conhe-ciam o estabelecimento e cria uma nova oportuni-dade de venda, pois quem troca geralmente apro-veita e faz mais alguma compra.

Lembre-se: Não há vergonha alguma em pedir descontos. Se você for um bom cliente, peça des-conto. Se você deseja economizar e melhorar de situação financeira, solicite descontos. Se você for mal atendido, exija desconto. Há muitas lojas e empresas que estão dispostas a dar descontos, só falta o cliente pedir. O comércio disputa ferozmen-te a preferência dos clientes.

Em dois dias, foram três assassinatos. Dois deles aconteceram em menos de 15 minutos na última semana

PM de Macaé realiza nova operação por conta dos últimos crimes registrados

As UPPs e a Migração de bandidos

*Formado em Ciências Contábeis e pós-graduado em gestão de empresas. Consultor de empresas e palestrante em cursos de gestão.

*Pedro Cidade • [email protected]

Page 8: Macaé Tem Jeito 4 - Maio 2012

8 • Macaé/RJMaio de 2012 - Edição nº 4

Esporte

O time aposta no novo jogador para um bom resultado no Campeonato Brasileiro

Por Filipe Dantas

O volante Amaral, que foi um dos desta-ques do Nova Igua-çu no Campeonato Carioca deste ano,

se apresentou na segunda-feira (7), na Gávea e poderá ser contra-tado pelo Flamengo para o Cam-peonato Brasileiro.

O jogador, que estava pratica-mente certo para reforçar o Boa Esporte, de Minas Gerais, na Ter-ceirona, ficará por empréstimo no clube rubro-negro até o fim do ano, para atender uma carência do elenco após a saída de Willians.

Porém, ainda vai depender dos exames médicos, que já foram re-alizados e a aprovação de Joel San-tana. Mas se depender da condição atlética, Amaral já é do Mengão.

Carreira e conquistas - Mau-rício Azevedo Alves, o popular Amaral, ganhou projeção no Nova Iguaçu, onde chegou juntamente com o lateral esquerdo Bruno Cor-tês, após se destacar no Quissamã. Natural de Rio das Ostras, o garoto criado em Cantagalo, passou pelas categorias de base do Vasco e qua-se desistiu do futebol, passando a exercer a função de ajudante de pintor com um tio em Quissamã. Ganhou uma nova oportunidade

com o técnico Paulo Henrique. Conquistou o acesso à Segundo-na do Rio e depois de pronto para uma nova carreira profissional, aceitou o desafio de disputar a elite do Carioca pelo Nova Iguaçu.

Em duas temporadas foi titular absoluto, e agora, vai reencontrar o Paulo Henrique (Filho) na Gá-vea, que na Terra do Côco, foi o seu gerente de futebol, e no Fla-mengo é técnico nas categorias de base. Amaral tem 24 anos, com-pletados no dia 1º de maio, e está no Nova Iguaçu desde 2011. No Estadual deste ano, fez 16 partidas e foi titular durante toda a traje-tória do clube da Baixada Flumi-

nense, onde conquistou o Troféu “Edilson Silva” no primeiro turno e terminou na nona colocação na classificação geral.

O volante seguiria os passos do lateral-esquerdo Cortez, com quem jogou no Quissamã, entre 2009 e 2010. Os dois atuaram jun-tos até o Estadual da Segundona de 2011, quando Cortez foi para o Botafogo – chegou à Seleção Bra-sileira e hoje está no São Paulo. Amaral também faria um caminho parecido com o volante Airton, que se transferiu do Nova Iguaçu para o Flamengo em 2008.

O Quissamã está se especiali-zando em formar jogadores. Além

do Cortês e do Amaral, o time, que este ano é outra vez apontado como um dos favoritos ao acesso à Elite do futebol carioca, no ano passado revelou o meia Danilo, que após disputar o Carioca pelo Macaé Esporte, foi jogar no Aca-dêmico de Portugal. O próprio Paulo Henrique, atual técnico do Quissamã, foi lateral esquerdo do Flamengo e da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Maurício Azevedo Alves, o Amaral, nasceu em primeiro de maio de 1988 em Rio das Ostras. Tem 1,75 de altura e pesa 80 kg. Seus clubes: Quissamã (2007-2010) e Nova Iguaçu (2011-2012).

A carreira de Maurício ganhou projeção no Nova Iguaçu

Flamengo acerta com volante revelado pelo Quissamã

O melhor presente de uma mãe é seu filhoAo longo da história da hu-

manidade observaram-se constantes transformações sociais, culturais, políticas e

econômicas que caracterizam o modo de viver de épocas, determinando o comportamento e a forma de se rela-cionar das pessoas deste período, mu-danças estas que refletem também nas relações familiares.

A mulher tem desempenhado

diferentes funções ao longo da histó-ria, reduzindo as barreiras que ope-ram dividindo o que é para homens e o que é direcionado as mulheres, misturando-se as responsabilidades entre os sexos. Porém, embora se modifiquem suas responsabilidades, a maternidade (o gerar um bebê), de-vido a fatores biológicos, é algo exclu-sivo das mulheres.

Contudo, o valor atribuído ao re-

lacionamento entre mães e filhos ao longo da história nem sempre foi o mesmo, apresentando posições dife-rentes e muitas vezes divergentes se comparados.

Ninguém pode negar o valor do papel materno, a partir do momento em que todos somos filhos de alguém. A tradição é muito mais antiga do que se imagina. Alguns historiadores ar-gumentam que o antecessor do Dia das Mães, era uma festividade na antiga Grécia, dedicada em favor da deusa Rhea, mulher de Cronus, mãe dos deuses e deusas.

Já em Roma, as festividades em sua honra começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de

Cristo. No século 16, havia na Ingla-terra a comemoração do Domingo das Mães no 4º domingo durante a quaresma. Neste dia, os aprendizes e trabalhadores que normalmente trabalhavam longe, retornavam à sua casa, levando para suas mães peque-nos presentes, como por exemplo, o bolo das mães. Assim, ao longo do tempo as celebrações da mãe da igre-ja começaram a se confundir com as celebrações do Domingo das Mães, com as pessoas começando home-nagear além da mãe da Igreja, a sua própria mãe.

Enfim, estudos relacionados à mulher enfatizam sua definição como a procriadora de vidas, ser biológico

que carrega em sua essência a res-ponsabilidade de gerar outro ser se-melhante a si, dando continuidade à vida humana. Assim sendo, ajudar um ser pequenino a desenvolver-se e a descobrir-se, tornando-se um adul-to digno, é responsabilidade que Deus confere ao coração da mulher que se transforma em mãe...

...E toda mulher que se permite ser mãe, da sua ou da carne alheia, desco-bre que este pequeno ser, dependente do seu amor e da segurança transmi-tida por ela, é o melhor presente que Deus lhe deu!... Esta é a nossa home-nagem a todas as mães que se permi-tiram engravidar e assumiram a ma-ternidade, gerando a humanidade!...

Repórter ComunidadeThiago Silva • [email protected]