mÁ oclusÃo classe i de angle associada a biprotrusÃo

1
MÁ OCLUSÃO CLASSE I DE ANGLE ASSOCIADA A BIPROTRUSÃO DENTÁRIA E RETRUSÃO MAXILAR: RELATO DE CASO CLÍNICO AUTOR(ES): CAIO CÉSAR BORGES DE OLIVEIRA, BARBARA QUADROS TONELLI, JOSÉ MANSANO BAUMAN A paciente M.F.B.S., 17 anos, leucoderma, sexo feminino, procurou o projeto “Práticas clínicas em Ortodontia Interceptativa e Ortopedia Facial” queijando-se da protrusão dos seus dentes anteriores. Ao início do tratamento a paciente apresentava um perfil dos tecidos moles de Padrão I, segundo Capelozza Filho (2004) e falta de vedamento labial. Na vista lateral, de ambos os lados, apresentava oclusão dos molares em classe I de Angle com os incisivos superiores e inferiores vestibularizados e os caninos inferiores com leve giroversão. Cefalograficamente, observou-se uma pequena retrusão maxilar, indicativo de leve atresia na Maxila, e pequena protrusão mandibular. Diante do diagnóstico, o plano de tratamento escolhido foi a movimentação ortodôntica por meio da técnica Straight-Wire com braquetes convencionais Prescrição Capelozza III. Foram utilizados fios redondos de níquel-titânio (NiTi) 0,14 e 0,16, seguidos de fios de aço 0,16 a 0,20 e confecção dos torques ideais com fios NiTi e aço retangulares 19x25. O tempo de tratamento foi de 1 ano e 8 meses. Como contenção, a paciente usou aparelho móvel superior, tipo Hawley, e contenção fixa 3x3 inferior. Ao final do tratamento pode-se perceber uma melhora na oclusão, no perfil da paciente, com vedamento passivo dos lábios, e um posicionamento mais agradável dos incisivos superiores e inferiores proporcionando a melhora estética desejada.

Upload: others

Post on 28-Apr-2022

5 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: MÁ OCLUSÃO CLASSE I DE ANGLE ASSOCIADA A BIPROTRUSÃO

MÁ OCLUSÃO CLASSE I DE ANGLE ASSOCIADA ABIPROTRUSÃO DENTÁRIA E RETRUSÃO MAXILAR: RELATO DECASO CLÍNICOAUTOR(ES): CAIO CÉSAR BORGES DE OLIVEIRA, BARBARA QUADROS TONELLI, JOSÉ MANSANOBAUMAN

A paciente M.F.B.S., 17 anos, leucoderma, sexo feminino, procurou o projeto “Práticas clínicas emOrtodontia Interceptativa e Ortopedia Facial” queijando-se da protrusão dos seus dentes anteriores. Aoinício do tratamento a paciente apresentava um perfil dos tecidos moles de Padrão I, segundo CapelozzaFilho (2004) e falta de vedamento labial. Na vista lateral, de ambos os lados, apresentava oclusão dosmolares em classe I de Angle com os incisivos superiores e inferiores vestibularizados e os caninosinferiores com leve giroversão. Cefalograficamente, observou-se uma pequena retrusão maxilar, indicativode leve atresia na Maxila, e pequena protrusão mandibular. Diante do diagnóstico, o plano de tratamentoescolhido foi a movimentação ortodôntica por meio da técnica Straight-Wire com braquetes convencionaisPrescrição Capelozza III. Foram utilizados fios redondos de níquel-titânio (NiTi) 0,14 e 0,16, seguidos defios de aço 0,16 a 0,20 e confecção dos torques ideais com fios NiTi e aço retangulares 19x25. O tempo detratamento foi de 1 ano e 8 meses. Como contenção, a paciente usou aparelho móvel superior, tipoHawley, e contenção fixa 3x3 inferior. Ao final do tratamento pode-se perceber uma melhora na oclusão,no perfil da paciente, com vedamento passivo dos lábios, e um posicionamento mais agradável dosincisivos superiores e inferiores proporcionando a melhora estética desejada.