luzia pinto de araújo linguagem e matemática

30
Alfabeletrar: “Jornada de Mato Grosso”

Upload: andreaperez1971

Post on 09-Aug-2015

354 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Alfabeletrar: “Jornada de Mato Grosso”

Escola Estadual Deputado Dormevil Faria

Profª: LUZIA PINTO DE ARAÚJO

Nº de alunos: 25

Turma: C

Turno: Vespertino

Carga Horária: 10 h

Ano: 2012

1º Ciclo 2ª Fase

Eixo articulador:

Compreensão e Valorização da Cultura

Escrita;

Compreende a função social de diferentes gêneros textuais;

Reconta oralmente os gêneros lidos e/ou ouvidos.

o Salada de frutas da amizade

Para iniciar o trabalho, primeiramente foi feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e discussão sobre o que é uma alimentação saudável. Foi realizada pela professora uma leitura informativa com o tema “Frutas, legumes e verduras na infância”. De acordo com as informações obtidas, construímos um texto coletivo.

Em seguida coletamos dados sobre as frutas preferidas dos alunos e construímos no quadro um gráfico. Propus também pintura, recorte e colagem de frutas variadas no palito para diálogo em dupla e apresentação. Trabalhamos leitura e escrita no quadro da nossa receita de salada de frutas, destacando sempre na oralidade sobre a importância de cada fruta para o nosso organismo. Finalizamos as nossas atividades com a preparação e degustação da nossa salada de frutas da amizade, sendo que cada aluno contribuiu com uma fruta.

Cópia de texto informativo e de desenhos de frutas, lápis de cor, tesoura, cola, palitos de picolé, quadro, pincel, frutas diversas.

Foi avaliada a participação dos alunos no decorrer de toda a atividade desenvolvida.

Os resultados desta atividade me surpreenderam, pois, alcancei alem dos meus objetivos propostos. O fato de trabalhar um tema da vida dos alunos facilitou o desenvolvimento do mesmo, considerando ainda que, ter considerado a teoria com a prática foi sensacional.

Eixo articulador:

Representação e Comunicação;

Temática: Números e o Sistema de Numeração

Conhecer, escrever, representar e argumentar os conhecimentos científicos na sua construção como ser social.

Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal (agrupamentos, trocas na base 10 e o principio do valor posicional).

Resolvendo atividades com o Material Dourado.

Os alunos foram organizados em grupos de quatro alunos, em seguida foram distribuídos os materiais dourado nos grupos. Trabalhamos diversas atividades de adição e subtração, de contagem, de troca, de composição e decomposição de numerais e situações problemas. Os

exercícios foram passados no quadro e cada aluno foi resolvendo em seu caderno com intervenção da professora de acordo com as necessidades individuais. No final da aula fizemos uma competição, onde cada grupo foi desafiado a compor numerais com o material dourado.

Quadro, pincel, caderno, lápis, borracha, material dourado e pirulito. Quadro, pincel, caderno, lápis, borracha, material dourado e pirulito.

Foi avaliada a participação dos alunos em grupo no decorrer de toda a atividade desenvolvida.

Os resultados desta atividade foram muito positivos. Foi muito relevante ver os alunos trabalharem em grupo, pois resolviam e discutiam juntos a realização de cada atividade. Percebemos nitidamente que a utilização do material concreto nas atividades, facilita o ensino e a aprendizagem.