ludgero josé faleiro serrano

5
Ludgero José Faleiro Serrano EBI/JI de Alcáçovas Alcáçovas - Évora 9º Ano – CFQ - Área de projecto - Ciência Solbarco 5+1

Upload: inigo

Post on 10-Jan-2016

45 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Solbarco. Ludgero José Faleiro Serrano. EBI/JI de Alcáçovas. Alcáçovas - Évora. 5+1. 9º Ano – CFQ - Área de projecto - Ciência. Os alunos desenvolveram vários projectos de barcos na turma e chegaram à conclusão de que o que seria mais eficaz seria o catamaram ou o trimaram. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Ludgero José Faleiro Serrano

Ludgero José Faleiro Serrano

EBI/JI de Alcáçovas

Alcáçovas - Évora

9º Ano – CFQ - Área de projecto - Ciência

Solbarco

5+1

Page 2: Ludgero José Faleiro Serrano

Os alunos desenvolveram vários projectos de barcos na turma e chegaram à conclusão de que o que seria mais eficaz seria o catamaram ou o trimaram.Recorrendo sempre a materiais reciclados, como por exemplo as caixas de fruta e restos de esferovite construiram o seu barco.

Page 3: Ludgero José Faleiro Serrano

De acordo com a flutuabilidade do barco, decidiu-se utilizar quatro placas solares.Usaram-se as placas ligadas em série duas a duas e estas por sua vez ligadas em paralelo.Para optimizar o rendimento das placas foi feito um suporte para as mesmas que permite fazer dois movimentos em simultâneo, podendo sempre apanhar a melhor inclinação em relação ao sol.

Page 4: Ludgero José Faleiro Serrano

Os alunos decidiram produzir um modelo tipo sustentado por dois flutuadores, procurando informação em vários sites da internet. Surgiu depois o problema em relação ao número de placas e respectivo peso. Os alunos ainda andam a fazer ensaios para decidir se vão usar duas ou quatro placas, neste momento o modelo tem quatro placas associdas em paralelo duas a duas.Neste momento temos utilizado em situação de aula quatro blocos de 45 minutos, no entanto os alunos tem desenvolvido trabalho em casa que não é fácil contabilizar. Este projecto desenvolve-se de uma forma dinâmica e pensamos ir fazendo sempre melhoramentos, quer ao nível da flutuabilidade quer ao nível do nº de da associação de placas solares.

Page 5: Ludgero José Faleiro Serrano

Este projecto contribui para mobilizar saberes culturais, cientificos e tecnológicos para compreender a realidade e abordar situações problemas do quotidiano.Permite também realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa, assim como cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns .No dominio das ciências físico-químicas foram abordados os seguintes conteudos:-Circuitos em série-Circuitos em paralelo-Potencial-Intensidade da corrente-Rendimento-Associação de geradores em série e paralelo-DensidadeNo final do ano lectivo haverá uma exposição na escola dos materiais produzidos assim como uma pequena prova.