lucas aribé 40.852 vereador aracaju

11

Upload: daniel-tadeu

Post on 25-Jul-2015

741 views

Category:

Lifestyle


1 download

TRANSCRIPT

Lucas 2012Lucas Aribé participa ativamente, desde criança, do cotidiano da nossa cidade, superando limites, enfrentando desafios, conquistando vitórias e transformando muitos sonhos em realidade. A sua luta por igualdade de direitos deu início ao movimento de inclusão social de estudantes cegos no ensino regular em Aracaju.
Com 26 anos de idade, é graduado em Jornalismo, pós-graduado em Comunicação e Novas Tecnologias, técnico em radialismo, professor de informática e Sistema Braille, músico e cantor. Atualmente, desenvolve suas atividades profissionais como jornalista na Assessoria de Comunicação da Universidade Tiradentes e como professor no SENAC.
Lucas Aribé
No campo da comunicação, Lucas Aribé atua no rádio sergipano desde 2007, quando se tornou o primeiro comentarista esportivo cego do estado e, talvez, do Brasil. Seu trabalho na imprensa sergipana foi destaque em reportagem veiculada no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo de Comunicação, em dezembro de 2010.
Em abril deste ano, estreou na Rádio Aperipê FM como apresentador do Programa Sem Barreiras, espaço aberto para discussões e reflexões sobre acessibilidade.
A música também é um instrumento de inclusão e solidariedade para Lucas Aribé. Como voluntário ele se apresenta em diversos eventos, a exemplo do MC Dia Feliz, Ação Global, quermesses em igrejas, além de aberturas e encerramentos de seminários, congressos e outros acontecimentos alusivos a acessibilidade, inclusão social e cidadania.
No que diz respeito à educação inclusiva, Lucas Aribé lecionou informática na Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (ADEVISE) durante seis anos e foi Assessor Geral de Programas e Projetos da Divisão de Educação Especial (Secretaria de Estado da Educação), onde também ensinou informática e sistema Braille a professores e alunos da rede pública durante dois anos e meio.
Mais um trabalho reconhecido em todo o país, já que Lucas hoje é instrutor e palestrante de Sergipe em eventos nacionais, a exemplo do 7º Seminário Nacional de Bibliotecas Braille - SENABRAILLE, realizado no final de novembro de 2011 na Unicamp (SP). É um dos autores do livro Educação Inclusiva e Deficiência Visual, primeira obra sergipana lançada em início de 2012 simultaneamente em tinta e em modo digital acessível.
Por uma Cidade sem Barreiras
É assim que Lucas Aribé contribui para quebrar as barreiras que insistem em permanecer no dia-a-dia das pessoas com deficiência, lutando incansavelmente pela igualdade de oportunidades e pela acessibilidade. Suas principais ações são:
disseminação das potencialidades das pessoas com deficiência e das políticas públicas a elas destinadas;
divulgação de orientações, atitudes e procedimentos que facilitam a relação e a convivência dessas pessoas com a sociedade;
luta permanente por:
acesso e permanência de pessoas cegas nos ensinos regular e superior e nos cursos técnicos oferecidos à sociedade;
acesso dos cegos a recursos tecnológicos especiais, imprescindíveis à sua autonomia, acessibilidade e inclusão social;
publicação de livros didáticos transcritos em Braille (sistema de leitura com o tato para cegos) e pela instalação do serviço Braille nas bibliotecas públicas em Sergipe;
disponibilização de cardápios em Braille nos restaurantes de Aracaju;
direito de fazer concursos públicos em igualdade de condições com os demais candidatos.
Como vereador, LUCAS ARIBÉ poderá ampliar o trabalho que já faz ao longo da sua existência, voltado para a acessibilidade e igualdade de direitos e oportunidades das pessoas com deficiência, abrangendo toda a população aracajuana.
É por isso que convido você a fazer parte dessa rede, escolhendo LUCAS ARIBÉ para ser seu representante na Câmara Municipal e juntos fazermos de Aracaju uma cidade aberta para receber a diversidade humana, verdadeiramente UMA CIDADE SEM BARREIRAS.
Por uma Cidade sem Barreiras