aracaju magazine 146

28
aracaju MAGAZINE Ano XVII - Nº 146 2013 - Edição Especial A maior prévia carnavalesca do Brasil

Upload: hugo-juliao

Post on 10-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Especial Pré-Caju

TRANSCRIPT

Page 1: Aracaju Magazine 146

aracajuMAG

AZINE

Ano XVII - Nº 146

2013 - Edição Especial

A maior prévia carnavalesca do Brasil

Page 2: Aracaju Magazine 146
Page 3: Aracaju Magazine 146
Page 4: Aracaju Magazine 146

4

Page 5: Aracaju Magazine 146

té parece que foi on-tem, mas já se pas-saram 22 anos. Tudo

começou em julho de 1992, numa iniciativa do jovem empresário Fa-biano Oliveira – um facho de luz que iluminou o que viria a ser a maior prévia carnavalesca do Brasil: o Pré--Caju. Apenas uma festa tímida, ba-tizada de “Suas Férias com Amor”, mas com um longo percurso. Partiu

da Orla da Atalaia e seguiu pela ave-nida Beira Mar até a casa de espetá-culos Augustu’s. Apenas um bloco animava os foliões, comandados pela banda Asa de Águia.

No ano seguinte, já com o nome oficial de Pré-Caju, a prévia come-çou a se transformar na maior de todo o país. Cheiro de Amor, no Bloco Papagaiu’s, Banda Brilho, no Bloco Brilho, e Asa de Águia, no

Bloco com Amor, encheram as ruas de Aracaju. Com a imensa reper-cussão, neste mesmo ano, o evento foi incluído no calendário turístico e cultural da capital, através da Lei Municipal nº1985, de 21/05/1993. Três anos depois, em 1996, a Asso-ciação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT) foi reconhecida, através de lei municipal, como a entidade ges-tora e organizadora do evento e, no

Page 6: Aracaju Magazine 146

ano seguinte, foi habilitada com o Certificado de Utilidade Pública Es-tadual, por meio de lei editada pela Assembleia Legislativa.

Desde então, o Pré-Caju passou por muitas mudanças, mas, sempre com o apoio do público, não deixou de ser o mais importante evento do verão de Sergipe. Hoje, com a pro-gramação mais enxuta, continua a ser a maior referência nacional quando se fala em carnaval fora dos três principais eixos desta festa no Brasil: Rio de Janeiro, Salvador e Recife – sendo considerada a aber-tura oficial do carnaval brasileiro.

Page 7: Aracaju Magazine 146
Page 8: Aracaju Magazine 146

Em 2014, não será diferen-te. A festa, que consta no ca-lendário oficial do Ministério de Turismo, vai movimentar a economia sergipana com a vinda de turistas de todas as regiões do país. É por esse motivo, que a organização tem a parceria tanto da inicia-tiva privada, quanto das enti-dades públicas.

Page 9: Aracaju Magazine 146
Page 10: Aracaju Magazine 146

Bloco Bora Bora (Tomate)

Bloco da Prevenção (Maysa Reis)

Bloco Com Amor - Cheiro (Alinne Rosa)

Bloco Papelão (Julinho Porradão)

Trio da Pipoca (5 Elementos) Trio da Pipoca (Black Style) Trio da Pipoca (DHI Sambar)

Page 11: Aracaju Magazine 146

Trio da Pipoca - Lagarto Folia (Parangolé)

Trio da Pipoca (Psirico)

Trio da Pipoca - Faculdade Ages(João Neto e Cezinha) Trio da Pipoca (Jeito de Ser)

Trio da Pipoca (Rafael Oliveira e Banda) Trio da Pipoca (Trinca de Reis) Trio da Pipoca (Nav’ Axé)

Page 12: Aracaju Magazine 146

Bloco Eva Bloco Aviões do Forró

Trio da Pipoca (João Neto e Cezinha) Trio Papelão (Banana Nativa)

Trio da Pipoca (Zé Rosendo e Marluce) Trio da Pipoca (Art & Mania) Trio da Pipoca (Beto & Sare)

Page 13: Aracaju Magazine 146

Bloco Ousadia e Alegria (Thiaguinho) Trio da Pipoca

(Paulo Henrique e Gabriel)

Trio da Pipoca (Cid Natureza)Trio da Pipoca - Faculdade Ages

(Oito 7 nove 4)

Trio da Pipoca (Seoxote) Trio da Pipoca (Maragandaia)Trio da Pipoca - Forró das Antigas

(Jeanny)

Page 14: Aracaju Magazine 146

Foto

: Ant

onio

Rol

lem

berg

Page 15: Aracaju Magazine 146
Page 16: Aracaju Magazine 146

Bloco Nana Banana (Chiclete com Banana)Bloco Cerveja e Coco

(Asa de Águia)

Bloco Papelão (Eletricaz) Bloco Pirraça (Jorge e Matheus)

Trio da Pipoca (Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha) Trio da Pipoca (Ed City)

Page 17: Aracaju Magazine 146

Bloco Cajuranas (É o Tchan)

Trio da Pipoca - Faculdade Ages (Maysa Reis)

Trio da Pipoca (Forró Safado)

Trio da Pipoca - Jornal Am (Esmeralda)

Trio da Pipoca (Valneijós)

Page 18: Aracaju Magazine 146

Bloco Cerveja e Coco (Ivete Sangalo)

Bloco Meu e Seu (Harmonia do Samba)

Bloco Nana Banana (Chiclete com Banana) Trio Papelão (Orquestra Frevolândia)

Trio da Pipoca (5%) Trio da Pipoca (China Bahia)Trio da Pipoca

(Cleyton Alessandro)

Page 19: Aracaju Magazine 146

Bloco Caranguejo Elétrico

(Armandinho, Dodô e Osmar,

Orquestra Spock Frevo)Trio da Pipoca - Faculdade Ages

(Claudia Leitte)

Trio da Pipoca (Turma do Pagode) Trio da Pipoca (Zuerões do Forró)

Trio da Pipoca (Leva Massa) Trio da Pipoca (Só Lamento) Trio da Pipoca (Os 3)

Page 20: Aracaju Magazine 146

Rua Moacir Vanderley Sobral, 185 - Edf. Empresarial Jardins - Bairro Garcia - CEP: 49.025.510

São 200 televisores situados nos melhores locais em 120 estabelecimentos, a exemplo da Unit, dos shoppings centers, restaurantes, bares, lojas de conveniência, academias, clínicas, hospitais, elevadores comerciais, salões de beleza, hotéis e etc.

Page 21: Aracaju Magazine 146

Não foi à toa que o Pré-Caju se transformou no verdadeiro carnaval de Aracaju. Nas últimas duas décadas, a festa se tornou mais que a maior prévia carnavalesca do país: se consolidou uma festa de-mocrática, em que milhares de sergipanos e de turistas vão às ruas numa explosão de música e de alegria. Porque é a “pipoca” que faz a força do Pré-Caju. Dando espaço a bandas sergipanas, incentivando o comércio e o turismo, o Pré-Caju é também um agente do desen-volvimento de Aracaju. É por isso que o Governo de Sergipe sempre apoiou o Pré-Caju, oferecendo infraestrutura, garantindo segurança e apoio médico. Para o Governo de Sergipe, apoiar o Pré-Caju é dar um apoio importante à alegria do sergipano.

JACKSON BARRETO - Governador em exercício de Sergipe

É com muita satisfação que falo sobre o Pré-Caju, afinal essa festa nasceu por iniciativa de audaciosos empresários do ramo de even-tos, como Fabiano Oliveira e sua família, em meu segundo governo. Quando procurados pelos mesmos, no Palácio, em 1992, antevi de imediato que eles traziam um empreendimento inovador, e que só poderia trazer muitos benefícios para Aracaju e Sergipe, não só no aumento extraordinário de turistas, como também em uma imensa cadeia produtiva, beneficiando hotéis, bares e restaurantes, entre outros. Por isso, na época, me reuni com todo o meu secretariado e coloquei toda a estrutura do Governo à disposição para a primeira edição do Pré-Caju. Portanto, é com muita alegria que hoje, como prefeito da capital, tenho o prazer de autorizar mais uma edição des-sa que é a maior prévia carnavalesca do país.

JOãO AlvES FilhO - Prefeito de Aracaju

O Pré-Caju traduz como poucas outras festas sergipanas o espírito de alegria e a jovialidade do sergipano. A cada ano, centenas de milhares de sergipanos lotam as ruas dançando e brincando, criando um espetáculo que não apenas ganhou destaque em todo o país, mas que desempenha um papel im-portante na economia da nossa capital, atraindo turistas e ge-rando empregos e novas oportunidades de renda para nossa gente. Como prefeito de Aracaju, e como governador, garanti todo o apoio possível à festa. O Pré-Caju ocupa um espaço único na vida cultural da cidade, ao dar espaço a músicos e bandas sergipanas. E não é por acaso que ela se tornou, em pouco mais de duas décadas, um referencial da cidade.

MARCElO DÉDA - Governador de Sergipe

Depoimentos

Page 22: Aracaju Magazine 146

O Pré-Caju está consolidado como a maior prévia carnavalesca do Brasil. A sua ma-nutenção na 13 de Julho atende aos anseios do povo aracajuano, cuja discussão foi travada, de forma democrática, na Câmara Municipal. Na nossa administração, sem-pre abrimos a porta da Casa para debater os principais temas de interesse popular, buscando aprofundar as discussões para alcançar soluções que atendam a maioria da população. Desta forma, a Câmara Municipal de Aracaju tem dado o seu apoio a este evento que não só promove a alegria do povo sergipano, mas, acima de tudo, se configura como uma grande alternativa de emprego e renda para a sociedade sergi-pana. Tenho certeza de que o Pré-Caju 2014 será realizado num clima de paz e alegria conforme planejam os seus organizadores.

VinÍcius Porto - Presidente da câmara Municipal de Aracaju

O Pré-Caju já é um evento consolidado no calendário de festas populares do Brasil. Sergipe deve orgulhar-se por sediar a maior prévia carnavalesca do país, onde mais de um milhão de pessoas se divertem durante os dias da festa. Além de proporcionar alegria e diversão, o evento gera emprego e renda para os sergipanos, já que movimenta diversos setores da economia. Especialmente para o turismo, não tenho dúvidas, o Pré-Caju é um grande propulsor de seu crescimento, tendo em vista os milhares de turistas que vêm a Sergipe durante este período para curtir a festa, aproveitando também as nossas belezas naturais, a rica gastronomia e a receptividade calorosa que só o sergipano sabe oferecer.

ElbEr bAtAlhA - secretário de Estado do turismo

O Pré-Caju agrega o que há de melhor para o turismo de um estado. Ele dá visi-bilidade ao destino, atraindo visitantes de todos os cantos do país, traz alegria para a população dos mais diversos níveis econômicos, além de gerar emprego e renda para milhares de pessoas nos setores de comércio e serviço. Não é à toa que está no calendário do Ministério do Turismo como a abertura oficial do carnaval brasileiro. Parabéns a Fabiano Oliveira e à ASBT pelo esforço vitorio-so que caminha para 23 anos de realizações.

PAulo hEnriquE sobrAl - Presidente da Empresa sergipana de turismo (Emsetur)

O Pré-Caju, para nós empresários do turismo, categoria que tenho a honra de representar como presidente do Conselho Estadual da Confederação Nacional do Turismo é sem dúvida um dos maiores eventos populares da nossa terra, proporcionando além de alegria à comunidade e visitantes, negócios e prestígio.Negócios, pois toda a cadeia de turismo é beneficiada com incremento de ven-das nos hotéis, bares, restaurantes, agências de turismo receptivo, transporta-dores, ambulantes etc., pela presença aumentada de turistas, além de artistas, produtores, profissionais de mídia, entre outros. Prestígio, pois destaca a nossa terra além-fronteiras, mostrando a nossa forma sergipana de ser: alegre, comu-nicativa, sempre disposta a bem receber.

João dE souzA ÁVilA - Presidente do conselho Estadual da confederação nacional do turismo

Page 23: Aracaju Magazine 146

Quem viu, há 23 anos, nas férias de julho, o desfile de um trio elétrico pela avenida Beira Mar, em Aracaju, acompanhado por apenas um grupo de pessoas, não poderia imaginar que aquela pequena manifestação iria se transformar na abertura oficial do Carnaval Brasileiro, segundo critérios do Ministério do Turismo. Por esta razão, é preciso que se reconheça a grande contribuição ao turismo sergipano, empreendida pela Associação Sergipana de Trios (ASBT) e personificada na pessoa do inspirador do Pré-Caju, o empresário Fabiano Oliveira. Além disso, o Pré-Caju fomenta o desen-volvimento da economia do estado, através do seu efeito multiplicador, dentro de cada um das dezenas de setores envolvidos no processo de sua realização.

Antônio CArlos VAlAdAres - senador e presidente da Comissão de desenvolvimento regional e turismo do senado Federal

Ver a alegria do povo já é uma enorme satisfação por si só. Mas ver que esta ale-gria acontece em comum acordo com uma imensa geração de emprego e renda, dos vendedores ambulantes às vagas temporárias criadas na rede hoteleira, nos restaurantes e nas lojas, ver os nossos hotéis faturando com seus leitos lotados e, como eu já tive essa grata surpresa, chegar em Brasília depois de um Pré-Caju e receber os parabéns dos nossos colegas pela ampla divulgação feita de Aracaju e de Sergipe, são coisas que agregam muito a esse carnaval fora de época, já tão tradicional que é o nosso querido Pré-Caju. Tudo isso, sem contar com o nosso compromisso de sempre recepcionar os amigos no Camarote da Ilha, mais uma tradição que tem abrilhantado a festa. Por isso que nós sergipanos nos acostuma-mos a dizer: o ano em Sergipe começa, de fato, depois do Pré-Caju!

eduArdo Amorim - senador

Para que o Pré-Caju alcançasse esse sucesso, é importante destacar e ressaltar as parcerias tanto do setor privado, através dos patrocínios, quanto do poder público, através do apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju, por meio dos seus diversos órgãos. Mais importante ainda é o entusiasmo de todo o povo sergipano que é o objeto final da realização desta festa. Hoje, nada mais divulga o estado de Sergipe do que o Pré-Caju, o melhor pré-carnaval do Brasil, com paz, amor, solidariedade, organização, segurança e tranquilidade. É por isso que todos os hotéis e pousadas estão lotados nesse período, gerando empregos e renda e, mais do que isso, trazendo alegria e divertimento para todos nós.

AlbAno FrAnCo - empresário e ex-governador de sergipe

O Pré-Caju é, sem nenhuma dúvida, uma referência no calendário dos eventos nacionais. Além de atrair turistas de todas as partes do Brasil, é uma festa que contempla a participação popular, reunindo todas as faixas de renda no espaço democrático da avenida. Dentro do desenvolvimento da estrutura turística de Sergipe, o Pré-Caju tem uma parcela muito importante de contribuição. É por acreditar que o turismo representa uma extraordinária oportunidade de cresci-mento da economia do estado, que eu rendo as minhas homenagens ao meu querido amigo Fabiano Oliveira. Um homem que, como poucos, sonhou e reali-zou. Estendo este abraço à sua família e a todos que colaboraram, durante estes 22 anos, para a consolidação do evento.

VAlAdAres Filho - deputado e presidente da Comissão de turismo e desporto da Câmara dos deputados

Page 24: Aracaju Magazine 146

Há 22 anos, através da visão empreendedora de Fabiano Oliveira, surgia um dos maiores eventos pré-carnavalescos do Brasil. Hoje, depois de muito tra-balho e uma visível evolução, o Pré-Caju continua sendo a única festa com a sua proposta no país. O que só mostra o diferencial desse evento, que promete ainda trazer bons frutos para o Sergipe, pois ele ajuda a vender o destino por conta da visibilidade que proporciona com a sua divulgação em todo o país e, principalmente, no estado vizinho, a Bahia, o maior emissor de turistas para o nosso estado.

Sérgio LiMA oLiveirA - Presidente da Abav/Se e do Aracaju Convention & visitors Bureau

O Pré-Caju já é uma festa consolidada, uma referência tanto dentro do estado quan-to nos principais centros emissores de turistas para Sergipe. É uma festa esperada por todos os sergipanos. No período de sua realização, toda a rede hoteleira tem uma boa ocupação. Quando da realização da sua 23ª edição, em janeiro de 2014, esperamos repetir ou superar a excelente ocupação dos anos anteriores.

KátiA PiMenteL gAdeLhA - Presidente da Associação Brasileira da Indústria de

Hotéis (ABIH/SE)

Page 25: Aracaju Magazine 146

Geração de emprego e rendaAlém de trazer muita diversão, o Pré-Caju, que

reúne centenas de milhares de pessoas durante a sua realização, movimenta mais de 70 seto-res da economia, gerando em torno de 120 mil empregos, entre diretos e indiretos, e aumenta a arrecadação de impostos, tanto municipal - através do ISS sobre a venda de abadás, de camarotes, do aumento de consumo dos ba-res, dos hotéis etc. - quanto estadual, através do ICMS recolhido sobre o aumento do consu-mo de alimentos e bebidas, por exemplo. Nesta época, a rede hoteleira atinge os 100% de ocupa-ção. Além de atrair milhares de turistas de todo o país, o evento também traz para a capital uma legião de visitantes de todo o interior do estado.

Segurança e proteçãoOutro item importante da prévia é a seguran-

ça. Durante todos os dias de realização da fes-ta os foliões podem brincar com tranquilidade. É notória a presença da Polícia Militar durante

Page 26: Aracaju Magazine 146

todo o circuito da prévia com o objetivo de proteger os foliões que brincam na pipoca. É bom que se esclareça que menos de 10% do total de participantes do Pré-Caju pagam para brincar nos blocos e nos camarotes. O restante é formado pelos trios da pipoca e pela multidão que se aglomera ao longo de todo o percurso. Além da PM, com seu trabalho mais ostensivo, também se fazem presentes a Polícia Civil e o Corpo de Bom-beiros. A Defesa Civil e a Secretaria de Saú-de cuidam de apoiar as eventuais ocorrên-cias de suas respectivas áreas, assim como a SMTT, que organiza o trânsito durante os dias do evento. Tudo isso demonstra o su-cesso da parceria entre o setor público e privado, tendo como finalidade, sempre, a diversão da população.

EstruturaO evento conta com uma

impressionante mega estrutura

500 cabines sanitárias distribuídas por todo o percurso

10 bilheterias

300 camarotes, com capacidade para 20 pessoas cada

01 camarote VIP para 3.000 pessoas

04 pórticos

02 postos médicos

100 bares e barracas de alimentação

Page 27: Aracaju Magazine 146
Page 28: Aracaju Magazine 146

1º Piso - Lojas B2C/B2D - Shopping Riomar - Aracaju/SergipeTelefone (79) 3219-2069 - www.centraldoticket.com.br