livro de daniel

19
Daniel cap. 07 Os reinos do mundo e o Reino de Cristo

Upload: karla-maria

Post on 10-Jul-2015

81 views

Category:

Spiritual


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Livro de Daniel

Daniel cap. 07

Os reinos do mundo e o Reino de Cristo

Page 2: Livro de Daniel

Este capítulo inicia uma nova fase no livro do profeta Daniel. Noscapítulos de 01 a 06 vimos a história de Daniel, agora vamos ver aparte profética. O livro de Daniel é chamado de APOCALIPSE DOANTIGO TESTAMENTO. Ele trata dos reinos que aparecerão nestemundo e do Reino Bendito de Cristo. É um livro realmente sobreos últimos dias, um livro escatológico! A partir deste capítulo,Daniel profetiza o desenrolar da história humana até o dia final.Impérios surgirão, prosperarão, mas o Reino de Cristopermanecerá para sempre! Daniel em sonho vê Deus assentadono trono (09-11), isto nos mostra que a história está nas Mãos doSenhor, por isso a Igreja não deve temer os últimos dias. Cristovoltará para buscar os que são Seus.

Page 3: Livro de Daniel

Os reinos do mundo – o que podemos aprender com os reinos domundo? Em primeiro lugar – eles estão debaixo da Soberania deDeus (Vs. 2-3). Os quatro ventos falam da universalidade e datotalidade do mundo. São fatos de alcance mundial. Lembre-se:Deus levanta reinos e abate reinos. Foi Deus quem trouxe osbabilônicos para invadir Jerusalém, foi Deus quem levantou Dariopara governar sobre a Babilônia, nada escapa das Mãos doSenhor! Daniel vê Impérios sendo levantados e caindo, mastambém vê um Reino que não é deste mundo sendo levantado eeste prevalecerá para sempre!

O sonho de Daniel

Page 4: Livro de Daniel
Page 5: Livro de Daniel

O capítulo 07 é um texto paralelo do capítulo 02. São 04 reinos, masagora os olhares devem ser colocados debaixo da perspectivaDivina. O cap. 02 trata da história dos impérios em seu aspectoexterno: esplendor e riqueza, agora o cap.07 trata do aspectointerno – a espiritualidade destes impérios. Como a revelação deDeus é progressiva, os aspectos não citados no cap. 02 agora serãotratados. São 04 animais diferentes, mas com coisas em comum:

01) Origem - de baixo02) Natureza - são ferozes e destruidores03) Futuro e fim - serão todos destruídos04) Os quatro possuem o tempo determinado por Deus.

Page 6: Livro de Daniel

O Leão – Império babilônico

O leão é um animal forte e temido. A águia é a rainha dos pássaros.As asas arrancadas falam do rei Nabucodonosor sendo expulso dotrono para viver entre os animais (cap. 04:32). Quando o texto falaque lhe foi dada a mente de homem, isso se refere ao retorno desua lucidez e de sua conversão.

Page 7: Livro de Daniel

O urso – Império medo-persa.

Um império formado pela coligação de duas nações: os medos e ospersas. Esse império foi descrito por Daniel no cap. 02. As trêscostelas na boca do urso simbolizam os três reinos que os medo-persas conquistaram: Lídia (Ásia menor), Egito e Babilônia.

Page 8: Livro de Daniel

O Leopardo – Império Grego

Animal de grande velocidade e força, o leopardo é símbolo dagrandeza e agilidade que o império grego significou. Durou apenas10 anos nas mãos de Alexandre – o grande. Alexandre foi educadopor Aristóteles. Isto levou a difusão rápida da cultura grega pelomundo antigo. O grego chegou a ser o idioma oficial (assim como oinglês hoje) nas relações internacionais. Prova disso que a própriaBíblia foi escrita em grego no Novo Testamento.

Page 9: Livro de Daniel

Com a morte de Alexandre o reino da Grécia foi dividido emquatro partes (quatro asas), Foram generais que dominaramdepois de Alexandre, mas que não chegaram a constituir umimpério. Foram eles: Cassandro, Ptolomeu, Lisímaco e Selêuco.

SelêucoMuseu do Cairo - Egito

Page 10: Livro de Daniel

Um animal espantoso – O Império Romano

Um símbolo de terror e horror. É um animal descrito como forte epoderoso, com grande capacidade de destruição. Tinha dentes deferro, devorava tudo pelo caminho e pisava com seus pés todosque lhe enfrentavam. São características de muita força einsensibilidade com seus inimigos. Assim foi o Império Romano. Osdez chifres (vs. 24) foram 10 imperadores, entre eles Júlio César,Calígula e Nero. Durou dois séculos mas veio a cair em 476 d.Cquando os bárbaros vieram da parte norte da Europa e puseramfim ao temido Império Romano no Ocidente. No ano de 1453 coma queda de Constantinopla o Império se desintegrou no Oriente.

Page 11: Livro de Daniel

O Império Romano tem algo especial para nós. Foi na época deleque surgiu uma “pedra” (cap. 02) que vai torná-lo pó. O último Rei,o verdadeiro Rei nasceu dentro da história do último grandeImpério – Jesus Cristo. Este Reino vai encher toda a Terra (cap. 2:44-45).

Page 12: Livro de Daniel

Um pequeno chifre (Vs.08) mas, terrível! Ele guerreará contra os santos, os eleitos de Deus (vs. 21)

Page 13: Livro de Daniel

O reino do anticristo

Daniel agora passa a falar da figura mais emblemática do fim dostempos: o anticristo. Ele não é uma pessoa, mas um sistema queage no mundo desde a criação. Ele tem um número dado pelaprópria Bíblia – 666. Ele é descrito por Daniel como um pequenochifre. O apóstolo João o chama de “mentiroso”, a “besta”. Paulo serefere a ele como “homem da iniquidade”, “iníquo”, “filho daperdição”. Jesus Cristo o chama de “abominável desolação”. Oprefixo “anti” significa oposto ou no “lugar de”. O anticristo não seoporá apenas ao Senhor Jesus, mas tem a intenção de tomar o lugarDe Cristo e tentará fazer isso à força!

Page 14: Livro de Daniel

Ele não será um extraterrestre ou um demônio, mas, um homemnascido de uma mulher. A figura do pequeno chifre é apenas umcomeço (vs.08). Ele se tornará mais robusto que os outros chifres(vs.20). Aqui há algo revelador – de pequeno ele se tornará tãogrande como ninguém jamais viu na terra. Seu império se dividiráem 10 reinos (10 chifres) que o obedecerão. Este chifre falaráabertamente contra Deus (vs.25) e tentará mudar todas as coisas.Ele dominará o mundo que conhecemos, será um líder mundial.Sua ação será de ódio contra Deus e contra os discípulos de Cristo.Perseguirá a Igreja de Cristo e vencerá muitas batalhas contra oscristãos (vs. 21). Os “santos” serão entregues em suas mãos cheiasde sangue e ódio. Mas chegará uma hora que ele será vencido ederrotado. Seu domínio será por um tempo limitado.

Page 15: Livro de Daniel

Todo este poder oprimirá os santos de Deus. Ele tirará a vida demuitos, mas, haverá um grupo de pessoas que perderão suas vidasmas não o seguirão. Isto o encherá de mais ódio pois, nãocompreenderá que estes estarão dispostos a perder a vida mas nãonegarão o Nome de Cristo! Aleluia! Ele tirará a vida dos santos, masnão poderá fazê-los seus discípulos! Então um dia Cristo dirá:BASTA! Assim ele será destruído e lançado no lago de fogo comseus seguidores. O anticristo não poderá resistir quando chegar oseu dia. Ele será destruído pela manifestação viva de Cristo! O malpode tentar parecer onipotente, mas isso é uma ilusão. O poderabsoluto pertence apenas a Deus e Seu Filho Jesus Cristo!

Page 16: Livro de Daniel

Deus é eterno e Seu Reino jamais acabará! Algumas verdades sãoimportantes de se entender:

1º lugar: O reino de Cristo está presente neste mundo, mas aindanão em total plenitude. Esta plenitude só será alcançada apenas emsua segunda vinda.

2º lugar: O Reino de será Universal – todos os povos, línguas enações reconhecerão que só Cristo é Senhor e Rei dos reis. Todojoelho se dobrará em adoração a Cristo – Fil. 02:09-11

Page 17: Livro de Daniel

Em 3º lugar: O reino de Cristo é eterno. Outros impérios e reinosforam e serão destruídos, mas o de Cristo jamais acabará! Oanticristo com todo poder que terá será destruído pelo poder deCristo. Cristo é INDESTRUTÍVEL! Seu Reino prevalecerá sobre todosos reinos do mundo (vs. 26-27). Cristo é o Grande Juiz que estáassentado no trono. Sua segunda vinda destruirá Satanás e seuimpério de trevas e medo. Os inimigos de Deus JÁ estão debaixo deSeus Pés! Outra notícia maravilhosa – Este Reino eterno serápartilhado com os santos (vs. 27). A Igreja não estará apenas nocéu, mas também reinará com Cristo. O “povo do Altíssimo” seráexaltado! A mesma Igreja que foi massacrada e castigada peloanticristo agora reinará com Cristo!

Page 18: Livro de Daniel

As implicações dessa batalha espiritual devem provocar em nósgrande impacto! Daniel ficou pálido ao ter a visão, perplexo e atédoente. Não deveríamos nós também nos alarmar? Nãodeveríamos ter a mesma sensação de Daniel?

A presença das forças do mal deveriam levar a Igreja ao jejum, àoração e à vigilância. O mal ainda presente entre nós só pode serenfrentado com estas armas espirituais. Apocalipse 12 nos diz queo “dragão” (Satanás) foi expulso do céu, mas desceu à Terra comgrande cólera. A Terra passa por aflições, o inimigo de nossasalmas está cheio de ódio. O mesmo mal que perseguiu Daniel eseus amigos está agindo exatamente agora neste mundo. Mas umdia isto terá fim! O “Noivo” da Igreja vai voltar e nos darparticipação em Seu Reino Eterno e Glorioso!

Page 19: Livro de Daniel