livro das dinÂmicas 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · web viewpÁgina. dinÂmica. 2....

53
LIVRO DAS DINÂMICAS 2 PÁGIN A DINÂMICA 2 ALELUIA 2 AMAR AO PRÓXIMO 4 JOGO DOS SETE PECADOS E DAS SETE VIRTUDES 5 DINÂMICA: MARIA, MÃE DA IGREJA. 6 DINÂMICA PARA FALAR SOBRE O ESPÍRITO SANTO 7 CASTIGO 8 SALMO DA VIDA 9 DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO 10 CONCURSO “QUEM QUER SER AMIGO DE MARIA” 16 JOGO COMUNITÁRIO 16 CORRE CRISTÃO 16 FAZENDO FEIRA 17 IDENTIFICAÇÃO PESSOAL COM A NATUREZA 17 JOGO DA VERDADE 18 DINÂMICA/JOGO: ESTAMOS TODOS NO MESMO SACO 19 JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO 19 MEUS SENTIMENTOS 19 O BOM SAMARITANO 20 O DOMINÓ HUMANO 21 O ESPIRITO SANTO EM NOSSA VIDA 24 DINÂMICA – O ESPÍRITO SANTO SOPRA ONDE QUER 26 O PASSA-PASSA 28 PAINEL INTEGRADO 29 PASSAR AMOR 29 PIQUE COMUNIDADE 30 QUEM É VOCÊ PARA MIM… 30 QUEM SOU EU? 31 DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO 32 SUGESTÕES DE DINÂMICAS DE RELACCIONAMENTO INTERPESSOAL 34 SEMEANDO A AMIZADE- LANÇAR BOAS SEMENTES 35 TESTE DE RESISTÊNCIA A PRESSÃO SOCIAL 35 OVO - DINÂMICA PARA TRABALHAR SACRAMENTO CONFISSÃO/GRAÇA 35 TEIA - DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO E EXPECTATIVAS

Upload: others

Post on 22-Jan-2021

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

LIVRO DAS DINÂMICAS 2

PÁGINA DINÂMICA2 ALELUIA2 AMAR AO PRÓXIMO4 JOGO DOS SETE PECADOS E DAS SETE VIRTUDES5 DINÂMICA: MARIA, MÃE DA IGREJA.6 DINÂMICA PARA FALAR SOBRE O ESPÍRITO SANTO7 CASTIGO8 SALMO DA VIDA9 DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO

10 CONCURSO “QUEM QUER SER AMIGO DE MARIA”16 JOGO COMUNITÁRIO16 CORRE CRISTÃO16 FAZENDO FEIRA17 IDENTIFICAÇÃO PESSOAL COM A NATUREZA17 JOGO DA VERDADE18 DINÂMICA/JOGO: ESTAMOS TODOS NO MESMO SACO19 JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO19 MEUS SENTIMENTOS19 O BOM SAMARITANO20 O DOMINÓ HUMANO21 O ESPIRITO SANTO EM NOSSA VIDA24 DINÂMICA – O ESPÍRITO SANTO SOPRA ONDE QUER26 O PASSA-PASSA28 PAINEL INTEGRADO29 PASSAR AMOR29 PIQUE COMUNIDADE30 QUEM É VOCÊ PARA MIM…30 QUEM SOU EU?31 DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO32 SUGESTÕES DE DINÂMICAS DE RELACCIONAMENTO INTERPESSOAL34 SEMEANDO A AMIZADE- LANÇAR BOAS SEMENTES35 TESTE DE RESISTÊNCIA A PRESSÃO SOCIAL35 OVO - DINÂMICA PARA TRABALHAR SACRAMENTO CONFISSÃO/GRAÇA35 TEIA - DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO E EXPECTATIVAS

Page 2: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

ALELUIA

Essa brincadeira deverá ser realizada em locais fechados e escuros,por exemplo, uma sala de reunião. Escolha um”pegador” apague as luzes e ele vai atrás das pessoas no escuro. Ninguém enxerga nada e isso pode ser superdivertido,mas deve-se tomar cuidado para não se machucar. Quando o “pegador” encostar em alguém deve dizer:” Jesus ressuscitou!” e a pessoa que foi tocada responde:”Aleluia”. Pela voz da pessoa o pegador deverá descobrir quem é, se acertar, a pessoa encontrada será o pegador, se errar continua. Ganha quem não for pego.

AMAR AO PRÓXIMO

Duração: 30 min.

Material: papel, lápis. Divida a turma em grupos ou times opostos.

Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar. Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo".Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los? Encerre com uma oração. Se houver tempo, cumpram as tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas todos os grupos se ajudando.

Page 3: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

JOGO DOS SETE PECADOS E DAS SETE VIRTUDES

Essa é a brincadeira onde todos pagam "penitência" se não souberem as virtudes e os pecados que se opõem a elas. Primeiro precisa-se de uma bola para brincar. A brincadeira funciona da seguinte forma: uma pessoa joga a bola para cima, com toda a força que tiver, e ao momento que solta a bola (antes dela subir), grita o nome de um dos participantes e sai correndo para qualquer lugar, mas de forma a ir o mais longe possível. Enquanto isso os outros participantes também saem correndo na mesma intenção (se afastar o máximo possível do que irá pegar a bola).

A pessoa que teve seu nome "gritado" deve pegar a bola, e no momento que tiver ela em mãos deve gritar: "PAREM!". E todos os que estavam correndo devem parar imediatamente! A pessoa que está com a bola deve dar sete passos em direção a pessoa que está mais perto (esses passos podem ser curtos ou largos, depende de quem pegou a bola, só precisa ser, necessariamente, sete passos, nem um a mais, nem um a menos).

Após dar os sete passos a pessoa que está com a bola deve jogá-la fortemente em direção de seu "alvo", com o objetivo de "carimbá-la". Se a bola bater no participante e cair no chão, esse ( o que jogou a bola) ganha um ponto, e o atingido pela bola têm que dizer um dos pecados capitais e a virtude que se opõe a ele (se acertar este ganha também um ponto). Os pontos vão se somando até o final do jogo.

Já se a bola cair no chão sem bater no participante ou o participante segurar a bola (não deixando-a encostar no chão), ganha o ponto quem segurou a bola! E a pessoa que tentou carimbar este é que tem que citar um pecado e a virtude que se opõe a ele ( ele ganhará também um ponto, mas se acertar).

Vale lembrar que este ponto só é considerado se o participante acertar o pecado e a virtude oposta.

O jogo continua então: A pessoa que foi escolhida para tentar carimbar os outros, vai jogar a bola para cima, gritando o nome de outro participante que ela escolher. Atentos para as seguintes regras: Quando a bola for ser lançada para cima, todos devem estar no mesmo local, há crianças que passam uma risca no chão e dizem que todos devem ficar antes da risca. Os participantes só podem começar a correr depois que o nome da pessoa for "gritado", até lá todos têm de aguardar. A pessoa quando vai ser carimbada, não pode retirar os pés do chão, no máximo, pode se abaixar um pouco ou fazer leves desvios.

Page 4: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

No decorrer do jogo, os que fizeram mais pontos, irão colocar os outros encostados em um muro e distanciarão sete passos deles, jogarão a bola em cada um deles tentando carimbá-los, se estes não forem carimbados e segurarem a bola estão livres da penitência, se forem carimbados deverão citar um pecado e a virtude oposta, caso não acertarem deverão pagar "penitência", por exemplo, rezar Sete Ave Maria ou uma dezena do Terço ou formular uma oração espontânea,etc. Fica a critério do catequista.

Page 5: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

DINÂMICA: MARIA, MÃE DA IGREJA

OBJECTIVO: Identificar na mulher de hoje as atitudes e qualidades de MARIA, Mãe da Igreja.

MATERIAL: Bíblia, diferentes exemplares de jornais e revistas, cola, tesoura.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: formar grupos de 5 pessoas.

ORIENTAÇÕES AO ANIMADOR:

(VER)1.Cada grupo deve folhear o jornal e escolher uma notícia, na qual apareça pelo menos uma mulher Como personagem. Depois, devem descrevê-la e expressar as atitudes e qualidades desta mulher para apresentar aos demais grupos.2.O animador mostra a Bíblia e informa para o grupo que irá apresentar uma mulher muito especial,que mudou a nossa história a partir de suas atitudes e seus pensamentos. E apresenta MARIA.

(ILUMINAR)1.O grande grupo deverá ler LUCAS 1,26-38. Cada frase deve ser lida por participantes diferentes. 2.Todos juntos, orientados pelo animador, conversam sobre a passagem,dando ênfase ao “sim” de Maria. 3.Depois, reúne-se novamente o grupo de 5 participantes. Cada grupo receberá uma passagem bíblicareferindo-se a MARIA: Lc 1,39-55; Lc2,16-20; Lc 2,41-51; Lc 8,19-21; Jô 2,1-11; Jô 19,25-27.4.Cada grupo fará a leitura da passagem, enumerando as atitudes e as qualidades de MARIA. Depois que todos os grupos concluírem, realizar uma apresentação das observações dos grupos registrando-as em quadro de giz ou papelógrafo.

(AGIR)1.Mural: “As diferentes faces de Maria”.Juntos, os grupos relacionam as qualidades e atitudes de Maria às das mulheres encontradas nos jornaise nas revistas, e organizam um mural. Os grupos podem, inclusive, acrescentar poesias e letras de músicas.

(CELEBRAR)Todos cantam”(Um canto de Maria) e podem também rezar a Ladainha de Nossa Senhora ou rezar a Ave-Maria.

(Fonte: Dia a Dia do Catequista/Editora Vozes/Ano 2008)

Page 6: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

DINÂMICA PARA FALAR SOBRE O ESPÍRITO SANTO

Vamos celebrar a Festa de Pentecostes. E falar sobre o Espírito Santo para as pessoas que ainda não têm maturidade na fé é sempre difícil, uma vez que é algo que se sente, não que se vê. Reconhecer a ação do Espírito Santo é uma experiência sensitiva, espiritual, para a qual as palavras são insuficientes.Mas, podemos aplicar uma dinâmica que ajude os catequizandos a compreenderem de que forma o Espírito Santo age no coração das pessoas.

Material necessário:Uma vela (pode ser uma velinha votiva) Um pratinho (para colocar a vela)Um tubo redondo com 10 a 12 cm de diâmetro e 20 cm de altura, aberto nas duas pontas (pode ser um pedaço - 20 cm - de cano de água de 4 polegadas)Um pedaço de cartão grosso ou madeira, maior que a boca do tubo.

No dia do Encontro:Preparar o local de modo que as cadeiras fiquem em círculo, em volta de uma mesa. Depois da acolhida e da oração inicial, fazer a leitura do Evangelho de João 20, 19-22. Pedir aos catequizandos que reflitam sobre o que Jesus faz. Jesus soprou o Espírito Santo sobre os apóstolos e os enviou ao mundo para que? Essa ordem de Jesus foi apenas para aqueles que lá estavam? O Espírito Santo foi dado somente a eles? Mostrar que todos recebem o Espírito Santo pelo Batismo e pela Crisma.

Questionar: Se todos recebem o Espírito Santo, por que há pessoas que não vivem conforme o Espírito.

Dinâmica:

Pedir a atenção de todos e mostrar a vela que está sobre a mesa. Dizer que essa vela acesa simboliza o Espírito Santo no coração das pessoas. Acender a vela e pedir que um de cada vez se aproxime e coloque a mão próxima da vela. Depois que todos fizeram a experiência, perguntar o que sentiram: calor, ardência. Comparar isso com o que sente aquele que tem o Espírito no coração e também o que sentem as outras pessoas que se aproximam deste, pois quem tem o Espírito no coração é acolhedor e solidário.

Colocar a vela debaixo do tubo deixando a ponta de cima aberta. Pedir que um de cada vez se aproxime, encoste a mão no tubo, chegando próximo e olhando dentro. Depois que todos fizeram isso, perguntar se a vela ainda está acesa, se eles estão vendo ou se sentiram o calor da vela. Mostrar que a barreira que foi colocada impediu que a chama fosse vista ou seu calor fosse sentido. Comparar com aqueles que tendo o Espírito no coração, apesar de nutri-lo com orações (continuar ligado a Deus) não se abrem para as outras pessoas, mantendo o coração fechado. Mostrar que apesar da chama não se apagar, ela já não é mais tão forte, está fraca, sem calor.

Tampar a parte de cima do tubo por alguns instantes, até que o ar que havia dentro dele seja consumido e a vela se apague. Enquanto isso questionar o que acontece com as pessoas que receberam o Espírito Santo, mas não manteve nem mesmo o contato com Deus. Destampar e deixar que cada um possa verificar que a vela se apagou. Comparar com as pessoas que se afastam de Deus e por isso não alimentam o Espírito que está no seu coração.Explicar que o Espírito não foi embora, está lá, mas já não consegue aquecer o coração dessas pessoas. No entanto, se elas se aproximarem de Deus e das outras pessoas que estão repletas do Espírito, essa chama vai se acender novamente.

Conclusão:Ler o texto do Pentecostes, Ato dos Apóstolos 2, 1-6, e mostrar que aqueles que recebem o Espírito Santo de Jesus devem ir ao mundo, às outras pessoas e dar testemunho do seu amor.

Page 7: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

CASTIGO

Objectivo: Amar o próximo como a si mesmo; Não desejar para o próximo o que você não deseja para si mesmo.

Material: Pedaços de papel e caneta.

Desenvolvimento: Distribui-se um pedaço de papel para cada um.Diz a todos o seguinte: Somos todos irmãos não é? Portanto, ninguém aqui vai ficar chateado se receber um castigo do irmão. Então vocês vão escolher uma pessoa, e dar um castigo a ela.Isso será feito da seguinte forma: no papel deverá ser escrito o nome de quem vai dar o castigo, o castigo e o nome de quem vai realizar o castigo.Após recolher todos os papéis o animador fala o desfecho da dinâmica:Acontece que o feitiço virou contra o feiticeiro, portanto quem deu o castigo é que vai realizá- lo.

Obs: Caso a pessoa não queira realizar o castigo ela receberá um castigo do grupo todo.

Mensagem: O que não queremos para nós, não desejamos para os outros.

Page 8: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

SALMO DA VIDA

Participantes: 10 a 20 pessoas Tempo Estimado: 45 minutos Modalidade: Experiência de Vida.Objetivo: Definir a experiência de Deus na vida de cada integrante e agradecê-la. Material: Lápis e papel para os integrantes.

Descrição: Cada integrante deve escrever a história de sua vida, destacando os acontecimentos marcantes. O coordenador deve alertar o grupo de que experiências de dor e sofrimento podem ser vistas como formas de crescimento e não simples acontecimentos negativos. Em seguida, os integrantes devem se perguntar qual foi a experiência de Deus que fizeram a partir dos acontecimentos descritos ou no decorrer de suas vidas. Depois devem escrever o salmo da vida, da sua vida, uma oração de louvor, agradecimento, pedido de perdão e/ou clamor. O desenvolvimento dos salmos deve-se realizar em um ambiente de paz e reflexão. Então, os integrantes devem ser divididos em subgrupos de três ou quatro pessoas onde cada integrante deve partilhar sua oração. Depois o grupo é reunido e quem quiser pode apresentar sua oração ao grupo. Por último é realizado um debate sobre os objetivos da dinâmica e a experiência que a mesma trouxe para os integrantes. Algumas questões que podem ser abordadas: Como se sentiu recordando o passado? O que mais chamou a atenção? Qual foi a reação para com acontecimentos tristes? Como tem sido a experiência com Deus? Qual a importância Dele em nossas vidas? Pode-se ainda comparar os salmos redigidos com os salmos bíblicos.

Page 9: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:
Page 10: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

Concurso: “Quem quer ser amigo de Maria”

O catequista convida as crianças a inscreverem-se para participarem neste

concurso que seria sobre o que vão visitar e da cultura religiosa em geral.

O catequista pedia a colaboração de todos os colegas (não dizendo as respostas)

para que as respostas não tivessem que ser anuladas. Explicar as regras no início.

As inscrições poderiam ser feitas num pequeno papel, com o nome e ano de

catequese. Depois de recolhidas as inscrições colocavam-se num saco para proceder ao

sorteio. Seriam sorteados dois elementos de cada vez os quais iriam responder às

questões que seriam colocadas.

Começava a responder o elemento que tirasse o “pauzinho” maior, para isso, o

catequista colocava entre os seus dedos dois fósforos, estando um deles partido ao

meio, mas colocava a parte visível à mesma altura, depois deixava que os elementos

escolhessem.

O concurso realizar-se-ia por séries. De cada “dois” seria eliminado um elemento.

Os elementos vencedores passavam à segunda série e voltaria a fazer-se o sorteio e

fazia-se a final com dois ou três elementos.

O que tirou o “pauzinho” maior, seria o primeiro a começar a responder, fazendo-

o alternadamente até um deles errar uma resposta e o outro acertar. O vencedor

ficava apurado para a próxima série.

As questões deveriam ser colocadas sempre desde o início como forma de ir

vincando e fazendo ficar na memória os acontecimentos e datas, obrigando-o os

seguintes a estarem atentos para as questões que não souberem.

As questões devem ser colocadas com clareza, apresentado sempre as três

hipótese (A – B – C), no final da resposta dizer o texto completo com a resposta certa.

Bom concurso!

Page 11: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

1

Page 12: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

Concurso: “Quem quer ser amigo de Maria”

1 – Em que data foi a 1ª Aparição de Nossa Senhora em Fátima?A – 13 de Outubro de 1917 B – 13 de Maio de 1917C – 13 de Agosto de 1917

2 – Qual foi o pedido de Nossa Senhora aos pastorinhos?A – Que se portem bemB – Que vão à Missa todos os Domingos C – Que rezem o Terço todos os dias

3 – Quantas vezes apareceu o Anjo para preparar a Aparição de Nossa Senhora em Fátima em 13 de Maio de 1917?

A – 2B – 3C – 5

4 – O Anjo ensinou aos pastorinhos uma oração: “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos.Peço-Vos perdão para os que …”. Como continua…

A – não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam. B – não rezam, não fazem o bem e não amam.C – não crêem em Deus e só se amam a si mesmos.

5 – Como se chamava o Anjo que apareceu aos pastorinhos?A – Anjo Gabriel B – Anjo Miguel C – Anjo da Paz

6 – Na 3ª aparição do Anjo no Outono de 1916, na Loca do Cabeço, o Anjo ensinou uma outra oração, além do “Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos”:

A – Pai Nosso…B – Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo… C – Avé Maria…

7 – Nossa Senhora apareceu em Fátima. Qual é o título pelo qual ainvocámos: A – Nossa Senhora da ConceiçãoB – Nossa Senhora Rainha de Portugal C – Nossa Senhora do Rosário de Fátima

8 – A Capelinha das Aparições foi a resposta a um pedido de Nossa Senhora, que pediu que construissem uma Capela em Sua honra. Porque se situa naquele local?

A – Porque foi o local onde apareceu o AnjoB – Porque foi o local onde Nossa Senhora apareceuC – Porque era bom lugar e com espaço para levar muita gente

9 – A imagem que se venera na Capelinha, foi oferecida em 1920 por Gilberto Fernandes dos Santos, de Torres Novas. Quantas vezes saiu do Santuário esta imagem?

A – 3B – 5C – 7

10 – A Colunata é o conjunto arquitectónico que liga a Basílica aos edifícios construídos de um e do outro lado do Recinto. Estão representadas as 14 estações da Via-Sacra. Esta Colunata é constituída por:

A – 200 colunas e 14 altares B – 14 colunas e 200 altares C – 14 colunas e 14 altares

2

Page 13: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

11 – Sobre a Colunata encontram-se 17 estátuas em mármore que representam os Santos portugueses. A maior mede 3,20m e mais pequena 2,30 m . Qual deste Santos não estará lá?

A – Santo António de Lisboa B – São João de BritoC – Santa Catarina de Sena

12 – A Basílica é construída totalmente em pedra da região e os altares são em mármore de Estremoz. Mede 70,5 m de comprimento por 37 m de largura. A torre sineira tem 65 m de altura rematada com uma coroa de bronze que pesa:

A – 70 quilos B – 700 quilosC – 7.000 quilos

13 – A torre sineira da Basílica de Fátima tem um carrilhão composto por 62 sinos. Quanto pesará o sino maior e o badalo?

A – 3.000 quilos e o badalo 90 quilosB – 30.000 quilos e o badalo 900 quilos C – 300 quilos e o badalo 9 quilos

14 – A Aparição de Nossa Senhora em 19 de Agosto de 1917, não foi no local nem no dia onde costumava aparecer. Em que lugar apareceu?

A – Loca do Cabeço B – LeiriaC – Valinhos

15 – Na 3ª Aparição, de Nossa Senhora, disse aos pastorinhos: “Quando rezais o Terço, dizei, depois de cada mistério:”

A – Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Salvai-nos, salvai Portugal B – Ó meu Bom Jesus perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno

Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem C – Ó Maria concebida sem pecado, Rogai por nós que recorremos a Vós.

16 – A Bíblia é o Livro que contém a Palavra de Deus. Em quantas partes está dividida a B A – Em três partes: 1ª e 2ª partes do Antigo Testamento e o Novo TestamentoB – Em duas partes: Antigo e Novo TestamentoC – Em quatro partes: 1ª e 2ª partes do Antigo Testamento e 1ª e 2ª partes do Novo

Testamento

17 – Quantos Livros tem a Bíblia no Antigo e Novo Testamento?A – 27B – 46C – 73

18 – Qual o primeiro Livro da Bíblia? A – Evangelho de São Mateus B – GénesisC – Apocalipse

19 – Quantos Livros fazem parte do Novo Testamento?A – 46B – 27C – 73

20 – Quantos são os Evangelhos?A – 7B – 3C – 4

21 - Qual dos seguintes nomes não tem um Evangelho com o seu nome?A – Mateus B – PauloC – João

3

Page 14: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

22 – São Paulo quando ia a caminho de Damasco, para prender cristãos, quando apareceu-Lhe Jesus no caminho e ele converteu-se. Ele caiu ao chão do transporte em que ia. Qual era?

A – Comboio B – CavaloC – Camelo

23 – Quem era Samuel quando ouvi a voz de Deus e Lhe respondeu: “Fala, Senhor que o teuservo escuta”.

A – Sacerdote B – JovemC – Idoso

24 – Como se chama a Mãe de Jesus?A – Maria Madalena B – MariaC – Marta

25 – Qual o nome do Pai adoptivo de Jesus?A – Paulo B – Moisés C – José

26 – Emanuel, que quer dizer?A – “Deus vem”B – “Deus connosco” C – “Filho de Deus”

27 – Na Anunciação o Anjo Gabriel saudou Maria com as seguintes palavras: A – Maria, Deus vai convidar-te para seres a Mãe de DeusB – Salvé, Maria, o Senhor está contigoC – Uma espada de dor trespassará o Teu coração

28 – Que diz Maria ao Anjo, após o convite para ser a Mãe de Deus?A – Eis a serva do SenhorB – Não quero, é muito difícil C – Sim, mas mais tarde.

30 – Como se chamavam os Pastorinhos?A – Jacinto, Francisca e Lúcia B – Lúcia, Jacinto e MartaC – Francisco, Jacinta e Lúcia

31 – Que idade tinha Lúcia quando morreu, no Convento do Carmelo de Santa Teresa em Coimbra?A – 95B – 96C – 97

32 – Nossa Senhora apareceu em diversos lugares. Qual dos seguintes lugares em que não apareceu?A – Pontevedra - Espanha B – Lourdes - FrançaC – Roma – Itália

33 – Qual o grande Milagre que Nossa Senhora realizou em Fátima?A – Da chuva torrencial B – Do solC – Da neve

34 – O Santuário de Fátima está na Diocese?A – Leiria B – BragaC – Coimbra

4

Page 15: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

35 – Jesus ensinou aos seus discípulos uma oração. Como se reza essa oração?A – Pai Nosso que estás no Céu B – Pai Meu que estás nos CéusC – Pai Nosso que estais nos Céus

36 – Quantas “Avé-Marias” tem um Terço?A – 25B – 50C – 150

37 – Na Eucaristia o sacerdote leva o paramento sobre a túnica. Ao longo do ano as cores mudam.Quais as cores usadas?

A – Verde, vermelho, branco, roxo, rosa B – Roxo, verde, azul, amareloC – Verde, branco, castanho, vermelho

38 – O Ano Litúrgico está dividido em três ciclos, denominados: A – Ano I; Ano II; Ano IIIB – Ano A; Ano B; Ano CC – 1º Ano; 2º Ano; 3º Ano

39 – Que idade tinha Jesus quando foi apresentado no Templo?A – 12B – 21C – 33

40 – Qual era o anúncio que Jesus pregava?A – O nascimento de um rei B – O fim do mundoC – A proximidade do Reino de Deus

41 – Quando Jesus foi baptizado, um animal pousou sobre a Sua Cabeça. Qual foi?A – Cegonha B – Pomba C – Cordeiro

42 – Quem era João Baptista?A – Um ProfetaB – Um Evangelista C – Um Sacerdote

43 – Como se chama o Arcebispo da nossa Diocese de Braga?A – D. Eurico Dias Nogueira B – D. Jorge OrtigaC – D. Antonino Dias

44 – Quantos são os sacramentos?A – 5B – 7C – 9

45 – Quais os sacramentos?A – Baptismo, Confirmação, Eucaristia, Penitencia, Funeral, Ordem e MatrimónioB – Baptismo, 1ª Comunhão, Profissão de Fé, Penitência, Santa Unção, Ordem e Matrimónio C – Baptismo, Confirmação, Eucaristia, Penitencia, Santa Unção, Ordem e Matrimónio

46 – Quantos são os mandamentos da Lei de Deus?A – 5B – 7C – 10

47 – Quantas são as bem-aventuranças?A – 7B – 8C – 12

5

Page 16: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

48 – Em que data morreu a Vidente Francisco?A – 04/04/1916 B – 04/04/1917 C – 04/04/1919

49 – Em que ano morreu a Vidente Jacinta?A – 1916B – 1920C – 1982

50 – O Papa é o chefe da Igreja. Como se chama o Papa actual com o nome de Bento XVI?A – Karol WojtyliaB – Joseph Ratzinger C – José Policarpo

Outras questões:

– A mensagem de Fátima é um convite e uma escola de salvação. Foi iniciada pelo Anjo da Paz em

1916 e completada por Nossa Senhora em 1917. Quais os pontos que sublinha a Mensagem de

Fátima? R/ A conversão permanente; a oração, nomeadamente o Rosário; o sentido da

responsabilidade colectiva e prática da reparação.

- Em que ano esteve João Paulo II em Fátima para agradecer o ter escapado com vida, um ano antes,

na Praça de S. Pedro, face ao atentado de que foi sujeito?

R/ em 12 e 13 de Maio de 1982.

- João Paulo II voltou a visitar Fátima, como peregrino. Em que ano?

R/ 12 e 13 de Maio de 1991.

- Em que data visitou João Paulo II Fátima pela terceira vez?

R/ 13/05/2000.

- Em que data foram Beatificados Francisco e Jacinta?

R/ 13/05/2000 por ocasião da 3ª visita de João Paulo II.

- A Vidente de Fátima, Irmã Lúcia, faleceu com 97 anos. Em que data?

R/ 13/02/2005.

- O Papa João Paulo II faleceu no mesmo ano em que faleceu a Irmã Lúcia. Em que data?

R/ 02/04/2005.

6

Page 17: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

JOGO COMUNITÁRIO

Objectivo: Descontrair e ao mesmo tempo ajudar a memorizar o nome dos outros participantes.

MATERIAL : uma flor.

Desenvolvimento : Os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda : senhor... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhor...(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou... E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome, passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gato. Quando tiverem que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-lo pelo nome do bicho. O animador deve ficar atento e não deixar os participantes entediados. Quanto mais rápido se faz a entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.

CORRE CRISTÃO

Formar um circulo com os catequizandos,pedindo um voluntário para iniciar a brincadeira. Ele receberá uma Bíblia pequena e deverá dar uma volta ao redor do circulo, cantando com o grupo o refrão abaixo: ”Corre, Cristão, com a Bíblia na mão! Doa ao irmão o seu coração! Palavra de Deus no chão ” Ocatequizando pergunta: “Posso evangelizar?” O grupo responde:”Pode!” Ele então pergunta:”quantas voltas?” O grupo diz o número de voltas, que variar de 1 a 3. O catequizando que está com a Bíblia corre em volta do circulo conforme o pedido do grupo e em seguida deixa a Bíblia atrás de um colega. Nesse momento o escolhido pega a Bíblia deixada pelo colega e sai ao encontro dele. Caso consiga alcançar, este deverá abrir a Bíblia e presentear o grupo com um versículo, do contrário, a brincadeira se inicia novamente com aquele que está com a Biblia na mão saindo para semear a palavra de Deus entre os irmãos.

FAZENDO FEIRA

Objectivo: Essa brincadeira visa integração, ao contar uma história, a criança se desinibe diante do grupo, além de desenvolver criatividade, coordenação motora e rapidez de raciocínio.

Material: Com antecedência, o catequista deve preparar crachás coloridos com cores de frutas (amarela, laranja, roxa, vermelha, verde etc.), escrever o nome dos catequizandos e entregar no início do encontro.

Como brincar

Os catequizandos devem estar sentados em círculo. O catequista em pé, no meio da roda, explica a brincadeira: a história que vou contar é sobre uma feira. Mas atenção! Quando eu disser o nome da fruta, aquele que estiver com o crachá da cor dessa fruta deve levantar-se, rodopiar em volta de sua cadeira e voltar a sentar. Quando eu disser a palavra SACOLA, todos fazem a feira e mudam de cadeira. O catequista senta-se numa das cadeiras, para que um dos catequizandos fique sobrando e tenha que continuar a história.

Page 18: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

DINÂMICA “IDENTIFICAÇÃO PESSOAL COM A NATUREZA”

Objetivos: Auto conhecimento e preces Material:Símbolos da natureza, papel e caneta. Desenvolvimento:

1. Contemplação da natureza. Cada um procura um elemento na natureza que mais lhe chama a atenção e reflete: Porque o escolhi? O que ele me diz?

2. Formação de pequenos grupos para partilha.

3. Cada pequeno grupo se junta com o outro e faz uma nova partilha. O grupo escolhe um como símbolo e formula uma prece.

4. Um representante de cada grupo apresenta o símbolo ao grupo, fazendo uma prece.

Palavra de Deus: Gn 1,1-25

JOGO DA VERDADE

Objetivo: Conhecimento mútuo; desinibição.Participantes: 25 pessoas

Material: Relação de perguntas pré-formuladas, ou sorteio destas.

Descrição: Apresentação do tema pelo coordenador, lembrando de ser utilizado o bom senso tanto de quem pergunta como quem responde. Escolhe-se um voluntário para ser interrogado, sentando numa cadeira localizada no centro do círculo (que seja visível de todos), o voluntário promete dizer somente a verdade, pode-se revezar a pessoa que é interrogada se assim achar necessário. Após algumas perguntas ocorre a reflexão sobre a experiência.

Page 19: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

DINÂMICA/JOGO: ESTAMOS TODOS NO MESMO SACO

Objectivo: Todos os participantes deverão percorrer um determinado caminho juntos dentro de um saco gigante.

Propósito: Este jogo facilita a vivência de valores e o surgimento de questões bem interessantes como: desafio comum: percepção clara de interdependência na busca do sucesso; trabalho em equipe: a importância de equilibrarmos nossas ações e harmonizarmos o ritmo do grupo; comunicação: importância do diálogo na escolha da melhor estratégia para continuar jogando, respeito: pelas diferenças possíveis de encontrarmos em um grupo como: tipo físico, idade e diferença de opiniões; persistência: na afinação do grupo e na importância de manter o foco no objetivo; alegria: este também é umjogo para rir muito, a própria situação em que o jogo acontece já nos inspira à rir.

Recursos: Um saco gigante, confeccionado com malha, este tecido pode ser adquirido em lojas de venda de tecido por quilo. Ele vem em formato tubular, então é só medir a altura do saco que você acha ideal, cortar, costurar e está pronto.Número de Participantes:

O numero de participantes pode variar bastante, de 04 a aproximadamente 40 pessoas, é só abrir a lateral do saco e ir costurando em outros.Duração: Podemos estimar um tempo de 30 minutos entre explicação, vivência e reflexão. Este tempo pode ainda ser ampliado de acordo com os obstáculos criados pelo mediador.Descrição: Podemos iniciar o jogo (por exemplo com 40 pessoas) questionando se todo o grupo caberia dentro deste saco gigante. Após a constatação de que é possível todos entrarem podemos estipular um percurso a ser percorrido pelo grupo. O grupo poderá a qualquer momento fazer um pedido de tempo para a escolha de novas estratégias. Posteriormente, podemos aumentar o desafio e o grau de dificuldade colocando novos obstáculos no caminho a ser percorrido. O jogo termina quando os participantes atingem o objetivo.Dicas: Durante o jogo a comunicação no grupo é um fator fundamental para o sucesso.

Caso seja necessário auxilie o grupo nesta tarefa. Libere os pedidos de tempo a vontade, conversar neste jogo é muito importante. Caso haja no grupo pessoas que por suas características físicas tenham dificuldade em jogar, fique atento a forma como o grupo resolve estaquestão. Para confecção do saco gigante peça ajuda a uma costureira profissional, isto vai ajudar bastante. Você irá dar boas risadas neste jogo.

Page 20: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

JUVENTUDE E COMUNICAÇÃO

Objetivo: Criar comunicação fraterna e madura.

Desenvolvimento: distribuir aos participantes papel e convidá-los a fazer um desenho de um homem e uma mulher.Anotar na figura:

Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram.

Diante da boca: 3 expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua vida. Diante da cabeça: 3 ideias das quais não abre mão. Diante do coração: 3 grandes amores.Diante das mãos: ações inesquecíveis que realizou. Diante dos pés: piores enroscadas em que se meteu. Colocar em plenárioFoi fácil ou difícil esta comunicação? Porque?

Este exercício é uma ajuda? Em que sentido?

Em qual anotação sentiu mais dificuldade? Por que?

Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo? Porque?

DINÂMICA MEUS SENTIMENTOS

Objetivo: apresentação e entrosamentoMaterial: papel, lápis de cor.

Desenvolvimento: cada um deve retratar num desenho os sentimentos, as perspectivas que têm.Dar um tempo para este trabalho individual que deve ser feito em silêncio, sem nenhuma comunicação.Num segundo momento as pessoas se reúnem em subgrupos e se apresentam dizendo o nome, de onde vem, mostrando o seu desenho explicado-o.

O grupo escolhe um dos desenhos para ser o seu símbolo apresentando-o e justificando. Pode-se também fazer um grupão onde cada um apresenta mostrando e comentando o seu desenho.

"O BOM SAMARITANO"

Objectivo: Estimular o trabalho em Equipe.

Materiais: Uma bandeija e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeija.

Procedimento: forma-se um circulo, diga então aos participantes: 'vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca'.

Os participantes ficam loucos pensando como fazer isso, é interessante colocar a bandeija no chão. Alguns participantes até pegam a bala com a boca e tenta desembrulhar na boca.Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mãos, a desembrulhe e coloque na boca do outro.

Muito divertida esta dinâmica!

Page 21: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

O DOMINÓ HUMANO

Objetivo(s): Esta dinâmica de grupo visa desenvolver a espontaneidade e a criatividade. Identifica diversos fatores, tais como as interpretações subjetivas e os estereótipos que influenciam o processo de comunicação.

Materiais: Não é necessário.

Procedimento: Cada indivíduo terá que se unir aos participantes que iniciaram o jogo, apontando uma característica comum, visível ou não, que deve rá ser nomeada em voz alta.

Exemplo: Eu, Ana junto-me á Lucia porque estamos de sapatilhas. Eu, Luísa junto-me á Lúcia porque estamos de calças pretas. Eu, Rita junto-me á Ana porque somos loiras... Para fechar o jogo, os dois últimos catequisandos, terão de descobrir o que os une entre eles.

Perguntas para reflexão:

Como foi participar no jogo?O que mobilizou a descoberta das caraterísticas comuns entre catequisandos? A vertente lúdica esteve presente?Houve boa interação entre os participantes?

Tempo de aplicação: 10 minutos Número máximo de pessoas: 20 Número mínimo de pessoas: 4

Page 22: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

Dinâmica: O Espírito Santo em nossa vida.

Autora: Maria Aparecida de CiccoEsta dinâmica será muito útil em encontro com crianças e adolescentes, pois por meio de um jogo, irá fazê-los entender a ação do Espírito Santo em nossas vidas. Ela foi preparada para ser feita com sete catequizandos ou sete grupos de catequizandos. Mas se o número de catequizandos for menor que sete não há problemas, pode ser feito da mesma forma.Material necessário: Sete corações pequenos numerados, que podem ser de

papel cartão ou feltro.

Um papel grande, comprido, que pode ser feito colando três ou quatro cartolinas, ou então colando duas folhas de papel pardo. Nesse papel estará desenhado um caminho.

Dois dados, que podem ser feitos de papel cartão.

7 cartas brancas, onde pode ser desenhada uma chama de fogo, representando a luz do Espírito Santo.

49 pequenas cartas feitas de cartolina na cor vermelha. 21 pequenas cartas feitas de cartolina na cor cinza. Cartões para entregar aos catequizandos (um para cada um) com uma

mensagem que lhes diz que receberam o Espírito Santo no dia do Batismo.

Page 23: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

Preparar a dinâmica

1. O catequista deve desenhar um caminho repleto de curvas e também com algumas bifurcações no papel grande. No final desses caminhos que saem do caminho principal deve haver a representação de um buraco. O caminho será dividido em 45 partes (casas) numeradas de 1 a 45.

2. Na primeira casa (Casa 1), o catequista escreve Batismo e no final, depois da última casa, escreve Céu.

3. Nas cartas de cartolina vermelha deve escrever os dons do Espírito Santo. Devem ser 7 cartas de cada dom.

4. Nas cartas de cor cinza deve escrever a palavra DESVIO.

5. O catequista deve também imprimir as Regras do Jogo para que sejam consultadas a cada jogada.

Page 24: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

Desenvolvimento da DinâmicaAntes do iníciar o jogo, o catequista deve dividir os catequizandos em 7 grupos (se o grupo tiver mais que sete crianças). Depois, cada um vai jogar os dados. Aquele que conseguir menor número de pontos será o primeiro a jogar e recebe o coração de número 1. O Catequista deve ler para eles a passagem do Evangelho: Mc 9, 33-35; e explicar que, assim como Jesus, devemos dar prioridade para os que tem menos.O coração de número 2 será dado a quem tiver o menor número de pontos depois do 1, e assim sucessivamente até que cada um tenha recebido a sua carta. Receberá a carta de número 7 aquele que tiver conseguido maior número de pontos e será o último a jogar.Para iniciar o jogo, todos são colocados na área anterior à casa 1. Em seguida, o catequista lê a passagem do Evangelho de João 3,5: “Quem não nascer da água e do Espírito Santo não pode entrar no Reino de Deus” e explica que esse nascimento se dá pelo Batismo.Depois, começando pelo coração nº 1, cada um na sua vez avança até a casa número 1, recebe a cartinha branca com a chama do Espírito e joga os dados. Em seguida avança tantas casas quantas o número alcançado nos dados. Ao chegar na casa de destino, o catequista lê a regra dessa casa e os participantes executam o que diz a regra.Sempre que alguém chega a uma casa em que há um dom do Espírito recebe a cartinha vermelha com esse dom.Aqueles que forem para os desvios, recebem uma carta cinza escrita DESVIO.O jogo deve continuar assim até o final. Só pode entrar no céu quem tem todos os dons do Espírito. E quem se desviou deve parar para pedir perdão, rezar e devolver a carta do DESVIO, para entrar no Céu.Quando todos estiverem no Céu, o catequista diz que o Céu é para todos, pois não há perdedores para Deus. Porém, alguns podem demorar mais para chegar porque se desviam durante a caminhada da vida. O que nos ajuda a alcançar o Céu são os dons do Espírito Santo, se colocados em prática.Então o catequista lê: At 2, 1-4 e explica que Jesus derrama seu Espírito sobre todos que querem segui-lo. Em seguida lê também a Carta aos Gálatas 5, 13-14. 16. 19-26. E explica que aqueles que vivem guiados pelo Espírito alcançam a graça de Deus.O catequista conclui o encontro rezando com eles a Oração do Espírito Santo e entregando para cada catequizando o cartão com os dizeres: “Você recebeu o Espírito Santo no dia do seu Batismo. Cultive sempre essa luz!”.

E pede a eles que procurem saber a data do Batismo, escrevam no cartão, e o guardem consigo, rezando sempre para agradecer por esses dons.

Page 25: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

DINÂMICA – O ESPÍRITO SANTO SOPRA ONDE QUER

“O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito.”

Então Jesus soprou sobre eles e disse:

“Recebei o Espírito Santo.” (São João 20,22)

Objetivo: Reconhecer que somos“Templos do Espírito Santo.” Material: balão (vermelho)(utilizamos da cor vermelha por ser a cor litúrgica da Festa de Pentecostes)

Desenvolvimento:

Para falar do Espírito Santo vamos usar um balão.Para que serve um balão? (brincar, enfeitar os aniversários, jogar etc.)O balão vazio serve para fazer estas coisas que acabamos de falar? (não) O que devemos fazer? (devemos encher o balão)O cristão nasceu para amar, para servir, perdoar etc. e não para ficar vazio. Um cristão vazio não consegue servir.O que enche este balão e o faz ficar pronto para ser usado?(o ar)E o cristão quem o enche e o faz ficar pronto para amar e servir? (Espírito Santo)Para encher o balão precisamos soprar, mas para ficarmos cheios do Espírito Santo quem sopra é Jesus – (S. João 20,22)(neste momento o catequista deve encher o balão)

Page 26: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

O balão está cheio, mas não vejo o ar que está dentro dele?O Espírito Santo também não o vemos, mas Ele está em nós e apenas o sentimos como o ar. (Soltar o balão cheio sem amarrar)Quem está movimentando o balão? (o ar que sai de dentro e empurra para frente). O Cristão também deve ser impulsionado pelo Espírito Santo.Quando eu soltei o balão eu consegui determinar a direção do balão? (não) O balão foi para onde ele quis. O Espírito Santo também sopra para onde quer.

“O vento sopra onde quer; ouves-lhe o ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito.”(São João 3,8)

O Espírito Santo também desenvolve muitos dons: em algumas crianças dá o dom de cantar, a outras dá o dom de falar da palavra, a outras dá o dom de desenhar e fazer belos cartazes para enfeitar a igreja, a outras crianças o Espírito Santo dá o dom de orar (falar sobre os dons que o Espírito Santo nos dá e como podemos colocá-los a serviço de Deus e do próximo). Tudo isso é o Espírito Santo que faz em nosso coração, para que possamos servir ao Senhor e aos irmãos.

(Ao final escolher uma música animada do Espírito Santo para que as crianças possam fazer um louvor)

Page 27: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

O PASSA-PASSA

Objetivo(s): Esta dinâmica visa estimular o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipa.Materiais: Papel e lápis.

Procedimento: O grupo será dividido em grupos com igual número de elementos.Os catequisandos terão que se colocar em fila. O primeiro catequisando terá que escrever uma frase curta - até sete palavras - na folha de papel, passando para o seguinte a folha de papel dobrada de maneira a não permitir que o outro possa ver o que escreveu. O catequisando seguinte terá que dar continuidade à frase escrita pelo seu colega. Este processo será mantido até que todos os participantes de cada grupo tenham apresentado a sua contribuição.No final, as folhas de papel serão desdobradas e cabe a cada grupo redigir um texto, com uma máximo de 10 palavras suplementares, procurando dar sentido às diferentes frases apresentadas. O grupo vencedor será aquele que apresentar a história mais lógica e criativa.

Questões para reflexão:

Como foi realizar esta atividade?Quais as dificuldades encontradas pelos catequisandos? O que auxiliou o trabalho dos grupos?Como aconteceu a comunicação entre os grupos?

Tempo de aplicação: 30 minutos Número máximo de pessoas: 32 Número mínimo de pessoas: 8 Número mínimo de pessoas: 4

Page 28: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:
Page 29: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

PAINEL INTEGRADO

Objectivo

Trabalhar com "grupo" em equipes de forma prática, desenvolvendo a comunicação e reflexão dispensando o plenário e a centralização do encontro em uma só pessoa.

Desenvolvimento

Dividir o grupo em equipes da seguinte forma :

• Num grupo com 16 pessoas, poderá dividir em 4 equipes de 4 pessoas.• Cada participante da equipe receberá uma letra: a, b, c, d• As equipes receberão o tema a ser debatido e perguntas propostas.• Após terem refletido sobre o tema serão formadas novas equipes.• Os que tiverem a letra "a" formarão uma nova equipe. O mesmo acontecerá com os que tiverem a letra b, c, d.• Agora todos partilharão o que foi debatido nas equipes anteriores.• No final da dinâmica todos os participantes deverão ter tomado conhecimento de todas as reflexõesfeitas.

Page 30: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

PASSAR AMOR

A brincadeira do Passa Amor pode ser utilizada nos encontros que falem sobre partilha, valorização da pessoa humana, sobre o Sagrado Coração de Jesus, etc.Material:

Confeccione um coração em cartolina num tamanho que fique escondido no meio das nossas mãos ou use um coração em prata (pode-se escrever Jesus no centro do coração).

Desenvolvimento: Essa brincadeira na verdade é o conhecido Passa anel, só que em vez de passarmos um anel iremos passar um coração. Sorteia-se a criança que vai passar o coração. As outras se sentam lado a lado, com as mãos fechadas (como para rezar) no colo. A que está com o coração entre as palmas das mãos começa a passá-lo, ou seja, finge que põe o coração na mão de cada um dos participantes, na verdade, só deixa cair na mão de um. Quando acaba, abre as mãos mostrando que já não está mais com o coração. Ao terminar, a criança pergunta a um dos participantes: quem está com Jesus no coração? Se a criança acertar, vai passá-lo na vez seguinte. Dessa forma a criança aprende brincando que Jesus está em todas as pessoas e que é necessário enxergamos sua presença no irmão, todas as pessoas podem partilhar amor.

PIQUE COMUNIDADE

Objectivo: Na catequese podemos utilizar essa brincadeira para trabalhar o Mês Vocacional, o mês Missionário, a pessoa do sacerdote, do catequista e também dos leigos que trabalham pela evangelização e que por meio de seus serviços buscam acolher às pessoas para a comunidade. Pode-se mostrar a importância da Corrente (símbolo de união) entre os participantes, já que a mesma facilita a evangelização de outra pessoa. Lembrar os textos bíblicos: "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome..." (Mt 18, 20) "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho..." (Mc 16, 15)

Como brincarEssa brincadeira é conhecida pelas crianças como pega-pega ou pegador. O pique-comunidade começa com uma criança (o pegador) correndo para pegar as demais. O participante que é tocado transforma- se também em pegador. De mãos dadas, eles passam a correr juntos para pegar os outros. Cada nova criança é agregada á corrente que vai crescendo. A brincadeira só termina quando a comunidade estiver formada e todos os participantes estiverem de mãos dadas. Nesse momento poderá ser feita uma oração pela união de todos. Não existe limite de participantes.

Page 31: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

QUEM É VOCÊ PARA MIM...

Estadinâmicapodeserempregadacomointeraçãodogrupo,comobjetivosdeapontarfalhas,

exaltar qualidades, melhorando a socilização de um determinado grupo.

Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.Desenvolvimento:Cola-seumcartãonascostasdecadaparticipantecomumafitacrepe.Cada

participante deve ficarcomumacanetahidrocor.Ao sinal, osparticipantes devemescrever no

cartão de cadaintegranteo que for determinado pelocoordenador da dinâmica (em forma de

uma palavra apenas), exemplos:

1)Qualidade que você destaca nesta pessoa;

2)Defeitoousentimentoque devesertrabalhado porela;

3)Como você vê esta pessoa;

4)O que já ouviu falar sobre esta pessoa;

5)A definição que dás à ela, vêm de si mesmo ou tem influências da opinião de outros?

4)Você a conhece?

5)Gostaria de conhecê-la melhor?

6)Nota para o relacionamento que tens comela;

Por fim o coordenador, lê o que foi escrito , comorespostas, de cadaumadas perguntasque fez, e

emcadaumadáoportunidade ao participante de falarsobre o que descreveramdele...

Todosdevem participarcomsuasopiniõessobre oque foifalado de cadaum...podendo cada um

dar umanotapara determinadas características descritas sobre ooutro participante.

QUEM SOU EU

Passos

1- Cada um recebe uma folha com o título: “Quem sou eu?”2- Durante 10 minutos cada um escreve cinco itens em relação a si mesmo, que facilitem o conhecimento.3- A folha escrita será fixada na blusa dos participantes.4- Os componentes do grupo circulam livremente e em silêncio pela sala, ao som de uma música suave, enquanto lêem a respeito do outro e deixa que os outros leiam o que escreveu a respeito de si.5- Logo após reunir 2 a 3 colegas, com os quais gostariam de conversar para se conhecerem melhor. Nesse momento é possível lançar perguntas que ordinariamente não fariam.

Avaliação1- Para que serviu o exercício? 2- Como nos sentimos?

Page 32: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO

Entregue uma folha em branco para cada participante. Todos devem responder as perguntas abaixo, sem que o colega veja suas respostas. Pedir para escrever com letras bem grandes.

Qual o seu nome?Onde você nasceu?Quem é seu super-herói favorito? Qual a sua cor favorita?Qual sua comida favorita?

Depois que todos escreverem, pedir para formarem um círculo, mostrando a folha ao grupo. De seguida, eles devem se agrupar de acordo com as respostas, primeiro ficar ao lado das pessoas cujo nome começa com a mesma letra do seu. Depois cada um deve procurar agrupar-se com as pessoas que nasceram no mesmo lugar que o seu. De seguida, deve, procurar o grupo daqueles que gostam do mesmo super-herói, e assim sucessivamente.Obs: Você pode modificar ou acrescentar perguntas, conforme a necessidade do seu grupo. O importante é promover a integração do grupo de forma dinâmica e descontraída.Ao final da dinâmica reflectir: O que perceberam? Conseguiram aprender um pouco mais sobre os amigos? Alguém permaneceu no mesmo grupo até o final da dinâmica?

É interessante notar que nunca estamos sozinhos, sempre encontramos amigos que tem algo em comum connosco. Assim também deve acontecer na nossa vida, nunca devemos nos isolar nem ficar sempre no mesmo grupo. É importante fazer novos amigos e cuidar bem de cada um, para que nossa união cresça a cada dia.

Texto adaptado ao português de Portugal.

Page 33: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

Sugestões de Dinâmicas de Relaccionamento Interpessoal

INVERSÃO DA RODA

Objetivo: O objetivo desse vitalizador é fazer com que os participantes invertam um círculo, a partir das regras determinadas.

Material necessário: Apenas uma sala ampla, livre de mesas e cadeiras. Duração: Cerca de 10 minutos

Avaliação: Essa atividade permite avaliar, dentre outros requisitos, a criatividade, iniciativa, liderança, cooperação, flexibilidade, lidar com incertezas, riscos e desafios, estratégias e tomadas de decisão.

Descrição: O instrutor solicita para que o pessoal faça um círculo, em pé, de mãos dadas, no centro da sala

Avisa que, a partir daquele momento está proibida a comunicação verbal.

O instrutor desafia o grupo a inverter esse círculo, fazendo com que o pessoal ao invés de olhar para dentro da roda como estão, olhe para fora dela, com as seguintes condições:

sem soltar às mãos sem cruzar os braços além da comunicação não verbal já solicitada anteriormente

Solução: O problema só será resolvido quando um dos elementos tomar a iniciativa de caminhar, puxando os demais, até 2 colegas que estejam à sua frente no círculo e passar sob seus braços e desde que os demais o sigam exatamente pelo mesmo caminho.A outra solução possível é, ao invés de passar sob os braços, os colegas da frente se abaixam e os demais passam por cima dos braços.

BRINCAR COM A BONECA

O instrutor deve levar para a sala uma boneca, de preferência de pano, e pedir para o pessoal formar um círculo, em pé;Entregar para um dos participantes a boneca e pedir para que ele faça alguma brincadeira com ela (abraçar, beijar, bater, etc.)Após a brincadeira, o participante passa a boneca para o seu colega à direita, e este também faz uma brincadeira com ela. Assim, ela deve percorrer por todos os participantes, até completar o circuito;

Page 34: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

Após a rodada, o facilitador recolhe a boneca e pede para que cada participante, um a um, faça com o colega da esquerda, o mesmo que fez com a boneca.

CÍRCULO MÁGICO

O Círculo Mágico é uma ótima atividade para abertura e encerramento de eventos. O Círculo teve sua origem nos rituais e costumes da era primitiva. Historicamente, todas as vezes que os povos primitivos tinham algo de importante a fazer celebravam em círculos, que foram denominados de mágicos. Acreditavam eles que a forma circular expulsava os maus espíritos e conservava os bons. A forma circular vem nos acompanhando e é a única que permite enxergar a todos, num mesmo plano, sem que haja o primeiro e nem o último. No círculo não há liderança e é nele que nos sentimos todos iguais.

Para aplicar o instrutor deve proceder da seguinte forma:

Confeccionar um círculo de pano ou papel e nele colocar símbolos variados, como lua, sol, estrela e outros. Confeccionar, também balões de papel ou pano, com frases:Colocar o círculo no centro da sala, e os balões com os dizeres virados para baixo:

Colocar uma música bem suave (Bolero de Ravel: Kenny G; schubert, entre outros), e pedir ao pessoal para que andem ao redor do círculo por certo período:Após esse período, solicitar que todos se dêem as mãos e ouçam um pouco mais da música: O facilitador começa a falar sobre o simbolismo do círculo mágico e o porque de sua utilização: É um momento de celebração: momento importante onde todos estão unidos em torno de um mesmo objetivo (citar o objetivo do evento):Pedir para as pessoas que tiverem os balões apontados para si, que lentamente, e na ordem desvirem um a um e leiam o que está nele escrito:Após a leitura, solicitar que cada um coloque a mão direita no ombro do colega:

Fechar o ritual do círculo Mágico alertando o grupo para os “dois braços” que temos: um para ajudar o colega, o companheiro ou o outro para cuidarmos de nós mesmos.Ao final da música, pedir que cada um leia novamente as mensagens dos balões, porém com o Ângulo do “sentimento”.OBS:. Se o círculo Mágico for usado para fechar eventos, repetir a cerimônia, porem sem os balões, onde é pedido para que cada um diga sua própria frase. Serve para avaliar o evento.

SUGESTÕES DE FRASES PARA OS BALÕES:

Neste círculo somos todos iguais: Não há o primeiro. Não há o último: Estamos num mesmo plano:

Page 35: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

Neste circulo enxergo a todos. Você à minha direita. Você à minha esquerda e você mais distante de mim:

Que permaneçam neste círculo a motivação, a cooperação, a disponibilidade, o ânimo, a comunicação afetiva, a flexibilidade, a alegria, o compromisso com o outro e com o trabalho: Expulsamos do círculo Mágico a desmotivação, a crítica maliciosa, a apatia, a inveja, o autoritarismo, e todas as forças negativas:

E embalamos pelo círculo mágico deixamos que nossa energia circule e contagie a todos: E neste circulo simbolizamos nossa força enquanto grupo:

É desta forma que nos sentimos fortes, enquanto unidos e ajudando-nos mutuamente: Vamos ás vezes nos separar em pequenos grupos para trabalhar, mas sem nos esquecermos do nosso Círculo Mágico.

SEMEANDO A AMIZADE- LANÇAR BOAS SEMENTES

Participantes: 7 a 15 pessoas Tempo Estimado: 30 minutos Modalidade: Amizade.Objetivo: Lançar boas semente aos amigos.

Material: Três vasos, espinhos, pedras, flores e grãos de feijão.

Descrição: Antes da execução da dinâmica, deve-se realizar a leitura do Evangelho de São Mateus, capítulo 13, versículos de 1 a 9. Os espinhos, as pedras e as flores devem estar colocados cada qual em um vaso diferente. Os vasos devem estar colocados em um local visível a todos os integrantes. Nesta dinâmica, cada vaso representa um coração, enquanto que grãos de feijão representam as sementes descritas na leitura preliminar. Então, cada integrante deve semear um vaso, que simboliza uma pessoa que deseje ajudar, devendo explicar o porquê de sua decisão. Pode-se definir que as pessoas citadas sejam outros integrantes ou qualquer pessoa. Além disso, se o tempo permitir pode-se utilizar mais que uma semente por integrante.

Page 36: LIVRO DAS DINÂMICAS 2 - catequesematerial.files.wordpress.com  · Web viewpÁgina. dinÂmica. 2. aleluia. 2. amar ao prÓximo. 4. jogo dos sete pecados e das sete virtudes. 5. dinÂmica:

TESTE DE RESISTÊNCIA A PRESSÃO SOCIAL

Objetivo: criar na pessoa a capacidade, o equilíbrio e a maturidade suficientes para aceitar críticas, superar impasses, pessimismos, desânimos, censuras sociais e outras.

Tamanho: 30 pessoas

Tempo: 40 minutos

Descrição: este exercício é muito válido, sendo aplicado depois que o grupo já atingiu um determinado grau de solidariedade e conhecimento mútuo, e sendo por todos, aceito.

Para sua realização:

- Dois ou três participantes, voluntários ou escolhidos pelo grupo, um de cada vez implacavelmente vai a passarela em frente de cada participante e diz-lhe tudo o que lhe parece saber, os aspectos positivos, negativos e reticências;

- Havendo tempo e interesse, é ótimo que todos o façam, constituindo, assim, tantas "fotos" de cada indivíduo, quantos forem os participantes;

- Este exercício permite, entre outras, a seguinte variação: o coordenador poderá pedir que cada participante aponte os aspectos positivos, negativos e reticências do seu colega sentado à direita.

OVO - DINÂMICA PARA TRABALHAR SACRAMENTO CONFISSÃO/GRAÇA

Material: um copo, uma colher, sal, um ovo e pires.

Ao falar sobre o pecado, a vida sem Deus, compare a alma que está em pecado com o ovo. Enquanto estiver falando do que acontece à alma que está em pecado, coloque o ovo dentro do copo com água e chame a atenção pelo fato do ovo afundar rapidamente.

Retire com uma colher o ovo de dentro do copo e coloque-o no pires, em um lugar à parte.

Fale sobre a importância do sal nos alimentos, conservando-os e dando-lhes sabor. Compare com a graça de Deus em nossa vida. Enquanto isto coloque o sal na água do copo. Mexa com a colher por uns instantes para que se dissolva, enquanto o sal se dissolve , desaparecendo, faça a comparação com a alma quando vai confessando seus pecados ao Sacerdote e estes vão se consumindo até desaparecerem ao receberem a absolvição dos pecados.

Diga que assim como os alimentos sem sal ficam ruins, sem gosto. Nossa vida em estado de pecado é também ruim, sem graça. Agora coloque o ovo dentro da água salgada (ele irá flutuar) e vá dizendo o que acontece com a alma que se confessou: fica leve, livre de todo o peso que tinha antes de confessar-se.

Diga qual importância de confessarmos os pecados e de vivermos na graça de Deus.

TEIA - DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO E EXPECTATIVAS

Em circulo, um participante pega um rolo de barbante, diz o nome e qual a sua expectativa no grupo. Segura a ponta e lança o barbante para outro colega que também se identifica ,segura o barbante e joga outro e assim sucessivamente.

Depois que todos se apresentam uma teia é formada no centro do círculo.O líder explica que estamos ligados um ao outro como uma teia, na união por Cristo