relatÓrio parcial“ri… · web viewpágina | 25 relatório parcial – 201 7 faculdade do futuro...

35
Página | 1 Relatório Parcial – 2017 RELATÓRIO PARCIAL Comissão Própria de Avaliação – Faculdade do Futuro CPA/FAF Núcleo de Auto-Avaliação Institucional NAAI/FAF PERÍODO DO RELATÓRIO: 2017 COMISSÃO: Elias Perigolo Mol, representante do corpo docente; Milene Coelho de Oliveira, representante do corpo docente; Celso da Silva Leite, representante do corpo técnico- administrativo; Fabiana de Freitas Antunes, representante do corpo técnico-administrativo; Douglas Pereira Otoni, representante da sociedade civil organizada; Rosa Cristina Ferreira Satler, representante da sociedade civil organizada; Felipe Schuenk, acadêmico do Curso de Engenharia Civil, representante do corpo discente; Thayanne Sathler Araujo Freitas, acadêmica do Curso de Enfermagem, representante do corpo discente; 1 - INTRODUÇÃO: A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade do Futuro foi criada por ato normativo do Diretor da Instituição, Professor Flávio José Ribeiro de Almeida, através da FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Upload: others

Post on 08-Aug-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 1Relatório Parcial – 2017

RELATÓRIO PARCIAL Comissão Própria de Avaliação – Faculdade do Futuro

CPA/FAF Núcleo de Auto-Avaliação Institucional

NAAI/FAF

PERÍODO DO RELATÓRIO:

2017

COMISSÃO:

Elias Perigolo Mol, representante do corpo docente; Milene Coelho de Oliveira, representante do corpo docente; Celso da Silva Leite, representante do corpo técnico-administrativo; Fabiana de Freitas Antunes, representante do corpo técnico-

administrativo; Douglas Pereira Otoni, representante da sociedade civil organizada; Rosa Cristina Ferreira Satler, representante da sociedade civil

organizada;Felipe Schuenk, acadêmico do Curso de Engenharia Civil,

representante do corpo discente; Thayanne Sathler Araujo Freitas, acadêmica do Curso de

Enfermagem, representante do corpo discente;

1 - INTRODUÇÃO:

A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade do Futuro foi criada por ato normativo do Diretor da Instituição, Professor Flávio José Ribeiro de Almeida, através da Portaria nº 02/2008, de 04 de fevereiro de 2008, devidamente registrada junto ao Cartório de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Manhuaçu – Minas Gerais sob nº 468, às fls. 222 v do Livro “A”.

Os instrumentos avaliativos aplicados no decorrer deste ano de 2017 foram divididos em duas etapas: i) avaliação institucional e censo socioeconômico – realizado no 1º semestre de 2017 e ii) avaliação de disciplinas e professores – realizado no 2º semestre de 2017. Os instrumentos avaliativos utilizados foram remodelados e aprimorados dos mesmos constantes no Projeto de Auto-Avaliação e anteriormente aplicados nos anos de 2016 - 2018, possibilitando uma confrontação dos dados e uma maior visualização para elaboração de metas e propostas a serem perseguidas pela Faculdade do Futuro na perspectiva da construção de sua identidade institucional.

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 2: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 2Relatório Parcial – 2017

A fim de construir uma avaliação institucional fidedigna aos parâmetros legais, a CPA-FAF/2016/2018 estabeleceu um cronograma de atividades e calendário para sua atuação neste triênio, objetivando o estabelecimento de um ciclo de estudos entre seus membros com o objetivo de um maior conhecimento sobre o processo avaliativo, bem como sobre a organização administrativa-pedagógica da Instituição.

A CPA-FAF/2016/2018 encontra-se em seu 5º ciclo avaliativo.

A operacionalização da CPA-FAF/2016/2018 obedece ao disposto na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e na Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 fundamentando-se nos documentos oficiais do INEP/MEC e CONAES.

Internamente a CPA-FAF/2016/2018 rege-se pelas competentes portarias e por seu Regulamento Próprio.

2 - METODOLOGIA Conforme previsão em seu calendário, a CPA-FAF/2016/2018 manteve,

ao longo deste triênio, reuniões periódicas buscando a ampliação do conhecimento de funcionamento do processo avaliativo e sua melhor adequação ao ciclo de avaliação. Tais reuniões possibilitaram o amadurecimento da Comissão quanto aos aspectos avaliativos, permitindo uma discussão de revisão dos instrumentos aplicados, notadamente no que se refere à análise didático-pedagógica; administrativa-organizacional e infraestrutural.

O processo de sensibilização é entendido como de caráter permanente e por esta razão é realizado constantemente junto aos sujeitos do processo avaliativo.

Tomando por base o projeto e os instrumentos disponíveis para a coleta de dados da CPA-FAF/2016/2018, bem como a série de resultados obtidos em cada etapa da avaliação anterior, a CPA-FAF/2016/2018 reavaliou cada um dos procedimentos e, a partir de um criterioso estudo do Projeto de Auto-Avaliação, concluiu pela necessidade de uma possível reformulação dos instrumentos avaliativos, sobretudo dos aspectos didático-pedagógicos, administrativo-organizacional e de infraestrutura, tendo em vista a amplitude e complexidade dos mesmos, fato constatado pela menor adesão do corpo discente para respondê-lo.

Não obstante a proposta anterior de reelaboração dos instrumentos avaliativos, após uma série de reuniões avaliativas a CPA-FAF 2016/2018 decidiu por alterar os instrumentos avaliativos iniciados neste ciclo. Justifica-se este posicionamento pela necessidade de aprimoramento no tratamento estatístico dos dados.

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 3: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 3Relatório Parcial – 2017

Neste Relatório Parcial, pretende-se, na construção dos possíveis novos instrumentos avaliativos, não perder a qualidade dos indicadores a serem avaliados. Não se almeja uma diminuição na extensão dos instrumentos avaliativos sem se perder a qualidade do instrumento avaliativo. Acredita-se que quanto maior o número de indicadores apresentados, maiores serão as possibilidades de se traçar um perfil e uma identidade da Instituição garantindo-se uma maior fidelização dos pontos positivos e daqueles susceptíveis de mudança. Contudo, considera-se também que a amplitude, complexidade e extensão dos instrumentos avaliativos servem de “desculpa” para que uma boa parcela do corpo discente não se comprometa com o processo avaliativo – o que não é objetivo desta Comissão.

Decidiu-se que seria necessária uma maior sistematização do processo de avaliação. Nesse sentido, as mudanças vão no sentido de fazer uma avaliação semestral das disciplinas e professores e uma avaliação anual de caráter sócio demográfica e institucional dos discentes.

Os questionários serão elaborados usando as funcionalidades do sistema de registro de faltas, notas e dados dos estudantes, chamados de webgiz. Inicialmente se constrói e testa o questionário, depois se desenvolve a plataforma de resposta dentro do webgiz.

FACULDADE DO FUTURO

Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 4: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 4Relatório Parcial – 2017

No questionário denominado “Censo Educacional e Avaliação Institucional” obteve-se uma forte adesão dos estudantes, com 91% dos estudantes respondendo ao questionário. Foram enviados 1614 convites e obteve-se 1469 questionários preenchidos.

Essa informação mereceu atenção especial da CPA/FAF-2016/2018, pois refere-se à adesão do corpo discente no processo avaliativo deste ciclo. Diferentemente do ocorrido anteriormente, a CPA/FAF-2012/2015, registrou uma regressão nos índices de participação do corpo discente, sobretudo no que se refere à avaliação institucional em si – considerando-se a discussão já apresentada anteriormente quanto à complexidade e amplitude do instrumento avaliativo.

3 - ANÁLISE DOS DADOS

A consolidação consistiu na análise, elaboração e divulgação dos dados coletados e compilados contemplando a realização de um balanço crítico do processo avaliativo e de seus resultados em termos da melhoria da qualidade da Instituição.

Os resultados, conforme dito anteriormente, foram encaminhados aos respectivos segmentos/setores institucionais como forma de se possibilitar uma revisão dos serviços prestados levantando-se os pontos positivos e aqueles que necessitam de intervenção.

Pautando-se no caráter sigiloso e ético do processo avaliativo, a divulgação dos resultados buscou resguardar nomes ou quaisquer outras formas de identificações que pudessem possibilitar uma exposição pública dos agentes/sujeitos envolvidos, bem como se evitou a divulgação das recomendações da CPA-FAF/2016/2018, antes de serem discutidas com a Administração da Instituição.

3.1 - RESULTADOS

Os resultados que passamos a apresentar referem-se à consolidação do instrumento avaliativo constante no Projeto de Auto-Avaliação da CPA/FAF 2016/2018 aplicado ao corpo discente para a avaliação institucional ao longo do triênio 2016/2018. Ressalte-se que as avaliações do corpo docente realizadas pelos alunos foram compiladas e devidamente encaminhadas aos coordenadores de cursos para discussão individualizada junto aos seus professores, não sendo, portanto, objeto de análise e avaliação por esta comissão.

A estruturação dos resultados apresentados está voltada para uma análise QUANTITATIVA. A cada indicador de cada núcleo há uma análise específica do levantamento quantitativo dos resultados. Por questões meramente de ética, esta Comissão achou por bem simplesmente fazer o

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 5: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 5Relatório Parcial – 2017

levantamento dos índices quantitativos, apresentando aqui tão somente a análise final dos resultados exaustivamente discutidos.

Ressalte-se, ainda, que após as análises, a CPA/FAF encaminhou os resultados focando a apresentação de uma série de RECOMENDAÇÕES DA CPA apresentadas em cada núcleo, chamando a atenção para os indicadores que apresentavam maiores distorções percentuais entre as alternativas, tendo em vista que NÃO é função desta Comissão fazer inferências quanto à ocorrência de possibilidades que ocasionaram as distorções analisadas. Ao contrário, a função desta Comissão é encaminhar os resultados para cada departamento/núcleo/coordenação e estes procurarem, dentro de suas realidades, apurar as possíveis fragilidades que ocasionaram as distorções detectadas e, consequentemente apresentar metas e estratégias para corrigi-las.

3.2 - CENSO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Buscou-se inicialmente fazer um raio-x do corpo discente da Faculdade do Futuro com a realização de um Censo Educacional. O Censo Educacional é um levantamento de dados e informações referentes ao aluno da Faculdade do Futuro e tem como finalidade subsidiar a elaboração de análises, diagnósticos, planejamento do sistema educacional da instituição. Sua apresentação será organizada em 4 partes, sendo: i) CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ALUNO, ii) CARACTERÍSTICAS PESSOAIS, iii) CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS, e iv) CARACTERÍSTICAS EDUCACIONAIS

• CARACTERÍSTICAS GERAIS DO ALUNO

TABELA 1

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Prefiro não declarar 1 .1

Total 1468 100.0

Qual o seu curso de gradução? 

Page 6: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 6Relatório Parcial – 2017

Fonte e elaboração própria

GRÁFICO 1

Engenharia CivilPsicologia

EnfermagemEducação Física - Licenciatura

FarmáciaCiências Biológicas

Engenharia AmbientalAdministração

Ciências ContábeisEngenharia de Produção

Educação Física - Bacharelado

0 50 100 150 200 250 300 350

Quantidade de alunos por curso

Frequência

Nota-se que o curso que tem maior representatividade em número de estudantes na Faculdade do Futuro é o curso de Engenharia Civil, seguido por Psicologia.

GRÁFICO 2

ManhuaçuIúna

MutumSanta Margarida

São João do ManhuaçuAlto Jequitibá

CaputiraSão José do Mantimento

Alto CaparaóIbitiramaPocrane

JacareTaparuba

0 100 200 300 400 500 600

Cidade do Estudante

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 7: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 7Relatório Parcial – 2017

TABELA 2

FrequênciaPercentual

válidoManhuaçu 567 38,6

Manhumirim 100 6,8

Ibatiba 80 5,4

Iúna 75 5,1

Lajinha 52 3,5

Simonésia 50 3,4

Mutum 39 2,7

Durandé 37 2,5

Irupi 37 2,5

Santa Margarida 35 2,4

Ipanema 33 2,2

Martins Soares 33 2,2São João do Manhuaçu

30 2,0

Espera Feliz 29 2,0

Brejetuba 27 1,8

Alto Jequitibá 25 1,7

Reduto 24 1,6

Orizânia 23 1,6

Caputira 21 1,4

Chalé 21 1,4

Qual cidade/estado você mora atualmente?

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 8: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 8Relatório Parcial – 2017

GRÁFICO 3

Manhuaçu39%

Man-hu-

mirim7%

Ibatiba5%

Localidade

TABELA 3

 Qual o meio de transporte que você mais utiliza para vir à faculdade? 

  Frequência Percentual válidoTransporte coletivo 881 60,0

Carro particular 120 8,2Moto 94 6,4

A pé/bicicleta 335 22,8Carona 14 1,0Outros 25 1,7Total 1469 100,0

Os dados acima mostram que mais de 60% dos estudantes viajam para fazer a faculdade e moram fora da cidade de Manhuaçu. Isso consolida a cidade de Manhuaçu cada vez mais como um polo educacional relevante. O meio de transporte mais utilizado é o Transporte coletivo.

• CARACTERÍSTICAS PESSOAIS FACULDADE DO FUTURO

Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 9: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 9Relatório Parcial – 2017

GRÁFICO 4

TABELA 4

 Qual o seu estado civil?  Frequência Percentual válido

Solteiro(a) 1181 80,4Casado(a) 193 13,1

União consensual 29 2,0Viúvo(a) 6 ,4

Separado(a)/Desquitado(a) 31 2,1Não sei responder 28 1,9

Total 1468 100,0

GRÁFICO 5

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 10: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 10Relatório Parcial – 2017

Branco

(a)

Negro(a)

Pardo(a)

Índio(a)

Oriental

Não se

i resp

onder0.0

5.0

10.0

15.0

20.0

25.0

30.0

35.0

40.0

45.0

50.0 47.6

10.9

38.9

0,5 0,2 1.9

Como você classificaria sua raça?

Percentual válido

A maior parte dos estudantes é do sexo feminino, reforçando assim uma tendência nacional de maior entrada de mulheres no curso superior. A grande maioria dos estudantes é solteira. E na composição racial observamos que a FaF é bastante democrática, pois tem uma grande diversidade.

• CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS

TABELA 5

Qual sua renda familiar mensal (em média)?   Frequência Percentual válido

Sem renda 36 2,5Até 1 salário mínimo 274 18,7

De 1 a 2 salários mínimos 485 33,0De 2 a 3 salários mínimos 270 18,4De 3 a 5 salários mínimos 180 12,3De 5 a 8 salários mínimos 47 3,2

De 8 a 10 salários mínimos 18 1,2De 10 a 20 salários mínimos 11 ,7

Acima de 20 salários mínimos 8 ,5Não sei responder 140 9,5

Total 1469 100,0

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 11: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 11Relatório Parcial – 2017

TABELA 6

FrequênciaPercentual

válido

Não trabalho 368 25,1

Horário integral (8 horas ou mais) 643 43,8

Horário parcial (6 horas) 151 10,3

Horário flexível (você faz seu tempo) 96 6,5

Meio período (até 4 horas) 79 5,4

12 por 36 horas 34 2,3

Outro 67 4,6

Não sei responder 31 2,1

Total 1469 100,0

 Como é a sua jornada de trabalho diária?

GRÁFICO 6

Não tr

abalh

o

Horário in

tegral

(8 horas

ou mais

)

Horário parc

ial (6

horas)

Horário flex

ível (v

ocê faz

seu te

mpo)

Meio perí

odo (até

4 horas)

12 por 36 horas

Outro

Não se

i resp

onder0.0

10.020.030.040.050.0

Como é a sua jornada de trabalho diária?

TABELA 7

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 12: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 12Relatório Parcial – 2017

 Qual a escolaridade da sua mãe?  Frequência Percentual válido

Não frequentou a escola 40 2,7Até a 4ª série 540 36,8Até a 8ª série 179 12,2

Segundo grau incompleto 84 5,7Segundo grau completo 296 20,2

Superior incompleto 37 2,5Superior completo 132 9,0

Pós-graduação incompleta 15 1,0Pós-graduação completa 97 6,6

Não sei responder 48 3,3Total 1468 100,0

A análise da condição socioeconômica dos estudantes da FaF mostra que o corpo discente é muito heterogêneo. Temos grupos de vários estratos sociais e temos muita diferença quanto à disponibilidade de tempo para estudo, pois muitos estudantes trabalham. Isso dificulta uma política educacional homogênea e exige que a instituição pense os diversos casos específicos.

• CARACTERÍSTICAS EDUCACIONAIS

TABELA 8

Frequência Percentual válido

Todo em escola pública 1316 89,6

Todo em escola privada (particular) 41 2,8

Em supletivo 15 1,0

Pelo Enem 11 ,7

Todo no exterior 1 ,1

A maior parte em escola pública 36 2,5

A maior parte em escola privada 28 1,9

 Em que tipo de escola você cursou o ensino médio?  

GRÁFICO 7

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 13: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 13Relatório Parcial – 2017

54.7

41.9

3.4

Alguém em sua família já concluiu um curso superior?

SimNãoNão sei responder

Nota-se que a maioria dos estudantes vieram de escola pública e que os pais são os principais incentivadores nessa nova jornada educacional, que é o ensino superior. Muitas vezes, a educação superior é o sonho acalentado de cada família, por isso o investimento nos filhos é feito de modo sistemático.

GRÁFICO 8

Nenhum Um ou dois De 3 a 5 De 6 a 8 Mais de 80.0

5.0

10.0

15.0

20.0

25.0

30.0

35.0

40.0

Quantos livros (em média) você leu no último ano?

TABELA 9 FACULDADE DO FUTURO

Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 14: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 14Relatório Parcial – 2017

Quantas horas por semana, aproximadamente, você dedicou aos estudos, excetuando as horas de aula? 

  Frequência Percentual válidoNenhuma, apenas assisto ás aulas 184 12,5

De 1 a 3 horas 810 55,1De 4 a 7 horas 307 20,9

De 8 a 12 horas 105 7,1Mais de 12 63 4,3

Total 1469 100,0

Analisando o gráfico 8 e a tabela 9, observamos que os estudantes da FaF leem pouco e investem pouco tempo estudando. Tendo em vista que nem todos os estudantes trabalham em tempo integral é preciso criar uma política de incentivo para que estudem mais e se dediquem melhor a sua formação.

3.3 - AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A avaliação institucional tem como pressuposto a avaliação formativa que proporciona informações acerca do desenvolvimento de um processo de ensino, com a finalidade de reorientar a prática pedagógica dos educadores e a gestão das informações e decisões dentro da instituição.

A avaliação institucional, que é um processo permanente, tem como principal função perceber qual a visão geral que se produz sobre o ensino e todos os processos administrativos que atendem ao objetivo fim da instituição que é produzir um ensino de qualidade. Nesse sentido, a Faculdade do Futuro busca inventariar, organizar, analisar, apoiar, decidir, reforçar e corrigir os aspectos avaliados. Ela é incorporada no ato do ensino e integrada na ação de formação, caracterizando-se como um importante instrumento de melhoria da qualidade do ensino na medida em que permite a identificação de problemas. O educador é informado sobre o desenvolvimento da aprendizagem e o educando sobre os seus sucessos e suas dificuldades.

Assim, a avaliação institucional possibilita a reestruturação do processo educacional e a introdução de mudanças na Instituição. Este procedimento colabora com a reestruturação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão da Instituição, visando a melhorias em cada um desses pilares fundamentais.

Desse modo, vamos orientar a interpretação da realidade institucional em dois pontos: i) satisfação com a faculdade e com o curso e ii) avaliação institucional.

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 15: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 15Relatório Parcial – 2017

3.3.1 - SATISFAÇÃO COM A FACULDADE E COM O CURSO

GRÁFICO 9

16%

53%

9%

16%4% 1%

Em que medida você está satisfeito com o seu CURSO de graduação?

Muito satisfeitoSatisfeitoIndiferentePouco satisfeitoNada satisfeitoNão sei responder

GRÁFICO 10

12%

53%

12%

17%3% 2%

Em que medida você está satisfeito com os seus professores?

Muito satisfeitoSatisfeitoIndiferentePouco satisfeitoNada satisfeitoNão sei responder

GRÁFICO 11 FACULDADE DO FUTURO

Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 16: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 16Relatório Parcial – 2017

13%

48%12%

17%8%

2%

Em que medida você está satisfeito com a Faculdade do Futuro?

Muito satisfeitoSatisfeitoIndiferentePouco satisfeitoNada satisfeitoNão sei responder

Nota-se que existe um nível de satisfação grande por parte dos estudantes com a instituição. Mais de 60% deles estão satisfeitos com o curso, com os professores e com a instituição. Essa informação vem consagrar o trabalho realizado pela Faculdade do Futuro.

3.3.2 - INSTITUCIONAL

GRÁFICO 12

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 17: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 17Relatório Parcial – 2017

GRÁFICO 13

GRÁFICO 14

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 18: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 18Relatório Parcial – 2017

GRÁFICO 15

GRÁFICO 16

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 19: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 19Relatório Parcial – 2017

GRÁFICO 17

Pediu-se para que os estudantes dessem nota de 1 a 10 em vários setores e serviços prestados pela FaF. Notou-se que no geral a instituição está toda muito bem avaliada, com todos os itens com a média alta.

GRÁFICO 18

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 20: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 20Relatório Parcial – 2017

TABELA 10

A liderança acadêmica exercida pelo seu coordenador(a) de curso é: 

  Frequência Percentual válidoMuito boa 440 30,0

Boa 516 35,1Regular positivo 273 18,6Regular negativo 83 5,7

Ruim 63 4,3Muito ruim 58 3,9

Não sei responder 36 2,5Total 1469 100,0

GRÁFICO 19

30%

35%

19%

6%

4% 4% 2%

A liderança acadêmica exercida pelo seu coordenador(a) de curso é:

Muito boaBoaRegular positivoRegular negativoRuimMuito ruimNão sei responder

TABELA 11

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 21: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 21Relatório Parcial – 2017

Como você avalia as orientações fornecidas pelo(a) coordenador(a) do seu curso sobre os aspectos essenciais da

sua vida acadêmica (disciplinas, TCC, atividades complementares, estágios curriculares)?

  Frequência Percentual válidoMuito boa 311 21,2

Boa 511 34,8Regular positivo 246 16,7Regular negativo 115 7,8

Ruim 88 6,0Muito ruim 88 6,0

Não sei responder 110 7,5Total 1469 100,0

GRÁFICO 20

GRÁFICO 21

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 22: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 22Relatório Parcial – 2017

Todos os itens mencionados acima tiveram uma forte avaliação positiva, demonstrando uma aceitação com os diversos setores da instituição. O único item que contrasta com essa avaliação foi o acesso a internet, notou-se que 54% dos usuários indicarem não estarem satisfeitos com serviço.

3.3.3 - AVALIAÇÃO DE PROFESSORES

Nos últimos anos instituições educacionais lançaram-se numa busca de métodos e técnicas que as ajudassem a melhorar a qualidade da educação em todos os níveis e modalidades. Nessa empreitada se encaixa a Avaliação Institucional, que tem o objetivo precípuo de apresentar aos professores a vocalização dos estudantes sobre suas disciplinas. Nesse sentido a Faculdade do Futuro organizou no segundo semestre de 2017 a Avaliação Institucional Docente que foi realizada com os estudantes ao final de cada disciplina, através de um questionário aplicado através do webgiz, onde eles tiveram a oportunidade de avaliar a disciplina e o(a) professor(a) em vários aspectos.

GRÁFICO 22 FACULDADE DO FUTURO

Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 23: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 23Relatório Parcial – 2017

ASSI

DU

IDAD

E e

PON

TUAL

IDAD

E

DO

MÍN

IO D

O C

ON

TEÚ

DO

esti

mul

a BU

SCA

PELO

CO

NH

ECIM

ENTO

DID

ÁTIC

A do

pro

fess

or

AVAL

IAÇÕ

ES co

eren

tes

rela

cion

ar o

cont

eúdo

TEÓ

RICO

com

a P

...

BIBL

IOG

RAFI

A

BOM

REL

ACIO

NAM

ENTO

COM

PRO

MET

IMEN

TO P

ESSO

AL

8.30

8.43

8.03 8.04

8.16

8.06

8.16

8.22 8.22

MÉDIA GERAL 2017/2 - FAF

Foi pedido a cada estudante que avaliasse suas disciplinas e professores no final do segundo semestre de 2017. Ele pontuou de 1 a 10 cada um dos 9 quesitos (desde Assiduidade e Pontualidade até Comprometimento do Aluno). Notou-se que a média de todos os quesitos na instituição é bastante alta. Os indicadores que apresentaram maiores médias foram Domínio do Conteúdo, Bom Relacionamento com a Turma e Comprometimento Pessoal.

Com essa avaliação pretendemos criar um espaço de diálogo entre coordenação, professores e estudantes visando melhorar de maneira

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 24: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 24Relatório Parcial – 2017

progressiva a qualidade do ensino transmitido e absorvido. Vale ressaltar que essa avaliação pretende levantar alguns indicadores sobre a qualidade das aulas ministradas e portanto não pretende ser a palavra final sobre os processos de trabalho de cada professor.

No sentido de sintetizar um conjunto de dados em uma escala de 0 a

100 pontos, que não pode ser diretamente observada, mas que pode ser

estatisticamente inferida foi criado um Índice de Avaliação Docente (IAD). Para

construir o IAD foi utilizada a metodologia de Análise Fatorial de Componentes

Principais para reunir informações dos 8 itens referentes a disciplina e

congregá-las em apenas um indicador. Com fins de comparação foi calculada a

média geral dos professores e a individual para se ter um parâmetro de

comparação. Na primeira vez que essa metodologia foi utilizada apurou-se um

índice de 82,87. Pretende-se que esse indicador seja feito todo semestre para

acompanhar o desenvolvimento da instituição e dos professores.

GRÁFICO 23

0.00

10.00

20.00

30.00

40.00

50.00

60.00

70.00

80.00

90.0082.17

INDICE AVALIAÇÃO DOCENTE - FAF - 2017/1

GRÁFICO 24

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 25: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 25Relatório Parcial – 2017

Profissi

onalism

o

Paciên

cia

Bom relac

ionamen

to

Habilid

ades

de ensin

o

Conhecimen

to do conteú

do

Gestão

da sala

de aula

Total

20.62.3

16.140.0

13.8 7.2

100.0

Na sua opinião, qual a principal qualidade que forma um bom

professor(a)?

Foi perguntado aos estudantes qual seria a principal qualidade observada num bom professor(a). Notou-se que as qualidades mais destacadas estão relacionadas às formas de transmissão e domínio do conteúdo ministrado.

4 - INFORMAÇÕES E AÇÕES PREVISTAS

Desde seu início, a CPA buscou conhecer o histórico de avaliação já existente na Instituição de Ensino Superior - IES, analisar o que estava consolidado e dar continuidade aos processos já instituídos a fim de otimizar a Auto-avaliação Institucional, através de um processo não estanque, mas contínuo, que permitisse adequar à realidade da Instituição as novas diretrizes para a avaliação do ensino superior, estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior - CONAES.

A partir daí, estabeleceu como objetivo geral avaliar a Instituição de forma integrada, participativa e contínua, envolvendo seus diferentes segmentos constitutivos, com olhar crítico e global, buscando reflexões a fim de subsidiar a revisão de políticas, programas e projetos que favorecessem a melhoria da qualidade acadêmica e sua efetiva participação na comunidade em que está inserida. Para isso, considerou como objetivos específicos:

Dar maior publicidade dos dados agregados desse relatório a toda comunidade acadêmica para aderirem cada vez mais ao processo de auto-avaliação.

Trabalhar os pontos fracos da instituição para estimular cada vez mais um desenvolvimento pleno.

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

Page 26: RELATÓRIO PARCIAL“RI… · Web viewPágina | 25 Relatório Parcial – 201 7 FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018

P á g i n a | 26Relatório Parcial – 2017

Criar uma política de incentivo para que os estudantes se engajem cada vez mais em seus processos de estudo e preparação para a vida e o mercado de trabalho.

Incentivar a capacitação e preparação dos professores para que eles se qualifiquem cada vez mais e assim faça crescer todo o nosso corpo docente.

Conhecer e analisar a realidade da Faculdade do Futuro nas suas especificidades de acordo com sua missão;

Promover e estimular a implementação de processos avaliativos em todas as instâncias da Instituição de forma a embasar o planejamento, a gestão, o aperfeiçoamento e a articulação contínua dos programas e projetos acadêmicos na busca da melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão;

Viabilizar um olhar crítico interno e externo do universo envolvido, visando à identificação de pontos fortes e fracos, objetivando ações de reforço e corretivas;

Otimizar os processos avaliativos correntes, sugerindo alterações para a adequação às diretrizes propostas pela INEP/CONAES;

Sistematizar e padronizar os processos avaliativos, promovendo a articulação dos diferentes dados e informações coletadas;

Proporcionar debates e discussões entre os atores envolvidos, promovendo uma ampla reflexão sobre a eficiência, a eficácia e a relevância social e científica dos programas e projetos institucionais relacionados com as atividades-fim da Instituição.

FACULDADE DO FUTURO Comissão de Avaliação Institucional CPA/FAF – 2016/2018