litoral catarinense - 41ª edição

12
7 de setembro 2012 • Semanal • Edição 41 • Ano I • Itapema, Porto Belo e Bombinhas • R$ 1,00 Litoral Catarinense TURISMO Porto Belo receberá 42 transatlânticos nesta temporada 12 ELEIÇÕES Candidatos a prefeito e vice de Itapema conseguem registro 7 PORTO BELO Caminhão do Peixe existe, mas está abandonado 6 ITAPEMA População cresce 6,57% em dois anos 8 TURISMO Costa Esmeralda prepara 5ª Semana Internacional de Gastronomia 10 GERAL Desfile da Independência movimenta a região 11 Jornal promove debate dos candidatos a prefeito de Itapema Quem não tiver acesso à internet poderá conferir o desempenho dos candidatos em uma estrutura instalada na Praça da Paz 6 IDELI CONFIRMA APOIO A EVALDO EM PORTO BELO

Upload: litoral-catarinense

Post on 09-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

7 de setembro de 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Litoral Catarinense - 41ª Edição

7 de setembro 2012 • Semanal • Edição 41 • Ano I • Itapema, Porto Belo e Bombinhas • R$ 1,00

Litoral Catarinense

x

Turismo

Porto Belo receberá 42 transatlânticos nesta temporada 12

ElEiçõEs

Candidatos a prefeito e vice de Itapema conseguem registro 7

PorTo bElo

Caminhão do Peixe existe, mas está abandonado 6

iTaPEma

População cresce 6,57% em dois anos 8

Turismo

Costa Esmeralda prepara 5ª Semana Internacional de Gastronomia 10

GEral

Desfile da Independência movimenta a região 11

Jornal promove debate dos candidatos a prefeito de itapemaQuem não tiver acesso à internet poderá conferir o desempenho dos candidatos em uma estrutura instalada na Praça da Paz 6

idEli confirma aPoio a Evaldo Em PorTo bElo

Page 2: Litoral Catarinense - 41ª Edição

De 7 de setembro de 20122 [email protected]ãooPiniãooPinião

DaDos TécnicosScodago Editora JornaliStica ltda

cnPJ:08.179126/0001-87 inScriÇÃo EStadUal: iSEnto

rUa: 129 d nº 150 Sala 102 cEntro - itaPEMa/Sc

JornaliSta rESPonSÁVElTHIAGO FAUTH

Veja as edições anteriores onlinehttp://issuu.com/litoralcatarinese

o fim da geração das diretasAs pesquisas eleitorais da semana passada – IBOPE,

DataFolha e Vox Populi – marcam definitivamente o fim de uma era na política brasileira.

Mostraram a candidatura de José Serra à prefeitura de São Paulo desabando em todos os níveis e, particularmente, entre eleitores do PSDB. Parte migrou para o candidato Celso Russomano, parte menor para Gabriel Chalita.

Serra morre politicamente, mas arrasta o partido con-sigo. Não fosse seu estilo trator, sua incapacidade crônica de permitir o florescimento do novo, o PSDB paulistano estaria com Gabriel Chalita em boa colocação, sem um cen-tésimo da taxa de rejeição do candidato oficial. Ou estaria com José Aníbal, tucano histórico que, em muitas oportu-nidades, sacrificou-se pelo bem do partido. Ou apostando em outro nome novo que, mesmo perdendo, lançasse as bases para a renovação partidária.

No entanto, percebendo o potencial político de Chalita, assim que assumiu o governo do estado Serra iniciou um trabalho pertinaz de desconstrução da imagem do cor-religionário. Fez o mesmo com Aníbal e com quem mais pudesse, no futuro, despontar como liderança partidária.

A insistência irracional de Serra em manter-se à tona, em pensar apenas no próprio umbigo, deixa o PSDB em posição difícil. E revela o derradeiro fracasso de FHC frente a Lula.

Até então, a política brasileira pós-redemocratização girava em torno dos políticos que ascenderam com a cam-panha das diretas. Houve dois partidos com perspectiva de poder – PSDB e PT – ambos dominados por oligarquias políticas da geração das diretas.

No caso do PSDB, houve um sopro de renovação trazi-do por Franco Montoro (quando governador de São Paulo pelo PMDB), mas com o partido focado em São Paulo. No caso do PT, uma base ampliada de militantes, permitindo revelar lideranças em outros estados, mas ainda assim com o centro do poder concentrado em São Paulo – dos sindicalistas e “igrejeiros” de Lula aos egressos da guerrilha, de José Dirceu.

Lula percebeu os novos tempos, entendeu que havia se esgotado o ciclo de Aloizio Mercadante, Martha Suplicy e, de cima para baixo, impôs a renovação: pessoas com perfil administrativo, sem a pesada carga ideológica dos velhos militantes. Lançou Dilma Rousseff para a presidência e Fer-nando Haddad para a prefeitura de São Paulo.

FHC não teve o mesmo descortino. Em 2010 bancou a candidatura pesada de Serra à Presidência, abortando o voo de Aécio Neves – no único momento em que o cavalo pas-sou encilhado para o ex-governador mineiro. Permitiu que o partido ficasse nas mãos do inexpressivo Sérgio Guerra, fechou os olhos para o potencial de um Antônio Anastasia, governador de Minas, abriu mão das políticas inovadoras do Espírito Santo, perdeu o discurso socialdemocrata.

Com Aécio demonstrando total falta de vontade de abrir mão da vida pessoal, sem abrir espaço para outras voca-ções, o PSDB perde o protagonismo.

Passados os efeitos dessas eleições, haverá um rearranjo da política nacional. Encerra-se a geração das diretas, en-tram outros protagonistas, como o governador de Pernam-buco Eduardo Campos ou o prefeito do Rio, Eduardo Paes. E o próprio Anastasia como vice de Campos, se o PSDB tiver juízo.

Por Luis Nassif

a invenção do 7 de setembroQuando se deu realmente a Independência do

Brasil? Porque, quando consultamos os jornais de 1822, não há nenhuma referência ao que se passou nas margens do Ipiranga em 7 de setembro? Por-que aquele episódio foi escolhido em detrimento de outros, quando sabe que, em 1822, a data tomada como marco da Independência foi o 12 de outubro, dia do aniversário de dom Pedro I e de sua acla-mação como imperador? Essas e outras questões foram respondidas, em artigo de enorme valor acadêmico, porém pouco conhecido, publicado em 1995, pela historiadora Maria de Lourdes Viana Lyra, sócia titular do Instituto Histórico e Geográfi-co Brasileiro.

Intrigada com o silêncio da documentação e das publicações do ano de 1822 sobre o 7 de setembro, Lourdes Lyra devassou essa história e estabeleceu ponto por ponto o processo e os interesses envol-vidos na escolha do 7 de setembro como data da Independência. Um ponto que merece realce é que os documentos que supostamente dom Pedro I teria lido às margens do Ipiranga no dia 7 só teriam chegado ao Rio de Janeiro em 22 de setembro. Outro é que o primeiro relato detalhado do epi-sódio do Ipiranga só foi publicado em 1826, em momento de desprestígio do imperador diante dos brasileiros que tinham feito a Independência e que se indignaram com as bases do tratado assinado com Portugal.

A Inglaterra, que representou junto à Corte do Rio de Janeiro seus próprios interesses e os da Coroa portuguesa, pressionara o imperador. Dom Pedro foi convencido a aceitar que, no tratado pelo qual Portugal reconhecia a nossa Independên-cia, ao contrário de todos os documentos do ano de 1822 que a davam como uma conquista dos brasileiros, constasse que esta nos fora concedida por dom João VI. Este era também reconhecido como imperador do Brasil que abdicava de seus direitos ao trono em favor do filho e ao qual ainda tivemos de pagar vultosa indenização. O patente interesse de dom Pedro em conservar seus direitos à sucessão do trono de Portugal, que essa fórmula do tratado revelava, apontava no sentido de uma posterior reunificação dos dois reinos.

Um príncipe que se declarara constitucional, que desde o Fico (9 de janeiro de 1821) vinha sendo aclamado até pelos setores mais liberais, que rom-pera com Lisboa e convocara eleições para uma Assembleia Constituinte, tão amado que recebera da Câmara o título de Defensor Perpétuo do Brasil, fora pouco a pouco se convertendo num tirano. Primeiro, ao dissolver a Assembleia Constituinte, depois, pela forma violenta com que reprimiu a Confederação do Equador e, finalmente, pela assi-natura do vergonhoso tratado.

É nesse contexto que a escolha do 7 de setem-bro como data da Independência ganha sentido. Segundo Lourdes Lyra, até então tinham sido consideradas as seguintes datas decisivas para o processo: o 9 de janeiro, dia do Fico; o 3 de maio, dia da inauguração da Assembleia Constituinte

Brasileira; e o 12 de outubro, dia da Aclamação. Foi o esforço concentrado do Senado da Câmara (atual Câmara Municipal) do Rio de Janeiro, durante o mês de setembro de 1822, enviando mensagem à Câmaras das principais vilas do Brasil - num tempo em que eram as vilas e cidades as instâncias decisivas da política portuguesa -, que fez com que, na fórmula consagrada, constasse que dom Pedro fora feito imperador pela "unânime aclamação dos povos". Foi o apoio das Câmaras e de setores da elite e do povo do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais que deu forças ao príncipe para se contrapor às decisões de Lisboa.

Segundo bem demonstra Lourdes Lyra, a opção pelo 7 de setembro casava bem com a ideia de que a Independência fora obra exclusiva de dom Pedro e essa data foi estrategicamente escolhida para a assinatura do tratado de 1825. Foi a partir de então que começaram a surgir referências mais entusiás-ticas ao 7 de setembro no Diário Fluminense, que fazia as vezes de órgão oficial do governo, e, em 1826, esse dia foi incluído entre as datas festivas do Império. Essa obra in progress foi reforçada ainda naquele ano pela publicação do famoso relato do padre Belchior, a primeira descrição minuciosa dos fatos que se verificaram às margens do Ipiranga por uma testemunha ocular da História. Ao lado deste, dois outros relatos publicados bem mais tarde por membros do grupo que acompanhou dom Pedro a São Paulo passariam a ser a fonte privilegiada para o estudo da data.

O coroamento da obra se deveria ao Visconde de Cairu, intelectual respeitado que se conservou sempre aos pés do trono. Em sua História do Bra-sil, publicada em partes entre 1827 e 1830, Cairu afirma que a Independência do Brasil foi "obra espontânea e única" de dom Pedro, que a tinha proclamado "estando fora da Corte, sem ministros e conselheiros de Estado, sem solicitação e moral força de requerimento dos povos". Estava entroni-zado o mito do herói salvador, e postos na sombra os outros protagonistas, como José Bonifácio, Gonçalves Ledo e os membros de todas as Câmaras que impulsionaram e sustentaram o príncipe em suas decisões. Sem esse poderoso elenco de coadju-vantes, ao contrário do que afirma Cairu, não teria ocorrido a Independência.

É interessante como símbolos forjados a partir de circunstâncias fortuitas se podem transformar com o tempo. Prova de que na memorabilia pátria menos que os fatos importam o peso que a tradição lhes imprimiu. Foi assim, durante todo o Império com a Constituição de 1824. O gesto de sua criação - ela foi outorgada, e não resultou da deliberação de uma Assembleia - não impediu que ela fosse respeitada e sacramentada até muito depois da deposição de dom Pedro I. O mesmo se deu com o 7 de setembro. A data impôs-se sobre as demais, hoje esquecidas, e continuou a ser festejada com o mesmo entusiasmo depois da abdicação, em 7 de abril de 1831, e bem depois de proclamada a República.

Isabel Lustosa

Page 3: Litoral Catarinense - 41ª Edição

3

[email protected] FAUTHPoliticando De 7 de setembro de 2012

diga-me com quem andas...

Você viu Zé o que aconteceu com a repercussão no facebook da matéria “Álvaro Dias, o embaixador dos golpistas, sobrevoa a região.”, na nossa edição anterior? Arg! Intão ocê num sabi que ieu num tenho o tar do feice? Bom,então olha só! Como diz você vou copiar e colar: “Diga-me com quem andas que te direi quem és”!!! Ál-varo Dias: embaixador dos golpistas” Por Altamiro Borges O senador tucano Álvaro Dias parece que deseja ocupar o posto de Demóstenes Torres como expressão maior da direita nativa. Além de s...Ver mais— com Vanio Cesar Vieira e 5 outros.

A matéria acabou fazendo que alguns cidadãos manifestassem sua indignação entre a ligação de Bolinha e Giliard com o referido senador. Teve até tucano que mostrou sua indignação com o fato. Olha só Zé: 3Curtir • • Compartilhar Marízia Ranieri Quer que eu fale a verdade os 3 se merecem..tudo farinha do mesmo saco...há 14 horas • Curtir Eversom Dalbosco Sou do PSDB e achei errado a escolha feita por nosso candidato, pois ele é ficha limpa e se juntou com um ficha suja. Diga-me com quem andas que te direi quem és...há 17 horas • Curtir • 3 (Fonte: http://www.facebook.com/litoralcatar...). É, o povu pensa comu nóis... É tudo farinha du memo saco...

liberados ou não...

O culunista comu fico as canidaturas? Thiago, né Zé! Faz favor... Ocê nunca sincomodô cum isso... Você também nuca me chamou de “culunista”... Arri Égua! Decha de trololó e me fala afinar quem são os canidatos? Olha Zé! A situação é a seguinte... Completamente liberados estão: o Dr. João Emmel, o Willian Diógenes Meister, o Luiz Carlos Vieira, a Maria Luci Da Silva e o Ricardo Alexandre Rosa. Sujeitos a recursos estão: Rodrigo Costa e Clovis Jose da Rocha. Ué! Intão qué dizê que o Bolinha e o Cróvis ainda num tão cumpletamente liberados? Admiro-me de você fazendo essa pergunta Zé. Pur que? Não é você que sempre pergunta se cabe recurso? Como ocê tá incomodado hoji! Fala logo omi! Sim Zé pode haver recurso. Se você observar no sistema DivulgaCand do TRE está assim: Clóvis – 04/09/2012 16:02 – “Aguarda decurso de prazo. Escaninho n. 6”; Giliard – “04/09/2012 16:03 – Aguarda decurso de prazo. Escaninho n. 6”. E o que qué dizê isso? Quer dizer que pode haver recurso de quem for parte do processo. O prazo, se não me engano, é em 08/09/12. Hum! Então eles ainda não estão 100% liberado. Isso mesmo Zé. Cumé que ieles soltaram um punhado de foguete. Para o povo pensar que já tão liberado. Ôce qué dize pra engana o povo. Entenda como quisé Zé...

Pesquisa sob suspeita...

Diga-me uma coisa Zé, você sabe se saiu alguma pesquisa nova? Só de bastidô. Como assim Zé? As tar de pesquisa interna. Ah! Mais isso é o mesmo que boato. Bão, isso ieu já num sei, mai tem um babado rolando. Que babado Zé? Me contaram as línguas de trapu que o tar Instituto da Univali, que teria sido pago pelo Bolinha e Giliard, pra fazê pesquisas durante a campanha teria sido cuntratado tumbém, em Porto belo, Penha e Navegantes. Será Zé? Óia, ôce lembra que na primera pesquisa ielis foram questionados sobre quem tinha pago a pesquisa e disseram que era res-ponsabilidade dielis memo? Lembro Zé. Aliás, nós mostramos a foto do Bolinha e do Giliard no dia que estavam na Univali fazendo a contratação. Ôce pode me aviva a mente sobre isso? Claro Zé. Lá vai:

PEsQuisa sob susPEiTa

Êta! É memo! Intão, tão dizeno agora que o pessoar do Rico entrô na justiça eleitorar questinano o métudu. Ieu vi dizê quê íeis estão numa sinuca de bico, purque o Rodri-go Bolinha num cresceu mais nada. Será Zé? Óia, ieu tô falano o que ieu escuitei dos lin-guas de trapu. É tem um negócio que eu não entendi até agora Zé? E o que foi su? Como pode alguém ser o contratante e contratado ao mesmo tempo? Comu anssim? A Univali contratou a ela mesma para fazer as pesqui-sas. E pode? Vamos aguardar para ver né Zé...

Radialista se vê apertado...

Na quarta-feira, dia 06/09/12, o jornalista Cleverson Tanaca, do programa Jornal da Cidade da emissora local, se viu apertado. De início falou que iria divulgar a nova pesquisa da Uivali, no final do programa e depois abriu os microfones para os laranjas tucanos baterem na atual ad-ministração. Ôce tem certeza dissu? Claro eu mato a cobra e mostro o pau. O radialista só lê do mural o que interessa ao Bolinha olha só o pessoal reclamando: “De: josé - Para: diretoria radio cidade – Enviado em: 5/9/2012 às 19:29:36 - qual o motivo de excluirem o meu recado,não citei nome nem partido então isso é censura e cabe processo!”. Nóis sempre disconfiamu né? É no fundo a rádio não consegue ser imparcial por-que o Nico Russi é quem manda, e ele é Tucano. E tem mais... Num Brinca! Olha só: “De: Sérgio do Tabuleiro – Para: Tanaca – Enviado em: 6/9/2012 às 08:34:21 – Tanaca, vê se pelo menos disfarça. A armação tá bandeirosa demais. Você vai falar de uma pesquisa em que o Bolinha tá na frente. O Bolinha mandou os laranjas baterno Sabino na rádio. Tudo isso para ser o secretário de comunicação do bando? Que decepção... Ah! duvido você ler o meu recado.” Nossa mai intão é tudo verdade? Claro Zé. E tem mais... Num credito! Um vereador chamado Wesley Carlos da Silva, conhecido como Lelé, ligou ao vivo e bateu na atual administração. Advinha qual é o partido dele Zé? Num diga que é tucano? Exatamente Zé! O Lelé é do PSDB. Hum! Intão o Tanaca deu um tiru nu pé diele memo! É Zé o feitiço virou contra o feiticeiro... O Tanaca armar com o Bolinha num tem muito que fazer, porém o vereador do PSDB não podia entrar na rádio. E agora? Agora Zé... É esperar para ver.

Page 4: Litoral Catarinense - 41ª Edição

De 7 de setembro de 20124 [email protected]

Câmara é sede de trei-namento dos mesários que irão trabalhar

Quem trabalha no dia das eleições tem a dispensa

do trabalho pelo dobro dos dias de

convocação

Em Bombinhas, 140 mesários convocados e voluntários irão trabalhar no pleito eleitoral desse ano. Este ano o treina-mento aconteceu nesta semana na Câmara de Vereadores.

No encontro foram repassadas informações como: atendimento ao público, o tratamento

correto de pessoas porta-doras de alguma deficiên-cia, utilização das urnas eletrônicas, a maneira de se fazer o reconheci-mento biométrico entre outras orientações.

Os benefícios de quem trabalha são a dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo do salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral; critério de desempate em concursos públicos para provimen-to de cargos efetivos no âmbito dos Tribunais Regionais eleitorais.

ElEiçõEs

xxx

FotoS DIvulgAção

PolíTica

Matriz: entre as ruas 211 e 213Filial: rua 295 ambas a beira mar

Rua: 412-A, nº 400

Bairro Morretes - Itapema/SC 47- 3368.0448 ou 47-33688315

“EMPRESA PATROCINADORA DO HANDEBOL DE

ITAPEMA”

Juízes regulamentam fornecimento de combustíveis

a ação regulamenta o fornecimento

de combustíveis, procurando coibir a

corrupção e o abuso do poder econômico

nesta semana os juízes Rafael Sandi e Jefferson Zanini, titulares da 35ª e 94ª Zona

Eleitoral de Chapecó, edi-taram a Portaria Conjunta n. 4/2012, que disciplina o fornecimento de combus-tíveis a colaboradores de candidaturas na campanha eleitoral de 2012 no municí-pio de Chapecó. A iniciativa surgiu após reunião com proprietários de postos de

combustíveis, que manifes-taram interesse em prevenir a corrupção eleitoral e o abuso do poder econômico.

Com a medida, o abas-tecimento de veículos de pessoal a serviço dos candidatos, quando não efe-tuado o pagamento no ato, deve ser realizado apenas mediante apresentação de autorização padronizada pela Justiça Eleitoral, com a indicação do nome e outros dados pessoais do colabora-dor da campanha, o nome do estabelecimento respon-sável pelo fornecimento, a quantidade de litros forne-cidos, o número da placa do veículo, além do nome e número do registro e do CNPJ eleitoral do candida-to. A autorização deve ser

assinada pelo candidato ou por quem o represente e o estabelecimento comercial deve mantê-la arquivada por um ano.

De acordo com o juiz Jefferson Zanini, a medida visa dar transparência aos atos da campanha, sem burocratizar ou impedir o fornecimento de com-bustível. “Aproveitamos o momento de mobilização da sociedade e a disposição dos empresários para regula-mentar o fornecimento de combustíveis, procurando coibir a corrupção e o abuso do poder econômico, bem como para criar mecanis-mos para melhorar a apre-ciação das contas prestadas pelos candidatos”, assinala Zanini.

Page 5: Litoral Catarinense - 41ª Edição

De 7 de setembro de 2012 [email protected] PolíTica

Ideli confirma apoio a Evaldo e Giovanni em Porto Belo

ministra afirma que sintonia política com candidato a

prefeito Evaldo vai potencializar recursos

para o município.

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvat-ti, esteve em Porto Belo no sábado (1º de Setembro) para confirmar seu apoio à candidatura de Evaldo Guerreiro e Giovanni Vol-tolini para a prefeitura do município.

Um almoço com lide-ranças, empresários e pes-cadores locais foi promovi-do pela coligação “De mãos dadas com o povo” (PT,PP, PDT, PRB, PV, PPS e DEM) no bairro Perequê, onde a ministra ouviu demandas do setor pesqueiro e do comércio.

Ideli se comprometeu a atender as demandas do município, além de enfatizar que Evaldo e Giovanni têm

o apoio dela e da presiden-ta Dilma Rousseff para a mudança de Porto Belo. “O Governo Federal vai contri-

buir com Evaldo e Giovanni para auxiliar no crescimento e desenvolvimento de Porto Belo. Viabilizei recursos

mesmo com prefeito de outros partidos enquanto era senadora. Agora como ministra posso ajudar muito mais, principalmente porque tenho mais sintonia política com o candidato a prefeito Evaldo, que vai potencializar essa possibili-dade”, explicou.

A ministra Ideli Salvatti também foi responsável pela vinda de recurso para a construção do novo Píer turístico de Porto Belo, para as obras de Sanea-mento Básico no município, além de diversas ações para a pesca no município.

Logo após o almoço, Ideli reafirmou seu com-promisso na largada da car-reata da coligação “De mão dadas com o povo” pelo bairro Jardim Dourado e Alto Perequê, que reuniu mais de 500 carros e mais de 1500 pessoas.

Em almoço, ministra ouviu demandas e conversou com lideranças, empresários e pescadores locais de Porto Belo

Page 6: Litoral Catarinense - 41ª Edição

De 7 de setembro de 20126 [email protected]íTica

Jornal promove debate dos candidatos a prefeito de Itapema

Quem não tiver acesso à internet poderá conferir o desempenho dos

candidatos em uma estrutura instalada na

Praça da Paz

o Jornal O Atlân-tico realiza o primeiro debate dos candidatos a prefeito nes-

tas eleições, na próxima segunda-feira, dia 10, às 19h30, na sede da Fetiesc (Rua 321, Meia Praia). O evento será transmitido ao vivo, via internet, e também será exibido em um telão de LED de alta definição, com 18 metros quadrados, ins-talado na Praça da Paz, no Centro. O radialista Gilson Aguiar será o mediador.

No auditório da Fetiesc, o acesso será restrito a 20 convidados de cada candi-dato. Os eleitores poderão acompanhar a transmis-

são ao vivo, via internet, através do YouTube (www.youtube.com), no canal do Jornal O Atlântico.

Quem não tiver acesso à internet poderá conferir o desempenho dos candi-datos em uma estrutura instalada na Praça da Paz. Um telão de LED de alta resolução, equipamento de ponta para a exibição de ví-deos, medindo 6 metros de largura por 3 de altura, ga-rantirá que os espectadores assistam ao evento. Outra vantagem é que, assim que a transmissão for encer-rada, o vídeo completo já estará no ar, e poderá ser assistido em qualquer outro momento pelo YouTube.

as regras do debateBLOCO 1: No primeiro

bloco, o mediador fará uma pergunta inicial para todos os candidatos, definida por sorteio. Dentro de uma urna, serão colocadas 7 perguntas sobre os seguin-tes temas: saúde, educação, segurança, infraestrutura, transparência pública,

esporte/cultura e mobilida-de urbana. Após o sorteio, cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para responder.

BLOCO 2: Os candida-tos farão perguntas entre si, de acordo com ordem e tema sorteados. Em duas urnas distintas, serão colo-cados os nomes dos can-didatos. A primeira define quem pergunta, e a segun-da, quem responde. Em uma terceira urna estarão os seguintes temas: saúde, educação, segurança, in-fraestrutura, transparência pública, esporte/cultura e

mobilidade urbana. O can-didato deverá elaborar sua pergunta de acordo com o tema sorteado. Serão 30 segundos para a pergunta; 1 minuto e 30 segundos para a resposta. Os candidatos ainda terão 1 minuto para a réplica e 1 minuto para a tréplica.

BLOCO 3: A jornalista convidada, Paula Morejano, editora-chefe do Jornal O Atlântico, fará uma per-gunta para cada um dos candidatos (tema livre). Os prefeituráveis terão 1 minu-to para responder.

BLOCO 4: Por sorteio,

será escolhido o candidato que iniciará a etapa de per-guntas de tema livre entre os prefeituráveis. Após escolher livremente o can-didato que deverá respon-der, o prefeiturável terá 30 segundos para a pergunta. Serão dedicados 1 minuto e 30 segundos para a respos-ta, mais 1 minuto de réplica e 1 minuto de tréplica. Esta etapa será concluída quan-do cada candidato já tiver perguntado e respondido.

BLOCO 5: Nesta etapa, o mediador irá fazer perguntas enviadas pelos leitores para cada um dos candidatos, que serão sor-teadas por bairro: Centro, Meia Praia, Morretes, Alto São Bento, Ilhota, Sertão do Trombudo e Várzea. As per-guntas poderão ser envia-das pelo e-mail [email protected]. Haverá 1 minuto e 30 segundos para a resposta.

BLOCO 6: No encerra-mento, os candidatos terão um minuto para se despe-dir dos eleitores. A ordem das falas será definida por sorteio.

Caminhão do Peixe existe, mas está aban-donado em Porto Belo

PolíTica

Um morador de Porto Belo flagrou o caminhão do projeto Peixe dos Bair-ros, do Governo Federal, estacionado na casa do vereador Altino Junior (PMDB). O veículo tem o objetivo de apoiar a produ-ção de pescado no muni-cípio, mas até hoje não foi colocado em prática a ação em Porto Belo.

A denúncia ganhou

espaço no Facebook, onde os moradores dizem estar indignados ao ver o cami-nhão há mais de um ano abandonado em garagem. “O caminhão está comple-tamente abandonado, pois nem o motor uma vez por semana está sendo ligado. Ainda mais na casa de al-guém que diz que trabalha para o povo”, consta nos comentários.

tiva o consumo de pesca-dos, que apresenta baixos índices no Brasil, através do Projeto Peixe nos Bair-ros. Por isso firma parceria com os municípios para levar o pescado em regiões sem peixarias ou longe dos locais de pesca. Todos os peixes são mantidos em uma câmara de congela-mento dentro do Caminhão do Peixe, para garantir a conservação do pescado. O objetivo do Projeto Peixe nos Bairros é proporcionar alimento de qualidade aos consumidores, facilitar o acesso ao produto e oferecer bons preços para a população.

Depois dos inúmeros comentários, o caminhão não foi mais visto na casa do vereador Altino Junior.

Ou seja, desapareceu.

sobrE o ProJEToO Governo Federal incen-

Caminhão estava abandonado na casa do vereador Altino Junior (PMDB)

Page 7: Litoral Catarinense - 41ª Edição

De 7 de setembro de 2012 [email protected] PolíTica

Candidatos a prefeito e vice de Itapema conseguem registro

Ambos os candidatos alegaram que a Câmara Municipal reconheceu a inexistência de irregularidades nas contas e anulou os efeitos causados pela rejeiçãoa

o TrE reformou as sentenças da

91ª Zona Eleitoral que indeferiram os registros de clóvis

José da rocha e Giliard reis

o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiu nesta segunda-fei-ra (3), por unani-

midade, reformar as senten-ças da 91ª Zona Eleitoral que indeferiram os registros dos candidatos a prefeito de Ita-pema Clóvis José da Rocha (DEM) e a vice-prefeito Gi-liard Reis (PMDB), de chapas diferentes.

Em ambos os casos, os candidatos tiveram os registros de candidatura impugnados pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), o

qual alegou que eles estariam inelegíveis segundo o artigo 1º, inciso I, alínea "g", da Lei Complementar nº 64/1990 (Lei das Inelegibilidades), modificado pela Lei Comple-mentar n° 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), por ato doloso de improbidade administra-tiva.

O motivo foi a rejeição de contas, pela Câmara Munici-pal e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), refe-rentes ao exercício do cargo de prefeito em 2004. Rocha foi eleito prefeito de Itapema em 2000, mas teve que se afastar do cargo, por decisão judicial, entre o período de

agosto a dezembro de 2004. Nesses meses, ele foi substi-tuído por Reis, que na época era presidente da Câmara Municipal.

No recurso ao TRESC, ambos os candidatos alega-ram que a Câmara Municipal reconheceu a inexistência de irregularidades nas contas e

PT obtém registros para majoritária e proporcional

na análise dos demonstrativos de atos Partidários (draP) feita em 1º grau, o juízo da 91ª Zona Eleitoral indeferiu os pedidos devido

a algumas irregularidades

ElEiçõEs

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina decidiu na última sexta--feira (31), por unanimida-de, deferir os registros de candidatura da coligação “Continuar Avançando” (PT e PRTB) para parti-cipar das eleições majo-ritária e proporcional de Itapema.

Na análise dos De-monstrativos de Atos Partidários (DRAP) feita em 1º grau, o juízo da 91ª Zona Eleitoral indeferiu os pedidos devido a algumas

irregularidades, sendo uma delas a existência de duas atas de convenção do PT com formações de coligações e registros de candidatos diferentes.

Uma delas, que forma aliança com o PRTB, foi realizada em 20 de maio e indicou Luiz Carlos Vieira (PT) para prefeito e Davi Brandes Leite (PRTB) para vice. Já a outra formação seria entre PT, PV, PCdoB, PR, PRB e PDT, com Roberto Carlos Ruiz (PT) e Ivanor de Souza (PRB)

Vieira, Leite e a coliga-ção deles recorreram ao TRESC defendendo que “em nenhum momento a convenção partidária se opôs às diretrizes estabe-lecidas pelas instâncias superiores”. Eles acres-centaram que a própria comissão executiva nacio-nal anulou a sua decisão em 8 de agosto, permitin-do assim a participação da chapa entre PT e PRTB.

Diante da mudança de posição da comissão nacional, o juiz-relator, Julio Schattschneider, decidiu que a coligação “Continuar Avançando” está apta a concorrer nos pleitos majoritário e pro-porcional, além de aceitar a alteração do nome da chapa para vereador, que agora passa a ser chamar “Por uma Itapema Ainda Melhor”.

xxxx

como candidatos majoritários.A comissão executiva estadual do PT decidiu manter

a decisão que compôs a chapa majoritária e proporcio-nal, mas a câmara de recursos da secretaria nacional e a comissão executiva nacional do partido homologaram, em 16 de julho, a candidatura de prefeito da chapa com PV, PCdoB, PR, PRB e PDT. A coligação “Continuar Avançan-do” apresentou documentos para sanar essas irregularida-des, mas o juízo de 1º grau não os acolheu.

Diante da mudança de posição da comissão nacional, o juiz-relator decidiu que a coligação “Continuar Avançando” está apta a concorrer nos pleitos majoritário e proporcional

anulou os efeitos causados pela rejeição. Entretanto, o MPE argumentou que "hou-ve, em verdade, a revogação do decreto anterior, o que, conforme a jurisprudência do TSE, não é mais admitido para fins de afastar a inelegi-bilidade".

O relator dos dois casos, juiz Luiz Henrique Martins Portelinha, deu provimento aos recursos e deferiu os registros de candidatura, explicando que a Câmara Municipal não revogou o decreto que havia rejeitado as contas, mas sim o anulou, o que afasta a inelegibilidade dos candidatos.

Para o magistrado, "a decisão do Tribunal de Contas que julgou irregulares as contas referentes aos atos de gestão praticados pelo recorrente no exercício de 2004 igualmente não é hábil a gerar inelegibilidade".

Page 8: Litoral Catarinense - 41ª Edição

De 7 de setembro de 20128 [email protected]

População de Itapema cresce 6,57% em dois anos

Itapema também foi o município que mais cresceu em Santa Catarina nos últimos dez anos

segundo ibGE, número de habitantes no

município aumentou em mais de 3.000

pessoas desde 2010

o Instituto Brasi-leiro de Geogra-fia e Estatística (IBGE) divulgou na sexta-feira

(31) uma lista com as es-timativas das populações residentes nos 5.565 muni-cípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2012. Segundo os dados oficiais, Itapema está atual-mente com 48.807 habitan-tes, um aumento de 6,57% em relação ao número do Censo Demográfico de 2010 com 45.797 habitantes.

Itapema também foi o município que mais cres-ceu em Santa Catarina nos últimos dez anos, com um aumento de 77,10% de sua população, segundo com-parativo dos dados oficiais do IBGE entre os anos de 2000 e 2010.

As estimativas popu-lacionais são importantes para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográ-ficos entre os censos oficiais.

Os números também servem como parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de

Estados e Municípios. As políticas públicas

municipais também estão relacionadas diretamente com as estimativas popu-

lacionais, pois os governos usam os dados para projetar a oferta de serviços públicos, como nas áreas de saúde, educação e segurança.

Itapema realiza a 3ª edição da Semana Farroupilha

Tradição

Entre os dias 13 e 16 de setembro Itapema realiza

a 3ª Semana Farroupilha com uma serie de atrações artísticas e musicais. A organização da festa fica por conta de uma parceria en-tre o Governo Municipal, através

da Secretaria de Esportes, Cultu-ra e Lazer e o Grupo de Dança

Tropeiros do Litoral.O evento acontece na

Praça do Mercosul, no bairro Tabuleiro dos Oliveiras e terá início na noite de quinta-feira, dia 13, às 20h, com o Desfile dos cavaleiros saindo da

frente da Fecat Calçados, em Meia Praia, seguindo pela 2ª Avenida até o Pórtico Turístico. Em seguida acontece a bênção aos cavaleiros e a cerimônia de abertura dos feste-jos com a presença de autoridades locais. Às 21h acontecem apresen-tações artísticas, costelaço de fogo de chão e carreteiro de charque e baile com o conjunto musical “San-fona Solta”.

Na sexta-feira (14) a festa inicia às 18h com hasteamento das ban-deiras, tertúlia livre com decla-mações, apresentação de cantores locais e trovas; apresentações de danças seguido por costelaço e

baile com o mesmo conjunto.No sábado (15) a festa inicia

mais cedo, às 15h, com roda de chimarrão e tarde dançante para a melhor idade. A programação segue com tertúlia livre, apresen-tações artísticas e às 19h o show nacional com Délcio Tavares. À noite tem mais um baile com San-fona Solta.

No domingo (16) a festa inicia às 8h com a 6ª Cavalgada dos Amigos do Sertão do Trombudo seguido de almoço com Costelaço de Fogo de Chão. Já às 14h a festa encerra com novo baile do conjun-to musical “Sanfona Solta” .

Délcio tavares é presença confirmada na festa

Page 9: Litoral Catarinense - 41ª Edição

De 7 de setembro de 2012 [email protected] GEral

Novo CMEI Alto São Bento abre suas portas

cmEi é a segunda instituição municipal aberta no bairro alto

são bentos em 15 dias.

a Prefeitura de Itapema, por meio da Secre-taria de Edu-cação, abriu as

portas do novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alto São Bento para seus alunos na quinta-feira (30). A estru-tura foi construída na Rua 804A, no bairro Alto São Bento, ao lado da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Linhares.

O novo CMEI tem 655 metros quadrados de área construída, com cinco sa-las de aula, dois berçários com fraldário, biblioteca, sala de audiovisual, pátio com playground interno e externo, recepção, cozinha completa com refeitório, espaços administrativos

e vaga de estacionamento para 10 carros. O local tem capacidade para atender um total de 260

crianças de 1 a 5 anos de idade, em meio período.

A estrutura foi plane-jada dentro de critério de

segurança e acessibilidade e é uma obra sustentá-vel. O novo CMEI pos-sui sistema de captação

da água da chuva para reutilização na limpeza interna e externa. A uni-dade também conta com iluminação natural por claraboia nas áreas de cir-culação e amplas janelas, que permitem iluminação natural, economizando energia elétrica. O sistema de ventilação cruzada foi implantado também para reduzir a utilização de ar condicionado.

Pais e responsáveis conheceram as novas instalações e receberam orientações para seus fi-lhos aproveitarem melhor o CMEI Alto São Bento.

novas vaGasCom a abertura do

novo CMEI Alto São Bento recentemente e do CMEI Abelhinha Feliz em 21 de agosto, a Prefeitu-ra de Itapema passou a oferecer 250 vagas para crianças do município em menos de um mês. Além disso, a antiga estrutura do CMEI Abelhinha Feliz será reaberta para atender 56 crianças, divididas em duas turmas no período matutino e outras duas turmas no período vesper-tino. Já nos próximos dias está prevista a abertura de um novo CMEI no bairro Morretes, que terá capacidade para mais 140 crianças.

Costa Verde & Mar terá novos roteiros de aven-tura a partir de outubro

Turismo

Se no verão as belezas naturais de Santa Cata-rina atraem milhões de turistas para o Litoral, no outono e no inverno esse movimento sofre grande queda, impactando na economia e no desenvolvi-mento dos municípios.

Para minimizar o im-pacto da baixa temporada, o Consórcio Intermunici-pal de Turismo Costa Ver-

de & Mar (Citmar) está produzindo e organizando roteiros de ecoturismo e turismo de aventura para o ano inteiro.

Um grupo formado por integrantes do poder público, micro e pequenos empresários, estudantes e técnicos tem percorrido diversos locais e praticado canoagem, trilha, tra-cking, escalada, ciclotu-

& Mar oferece todas as condições para essas atividades, e só tem a se beneficiar com elas.

“A região tem imenso potencial para o turismo de aventura, porque con-ta com paisagens de rara beleza, assim como o ecoturismo, que é capaz de unir história, cultura e meio ambiente, com produtos diferenciados envolvendo diretamente as comunidades locais. Além disso, esses seg-mentos trazem visitantes que buscam experiências diferenciadas de intera-ção, recreação e lazer, em qualquer época do ano” diz.

rismo, escalada, rapel e atividades aquáticas, entre outros esportes no ar, na terra e no mar.

As visitas técnicas, que foram intensificadas desde o começo de agosto, ocorrem em Itajaí, Cambo-riú, Itapema, Navegantes, Porto Belo, Bombinhas, Penha, Piçarras, Ilhota e Luís Alves. O objetivo é ver de perto as condições de cada atrativo turístico, conferindo questões de estrutura, segurança, aten-dimento e regularização do funcionamento.

No final de outubro, durante quatro ou cinco dias, uma família famosa pela prática de esportes

de aventura - que ainda é mantida em segredo pela coordenação do projeto - vai fazer como teste todo o percurso turístico cata-logado. Se for aprovado, em seguida o roteiro será lançado oficialmente em meio digital.

sEGmEnTo Em alTaContratado para fazer

o levantamento regional do roteiro, o Instituto Alouatta aponta um dado importante: o turismo de aventura e o ecoturismo são os segmentos turísti-cos que mais crescem no mundo. Segundo o respon-sável pelo instituto Paulo Cadallóra, a Costa Verde

Page 10: Litoral Catarinense - 41ª Edição

De 7 de setembro de 201210 [email protected]

bebidas e harmonizaçãoSe você tem interesse em aprender mais sobre diversos

tipos de bebidas, não pode perder as aulas da 5ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. O evento, organizado pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, acontece de 22 a 29 de setembro e tem o apoio do Sebrae/SC, do Governo do Estado e das prefei-turas de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. O chef Carlos Alberto Silva, da Cafeeira Garibaldi, será responsável por workshop no dia 23. Ele vai falar sobre o café, seus aromas, sabores e drinks. A aula, que será realizada na Pousada Vila do Farol, em Bombinhas, terá ainda informações sobre a história do café no Brasil e no mundo e dicas de como chegar a um café espresso perfeito.

vinhos e cervejas “Combinando novas uvas e comida italiana” é o tema

da harmonização que será conduzida pelo chef Ivan Stefanowicz e pelo sommelier Volnei Bastos. Ela está marcada para o dia 23, na Tomatino Cantina Italiana, em Bombinhas. Quem gosta de cervejas, pode acompanhar o workshop da Bierland, que terá como responsável o sommelier Paulo Bettiol. O encontro dos interessados em cerveja será na Pousada Vila do Farol, no dia 26, às 19 ho-ras. A sommelier Camila Sousa, da Pousada Vila do Farol, será responsável pelo workshop “Vinhos do Tirol Brasilei-ro”. A aula será realizada no dia 27, às 9 horas. No dia 29, a Fundação de Turismo de Porto Belo recebe workshop sobre coquetelaria com Pedro Castilho, do Senac Bistrô.

inscrições As inscrições para estas aulas e outros workshops já

estão abertas. O valor da inscrição para cada workshop de bebida é de R$ 50. Para fazer a inscrição e conhecer outros temas, acesse o site da 5ª Semana Internacional de Gastro-nomia da Costa Esmeralda – www.semanadegastronomia.com.br.

um ano de Empório vila nova Para comemorar um ano de atividades, a equipe do

Empório Vila Nova, de Porto Belo, preparou uma semana com descontos bem especiais. Na segunda, os chocolates estavam com descontos. Hoje, terça-feira, é o dia de com-prar queijos e defumados com preços especiais. E a série de descontos não pára por aí. Na quarta-feira, aproveite para saborear patês e geléias produzidos em Santa Catari-na. Na quinta, é o momento de comprar cervejas especiais. Na sexta, os descontos são para os espumantes e, para fechar a semana de comemoração, o sábado será de preços especiais para os vinhos. Se ainda não conhece os produtos do Empório, esta é uma boa oportunidade. Se já conhece, não vai perder estes descontos! O Empório é associado do Costa Esmeralda Convention e fica na Av. Governador Celso Ramos, 2637 A, sala 4.

reabertura do sushi by ulisses O Sushi By Ulisses, associado do Costa Esmeralda

Convention & Visitors Bureau, retoma as atividades nesta quarta-feira, dia 5, a partir das 19 horas. A casa, que fica em Itapema, está totalmente repagina e com novidades também no cardápio. “Vamos servir hot sushis e alguns pratos quentes tradicionais da cozinha japonesa, sem perder nosso principal foco que é servir pratos da cozinha japonesa tradicional com muita qualidade”, explica o pro-prietário, o sushiman Ulisses.

Costa Esmeralda prepara 5ª Semana Internacional de Gastronomia

No evento grandes chefes de cozinha fazem apresentações e compartilham segredos com o público

renomados chefs como claude Troigros, beatriz sotelo e Eudes

assis farão aulas show

a 5ª edição da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda acon-tece entre 22 e 29 setembro em Itapema, Porto Belo e Bombinhas. O evento é orga-nizado pelo Costa Esmeralda Convention

& Visitors Bureau, com o objetivo de agregar valor ao turismo fora da temporada de verão da região. A iniciativa também conta com o apoio dos Governos Municipais das três cidades envolvidas, do Governo Estadual e do Sebrae.

Renomados chefs como Claude Troigros, Beatriz Sotelo e Eudes Assis fazem aulas show, enquanto equipes de escolas de gastronomia ministraram workshops para quem quiser aprender um pouco mais de culinária. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site do evento, onde está dis-ponível também toda a programação: www.sema-nadegastronomia.com.br.

roTa GasTronÔmicaJá os restaurantes da Costa Esmeralda oferecem

cardápios e preços especiais desde 1º de setembro até 10 de dezembro, formando a chamada Rota Gastronômica. Os estabelecimentos servirão pratos especiais, a base de peixes, frutos do mar e outras iguarias em criações do litoral catarinense, basea-das nas influências açoriana, alemã, italiana, entre outras.

- Abstrato Bistrô

- Empório da Carne

- Restaurante Berro D’Água

- Restaurante Bombordo

- Restaurante Casa da Praia

- tatuíra Petisqueira

- trattoria Pastine

- tomatino Cantina Italiana

- Cantina vô Jaques

- Indaiá Restaurante

- Restaurante Coqueiros do Hotel

Plaza Itapema Resort &Spa

- Sushi By ulisses

- Dona Maria Panificadora, Confeita-

ria e Café

- Pizzaria e trattoria Refúgio do

Estaleiro

- Restaurante Panela de Barro

- Restaurante Pousada vila verde

- Restaurante Refúgio do Estaleiro

- tatuíra Petisqueira

A Rota Gastronômica é formada por 18 participantes em 2012:

Page 11: Litoral Catarinense - 41ª Edição

De 7 de setembro de 2012 [email protected]

Desfile da Independência movimenta a região

PaTrioTismo

Os desfiles alusivos à Independência do Brasil aconteceram nesta sema-na nos três municípios da Costa Esmeralda, onde o povo foi às ruas para ma-nifestar o seu amor e res-peito à pátria, renovando o sentimento de patriotismo e orgulho de ser brasileiro.

Em Bombinhas o desfile aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 06 de setembro no Bairro de Zimbros.

Em Itapema o desfi-le aconteceu na manhã de sexta-feira (07), na Avenida Nereu Ramos, no Centro do município. A solenidade de abertura foi na Praça da Paz, onde a população esteve reunida com as autoridades locais.

Todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Esco-las Municipais de Ensino Básico (EMEBs) participa-ram. Além disso, o Colé-

gio Atlântico, o Colégio Unificado, o Grupo de Escoteiros Costa Esme-ralda e integrantes de projetos sociais, culturais e esportivos do Governo Municipal desfilaram.

Em Porto Belo o desfile aconteceu na tarde de sexta-feira (7) tomando conta da Avenida Gover-nador Celso Ramos, no centro.

Toda a rede de ensino do município de Porto Belo participou do Desfile Cívico de 7 de setembro. Escolas municipais, estadual e rede privada, juntamente com a APAE, grupos de melhor idade, escoteiros, entre outros, abrilhantaram o desfile.

GEral

Escolas municipais de Itapema conscientizam contra as drogas

Encontros do Pensaação servem

para os alunos exporem dúvidas

e encontrarem orientação para

ficarem longe das drogas

a questão das drogas na adoles-cência discutida na escola, como uma questão so-

cial, educacional e de saúde pública. Esta é a intenção do programa PensaAção, realizado com alunos de 8ª series da rede municipal de ensino de Itapema, para de-bater de maneira diferente um tema já bastante conhe-cido. Na ação são realizados semanalmente encontros com os estudantes, onde são organizadas rodas de conversa, dinâmicas, vivên-cias, atividades culturais e práticas corporais.

A psicóloga e uma das responsáveis pelo Pensa-

Ação, Tâmara Rezende, explica que o objetivo é alcançado por meio da abordagem inicial de outras temáticas, como história de vida dos alunos, iden-tidade, cultura, relações e reconhecimento e manejo das emoções. “Ouso e abuso das drogas frequentemen-

te é uma consequência de fragilidades emocionais e sociais. Por isso acredi-tamos na importância de trabalhar diversas habilida-des próprias à constituição do ser humano, como o autoconhecimento”, afirma.

Dentre as atividades desenvolvidas há uma

conversa com um voluntário (geralmente ex-dependente químico), que vai até a es-cola para contar sua experi-ência pessoal com o uso de drogas. No último encontro com cada turma, os alunos são convidados a discutir sobre projeto de vida, me-tas, objetivos e construção

de novas ideias e ações. Segundo Tâmara, o

retorno dos alunos tem sido muito positivo. “Os partici-pantes do PensaAção têm se envolvido ativamente nas atividades, frequentemente pedindo continuidade. Já compuseram músicas em homenagem ao projeto e, na nossa página do Facebook, recebemos muitas mensa-gens de elogio e carinho dos alunos”, conta.

O programa PensaAção acontece na parceria das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assis-tência Social,Cidadania e Direitos Humanos, em conjunto com as psicólogas Tâmara Rezende, de Ita-pema, e Renata Serpa, de Bombinhas onde o progra-ma também é desenvolvido. Alunos das escolas munici-pais Francisco Vitor Alves e Maria Linhares já parti-ciparam do PensaAção, en-quanto outras instituições organizam suas próprias agendas de reuniões e even-tos da iniciativa.

o objetivo é alcançado por meio da abordagem inicial de outras temáticas, como história de vida dos alunos, identidade, cultura, relações e reconhecimento e manejo das emoções

Em Itapema o desfile aconteceu na manhã de sexta-feira (07)

Foto: Diretoria De imprensa pmi

Page 12: Litoral Catarinense - 41ª Edição

De 7 de setembro de 201212 [email protected]

Porto Belo receberá 42 transatlânticos nesta temporada

o primeiro navio de passageiros chega

ao município no dia 15 de novembro

falta pouco para começar a temporada de transatlânticos na região. Em

Porto Belo, as escalas estão definidas: serão 42 navios entre novembro de 2012 e março do ano que vem. A estimativa da Fundação de Turis-mo é receber na cidade mais de 100 mil turistas vindos do mar.

A primeira embar-

cação de passageiros de Porto Belo atraca no dia 15 de novembro. O Grand Mistral estreia a rota e passará pela cidade outras nove vezes até o fim da temporada. A novidade é que além dos navios e turistas ame-ricanos, neste verão o transatlântico L' Austral trará turistas franceses ao município.

Em Itajaí, a tempo-rada de transatlânticos vai de 16 de novembro de 2012 a 11 de março de 2013. Mais de 57 mil turistas chegarão ao município nas 34 escalas previstas para este verão. A estimativa da Fundação de turismo é receber na cidade mais de 100 mil turistas vindos do mar

Foto: marcos porto