litoral catarinense - 6ª edição

12
6 a 12 de janeiro de 2012 • Semanal • Edição 06 • Ano I • Itapema, Porto Belo e Bombinhas • R$ 1,00 Litoral Catarinense Prefeito faz balanço de seu governo em 2011 3 Michel Teló pega férias em nosso litoral CÃO AMIGO Itapema promove campanha de doação de animais ANO NOVO Virada em Porto Belo é marcada com fogos 7 9 FotoS DIvulgAção Cantor do sucesso “Aí Se Eu Te Pego” gravou clipe em Porto Belo e depois descansou em Itapema ITAPEMA Moradores do Várzea envolvidos em polêmica 7 6

Upload: litoral-catarinense

Post on 19-Mar-2016

234 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

De 6 a 12 de janeiro de 2012

TRANSCRIPT

6 a 12 de janeiro de 2012 • Semanal • Edição 06 • Ano I • Itapema, Porto Belo e Bombinhas • R$ 1,00

Litoral Catarinense

Prefeito faz balanço de seu governo em 2011 3

Michel Teló pega férias em nosso litoral

Cão AMigo

Itapema promove campanha de doação de animais

Ano novo

Virada em Porto Belo é marcada com fogos

7

9

FotoS DIvulgAção

Cantor do sucesso “Aí Se Eu Te Pego” gravou clipe em Porto Belo e depois descansou em itapema

iTAPEMA

Moradores do Várzea envolvidos em polêmica

7

6

De 6 a 12 de janeiro de 20122 [email protected]ão

Hora de recomeçarOs novos ares de 2012

já sopram no litoral cata-rinense espalhando por aí novas expectativas e no-vos desafios. Nesta que é a primeira edição do ano, trazemos aos nossos leito-res uma entrevista exclu-siva com o prefeito de Ita-pema, Sabino Bussanello, o qual faz uma prestação de contas de seu manda-to e adianta algumas das obras que serão entregues à comunidade no decorrer deste ano que, para ele, é o último de seu mandato de seis anos.

É através desta entre-vista que inauguramos uma nova seção do nosso semanário na qual, sema-nalmente, levaremos aos nossos leitores entrevistas com personalidades da região da Costa Esmeral-da com o intuito de fazer um confronto de ideias e ideais.

Neste ano em que Itapema está em jubilo pelo seu cinqüentenário de emancipação político--partidária, buscaremos também conversar com populares e imortalizar em nossas páginas suas memórias de uma Itape-ma de outrora, do presen-te e do amanhã.

Que nossa relação com você, leitor, possa ser for-talecida ainda mais neste novo tempo e que, juntos, possamos escrever boas histórias para a nossa região. Histórias de amor, superação, desenvolvi-mento, saúde e vitórias! Um brinde a 2012! Um brinde por todos nós!

Boa leitura!

EdiToriAl

DaDos TécnicosPUBLICAÇÕES SINAIS EDITORA JORNALISTICA LTDACNPJ:08.179126/0001-87 INSCRIÇÃO ESTADUAL: ISENTORUA: 129 D Nº 150 SALA 102CENTRO - ITAPEMA/SC JORNALISTA RESPONSÁVELTHIAGO FAUTH

PROJETO GRÁfICO E DIAGRAMAÇÃOAnA PIzzOlhttp://anadiagrama.wordpress.com

Veja as edições anteriores onlinehttp://issuu.com/litoralcatarinese

o mundo do dinhei-ro e seus heróis

De repente, o mundo neoliberal - esse em que tudo vale

pelo preço que tem, em que tudo tem preço, em que tudo se vende, tudo se compra – passou a exibir a riqueza como atestado de competência. Nos EUA se deixou de falar de pobres, para falar de “fracassados”. Numa sociedade que se jacta de dar oportunidade para todos, numa “sociedade livre, aberta”, quem nao deu certo economicamente, é por incompetência ou por

preguiça.Programas de televisão

exaltam os ricos, os bem sucedidos, as mulheres que exibem sua elegância, sua falta de pudor de gastar milhões na Daslu e nas via-gens a Nova York e a Paris. Ninguém quer ver gente feia, pobre, desamparada, que só frequenta os noticiários policiais e de calamidades naturais. As telenovelas tem como cenários os luxuosos apartamentos da zona sul do Rio e dos jardins de Sáo Paulo, com belas mulheres e homens que não trabalham, no máximo administram empresas de sucesso. Os

pobres giram em torno deles – empregadas domésticas, entregadores de pizza, donos de botecos -, sempre como coadjuvantes do mundo dos ricos, que propõem o tipo de vida que as pessoas deve-riam ter, se quiserem ser ricos, bonitos, felizes.

Esse mundo fictício es-conde os verdadeiros meca-nismos que geram a riqueza e a pobreza, os meios sociais – os bancos por um lado, as fá-bricas por outro – em que se geram a riqueza e a fortuna, a especulação e a expropriação do trabalho alheio. Em que estão os vilões e os heróis das nossas sociedades.

Emir SaderSociólogo e cientista, mestre em filosofia políti-ca e doutor em ciência política pela uSP

iMAgEM dA SEMAnA

CHArgE

Michel teló publicou em seu perfil (http://twitter.com/micheltelo) foto com a vista do alto do Morro do Cabeço, em Itapema

o visual das praias catarinenses pegaram o Michel teló

De 6 a 12 de janeiro de 2012 [email protected] dESTAquE

Prefeito de Itapema avalia 2011

Prefeito Sabino Bussanello acompanhou de perto as obras públicas de Itapema, como a ampliação da terceira Avenida

desenvolvendo de forma ética e honesta; ou entrega-remos os seis anos de tudo o que fizemos às garras da-queles que até pouco tempo faliram a máquina pública e sujaram o nome de Itape-ma”, salienta.

Eleições 2012

O prefeito não revela o nome de quem apoiará para ser seu sucessor, diz que isso não é decisão sua, mas sim do seu partido (o PT). Conforme ele vários nomes estão sendo apresentados e o partido será maduro o suficiente para apontar os melhores nomes tanto para o Executivo quanto para o legislativo. Revela ain-da que está pronto para o embate político do próximo ano onde mostrará a Ita-pema herdada em 2006 e a que será entregue em 2012.

Servidor Público

O prefeito destaca as ações promovidas pelo Governo em benefícios dos servidores como a implan-tação da Escola do Servidor; a realização da 1ª Semana do Servidor Público onde além de diversas atividades foi prestada homenagem aos servidores com mais de 25 anos de carreira. Des-taca também que em 2011 foi criado o refeitório dos trabalhadores o qual oferece diariamente café da manhã gratuito a todos. Além disso, afirma que em cinco anos de Governo recuperou os direi-tos e o poder aquisitivo dos servidores públicos com um aumento real de 15%, sendo que no período enquanto a inflação foi de 31% foi conce-dido um aumento de 51%.

Cinquentenário

Bussanello se diz feliz em poder estar frente ao Executivo Municipal no ano em que a cidade celebrará os seus 50 anos de eman-cipação político-admi-nistrativa. Segundo ele a cidade já está em contagem regressiva para festejar em grande estilo este momento histórico que deverá ser um tempo de festa, mas, sobre-tudo, de fazer com que cada cidadão itapemense sinta o orgulho de viver aqui.

na última semana de 2011, o prefeito de Itapema, Sabino Bussanello (PT), recebeu a equipe

do Litoral Catarinense para fa-zer um balanço de seu quinto ano de seu mandato frente ao Poder Executivo. Para ele, o ano foi positivo e trouxe avan-ços os quais são destacados a seguir:

Educação

O prefeito destaca a aquisi-ção de terrenos e construção de escolas e três novas creches que começam a ser entregues a partir de fevereiro de 2012. Destaca ainda os serviços da Universidade Aberta do Brasil que funciona no município atendendo mais de 300 estu-dantes e é uma referência para os municípios da região. Além disso, destaca os investimen-tos que estão sendo feitos em tecnologias para a educação através da informatização das escolas e formação dos professores; bem como pro-movemos a valorização dos educadores que hoje contam com um dos pisos salariais mais elevados do Estado de Santa Catarina.

Saúde

Destaca a captação de recursos junto aos Governos Federal e Estadual para a construção de novas unidades de saúde nos bairros Meia Praia, Várzea, Ilhota e Centro; além do Centro de Referência que está em construção no bairro centro. Lembra ainda as obras do Hospital Santo Antonia, que na última sema-na abriu as alas de internações e em breve abrira a materni-dade.

informatização dos serviços

Bussanello destaca os in-vestimentos feitos na adminis-tração pública municipal nos últimos anos que possibilitou implantar neste ano a Nota Fiscal Eletrônica (Itanota),

além de diversos serviços vir-tuais que são oferecidos para os contribuintes garantindo mais conforto e agilidade aos processos. Confessa que tal avanço coloca o Governo Municipal de Itapema entre as cinco cidades mais digitais da América Latina (conforme pesquisa da Motorola).

obras

Dentre as obras preferidas destaca a conclusão do Miran-te do Encanto, que deverá ser entregue à comunidade em janeiro de 2012, bem como o Mercado Público Municipal; a continuação do Parque Calçadão na Meia Praia e a primeira fase da obra de revitalização da Praia Central. Conforme ele essas são obras estruturantes do turismo local que refletem positivamente na economia da cidade.

Pavimentação

Entre as obras de pavi-mentação e estruturação da malha viária Bussanello destaca a abertura da Terceira Avenida, na Meia Praia, da marginal Oeste no Morretes, além da pavimentação da Avenida Beira Mar, no centro, e de diversas ruas em diferen-tes bairros. Outro destaque foi

a marginal oeste que liga os bairros Sertãozinho, Alto São Bento, Várzea e Tabuleiro, via-bilizada em parceria da Prefei-tura com a Auto Pista Litoral Sul. Conforme ele, o sistema de pavimentação comunitária, possibilitou que apenas em 2011 fossem pavimentados 6 quilômetros de estradas no município.

reforma Tributária

Outro ponto destacado como positivo pelo prefei-to Sabino Bussanello foi a aprovação e sanção do novo Código Tributário. Para ele toda a atenção que a Prefeitura dedicou para com a Reforma Tributária e, principalmente, a Planta de Valores Genéricos demonstrou transparên-cia e compromisso com a democracia. Além disso, ele detalha que o novo Código tem critérios para instituir a almejada Justiça Tribu-tária em Itapema. “Tenho certeza que está superior à desorganização que ha-via, de um Código que foi imposto no final de 2005 sem critérios. Vamos agora corrigir as lacunas que im-pediam o desenvolvimento de Itapema”, afirmou.

TurismoO número de turistas

em Itapema cresceu 14,4% em 2011 (em relação a temporada de 2010). Para o prefeito esse avanço se deve pelas obras estruturantes que deram novos ares tanto a praia quanto a cidade. Revela que o Governo esteve presente em eventos nacionais e internacionais para a divulgação da região nos países do Mercosul e Chile. Além disso, destaca a realização de grandes eventos na cidade com shows nacionais e projetos como o “Estrelas de Natal” que embelezaram a cida-de encantando turistas e moradores.

oposição

Ao ser indagado sobre a oposição o prefeito prefere não citar nomes; mas afir-ma respeitar os interesses daqueles que não reconhe-cem o sucesso do modo petista de governar. Diz que sente a sede dos opositores para voltar ao poder, mas que acredita no poder de decisão do povo. “Ano que vem será decisivo para Ita-pema: um o povo garante que Itapema continue se

Sabino Bussanello faz balanço positivo e comemora resultados das

ações de governo

De 6 a 12 de janeiro de 20124 [email protected]ÍTiCA

[email protected]

William De Lucca MartinezJornalista

o Prestígio do PresidenteO novo Presidente da Câmara de Vereadores

de Porto Belo, Ailton Neckel de Souza, parece que inicia seu mandato a frente do Legislativo do Município sem muito prestígio. Pelo que se sabe, foram convidados o Prefeito Curru e o Vice-pre-feito Vadinho para sua posse, mas nenhum dos dois apareceu. Vai ver que é por causa da prática de ventríloquo do atual Prefeito para com alguns Vereadores. A quem diga que pode ser!

quem precisa trabalhar?No ato da posse da Nova Mesa Diretora da

Câmara de Porto Belo, dia 2, alguns vereadores não estiveram presente. Coincidências a aparte, não estiveram presentes os Vereadores Charles, Altino e Elias, aqueles que manifestaram descon-tentamento com a postura do atual Presidente, Ailton Neckel, que teria saído de uma chapa para virar presidente na outra. Pior mesmo foi o Ve-reador João Paulo, que mesmo sendo o Primeiro Secretário da Mesa Diretora, não se fez presente nem para tomar posse da função. Pode um negó-cio desses?

o que nos espera!Parece que em Itapema, Porto Belo e Bombi-

nhas os Prefeitos darão um gás neste ultimo ano para tentar elegerem seus sucessores.

o que nos espera em itapemaO Prefeito Sabino está planejando inaugurar

no mínimo 2 novas obras por mês, incluindo o Mercado Público, o Mirante, a abertura da Ma-ternidade. Pretende ainda concluir o trecho do Calçadão da Meia Praia e começar efetivamente a Macrodrenagem. Terá ainda para inaugurar várias creches, escolas, centros comunitários, Postos de Saúde e várias pavimentações.

o que nos espera em Porto BeloO Prefeito Curru, terá para inaugurar uma

creche e um Posto de Saúdo ambos no Bairro Pe-requê.Parece, também, que os Vereadores apro-varam 3,5 milhões, conseguidos em empréstimo junto ao BADESC (que será pago pelo próximo Prefeito), para gastar em pavimentação.

o que nos espera em BombinhasSão poucas as notícias de grandes obras. O

Prefeito Maneca, com certeza, inaugurará cre-ches, Postos de Saúde e pavimentações. Interes-sante é que dos três municípios da Costa Esme-ralda, Bombinhas é o único em que o Prefeito poderia concorrer a reeleição. Mas parece que este já abriu mão desta prerrogativa. Será por quê?

www.deluccamartinez.wordpress.comwww.twitter.com/delucca

Politicando

responsáveis por manifestações realizadas ano

passado preparam ofensiva na internet

contra candidatos com problemas na

Justiça

As eleições mu-nicipais serão o principal com-bustível em 2012 para os movi-

mentos que levaram milha-res de pessoas às ruas em 2011 para protestar contra a corrupção. De olho no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade da Lei da Ficha Limpa para estas eleições, os organizadores desses atos preparam uma ofensiva na internet contra candidatos a prefeito e vereador envolvidos em denúncias e com proble-mas na Justiça. Mesmo sem uma pauta definida de mobilização nas ruas, os ativistas apostam na propagação de aplicativos, redes sociais e sites com informações consolidadas sobre os candidatos. A ideia é, independentemen-te do resultado do julga-mento do Supremo, dificul-tar a vida de quem tem histórico pouco recomen-dável para ocupar cargos públicos.

Um dos coordenadores do Movimento de Combate à Corrupção (MCC), Rodri-go Montezuma aposta na organização virtual para dar continuidade às ações do grupo. “As passeatas em massa serão planejadas com outros grupos para que a mobilização seja

Eleições embalam movimentos anticorrupção

Eleitores vão decidir seus representantes em outubro

interessante. Não adianta ir com pouca gente para não desmobilizar. Estamos nos unindo pela internet e criando grupos de interes-ses comuns. Isso é muito fácil de se fazer hoje em dia”, afirma. O MCC foi responsável pelas mani-festações que reuniram cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministé-rios, no dia 7 de setembro, e outras 13 mil, em 12 de outubro.

Para o cientista político Lúcio Rennó, a internet terá papel fundamental nas grandes cidades, em que os meios de comunicação já estão consolidados. O pro-fessor da UnB acredita que o corpo a corpo ainda será mais importante na hora de conquistar o voto nos municípios menores. “Pro-vavelmente, não será um movimento nacional, pois o debate será regionaliza-do. Por isso, é difícil prever se haverá desmobilização, mas o debate sobre o com-bate à corrupção continua em evidência”, diz.

Para Jorge Donizeti Sanchez, presidente execu-tivo da Amarribo, entidade de coalizão contra a cor-rupção criada em Ribeirão

Bonito (SP), os brasileiros têm de encarar as eleições como uma oportunidade de exigir candidatos ficha limpa e realizar mais mar-chas em prol das reivindi-cações comuns.

Muito barulho“Embora as marchas

tenham dado uma relaxada no fim do ano, acho que os movimentos ainda podem ser ampliados. Poderemos ter limitações por causa das eleições, mas acho também que temos gran-des oportunidades nisso. Vamos aproveitar para fazer muito barulho para que a sociedade enxergue o histórico do candidato. E é aí que a internet entra, já que podemos organizar e divulgar essas informa-ções”, afirma Sanchez.

Na avaliação do pre-sidente da Amarribo, o resultado do julgamento da Ficha Limpa e a reforma ministerial a ser anuncia-da pela presidenta Dilma também precipitar novas mobilizações. “Vamos ver se a presidenta vai esco-lher técnicos que possam realizar bons trabalhos, ou se vai seguir a cartilha polí-tica dos partidos”, declara.

De 6 a 12 de janeiro de 2012 [email protected] BAirro

Associação de Moradores é motivo de intriga descontente, morador solicita abaixo-

assinado do atual presidente da Associação dos Moradores do Bairro várzea em itapema

Morador da Várzea e aposentado, Sebastião de Assis está

descontente com a atual ad-ministração da Associação dos Moradores do Bairro Várzea. Ele afirma ter tomado a iniciativa de um baixo assinado para deter-minar uma nova diretoria da associação, sendo ele o candidato a assumir o cargo de Presidente da Associa-ção do referido bairro.

Sebastião relata que, em 2008, foi realizada a

eleição no qual o presidente eleito não assumiu o cargo e o Antonio Gildo Pinheiro, atual presidente, foi indica-do ao cargo sem uma nova eleição. Ele afirmou que a atual diretoria reclama de falta de recursos, mas acre-dita que há varias maneiras de se resolver a questão, uma seria a união da dire-toria com os moradores e também uma divisão dos cargos da atual diretoria.

Sendo um morador de 12 anos, do Bairro Várzea, mesmo não fazendo parte da atual diretoria, preo-

cupado, esta atento aos acontecimentos e desen-volvimentos do bairro e

busca recursos para a sua melhoria.

Seu maior objetivo é providenciar laser para os adolescentes, idosos e crianças, como um campo de futebol de areia, com ba-nheiros adequados e sepa-rados, parquinho, academia popular, horta comunitária, cursos de culinária, entre outros, cancha de boxa, fa-zer com que os moradores e empresários, se interessem pela melhoria do bairro, participem das reuniões da associação, onde pos-sam dar suas opiniões, se

conhecerem, se interarem dos projetos da associação e principalmente saberem no que e onde suas contribui-ções estão sendo aplicadas.

Sebastião, depois de ter o parecer favorável do baixo-assinado, quer assu-mir o cargo de presidente da Associação do Bairro Várzea, e concluindo a re-portagem afirmou que está determinado em buscar novos recursos à associa-ção, garante que com união, respeito e força de vontade alcançará vários benefícios aos moradores do bairro.

Presidente: Sebastião de Assisvice-Presidente: Paulo C. de Camargo1º. tesoureiro: Valdemar Zancheta1º. Secretário: Eloir Fermonton2º. tesoureiro: Guerino M. Veroneze2º. Secretário: Márcia Rossi da Silva

Diretoria formada segundo Sebastião de Assis

Atual presidente afirma que permanecerá no cargo que lhe foi designado até o final do mandato

A atual diretoria do bairro Várzea, repre-sentada pelo presidente Antonio Gildo Pinhei-ro e sua 1ª. Secretária Maria Helena, relatam que na Eleição de 2008, a presidente eleita Ana Graciosa Batistela. não pode assumir seu cargo e os demais membros que faziam parte da dire-toria eleita, se recusaram a assumí-lo, portanto, as providências de um novo candidato foram feitas como determina a lei do estatuto, e por falta de documentação, a presidente eleita, pode-ria proclamar um novo presidente, e assim o fez, aos 30 de maio de 2009, a presidente Ana Gracio-sa Batistela em Assem-bléia Extraordinária, indica o Antonio Gildo Pinheiro, para assumir o cargo de presidente, o qual já era de seu inte-resse e juntamente com o parecer favorável da comunidade presente

nesta assembléia, ficou determinado a nova diretoria da Associação do Bairro, e concluindo assim a ata foi registra-da.

Maria Helena ressal-tou que a nova diretoria assumiu o cargo a partir de 15/07/2009 , e como determina o estatuto, são 03 anos de manda-to, sendo assim, a atual diretoria permanece até o dia 15/07/2012. Em sua concep-ção, afirma que uma associação tem por fina-lidade buscar recursos para melhoria de vida de seus moradores, e que é direito e dever de uma diretoria zelar pelo estatuto e pela comu-nidade, mas para isso tudo funcionar , tem que ter associados, e essa é a maior dificuldade e sua maior busca para o momento, pois não tem

como funcionar uma as-sociação sem associados.

Para o atual Presi-dente, Antonio Gildo, a Associação existe para o bem da comunidade, sendo seus objetivos, buscar laser as crianças e adolescentes como campo de futebol, buscar cursos de costura, tricô, pintura, entre outros,

academia po-pular, todos esses projetos estão registrados em seu man-dato, mas que infelizmente a comunidade esta deixando a associação de bairro esquecida,

talvez por falta de tem-po, e como tem pouco apoio a cada dia sua di-ficuldade aumenta para poder concretizar seus objetivos e que por falta dessa união os próprios moradores é que são os maiores prejudicados, e afirma que desde que

assumiu a presidência da associação luta pela melhoria do bairro, com honestidade e respeito ao cargo que lhe foi de-signado, mas seu prin-cipal objetivo de hoje é ficar até o final de seu mandato e sua principal meta é a união da comu-nidade junto a associa-ção, para que num futuro próximo esses projetos saiam do papel.

Ressaltam ainda que o baixo assinado foi desnecessário, pois os interessados deveriam ter freqüentados as reu-niões da associação ou ter entrado em contato com os membros da di-retoria e assim poderiam verificar o que realmen-te está acontecendo e expondo seus objetivos, com certeza, chegariam a um consenso, afinal de contas a associação existe justamente para a união dos moradores em busca de melhorias do mesmo e não para criar

Presidente: Antonio Gildo Pinheirovice-Presidente: Vanderlei Dalla Brida1º. tesoureiro: Paulo Ritter1º. Secretário: Maria Helena da Silva2º. tesoureiro:Bernwardt Milltz2º. Secretário: Jaqueline da SilvaDiretor Fiscal: Pedro Borges c. de Oliveira

Atual Diretoria

atritos e a Senhora Ma-ria Helena acrescentou que jamais essa chapa ali composta poderia estar colocando edital de convocação sendo que só o presidente atual da associação é que pode colocar o edi-tal para fazer a convo-cação, porque perante o Cartório de Registro Civil a Associação pas-sou a valer a partir do ano de 2009, quando a atual diretoria regu-larizou sua documen-tação.

Interessados deveriam ter frequentado reuniões da

associação ou ter entrado em

contato com os membros da

diretoria

De 6 a 12 de janeiro de 20126 [email protected]

Matriz: entre as ruas 211 e 213Filial: rua 295 ambas a beira mar

Como foi o ano em Itapema e o que esperar para 2012?

Moradores dos Bairros Casa Branca e Morretes compartilham vivências

MorretesSandra Rosa, dona de casa, moradora do Bairro

Morretes, reside a Rua 406I, no. 209, afirmou que 2011 foi um ano de esperança, muita alegria e reali-

zações, consegui minha casa, afirma, Dona Sandra foi uma das contempladas da Casa Popular do Programa

de Habitação de Interesse Social, da Prefeitura de Itapema, sua família foi beneficiada por ter perdido

sua casa em desastres naturais. Só tenho a agradecer, estou muito feliz, é bom poder dormir e acordar no que é meu, ressalta. Muito sorridente, acredita que

2012 será ainda melhor, nos planos quer ampliar sua casa, mas muito dinâmica, afirma: - o que importa é

viver com saúde e alegria.

Casa BrancaSilvia Rosa, comercian-

te, moradora do bairro Casa Branca há 25 anos, residente à Rua 808, no. 45, viu não somente seu bairro crescer mais também toda Itape-ma, declarou que o maior problema encontrado em seu bairro não somente no ano de 2011, mas há muitos anos, é a poeira, afirman-do ser impossível manter sua casa e estabelecimento

limpos e quando chove a rua fica cheio de buracos, Dona Silvia mora próximo ao Cemitério Municipal, e aproveitou a oportunidade para fazer um pedido aos responsáveis que fizeram a limpeza no cemitério na prevenção da dengue, pede um pouco mais de respeito e carinho com seus entes queridos, apelo esse em nome de toda a comunida-de do bairro, pois afirmou

que fizeram uma bagunça na retirada dos vasos. Para 2012, é ciente das dificul-dades encontradas da atual administração para poder resolver as situações de todos os bairros, princi-palmente quando se fala em asfalto, mas o pó aqui é demais, afirma, um asfalto nessa região não seria so-mente um benefício de sua comunidade , mas de toda população Itapemense.

TuristasA família Becker de Rio

Negro – Paraná – todos os anos desfrutam das belezas de nossa região, pescador de mão cheia, afirma Sr. Carlos, professor de Capo-eira, Judô e Boxe, não abre mão de fazer suas pescarias, não tem como você vir pra cá e não se encantar, aqui é tudo muito bonito, e a cada ano as praias ficam mais lotadas,afirma, elogiou a mudança da ciclo-faixa e do calçadão em Itapema, e entre os elogios fez uma sugestão: colocar marca-ções de distância entre uma ponta a outra do calçadão para que as pessoas que se

exercitam possam marcar a distância percorrida. Outra solicitação foi que as Prefeituras e órgãos respon-sáveis poderiam instalar, pelo menos no período da

temporada, mais caixas 24 horas pelas cidades e os comerciantes devem estar preparados para pagamen-tos com cartão, seria um benefício para todos.

De 6 a 12 de janeiro de 2012 [email protected] gErAl

População de Itapema reclama de problemas na coleta de lixo

Caminhões que coletam o lixo em Itapema enfrentam problemas no trânsito intenso da temporada

Prefeitura cobra explicações e

soluções pelo atraso e falta de recolhimento

durante temporada

A Prefeitura de Ita-pema, por meio do Departamen-to de Regulação e Controle (DRC),

recebeu da Ambiental Lim-peza Urbana e Saneamento Ltda. a justificativa pelo atraso da coleta domiciliar na cidade na segunda-feira (2). Segundo a concessio-nária, os caminhões da empresa enfrentam pro-blemas devido aos intensos fluxos de veículos nas vias locais e, principalmente, na BR 101, registrados no período das festas de Natal e Ano Novo. Além disso, consta na explicação que os veículos estacionados de

forma indevida atrapalham a entrada dos caminhões nas ruas para a coleta de resíduos.

A gerente regional da concessionária Ambien-

tal, Kelly Donin Caimi do Amaral, explica que o lixo recolhido em Itapema vai para um aterro em Bigua-çu e, neste percurso, os caminhões estão demo-

rando entre três a quatro horas. Ela ainda afirma que a empresa já ampliou a quantidade de veículos e funcionários para retornar a normalidade da coleta o

mais breve possível. “Espe-ramos que até o final dessa semana esteja tudo regula-rizado”, completa.

O Departamento de Regulação e Controle (DRC) já fez dois relató-rios com base nas recla-mações da população feitas pela Ouvidoria e por ligações telefônicas ao departamento. A partir desses relatórios foram expedidos uma notificação extrajudicial e dois autos de infração, com penalida-des contratuais e multas enquanto os problemas não forem resolvidos. O DRC tem o objetivo de assegurar que os serviços públicos sejam presta-dos de modo adequado, visando a eficiência, a con-tinuidade e o valor pro-porcional da taxa cobrada pelos serviços prestados em todo município.

Adote um cão e ganhe um amigo

iTAPEMA

A Prefeitura de Itape-ma, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde, promove no sába-do (7) a primeira edição da Feira de Adoção de Cães em 2012. O evento é uma ação da campanha “Adote um Cão Amigo” e acontece na Praça da Paz, a partir das 14h, com cães filhotes e adultos. Para adotar é necessário ter mais de 18 anos, apresen-tar documento de iden-tificação e assinar um termo de responsabilida-de. Os animais adotados terão castração e consulta médica veterinária gra-tuita. Em caso de chuva a feira será transferida

no próximo sábado, 14 de janeiro. As feiras de ado-ção acontecem há quatro anos em Itapema, em parceria com a Organiza-ção Não Governamental Viva Bicho.

Os interessados em adotar cães também podem procurar o Canil Municipal, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na Rua 406H1, no bairro Morre-tes, com um documento pessoal. De acordo com o Chefe do CCZ, Gerardo Porchia, o canil, que está com sua lotação máxima com cerca de 80 cães. Ele explica que é feita a captura direcionada para animais doentes, peri-gosos ou que, de alguma

Municipal e então, através das campanhas do “Adote um Cão Amigo” e enca-minhados para uma nova família.

O trabalho do CCZ também consiste apli-cação de veneno para borrachudo e ratos, atendimento de denúncias de maltrato de animais e promoção de ações educa-tivas com a comunidade.

Uma das ações edu-cativas promovidas pelo CCZ em Itapema acontece nas escolas municipais, estaduais e privadas, com o projeto Bem Estar Ani-mal. A ação, inicialmente direcionada aos alunos de A4ª série do ensino fun-damental, busca orientar e conscientizar as crianças sobre os direitos, deveres e cuidados relacionados aos animais.

forma, possam colocar em risco a saúde da popula-ção, o CCZ faz tratamento e encaminha para doações. “Estamos com muitos ani-mais no canil, o que difi-culta nosso trabalho, e nos impede de recolher mais animais. Esses animais precisam de um lar, e ado-tar é um ato de humanida-de”, afirma. O CCZ possui médico veterinário e todos os animais são observados diariamente.

Adote um Cão Amigo

Em 2011, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itapema promo-veu a adoção de 201 cães, que foram retirados das ruas, cuidados no Canil

Canil Municipal tem atualmennte 80 animais aguardando adoção

De 6 a 12 de janeiro de 20128 [email protected]

o twitter do dono do sucesso “Ai Se Eu Te Pego” denunciou as férias do cantor em Itapema após uma

série de shows em Santa Cata-rina. Michel Teló publicou uma foto com a vista da Orla Central e o Canto da Praia na segunda--feira (2). O cantor simplesmente declarou um “descanso mereci-do” ao descrever a paisagem que contemplava.

Dias antes, Michel Teló esteve em Porto Belo, onde gravou um videoclipe para “Aí Se Eu Te Pego” na versão em inglês. Antes da gravação, o cantor deu uma um show para os que estavam presentes. O cantor elogiou várias vezes a beleza de Porto Belo e ainda fez uma brincadeira quando cantou a musica “Humil-de Residência”.

Sucesso internacional

Graças ao hit "Ai Se Eu Te Pego", Michel Teló foi tema de reportagem na versão digital da Revista Forbes, uma das principais publicações dos Estados Unidos e do mundo.

Com o título "Você já ouviu falar de Michel Teló, o fenômeno da música country brasileira? Irá em breve", a revista online apresenta o músico como celebridade inter-nacional, considerado “talentoso” e

“habilidoso”.O reconhecimen-

to vem depois de 12 milhões de dólares na conta bancária nos últimos 12 meses, calcula a revista, além de 94 milhões de visuali-zações no Youtube e de ter a música mais baixa-da no iTunes em países como Portugal, Itália, Espanha, Alemanha, Polônia, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

"Aparentemente, o mun-do está a fim de pegar Teló", comenta a Forbes ao lembrar da dificuldade de celebridade brasileira ganhar o estrelato inter-nacional. A revista cita Carmem Miranda como verdadeiro sucesso e o caso de Xuxa como fracasso.

FamíliaO pai, Aldo Teló,

acompanha o filho pelo litoral catari-nense. Ele só sabe agradecer o ano a Deus pelo sucesso do filho. Diante de tamanha repercussão, diz que Michel nasceu com uma estrela. “Desde 7, 8 anos, já sabia que o Mi-chel tinha essa estrela, que nasceu iluminado. Podia até ter qualidade técnica inferior a outras crianças que se apresentavam na escola, mas era sempre o que levava mais aplausos, que recebia mais carinho do público”, explica.

Aldo já foi Dono de uma pada-ria em Campo Grande e diz que já incentiva Michel ainda criança,

Michel Teló pega praia em Itapema

Cantor tem #descansoMerecido com a vista da orla do Centro e Canto da

Caixa D’Aço, em Porto Belo, foi cenário para clipe em inglês de “Aí Se eu te Pego”.

sem as preocupações comuns dos pais como a necessidade de um diploma universitário. O “tur-bilhão”, como define o ano de 2011, será inesquecível, comenta. “Quando ele gravou a música a gente percebeu que faria sucesso, mas não dava para imaginar que seria tanto”.

Hoje, proprietário de uma confecção, vê os três filhos cres-cendo profissionalmente juntos. Os irmãos trabalham com Michel. Teófilo, o mias velho, é o empre-

sário e Teo o produtor. “Todos participam do projeto e vivem por isso”.

Ele já havia experimentado a fama de tabela quando Teló e o grupo Tradição ganharam des-taque nacional e nos EUA, mas nada parecido com o que ocor-reu em 2011, avalia. “Tem horas que fico até constrangido. Todo mundo chega para contar alguma coisa dele. A gente muda de con-versa, mas logo voltam ao assun-to. É bonito de ver”, diz Aldo.

De 6 a 12 de janeiro de 2012 [email protected] TuriSMo

Para deixar melhorA diretoria do

Costa Esmeralda Convention & Visi-tors Bureau lançou, para os associados, um concurso cultural para levantar ideias para a 5ª Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. O objetivo é trazer novidades para a edição de 2012. Intitulado “Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda: Tudo que é bom pode ficar ainda melhor”, o concurso prevê premiação para as propos-tas selecionadas.

Podem participar associados do Costa Esme-ralda Convention em dia com suas mensalidades. As proposições devem ser enviadas para o e-mail [email protected], destacan-do, de forma clara e direta, a ideia com descrição e sugestão de aplicação.

As propostas devem ser enviadas até o dia 31 de janeiro de 2012. A premiação compreende: 2 entradas para aulas-shows; jantar da Semana Inter-nacional de Gastronomia para um casal; e 6 entra-das para workshops. As sugestões escolhidas serão divulgadas em março.

informações em BombinhasA Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da

Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômi-co, informa que os Postos de Informações Turísticas já estão atendendo com horários diferenciados. Nes-ta temporada, o serviço de atendimento ao visitante foi ampliado: além das unidades de Bombas e do Centro, o serviço também está sendo prestado no Portal Turístico, localizado na SC 412, no acesso ao município.

Todas as unidades funcionam de segunda à se-gunda. O Posto de Informações do Portal Turístico está aberto das 08h às 19h. A unidade de Bombas, localizada anexa à Secretaria de Turismo e Desen-volvimento Econômico, na Av. Leopoldo Zarling em Bombas, está aberta das 08h às 22h. Já o aten-dimento ao turista e visitante realizado no Centro, ocorre em uma estrutura itinerante das 16h às 22h.

virada do ano co-meça com chuva, porém muita gen-te fez questão de chegar até a praia

para pular as tradicionais sete ondas.

Foi assim que o ano de 2012 chegou, com muita chuva. Mas ela não foi motivo para que as pesso-as deixassem de ir assistir a queima de fogos, muitas pessoas compareceram na praia do baixio no muni-cípio de Porto Belo para comemorar o novo ano.

Infelizmente a queima dos fogos não foi como esperado devida a chuva intensa, mas mesmo com a chuva a animação rolou solta com o DJ Giba e a Banda S/A para não deixar por menos.

Animação e luzes marcam virada em Porto Belo

Mesmo com chuva, queima de fogos de réveillon em Porto Belo não perdeu o

brilho

Moradores e turistas de Porto Belo tiveram espetáculo com oito minutos de fogos.

A tradicional entrega de frutas e espumantes também fez parte da vira-da de ano no município, cerca de 600 quilos de frutas foram entregues, e 1.000 garrafas de espu-mantes foram estouradas, a previsão era de 08 mi-nutos de queima de fogos, porém devido a forte chu-va o show não aconteceu como o previsto.

A prefeitura de Porto Belo através da fundação da cultura organiza todos os anos esta maravilhosa

festa para iniciar o ano com muita alegria. “Se-gundo Cristiani de Jesus presidente da Fundação da Cultura: a chuva tentou estragar nossa festa mais o Publico que compareceu não se intimidou, dançou, comemorou e agradeceu as realizações de 2011 com muita festa. Banda S/A e Dj Giba não deixa-ram ninguém parado. Em dezembro vamos celebrar novamente, pois esta festa já é uma tradição para nós”.

De 6 a 12 de janeiro de 201210 [email protected]

na manhã da últi-ma quinta-feira (22), no auditório da Prefeitura Mu-nicipal de Bom-

binhas, aconteceu a entrega do primeiro livro escrito pelos alunos do quarto e quinto ano, da E.B.M Ma-noel Eduardo Mafra. O li-vro 'Palavras, Palavrinhas... Alimentadinhas..." surgiu do Projeto Pequeno Autor, a partir de atividades reali-zadas sobre rima e poesia, com a professora Ednéia Zulene da Silva Justi.

A entrega dos livros contou com a presença de apoiadores e patrocina-dores do projeto, além de

professores, alunos, pais e representantes da E.B.M Manoel Eduardo Mafra e Secretaria de Educação.

De acordo com a Co-ordenadora Pedagógica Maristela Vanzuita, a ideia de elaborar o livro, surgiu após perceber a qualidade da produção das atividades realizadas pelos alunos. “Percebemos que as ativi-dades de rima do quarto ano do Ensino Fundamen-tal, do período matutino, com a professora Simara Si-néia da Cruz, e as crônicas do quinto ano do Ensino Fundamental, do período matutino, com a professora Ana Cristina Hartmann,

aproximavam-se também desta perspectiva. Dialoga-mos, observamos as produ-ções e nos empenhamos em valorizar conhecimentos e cultura, com a produção es-crita por meio de um livro literário de reconhecimen-to”, ressalta.

Com apoio de patroci-nadores e incentivadores, foram impressos 200 exem-plares do livro, que serão distribuídos entre os alunos participantes do projeto e demais interessados. Quem quiser conhecer a obra, deve dirigir-se até a E.B.M Manoel Eduardo Mafra, na Rua Martim Pescador, 581, em Bombas.

Professores, alunos, pais, representantes da E.B.M Manoel Eduardo Mafra e Secretaria de Educação

Alunos lançam livro Estudantes do quarto e quinto ano do

Ensino Fundamental da Escola Manoel Eduardo são os autores da obra

A Importância do Patrimônio Histórico

Com certeza o “Atelier do Sol” é uma das Casas mais lindas de Porto Belo hoje e não por acaso. Trata--se de imóvel mais antigo de Porto Belo, datado de 1799, que está em ótimo estado graças a persistência e ao bom trato que lhe é dado por seus proprietários e familiares, que estão de parabéns por isso.

No entanto, esta não é a realidade dos imóveis patri-mônios históricos de Porto Belo. Sem nenhuma ajuda da Prefeitura ou qualquer tipo de incentivo, os pro-prietários tem que supor-tar todo o ônus que estes imóveis acabam gerando para os mesmos. Desde a manutenção até a impossi-bilidade praticamente total

de qualquer tipo de altera-ção de fachada.

Porto Belo vem perden-do ano após ano prédios belíssimos, verdadeiros patrimônios históricos brasileiros, em razão da falta de legislação própria e, principalmente, pela omissão da Administração Pública da Cidade. Exemplo disto é uma casa que está caindo próximo ao Banco do Brasil e que está com placa de venda.

São poucos os imóveis que ainda restam no Muni-cípio, mas estes deveriam recebe todo o suporte necessário para que não se percam e não sejam des-truídos pelas intempéries, em decorrência da falta de manutenção e cuidado.

PorTo BElo

FotoS DIvulgAção

De 6 a 12 de janeiro de 2012 [email protected] ESPorTE

Armador de ferro na construção civil dá

exemplo de superação pessoal e profissional

em maratonas

Jurandir da Silva levou Itapema para o grupo de elite da tradicional corrida de São Silvestre.

A primeira medalha esportiva de Itapema em 2012 veio com a velocidade de Jurandir da Silva, que conquistou o 9º lugar na 87ª Corrida Internacional de São Silvestre, em 31 de dezem-bro. O maratonista de Ita-pema bateu seu objetivo, de superar o 11º lugar alcança-do ano anterior, e com atual colocação ele conquistou o direito de largar no grupo de elite na próxima São Silves-tre. O atleta completou a prova de 15 quilômetros, na categoria dos participantes com idade entre 30 e 34 anos, em 48 minutos, en-quanto o primeiro colocado fez o mesmo percurso em 43 minutos.

Jurandir é morador do

Itapemense entra para a elite da São Silvestre

bairro Tabuleiro dos Olivei-ras de Itapema e trabalha como armador de ferro na construção civil. Seus treinos acontecem depois do expe-diente e nos finais de sema-na, quando corre pela orla e morros de Itapema. Ele já participou de 11 edições da São Silvestre desde 2000, além de outras competi-

ções na região, que somam mais de 1000 quilômetros corridos a pé. A motivação para Jurandir virar atleta é uma história de supera-ção, em que encontrou nas maratonas um caminho para ficar longe da bebida e da marginalidade. “Não vou desanimar. Isso que eu sempre tive na cabeça, pois

o começo foi duro, mas hoje me sinto realizado e quero mostrar que posso superar os desafios”, afirma.

O prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, recebeu Jurandir em seu gabinete na terça-feira (3) e parabenizou o atleta por sua conquista. Ele ofereceu apoio do Gover-no Municipal para ajudar o

maratonista a levar Itapema para posições mais altas no pódio. “Quanto mais suporte um atleta tiver, mais tempo para dedicar ao aperfeiçoa-mento e superação pessoal ele terá. É um orgulho para a cidade investir em pes-soas com tanto empenho”, completa.

O secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Ailton Eccel Maçaneiro, esteve junto na visita de Jurandir ao gabine-te do prefeito e conta que o atleta é exemplo de esforço e superação. “Conheço o Ju-randir há pouco tempo, mas dá para sentir a seriedade, a responsabilidade e a vontade que tem de competir repre-sentando nossa cidade”, ex-plica. Maçaneiro afirma que Jurandir irá receber mais atenção de sua secretaria, para que sua técnica possa ser aprimorada durante os treinos.

Projeto Segundo Tem-po integra participantes com esporte

iTAPEMA

Muito se tem falado que o esporte é o “cami-nho” pelo qual crianças e jovens, podem mudar sua vida, tendo a possibilidade de um futuro promissor.

Criado em 2003, pelo Governo Federal, o Projeto Segundo Tempo é um programa desenvolvido pelo Ministério do Esporte com o objetivo de integrar o indivíduo à sociedade através da prática esporti-va e de atividades comple-mentares no turno oposto ao das aulas da escola.

O programa tem como público-alvo crianças e adolescentes dos sete aos

dezessete anos, expostos a um meio social que ofereça risco para seu desenvolvi-mento pleno como cida-dão. A meta do projeto é proporcionar ao indivíduo a possibilidade de atingir um desenvolvimento de valores sociais, melhora das capacidades físicas e motoras, integração social, além de afastar a criança e o adolescente das drogas, prostituição, criminalida-de e outros riscos sociais provenientes do meio em que eles vivem.

O projeto 2º. Tempo teve seu término em 2011 no dia 23 de dezembro e

retornará dia 23 de janeiro de 2012. Pensando no seu bem estar, a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Itapema, procurou alguns dos diretores das Escolas de Itapema, para saber como anda o projeto, o que acham e principalmente o que pode melhorar no projeto 2º. Tempo do município.

Depois de entrevis-tar algumas escolas do município chegamos a

conclusão que o projeto 2º. Tempo é necessário, mas as dificuldades encontra-das são no espaço físico e infraestrutura, falta ainda melhoria na divulgação e material para o trabalho.

A cada criança ou adolescente é ofertada a prática de no mínimo três modalidades esporti-vas com uma freqüência mínima de três vezes por semana e duas horas diá-

rias. São ofertadas ativida-des complementares como reforço escolar e atividades culturais.

As atividades espor-tivas são oferecidas com o objetivo educacional, tendo como meta o de-senvolvimento integral da criança e do adolescente, contribuindo para intera-ção entre os participantes e destes com a sua realida-de social local.

Programa Segundo tempo estimula a prática de atividades de lazer durante o período de férias escolares

De 6 a 12 de janeiro de 201212 [email protected]ão

Esporte & Verão inicia com show de entretenimentoA ação acontecerá em Meia-Praia numa área de aproximadamente

1.500m² e com atividades para todas

as idades

o Verão começa com todas as energias carrega-das no litoral de Santa Catarina.

Uma das faixas litorâneas que mais recebe turistas na estação mais animada do ano receberá edição do Esporte & Verão, projeto de saúde, entretenimento e lazer, fruto de uma parceria entre o SESC Blumenau, que será o realizador e tam-bém contará com promoção da RBS TV e patrocínio da Prefeitura Municipal de

Itapema.Os veranistas e freqüen-

tadores da praia poderão usufruir de uma estrutura montada com palco onde acontecerão apresentações, atividades físicas e de saúde orientadas por monitores especializados, além de muita diversão e entreteni-mento para as crianças que passarem pelo local. Além de trazer divertimento e qualidade de vida, as ati-vidades buscam o entrosa-mento entre as pessoas para que possam usufruir de um

verão inesquecível.A ação acontecerá em

Meia-Praia numa área de aproximadamente 1.500m², pela manhã, das 7 às 10 horas, e à tarde, das 15 às 20 horas. Dentre as diversas atividades que o projeto contempla estão: aulas de ginástica, campeonato de futebol de areia, frescobol, bocha, yoga, rugby, ginca-

nas, espaços de leitura e muitas outras atrações que agradarão ao público adulto, jovem e infantil.

No dia 13 de janeiro haverá exibição ao vivo do Jornal do Almoço, em local próximo à estação do Espor-te & Verão, que contará com atrações musicais e intera-ção entre os apresentadores e o público presente.

São esperados mais de 700 mil visitantes nesta temporada em Itapema, que poderão aproveitar atividades de Esporte & verão.