litoral catarinense - 37ª edição

12
10 de agosto de 2012 • Semanal • Edição 36 • Ano I • Itapema, Porto Belo e Bombinhas • R$ 1,00 Litoral Catarinense 5 A Prefeitura de Itapema, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC),convidam para solenidade de início do Sistema de Videomonitoramento na terça-feira (14). O evento acontece no Batalhão da Polícia Militar, localizado na Rua 716, nº 521, no bairro Várzea, a partir das 14h. Videomonitoramento começa a funcionar em Itapema Giliard ‘suja’ a campanha de Bolinha 4 Sentença ‘acaba’ com o todo poderoso Dr. Stalin 4 CORRIDA PELA PREFEITURA Em 2011 Giliard tentou limpar a ficha de Clóvis 5 Servidora pode ter sido exonerada por perseguição política 6 Justiça nega liminar judicial e garante a continuidade do Parque Calçadão em Itapema 7 E AINDA 9

Upload: litoral-catarinense

Post on 11-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

10 de julho de 2012

TRANSCRIPT

10 de agosto de 2012 • Semanal • Edição 36 • Ano I • Itapema, Porto Belo e Bombinhas • R$ 1,00

Litoral Catarinense

5

A Prefeitura de Itapema, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC),convidam para solenidade de início do Sistema de Videomonitoramento na terça-feira (14). O evento acontece no Batalhão da Polícia Militar, localizado na Rua 716, nº 521, no bairro Várzea, a partir das 14h.

Videomonitoramento começa a funcionar em Itapema

Giliard ‘suja’ a campanha de Bolinha 4

Sentença ‘acaba’ com o todo poderoso Dr. Stalin 4

CORRIDA PELA PREFEITURA

Em 2011 Giliard tentou limpar a ficha de Clóvis 5

Servidora pode ter sido exonerada por perseguição política 6

Justiça nega liminar judicial e garante a continuidade do Parque Calçadão em Itapema 7

E AINDA

9

De 10 de agosto de 20122 [email protected]ãOARTIgOEDITORIAL

FHC atira no pé

O ex-presidente levanta uma questão: haveria o “mensalão” se a compra da reeleição dele tivesse sido punida?

O fantasma de Lula ronda a noite tucana e trans-forma o sonho político

deles para 2014 em pesadelo. Um terrível pesadelo. É por essa razão e não por suposta preocupação ética que o PSDB dá atenção e tratamento espe-ciais ao ex-presidente petista no decorrer do julgamento da Ação Penal 470, batizada de “men-salão” por Roberto Jefferson, o réu delator de um suposto esquema de compra de votos, armado em 2005, para a apro-vação de projetos de interesse do governo.

Já de olho na eleição de 2014, os tucanos pretendem abalar a popularidade e o pres-tígio de Lula. Assim, o PSDB anuncia também uma progra-mação própria das sessões no STF na página do partido na internet. O show precisa conti-nuar.

Essa tática tucana é rea-firmada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Na vanguarda das ações contra Lula, ele aparece na blogosfe-ra em vídeo de 1 minuto e 25 segundos, no qual bota pressão no Supremo Tribunal Federal (STF). FHC, em linguagem si-bilina, usa e abusa de sociologia rasteira, comum nos botequins e, também, nos bons restauran-tes que frequenta. O tema é o dito mensalão. “O comentário de que não há punição no Bra-sil, e que a corrupção é ligada a isso, é frequente…”

Dessa forma, o ex-presidente abre o discurso sobre o julga-mento em andamento no Su-premo. Ao falar de impunidade como estimuladora da corrup-ção, ele responsabiliza os juízes, os ministros, a Justiça. Enfim, esbofeteia a própria Têmis. E faz corar a estátua de granito de Ceschiatti, mantida em frente

ao prédio do STF, em Brasília.Além de agredir a Magistra-

tura, o ex-presidente também se agride. Descuidado, atira no próprio pé ao fazer a conexão entre corrupção e impunidade. Tal aproximação sugere esta pergunta:

Teria ocorrido o chamado mensalão se tivesse havido punição para os corruptores do governo e os parlamentares cor-rompidos para aprovar, no Con-gresso, a emenda constitucional que deu a FHC a reeleição?

Recordar é viver. Em 1997, surgiram gravações de escutas telefônicas levantando fortes evidências de que havia um es-quema para compra de votos de deputados arregimentados por Sérgio Motta, o Serjão, então ministro das Comunicações.

O jornal Folha de S.Paulo foi o primeiro a apontar o escân-dalo e, para ilustrar a sequência de reportagens, criou um “selo” com a frase: “Reeleição compra-da?”

Além de dois governadores, Orleir Cameli (AC) e Amazonino Mendes (AM), dois deputados, João Maia e Ronivon Santiago, ambos do PFL, integravam o projeto. Curiosamente, o depu-tado Maia era um egresso do PT. Os tucanos mais ortodoxos podem argumentar que o ex-pe-tista inoculou nas negociações para a aprovação da emenda o vírus da corrupção. Não poderia ser também resultado do encon-tro de Maia, já então pefelista, com o peessedebista Serjão, o fator de formação dessa pororo-ca venal?

A oposição daquela época, os partidos de esquerda essen-cialmente, tinha força reduzida no Congresso e não conseguiu criar uma CPI para investigar as denúncias. O rolo compres-sor governista, PSDB, PFL e PMDB, botou uma pedra sobre a história. Impediu a punição dos culpados. E, neste caso, a Magistratura não tem culpa. FHC sabe disso.

Maurício Dias é jornalista, editor especial e colunista da edição impressa

de CartaCapital.

DaDos TécnicosScodago Editora JornaliStica ltda

cnPJ:08.179126/0001-87 inScriÇÃo EStadUal: iSEnto

rUa: 129 d nº 150 Sala 102 cEntro - itaPEMa/Sc

JornaliSta rESPonSÁVElTHIAGO FAUTH

Veja as edições anteriores onlinehttp://issuu.com/litoralcatarinese

Um tiro na cabeça!

Uma das notícias mais comentada pelos bastidores políticos durante esta semana foi o conteúdo sentença da Dra. Andréia Regis Vaz que impugnou a can-didatura do ex-cartorário Stalin Passos na disputa de uma das 11 vagas do Poder Legislativo local.

Quem conhece um pouco da história política itapemense sabe bem o legado deixado por Stalin no poder público local. Sabe também que muitos dos problemas ora vividos pela comunidade – como é o caso da falta de infraestrutura nos loteamentos antigos – se deve muito a este grande homem.

Mais ain-da, nos úl-timos anos, deixado de lado pela administra-ção petista, Stalin ficou longe do poder e, como jamais se poderia imaginar, a elite maior do município que muitas vezes se auto-intitula como o “dono da cidade”, passou a ter atitudes comuns aos militan-tes da esquerda; esbravejando e protes-tando publicamente em defesa do “seu” patrimônio, e aí se incluem a nossa Mata Atlântica que o Governo tentou transfor-mar em Reserva, mas que a maioria dos vereadores, cumprindo ordens de Stalin, tratou de rejeitar a proposta.

Queiramos ou não, próximo ou distante, dentro ou fora dos espaços políticos, Stalin tem o poder de manipu-lar algumas pessoas para que trabalhem em seu favor. Isso aconteceu com o pobre do Zé Higino; aconteceu com Olegário Bernardes e até mesmo com o próprio Clóvis – com quem negociou um hotel.

Na eleição passada Stalin tentou ser vereador, mas não conseguiu e nestes quatro anos, tratou de abrir estradas para que sua chegada ao Palácio Legislativo fosse mais fácil. Reuniu suas crias, criou e alimentou jornais locais para serem contrários ao Governo. Fez-se articulistas e, em cada escrita que tornava pública, mostrava seu jeito preconceituoso, insen-sato e xenófilo de ser.

Com pesquisas pagas pelo próprio bolso monitorou os ‘passos’ do Governo e da comunidade local e, mais do que depressa, utilizando-se dos instrumentos e do poder que tinha foi o ‘cabeça’ de uma ampla coligação entre os partidos de opo-

sição ao atual Governo, fazendo inclusive com que PSDB e PMDB esquecem as brigas e vexames que comentaram aqui em Itapema, num passado não muito distante.

De mansinho chegou e tomou lugar na campanha de Bolinha e Giliard; onde se reencontra com outros nomes co-nhecidos de nossa história como Ivalci, Dedeca, Perçone, Valton Aragão, Eraldo Mafra; cada qual com sua contribuição para a história. Porém, como por tantas vezes afirmou publicamente que era ‘o dono de Itapema’, Stalin não esperava que seria uma mulher, juíza, que peitasse a sua arrogância. Mas assim aconteceu e

na senten-ça a Juíza impugnou a candidatura de Stalin levando em consi-deração a sua vida pregressa em razão dos diver-

sos processos criminais que responde. Ainda que as condenações impostas não tenham transitado em julgado; Stalin Passos acumula condenações impos-tas por órgãos colegiados e também já perdeu a função pública em processo administrativo.

Ao analisar a vida pregressa de Stalin Passos a Juíza afirma que a mesma não pode ser “considerada um primor nem desconsiderada quando se visa aquilatar o perfil daqueles a quem será dado o poder de gerir a coisa pública. Há notícia de diversas ações penais, inclusive com condenações a penas privativas. Há, também, a notícia da perda da função pública. Ou seja, a vida pretérita do impugnado Stalin Passos demonstra não possuir ele a idoneidade necessária para atuar como representante do povo. Fere, pois, o dispositivo constitucional acima elencado”. Outro fato analisado pela Ju-íza é o fato de Stalin Passos já ter sofrido duas condenações pela prática de crime contra a fé pública.

Enfim, cá prá nós, se Stalin é o cére-bro da coligação de Bolinha; a sentença publicada nesta semana não passa de um grande tiro na cabeça! Stalin não concor-rerá, no entanto, pelos bastidores ainda Itapema corre o risco de Ele comandar a caneta dos seus apadrinhados, que ainda hoje pousam ao lado e pedem a bênção ao todo poderoso Dr. Stalin! O povo que decida...

3

[email protected] FAUTHPoliticando De 10 de agosto de 2012

E aí! Alguma novidade?

Este foi o cumprimento mais ouvido du-rante as duas últimas semanas na cidade. O fato de a Justiça Eleitoral ter prazo até dia 5 de agosto, para se manifestar sobre o de-ferimento ou não das candidaturas, fez com que, de todos os lados da cidade, os boatos de indeferimento corressem de um lado para outro. A confusão foi tamanha, sobre quais candidatos teriam afinal sido ou não indeferido, que não teve outra forma, para não ser enganado, o jeito foi aprender a olhar a página do Tribunal Regional Eleito-ral e buscar a informação na origem. Para aqueles que descobriram o método a per-gunta agora é outra: “E aí! Já saiu a decisão do Tribunal?”. Bom, parece que para alguns o prazo para o deferimento ou não foi am-pliado, na medida em que entraram com recurso. Tá mai e quem são os canidatos? Olha Zé! Melhor aguardar para ver o que diz o TRE, pois, senão vamos falar bobagem como alguns jornais andaram fazendo.

e e e

Demorou, mas os tablóides escolheram os lados...

Esta semana foi decisiva para alguns tablóides fecharem seus negócios. Do que ôce tá falando uai? Ora Zé então você não viu jornais distorcendo as notícias sobre as candidaturas para enganar o povo? Vai dizê que ôce ta falando do Zé Santana que, ao invés de fazê campanha, continua desespe-radu com o nosso perfeito? Não Zé! Esse o povo já está acostumado e, a maioria, está aproveitando os tablóides dele para o gato urinar em cima ou reciclar. Intão ocê tá falano do tar de “Novidade”? Também não Zé! Esse o povo já sabe há muito tempo que é para divulgar as matérias da Câmara de Vereadores e só o Tanaca lê. Intão ocê tá falano de qual jornal? Estou falando do Correio do Município. Na edição 83, este tablóide não fez como nós fazemos Zé. Pur que? Ele diz no Jornal que a candidatura do Dr. João foi indeferida, quando não chegou a ser, pois o candidato entrou com recurso e está aguardando julgamento. E ocê prova? Claro é só verificar no http://di-vulgacand2012.tse.jus.br onde está escrito: “RECEBO o Recurso Eleitoral Inominado retro (fls. 107/108), bem como razões e contrarrazões que o acompanham, eis que tempestivo e adequado”. Por outro lado o tablóide não fala que o Clóvis foi indeferido e também o Giliard. E ielis forum? Foram, porém também entraram com recurso. Ah! Intão eis num são comu nóis qui falamo di todos. Bão intão é mais um tablóide contra o povo? Tire suas próprias conclusões Zé. De qualquer forma Zé... Esse jornaleco nem o Tanaca lê.

e e e

Fichas sujas...

Vamos botar o dedo na ferida Zé? Arg! Do que ôce ta falando? Como nenhum jornal, a não ser o nosso, vai informar a população sobre a verdade dos fatos vamos ao que interessa. O Giliard foi indeferido por que é ficha suja. Ocê pode provar? Claro vamos tradu-zir o que disse a Juíza, Andréia Regis Vaz: “O registro de candidatura foi impugnado pelo representante do Ministério Público Eleitoral, pois o impugnado teve suas contas de governo rejeitadas pela Câmara de Vereadores quando exerceu o cargo de Prefeito Muni-cipal, no exercício de 2004, assim como foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina na condição de ordenador de despesas (contas de gestão), em relação ao mesmo período.” (...) Por fim, para afastar qualquer alegação de que a Lei da Ficha Limpa não se aplica a fatos ocorridos antes de sua vigência, faço sobre elas algumas considerações.” A Douta elencou uma série de razões que mostram que a lei da ficha limpa cabe no caso de Giliard e por esta razão decidiu: “ACOLHO a impugnação do Ministé-rio Público Estadual e a impugnação da Coligação “Aliança com o Povo” e, em conseqüência, INDEFIRO o pedido de candidatura de Giliard Reis, ao cargo de Vice-Prefeito nas eleições de 2012, ante sua ine-legibilidade acima aduzida.”. Mai e comu fica agora é Bolinha? Não fica. O Giliard entrou com recurso e está com vista ao Ministério Público Eleitoral para manifestação, que irá decidir se o recurso vai ou não subir para o TRE. Nesse caso, se confirmado o inde-ferimento de Giliard o Bolinha terá que colocar outro vice. Oh! Coitado! Não te falei Zé que é tudo farinha do mesmo saco. É ocê num é fracu não su!

e e e

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de José SantanaVocê lembra Zé que na semana passada eu falei

para você que o José Santana havia tomado uma fu-mada de R$ 5mil por campanha antecipada, no jornal dele? Craro! E o que foi agora? O Tribunal Regional Eleitoral confirmou a sarrafada? Não Zé! Pior que isso. Comu ansim peor que isso? O Ministério público entrou com uma representação por abuso de poder econômico e a decisão saiu. Num vai mi dizê que... É Zé ele foi tornado inelegível. Arg! Intão cupia e cola pr’a nóis vê. Então lá vai Zé: “(...) Tais fatos demons-tram o nítido caráter eleitoral que foi vinculado à entrevista do candidato, tanto é notório tal fato que o título da entrevista é “José Santana confirma pré-can-didatura ao jornal! Evidencia e denuncia estelionato político em Itapema (...)” Segue a Douta: “(...) Assim, trata-se de jornal de larga circulação e de matéria jor-nalística que enaltece um único candidato, demons-trando, por conseguinte, o uso indevido do meio de comunicação e o abuso de poder econômico do repre-sentado. Então segue a sentença: “Ante ao exposto – Julgo procedente a presente representação e por con-sequência, DECLARO INELEGÍVEL, o candidato José Avelino de Santana Neto, nos exatos termos do artigo 22, inciso XIV, da LC64/1990. Ocê num é fraco não. Matô a cobra e mostro o pau. Mas ainda tem mais... o quê? Ele queria que o processo corresse em segredo de justiça. Hum! Iele num quiria que nóis subesse é? Pois é... A Juíza disse que não havia amparo legal.

e e e

Juiz defere liminar para retirada de montagem de

candidato no FacebookO juiz da 95ª Zona

Eleitoral, Yhon Tostes, deferiu o pedido de

liminar em represen-tação promovida pelo candidato à Prefeitu-ra de Joinville Marco

Antônio Tebaldi (PSDB) para que fosse retirada

uma montagem com sua imagem na capa da re-

vista Veja divulgada no perfil de Roger Robleno no Facebook. A liminar deferida pelo magistra-

do ordena que a imagem seja excluída da página

em, no máximo, duas horas após a intimação, sob pena de multa diá-

ria de R$ 5 mil. A referida monta-

gem fotográfica mos-tra o candidato sendo

acusado de desviar verbas públicas na sua

anterior passagem pela Prefeitura. Mas, para o magistrado, “dizer

que o candidato ‘per-deu sua candidatura’

e apresentar uma foto sua segurando um maço

de notas de dinheiro numa alusão subliminar

de eventual corrupção por ele praticada é algo

inadmissível”.O juiz ressaltou ain-

da que, de acordo com o artigo 5°, inciso V, item X da Constituição, “são

invioláveis a vida priva-da, a honra e a imagem

das pessoas, asseguran-do o direito à indeniza-ção pelo dano material

ou moral decorrente de sua violação”.

Segundo Tostes, o cidadão comum deve ter

a mesma liberdade de expressão dos maiores meios de comunicação

e que não deve confun-dir essa liberdade com

puro excesso e abuso de direito. “É preciso não confundir liberdade de expressão com liberti-

nagem no uso da ex-pressão”, concluiu.

De 10 de agosto de 20124 [email protected]íTICA

Giliard ‘suja’ a campanha de Bolinha

A Juíza entende que o decreto editado no

ano de 2011, sob o interesse do próprio

giliard, na qualidade de Presidente da

Câmara de Vereadores Municipal, não tem o

cóndão de afastar sua inelegibilidade

O presidente da Câmara de Vereadores de Itapema, Giliard Reis (PMDB) é

mais um dos que encontrou problemas com a Justiça Eleitoral no registro de sua candidatura. Na última semana a juíza Andréia Regis Vaz acolheu a impug-nação do Ministério Público e indeferiu o pedido de candidatura de Giliard ao cargo de vice-prefeito de Rodrigo Bolinha, do PSDB, o qual ainda pode concor-rer ao pleito municipal desde que substitua o seu vice. Os candidatos ainda podem recorrer da decisão da magistrada às instâncias superiores.

O motivo da impugna-ção da candidatura é pelo fato de que o mesmo teve suas contas de governo rejeitadas pela Câmara de Vereadores quando exerceu o cargo de Prefeito Munici-pal, no exercício de 2004, assim como foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina na condição de ordenador de despesas (contas de ges-tão), em relação ao mesmo período.

A impugnação se dá pelo fato de que entre 24 de agosto e 06 de dezembro de

2004, com o afastamento do então prefeito Clóvis José da Rocha (DEM), Giliard assumiu a função de prefeito de Itapema, no en-tanto teve as contas rejeita-das tanto pelo Tribunal de Contas do Estado, quanto pela própria Câmara de Vereadores. Não bastasse isso, foi autuado pelo TCE procedimento em separado, a fim de apurar as contas de gestão do impugnado, ten-do sido, ao final, imputado--lhe a responsabilidade por violações de ordem consti-tucional e legal.

No presente caso, Giliard teve suas contas de governo rejeitadas, pelo procedimento correto, ou seja, foi emitido parecer pelo TCE e, posteriormente, referido parecer foi acolhi-do pela Câmara de Verea-dores através do Decreto Legislativo n.º 12/2008. Ocorre que, no ano de 2011 a Câmara Municipal de Vereadores editou o Decreto Legislativo n.º 6/2011, a pedido do próprio Giliard Reis – presidente da Câmara - declarando a nulidade do decreto que rejeitou as suas próprias

contas de governo de 2004. No entanto, a Juíza entende que o decreto editado no ano de 2011, sob o interes-se do próprio Giliard, na qualidade de Presidente da Câmara de Vereadores Mu-nicipal, não tem o cóndão de afastar sua inelegibili-dade. “Da soma de todos estes fatores, não há como dizer que o impugnado não agiu de forma dolosa, sendo evidente o desrespeito às normas regulamentadoras e aos princípios da Adminis-tração Pública”, salienta a magistrada que complemen-ta dizendo que as condutas praticadas por Giliard são insanáveis e enquadram-se como ato doloso de improbi-dade administrativa, mesmo que na sua defesa tenha tentado justificar seus atos devido “a caótica situação financeira do Município de Itapema quando o impugna-do assumiu o cargo de Chefe do Poder Executivo”.

Diante de mais esta deci-são da magistrada, Rodrigo Costa está apto a concorrer ao pleito municipal na condi-ção de candidato a Prefeito, desde que Giliard Reis seja substituído.

Giliard e Bolinha terão que continuar brigando na Justiça para garantirem a aliança

Sentença ‘acaba’ com o todo poderoso Dr. Stalin

O candidato a vereador de Itape-ma Stalin Passos, da coligação PMDB PSD PSDC PSL PSB PRP PSC PT do B, que tem Rodrigo Bolinha como candidato a prefeito, é outro candidato que teve complicações na Justiça. Na últi-ma semana a Juíza Eleitoral, Andréia Regis Vaz, publicou a sentença em que indefere o pedido de candidatura do ex--cartorário ante sua inelegibilidade.

A impugnação foi alimentada levando em consideração que a vida pregressa do impugnado é gerado-ra de inelegibilidade, em razão dos diversos processos criminais que responde, ainda que as condenações impostas não tenham transitado em jul-gado; Stalin Passos possui condenações impostas por órgãos colegiados, ainda que não transitadas em julgado; e também pelo fato de o mesmo ter perdido a função pública em processo administrativo.

Ao analisar o mé-rito, a Juíza declara verificar razão na impugnação apresen-tada pelo Ministério Público e analisa ao analisar a vida pre-gressa de Stalin Pas-sos diz que a mesma não pode ser “con-siderada um primor nem desconsiderada quando se visa aqui-latar o perfil daqueles a quem será dado o poder de gerir a coisa pública. Há notícia de diversas ações penais, inclusive com condenações a penas privativas. Há, tam-

FICHA SUJA

A Juíza diz na sentença que a vida pregressa de Stalin Passos, não condiz com a normalidade moral pretendida

FOtOS DIvulGAçãO

bém, a notícia da perda da função pública. Ou seja, a vida pretérita do impugnado Stalin Passos demonstra não possuir ele a idoneida-de necessária para atu-ar como representante do povo. Fere, pois, o dispositivo constitucio-nal acima elencado”.

Outro fato analisado pela Juíza é o fato de Sta-lin Passos já ter sofrido duas condenações pela prática de crime contra a fé pública e diante disso a mesma lembra que “O impugnado, também, era servidor público, na ca-tegoria agente delegado. Era Oficial do Registro Civil das Pessoas Natu-rais, Pessoas Jurídicas, Títulos e Documentos e do Registro de Imóveis da Comarca de Itapema”.

Por fim, a Juíza en-cerra sua peça dizendo que a vida pregressa de Stalin Passos, não condiz com a norma-lidade moral preten-dida, “pela existência de condenações penais por crimes contra a fé pública proferidas por órgãos colegiados e por ter perdido sua função pública, está inelegí-vel o impugnado e o indeferimento de sua candidatura é de rigor”.

De 10 de agosto de 2012 [email protected] POLíTICA

Em 2011 Giliard tentou limpar a ficha de Clóvis

No ano passado giliard Reis (PMDB),

utilizando-se do cargo, editou um novo Decreto declarando a nulidade daquele que rejeitou as contas do

ex-prefeito Clóvis José da Rocha (DEM)

Na última sexta--feira (03) a Juíza Eleitoral de Itapema, Andréia Regis Vaz, publi-

cou a sentença indeferindo o registro de candidatura do ex-prefeito Clóvis José da Rocha (DEM) ao cargo de prefeito da cidade, ale-gando que o mesmo consta na lista dos agentes públi-cos com contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.

A decisão ainda cabe re-cursos nas instâncias maio-res, porém a juíza itape-mense deixou claro que ao exercer a função de Prefeito entre 1º de janeiro e 23 de agosto e 7 de dezembro a 31 de dezembro de 2004, Cló-vis teve as contas rejeitadas pela Câmara Municipal de Vereadores que acolheu a

recomendação do próprio Tribunal de Contas. “Não bastasse isso, foi autuado pelo TCE procedimento em separado, a fim de apurar as contas de gestão do impugnado, tendo sido, ao final, imputado-lhe a res-ponsabilidade por violações de ordem constitucional e legal”, escreve a magistra-

da, atestando que Clóvis teve suas contas de governo rejeitadas pelo procedi-mento correto, ratificado pelo Decreto Legislativo n. 12/2008.

O que surpreende na decisão da Juíza é a revelação de que no ano passado, em 2011, depois de três anos daquele pri-

meiro decreto, a Câmara de Vereadores editou um novo Decreto, sob número 06/2011, a pedido do seu presidente Giliard Reis, declarando a nulidade do decreto que rejeitou as contas do governo do exercício de 2004.

“No entanto, entendo que o decreto editado no ano de 2011, sob o interesse particular do Presidente da Câmara de Vereadores Munici-pal, não tem o condão de afastar a inelegibilidade do ora candidato”, escreve a magistrada, que des-considerou a revogação do Decreto Legislativo de 2008, e declarou o can-didato Clóvis como um dos que figuram entre os ‘Ficha Suja’, pelo fato de o mesmo ter tido condutas insanáveis e enquadradas como atos dolosos de im-probidade administrativa.

Diante de tudo, a Juíza indeferiu o pedido de can-didatura de Clóvis José da Rocha ao cargo de Prefeito de Itapema nas eleições de 2012, por outro lado, decla-rou Lorita Duro Mantagner apta a concorrer ao cargo de Vice-Prefeita desde que substituído o candidato a Prefeito.

Definidos os tempos do horário eleitoral gratuito

ELEIÇÕES

Os programas eleitorais gratuitos nas emissoras de rádio iniciam no dia 21 de agosto e terão duas in-serções diárias: a primeira das 7h às 7h30min e a se-gunda com início ao meio dia e também com trinta minutos de duração.

Na divisão do tempo, em Itapema a coligação ‘Renovar para todos’ (PMDB / PSL / PTN / PSC / PSDC / PSB / PRP / PSDB / PSD / PT do B) ficou com mais de 1/3 do tempo disponível em cada uma das inserções,

(PSOL), que totaliza um minuto e 32 segundos de programa.

Os programas dos chapas majoritárias irão ao ar nas segundas, quartas e sextas-feiras. Já dos candidatos a verea-dor serão veiculados nas terças, quintas e sábados. A ordem de apresentação segue um roteiro elabo-rado pela própria Justiça Eleitoral.

totalizando 10 minutos e 39 segundos. Já a coligação ‘Aliança com o Povo’ (PRB / PDT / PR / PV / PC do B) fica com o segundo maior tempo com 5 minutos e 1 segundo - poucos segun-dos a mais que a coligação ‘Continuar Avançando’ (PT e PRTB) que totaliza 4 minutos e 54 segundos. Por sua vez a coligação ‘Um novo tempo para Itapema’ (PP / PTB / PMN) terá 3

minutos e 48 segundos para apresentar suas propostas.

Os partidos que concor-rem isoladamente no pleito de Itapema são os que menos tempo vão dispor da mídia gratuita. É o caso do Democratas (DEM) que terá apenas dois minutos e 22 segundos; do Partido Popular Socialista (PPS) que terá um minuto e 44 segundos e do Partido Socialismo e Liberdade

A Juíza indeferiu o pedido de candidatura de Clóvis José da Rocha ao cargo de Prefeito de Itapema nas eleições de 2012

De 10 de agosto de 20126 [email protected]íTICA

PT e PR também buscam na Justiça a homologação das candidaturas

Lula é liberado por médicos para fazer campanha A presença de Lula ao lado da maioria dos candidatos deve se resumir a pose para fotos e filmagens

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi liberado nesta semana por seus médicos para participar da campanha eleitoral. “Todos os exames foram consi-derados normais. O paciente foi liberado para atividades nor-mais, sem qualquer restrição de natureza médica”, diz o boletim do hospital. “Se ele quiser fazer campanha, está liberado”, disse o médico cardiologista Roberto

Kalil.O ex-presidente está com um

inchaço na garganta decorrente do tratamento contra o câncer. Lula foi diagnosticado com um tumor na laringe em outubro do ano passado. Em março deste ano, foi anunciada a melhora, mas ele ainda deve ter de se submeter a exames nos próximos cinco anos.

A presença de Lula ganha im-portância em cidades com mais de um candidato da base aliada, onde a presidenta Dilma Rousseff deve continuar ausente. Ela não deve participar, por exemplo, no primeiro turno na eleição paulis-tana, onde há quatro candidatos de partidos aliados ao governo federal.

Lula participou de uma seção de fotos onde foram convidados 118 candidatos do PT e aliados na última semana. Devido à saúde debilitada, a presença de Lula ao lado da maioria dos candidatos deve se resumir a pose para fotos e filmagens nas quais aparecerá cumprimentando os aliados.

As chapas majoritárias dos dois partidos

tiveram problemas com a data de filiação

dos candidatos

Outro candidato a prefeito de Ita-pema que encon-trou problemas com a Justiça

foi o Professor Luiz Carlos Vieira (PT), que mesmo tendo sido declaro apto para concorrer as eleições deste ano, foi impedido pela Juíza Eleitoral Andréia Regis Vaz, em sentença pu-blicada no dia 2 de agosto.

O impedimento de Vieira para disputar o cargo se deve ao fato de ter sido julgada inapta a coligação a qual o candidato está vin-culado. A candidatura do

vice de Vieira, o Pastor Davi Brandes Leite, também foi impugnada pela Justiça uma vez que o candidato fixou seu domicílio eleito-ral em Itapema apenas em maio deste ano, o que acaba ferindo as exigências da Lei Eleitoral.

Vieira tentou substi-tuir seu vice pela também petista Zenira, no entan-to, na mesma sentença a juíza indeferiu a candida-tura porque a renúncia do candidato não preencheu os requisitos legais, assim permanece oficialmente Davi Brandes Leite como candidato a vice, o qual, po-rém está inapto a disputar o pleito. O indeferimento das candidaturas se estendeu aos candidatos a vereadores do Partido dos Trabalhado-res, uma vez que a mesma teve seu registro anulado

pela Executiva Nacional.

PARTIDO DA REPÚBLICAO candidato a prefeito

pela coligação Aliança com o Povo (PR, PRB, PDT, PV e PCdoB), João Emmel, tam-bém recorreu da decisão da Justiça local que indeferiu a candidatura do mesmo pelo fato de constar no sistema que sua filiação ao partido aconteceu apenas em 12 de outubro do ano passado; cinco dias depois do prazo final.

Emmel recorreu afir-mando que se filiou ao partido em 28 de setembro e pediu a retificação da data de filiação. Alega também que no dia 04 de outubro do ano passado foi designa-do secretário da Comissão Provisória encarregada de constituir o Diretório Mu-nicipal do PR.

Servidora pode ter sido exonera-da por perseguição política

PORTO BELO ELEIÇÕES

Uma servidora pública da Prefeitura de Porto Belo foi exonerada do cargo de Audi-tora Técnica e Autorizadora do município nesta terça-feira (31). Márcia Gaspary trabalhava desde o início de 2009 no cargo, quando o município precisou da função para o sistema de saúde do município. Ela afirma que o motivo do afastamento do cargo foi político e, como é concur-sada, agora voltou a cargo de Pediatra no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Segundo a Prefeitura de Porto Belo, a servidora foi exonerada do cargo técnico para atender uma demanda de pediatras do município. Porém, o NASF já conta com três pediatras e Márcia agora é a quarta.

“Nem foi o secretário de Saú-

de que entregou a exoneração. Cheguei de manhã, trabalhei normal, e aí por volta das 11h30 outras enfermeiras e chamaram e entregaram a exoneração”, explica Márcia. Ela ainda conta que o aviso foi repentino, já que ela desconfia que a ação possa ter sido motivada por ter “cur-tido” no Facebook materiais de um candidato de oposição ao Governo.

Márcia também acredita em outro motivo pelo afastamento do cargo de Auditora Técnica e Autorizadora. “Pode ser pelo meu próprio cargo, já que eu fazia a regulação do sistema e garantia que houvesse equidade no sistema. Ou seja, garantia que os casos prioritários tivessem prioridade, e não as indicações políticas”, completa.

De 10 de agosto de 2012 [email protected] gERAL

Justiça nega liminar e garante a continuidade do CalçadãoNo despacho a Justiça diz que a ação popular proposta pelo morador

é uma tentativa de o mesmo ver-se livre de

eventual incômodo pessoal decorrente

da supressão de parte do terreno de marinha

que ocupava em sua residência beira-mar

O Juiz Federal Substituto, Nelson Gustavo Mesquita Ribeiro Alves, indeferiu

a liminar e concedeu 10 dias para que o município de Itapema, bem como o autor da Ação Popular, José

Sebastião Afonso, apresen-tem provas para que depois o mesmo defina o futuro da continuação das obras do Parque Calçadão em Itapema.

A decisão faz parte da ação popular proposta pelo cidadão que quer que a Jus-tiça determine a suspensão imediata da obra entre as Ruas 315 e 321, alegando que a mesma está sendo construída sobre a restinga, bem como sustenta que o empreendimento reduz a faixa de areia de uso co-mum do povo.

A decisão do Juíz foi baseada também no fato de que a Secretaria de Patrimônio da União (SPU) vistoriou a obra em 10 de julho e conclui pela

do terreno de marinha que ocupava em sua residência beira-mar”.

O Município de Itapema também se manifestou pelo indeferimento do pedido liminar defendendo que o projeto do parque linear na orla do bairro de Meia Praia foi definido através de audiência pública com a comunidade, que culminou na assinatura de Termo de Compromisso e Ajustamen-to de Conduta. Alegou que o projeto teve o apoio da comunidade, órgãos de fis-calização federais e da Pro-curadoria da República, em razão do seu comprometi-mento com a recuperação das áreas degradadas e da contenção das construções indiscriminadas no local.

regularidade da execução da mesma, afirmando que a construção do referido calçadão em nada afeta a preservação ambiental,

“mais parecendo que a real intenção do autor popular é ver-se livre de eventual incômodo pessoal decor-rente da supressão de parte

As obras do Parque devem ser concluídas até o final do mandato do prefeito Sabino

De 10 de agosto de 20128 [email protected]

xxxx

gERAL

xxxx

Matriz: entre as ruas 211 e 213Filial: rua 295 ambas a beira mar

Rua: 412-A, nº 400Bairro Morretes - Itapema/SC 47- 3368.0448 ou 47-33688315

“EMPRESA PATROCINADORA DO HANDEBOL DE

ITAPEMA”

Baleia ferida corre risco de morrer em Bombinhas

Foto: Secretaria de turiSmo/divulgação

Segundo biólogo, a baleia pode ter sido ferida por redes de

pesca ou hélices de embarcações

Uma baleia pode morrer se não for tratada a tempo na costa de Bombinhas.

A baleia-franca, de cerca de 60 t, apresenta ferimentos profundos em sua camada de gordura.

Segundo o biólogo Luiz Eduardo Martins da Silva, do Museu Aquário Marinho da cidade, a baleia pode ter sido ferida por redes de pesca ou hélices de embarcações. A preocupação com o animal é grande, já que ele é acompa-nhado por um filhote.

“Os filhotes dessa espécie são muito dependentes da mãe. Se esses ferimentos não forem tratados e a baleia morrer, o filhote também não conseguirá sobreviver sozi-nho”, alertou o biólogo.

A baleia circula pela praia de Mariscal desde domingo (5), mas só nesta quarta-feira, após analisar as fotos, fun-cionários do museu percebe-ram o ferimento do animal.

“Tentamos contatar o Centro de Pesquisa de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí e veterinários da Uni-versidade Federal de Santa Catarina, mas até agora não obtivemos sucesso”, lamen-tou Silva.

O biólogo também explicou que o tratamento para a baleia se daria através de dardos com antibióticos e medicamentos, além da monitoramento do animal, para acompanhar a evolução de seu estado de saúde.

A espécieSegundo a Fundação de

Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab), as baleias-francas procuram o

litoral catarinense por suas águas quentes para a repro-dução, que ocorre justamente nos meses de inverno, em especial mais ao sul do esta-do, em Garopaba e Praia do Rosa.

A espécie pode atingir mais de 17m de comprimen-to, segundo dados do Projeto Baleia Franca. As fêmeas adultas, segundo registros de captura, podem chegar a pesar mais de 60t, enquanto que para os machos pesos acima de 45t não são inco-muns.

Os filhotes nascem, normalmente, entre junho e dezembro, já com cerca de 5m de comprimento e um peso entre 4 e 5 t; nas primei-

ras semanas de vida o filhote pode adquirir cerca de 50 kg por dia de peso, graças ao leite rico em gordura propor-cionado pela mãe.

O número de baleias--francas avistado no litoral de Santa Catarina este ano é considerado recorde. De acordo com os dados do Projeto Baleia Franca, até o final de julho foram observados 103 animais, sendo que 32 deles eram filhotes. É o maior número de animais registrados desde 2002, quando o PBF iniciou os sobrevoos de monitora-mento. A presença é bem superior do que o recorde anterior, observado em julho de 2009: 61 animais.

Secretaria de Educação de SC abre inscrições para concurso público

ESTADO

A Secretaria Estadual de Educação abriu nesta semana as inscrições para concurso público que contratará 2.000 professores para séries iniciais, ensino funda-mental e ensino médio em várias disciplinas. É possível fazer a inscrição até às 15h do dia 5 de setembro pagando uma taxa de R$ 50. Doadores de sangue ficam isentos do pagamento da taxa.

As provas serão rea-lizadas no dia 30 de se-tembro. O resultado será divulgado no dia 29 de novembro e os aprova-dos começam a trabalhar em fevereiro de 2013. Na Grande Florianópolis está a maior concentra-ção de vagas, com 190 postos de trabalho.

Há vagas para as dis-ciplinas de Biologia, Quí-mica, Ciências, Física, Alemão, Artes, Educação Física, Ensino Religio-so, Espanhol, Filosofia, Geografia, História, Inglês, Língua Portugue-sa, Língua Portuguesa e Literatura, Sociologia e Séries Iniciais.

De 10 de agosto de 2012 [email protected] SEgURANÇA

Itapema entra na era do videomonitoramento

Segundo Bussanello, graças à tecnologia

avançada, o sistema será um instrumento

para maior eficiência nas ações, garantindo

mais segurança para turistas e moradores

Itapema instalou nesta semana as 15 câmeras para vídeo monitora-mento do projeto Força Tur, em convênio com

o Governo do Estado. A ini-ciativa contempla outros 31 municípios.

Pelo convênio assina-do, a SSP se compromete a adquirir as câmeras, fazer sua instalação e dos links para transmissão das imagens,

enquanto o município ficará responsável pela implantação e manutenção da rede multi-mídia e dos equipamentos. As 15 câmeras tiveram um custo de R$ 238.500, sendo que o Governo Municipal entra com o investimento de R$ 115.000,00 e o Estado com o restante.

O projeto Força Tur foi orçado em R$ 5.701.200,00, com recursos das secreta-rias de Estado da Segurança Pública (SSP) e Turismo, Cultura e Esporte.

O prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, lembra que o atual Governo Munici-pal já busca há muito tempo a parceria com o Governo Estadual para a implantação de políticas públicas voltadas para a segurança. Sabino

enumera as muitas reuniões feitas com a Secretaria de Segurança Pública, quando Itapema já apresentava seu próprio sistema de vídeo monitoramento pronto e reivindicava aumento no efetivo policial, além da cria-ção do CISVEMAR, onde os municípios da Costa Verde e Mar juntaram esforços para pleitear ajuda das demais esferas governamentais. “Segurança pública é uma das principais preocupações de todos os governantes. As 15 câmeras vêm para suprir parte das necessidades, que serão consolidadas quando também houver o aumento de efetivo policial e apare-lhamento das guarnições. Vamos continuar a busca de subsídios para oferecer as melhores condições de segurança para a população”, explica.

Segundo Bussanello, graças à tecnologia avançada, o sistema será um instru-mento para maior eficiência nas ações, garantindo mais segurança para turistas e moradores. Nesta semana começaram a ser instaladas as 15 câmeras na cidade

De 10 de agosto de 201210 [email protected]

Alta gastronomia Os apaixonados pela gastronomia terão mais um motivo

para visitar a Costa Esmeralda em setembro. De 22 a 29, as cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas receberão a 5ª edição da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda. O evento, realizado pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, reúne todos os anos grandes chefs do país, que são responsáveis por aulas shows – já estiveram na Costa Esmeralda, entre outros, Alex Atala, Alessandro Segato, Helena Rizzo e Olivier Anquier.

Este ano A organização da 5ª Semana de Gastronomia já con-

firmou a participação de Claude Troisgros. Nascido nessa família de alquimistas, Claude tornou-se um dos grandes nomes da gastronomia internacional no momento e princi-pal construtor da ponte entre as cozinhas francesa e brasi-leira. Eleito chef do ano pelas revistas Veja, Gula, Prazeres da Mesa e Guia Quatro Rodas, Claude Troisgros serve alma francesa em corpo brasileiro (e vice-versa) em estilo gran-dioso. Claude já participou de outras edições do evento e retorna à Costa Esmeralda com sua cozinha “marravilhosa”.

Workshops O evento vai contar ainda com workshops, realizados

nas três cidades. A programação destas aulas já está dispo-nível no site do evento – www.semanadegastronomia.com.br. As inscrições devem ser abertas na semana que vem.

Rota gastronômicaPor um equívoco, divulgamos, na semana passada,

informações incorretas sobre a Rota Gastronômica 2012. São 19 restaurantes participantes do festival, que terá pratos e preços especiais. E o festival, que era realizado durante um mês em edições anteriores, será estendido. Inicia no dia 1º de setembro e segue até 10 de dezembro. Em breve, os pratos elaborados serão divulgados pelos participantes.

Novos associados O Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau dá

boas vindas a dois novos associados. Tornaram-se man-tenedores da entidade a Cantina Vô Jaques, de Itapema, e Casa d’Praia Restaurante e Eventos, de Bombinhas. A Cantina tem se destacado com seu rodízio de massas, riso-tos, filés e picanha. Fica na Avenida Nereu Ramos, entre as ruas 292 e 294, em Meia Praia. O telefone de contato é (47) 3368-4416. A Casa d’Praia Restaurante e Eventos oferece a seus clientes frutos do mar, carnes, risotos, massa e sobre-mesas, além de uma linha especialmente desenvolvida para crianças. A Casa disponibiliza também café colonial. Para saber mais, acesse www.restaurantecasadapraia.com.br. O restaurante Casa d’Praia fica na Rua Tié-sangue, 23, em Bombas. O telefone para reservas é (47) 3369 1121.

Central de Negócios Na quinta-feira, dia 9, o Sebrae/SC e entidades em-

presariais da região realizam o lançamento da Central de Negócios da Costa Esmeralda para hotéis e pousadas. A iniciativa tem o apoio do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau. Nos dias 23 e 24, foram realizadas reuniões com empresários de Itapema, Porto Belo e Bombinhas para apresentar o programa e verificar os pontos fracos e fortes identificados por eles. Os empresários que não puderam participar destas reuniões podem conhecer a Central de Negócios no lançamento.

Férias de julho aumentam a visitação ao Mirante

Desde que inaugurado o equipamento já recebeu 43,5 mil visitantes

Desde que inaugurado, em abril

passado, julho bateu o recorde no número de

visitações

As férias de julho aumentaram sig-nificativamente o número de visi-tantes no Mirante

do Encanto, em Itapema. Conforme o levantamento apresentado nesta semana pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvi-mento Econômico, durante todo o mês 12.286 pessoas passaram pelo local, um

incremento de 28,8% em relação ao mês anterior. Desde que inaugurado, em abril passado, julho bateu o recorde no número de visitações.

A pesquisa revelada pela SECTURDE revela que o número de turistas nacionais também teve um significativo aumento, chegando a 8.301 pessoas, ou seja, 36,64% a mais do que o mês anterior. Dentre os turistas nacionais que mais visitaram o mirante estão os próprios catarinen-ses (77%), seguidos pelos paranaenses (11%), gaú-chos (8%) e paulistas (3%). Turistas de 25 Estados da

Federação passaram pelo local. Os itapemenses que visitaram o local durante o mês totalizaram 3.881 pessoas.

Já o número de turis-tas estrangeiros caiu cerca de 23,5%, totalizando 104 pessoas de 16 países do mundo, com destaque aos argentinos que represen-tam uma fatia de 49% do total das visitas registradas no mês.

No período do inverno o Mirante do Encanto atende diariamente, das 8h às 18h; já no verão o período deve ser estendido pelo Governo Municipal. A visitação é gratuita.

O lançamento A Central de Negócios da Costa Esmeral-

da para hotéis e pousadas será lançada às 19 horas, no restaurante Recanto da Sereia. Inte-ressados devem confirmar presença até quarta--feira, dia 8, pelo telefone (48) 3263.0830. De acordo com o Sebrae, o programa possibilita,

entre outros: redução de custos, contratação de serviços, aumento do poder de negocia-ção, acesso à mídia, propaganda, exportação e compra em conjunto, criação de uma rede, capacitação de equipes, obtenção de melhores condições para linhas de crédito.

De 10 de agosto de 2012 [email protected] gERAL

UAB abre inscrições para especialização em Ciências

NOTA OFICIAL

Decisão histórica em defesa do Jornalismo

A FENAJ e seus 31 sindicatos filiados vêm a público agradecer aos 60 senadores brasileiros que, no início da noite de hoje, aprovaram em 2º turno a PEC 33/09, que restabe-lece a exigência do diplo-ma de curso superior em Jornalismo como condição para o exercício profissio-nal. O Senado, absoluta-mente sintonizado com a opinião pública e com a categoria dos jornalistas, deu um passo fundamental para a correção de uma decisão obscurantista do STF, que eliminou a exigência do diploma para acesso à profissão. Os

jornalistas e a sociedade brasileira agradecem este ato em defesa do Jornalis-mo.

A FENAJ agradece especialmente ao senador Antônio Carlos Valadares, autor da PEC 33, ao se-nador Inácio Arruda, que fez a relatoria da matéria, e à senadora Lídice da Mata, que cobrou daqueles que buscavam protelar a apreciação da proposta o compromisso público, as-sumido há meses, de votá--la. Eles foram incansáveis na defesa da PEC, demons-trando uma compreensão singular da importância do Jornalismo nas sociedades democráticas e do papel do profissional jornalista. Igualmente, agradecemos ao presidente da sessão desta terça-feira, senador Casildo Maldaner, e aos lí-deres partidários que colo-caram a votação da PEC33 entre as prioridades da casa. Também agradece-mos a todos os senadores

que apoiaram a proposta e que se empenharam pela sua aprovação.

A exigência da forma-ção superior em Jornalis-mo é uma conquista his-tórica dos jornalistas e da sociedade. Depois de 1969, quando foi instituída, esta exigência contribuiu deci-sivamente para modificar a qualidade do Jornalismo brasileiro, representando uma das garantias ao di-reito à informação inde-pendente e plural, condi-ção indispensável para a verdadeira democracia.

O diploma de jornalista foi derrubado da nossa legislação profissional por decisão do STF em 17 de junho de 2009 que permi-tiu que qualquer cidadão, sem qualquer formação, possa exercer esta profis-são de grande responsa-bilidade social. A decisão da maior corte de Justiça representou um retro-cesso não somente para a categoria dos jornalistas,

mas para toda a sociedade brasileira, que perde com a desqualificação do Jorna-lismo.

O Congresso Nacional respondeu de pronto a este processo de judicialização da vida nacional, de cará-ter nitidamente conser-vador. No mesmo ano de 2009, foram apresentadas duas PECs restabelecendo a exigência do diploma para o exercício profissio-nal.

Hoje, após a aprovação da PEC 33 no Senado, a categoria e a sociedade voltam suas atenções para a Câmara dos Deputados, que terá de apreciar a PEC 33 em conjunto com a PEC 386, de autoria do deputa-do Paulo Pimenta e relato-ria do deputado Maurício Rands. Ambas têm o mesmo propósito: resgatar a dignidade dos jornalistas brasileiros e contribuir para a garantia do jornalis-mo de qualidade.

O momento é de come-

moração da grande vitória, mas a mobilização dos jor-nalistas brasileiros, orga-nizada pela FENAJ e pelos Sindicatos de Jornalistas de todo o país, apoiada por entidades do campo do Jornalismo como o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jorna-lismo (SBPJor), e respalda pela energia contagiante de estudantes de Jorna-lismo que engajaram-se em manifestações desde a fatídica decisão do STF em 2009 até a vigília no Senado nesta sexta-feira, vai continuar para que a PEC seja aprovada em tempo recorde na Câmara dos Deputados.

A vitória é nossa e a fazem os que lutam!

Diretoria da FENAJ e Sindicatos de Jornalistas do Brasil

Brasília, 7 de agosto de 2012.

O curso começa em 1º de outubro, em

Itapema, e terá 18 meses de duração

A Universida-de Aberta do Brasil (UAB) de Itapema está com inscrições

abertas até 26 de agosto para a Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências, na modalidade à distância. O curso é destinado aos profissio-nais da educação gradu-ados, prioritariamente a professores de ensino fundamental e médio, que ministram aulas de Ciências, Biologia, Quí-micas, Física e Matemá-

tica. O Polo de Itapema, localizado no bairro Mor-retes, oferece 50 vagas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamen-te pela internet, no link http://ingresso.ifsc.edu.br/portal/principal.php. O Polo Presencial de Ita-pema oferece apoio para a inscrição de candidatos no telecentro da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Bento Elói Garcia, na Rua 402B, no Bairro Morretes, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h30.

As aulas serão minis-tradas à distância, com encontros presenciais obrigatórios todas as segundas-feiras, das 19h às 21h45min, nas depen-

dências da Escola Muni-cipal Bento Elói Garcia. O curso começa em 1º de

outubro e terá 18 meses de duração, sendo 12 para integralização das

Unidades Curriculares e seis para desenvolvimen-to da monografia.

De 10 de agosto de 201212 [email protected]

Mercado Público está aberto ao povo de Itapema

O Mercado funciona diariamente a partir das 8 horas

Os primeiros boxes do Mer-cado Público Municipal Nelson Santos,

de Itapema, abriram suas portas à comunidade na manhã do último sábado (04) transformando-se em um novo atrativo para o centro da cidade, bem como de lazer, compras e diversão para a região.

Com uma infraestru-tura arrojada, o Mercado oferece diversos tipos de

produtos que vão desde peças de artesanato até produtos de alimentação e bebidas.

No primeiro dia em funcionamento centenas de pessoas passaram pelo local e puderam se distrair com apresentações cul-turais e musicais durante todo o dia programadas pelo Governo Municipal através das Secretarias Municipais de Turismo e Esporte Cultura e Lazer. O prefeito Sabino Bussanello

também esteve presente e deu as boas vindas aos boxistas concessionários e permissionários. O local reserva espaço para o incentivo à economia soli-dária, reservando espaço para a Associação das Mu-lheres Arteiras, Cooperita-pema e aos artesãos locais.

A equipe do Jornal Li-toral Catarinense também marcou presença na festa e registrou alguns mo-mentos. Acompanh

As novidades trazidas pelo Box de queijos e fiambreria foi um dos mais procurados durante o primeiro dia

Durante todo o dia a comunidade itapemense curtir

o novo espaço de compras, lazer e cultura

O grupo Tropeiros do Litoral brindou os visitantes com uma de suas

apresentações

Autoridades do município passaram

pelo local, neste caso o vereador

Vânio Vieira

grupo de Teatro também marcou

presença na animação da abertura dos boxes

Prefeito Sabino com as representantes das Mulheres Arteiras e Coopertitapema, beneficiadas pela obra

Dentre as atividades do mercado está o apoio ao artesanato local