lista de exercÍcios - cursointellectus.com.br · o período democrático de 1946 a 1964, juscelino...

8

Click here to load reader

Upload: vubao

Post on 18-Jan-2019

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: LISTA DE EXERCÍCIOS - cursointellectus.com.br · o período democrático de 1946 a 1964, Juscelino Kubitschek foi o único presidente civil a completar o seu mandato. Assim JK passou

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO – GABARITO

GAB

LIS

TA -

29

ganhava as eleições presidenciais. Assim, a UDN ten-tava dar um golpe para impedir a posse do vencedor. Isso ocorreu em 1950 e 1955 quando venceram Vargas e JK, respectivamente. A UDN estava envolvida na gra-ve crise política de 1954 que culminou no suicídio de Vargas bem como tentou impedir a posse de JK em 1955, na renúncia de Jânio em 1961, no golpe de 1964.

Questão 5Letra D

Questão 6Letra D

Questão 7Letra C

Questão 8Letra B

Questão 9Letra A

Questão 10 Letra C

História I

Questão 1a) O Governo de Vargas, 1930-1945, através do DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, procurou criar a imagem de Vargas como o “pai dos pobres”. Neste contexto foi criada a CLT, a Consolidação das Leis Trabalhistas, a constituição de 1934 institui o voto feminino, criação da indústria de base como a Vale do Rio Doce e a siderúrgica nacional de Volta Redonda, a participação do Brasil na Segunda Guerra contra as di-taduras do Eixo. No governo Vargas que ocorreu entre 1951-1954, foi criada a Petrobrás, BNDE, entre outras realizações. Daí toda a comoção.b) O segundo governo Vargas, 1951-1954, foi coroado de problemas. Em primeiro lugar a conjuntura histórica era outra, agora Vargas tem que governar em um ambiente político mais democrático, portanto vai ter que negociar. Havia a “herança maldita” deixada pelo governo Dutra que gastou as reservas do Brasil. Havia uma crise econômica e o ministro João Goulart deu um aumento de 100% no salário mínimo gerando um sério desconforto para o governo. A UDN liderada por Carlos Lacerda fazia uma forte oposição ao governo nacionalista e populista de Vargas. Vargas não mandou um exército brasileiro para lutar na Guerra da Coreia o que irritou o governo dos EUA. O atentado na Rua Toneleros contra Carlos Lacerda foi fundamental para intensificar a crise política. Em um “mar de lamas” Vargas suicidou em 24 de agosto de 1954.

Questão 2a) - o posicionamento político de boa parte da grande imprensa contra o nacionalismo econômico e o trabalhismo defendidos pelo Governo Vargas. - a crítica ao financiamento público, pelo Banco do Brasil, à criação do jornal varguista Última Hora. - a acusação e o temor generalizado na grande imprensa da retomada de práticas autoritárias provenientes do Estado Novo, com destaque para as ações de censura.b) - o reconhecimento em relação à implementação das leis trabalhistas advindas do 1o Governo Vargas e atualizadas neste momento. - o apoio às medidas relacionadas ao nacionalismo econômico, expresso, por exemplo, na criação da Petrobrás.

Questão 3Letra A

Questão 4A UDN, União Democrática Nacional, surgiu no final

da Ditadura do Estado Novo contra o governo de Ge-túlio Vargas que era nacionalista e visava continuar no poder conforme o movimento denominado de ‘Quere-mismo”. A UDN, com sua concepção liberal, defendia a abertura da economia brasileira para o capital exter-no. Este partido fez oposição a coligação PTB/PSD que

Page 2: LISTA DE EXERCÍCIOS - cursointellectus.com.br · o período democrático de 1946 a 1964, Juscelino Kubitschek foi o único presidente civil a completar o seu mandato. Assim JK passou

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO – GABARITO

GAB

LIS

TA -

30

Questão 6Letra E

Questão 7 Dois dos problemas:

- falta de apoio político no Poder Legislativo- insucesso no controle da inflação- oposição da UDN

Uma das consequências sociais:- aprofundamento do processo de urbanização da população- aumento das desigualdades regionais- aumento do poder aquisitivo das camadas médias urbanas- favelização dos grandes centros urbanos

Uma das consequências econômicas:- fortalecimento da política de substituição de importações- maior ação de capitais estrangeiros no financiamento da economia nacional- consolidação da indústria automobilística no país- fortalecimento das indústrias de bens de consumo duráveis- aumento do endividamento externo nacional- maior dependência em relação ao capital internacional- ampliação das taxas de crescimento anual do PIB- significativo crescimento do setor industrial

Questão 8Letra E

Questão 9Letra A

Questão 10 Letra C

História I

Questão 1a) Integrar as regiões brasileiras levando a Capital para a região Centro-Oeste, com vistas ao desenvolvimento dessa região. b) Porque o Plano Piloto projetou uma cidade que levou para a periferia (Cidades Satélites) a população trabalhadora (pedreiros, motoristas, serventes, etc.).

Questão 2Letra C

Questão 3a) JK, político do PSD, governou o Brasil entre 1956-1960. Seu objetivo era crescer 50 anos em apenas 5 anos de governo. Desta forma, JK criou o importante “Plano de Metas” dentro da perspectiva do Nacional Desenvolvimentismo. O desenvolvimentismo foi consolidado num conjunto de 30 objetivos a serem alcançados em cinco setores básicos da economia (energia, indústria, transporte, educação e alimentação). Os setores que mais recursos receberam foram energia, transportes e indústrias de base.

As metas, em sua maioria, alcançaram resultados considerados positivos (educação e alimentação não tiveram êxitos). O crescimento das indústrias de base, fundamentais ao processo de industrialização, foi de praticamente 100% no quinquênio 1956-1961. Como exemplos, podemos citar a criação de hidrelétricas e a produção de energia elétrica, a ampliação da pro-dução de petróleo e da produção siderúrgica, a insta-lação das multinacionais da indústria automobilística, entre outros.

A construção de Brasília era meta síntese que re-presentava a modernização, integração e desenvolvi-mento.b) A República Liberal Populista, 1946-1964, foi um período histórico que ocorreu entre duas ditaduras (Estado Novo entre 1937-1945 e a Ditadura Militar entre 1964-1985). Alguns presidentes não terminaram o mandato no contexto da República Liberal Populista como Vargas que suicidou em 1954, Jânio Quadros que renunciou em 1961 após 7 meses de mandato e Jango que foi deposto em 1964. Em meio às experiências de interrupção dos mandatos presidenciais durante o período democrático de 1946 a 1964, Juscelino Kubitschek foi o único presidente civil a completar o seu mandato. Assim JK passou a ser visto dentro da memória histórica como conciliador e tolerante.

Questão 4Letra A

Questão 5Letra C

Page 3: LISTA DE EXERCÍCIOS - cursointellectus.com.br · o período democrático de 1946 a 1964, Juscelino Kubitschek foi o único presidente civil a completar o seu mandato. Assim JK passou

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO – GABARITO

GAB

LIS

TA -

31

Questão 7a) Podemos citar a UDN como partido de oposição, aliado aos setores liberais, e o PTB como partido de situação, aliado aos setores esquerdistas. b) A posição ideológica de Jango, simpatizante do socialismo no contexto da Guerra Fria, e a tentativa do presidente de implementar as Reformas de Base foram fatores para a tensão política desse período.

Questão 801 + 02 +04 + 08 + 16 = 31.Todas as assertivas estão corretas. A República Li-

beral Populista, 1946-1964, foi uma experiência relati-vamente mais democrática em relação ao período an-terior (ditadura do Estado Novo) e posterior (ditadura militar). Neste contexto, o Brasil se alinhou com EUA e Dutra cassou, em 1947, o PCB. Daí ser um período relativamente democrático. Vargas foi eleito à pre-sidência do Brasil em 1950. Por ser uma conjuntura mais democrática, Getúlio teve que conciliar tendên-cias se desgastou e suicidou em 24 de agosto de 1954. JK governou o Brasil entre 1956-1960, criou o Plano de Metas, defendeu o nacional desenvolvimentismo e a abertura da economia brasileira para o capital exter-no. Jânio Quadros foi eleito em 1960, assumiu e go-vernou sete meses renunciando em 25 de agosto de 1961. Jango, seu vice, tomou posse e defendeu as Re-formas de Base sofreu muitas críticas dos segmentos sociais mais conservadores. Foi organizada a “Marcha da Família com Deus pela Liberdade” e João Goulart foi deposto em 31 de março de 1964.

Questão 9Letra C

Questão 10 Letra B

História I

Questão 1Letra A

Questão 2Letra A

Questão 3O posicionamento do deputado mexicano de cri-

ticar o golpe que depôs o presidente do Brasil João Goulart em 1964 está vinculado ao sentimento lati-no-americano de ser colonizado e explorado pelas grandes potências capitalistas, é o poderoso capital internacional contra o Terceiro Mundo. O México, vale lembrar, perdeu para os Estados Unidos praticamente a metade do seu território no século XIX. O posicio-namento do secretário de Estado dos Estados Unidos foi favorável a queda de Jango que, segundo ele, era a defesa da constituição. Naquele contexto histórico o mundo vivia “A Guerra Fria”, que estava bem “quente”. Em 1959 ocorreu a Revolução Cubana. Na América La-tina havia governos populistas principalmente no Bra-sil México e Argentina. Em 1961 ocorreu a Crise dos Mísseis e começava a Guerra do Vietnã. Em 1963 foi assassinado o presidente dos EUA, J.F. Kennedy. Esse cenário nervoso levou os EUA a apoiar as ditaduras militares na América Latina destituindo governos de viés populistas.

Questão 4a) Podemos citar: (1) a crise econômica do governo de Jango, caracterizada por elevada inflação, o que gerava insatisfação em vários setores da sociedade e (2) a forte oposição de setores conservadores da sociedade ao Plano Trienal proposto pelo presidente.b) Podemos citar: (1) os movimentos estudantis, organizados, sobretudo, pela UNE e (2) a cultura de oposição formada no teatro, no cinema e, principalmente, na música popular brasileira.

Questão 5Letra A

Questão 6a) O discurso de Jango menciona a chamada “Reformas de Base”.b) As Reformas de Base faziam referência a necessidade de mudanças na estrutura da sociedade como a questão agrária, bancária, financeira e administrativa. Setores mais conservadores da sociedade brasileira, como a Igreja e os militares, discordaram das reformas de base por entender que elas representavam uma ameaça a propriedade privada. A UNE, União Nacional dos Estudantes, mobilizava as universidades em torno de propostas de transformação social. O resultado desta tensão foi o golpe militar de 1964.

Page 4: LISTA DE EXERCÍCIOS - cursointellectus.com.br · o período democrático de 1946 a 1964, Juscelino Kubitschek foi o único presidente civil a completar o seu mandato. Assim JK passou

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO – GABARITO

GAB

LIS

TA -

32

História I

Questão 1Letra A

Questão 2a) A Doutrina de Segurança Nacional, criada por todas as ditaduras instauradas na América Latina, pregava o combate ao inimigo interno que fosse causador de problemas que pudessem prejudicar os interesses da Nação. Ou seja, na visão militar, todos aqueles que atrapalhassem a formação da unidade nacional em torno do governo então vigente deveria ser combatido.b) Podemos citar (1) a militarização política e social e (2) o emprego de censura, tortura e repressão.

Questão 3Letra E

Questão 4Letra C

Questão 5Letra B

Questão 6Letra D

Questão 7Letra A

Questão 8 01 + 02 + 04 + 08 = 15.A afirmativa [16] está incorreta, porque o AI-5 não

instituiu ou legalizou a pena de morte no Brasil.

Questão 9 01 + 02 + 04 + 08 = 15.Praticamente todas as unidades militares aderi-

ram ao golpe. Os governadores dos principais estados da federação também apoiaram o golpe militar (não apoiaram Jango), como Ademar de Barros, em São Paulo; Carlos Lacerda, no Rio de Janeiro; Magalhães Pinto, em Minas Gerais.

Questão 10 Letra B

Page 5: LISTA DE EXERCÍCIOS - cursointellectus.com.br · o período democrático de 1946 a 1964, Juscelino Kubitschek foi o único presidente civil a completar o seu mandato. Assim JK passou

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO – GABARITO

GAB

LIS

TA -

33

Questão 6a) A inscrição “quem matou Herzog” refere-se ao jornalista Vladimir Herzog, morto na Ditadura Militar e, portanto, faz uma crítica a esse regime. Já a inscrição “cadê Amarildo” refere-se ao sumiço do pedreiro Amarildo em uma comunidade carioca na atualidade, promovida por policiais de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) e, logo, faz uma crítica ao abuso policial contra as populações de baixa renda.b) A principal diferença é a CENSURA. Em 1970 ela era amplamente exercida pelo regime militar, que cerceava artistas e a imprensa. Em 2013 ela era inexistente, dando a imprensa total liberdade de divulgação.

Questão 7Letra A

Questão 8Letra B

Questão 9 Letra C

Questão 10 Letra C

Questão 11 Letra E

História I

Questão 1Letra A

Questão 2a) O auge do “Milagre Brasileiro” ocorreu durante o governo Médici, 1969-1973. O país cresceu em média 11% ao ano neste período. O Estado criou obras faraônicas. Este modelo econômico gerou problemas como o arrocho salarial, aumento da dívida externa, inflação, concentração de renda, entre outros. O AI-5 foi criado de forma ditatorial dia 13 de dezembro de 1968 no governo de Costa e Silva. A ideia era fechar todas as possibilidades de oposição, controlar, censurar, intimidar, etc. Era necessário deixar o governo militar desenvolver seu projeto sem nenhuma crítica.b) A primeira crise internacional do petróleo de 1973 gerou uma crise mundial culminando em consequências negativas para o “Milagre Brasileiro” que começou a esgotar no governo Geisel, 1974-1978. Em 1979 ocorreu a segunda crise mundial do petróleo, comprometendo ainda mais a economia. Neste momento, João Baptista Figueiredo, assumiu o governo no Brasil e o país entrou na década de 1980 em grave crise econômica com greve, inflação e desemprego. A década de 1980 foi considerada a década perdida para a América Latina.

Questão 3 a) O movimento é o Tropicalismo. Podemos citar como características a (1) crítica irreverente dos problemas sociais brasileiros e (2) a revelação das contradições sociais brasileiras.b) No contexto nacional, podemos citar a repressão imposta pela Ditadura Militar. No contexto internacional, podemos citar o movimento hippie.

Questão 4Letra B

Questão 5Sim. A primeira imagem remete a uma propaganda

oficial do governo militar enquanto a segunda é uma sátira sobre esta mesma propaganda. As duas ima-gens foram elaboradas na década de 1970, no auge da ditadura militar, sobretudo no governo Médici, 1969-1974. Após a edição do AI-5 de 13 de dezembro de 1968 ainda no governo de Costa e Silva, o regime militar endureceu começando os “anos de chumbo”, o “ame-o ou deixe-o”. Como forma de resistência políti-ca surgiu a luta armada através de guerrilhas rurais e urbanas que foram duramente reprimidas e banidas pelos militares. O governo pretendia com este lema “ame-o ou deixe-o” estimular o patriotismo dos brasi-leiros. Este contexto de violação aos direitos humanos é uma triste página de nossa história que foi analisado pela recente “Comissão Nacional da Verdade”.

Page 6: LISTA DE EXERCÍCIOS - cursointellectus.com.br · o período democrático de 1946 a 1964, Juscelino Kubitschek foi o único presidente civil a completar o seu mandato. Assim JK passou

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO – GABARITO

GAB

LIS

TA -

34

História I

Questão 1Letra B

Questão 2

Letra C

Questão 301 + 04 = 05.Estão incorretas as proposições [02] e [08]. O AI.1,

09 de abril de 1964, estabeleceu eleições indiretas para presidente. O Ato Institucional número 5 decre-tado dia 13 de dezembro de 1968, foi chamado de “gol-pe dentro do golpe”, diferente dos atos institucionais anteriores, o AI. 5 tinha um caráter permanente, só foi revogado 11 anos depois. Estava começando os “anos de chumbo”. O primeiro golpe foi em 1964 com a de-posição de Jango e o segundo foi o AI. 5.

Questão 4Letra B

Questão 5Letra C

Questão 6Letra A

Questão 7a) Porque foram associadas às populações que os europeus historicamente consideravam inferiores: indígenas (sífilis) e africanos (AIDS).b) Transição Ditadura-Democracia. Aspectos: (1) abertura lenta, gradual e segura promovida pelo próprio regime militar e (2) intensa participação popular.

Questão 8 Letra E

Questão 9 Letra B

Questão 10 Letra C

Page 7: LISTA DE EXERCÍCIOS - cursointellectus.com.br · o período democrático de 1946 a 1964, Juscelino Kubitschek foi o único presidente civil a completar o seu mandato. Assim JK passou

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO – GABARITO

GAB

LIS

TA -

35

Questão 8 04.O segundo turno da eleição presidencial de 1989

foi disputado por Lula e Collor, sendo Fernando Collor de Melo o vencedor do pleito eleitoral. Collor renun-ciou ao cargo em 29 de dezembro para não perder seus direitos políticos. O governo de Fernando Hen-rique Cardoso foi caracterizado pelo Neoliberalismo e um programa de privatização e não pela estatização. O Plano Cruzado foi elaborado no ano de 1986, início do governo Sarney.

Questão 9 Letra A

Questão 10 04 + 08 = 12.

[01] Incorreta. A emenda Dante de Oliveira conhecida como “Diretas Já” não foi aprovada pelo congresso. Em 1985, um colégio eleitoral elegeu para presidente e vice, Tancredo Neves e Sarney.[02] Incorreta. O governo Sarney, 1986-1990, primeiro presidente civil depois da ditadura militar, implantou diversos planos econômicos, todos fracassaram. Foi um dos piores momentos da República brasileira do ponto de vista econômico. Greves, hiperinflação, dívida externa faziam parte da agenda brasileira.[16] Incorreta. Tancredo não renunciou. Ele teve problemas de saúde, diverticulite, foi hospitalizado e faleceu. Seu vice, Sarney, assumiu a presidência.[32] Incorreta. O governo de Fernando Collor de Mello, 1990-1992, foi caracterizado pelo início do Neoliberalismo no Brasil através de menor intervenção do Estado na economia, livre cambismo, privatizações, etc. Não foi caracterizado pelo nacional desenvolvimentismo.

Questão 11 a) A inflação é o aumento de preços dos produtos que pode ser ocasionada por desequilíbrios econômicos variados, um deles é a elevação da demanda (consu-mo) sem ocorrer aumento proporcional no investi-mento e na produção. Outros fatores como a atuação de oligopólios (poucas empresas produzindo um tipo de produto) com formação de cartel (preços combina-dos em patamares elevados para obtenção de maior lucratividade), excesso de protecionismo contra pro-dutos importados e até fatores ambientais (seca se-vera com redução da oferta de produtos agrícolas) podem interferir na elevação dos preços.b) Em 1986, com a retomada da democracia no país (Nova República) e durante do governo de José Sarney, foi implantado o Plano Cruzado para combater a infla-ção elevada. O congelamento de preços surtiu resulta-do apenas no curto prazo, uma vez que a intervenção muito brusca na economia fracassou. Entre os efeitos do plano, a retenção de produtos pelos empresários causando desabastecimento de alguns produtos, a troca da moeda, a pequena melhora da distribuição de renda no período de queda inflacionária e o poste-rior retorno da inflação elevada.

História I

Questão 1[Resposta do ponto de vista da disciplina de His-

tória]a) “No Amazonas, no Araguaia, na Baixada Fluminense / No Mato Grosso, Minas Gerais e no Nordeste tudo em paz”. O autor faz uso da ironia ao mencionar “tudo em paz” e Araguaia. No início da década de 1970, durante o governo militar do presidente Médici, o Brasil viveu os “anos de chumbo”, o “ame-o ou deixe-o”. Ocorreu neste cenário a luta armada através das guerrilhas rurais e urbanas. A guerrilha do Araguaia foi brutalmente dizimada pelos militares.b) A letra desta música da Legião Urbana externa muito o contexto histórico em que o Brasil estava inserido. Em 1985 acabou a ditadura militar, que durou 21 anos, e começou a Nova República. A morte trágica de Tancredo Neves já apontava para tempos difíceis. O país estava mergulhado em uma grave crise econômica e o presidente Sarney criou vários planos econômicos sem sucesso. A constituinte de1987-1988 discutia o futuro e as incertezas do Brasil. Renato Russo, neste cenário de transição democrática, pergunta: “que país é esse?”.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de So-ciologia]a) Em todos esses locais existem (ou existiram) conflitos extremamente violentos, contrariando a ideia de que “está tudo em paz”.b) A música tem um forte apelo de indignação e de não conformação com a situação violenta e de desigualdade social existente no país. O ritmo repetitivo denota uma tensão e uma pulsão resultante do contexto de embate social ao qual a música faz referência.

Questão 2

Letra E

Questão 3Letra C

Questão 4Letra E

Questão 5Letra C

Questão 6Letra B

Questão 7Letra D

Page 8: LISTA DE EXERCÍCIOS - cursointellectus.com.br · o período democrático de 1946 a 1964, Juscelino Kubitschek foi o único presidente civil a completar o seu mandato. Assim JK passou

www.irium.com.br

LISTA DE EXERCÍCIOS3º ANO – GABARITO

GAB

LIS

TA -

35

Questão 12

Letra B

Questão 13Letra A

Questão 14Letra A

Questão 15Letra D

Questão 16Letra C

Questão 17Letra D

Questão 18 O Plano Real foi elaborado por uma equipe liderada

pelo ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso em Julho de 1994 no governo do presidente da Repú-blica Itamar Franco. O objetivo do plano era controlar a inflação, estabilizar a economia e buscar o cresci-mento econômico. O plano valorizou nossa moeda, o Real, favorecendo a importação e contribuindo para a concorrência entre os produtos nacionais e os impor-tados. Esta concorrência era fundamental para inibir a inflação. Porém, para o plano ter êxito, aumentaram as taxas básicas de juros da economia para atrair in-vestimento no país e manter a moeda forte. No en-tanto. Atrapalhou aquele brasileiro que precisava emprestar dinheiro para modernizar sua empresa e fazer frente a concorrência. O Real, uma moeda forte, facilitava a importação, mas atrapalhava a exportação contribuindo para o desemprego. O Banco Central fa-zia a âncora cambial injetando dólares na economia doméstica para manter a moeda estável. A partir de 1994, intensificou-se o Neoliberalismo no Brasil.

Questão 19 Letra D

Questão 20 Letra E