lista de exercícios – aula 7 sistemas digitais (1)

2
Sistemas Digitais Lista de Exercícios – Aula 7 Circuitos Sequenciais jhoseff douglas marinho vieira T:e17 Exercício 1 A implicação na utilização das latchs SR NAND e NOR está na inversão dos valores das saídas (que vamos chamar de Q). Quando iniciamos os pulsos com portas NANDs de acordo com a tabela de resultados serão o inverso dos mesmos sinais com as portas NOR. Exercício 2 O modo de trabalho é o que caracteriza Latchs de flip-flops. Latchs são ativadas e controladas através das entradas. Já os flip-flops teem que trabalhar em sincronia ao sinal de clock. Exercício 3 são denominadas entradas de controle ou entradas síncronas quando seu efeito na saída do flip-flop é sincronizado com entrada clock (CLK). Nas entradas assíncronas operam independente das entradas sincronas ex: Present e Clear. Exercício 4 Flip-Flop D: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será o valor na entrada D (Data) naquele instante. Flip-Flop T: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será alternado ou mantido dependendo se o valor na entrada T (Toggle) for 1 ou 0. Flip-Flop J-K: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será alternado se as entradas J e K forem ambas iguais a 1 e será mantido se ambas forem iguais a zero; se forem diferentes, então o valor se tornará 1 se a entrada J (Jump) for 1 e será 0 se a entrada K (Kill) for 1.

Upload: jhoseffdouglas

Post on 16-Jan-2016

8 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Lista de Exercícios – Aula 7 Sistemas Digitais (1)

TRANSCRIPT

Page 1: Lista de Exercícios – Aula 7 Sistemas Digitais (1)

Sistemas Digitais Lista de Exercícios – Aula 7 Circuitos Sequenciaisjhoseff douglas marinho vieira T:e17

Exercício 1 A implicação na utilização das latchs SR NAND e NOR está na inversão dos valores das saídas (que vamos chamar de Q). Quando iniciamos os pulsos com portas NANDs de acordo com a tabela de resultados serão o inverso dos mesmos sinais com as portas NOR.

Exercício 2 O modo de trabalho é o que caracteriza Latchs de flip-flops. Latchs são ativadas e controladas através das entradas. Já os flip-flops teem que trabalhar em sincronia ao sinal de clock.

Exercício 3 são denominadas entradas de controle ou entradas síncronas quando seu efeito na saída do flip-flop é sincronizado com entrada clock (CLK). Nas entradas assíncronas operam independente das entradas sincronas ex: Present e Clear.

Exercício 4 Flip-Flop D: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será o valor na entrada D (Data) naquele instante.

Flip-Flop T: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será alternado ou mantido dependendo se o valor na entrada T (Toggle) for 1 ou 0.

Flip-Flop J-K: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será alternado se as entradas J e K forem ambas iguais a 1 e será mantido se ambas forem iguais a zero; se forem diferentes, então o valor se tornará 1 se a entrada J (Jump) for 1 e será 0 se a entrada K (Kill) for 1.

Flip-Flop S-R: Quando houver variação do clock, o valor guardado no flip-flop será mantido se R e S forem ambos iguais a 0; irá mudar para 0, se a entrada R (Reset) for 1, e se tornará 1 se a entrada S (Set) for 1. O comportamento não será especificado se as duas entradas forem forem iguais a 1. (No Logisim, o valor anterior do flip-flop será mantido.)

Exercício 5

Flip-Flop SR armazenar 1 bit de memoria.Um flip-flop JK é usado para responder a uma determinada sequência de entrada.flip-flop D é usado para transferência em Paralelo de Dados. flip-flop T é usado como Divisor de Freqüência.