linha de passe esportes

20
São João da Boa Vista, 10 de abril de 2013 | Ano 01 | Edição 03 Profissional em 2014 Vargem Grande do Sul oficializa futsal profis- sional em evento que contou com a presen- ça de Pampa. Pág.12 Natação leva 30 medalhas Esportiva e Palmei- ras conquistam bons resultados no torneio de Mococa. Pág. 14 Basquete passa fácil Palmeiras vence Santa Bárbara D'Oeste por 97 a 38, pelo Regional da ARB. Pág. 14 Kung Fu vai à China Academia Fei-Long levará seis lutadores para torneio interna- cional. Pág. 18 Pratinha segue líder Com vitória apertada, alviverde sanjoanense se isola na liderança do Amador. Pág. 6 Os nomes da EPTV Lívia Campos Págs. 4 e 5 Amor no que faz Paulo Renor Rosa Junior fala da carreira com o basquete. Pág. 9 Distribuição gratuita | 2.000 exemplares Luiz Gustavo Gasparino

Upload: angelita-franco

Post on 31-Mar-2016

263 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Terceira Edição

TRANSCRIPT

São João da Boa Vista, 10 de abril de 2013 | Ano 01 | Edição 03

Profissional em 2014Vargem Grande do Sul oficializa futsal profis-sional em evento que contou com a presen-ça de Pampa. Pág.12

Natação leva 30 medalhasEsportiva e Palmei-ras conquistam bons resultados no torneio de Mococa. Pág. 14

Basquete passa fácilPalmeiras vence Santa Bárbara D'Oeste por 97 a 38, pelo Regional da ARB. Pág. 14

Kung Fu vaià ChinaAcademia Fei-Long levará seis lutadores para torneio interna-cional. Pág. 18

Pratinhasegue líderCom vitória apertada, alviverde sanjoanense se isola na liderança do Amador. Pág. 6

Os nomes da EPTVLívia Campos

Págs. 4 e 5

Amor no que fazPaulo Renor Rosa Junior fala da carreira com o basquete. Pág. 9

Distribuição gratuita | 2.000 exemplares

Luiz

Gus

tavo

Gas

parin

o

Das seis equipes invictas na 1ª Divisão do Amador Regional (até a 2ª rodada), qual delas tem mais chance de conquistar o título?

1º Pratinha = 29,27% | 2º Vila Nova (Aguaí) = 21,95%3º Cruzeirinho = 21,95% | 4º Esportiva = 9,76%5º Santo Antonio = 9,76% | 6º Botafogo = 4,88%7º Outra equipe = 2,43%

Qual cidade da região chegará mais longe na Taça EPTV de Futsal?

Aguaí / Águas da Prata / Casa Branca / Divinolândia / Santa Rita do Passa Quatro / São João da Boa Vista / São José do Rio Pardo / São Sebastião da Grama / Vargem Grande do Sul.

Responda pelo e-mail [email protected] ou pela página do facebook "Linha de Passe Esportes"

Pág. 2 | Jornal Linha de Passe São João da Boa Vista | 10.4.2013

Cumprir oque promete

A reportagem do LP esteve em Vargem Gran-de do Sul acompanhando o Lançamento do Projeto Futuro Olímpico, que vai beneficiar mais de 3 mil pessoas entre crianças, jovens,

adultos e idosos. Entre outras novidades, a secretaria de esportes e lazer da cidade divulgou também a cria-ção do Instituto de Judô e da Liga Vargengrandense de Futebol Amador.

Até então, situações palpáveis que mostram nossos vizinhos bem a frente da gente, no quesito esporte. Mesmo porque, as praças esportivas de lá dão de 10 a 0 nas nossas, todas bem novas e cuidadas com carinho pelo poder público.

Agora, uma das novidades que mais fez brilhar os olhos dos presentes ao evento foi a confirmação de uma equipe profissional de futsal para 2014, disputan-do Liga Paulista e Nacional, dois dos principais cam-peonatos da modalidade.

Tudo pareceu muito verdade, pois lá estavam gran-des representantes do futsal atual. Só que, aí, com tudo o que aconteceu no esporte de São João e região nos últimos anos, nós preferiremos esperar o fato se concretizar e ver se realmente vai dar certo.

Já tivemos um futebol profissional muito forte (que terminou na década de 1990); um futsal maravilhoso (que parou no mesmo período) e um basquete que nos deu muitas alegrias (mas que durou poucos anos em Casa Branca e São João da Boa Vista). Vemos, hoje, equipes ‘capengando’ para disputar a 4ª divisão paulis-ta (casos de Radium de Mococa, Pirassununguense e Palmeirinha de Porto Ferreira).

E, para quem não se lembra, um cidadão chamado Clóvis Barreto caiu de páraquedas na cidade, em 2006, com um tal de Clube Boa Vista Ltda., deixando dívi-das na cidade e enganando todos aqueles que, muito ou pouco, trabalharam com ele.

Portanto, isso é tudo muito bonito e deixa os apaixo-nados por esporte na região muito contentes e esperan-çosos. Contudo, preferimos esperar tudo realmente dar certo. Mas, claro, torcendo para que aconteça e seja realmente um sucesso.

“O “Jornal Linha de Passe Esportes” foi lançado na cidade de São João da Boa Vista em março de 2013, com o objetivo de informar e orientar os praticantes do esporte.No dia 12 de março de 2013 tivemos a honra e a satisfação de receber a primeira edição do “Jornal Linha de Passe Esportes”. Este vereador, que cons-truiu sua vida sobre as premissas da imprensa e do esporte, acreditando no poder transformador que este pode proporcionar a sociedade, não poderia deixar de prestar essa sim-ples homenagem.Gostaria de enviar os cumprimentos e conside-rações deste vereador aos jornalistas Luiz Gustavo Gasparino e Eduardo Cor-reia, bem como a todos os colaboradores do jornal."

Atenciosamente

Réberson MenezesVereador

Expediente

Contatos

Jornal Linha de Passe

Esportes

DiretorAntonio Carlos Soares

Jornalistas responsáveisEduardo Correia

MTB: 11.107

Luiz Gustavo GasparinoMTB: 47.333

Diagramação e arteJuliano de Souza

[email protected]

Depto. ComercialAgência [email protected]

(19) 9428.6671 - 3631.6761

Tiragem2.000 exemplares

DistribuiçãoGratuita

[email protected]

Linha de Passe - Esportes

Luiz Gustavo [email protected]

@luizggasparino

Eduardo [email protected]

@edupcorreia

Rua Floriano Peixoto, 304 A, CentroSão João da Boa Vista - SP

EditorialSeu espaço

Como era de se esperar... um sucesso!

Toni Marquesvia Facebook

Acabei de ler a primeira edição do Linha de Passe! Parabéns mais uma vez! Jornalismo de qualidade! Adorei!

Lígia Souzavia Facebook

Parabéns pelo jornal. Este sim é o jornal que fala bas-tante do Amador de São João. Abração!

Carlos Cevitellivia Facebook

Bom dia. Vocês poderiam fazer uma matéria sobre os últimos anos do futebol profissional do nosso Pal-meirinhas. Saudades viu, de ver um profissional por aqui. Abraços!

Diego Ramosvia Facebook

RESPOSTA DA ENQuETE:

NOVA ENQuETE

CARTAS DOS LEiTORES

Visão do esporte

Morre "Seu Zé do Campo"

JORi começa Bagunça?

1ª Dama Pintura

Faleceu no sábado, dia 6, um dos personagens que fizeram parte da história do futebol do Palmeiras FC. José Ignácio Neto – “seu Zé do Campo” – foi funcionário do estádio Getúlio Vargas Filho desde 1963 e comple-taria 84 anos em 01/10.Natural de São João da Boa Vista, “seu Zé” era uma espécie de ‘faz tudo’ nas dependências do estádio. Ele deixa um legado de ex-celente pai de família,avô e funcionário exemplar.

No dia 1º, ocorreu no Uni-fae o Pré-Congresso do XVII JORI. O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho decla-rou que a cidade estáciente da responsabilidade que tem pela frente.

Nunca um Congresso da EPTV foi tão desorganizado como o que ocorreu na quinta-feira, dia 4. Quem levou a pior foi Vargem, que teve sua ‘bolinha’ perdida no sorteio e acabou caindo no “grupo da morte”.

Foi confirmada para a Abertura a presença da primeira dama do Estado, Lú Alckmin, que também é presidente do Fundo Social de Solidariedade. O evento terá mais de 50 municípios.

O ginásio do CIC receberá um ‘tapa’ para os jogos da EPTV e Regionais do Idoso. As informações são de que a tinta já está compradae o trabalho deverá ter início na próxima semana.

Pág. 3 | Jornal Linha de PasseSão João da Boa Vista | 10.4.2013

Fátima Ribeiro

Como andaa valorização

do esporte?Fátima Ribeiro é jornalista, professora universitária do Centro Universitário Unifae e colaboradora desta edição.

A evidente preocupação com a qualidade de vida coloca o esporte em privilegiada posi-ção e leva ao já consagrado “xô sedentarismo’. Pois bem, mas na verdade, o entusiasmo es-portivo nesta Terra tupiniquim volta-se, de maneira significa-tiva, ao futebol. Todos querem conquistar o status dos famo-sos, dos que garantem imagem especial, em nível internacio-nal: desde Mané Garrincha, passando pelo Rei Pelé, o fe-nômeno Ronaldo, Ronaldinho e demais descendentes dessa tribo notável!

Mas esporte não é só isso. Esporte é a prática de competi-ções e atividades que desenvol-vam corpo e mente de maneira saudável. As academias que o digam: pontos de referência de mocinhos e mocinhas que apostam no “corpo sarado”. E não é só. Além de competi-ções, disputas, malhação, há os resultados sociais: economi-camente o país ganha muito! Basta observar os preparativos

semifinais para o maior evento futebolístico do mundo: a Copa!

E vamos a mais algumas considerações: tudo acontece à moda “tupiniquim” mesmo! Nada dentro do que seria o planejamento, mas na hora H, tudo pronto! Brasileiro gosta da última hora, do “jeitinho”, e isso às vezes não pega bem, e o que é pior, não funciona como devia. Mas mesmo assim há que se reconhecer a expecta-tiva sem precedentes para esse e outros eventos esportivos que têm tornado nosso Brasil alvo de todo o Planeta.

Porém, com certeza a pergun-ta que não quer calar passeia por aí: estamos preparados para tudo isso? Certamente no as-pecto esportivo temos craques à altura, o que não garante a Taça, não. É preciso técnica e tática; garra e comprometimento. E, cá pra nós, ainda não estamos con-vencidos. Não é mesmo?

E com relação às Olimpí-adas? Que modalidades são valorizadas nesta Terra? Tudo

bem, o futebol é marca regis-trada. Agora, a natação tem nos dado orgulho; o vôlei, o basquete, o tênis têm revelado atletas que trouxeram e trazem vitórias além fronteiras. Mas o que se percebe é a dificuldade de preparar atletas; dificulda-de em bancar competições. Os patrocinadores nos parecem tí-midos, as famílias nem sempre podem custear viagens, dispu-tas... Um cenário que reflete uma espécie de nuvem entre a importância do esporte e a pos-sibilidade de manter uma mo-dalidade qualquer.

E como reflexão deve-se pensar na oportunidade de uma atenção maior a qualquer op-ção esportiva diante de eventos que, além da movimentação in-comum, representam um foco a ser alimentado, desvia a aten-ção de atrativos ruins e ajuda a garantir a tão propagada quali-dade de vida. Afinal, esporte é tudo de bom.

Fátima Ribeiro

Valte

r Fer

reira

Bola na área

Pág. 4 | Jornal Linha de Passe São João da Boa Vista | 10.4.2013

Taça EPTVReportagem especial

"Conseguimos montar uma equi-

pe competitiva"Chicão Regini

Slides apagados, ‘bolinhas’ do sorteio que sumiram e a ‘fuga’ de Paulo Brasileiro, chefão da EPTV Central, an-tes do final marcaram o ‘con-fuso’ Congresso Técnico da 17ª edição da Taça EPTV de Futsal, realizado na última quinta-feira, dia 4, no SESC São Carlos.

Representantes de 35 cida-des estiveram presentes ao evento e acompanharam o sorteio que definiu as chaves da Fase 1 da competição. As equipes foram divididas em nove grupos, sendo oito deles com quatro cidades e um com apenas três (veja a formação no gráfico ao lado).

Compuseram a mesa oficial o gerente da EPTV Central, Paulo Brasileiro (que saiu correndo e não concedeu en-trevistas, devido a confusão do sorteio – veja abaixo), o coordenador técnico Nelson de Faria, Cristina Aguiar (di-retora de marketing da Taça EPTV, que fez ‘lambanças’ com os slides dos patrocina-dores, junto com sua equipe) e Edson Henrique Rosa (Rick Eventos) e Edson Pontes, am-bos organizadores da parte técnica do torneio, que tam-bém se atrapalharam no sor-teio das equipes – veja abaixo.

A edição 2013 da Taça EPTV teve mudanças no re-gulamento que interferem dentro e fora das quadras. Não será possível a partici-pação de atletas federados no torneio, com o objetivo de re-velar e dar oportunidade para novos talentos das cidades.

Outra modificação é a de que os municípios não enfren-tarão apenas cidades vizinhas na 1ª fase, unindo todos os times no sorteio. De acordo com Paulo Brasileiro, o obje-tivo é a integração regional. “Tiramos a divisão da Anhan-guera (método usado para di-vidir as equipes, em alusão a rodovia que cruza a região) pois, hoje, as pistas estão em boa qualidade, além de evitar a repetição de jogos que acon-tece todos os anos, em outras competições”, disse.

No Congresso Técnico tam-bém foi anunciada a cidade

que receberá a abertura da competição, no próximo dia 20 de abril, às 17h. A vizinha Aguaí foi a escolhida e a ce-rimônia será realizada no Gi-násio de Esportes Domingão, com desfile das delegações participantes e o jogo de aber-tura da equipe da casa contra

Guarapiranga.Segundo o diretor de Espor-

tes da Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista, Fran-cisco Pedro Regini Junior, o ‘Chicão’, a equipe está pronta para busca o sexto título da Taça EPTV, depois de dois anos batendo na trave (3º em

‘Lambanças’ marca início da Taça EPTV de Futsal

2011 e 2º em 2012). “As ex-pectativas são boas para este ano, pois conseguimos mon-tar uma equipe competitiva e todos estão empenhados para nossa cidade ser bem repre-sentada”, disse ‘Chicão’.

Em breve, o Departamento de Marketing da equipe irá divulgar a data da coletiva de imprensa, onde serão revela-dos os patrocinadores e será apresentado o elenco sanjoa-nense completo.

ConfusãoOs erros do sorteio come-

çaram com a colocação dos cabeças de chave. Em vez de Descalvado (cabeça de chave do grupo 8), Brotas foi colo-cada em seu lugar, o que fez com que os representantes das duas equipes no auditório alertassem o erro.

Na sequencia da elaboração dos grupos, duas ‘bolinhas’ sumiram, o que fez com que duas agremiações ficassem sem grupos: Vargem Grande do Sul e Tapiratiba. Em vez de um novo sorteio, as duas cidades foram colocadas nas duas últimas vagas das chaves restantes (grupos 7 e 8).

Quem levou a pior foi Var-gem, que caiu no considerado "grupo da morte" - o 7 -, ao lado de Itirapina (atual cam-peão), Leme e Santa Rita do Passa Quatro (que será repre-sentado pelo Reio Futsal e co-mandado pelo famoso técnico Foguinho).

Confira ao lado os grupos formados, as datas da compe-tição e o elenco completo de São João da Boa Vista para a 17ª Taça EPTV de Futsal que começa dia 25: L.G.G.

Fotos Luiz Gustavo Gasparino

Equipes - Auditório do SESC contou com representantes das 35 cidades

Abertura - Adauto Silva, diretor de es-portes (direita) recebe a tocha simbólica

flick

r.co

m

Pág. 5 | Jornal Linha de PasseSão João da Boa Vista | 10.4.2013

Reportagem especialTaça EPTV

Atletas relacionadospara a 17ª TaçaEPTV de Futsal

Goleiros:Luis Gustavo Campos

(São João da Boa Vista)Fernando Pereira – Careca

(Jandira) Atletas de Linha:Octávio Marques

(São João da Boa Vista)Kalu Trafani

(São João da Boa Vista)Juliano dos Santos – Bijú (São João da Boa Vista)

Fábio Luis Medina – Binho (São João da Boa Vista)

Valdemar da Costa Junior – Juninho (Águas da Prata)

Thiago Rodrigues (Bebedouro)Ricardo Tutilo (Itália)

Thales Crepaldi (Barueri)Willian Figueiredo – Alemão

(Itapevi)Robson Crispim (Itapevi)Leandro Cardoso – Léo

(Americana)Adriano Moura (Campinas)Rogério Correia (Barueri)

Grupo 1

São João da Boa Vista

Casa Branca

Divinolândia

São Carlos

Grupo 2

Américo Brasiliense

Águas da Prata

Boa Esperança do Sul

Santa Lúcia

Grupo 3

Porto Ferreira

Brotas

Ribeirão Bonito

Ibaté

Grupo 4

Santa Cruz das Palmeiras

Matão

Nova Europa

São Sebastião da Grama

Grupos formados – 35 equipesGrupo 5PirassunungaSanta GertrudesCacondeRincãoGrupo 6São José do Rio PardoBueno de AndradaAguaíGuarapirangaGrupo 7ItirapinaLemeSanta Rita do Passa QuatroVargem Grande do SulGrupo 8DescalvadoDouradoAraraquaraTapiratibaGrupo 9Gavião PeixotoRio ClaroAraras

Abertura: 20 de abril (em Aguaí);Jogos: de 25 de abril a 27 de maio;Semifinal: 30 de maio (quinta-feira);3º/4º lugares: 3 de junho (segunda-feira);Final: 8 de junho (sábado), às 8h30.

Datas definidas:

Comissão Técnica:Treinador:

Robinson Pistori –Robinho

Preparador Físico: Eduardo Tenari

Massagista:Benedito de Oliveira –

DadáAuxiliar Técnico:

João Batista de Almeida – Caxambu

Supervisor Técnico: Sidnei Ramos – Nei da

Farmácia

Thales Crepaldi - jogou sete anos na Seleção italiana de futsal

1ª Divisão

Pág. 6 | Jornal Linha de Passe São João da Boa Vista | 10.4.2013

Futebol amador

Vitória ‘suada’ garante liderança isolada do Pratinha

Complicou - Derrota coloca Ola-ria na zona do rebaixamento

Homenagem - Todos os jogos tiveram um minuto de silêncio

Franco JuniorUma vitória conquistada na garra. Foi assim considerada a soma de mais três pontos para o Pratinha, que, na manhã do úl-timo domingo, dia 7, no estádio municipal do CIC, venceu aper-tado o Olaria São Pedro pelo placar de 3 a 2, pela 3º rodada do Campeonato Amador Regio-nal – Troféu Venício Nogueira.

O atacante Lucas Campes-trinho marcou os dois gols do alviverde no 1º tempo. Na volta para a etapa final, o time rela-xou e o Olaria conseguiu o em-pate com dois gols do também atacante Charles Perninha. Ba-tatinha, que chegou atrasado e ficou no banco, foi o herói da partida, entrando e garantindo a vitória pratinhense, com o ter-ceiro gol marcado aos 35 minu-tos do 2º tempo.

O técnico Neto, do Prati-nha, afirmou que teve medo da derrota, mas que a entrada de Batatinha deu outro ânimo a equipe. “Achei que tomaríamos a virada, pois entramos muito apagados no 2º tempo. Mas o Batatinha entrou bem no jogo e fez com que conquistássemos a vitória e a liderança. Pelo me-nos essa semana vamos dormir na ponta”, relatou Neto.

No outro jogo do estádio do CIC, o Botafogo só atacou, mas parou na boa atuação do golei-ro Renato do Palmeirinha, que, com um ‘chutaço’ de fora da área do meia Felipe, venceu o alvinegro por 1 a 0.

Edinho Pagani, técnico do Botafogo, explicou a situação complicada do time nesse iní-cio de competição. “Estamos com dificuldade para montar a equipe, mas hoje (domingo) não merecíamos perder. Faltou qualidade na finalização e po-

díamos ter tido uma sorte me-lhor”, destacou Pagani.

Outro jogo difícil da rodada ocorreu no CSU DER, com a vitória do Atlético 1º de Maio frente ao Santo Antonio por 2 a 1. O zagueiro Taroba e o ata-cante Lizandro marcaram para

o 1º de Maio, enquanto que Gui descontou para o Santo Anto-nio.

Já na preliminar do estádio municipal Francisco Pedro Re-gini (Pratinha), Cruzeirinho e River Plate fizeram uma bela partida e empataram em 3 a 3.

Marquinhos, Rafael Bim e Mu-rilo marcaram para os azuis e brancos, enquanto que Binho, duas vezes, e Denis fizeram para os aguaianos.

Última posiçãoQuem continua decepcio-

nando na competição é o Atlético DER, que conheceu neste domingo, no campo do Pratinha, sua terceira derrota consecutiva, em três jogos. Desta feita, o adversário foi o Sport Durval, que também não havia vencido no torneio, mas conseguiu vencer com o placar de 2 a 1.

Leandro e Bruno marcaram para o Sport, enquanto que Marcinho descontou para o Galo. Com o resultado, a equipe do DER ocupa a úl-tima posição, sendo a única com nenhum ponto marca-do, dividindo a rabeira com outro grande sanjoanense, o Olaria São Pedro, que tem apenas um ponto.

Vila Nova e Esportiva bri-gariam pela liderança no es-tádio Dr. Oscar de Andrade Nogueira (SES), mas a forte chuva que caiu na sexta-feira fez com que a Liga adiasse o confronto, que poderá ocorrer no feriado do dia 1º de maio. Confira ao lado mais resulta-dos, classificação, os melho-res e as próximas rodadas dessa 1ª fase: L.G.G.

Valter Ferreira

Pág. 7 | Jornal Linha de PasseSão João da Boa Vista | 10.4.2013

Futebol amador2ª Divisão

CiC - 8h - Pratinha 3 x 2 Olaria São Pedro Gols: Lucas Campestrinho - 2 e Batatinha (PRA);

Charles Perninha - 2 (OSP).CiC - 10h - Botafogo 0 x 1 Palmeirinha

Gol: Felipe (PAL).CSu DER - 10h - Atlético 1º de Maio 2 x 1 Santo Antonio

Gols: Taroba e Lizandro (ATM);Gui (STA).

PRATiNHA - 8h - Cruzeirinho 3 x 3 River PlateGols: Marquinhos, Rafael Bim e Murilo (CRU);

Binho - 2 e Denis (RPL).PRATiNHA - 10h - Atlético DER 1 x 2 Sport Durval

Gols: Marcinho (DER);Leandro e Bruno (SPD).

SES - 10h - Vila Nova x EsportivaJogo adiado devido a forte chuva de sexta-feira, dia 5

1º Pratinha = 09 (SG = 5 / GP = 9)

2º Vila Nova = 06 (SG = 5 / GP = 8) – um jogo a menos

3º Esportiva = 06 (SG = 4 / GP = 5) – um jogo a menos

4º Cruzeirinho = 05 (SG = 1 / GP = 4)

5º Botafogo = 04 (SG = 1 / GP = 2)

6º River Plate = 04 (SG = 0 / GP = 7)

7º Santo Antonio = 04 (SG = 0/ GP = 4)

8º Atlético 1º de Maio = 03 (SG = -2 / GP 5)

9º Sport Durval = 03 (SG = -3 / GP = 2)

10º Palmeirinha = 03 (SG = -3 / GP = 1)

11º Olaria São Pedro = 01 (SG = -4/ GP = 6)

12º Atlético DER = 00 (SG = -4 / GP = 3)

6 PO

NTO

S Filipe (Vila Nova)Gabriel (Pratinha)Xandão (Esportiva)

5 PO

NTO

S

Cássio (Botafogo)

4 PO

NTO

S

Rodela (Botafogo)Eré (Santo Antonio)

4ª Rodada – 14 de abril de 2013

CIC – 8h Atlético 1º de Maio x Botafogo

CIC – 10h River Plate x Pratinha (ao vivo – Piratininga 970 AM)

CSU DER – 8h Santo Antonio x Vila NovaCSU DER Cruzeirinho x Atlético DER

Pratinha – 10h Palmerinha x Sport DurvalSES – 9h Olaria São Pedro x Esportiva

5ª Rodada – 21 de abril de 2013

CIC – 8h River Plate x Atlético DER

CIC – 10h Sport Durval x Vila Nova (ao vivo - Piratininga AM 970)

CSU DER – 10h Palmeirinha x Olaria São PedroPratinha – 8h Pratinha x Santo Antônio

Pratinha – 10h Atlético 1º de Maio x Cruzeirinho

SES – 9h Esportiva x Botafogo

Amador Regional - TroféuVenício Nogueira - 1ª Divisão3ª Rodada - 07 de abril de 2013

Classificaçãoapós 3 rodadas

1ª Divisão

Melhores do Amador Regional 2013*

Próximas rodadas1ª Divisão

3 PO

NTO

S

David e Thiago Gallo (Vila Nova)Lucas Campestrinho, Batatinha,

Toni e Leandrão (Pratinha)Rato e Japonês

(Esportiva)Mamadeira

(Santo Antonio)Leandrinho e Bitcheira

(Cruzeirinho)Almir e Fernando

(River Plate)Renato e Felipe (Palmeirinha)

Ezuardo e Wilson(Atlético 1º de Maio)

Leandro e Bruno(Sport Durval)

*A equipe de jornalistas e informantes dos jogos da 1ª Divisão estará escolhen-do os dois melhores atletas da equipe vencedora da partida (que levará 3 pontos cada um). Em caso de empate, será escolhido um jogador de cada time (soman-do 2 pontos cada). A agremiação derrotada também terá um atleta no ranking (somando apenas um ponto).

Aquele que somar mais pontos no final será eleito o melhor jogador do cam-peonato e receberá alguns prêmios (que ainda serão definidos). Se possível, ten-taremos fazer, apenas a título de curiosidade, a seleção do Campeonato Amador na sua 1ª Divisão.

Futebol amadorPág. 8| Jornal Linha de Passe São João da Boa Vista | 10.4.2013

2ª Divisão

LP: Há quanto tempo está no Futebol Amador?Estou no Amador desde 2000, sendo campeão com o Mantiqueira; depois cheguei na semifinal com o Olaria São Pedro; depois, em 2007 fui para o Botafo-go como auxiliar, conquis-tando dois títulos por lá. Passei também pelo Prati-nha e faz um ano que estou no Galo.

LP: E por que ser técnico?Na verdade, sempre joguei bola, mas como atleta era um pouco estourado e com isso era muito expulso. Para não deixar de participar das competições acabei me apaixonando por ser técni-co e assim aconteceu.

LP: Vale a pena?Tem que gostar muito, porque é muita pressão. As coisas acontecem muito rapidamente.

LP: Qual a sua maiordificuldade?Muitas. Quando o time ga-nha, foi o time que ganhou. Quando perde, foi o técnico que perdeu. O nível do fu-tebol amador hoje é muito alto, por isso você já entra com uma pressão maior.

LP: Defina o futebol em uma só palavra.Emoção. É muito bom isso aí, por isso estou até hoje.

ArnaldoMansanoTécnico do Atl. DER

PERFiL

Grupo A

1º Marti = 06 (SG = 2 / GP = 5)

2º Guanabara = 03 (SG = 3 / GP = 3) – um jogo a menos

3º Vargeana = 03 (SG = 2 / GP = 4) – um jogo a menos

4º Fazenda São Pedro = 03 (SG = 0 / GP = 5)

5º Santo Antonio B = 03 (SG = -1 / GP = 4)

6º Pratinha B = 01 (SG = -1 / GP = 5)

7º Cirto Telhas = 01 (SG = -3 / GP = 2)

8º Fazenda Santa Maria = 00 (SG = 0 / GP = 0) – dois jogos a menos

9° Colorado = 00 (SG = -2 / GP = 3)

Grupo B

1º Ressolagem Boa Vista = 04 (SG = 2 / GP = 6)

2º Cruzeirinho B = 03 (SG = 8 / GP = 9) – um jogo a menos

3º Un. S. Paulista = 03 (SG = 1 / GP = 3) – um jogo a menos

4º Regatas São João = 03 (SG = 1 / GP = 2) – um jogo a menos

5º Unidos Novo Horizonte = 02 (SG = 0 / GP = 5)

6º Seis de Agosto = 01 (SG = -1 / GP = 4)

7º Ecapre = 00 (SG = -1 / GP = 1) – um jogo a menos

8º Grêmio Sanjoanense = 00 (SG = -2 / GP = 1) – um jogo a menos

9° Cam = 00 (SG = -8 / GP = 1) – um jogo a menos

Grupo A Grupo B3ª rodada – 14 de abril de 2013 3ª rodada – 14 de abril de 2013

CIC – 15h – Pratinha B x Fazenda Santa Maria CSU DER – 15h – Cruzeirinho B x Ressolagem Boa VistaSanto Antonio – 8h – Fazenda São Pedro x Colorado Pratinha – 8h - Grêmio Sanjoanense x unidos da Serra da PaulistaSanto Antonio – 10h – Santo Antonio B x Cirto Telhas Pratinha – 15h – Ecapre x Seis de Agosto1º de Maio – 8h – Guanabara x Vargeana 1º de Maio – 10h – Regatas São João x Cam

4ª rodada – 21 de abril de 2013 4ª rodada – 21 de abril de 2013CSU DER – 8h – Cirto Telhas x Colorado Santo Antonio – 8h – Cam x Grêmio SanjoanenseCSU DER – 15h – Marti x Fazenda São Pedro Santo Antonio – 10h – unidos da Serra da Paulista x Ressolagem Boa VistaPratinha – 15h – Guanabara x Pratinha B 1º de Maio – Cruzeirinho B x EcapreSanto Antonio – 15h – Fazenda Santa Maria x Santo Antônio B 1º de Maio – 10h – unidos Novo Horizonte x Regatas São João

Classificação após 2 rodadas

Próximas rodadas – 2ª Divisão

Grupo ACSU DER – 8h – Santo Antonio B 1 x 3 Fazenda São PedroGols: Robinson (STB);Michel e Moises – 2 (FSP).CSU DER – 15h – Colorado 1 x 2 MartiGols: Gelson (COL);Bruno e Elielder (MAR).Pratinha – 15h – Pratinha B 2 x 2 Cirto TelhasGols: Luis Gustavo e Jorge (PRB);Washigton – 2 (CIT).1º de Maio – 15h – Vargeana x Fazenda Santa Maria (jogo adiado devido à chuva)

Grupo BSanto Antonio – 8h – unidos da Serra da Paulista 3 x 2 Seis de AgostoGols: Markus e Diego – 2 (USP);Gustavo – 2 (SAG).Santo Antonio – 10h – Ressolagem B. Vista 3 x 3 unidos N. HorizonteGols: Ângelo, Diego e Luis (RBV);Paulo e Francisco – 2 (UNH).1º de Maio – 8h – Ecapre x Cam (jogo adiado devido à chuva)1º de Maio – 10h – Grêmio Sanjoanense x Regatas São João(jogo adiado devido à chuva)

Amador Regional - 2ª Divisão2ª Rodada - 07 de abril de 2013

O time aguaiano do Marti, no grupo A, e o Ressolagem Boa Vista, no B, fizeram dois jogos e, invictos, estão na ponta de suas chaves no Amador Regio-nal da 2ª Divisão.

Marti e Ressolagem assumem ponta na SegundonaJogando neste domingo, dia 7,

o Marti venceu com dificuldade o Colorado por 2 a 1, mas segue com 100%. Já Ressolagem Boa Vista e Unidos Novo Horizonte empataram 3 a 3, o que fez com

que o Boa Vista somasse seu quarto ponto e assumisse a lide-rança de seu grupo.

Os três jogos que ocorreriam no estádio municipal da Vila 1º de Maio também foram cancelados

pelo mesmo motivo da Esportiva: a forte chuva que caiu na sexta-feira, dia 5, alagando grande parte do gramado. Confira abaixo os outros resultados, a classificação e as próximas rodadas:

Entrevista especialPág. 9 | Jornal Linha de PasseSão João da Boa Vista | 10.4.2013

Paulo Renor Rosa Jr.

23 anos dedicados ao

esporte, que virou profissão

Com o semblante tranquilo, vestido de forma despojada e com um largo sorriso no rosto, que é característico desde a épo-ca em que era atleta, Paulo Re-nor Rosa Junior, 43 anos, contou ao Linha de Passe tudo o que pensa do basquete sanjoanense.

Com 23 anos exclusivamente dedicados ao esporte, ele sabe muito bem do que está falando ao criticar a falta de apoio da iniciativa privada e pública, na formação de uma equipe com-petitiva e que possa representar a cidade em campeonatos estadu-ais e, quem sabe, até nacionais.

Da época em que São João era temido pelos adversários, ele

há alguns anos, já atua com a cidade nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior.

O técnico começou a carreira bem jovem como atleta nas es-colinhas da prefeitura no CIC. Jogou também na Esportiva, Casa Branca, Palmeiras, Ara-ras e Foz do Iguaçu, deixando sempre sua marca de atleta dis-ciplinado e muito aplicado nos treinamentos.

“Eu gostava muito do que fa-zia, tanto que, depois que parei de jogar, virei treinador e pro-

Volta - Renor acredita que pode re-tornar com o basquete profissional

Amor ao que faz

Luiz

Gus

tavo

Gas

parin

o

sabe que, com esforço, é pos-sível manter uma estrutura ba-rata, mas em alto nível. “Gosto muito de esporte e sei que, para competições de nível, em uma cidade como São João, não é possível fazer tudo. Precisamos priorizar uma ou duas modali-dades e investir naquilo”, afir-ma o técnico de basquete.

Mas ele também prefere des-tacar que não é contra as outras modalidades, dizendo que já praticou e pratica outras mo-dalidades. “O que quero dizer é que não adianta disparar para todos os lados. Temos que ter foco se quisermos chegar ao alto nível e voltar a representar

a cidade com o esporte profis-sional”, comenta.

Hoje, Renor é técnico da equipe de basquete do Palmei-ras, que representa São João nas competições dentro do Es-tado. É a mesma equipe que,

fessor de basquete. Foi com o esporte que consegui fazer o que considero o mais importan-te da minha vida profissional: estudar”, se emociona.

Renor conta que sua família nunca teve uma vida fácil, e, por isso, optou em utilizar o esporte como forma de ganhar a vida, que posteriormente aca-bou virando profissão e ajudou a construir sua família.

“Sou muito grato a Deus por tudo isso”, diz o técnico e pro-fessor. E.C.

Entrevista especialPág. 10 | Jornal Linha de Passe São João da Boa Vista | 10.4.2013

Paulo Renor Rosa Jr.

LP: Por que ser professor e o que há de comum em ser técnico de basquete?

Renor: Acho que o legal da profissão é poder ensinar algo a outra pessoa, principalmente aos jovens. É muito gratificante quando se pode exercer o que gosta e ainda ser recompensado financeiramente. Ser técnico é como qualquer outra profissão: é preciso empenho, criativida-de e ser bom no que faz. Levar o nome “professor” significa, em um primeiro momento, sa-ber educar. E, nesse sentido, encontrar uma criança na rua, sem perspectiva nenhuma na vida e você dar um horizonte para ela através do esporte me deixa muito feliz.

LP: Hoje, o que o basque-te representa em São João? Qual é o lugar que ele ocupa?

Renor: São João está um pouco sem rumo no esporte. Ela é uma cidade de porte mé-dio/pequena, por isso acho que devemos priorizar algumas modalidades esportivas e dar um apoio maior a essas moda-lidades. Acho que não adianta a gente tentar fazer tudo e acabar

não fazendo nada. O basquete é um esporte de muita tradição, assim como o futsal, e são es-portes que deveriam ser olha-dos com muito carinho e incen-tivados, porque a gente já tem experiências no passado e sabe que as pessoas se identificam muito com eles.

LP: Você tem alguma lem-brança boa do basquete de antigamente?

Renor: Me lembro que na época do auge do basquete na cidade, era preciso fechar a porta do ginásio antes das par-tidas, porque não cabia mais gente para assistir os jogos. Acho importantíssimo ter uma equipe adulta que sirva de espe-lho para os jovens e relembrar aquele tempo que não presen-cio mais. Acho que não adianta só ficar fazendo base e não dar perspectivas para os atletas.

LP: Então não se deve dar atenção as outras modalida-des? Como elas ficam?

Renor: Não é que não pode ter as outras modalidades, tem que ter tudo, mas para ter algo de nível é preciso priorizar o

"É preciso empenho e criatividade"

Dedicação - Sempre com muito amor, Re-nor auxilia os atletas em momentos difíceis

"É preciso empenho e criatividade"

"Não adianta a base se não tiver

o espelho"

Paulo Renor

Entrevista especialPág. 11 | Jornal Linha de PasseSão João da Boa Vista | 10.4.2013

Paulo Renor Rosa Jr.

Luiz Gustavo Gasparino

Luiz Gustavo Gasparino

LP: Do que você tem hoje, é difícil?

Renor: Não, pelo contrá-rio. Com mais dois ou três atletas consigo disputar uma competição importante como essa, fazendo com que consi-gamos recomeçar o basquete profissional em São João. O basquete do jeito que temos

hoje, com os nossos atletas, é um esporte muito barato para ‘tocar’, por isso acho que é mais um motivo que temos ter para olharmos com bons olhos para essa equipe de basquete, que é totalmente de São João da Boa Vista.

LP: Você acredita mais nessa administração do que no prefeito anterior, em relação ao esporte?

Renor: A gente tem sem-pre que acreditar, já que não podemos julgar um trabalho que está apenas começando. Eu acredito sim, e sei que eles já dão um apoio muito importante. Acho que o que falta é a ligação da iniciativa pública com a privada, por-que acredito que não é fun-

ção da Prefeitura estar mon-tando e dirigindo o esporte profissional, mas acredito também que ela pode ajudar através da influência.

LP: Falta patrocínio?Renor: Com certeza. E esse

apoio é que poderia ajudar a es-tarmos em uma condição muito melhor para disputar campeo-natos de alto nível.

LP: O Renor de folga con-segue pensar em outra coisa que não seja basquete?

Renor: (risos).... Com certe-za. Eu sempre joguei futebol, futevôlei, joguei handebol em Jogos Regionais e gosto de outras modalidades. Então, me considero um amante de esportes. E.C.

trabalho em alguns pontos, es-colher uma ou duas e bater em cima delas.

LP: Embora não tenha-mos o esporte profissional de alto nível, existe um trabalho ainda modesto na base. Você acha que está no caminho?

Renor: O professor Alex, da Esportiva, dá continuidade em um trabalho que, inclusive, co-mecei lá. Tem a professora Ire-meire, que trabalha o feminino no CIC, da Prefeitura. O bas-quete está bem servido de base,

inclusive essa equipe que dis-puta os Regionais, Abertos e que já conquistou importantes títulos é fruto de um trabalho de base da Esportiva.

LP: Mas para disputar um profissional, o que é preciso?

Renor: Não adianta ter um trabalho de base se não tiver um espelho ou um objetivo. Veja bem, depois de trabalha-dos esses garotos, eles che-gam a uma idade que já não são mais das escolinhas, nem da base e precisam desenvol-ver o profissional. O que fa-zem? Nada, eles não tem para onde ir. É importante ter a base e a estrutura física para darem continuidade no traba-lho e alcançar os objetivos.

LP: E os centros esporti-vos, como estão?

Renor: Infelizmente aban-donados e precários. Para que se faça um trabalho legal, é preciso que se repense em tudo isso, para oferecer a população um local adequado para a prá-tica esportiva.

LP: Quais os trabalhos para este ano e o que teremos de novidade para o basquete sanjoanense?

Renor: Como eu já falo há uns três anos, nós temos uma geração muito boa do basquete que vem vindo por aí, que é uma geração que vem lá da Esportiva. Eles já conquistaram títulos estadu-ais e, por isso, não podemos perder esses garotos. Eu es-pero que com pouco investi-mento nós consigamos dispu-tar um campeonato Paulista da série A2.

Basquete - Equipe medalha de ouro nos Jogos Regionais de Mogi Guaçu, em 2011

Pág. 12 | Jornal Linha de Passe São João da Boa Vista | 10.4.2013

FutsalO que acontece

Vargem confirma futsal profissional para 2014

Asse

ssor

ia

Liga Paulista e Liga Nacio-nal de Futsal em 2014. É o que prometeu o secretario de esportes e lazer de Vargem Grande do Sul, Fausto Pi-zolatto, em evento realizado na terça-feira, dia 2, no lan-çamento do Projeto Futuro Olímpico.

Apesar de não ter sido o principal anúncio da noite, a presença de representantes do São Paulo/Suzano (que dispu-ta a Liga Paulista atualmente) e da franquia da Penalty no futsal chamou a atenção de to-dos os presentes.

Em entrevista, o secretario confirmou a parceria. “A Liga Paulista e Nacional são deten-toras de franquias e duas delas já estão fechadas com a gen-te para 2014”, garantiu Pizo-latto. Segundo informações, o ginásio municipal recém construído na cidade – com medidas oficiais e capacidade para 3.500 pessoas – chamou a atenção dos empresários da modalidade.

A reportagem do LP apurou ainda que está sendo estudada a possibilidade de ser trazi-da, ainda neste semestre, uma partida oficial da Liga Paulis-ta. E, para depois de julho, o secretário já estaria viabili-zando uma partida amistosa da Seleção Brasileira mascu-lina de futsal.

ProjetosApesar da notícia bombásti-

ca do futsal, o evento da terça-feira foi realizado para anun-ciar os novos projetos para o esporte de Vargem Grande do Sul.

O objetivo do projeto Fu-turo Olímpico é promover a prática e o aprendizado de diversas modalidades espor-tivas entre crianças, jovens, adultos e 3ª idade, deficien-tes de baixa renda. “Através do estímulo à prática destas modalidades, o esporte passa a fazer parte de suas rotinas, tornando-se algo fundamental no desenvolvimento e na for-

mação de caráter dessa popu-lação”, relatou Pizolatto.

Além disso, o projeto quer proporcionar a massificação do esporte na cidade e promo-ver o surgimento e o amadu-recimento de jovens talentos, que, a médio e longo prazo, poderão seguir a trilha do esporte de alto rendimento, contribuindo com o futuro do esporte olímpico brasileiro

As modalidades oferecidas são: atletismo, basquetebol, damas, futebol, futsal, ginás-tica artística e rítmica, han-debol, jiu-jitsu, caminhada,

exercícios localizados, volei-bol adaptado, karatê, kendô, natação, tênis de mesa, vôlei

de praia, voleibol e xadrez.Como padrinho do projeto,

Vargem Grande do Sul con-vidou o craque Pampa, ex-jogador de vôlei, medalhista de ouro olímpico pela Sele-ção Brasileira em 1992. “Para mim é uma honra apadrinhar um projeto que, com certeza, vai mudar o rumo da cidade. O índice de drogas e de crimi-nalidade é muito alto aqui e, com o projeto, vamos abaixar esses números negativos”, ex-plicou Pampa.

Além deste projeto, a se-cretaria de esportes e lazer da cidade também lançou o Insti-tuto de Judô e a Liga Vargen-grandense de Futebol Ama-dor. L.G.G.

Pampa - Padrinho do projeto fez a alegria das crianças no evento

Discurso - Fausto Pizolatto anun-cia as novidades para Vargem

Pág. 13 | Jornal Linha de PasseSão João da Boa Vista | 10.4.2013

O que aconteceFutsal

Cruzeirinho está nasoitavas do Cruzeirão 2013O Cruzeirinho está classificado para as oitavas de final do Cruzei-rão 2013, o maior torneio de fut-sal do mundo, segundo o Guin-ness Book (livro dos recordes).

A equipe sanjoanense volta a jogar nesta quinta-feira, dia 11, às 21h, contra o Guima-rães Contabilidade, da cidade de Pilar do Sul (mas que conta com atletas do Pulo do Gato, de Campinas, que disputa a Liga Paulista), que já venceu três partidas com os placares de 15 x 0, 3 x 0 e 9 x 2.

Jogando no principal ginásio de Sorocaba, na última quinta-feira, dia 4, o time sanjoanense goleou o Falcões de Caracas, de Carapi-cuíba, pelo placar de 8 a 0.

Os gols foram anotados por Rene – 2, João Paulo – 2, Ninum – 2, Ceará e Murilo. Também atu-aram o goleiro Du e os atletas de linha Pitarello, Marcinho e Evan-dro, sob o comando do técnico Antonio Carlos Soares, o ‘Chu-cha’, e o auxiliar Fernandinho.

Apesar do placar elástico, ‘Chu-cha’ ressalta que o jogo não foi nada fácil e o placar foi bem “men-tiroso”, como ele mesmo diz.

“O primeiro tempo foi bem com-plicado, terminando 3 a 0. Nosso goleiro (Ninum) fez várias e exce-

lentes defesas e só conseguimos abrir o placar depois que eles co-locaram o goleiro linha. O time jogou certinho e nosso banco foi o fator principal para conseguirmos a vitória”, garantiu o treinador.

Já na sexta-feira, dia 5, o Cru-zeirinho não teve a mesma sorte e foi derrotado pela Secretaria de Esportes e Lazer de Poços de Caldas pelo placar de 8 a 7, em jogo válido pelas quartas de

final da VII Copa Cristais São Marcos – 2ª Divisão.

Com muitos desfalques (Gus-tavo, Leandrinho, Renê e Ceará), a equipe viajou para Poços de Caldas com apenas seis atletas e, mesmo tendo a melhor campanha da 1ª fase, não conseguiu superar a garotada sulmineira. Com a derro-ta, o time está eliminado.

Ao todo foram seis jogos, sendo cinco vitórias e uma derrota.

FemininoJogando pelo Campeonato

Regional da Liga Riopardense de Futsal, o Cruzeirinho Futsal feminino venceu, no último do-mingo, dia 7, o time de Arcebur-go pelo placar de 6 a 4.

O time soma, agora, seis pon-tos em três jogos. Já o Palmeiras venceu com facilidade Aguaí por 6 a 1, em partida que tam-bém ocorreu no domingo.E.C.

Tênis de mesa de graça no CiC Os jovens que se interes-sam por esporte podem contar com uma nova modalidade esportiva, com aulas de graça no CIC: o tênis de mesa.As aulas são realizadas pela professora Iremeyre Rojas Vidal e pela estagiária Gabriela Baccili, do Departa-mento de Esportes.De acordo com Gabriela, o objetivo é conseguir o maior número de interessados possível para que haja con-dições de formar uma equi-pe e treiná-la para a partici-pação em competições. O trabalho também está sendo oferecido à popu-lação da Melhor Idade, visando a participação no 17º Jogos Regionais do Idoso, que estarão acontecendo em nossa cidade no mês de junho.As aulas de iniciação para as crianças no CIC aconte-cem as segundas, terças e quintas-feiras, das 17h às 19h e das 15h30 às 16h30. Para o pessoal da Melhor Idade, as aulas são reali-zadas também no CIC, de quarta e sexta-feira, das 18h às 19h.

Classificado - Com a vitória, equipe está entre as 16 melhores

superfutebol.com.br

Por dentro dos clubesPág. 14 | Jornal Linha de Passe São João da Boa Vista | 10.4.2013

Palmeiras e SES

Luiz Gustavo Gasparino

59 pontosfoi a diferença no

placar imposto pelo Palmeiras

O judô sanjoanense vem mantendo a tradição e ga-nhando medalhas em todas as competições que disputa. Em Hortolândia, no último final de semana, os 20 judo-cas escalados pelos profes-sores José Sinésio Vanzella e Angélika Marques Borsari conquistaram 11 medalhas na Copa Oeste.O campeonato teve a parti-cipação de 31 associações registradas na Federação Paulista de Judô, com 850 atletas de todo o Estado. Na classificação geral, os

A natação da Esportiva e do Palmeiras brilhou no torneio classificatório da Federação Aquática Pau-lista, que foi disputada na Associação Esportiva Moco-quense e reuniu 357 atletas de 22 clubes do Estado.A disputa valeu para garan-tir vagas nos campeonatos paulistas de vários estilos e categorias, que serão dis-putados ao longo de 2013. Ao todo, pela rubro-negra, foram 26 medalhas, sendo 15 de ouro, nove de prata e duas de bronze.O maior destaque da SES foi Luiz Felipe Baron Dau, que trouxe para São João quatro medalhas de ouro e uma de

atletas da Esportiva ficaram com a 15ª colocação estadu-al, desempenho considera-do positivo pelos represen-tantes rubro-negros.O próximo compromisso do Judô da Esportiva será o Campeonato Regional da Divisão Especial (Classes Juvenil e Junior), também em Hortolândia. O evento acontece no dia 13 de abril. A atleta Mariana de Fátima Moraes Cândido (Juvenil Médio) vai repre-sentar o clube na competi-ção. E.C.

prata. Entre as meninas, as atenções foram para Ana Flávia Molina, que subiu ao pódio uma vez em cada colocação.Já pelo lado do Palmeiras, com atletas comandados pelo treinador Mauricio Tupinambá Alvarez, o desta-que foi de Matheus Belizá-rio de Oliveira. O jovem sanjoanense teve aproveitamento total nas provas em que participou, levando quatro medalhas de ouro.A próxima competição será o 4º Torneio da Aquática Paulista, que está marcado para o dia 26 de abril, na cidade de Jaboticabal. E.C.

SES leva 20 judocase conquista bonsresultados em torneio

Esportiva e Palmeiras conquistam 30medalhas em Mococa

Bela estreia - Time sanjoanense não teve dificuldades em casa

Com uma sonora ‘lavada’, o basquete masculino Adulto do Palmeiras FC/São estreou com vitória no Campeonato Regio-nal da ARB – Associação Re-gional de Basquetebol. Jogan-do em casa, na tarde de sábado, dia 6, passou fácil pela equipe de Santa Bárbara D’Oeste pelo placar de 97 a 38.

O atleta Samuel foi o cestinha da partida, anotando 23 pontos. Também pontuaram: Rafael Lemão (17), Alison (17), Lu-cão (10), Gregory (7), Murilo (7), Daniel (6), Abner (4), Biasi (2), Gabriel (2), Luisinho (2) e Jéfferson, todos sob o comando do técnico Paulo Renor Rosa Junior e do preparador físico Matheus Gouveia.

O time sanjoanense atuou com a marcação sob pressão

por, praticamente, todo o jogo, o que ajudou com que a vantagem chegasse a 59 pon-tos de diferença. Para Renor, esse é um diferencial de sua equipe, que está treinando todos os dias. “Conseguindo treinar, dou ritmo ao time. Fazendo esse jogo cadencia-do, com os meninos correndo demais e enfrentando equipes mais experientes, levamos vantagem. Todos os meus atletas têm condições de en-trar no jogo e isso vai inco-modar nossos adversários”, afirmou Renor.

Em 2013, o Palmeiras, além do torneio Adulto da ARB nos dois semestres, deverá disputar os Joguinhos da Ju-ventude, na categoria Sub19, e também os Jogos Regionais,

Basquete do Palmeiras estreia com vitória fácil

que este ano será em Itatiba.Pela ARB, o alvinegro vol-

ta a jogar no sábado, dia 13, às 18h30, novamente em seu ginásio (João Mattos Tava-res) contra Itapira. No dia 20, às 17h, é a vez de receber a forte equipe da UniAraras (atual campeã da competi-ção). L.G.G.

Pág. 15 | Jornal Linha de PasseSão João da Boa Vista | 10.4.2013A

PO

IO Os fanáticosFutebol em pauta

Santos

Palmeiras

São Paulo

Corinthians

Marcelo Gregório é santista e jornalista ([email protected])

Lívia Campos é palmeirense e jornalista ([email protected])

Alinne Fanelli é são-paulina e jornalista ([email protected])

Pedrinho Souza é corinthiano e jornalista ([email protected])

Dia desses, após ouvir o hino do San-tos, que aliás, tornou-se “campeão” nas paradas de sucesso devido às conquistas nos últimos anos, fiz uma comparação entre o trecho inicial e o atual momento do clube.

A classificação antecipada à próxima fase do Paulistão não significa que o ambiente na Vila Belmiro esteja tran-

Duas com-petições, um

único time e posturas c o m p l e -t a m e n t e dis t intas dentro e fora de

campo. Esta é a situação do Palmei-ras nos últimos jogos que disputou.

Depois de se mostrarem apáticos e sem poder de reação contra o Mi-rassol no Paulistão, os comandados de Gilson Kleina surpreenderam a todos com a atitude que tiveram na partida contra o Tigre, da Argenti-

Após a falha no segundo gol do The S t r o n g e s t pela Liber-t a d o r e s , muitos têm questiona-

do se Rogério Ceni deve parar ou não.E o Soberano é tão importante para

os rivais que até nosso colega corin-tiano decidiu citar o nome do M1TO em seu artigo que deveria falar sobre o Corinthians.

Não vou dizer se ele deve parar ou não. Até porque essa decisão só cabe ao próprio Rogério. Mas, vamos aos fatos. Aos 40, o goleiro sãopaulino já

Fiel Torci-da... Pela quar-

ta vez con-secu t iva

d i s p u -tando a L i b e r -tadores vence-

mos o Millonarios, na Colômbia. Gol solitário de ‘Zidanilo’, que sempre bri-lha nos momentos decisivos e garantiu a vaga do Timão nas oitavas de final, em busca do bicampeonato.

Dos brasileiros, a equipe com mais dificuldade de avançar no torneio é os que julgam os melhores na competi-ção. Derrota por 2 a 1, na Bolívia, para

quilo. O rendimento abaixo do espera-do e os bastidores fervendo aumentam o ceticismo quanto ao 4º título paulista, que seria conquistado de forma conse-cutiva.

Contudo, ainda acredito que o hino será executado antes do segundo se-mestre com o segundo título do ano - o primeiro é o da Copa São Paulo.

Mas, para que a música do alvinegro praiano volte à tona, os jogadores terão que fazer a parte deles no Campeonato Paulista. Caso contrário, o elenco não terá força nenhuma para provar à nação santista que, “agora quem dá bola é o Santos”, conforme diz o hino.

na, pela Taça Libertadores.O que mais impressiona é que,

para a competição internacional, o Palmeiras não pôde contar com dez dos seus jogadores.

Diante desta instabilidade absur-da nas competições, o que não dá para entender são os motivos que levam os mesmos jogadores caírem tanto de rendimento de uma partida para outra. Tudo bem que se men-surar a importância das competi-ções, a Libertadores é imensamente mais valiosa do que o campeonato estadual. Entretanto, para os torce-dores, ainda que no “rachão” só a vitória interessa.

falhou três vezes na temporada: con-tra Ituano, Oeste e Strongest – tomar um gol da distância que foi é inacei-tável.

Está velho? Falta reflexo? Falhas normais? Perguntas que só ele pode-ria responder.

A verdade é que Rogério Ceni é o líder no São Paulo e faz diferença sim no sentido de incentivar a equipe. Fala como poucos no vestiário. Po-rém, não basta só falar. Os resultados – na Libertadores – não aparecem.

Agora, a culpa é só dele? A diretoria decidiu bancar Ney Franco. Até quan-do? Já que nos bastidores ocorrem as constantes irritações dos cartolas são-paulinos com as escalações.

o The Strongest, no segundo gol, falha de Rogério Ceni.

Mas o mesmo que levou o milésimo gol na carreira de Elias, no Majestoso do Paulistão de 2009, e também o mes-mo que levou 84 gols do Corinthians, disse que não errou no gol de Cristal-do, que deu a vitória ao Strongest.

Ora, Ceni, pra quê tanta arrogância? Por que não aceitar a derrota? Essa fa-lha não é dentro de campo, e sim, de caráter, que todo boleiro detesta.

Diferente do Marcão, que quando errava, era o primeiro a dizer publica-mente que errou. Quando machucava, dava oportunidade para o reserva. Por isso virou santo e respeitado pelos ri-vais.

M1co Dois em um

Jogar conforme a música Chegou a hora?

Pág. 16 | Jornal Linha de Passe São João da Boa Vista | 10.4.2013

CaldenseHistórias do esporte

39 vitóriasem 57 jogos foram conquistadas pela equipe sulmineira

Fotos leivinha.com.br

No período de 15 meses, en-tre 5 de fevereiro de 1960 e 21 de maio de 1961, a Associação Atlética Caldense sustentou uma incrível invencibilida-de de 57 partidas sem perder. Como parte do elenco, três jogadores sanjoanenses foram fundamentais na epopeia: os goleiros Osvaldinho e Dusca, além do meio-campista Lori.

Na verdade, o trio não fazia parte efetiva do elenco, mas era comum na época um clu-be solicitar a outros da região jogadores emprestados para uma ou outra partida, quer pelo adversário reforçado, por contusão de algum titular ou

mesmo servirem como atra-ções extras.

É certo dizer que os cra-ques daquele tempo queriam, mesmo, era jogar bola. Não havia o espírito de profissio-nalismo. Recebiam ao final de cada jogo um “bicho”, mesmo que por derrota. Era remune-ração simbólica, que poderia representar no final do mês, se somada, todo o salário de um trabalhador.

A invencibilidadeDo total de 57 jogos invic-

tos, a Caldense realizou 48 em Poços de Caldas/MG e nove fora de seus domínios. Foram

39 vitórias e 18 empates, 109 gols marcados, 27 contra. Os adversários, por estado, fo-ram: São Paulo (34), Minas Gerais (18), Rio de Janeiro (4) e Bahia (1).

O primeiro jogo da série foi contra o Bonsucesso do Rio de Janeiro, 0 a 0 em Poços. O último, de número 57, foi o empate em 1 a 1 com o Bahia.

Como curiosidade, antes da tão aguardada 58ª partida, contra a Portuguesa Santista, aconteceu um compromisso que muitos não queriam ver realizado: veio ao Estádio “Christiano Osório” o desco-nhecido Esporte Clube Cir-

culista, da cidade de Araras, para um jogo-treino.

Tidos como mais uma ví-tima certa da invencibilida-de da Veterana, os ararenses proporcionaram uma tremen-

Três sanjoanenses...e a incrível invencibilidade da Caldense

da zebra, vencendo por 1 a 0. Acabava ali a incrível sequen-cia.

Mais números Os principais artilheiros nos

57 jogos foram Nonato (15 gols), seguido por Laércio (10), Wander e Lucarelli (9), Bolacha (8), Carlos e Lori, o sanjoanense (7). Os goleiros das 57 partidas, e os respecti-vos gols sofridos foram: Car-los (43), Osvaldinho (8), Dús-ca (3), Jorge (2) e Afonso (1).

Antonio C. N. de oliveira

(Leivinha)[email protected].

Lori: meia de extrema habilidade, atuou pela Caldense, Palmeiras FC, Sociedade Esportiva Sanjoanense e Ponte Preta de Campinas.

Osvaldinho: foi também campeão estadual amador pelo Rosário, em 1961. Em São João, ainda jogou pela Esportiva, Palmeiras e Jabaquara.

O goleiro Dusca - Jaime Giollo -, além da Caldense, defendeu o Palmei-ras FC, Sociedade Esportiva Sanjoanense e Comercial de Ribeirão Preto.

Pág. 17 | Jornal Linha de PasseSão João da Boa Vista | 10.4.2013

Histórias do esporteCaldense

Fotos leivinha.com.br

Formações da A.A. Caldensena série de 57 partidas invictas:As partidas

invictas mais marcantes

Time 2 – Em pé: Miguel, Cuca, Joel, Espigão, o goleiro sanjoanense Osvaldinho e Fubá; agacha-dos: Laércio, Bolacha, Waldeir, Alfredinho e Nonato (artilheiro da invencibilidade, com 15 gols).

Time 1 – Em pé: Bacalhau, Fubá, Bauer, Afonso, Hamilton, Cuca e Nilson Garcia; agachados: Gadinho, Itiberê, Ailton, Alfredinho e o sanjoanense Lori.

1960

05/02 – Em Poços, 0 a 0 com o Bonsucesso do Rio de Janeiro (1ª partida);07/02 – Em São João da Boa Vista, 0 a 0 com a Esportiva Sanjoanense;21/02 – Em Poços, 1 a 0 na Esportiva Sanjoanense;06/03 – Em Poços, 2 a 0 na Pirassununguense;13/03 – Em Poços, 2 a 1 no Jabaquara de Santos;20/03 – Em Poços, 7 a 1 na Esportiva Itapirense;21/04 – Em Poços, 3 a 1 no Velo Clube de Rio Claro;01/05 – Em Poços, 2 a 1 no Guarani de Campinas;08/05 – Em Poços, 4 a 0 na Esportiva Guaxupé;05/06 – Em Poços, 6 a 0 no Mogi Mirim;24/07 – Em Poços, 1 a 0 na Ferroviária de Araraquara;07/09 – Em Poços, 0 a 0 com o Botafogo de Ribeirão Preto;09/10 – Em Poços, 1 a 1 com o Atlético Mineiro;20/11 – Em Poços, 4 a 1 no Palmeiras de São João da Boa Vista;04/12 – Em Poços, 1 a 1 com a Internacional de Limeira;07/12 – Em São João da Boa Vista, 1 a 1 com o Palmeiras;

1961

05/02 – Em Poços, 0 a 0 com o Nacional de São Paulo;04/03 – Em Poços, 1 a 0 na Francana;16/04 – Em Franca, 2 a 0 na Francana;23/04 – Em Poços, 2 a 0 no Lemense;27/04 – Em São João da Boa Vista, 1 a 0 na Esportiva;21/05 – Em Poços, 1 a 1 com o Bahia (última partida).

Pág. 18| Jornal Linha de Passe São João da Boa Vista | 10.4.2013

Kung FuO que acontece

Daqui a praticamente um mês, seis atletas de Kung Fu de São João da Boa Vista, da acade-mia Fei-long, irão disputar um dos maiores torneios da moda-lidade, que será disputado na China, sendo a única escola do Brasil capacitada para isso.

A viagem acontece no dia 13 de junho, pois as competições serão realizadas entre 15 e 19 de junho. Ao todo, serão 24 ho-ras de voo, com escalas e uma difícil ambientação no país que está do outro lado do mundo.

“Nem estou me importando com as dificuldades que vamos enfrentar, pois para nós será um prazer essa troca de experiên-cias”, contou Renata Camargo Silva, professora e atleta da Fei-long.

Lá, além de Renata, Michael Almeida Silva, Amarildo Tava-res, Maycon Douglas, Ricardo

Souza e Adam Camargo Silva vão encontrar academias do mundo inteiro, que participam do estilo Kong Han.

Recentemente, um dos maiores mestres do estilo, que interage a luta propria-mente dita com movimento

de animais, Daniel Kun, do Canadá, esteve na academia Fei-Long para um treinamen-to específico, que garantirá

melhores condições de en-carar os desafios na terra do Kung Fu.

Durante as competições, Re-nata tentará o quinto Dan, que nada mais é do que uma gra-duação do Kung Fu. Michael também encarará este desafio e buscará o segundo Dan.

A academiaA Associação Fei-Long

Wushu do Brasil foi fundada em 10 de Junho de 1992, pelo Laosú Ademilson Felisberto dos Reis e, por sua sócia laosú Renata Corrêa Camargo Sil-va, ambos naturais de Poços de Caldas/MG. Tendo como primeiro nome “Academia Bien-Hoo”.

Ao longo da carreira, os atle-tas conquistaram vários títulos, sendo na maioria de seus com-bates por knock-down e knock-out. Renata, por exemplo, foi vice-campeã mundial em 1997, nos EUA; campeã mundial em 2001, no Rio de Janeiro; cam-peã sul-americana; tricampeã brasileira; pentacampeã esta-dual; pentacampeã regional; bi-campeã da Copa Brasil Interna-cional; bicampeã do Festival de todas as artes marciais; campeã do Inter Bien-Hoo. E.C.

Sanjoanenses vão para a China disputar torneio internacional

6 atletasrepresentarão São

João na competi-ção chinesa

Arquivo pessoal

China - os atletas estãoansiosos para a viagem

Pág. 19 | Jornal Linha de PasseSão João da Boa Vista | 10.4.2013

Saúde em jogo

Arquivo pessoal

Funcional - vários objetos ajudam a desenvolver as atividades da ginástica

AP

OIO

Funcional

A ginástica funcional vem ganhando cada vez mais prati-cantes em todo o mundo, e no Brasil não é diferente, princi-palmente por se tratar de uma mistura de atividades, divididas em tarefas.

A jovem médica veterinária Cristiane Alecio, 24 anos, está praticando funcional há três me-ses e já notou diferenças no cor-po. “Percebi que meus braços e pernas ficaram mais firmes, melhorou meu condicionamento físico e mais aparente foi o resul-tado na barriga, que está dimi-nuindo”, brinca a jovem.

Para a terapeuta Ligia Lettieri, o exercício se torna ainda mais agradável porque não é feito em um local fechado com sé-ries repetitivas em aparelhos de ginásticas tradicionais. “Gosto porque não é sempre a mesma coisa, aqueles exercícios chatos e sempre do mesmo jeito. Aqui cada dia faço algo diferente e as atividades acabam passando sem que eu perceba”, afirma.

“O objetivo da ginástica fun-cional é exatamente esse”, desta-ca o professor Francisco Paulino de Abreu Neto, o ‘Chico’, já que a proposta é de ser algo que tra-balhe o corpo todo de uma forma diferente e bastante lúdica.

PontosA ginástica funcional trabalha

em quatro pontos principais: coor-denação motora, resistência, força

e equilíbrio. Os exercícios são bas-tante variados, que vão desde o fa-moso polichinelo até erguer pneus de tratores, respeitando a individu-

Ginástica funcional é a melhor forma de malhar se divertindo

alidade de cada pessoa.“O importante é que cada um

possa se sentir a vontade e expe-rimentar novas sensações dentro do exercício. Fazemos com que ela vivencie coisas novas e, com isso, desenvolva um melhor con-dicionamento físico e bem estar”, explicou ‘Chico’.

Ele conta que trabalhou 12 anos com a musculação tradicional e já estava entediado por não poder va-riar os exercícios, ficando sempre preso a repetição de um ambiente fechado e sem muitas variáveis.

“Aqui posso trabalhar todos os espaços sem que tenha limitação. Todo dia é uma experiência nova”, destacou.

Coisa dos gregosEste tipo de treinamento, se

olharmos um pouco da história, não vem de hoje. O treinamen-to funcional para o ser humano muitas vezes foi questão de so-brevivência, usados por exérci-tos ao redor do mundo. Na Gré-cia antiga, também já havia sido desenvolvido algo parecido para melhorar o desempenho dos atle-tas gregos nos Jogos Olímpicos.

Segundo o professor, diferente do que se fazia antigamente ou o que é realizado no exército, por exemplo, no treinamento funcio-nal leva-se bastante em conta o bem estar do praticante, que é submetido a exercícios de for-ma que atinja os objetivos sem qualquer risco a saúde ou lesão do corpo.

“Temos que nos preocupar com tudo e não só ao resultado em curto prazo. O exercício é realizado de forma cadenciada e respeitando o limite de cada atle-ta. Temos num mesmo circuito pessoas que fazem os mesmos exercícios, mas cada um no seu ritmo”, alerta. E.C.

AP

OIO Na arquibancada

Sociais do esporte

São João da Boa Vista | 10.4.2013Pág. 20 | Jornal Linha de Passe

Vargem Grande do SulNa terça-feira, dia 3, Vargem Grande do Sul deu um grande passo para o esporte local com os lançamentos do Projeto Futuro Olímpico, do Instituto de Judô, da Liga Vargengrandense de Futebol Amador e do futsal na Liga Paulista e Nacional em 2014. O repórter sanjoanense Toni Marques esteve por lá e posou ao lado do secretário de esportes e lazer, Fausto Pizolatto, e do craque Pampa, padrinho do projeto.

100 CensuraO time da imprensa, 100 Censura Futebol Arte, fez sua estreia no Regional de Futsal, na quarta-feira, dia 4, e foi derrotado pelo JC Corso pelo placar de 6 a 2. O LP Espor-tes acompanhou e flagrou os detalhes antes do jogo.

AniversariantesO LP Esportes estará sempre lembrando dos esportistas que completam mais um ano de vida. Os aniversariantes da semana são: Alexandre Dezena, diretor do Pratinha (06/04), Renan Lopes, atleta do Olaria São Pedro (09/04), Leandro Borges, o Rato, atleta da Esportiva (10/04), e João Fernan-do Palomo, ex-comentarista das rádios Piratininga e Mirante, hoje professor de Direito do Unifeob (10/04).

Mande sua fotoMande sua foto relacionada ao esporte no e-mail [email protected] com todos os seus dados, que publicaremos nas pró-ximas edições do Linha de Passe. Aniversariante 3 - Renan Lopes,

com seu treinador Vanderlei

Futuro Olímpico - Toni Marques, entre Fausto Pizolatto e Pampa

Aniversariante 2 - Alexandre Dezena, com o narrador de rodeio Paulinho Canhoto

Aniversariante 1 - João Fernando Palomo e sua esposa, Vânia Palomo

JC Corso - Octávio Marques, Xan-dão Marinho e Kalu Trafani

Aniversariante 4 - Leandro Rato, entre David e Pedrinho Souza

100 Censura - Rodrigo Biasi, Diego Domingos e Eduardo Pirajá Filho