linguagem e comunicação

15
Ensino Médio Ensino Médio

Upload: 7-de-setembro

Post on 15-Dec-2014

36.196 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Linguagem e Comunicação

Ensino MédioEnsino Médio

Page 2: Linguagem e Comunicação

comunicaçãocomunicação Comunicação: ocorre Comunicação: ocorre quando interagimos com quando interagimos com outras pessoas utilizando a outras pessoas utilizando a linguagem.linguagem.

Page 3: Linguagem e Comunicação

linguagemlinguagem

É um processo comunicativo pelo qual É um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si.as pessoas interagem entre si.

Linguagem verbal – A unidade básica é a palavra falada ou escrita.

Linguagem não verbal – As unidades básicas são o gesto, o movimento, a imagem; como na música, dança, mímica, pintura, escultura , etc.

Page 4: Linguagem e Comunicação

linguagemlinguagemÉ um processo comunicativo pelo qual É um processo comunicativo pelo qual

as pessoas interagem entre si.as pessoas interagem entre si.

Linguagens mistas – Podem reunir diferentes unidades básicas, como imagens, palavras, música, figurinos: histórias em quadrinhos, cinema, teatro e programas de tv.

Linguagens digitais – através da Informática, armazena e transmite informações diversificadas nos meios eletrônicos, em ambientes virtuais.

Page 5: Linguagem e Comunicação

interlocutoresinterlocutores

São as pessoas que participam do São as pessoas que participam do processo de interação por meio da processo de interação por meio da linguagem.linguagem.

LOCUTOR – Aquele que produz (emite) a LOCUTOR – Aquele que produz (emite) a mensagem;mensagem;

LOCUTÁRIO – Aquele que recebe LOCUTÁRIO – Aquele que recebe (decodifica) a mensagem.(decodifica) a mensagem.

Page 6: Linguagem e Comunicação

CódigoCódigo

É um conjunto de sinais É um conjunto de sinais convencionados socialmente convencionados socialmente para a construção e a para a construção e a transmissão de mensagens.transmissão de mensagens.

Page 7: Linguagem e Comunicação

A línguaA línguaLíngua é um código Língua é um código formado por signos formado por signos (palavras) e leis (palavras) e leis combinatórias por meio combinatórias por meio do qual as pessoas se do qual as pessoas se comunicam e interagem comunicam e interagem entre si.entre si.

Page 8: Linguagem e Comunicação

O que é signo linguístico?O que é signo linguístico?

Signo é um sinal convencional, é uma Signo é um sinal convencional, é uma unidade de um tipo de linguagem ou unidade de um tipo de linguagem ou sistema de comunicação. sistema de comunicação.

Assim, o signo linguístico nada mais é do Assim, o signo linguístico nada mais é do que a palavra, unidade básica da que a palavra, unidade básica da linguagem verbal. linguagem verbal.

No código do trânsito, um sinal vermelho No código do trânsito, um sinal vermelho é um signo.é um signo.

Page 9: Linguagem e Comunicação

Variedades linguísticasVariedades linguísticas

São as variações que uma São as variações que uma língua apresenta, de acordo língua apresenta, de acordo com as condições sociais, com as condições sociais, culturais, regionais e culturais, regionais e históricas em que é históricas em que é utilizada.utilizada.

Page 10: Linguagem e Comunicação

Variedade padrãoVariedade padrão

Língua padrão ou norma culta Língua padrão ou norma culta - é a variedade linguística de - é a variedade linguística de maior prestígio social.maior prestígio social.

Também conhecida como Também conhecida como norma culta e norma padrão.norma culta e norma padrão.

Usada em livros científicos e Usada em livros científicos e didáticos, jornais, revistas e didáticos, jornais, revistas e ensinada nas escolas.ensinada nas escolas.

Page 11: Linguagem e Comunicação

Variedade não padrãoVariedade não padrão

Língua não padrão Língua não padrão – são todas – são todas as variedades lingüísticas as variedades lingüísticas diferentes da padrão. diferentes da padrão.

São válidas e têm valor nos São válidas e têm valor nos grupos ou nas comunidades grupos ou nas comunidades em que são usadas.em que são usadas.

São as variedades linguísticas São as variedades linguísticas regionais, a gíria, o jargão,etc. regionais, a gíria, o jargão,etc.

Page 12: Linguagem e Comunicação

Dialetos e registrosDialetos e registros

São variações lingüísticas, originadas São variações lingüísticas, originadas das diferenças de região ou território, de das diferenças de região ou território, de idade, de sexo, de classes ou grupos idade, de sexo, de classes ou grupos sociais e da própria evolução histórica da sociais e da própria evolução histórica da língua. língua.

As variações de registro ocorrem de As variações de registro ocorrem de acordo com:acordo com:

Grau de formalismoGrau de formalismoModo de expressãoModo de expressãoSintonia entre interlocutoresSintonia entre interlocutores

Page 13: Linguagem e Comunicação

Modalidades de Uso ou registro linguísticoModalidades de Uso ou registro linguístico

Modalidade Tipo

Registro Formal Comum, sofisticado, usado nos bons jornais e revistas, cuidadoso.

Registro Informal Descontraído, coloquial, usado nos diálogos, construções soltas, conectivos simples, sem planejamento prévio.

Page 14: Linguagem e Comunicação

A gíriaA gíriaÉ uma das variedades que uma língua É uma das variedades que uma língua

pode apresentar. Quase sempre é criada pode apresentar. Quase sempre é criada por um grupo social, como o dos fãs de por um grupo social, como o dos fãs de rap, de funk, de heavy metal, dos rap, de funk, de heavy metal, dos sufistas, skatistas, dos grafiteiros, dos sufistas, skatistas, dos grafiteiros, dos marginais etc.marginais etc.

Quando é restrita a uma profissão, a Quando é restrita a uma profissão, a gíria é chamada de gíria é chamada de jargão.jargão.

Page 15: Linguagem e Comunicação

Língua Falada x Língua EscritaLíngua Falada x Língua Escrita

As diferenças entre os dois códigos não As diferenças entre os dois códigos não podem ser ignoradas por quem se dispõe a podem ser ignoradas por quem se dispõe a comunicar de forma satisfatória. comunicar de forma satisfatória.

O domínio da língua falada, aparentemente O domínio da língua falada, aparentemente mais fácil, ganha complexidade quando se mais fácil, ganha complexidade quando se trata do emprego da variedade formaltrata do emprego da variedade formal: é : é necessário aprender o registro da língua necessário aprender o registro da língua falada mais adequado a situações de falada mais adequado a situações de formalidade.formalidade.

O uso do código escrito, entretanto, é o que O uso do código escrito, entretanto, é o que costuma produzir maiores obstáculos.costuma produzir maiores obstáculos.