lingua portuguesa

10
Nivelamento da Língua Portuguesa AVANÇAR

Upload: nivaldo-vasconcelos

Post on 12-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Lingua Portuguesa

TRANSCRIPT

Page 1: Lingua Portuguesa

Nivelamento daLíngua Portuguesa

AVANÇAR

Page 2: Lingua Portuguesa

NIVELAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVANÇAR VOLTAR

BEM-VINDO

Olá! Bem-vindo ao nosso curso de Nivelamento em Língua Portu-guesa. Neste curso você vai conhecer um pouco sobre regras de Ortografia, Acentuação, Leitura e Produção de textos, ficando

assim mais preparado para ler e escrever com correção – tanto para sua vida pessoal como para o competitivo mercado de trabalho. Conhecer melhor nossa Língua Portuguesa escrita também facilita a vida, a garantia de um profissional bem preparado nesse aspecto possibilita um melhor acesso à sociedade.

Page 3: Lingua Portuguesa

NIVELAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESAAVANÇAR VOLTAR

A NOVA ORTOGRAFIA

QUAIS MOTIVOS LEVARAM A REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA ?

Esta será a problemática central da nossa aula. É o que pretendemos descobrir.

Tudo em torno de nós possui normas, que são regras para convivermos melhor en-tre os diversos grupos sociais aos quais pertencemos, como nossa casa, nossa escola, nosso trabalho, etc. Da mesma forma regras também se aplicam a linguagem escrita chamada de Norma Culta, Língua Portuguesa Padrão ou Português Culto.

DESAFIO 1 – Você saberia dizer quais são os países que utilizam a Língua Portuguesa como língua oficial?

No mundo temos 8 países que fazem parte da chamada CPLP( Cooperação de países de Língua Portuguesa) esses países utilizam a mesma gramática e regras e têm a no portu-guês sua língua oficial. São eles:

Page 4: Lingua Portuguesa

NIVELAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVANÇAR VOLTAR

A NOVA ORTOGRAFIAA República de Angola;A República Federativa do Brasil;A República de Cabo Verde;A República da Guiné-Bissau;A República de Moçambique;A República Portuguesa;A República Democrática de São Tomé e Príncipe;A República Democrática de Timor-Leste.

OBS. Fala-se também a Língua Portuguesa em Macau (China) e (Índia).

DISCUTINDO

Você já deve ter ouvido várias opiniões sobre a reforma ortográfica. Há os que acham desnecessária, complicada e até falha. Mas, já houve outras reformas na Língua Portuguesa? Quando? E quais motivos levaram os reformistas a mudar algumas regras?

A professora explica: A Língua Portuguesa já passou por várias reformas;

Page 5: Lingua Portuguesa

NIVELAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESAAVANÇAR VOLTAR

CRONOLOGIA DAS REFORMAS ORTOGRÁFICAS NA LÍNGUA PORTUGUESA

• 1911 - Reforma Ortográfica de 1911, a primeira reforma ortográfica em Portugal, pub-licada no Diário do Governo, n.º 213, 12 de Setembro de 1911.

• 1931 - Primeiro Acordo Ortográfico por iniciativa da Academia Brasileira de Letras e aprovado pela Academia das Ciências de Lisboa, em Portugal publicado no Diário do Gov-erno, n.º 120, I Série, 25 de Maio de 1931.

• 1945 - Convenção Ortográfica Luso-Brasileira de 1945 ou Acordo Ortográfico de 1945, adoptado em Portugal, mas não no Brasil. Em Portugal publicado como decreto n.º 35.228 no Diário do Governo, 8 de Dezembro de 1945.

• 1971 - Lei n.º 5765 de 18 de Dezembro, no Brasil, suprimiu o acento circunflexo na distinção dos homógrafos, responsável por 70% das divergências ortográficas com Portugal, e os acentos que marcavam a sílaba subtônica nos vocábulos derivados com o sufixo -mente ou iniciados por -z-.

• 1973 - Decreto-Lei n.º 32/73 de 6 de Fevereiro, em Portugal, suprimiram-se os acen-tos que marcavam a sílaba subtônica nos vocábulos derivados com o sufixo -mente ou inicia-dos por -z-, como já se havia feito no Brasil.

Page 6: Lingua Portuguesa

NIVELAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVANÇAR VOLTAR

A NOVA ORTOGRAFIA

• 1986 - Da reunião de representantes dos, na época, sete países de língua portuguesa (CPLP) no Rio de Janeiro resultaram as Bases Analíticas da Ortografia Simplificada da Língua Portuguesa de 1945, renegociadas em 1975 e consolidadas em 1986, que nunca chegaram a ser implementadas.

• 1990 - De nova reunião, desta vez em Lisboa, resulta um novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, previsto para entrar em vigor em 1 de Janeiro de 1994.

• 1998 - Na cidade da Praia, Cabo Verde, foi assinado um Protocolo Modificativo ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa que retirou do texto original a data para a sua en-trada em vigor.

• 2004 - Em São Tomé e Príncipe foi aprovado um Segundo Protocolo Modificativo ao Acordo Ortográfico prevendo que, em lugar da ratificação por todos os países, fosse sufi-ciente que três membros ratificassem o Acordo Ortográfico de 1990 para que este entrasse em vigor nesses países.

• 2008 - Presidente Luís Inácio Lula da Silva, do Brasil, assina em 29 de Setembro, as mudanças da ortografia da língua portuguesa no Brasil, que passaram a valer a partir de 1 de janeiro de 2009.

• 2010 - Conselho de Ministros aprova implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, Resolução nº 8/2010

Page 7: Lingua Portuguesa

NIVELAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESAAVANÇAR VOLTAR

O ACORDO, ASSINADO EM 1990 PELOS PAÍSES DA CPLP, VISOU – PRINCIPALMENTE:

• Aproximação da oralidade à escrita• Simplicidade de ensino e aprendizagem• Unificação de todos os países de língua oficial portuguesa• Fortalecimento da cooperação educacional dos países da CPLP• Evolução da Língua Portuguesa• O alfabeto passa a ter 26 letras.

Foram reintroduzidas as letras k, w e y.

O alfabeto completo passa a ser:A B C D E F G H IJ K L M N O P Q RS T U V WX Y Z

Page 8: Lingua Portuguesa

NIVELAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVANÇAR VOLTAR

A NOVA ORTOGRAFIA

Desafio 2 – Agora você vai participar de um ditado para testar seus conhecimentos sobre a reforma ortográfica.

A Professora explica: Após a audição vamos estender a regra adicionada pela reforma que simplifica – e muito – o uso dos hífenes em Língua Portuguesa. Das muitas regras ex-istentes antes da reforma, quanto ao uso dos hífenes, agora duas são necessárias para a escrita com correção:

• Não se usa o hífen quando o prefixo termina em letra diferente daquela com que se inicia o segundo elemento.• Quando o prefixo termina por letra igual àquela com que se inicia o seg-undo elemento, usa-se o hífen.

LETRAS DIFERENTES

Aero + espacial = aeroespacial Agro + industrial = agroindustrialAnte + ontem = anteontemAnti + educativo = antieducativoAuto + aprendizagem = autoaprendizagem

LETRAS IGUAIS

Anti-inflamatórioAuto-observaçãoContra-almiranteMicro-ônibus

Page 9: Lingua Portuguesa

NIVELAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESAAVANÇAR VOLTAR

OBSERVAÇÕES:

1 -Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição

Girassol (é uma flor)

Mandachuva (é um chefe)

Pontapé (é um chute)

Essas palavras não representam mais o significado em cada uma das palavras que a com-põem, tem significado único.

2 – Quando o segundo elemento que acompanha o prefixo for iniciado por R ou S deve-se dobrar essas letras para garantir a pronúncia correta.

Anti + rugas = antirrugas

Anti + social = antissocial

Bio + ritmo = biorritmo

Ante + sala = antessala

Page 10: Lingua Portuguesa

A NOVA ORTOGRAFIA

DESAFIO 3 – Agora você vai participar de um exercício on line para testar seus conhecimentos sobre a reforma ortográfica.

1. Livro de auto-ajuda permanece no topo da lista dos mais vendidos.

( ) certo ( ) errado

2. O empresário deve cumprir pena por roubo em regime semiaberto.

( ) certo ( ) errado

3. O coautor do estudo explicou que a descoberta ajuda no tratamento do câncer.

( ) certo ( ) errado

4. Os homens mais vaidosos já encontram no mercado tipos de creme antirrugas.

( ) certo ( ) errado

5. Cerca de 5% da população mundial têm comportamento anti-social.

( ) certo ( ) errado

6. O ex-vereador participou da reunião extraoficial durante a madrugada.

( ) certo ( ) errado

7. No momento decisivo, ele recuou e desistiu de saltar de pára-quedas.

( ) certo ( ) errado

8. Ana ficou mega-feliz ao encontrar Ricardo no restaurante.

( ) certo ( ) errado

VOLTAR