lideranÇa biocÊntrica: uma nova forma de … · de uma experiência prática, a contribuição da...

26
LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE CAMINHAR RELATO DE EXPERIÊNCIA Fabíola Maria Ferreira Felix 1 RESUMO - O presente artigo sintetiza a monografia sobre a Contribuição da Educação Biocêntrica em um processo de inserção (intervenção, iniciado por situações de irregularidades) em uma Unidade de Saúde de Fortaleza. Para tanto, inicia buscando nos grandes líderes da humanidade suas praticas norteadoras para na seqüência voltar o olhar para as teorias de liderança que se tem, concluindo com relato de experiência prática, integrando as orienta- ções da Educação Biocêntrica à Estratégia de Saúde da Família, passando assim pelo Sistema Único de Saúde e seus postulados. A Pesquisa foi para além da bibliográfica, sendo realizado uma consulta aos trabalhadores para percepção de seus sentimentos, finalizando com as idéias chaves do traba- lho e propondo a liderança biocêntrica como um novo paradigma nas orga- nizações, possibilitando o florescimento humano e conseqüentemente o desenvolvimento e crescimento da instituição e seu entorno. Palavras chaves: liderança, educação biocêntrica, princípio biocêntrico, afetividade e trabalho, desafio. 1 Assistente Social Especialista em Planejamento e Administração de Projetos Sociais Especialista em Educação Biocêntrica: a pedagogia do encontro

Upload: doandien

Post on 12-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

LIDERANÇA BIOCÊNTRICA:UMA NOVA FORMA DE CAMINHAR

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Fabíola Maria Ferreira Felix1

RESUMO - O presente artigo sintetiza a monografia sobre a Contribuiçãoda Educação Biocêntrica em um processo de inserção (intervenção, iniciadopor situações de irregularidades) em uma Unidade de Saúde de Fortaleza.Para tanto, inicia buscando nos grandes líderes da humanidade suas praticasnorteadoras para na seqüência voltar o olhar para as teorias de liderança quese tem, concluindo com relato de experiência prática, integrando as orienta-ções da Educação Biocêntrica à Estratégia de Saúde da Família, passandoassim pelo Sistema Único de Saúde e seus postulados. A Pesquisa foi paraalém da bibliográfica, sendo realizado uma consulta aos trabalhadores parapercepção de seus sentimentos, finalizando com as idéias chaves do traba-lho e propondo a liderança biocêntrica como um novo paradigma nas orga-nizações, possibilitando o florescimento humano e conseqüentemente odesenvolvimento e crescimento da instituição e seu entorno.

Palavras chaves: liderança, educação biocêntrica, princípio biocêntrico,afetividade e trabalho, desafio.

1 Assistente SocialEspecialista em Planejamento e Administração de Projetos SociaisEspecialista em Educação Biocêntrica: a pedagogia do encontro

Page 2: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Revista Pensamento Biocêntrico

128

ABSTRAT - This article summarizes the monograph on the Contribution ofEducation Biocêntrica in a process of integration (intervention, initiated byinstances of irregularities) in a Unit of Health of Fortaleza. To do so, startlooking for the great leaders of mankind for guiding their practices in thesequence back to look at the theories of leadership which has, concludingwith a report of practical experience, integrating the guidelines of the Edu-cation Biocêntrica the Family Health Strategy, and thus by the UnifiedHealth System and its postulates. The search was in addition to the literaturebeing held a consultation with the workers for their perception of feelings,ending with the key features of work and proposing the lead biocêntrica as anew paradigm in organizations, allowing the flourishing human and conse-quently the development and growth of the institution and its surroundings.

Key words: education, biocentrica intervention, leadership, affection,

INTRODUÇÃOLiderança é uma arte. E, na arte de liderar, oInstrumento do artista é o seu próprio ser. Domi-nar a arte de liderar é dominar a si próprio. Emúltima instância, o desenvolvimento da liderançaé um processo de autodesenvolvimento!

Kouzes & Posner

Este trabalho tem por objetivo precípuo demonstrar, por meiode uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntricaem um trabalho, que foi chamado inicialmente de processo de inter-venção, em uma Unidade de Saúde. Inicialmente porque com osprincípios norteadores da Educação Biocêntrica foi possível trans-formar esse processo de “intervenção”, em um trabalho de inclusãodos trabalhadores, facilitando o compromisso compartilhado e des-envolvimento da equipe, no interior da instituição, mostrando que adiferenciação da forma de abordagem, por meio da manifestação nomundo, diante dos enfrentamentos em situações tidas como limites,fomentam movimentos de superação destes limites.

Page 3: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Pelotas - Nº 10 jul/dez 2008

129

A pedagogia do encontro, a partir da perspectiva biocêntricaé um divisor de águas nas relações inter e intrapessoais no local detrabalho e em todas as dimensões do viver, pois possibilita olhar ooutro na sua parte sã, potencializando a vida e seus recursos.

Fundamental dizer que o trabalho na Unidade de Saúde sedeu concomitantemente à realização do Curso de Especialização emEducação Biocêntrica, o que comprovou que o universo conspira afavor de quem também conspira a favor de si.

Foi aplicado junto aos trabalhadores um questionário comuma única pergunta: qual seu sentimento antes, durante e depois doperíodo de “inserção no sistema cliente”? Foram extraídas dos textosresposta, somente as palavras relativas ao sentimento e foram catalo-gadas em um quadro demonstrativo que mostra a grande diferençanos períodos temporais analisados: antes, durante e depois.

Importante registrar que na Educação Biocêntrica ao invés deintervenção, tem-se um processo de inserção no sistema cliente,como refere ANDRADE:

(...) uma abordagem pedagógica que parte do cotidianoparticular do sistema, de sua potencialidade e capacidadepara interagir, aprender, comunicar-se e evoluir, impli-cando uma relação de aprendizado (círculo de cultura) econvivência com todo entre todos aqueles que estão noespaço de interação(...) (2003:99)

E ainda:

A realidade é um todo em movimento complexo (instável,impreciso e incerto), que se transforma mediante uma es-tranha rota feita de múltiplos laços de re-alimentação en-tre duas unidades menores..(GOÌS, apud ANDRADE2003).

O trabalho se apresenta tendo na primeira parte um resgatedas diversas teorias sobre liderança na seqüência histórica em que

Page 4: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Revista Pensamento Biocêntrico

130

surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança servidora quetambém traz em seu bojo muito do princípio biocêntrico.

Em seguida, na segunda parte, o estudo explicita os princípi-os norteadores da Educação Biocêntrica, bem como a forma comoesta abordagem facilitou o trabalho iniciado na Unidade de Saúde,fazendo também uma conexão com os princípios do Sistema Únicode Saúde.

É importante ressaltar que a partir da segunda parte, é utiliza-da uma linguagem mais informal e pessoal por se tratar de um relatode experiência, viés possibilitado pela Educação Biocêntrica queabre essa possibilidade de “fuga” ao rigor acadêmico, esclarecendoainda a condição de observador participante.

Como resultado do estudo, é apresentada a conclusão que seresume em idéias centrais às constatações nascidas dessa práxis quefoi construída tanto com o arcabouço literário como com a inserção,o mergulho no dia a dia do trabalho.

2. A Liderança e os Grandes Líderes

"A boca fala do que está cheio o coração”.Jesus Cristo

Voltando o olhar para a natureza, percebe-se movimentos deliderança no mundo animal quando, por exemplo, vê-se a lógica dovôo dos gansos selvagens que se organizam com um líder à frente,acompanhado por duas fileiras de seguidores em forma de “V”, for-mando uma aerodinâmica perfeita, pois o vácuo deixado pelas avesda frente diminui o atrito e a resistência do ar, facilitando o vôo paraos seguidores atrás, e sempre que o líder cansa, outro ganso o subs-titui. Observa-se ainda o exemplo das abelhas com sua hierarquia eharmonia também perfeitas sob o comando da abelha rainha, e aindavários outros animais de diferentes portes e costumes.

Page 5: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Pelotas - Nº 10 jul/dez 2008

131

O líder vai sempre à frente dos seus liderados. Sabe aondequer chegar e aglutina para que o acompanhem. Jesus ia adiante dosdiscípulos (Mc 10.32) e este foi sem dúvida o maior líder de que jáse teve notícia na história. Citado por Hunter (2006:41) NapoleãoBonaparte reconheceu a influência de Jesus, quando afirmou: ‘Ale-xandre, César, Carlos Magno e eu fundamos impérios, mas em quebaseamos nossas criações geniais? Na força. Jesus Cristo fundou seuimpério baseado no amor e até hoje milhares de pessoas morreriampor ele “.

Jesus influenciou e influencia com seu exemplo de vida mi-lhões de pessoas em todo o mundo. No Novo Testamento, no livro deMateus, Jesus faz uma afirmação perfeita sobre liderança, dizendoque qualquer um que deseje ser o líder, deve primeiro servir. Jesuspraticou o amor incondicional pela humanidade e fez com que esseamor se fizesse abundante no universo para que os construtores depaz tivessem matéria prima o suficiente.

Assim fez Dalai Lama com sua forma de atuação no mundo,resultando em 1989, no recebimento do Premio Nobel da Paz, traba-lhando na busca de soluções pacíficas para a libertação do Tibet,alicerçadas na tolerância e respeito mutuo.

O poder de influência do Dalai Lama se deu pela prática dabondade e pelos ensinamentos de reconhecimento e amor ao próxi-mo, e da conquista pela não violência, como também defendia Gan-dhi que, abraçou de corpo e alma o conceito de Ahimsa, o ideal jai-nista de não-violência e respeito por todas as formas de vida, e dizia:“o pecado e não o pecador. Desde que nós vivemos espiritualmente,ferir ou atacar outra pessoa são atacar a si mesmo. Embora nós pos-samos atacar um sistema injusto, nós sempre temos que amar as pes-soas envolvidas”. Foi assim que viveu e ensinou seus companheirosdurante as campanhas de resistência na África do Sul, preparando-ospara agüentarem qualquer coisa sem reagirem com desamor.

Gandhi na sua profunda sabedoria e conexão com o todo,afirmou: “Acho que vai dar certo esse método, mesmo tendo minhasincoerências. Creio que há uma coerência que passa por todas as

Page 6: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Revista Pensamento Biocêntrico

132

minhas incoerências, assim como há na natureza uma unidade quepermeia as aparentes diversidades”2.

Martin Luther King dizia:

“Gandhi foi infalível. Se a humanidade tem de progredir,o Mahatma é imprescindível. Ele viveu, pensou e agiuinspirado pela visão de uma humanidade que evoluía paraum mundo de paz e harmonia. Se o ignorarmos, o riscoserá nosso” ( 2005).

Martin Luther King (1929-1968), pastor norte-americano,Prêmio Nobel, um dos principais líderes do movimento americanopelos direitos civis e defensor da resistência não violenta contra aopressão racial, trabalhou por um tratamento igualitário e contribuiupara a melhoria da situação da comunidade negra, mediante protestospacíficos e discursos enérgicos sobre a necessidade do fim da desi-gualdade racial.

O caminhar da história da humanidade encanta com os váriosexemplos de liderança exercida, tendo como base o amor ao outro e aliberdade. Aqui no Brasil se pode citar entre outros, Chico Mendesque líder dos seringueiros e ecologista nato, procedente de uma hu-milde família de nordestinos, teve uma infância pobre, como milha-res de brasileiros excluídos, nativos da região Norte. Morou sempreem casa de madeira com piso de barro. Ainda criança, tornou-seseringueiro. Aprendeu a ler e escrever aos 24 anos de idade. Com opassar dos anos, o seu ideal de infância de amar e preservar o meioambiente foi amadurecendo, por meio da experiência e da sabedorianata de homem da floresta que era. Sentia-se chamado a abraçar acausa e trabalhar em prol da preservação da Amazônia.

É perceptível que todo esse movimento, tanto do Chico Men-des, como de todos os outros reconhecidamente líderes, partem da

2 www.culturabrasil.org/gandhi.htm. Lázaro Curvêlo Chaves – 29/06/2006

Page 7: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Pelotas - Nº 10 jul/dez 2008

133

profundidade de suas conexões consigo com o outro e com o todo,entendendo que a humanidade toda é a parte que lhes cabe.

O Que é liderança

Voltando o olhar para a história e a literatura, percebe-se queessa idéia de liderança já data de 2300 a.C como mostram hieróglifosencontrados que descreviam relações entre líderes e liderados, men-cionando ainda as três qualidades essenciais dos Faraós: autoridade,percepção e justiça (MARINHO 2005). Na filosofia grega, a Repú-blica, de Platão, descreve os requisitos para um líder ideal no Estadoideal, e Aristóteles se referiu à falta de virtude dos candidatos a líde-res políticos de seu tempo, conforme registrado em sua obra Política.

Uma das mais antigas teorias sobre liderança foi elaboradapor Maquiavel em sua obra O Príncipe (1513), que descreve os ris-cos da liderança e os desafios em preservar a posição de líder, afir-mando ainda que os lideres precisam de firmeza e preocupação su-prema de manter o poder, a autoridade e a ordem no exercício dopoder.

O impactante é que ele afirma que é muito bom que tudo issoseja assegurado por meio da conquista da simpatia popular, mas quese assim não for possível, a ameaça, o engano e a violência podemser necessários. Segundo Maquiavel, o príncipe deve dominar a artede usar tanto o método da lei quanto o da força e, considerando que alei geralmente não é suficiente para a manutenção do poder, torna-senecessário recorrer à força para a consecução desse objetivo.

Segundo DRUCKER (1996:278): “a liderança tem sido tradi-cionalmente considerada o resultado de pessoas talentosas, com tra-ços dignos, influenciando seguidores a fazerem o que é necessáriopara a realização de metas empresariais e sociais”.

Para DEMING (1990:159), “o objetivo da liderança deve serde melhorar o desempenho de homens e máquinas, melhorar a quali-dade, aumentar a produção e, simultaneamente, dar às pessoas orgu-lho pelo trabalho que fazem”.

Page 8: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Revista Pensamento Biocêntrico

134

Para DINIZ:

”A liderança é a capacidade de inspirar, motivar e movi-mentar pessoas a atingirem e superarem metas, ultrapas-sando aquilo que aparentava ser seus limites” é “a habili-dade de tornar a visão do futuro clara e atraente para to-dos” e, finalmente, é “a qualidade de inspirar confiança”cega” nos seus seguidores” (2004:56).

Confiança “cega”, de acordo com essa leitura, não significaque eles não participem da visão, mas que confiam incondicional-mente na sinceridade do líder e na honestidade dos seus objetivos.

HERSEY & BLANCHARD (1986:11) definem liderançacomo “o processo de influenciar as atividades de indivíduos ou gru-pos para a consecução de um objetivo numa dada situação”. Segundoesses autores, a definição não está atrelada ao tipo de organização;quando um indivíduo busca influenciar o comportamento de outroindivíduo ou grupo, em relação às suas atividades dentro de umaempresa, escola ou hospital pode-se afirmar que esse indivíduo exer-ceu liderança.

HUNTER (2004:25), define liderança como “a habilidade deinfluenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visandoatingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”

Pode-se verificar que a liderança é um tema de extrema com-plexidade, de múltiplas definições e interpretações, com raízes histó-ricas na teoria da administração e influenciadas diretamente por fato-res psicológicos, morais e ambientais. Muitas definições de liderançaparecem pressupor pessoas dotadas de virtudes extraordinárias, queforam condutoras de pessoas em situações também extraordinárias.De fato, a liderança, muitas vezes, parece ser definida como umavirtude ou qualidade singular e inata que torna algumas pessoas dife-rentes, porque têm a solução mágica para influenciar outras.

Page 9: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Pelotas - Nº 10 jul/dez 2008

135

Com o ponto de vista da Escola de Relações Humanas3, EltonMayo e seu famoso estudo de Hawthorne, incorporou novas variá-veis ao processo de liderança, e é verdade que houve uma mudançade enfoque, mas não se alterou significativamente o modo de tratarcom as pessoas dentro da organização, justamente porque continua-ram sendo vistas como um instrumento para conseguir aquilo que sequer.

Por fim, mais recentemente, por meio do contato com o estilojaponês de gestão, surgiu uma nova vertente, baseada na identifica-ção com os valores da organização. Tal modelo deixou claro que osincentivos econômicos, a presença de desafios e um ambiente detrabalho agradável não são suficientes para gerar bons resultados.Necessita-se, além disso, de pessoas fortemente comprometidas comaquilo que fazem. Descobre-se um terceiro vetor que compõe e dá otoque final à definição de liderança: o fomento da unidade em tornodos valores e da missão da organização, mas, a liderança não con-siste somente em conduzir pessoas a qualquer parte. Tampouco con-siste em fazer com que façam aquilo que se quer.

Liderar é facilitar a liberação da capacidade criativa das pes-soas, visando atingir objetivos de acordo com os valores da organi-zação, em consonância com os valores da pessoa. Tal nível de com-prometimento leva consigo uma exigência: a fluência do sentimentode confiança entre as partes envolvidas, que é o primeiro estágio devinculação.

E aqui se adentra a um outro eixo da questão: a dimensãohumana e ética do líder. O líder não é aquele que consegue resulta-dos por meio das pessoas, mas com as pessoas. Enquanto no primei-ro caso, o resultado é o fim em si mesmo, e as pessoas, o instrumen-to; no segundo caso, o resultado é a conseqüência natural do proces-so de liderança, e as pessoas estão em primeiro lugar. A verdadeiraliderança arrasta porque ganha a confiança daqueles que lidera.

E nesse espaço de possibilidades, várias foram as teorias quesurgiram para descrever e reconhecer o processo da liderança:

3 www.professorcesar.adm.br/textos/TeoriadasRelaçõesHumanas

Page 10: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Revista Pensamento Biocêntrico

136

• Teoria dos Traços da personalidade

• Behaviorismo e Estilos de Liderança

• Teorias Situacionais ou contingenciais

• Teorias Transacionais

• Teorias Transformacionais

• Abordagens cognitivas

• Liderança Coaching

• Teoria da Liderança Servidora

Sem dúvida, a liderança servidora é um grande despertar nomundo organizacional, pois é um novo paradigma na perspectiva doflorescimento humano, Contudo fica compatível com o que Capra(1996), chamou de ecologia rasa, valorização do cuidado ao meioambiente, onde o homem faz parte, no entanto por não estar vincula-do visceralmente, ainda vê-se prevalecer uma visão antropocêntrica,onde o homem é o centro de tudo.

Dando continuidade a esse olhar por tantas teorias, será des-crito sobre liderança biocêntrica que inclui e extrapola essa experiên-cia servidora, proporcionando uma vivencia de ecologia profunda,onde o homem é importante sim, mas enquanto fio de uma grandeteia formada por tudo que existe e é vivo. É como se esse paradigmafosse a liga que une os retalhos desta grande colcha que é o universoe o líder é um atrator caótico que facilita a aproximação de seus lide-rados para esta forma de estar no mundo.

Page 11: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Pelotas - Nº 10 jul/dez 2008

137

3. Liderança Biocêntrica: a teoria

“O sentido da nossa existência consiste em estarmos emcondições de responder: quem sou eu? E o que posso fazer porvocê?”

Leloup

A grande e profunda diferença da liderança biocêntrica é aperspectiva em que o ser humano é olhado, ou seja, visto dentro deuma teia de relações e conexões que partem da conexão consigo,com o outro e com o todo, onde a vida é o centro.

Rolando Toro, criador do sistema biodança, afirma:

“A educação contemporânea, em quase todo o Ocidente,não cumpre sua tarefa de entregar ao indivíduo pautas in-ternas de desenvolvimento. Não desperta nele os germensnaturais de vitalidade, nem os valores do íntimo. Não des-envolve os potenciais criativos, a liberdade intelectual,nem a singularidade das aptidões. Não fomenta o esplen-dor das relações humanas. A educação atual tende a pro-duzir a adaptação servil ao establishment” (1991).

E esse quadro está instalado também nas organizações detrabalho, pois o olhar acontece a partir da perspectiva cartesiana, comtodos os seus limitantes de uma visão antropocêntrica, mecanicistada realidade, do ser humano como dual com foco sobre o desenvol-vimento técnico e o conhecimento racional.

A liderança biocêntrica germina com uma visão de mundocentrada na vida, onde a realidade é percebida de forma integrada ecomplexa, valorizando as formas de relação e de conhecimento pos-síveis a partir do princípio biocêntrico. Como elaborou a professoraCássia Regina, durante um dos encontros de orientação para a mono-grafia: “É participar da vida sentindo-se vivo, não é somente com-preender a ecologia, mas sentir-se, na dimensão da ecologia profun-da, parte da dança cósmica”.

Page 12: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Revista Pensamento Biocêntrico

138

Referenciando FLORES (2006), o principio biocêntrico sefundamenta na concepção de que o Universo é um imenso sistemavivo. A vida, na sua expressão mais sutil, impregna tudo o que exis-te, sustenta a totalidade. A dinâmica universal é a expressão da vida.

O humano enquanto ser relacional experimenta esse pulsar davida por meio da vivência do aqui e agora nesse mergulho através daconexão com o todo, com o outro e consigo mesmo, como poetizaMATURANA & VARELA (2001): “viver é conhecer e conhecer éviver”.

Olhar o movimento da vida a partir da perspectiva biocêntri-ca se faz hoje vital para se compreender o humano como um ser emdesenvolvimento que necessita de um profundo respeito, indepen-dente de que estágio esteja. Em sala de aula, Custódio (2006) faloupoeticamente que é preciso respeitar o rio, não porque vai saciar asede da próxima cidade, mas pelo fato de existir enquanto rio. Ora,se isso for trazido para a dimensão humana, vê-se que o respeito àsacralidade que é o outro, precisa acontecer independente da suautilidade, se vai ou não ser útil, mas pelo fato de existir, o humanoprecisa ser visto com profunda afetividade.

A educação biocêntrica está em construção como tudo queexiste, contemplando o ser humano em suas mais diversas dimensõese tratando-o como um holos. Assim, é difícil propor uma definiçãode liderança que seja específica o bastante para ser útil, mas genéricao suficiente para incluir pessoas e relações com tantas diferençasentre si. No geral, tem havido pouco consenso na definição de lide-rança ou entre as teorias de liderança.

Contudo, propõe-se uma idéia de liderança que esteja emconstante construção e que não se esgote nele próprio, mas que tenhasempre em sua composição este estilo de viver onde o humano épercebido como fio da teia da vida, com vínculos cada vez mais for-tificados e que a organização seja abordada exatamente como umsistema vivo que é. Sem esquecer, porém que o observador faz partedo observado. Sabe-se que é a conexão com a vida e tudo que amantém que abre caminhos para a formação de uma nova cultura depaz, de felicidade e de integridade do ser no mundo.

Page 13: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Pelotas - Nº 10 jul/dez 2008

139

3.1 Liderança Biocêntrica: A Prática

Esse novo estilo de viver foi um divisor de águas no trabalhode gestão de uma Unidade de Saúde da Família, pois possibilitou aoportunidade de trazer para a prática toda a teoria de forma concretae dinâmica.

Entrar em contado e ser afetada com o princípio biocêntricofacilitou/possibilitou também a desenvoltura em um universo hostil,tradicional e completamente arraigado na cultura da individualidadee da desconexão.

Em novembro de 2006, fui convidada a realizar trabalho deintervenção em uma Unidade de Saúde com inúmeras irregularida-des: desvios de medicamentos, fraudes no sistema, favoritismo polí-tico partidário, entre outros. A visão biocêntrica chamou atençãopara a substituição da palavra intervenção para trabalho de inserçãono sistema cliente (GOIS, apud ANDRADE, 2003).

As unidades de Saúde da Família, fazem parte, integram oSistema Único de Saúde - SUS - foi criado pela Constituição Federalde 1988 e regulamentado pelas Leis N.º0/90 (Lei Orgânica da Saúde)e nº 8.142/90, com a finalidade de alterar a situação de desigualdadena assistência à Saúde da população, tornando obrigatório o atendi-mento público a qualquer cidadão.

O Sistema Único de Saúde tem como meta tornar-se um im-portante mecanismo de promoção da eqüidade no atendimento dasnecessidades de saúde da população, ofertando serviços com quali-dade adequados às necessidades, independente do poder aquisitivodo cidadão. O SUS se propõe a promover a saúde, priorizando asações preventivas, democratizando as informações relevantes paraque a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde.

O SUS, ao definir a saúde como direito de todos e dever doEstado, lança seus princípios doutrinários e ideológicos:

Page 14: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Revista Pensamento Biocêntrico

140

• Universalidade

• Integralidade

• Eqüidade

• Participação da comunidade

• Descentralização político-administrativa

• Hierarquização e regionalização

Mesmo entendendo que a lei deveria existir para todos, masnesse momento é importante ressaltar que se esses cuidados, se esseolhar, acontecessem em um mundo de conexões, esses princípiosseriam respeitados e operacionalizados sempre com o objetivo depotencializar o que o humano tem de melhor, não encontraríamostantos espaços vazios onde deveriam ter redes de relações tecidascom o fio da amorosidade.

3.1.1 Leitura da realidade: O Ambiente

Em meados de agosto de 2006, recebemos na Secretaria deSaúde do Município, denúncias de desvio de medicamentos e impro-bidades administrativas cometidas supostamente pela então coorde-nação da unidade juntamente com alguns integrantes do ConselhoLocal de Saúde. Foi destacada uma equipe de técnicos juntamentecom a gerência da célula de atenção básica do município para averi-guação das denúncias. No momento das visitas foram encontradasgrande quantidade de medicamentos estocados sem justificativa, hajavisto o porte da unidade.

Diante do pesado clima de tensão no interior da unidade e ainterferência político partidária, houve um rodízio de técnicos na

Page 15: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Pelotas - Nº 10 jul/dez 2008

141

coordenação, momento em que houve o convite/convocação para queassumíssemos o processo de intervenção.

Percebemos diminuto compromisso com o verdadeiro sentidodos serviços prestados à comunidade. E ao voltarmos o olhar para aspessoas, sentimos as relações interpessoais truncadas, os trabalhado-res assustados, e isso estava tão emergente que podíamos ver emalguns rostos a dor de estar vivenciando esse contexto. Neste mo-mento o olhar biocêntrico sobre esse cenário foi imprescindível paranão segregar os trabalhadores entre culpados e inocentes e perceberque cada um teria uma história para contar e queria desesperada-mente ser escutado.

3.1.3 Ações desenvolvidas

A primeira atitude que tomamos foi conversar com os traba-lhadores, esclarecendo a natureza do trabalho, mas, principalmentepara escutar o que teríamos para providenciar em caráter de urgênciapara que o trabalho voltasse a fluir e tivesse a dimensão que precisa:contribuir para a felicidade de cada um.

Para tanto, entendemos que o Método da Roda ou MétodoPaidéia, seria o mais viável para o momento, como defende GastãoWagner de Souza Campos, em sua tese de livre-docência, propondoeste método como um arcabouço de análise e intervenção. Paidéiaindica o processo de formação do homem grego. Foram os gregosque, pela primeira vez, identificaram que o processo de educação temde ser também um processo de construção consciente.

Baseada em Paulo Freire, o círculo de cultura propicia o diá-logo, não havendo necessidade de vencedor e vencido diante dosconflitos, mas sim a possibilidade de alcançar um outro nível de en-tendimento, resolvendo os conflitos e agregando-se mais idéias eefetividade para as questões organizacionais.

Este é, portanto um dos principais desafios do método daroda, pensar a gestão de coletivos não apenas como espaço democrá-

Page 16: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Revista Pensamento Biocêntrico

142

tico nas instituições, mas também como um espaço pedagógico, tera-pêutico e de produção de subjetividade.

Partindo dessa premissa, essas conversas se deram em váriasetapas: geral (roda com todos), por grupo de profissionais, conversasindividuais, onde eram tratados adequação e cumprimento de horáriode trabalho, função de cada um, com responsabilização do grupopelos processos em construção.

Intercalando cada ação, fizemos grupos de vivencias biocên-tricas com os trabalhadores para minimizar tensão, chamando aten-ção para o eixo da humanização nos serviços de saúde e na própriavida.

Além de todo esse quadro instalado, ainda tivemos que“prestar contas” com o conselho local de saúde, que se movimentavacom práticas ortodoxas de dominação e poder, haja visto, todo ointeresse político partidário que ainda está por traz da atuação dessesetor na saúde. Durante a primeira reunião, nos apresentamos, escla-recemos nossa proposta, que foi ouvida com muita desconfiança, fatoesse percebido pelas perguntas feitas durante a apresentação.

Passada essa fase, continuamos o trabalho de escuta qualifi-cada ao trabalhador e agora ampliando para a comunidade. Tendocomo pano de fundo, O Manifesto da Cultura da Paz e Não Violên-cia, que tem como um de seus princípios: “escutar para nos compre-endermos melhor” (UNESCO). Entendemos a escuta qualificadacomo um viés de transformação nas relações humanas dentro daperspectiva da relação dialógica.

Com essa formar de tratar, fomos sentindo um arrefecimentodo clima entre os trabalhadores, momento em que a comunidaderetornava aos poucos a freqüentar a Unidade de Saúde. Porém, en-quanto isso, o clima de pressão externa aumentava, pois já estávamosconseguindo implantar os protocolos de atendimento de forma pro-fissional, o que impossibilitava a continuidade do favoritismo políti-co partidário.

Resolvemos então fazer uma pesquisa sobre esses sentimen-tos e solicitamos que cada um escrevesse qual o sentimento antes,durante e após a intervenção, momento em que coincidiu com o tér-

Page 17: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Pelotas - Nº 10 jul/dez 2008

143

mino da “intervenção” e o convite para ficarmos como coordenadoranomeada.

Mesmo tendo conhecimento de todas essas etapas e de comoos grupos se movimentavam dentro desse processo ainda ficamossurpresas com os resultados, pois acreditamos na metodologia e nosencantamos com os resultados:

Antes Durante Após

Prejudicada, panelinha, menos-prezada, perseguida, falcatruas,politicagem, obrigados ameaça,pressão, corromper, pesada,carregada, desiludida, temerosa,intriga, receio, falha, preocupa-ção, humilhada, rebaixada,agredida, sofrimento

Medo, novo, dúvidas,pisando em ovos, culpa-dos, certeza, esclareci-mentos, certo

Observada, desconheci-do, ajuda, temerosa,desconfiada, pizza, re-sultados, honestidade,

Estímulo, humanidadeelogios, reconhecimento,sentimento, bonança, de-sabafo, mudanças, cami-nho, humanização, con-duta confiante, floresci-mento, justiça, aliviada,feliz, dignidade, atenção,capaz, segurança, cresci-mento, desenvolvimento

Fonte: pesquisa na unidade de saúde em fevereiro/2007

Esses resultados nos deram suporte emocional para continu-armos mesmo diante de tantas dificuldades, pois mais uma vez legi-timamos que esse é o caminho. Ao observamos os textos escritospara essa pesquisa, percebemos o quanto sofridos estavam os agentesde saúde e os auxiliares de enfermagem, que segundo contam nãotinham acesso à sala da coordenação e não eram escutados, a não serque fizessem parte dos acontecimentos considerados irregulares pelamaioria.

Fizemos uma consulta para sabermos se eles queriam passaruma tarde diferente, onde pudéssemos voltar o olhar para a dimensãohumana, enaltecendo a parte sã do viver.

Page 18: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Revista Pensamento Biocêntrico

144

Todos concordaram e seguiram a seguinte proposta:

Atividade Objetivo Metodologia Recurso

Acolhimento Acolher e harmonizaro grupo

Roda de conversasobre as atividades datarde

Roda Possibilitar a presenti-ficação de cada um,facilitando o processode re-significação doestar presente

Roda de mãos dadase olhos fechados

Musica: a lista deOsvaldo Montenegro

Caminhar con-fiante

Perceber o nível deconfiança e entrega

Caminhar em duplas Musica: leve-me deDaniela Mercury

Processa-mento da ativi-dade

Partilhar o que cadaum sentiu conduzindoe sendo conduzido

Intimidade verbal

Dinâmica/vivência deharmonia

Trabalhar a sintoniacom o outro

Eutonia Musica: preto e brancode Flavia Wenceslau

Processa-mento da ativi-dade

Partilhar sentimentos Intimidade verbal

Integração dogrupo

Fortalecer os laços dogrupo

Roda de embalo Música: a viagem

Enceramento Fechar o ciclo datarde

Roda de abraços Música: semente doamanhã de SelmaReis

Grupo com agentes de saúde e auxiliares de enfermagem

Mesmo sabendo que as palavras cortam as emoções no mo-mento da vivência, sentimos a necessidade do grupo em expressarnaquele momento o que estavam sentindo, pois como disseram, eraalgo completamente novo e que se não falassem, não compartilhas-sem, não conseguiriam passar para a próxima etapa. Valorizamosneste momento o principio da progressividade. Essas pessoas esta-vam com tanta necessidade de se colocarem que em alguns momen-

Page 19: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Pelotas - Nº 10 jul/dez 2008

145

tos da fala ficaram eufóricas e depois registraram a palavra aliviocomo o que de mais forte estavam sentindo ao final dos trabalhos.

A implantação de um novo modelo de gestão onde a constru-ção e a responsabilidade pelos processos de trabalho são comparti-lhadas encontrou vários obstáculos, pois a cultura organizacional deentão se impôs dificultando de varias formas a operacionalização daco-gestão. Percebemos claramente o despreparo da maioria dos tra-balhadores na apropriação de seus espaços e saberes. Utilizando ametáfora do jardim, é como se o terreno estivesse preparado para oplantio, contudo não existia a crença de que flores pudessem nascernaquele espaço. As pessoas esperavam que em um passe de mágica“alguém” viesse a arrumasse tudo e também colhesse as rosas.

3.4 Construindo a identidade no processo de liderança “Não há palavras que consigam expres-sar nossas mais profundas alegrias, tam-pouco nossos sofrimentos mais dilace-rantes”

Jean-Yves Leloup

Além de todas as resistências encontradas por parte dos tra-balhadores e de toda a complexidade de implantar um novo modelode gestão, nos deparamos ainda com práticas arraigadas em um mo-delo tradicional de “participação popular” por meio da atuação doConselho Local de Saúde.

Por ser representante da gestão e, portanto conselheira nata,não pudemos abrir da participação no conselho local de saude, mes-mo que em alguns momentos esse processo se tornava violento, poisas reuniões eram realizadas sempre em tom muito hostil e com claroobjetivo de desestabilizar o que estava sendo implantado. A fala dosrepresentantes dos usuários (mesma constituição da coordenaçãoanterior) era sempre pessoal e restritiva, chegando a haver ofensaspessoais durante as conversas.

Page 20: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Revista Pensamento Biocêntrico

146

Em vários momentos pensei em desistir, pois o conselho lo-cal não dava trégua. Trégua? Sim, pois em alguns momentos nossentimos em um campo de batalha, tendo que inúmeras vezes tercomigo mesma um sentimento de compaixão e um pedido de socor-ro.

O mais complicado é não compreender a correlação de for-ças que existe por trás do que vemos. É saber que existem já cami-nhos trilhados exatamente com o objetivo de manter o modelo en-contrado anteriormente.

Nesses momentos muitas vezes lembrei-me da professoraRuth Cavalcante que tem um olhar de bondade para com tudo e todose ficava pensando na tônica da professora Cássia Regina: “a percep-ção precisa começar pela parte são do outro”; e ficava observando, oque muitas vezes chamamos de espetáculo circense, e buscando den-tro de mim o principio biocêntrico que tem como foco a vida, o sen-tir-se vivo, tentando encarar cada situação difícil como um mestre.

Em uma das aulas da professora Socorro Lucena, nos foiapresentado um vídeo onde o facilitador dizia: “cada momento graveé também um momento grávido” e não desistimos por esperar queaqueles momentos pudessem parir, dar à luz à outras alternativas decaminhos.

Esta foi sem dúvida a travessia mais difícil de fazer.

Entendemos que o fato de estarmos cursando Educação Bio-cêntrica possibilitou a realização desse trabalho, pois do contrario,sem os conhecimentos e vivências de amorosidade, sem as aprendi-zagens sobre como re-aprender, re-significar, teria sido impossível arealização as ações que se fizeram necessárias.

Em muitos momentos sentimos a alma doer ao percebermoso sofrimento das pessoas daquela comunidade que em sua maioriaainda entende a oferta dos serviços de saúde como favores prestadospelos trabalhadores, bem como, destes ao alimentarem esse cenáriocom suas posturas acima do bem e do mal.

Sempre que escutava alguém dizer: “faço a minha parte”,sempre perguntava: amiga (o), nessa imensidão de mundo, quem

Page 21: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Pelotas - Nº 10 jul/dez 2008

147

informou para você onde deveria colocar a cerca que limita sua par-te? E comecei a defender que a parte de cada um é qualquer demandaque chega ou que precisa de ajuda.

Estando também parte dessa demanda, meu processo de des-envolvimento e crescimento foi acontecendo paulatinamente dentrodo grupo e que muitas vezes me peguei com práticas nada biocêntri-cas, mas o sensor interno sempre apitava quando isso acontecia, tran-sitando da ecologia rasa para a profunda e vice-versa (ainda).

LELOUP (2001:23), no livro Carência e Plenitude, afirmaque: “tudo parece possível para quem é capaz de conferir sentido, atémesmo ao insustentável, ao impossível”.

Consegui entender ali na prática que sou um fractal e que porisso fui afetada pela instituição e também a afetando partilhei daidéia de que por menor que seja cada fractal, cada um carrega em simo todo (Torres, 2004)

4. Conclusão

O fato de ter começado a escrever citando primeiramente osgrandes líderes, entre eles Jesus Cristo, me fortificou para a continui-dade dessa prática, pois muitas vezes precisei buscar sua serenidadeaqui dentro de mim.

Observando as diversas teorias construídas sobre liderança,percebi que cada modelo proposto, estudado, está exatamente inseri-do e compatível com o momento histórico que originou a construçãode cada conceito, ou seja, temos Maquiavel que em 1513 escreveuuma espécie de tratado sobre liderança e defendia também a forçafísica e a violência psicológica como formas de manter o poder dospríncipes. Também, porque vislumbrava em alguns momentos a con-quista, a proximidade com o povo como forma de legitimar essepoder, muito embora todos os caminhos por ele propostos para essamanutenção tinham como foco sempre o poder.

Um traço comum a cada teoria, é que todas defendem a lide-rança enquanto capacidade/habilidade de influenciar os liderados,

Page 22: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Revista Pensamento Biocêntrico

148

desde a teoria dos traços, que é a mais antiga no estudo da liderança,passando pelas mais diversas abordagens até chegar à liderança ser-vidora. Penso que a grande diferença é de que forma essa influênciaé elaborada no bojo das relações nas equipes e que a manifestação daidentidade do ser no mundo é que realmente afeta ao outro. As pes-soas começam a se desarmarem quando percebem que você não veiopara a guerra, mas para a paz, independente do contexto, da conjun-tura ou do que seja.

Contudo, a partir das nascentes e crescentes necessidades decada momento histórico, é que acontece o movimento de superação ediferenciação dos modelos de liderança e de tudo o que há, princi-palmente da forma de condução dos processos de vida.

O próprio SUS é o resultado de uma superação de um mo-delo que já não atendia mais as necessidades da população. Valeenaltecer que a partir da observação da prática do Secretário de Saú-de de Fortaleza, Dr. Odorico Monteiro, detectei estratégias resso-nantes entre os princípios do SUS e os princípios da Educação Bio-cêntrica, com claras evidências de resultados alternativo-complementares de práticas sobre a construção do cotidiano na saú-de, apoiada por essas teorias.

Na condição de trabalhador da saúde, entendendo que todosdeveriam ter igualdade de acesso aos serviços de saúde, vislumbroque se isso acontecesse em um mundo de conexões, os princípios doSUS seriam respeitados e operacionalizados sempre com o objetivode potencializar o que o humano tem de melhor, não teria encontradotantos espaços vazios, carentes de conexões “ocultas” e sutis, neces-sárias para se estabelecer os fios das redes de relações tecidas com ofio da amorosidade.

A Educação Biocêntrica nos conduz de forma amorosa apercebemos que a vida não nos pertence, nós é que pertencemos a elae a partir dessa re-significação do viver, o movimento transversalpelas linhas de vivência se torna natural e vital para a existência e oque é mais fantástico: a visão do que integra o universo como umtecido construído com fios de várias naturezas.

Page 23: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Pelotas - Nº 10 jul/dez 2008

149

O fato de ter sido afetada por esse paradigma tornou possívela transformação de um processo de intervenção em um estado deflorescimento e consciência dos diferentes estágios de desenvolvi-mento humano, por meio das linhas de vivências.

O sistema de rodas enquanto início da implantação de umacultura circular possibilitou grandes avanços nas relações inter eintrapessoais facilitando o convívio com o coletivo, a permeabilidadedos limites do grupo e por conseqüência de seus integrantes, disse-minando inclusive uma horizontalidade nas relações.

Penso que a conclusão mais importante de todo esse proces-so é que a forma de olhar faz mudar completamente a perspectiva docaminhar, e a forma de olhar está diretamente relacionada com orepertório individual de cada um.

Neste sentido, o líder é aquele que percebe esse movimentona realidade. Tendo consciência de que não basta apenas conseguirresultados – ser eficiente. Torna-se necessário pensar sobre o modopelo quais os resultados são obtidos. É necessário algo mais do queexperiência para colocá-lo em prática: é necessário aprender a re-aprender e re-significar o como fazer.

Assim, o sentir do pulsar da vida faz com que se alargue ocampo de visão do indivíduo, passando da ecologia rasa para a eco-logia profunda, onde tudo faz sentido e se conecta, possibilitando umnovo desenho, um novo formato de expressão no mundo interior eexterior.

O alargamento dos horizontes faz o que parece ser ameaçadorse torne fundamental no enfrentamento (frente a frente) de si mesmo,tornando mais verdadeiro e poético o caminhar.

Assim, propõe-se, um conceito de liderança que esteja emconstante construção e que não se esgote nele próprio, mas que tenhasempre em sua composição este estilo de viver onde o humano épercebido como fio da teia da vida, com vínculos cada vez mais for-tificados e que a organização seja abordada exatamente como umsistema vivo que é. Sem esquecer, porém que o observador faz partedo observado. Sabe-se que é a conexão com a vida e tudo que a

Page 24: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Revista Pensamento Biocêntrico

150

mantém é que abre caminhos para a formação de uma nova culturade paz, de felicidade e de integridade do ser no mundo.

Nessa linha, é proposta a liderança biocêntrica que germinacom essa visão de mundo centrada na vida, onde a realidade é perce-bida de forma integrada e complexa, valorizando as formas de rela-ção e de conhecimento possíveis a partir do princípio biocêntrico.Como elaborou a professora Cássia Regina, durante um dos encon-tros de orientação para a monografia: “É participar da vida sentindo-se vivo, não é somente compreender a ecologia, mas sentir-se, nadimensão da ecologia profunda, parte da dança cósmica”.

BibliografiaANDRADE, Cássia R. X. Educação Biocêntrica: Vivenciando odesenvolvimento organizacional. Fortaleza, Banco do Nordeste,2003.

BERGAMINI, C. Whitaker. Liderança: administração do senti-do. São Paulo: Editora Atlas, 1994.

________ O Líder eficaz. São Paulo: Atlas, 2002. 185 p

Bíblia Sagrada

BOFF, Leonardo. O despertar da águia: o dia-bólico e o sim-bólico na construção da realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

_______ A força da ternura: pensamentos para um mundo igua-litário, solidário, pleno e amoroso.Rio de Janeiro. Sextante, 2006.

CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão dos sistemasvivos. São Paulo, Cutrix, 1996.

_______As conexões Ocultas: ciência para uma vida sustentável.São Paulo, 2002: Cultrix. Amaná-Key.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Um método para análise eco-gestão de coletivos: a constituição do sujeito, a produção devalor de uso e a democracia em instituições: o método da roda. SãoPaulo: Hucitec, 2000.

Page 25: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Pelotas - Nº 10 jul/dez 2008

151

______. Modelos de atenção em saúde pública: um modo mu-tante de fazer saúde. Saúde em Debate, nº 37, p. 16 - 19, Dez.1992.

DRUCKER P. O líder do futuro. Trad. de Cynthia Azevedo. SãoPaulo: Futura; 1996

DINIZ A. O novo líder. Rev Vencer. 2004;5(57):50-7.

DEMING WE. Qualidade: a revolução da administração. Trad.de Clave Comunicação e Recursos Humanos. Rio de Janeiro: Mar-ques/Saraiva;1990.

FLORES, Feliciano Edi Viera, org. Educação Biocêntrica: apren-dizagem visceral e integração afetiva, Porto Alegre: Evangraf,2006.

FREIRE, Paulo, Pedagogia da autonomia: saberes necessários àprática educativa, São Paulo; Paz e Terra, 1996.

HERSEY P, Blanchard KH. Psicologia para administradores: ateoria e as técnicas da liderança situacional. Trad. de EdwinaRoyer. São Paulo: EPU; 1986.

HOCK, Dee. Nascimento da era caórdica. Trad. Carlos A Salume Ana Lúcia Franco. 2ª ed. São Paulo: Pensamento-Cutrix, 2003.

HUNTER J C. O Monge e o executivo: uma história sobre a es-sência da liderança.

Trad. de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro:Sextante; 2004.

________ Como se tornar um Líder Servidor, trad. ª B. Pinheirode Lemos. Rio de Janeiro; Sextante, 2006.

LELOUP, Jean-Yves, Carência e plenitude: elementos para umamemória do essencial. Trad. Guilherme João de Freitas Texeira.Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

MACCHIAVELLI, Niccolo O Príncipe, Trad. Ana Paula Pessoa,São Paulo Jardim dos Livros, 2007.

MARINHO, Robson M. Liderança em Teoria e Prática, artigo,São Paulo, 2005.

Page 26: LIDERANÇA BIOCÊNTRICA: UMA NOVA FORMA DE … · de uma experiência prática, a contribuição da Educação Biocêntrica ... surgiram, partindo da teoria dos traços até a liderança

Revista Pensamento Biocêntrico

152

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Sistema Único de Saúde (SUS):princípios e conquistas. Brasília: Ministério da Saúde, 2000. 44p.il. ISBN 85-334-0325-9.

PESSOA, Simone. Dissertação não é bicho papão: desmistifi-cando monografias teses e escritos acadêmicos. Rio de Janeiro:Rocco, 2005.

SUS, Curso de extensão universitária, Cadernos de textos 1 e 2,Fortaleza,2005.

SAMPAIO, Irene Nousiainen. Organização Biocêntrica - emer-gência de um novo paradigma na administração. Fortaleza, 2005.116 p. Monografia (Especialização em Educação Biocêntrica - APedagogia do Encontro) – Universidade Estadual do Ceará

TORO, Rolando – Teoria da Biodança - Coletânea de textos. For-taleza: Editora ALAB, 1991

WHEALEY, Margareth J. Liderança e a nova ciência, São Paulo,cultrix, 204;

www.professorcesar.adm.br/textos/TeoriadasRelaçõesHumanaswww.culturabrasil.org/gandhi.htm. Lázaro Curvêlo Chaveswww.portalafro.com.br Fonte: colaboração de Hernani Franciscoda Silva, da Missão Quilombos