lição nº 82

8
Lição nº 82 30.01.2013 SUMÁRIO: Síntese sobre os tipos de texto narrativo de tradição oral (conto tradicional, fábula, mito, lenda e conto maravilhoso). O conto tradicional Origem do conto tradicional O conto tradicional começou por ser um relato simples de situações imaginárias, destinado a ocupar tempos de lazer. Muitos dos contos tradicionais foram transmitidos oralmente até que alguns escritores, como por exemplo Teófilo Braga e Ataíde de Oliveira, os recolheram junto do povo e os registaram por escrito. Não se conhece o autor dos contos tradicionais. Estes fazem parte do património cultural de um povo. Histórias de reis, rainhas, bruxas, monstros e outros seres fantásticos ainda hoje continuam a ser contados, levando os seus ouvintes para mundos imaginários.

Upload: silvia-baltazar

Post on 01-Jul-2015

1.711 views

Category:

Education


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lição nº 82

Lição nº 82 30.01.2013

SUMÁRIO:

Síntese sobre os tipos de texto narrativo de tradição oral (conto tradicional, fábula, mito, lenda e conto maravilhoso).

O conto tradicional

Origem do conto tradicional

O conto tradicional começou por ser um relato simples de situações imaginárias, destinado a ocupar tempos de lazer. Muitos dos contos tradicionais foram transmitidos oralmente até que alguns escritores, como por exemplo Teófilo Braga e Ataíde de Oliveira, os recolheram junto do povo e os registaram por escrito.

Não se conhece o autor dos contos tradicionais. Estes fazem parte do património cultural de um povo. Histórias de reis, rainhas, bruxas, monstros e outros seres fantásticos ainda hoje continuam a ser contados, levando os seus ouvintes para mundos imaginários.

Page 2: Lição nº 82

Características do conto tradicional

Proveniente da tradição oral, apresenta linguagem simples, que todos compreendem, num registo coloquial (como se fosse oral). É uma narrativa pouco extensa e o

narrador é não participante. Tem um enredo (história) e uma

estrutura simples (introdução, desenvolvimento e conclusão). Quase não há marcas de espaço e de

tempo e quando há são muito vagas. Apresenta poucas personagens e quase

nunca têm nome. Muitos contos apresentam sempre a

mesma fórmula inicial (“Era uma vez…”) e final (“… e foram felizes para sempre.”) Alguns contos pretendem transmitir um

ensinamento ou uma moralidade, tal como as fábulas.

Exemplos de contos tradicionais portugueses:- O caldo de pedra

Page 3: Lição nº 82

- O velho, o rapaz e o burro- As orelhas do abade- Frei João Sem Cuidados

A fábula

A fábula é uma narrativa curta, cujas personagens são, quase sempre, animais, mas também podem ser objetos, seres humanos ou elementos da Natureza.

Características da fábula

Através do comportamento dos animais, a fábula pretende criticar e chamar a atenção para alguns comportamentos dos seres humanos, como a vaidade, a arrogância, a ganância, a esperteza ou outros. Diz-se, por isso, que as fábulas têm uma moralidade, ou seja, um ensinamento, que costuma aparecer no final do texto. Pode não

Page 4: Lição nº 82

aparecer expressamente, pode aparecer apenas de forma discreta. A fábula ocorre num espaço e num tempo indeterminados. Dois grandes fabulistas mundiais foram Esopo e La Fontaine.

O Mito

O mito é uma narrativa tradicional relativa a tempos antigos, de carácter religioso, que procura explicar acontecimentos da vida através do sobrenatural.

Os homens foram transmitindo, de geração em geração, os mitos em que acreditavam, e alguns desses mitos tornaram-se quase verdades.

Os mitos explicavam acontecimentos reais, por exemplo, o surgimento do boi na Terra, como vimos no texto da página. Existem mitos muito bonitos. Procura, por exemplo, o mito de Ícaro e muitos outros.

Page 5: Lição nº 82

Consulta este e outros mitos em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_grega

Características dos mitos

São textos narrativos que refletem a cultura de um povo. Foram transmitidos oralmente de geração em geração. Cada país tem os seus mitos. Na Antiguidade, a Grécia foi berço de muitos e belos mitos. Os mitos narram feitos antigos praticados por heróis que têm poderes sobrenaturais. As personagens são deuses, divindades, semideuses e heróis. Explicam a realidade através de histórias sagradas, com muita simbologia. Transmitem um ensinamento com o objetivo de ajudar os seres humanos a melhorar o seu comportamento.

A lenda

Page 6: Lição nº 82

A lenda é uma pequena história que, normalmente, se encontra localizada no tempo e no espaço, isto é, sabemos, a maioria das vezes, quando e onde aconteceu.

Características da lenda

Conta uma história anónima, de origem indeterminada, mas cujos factos relatados são considerados verdadeiros relativamente ao tempo e lugar em que ocorreram.

Narra acontecimentos históricos, religiosos ou outros, que explicam a origem de, por exemplo, nomes das localidades, aspetos geográficos, fenómenos da Natureza. Exemplos: lenda das amendoeiras em flor, lenda dos três rios Douro, Tejo e Guadiana, lenda da moura de Silves, etc.

Têm, habitualmente, poucas personagens e as mesmas costumam ser identificadas pelo seu nome.

Page 7: Lição nº 82

Quase sempre contam com a intervenção do sobrenatural, ou seja, de um poder maravilhoso, que não se consegue explicar.

Para conhecer mais lendas, consulta:http://lendasdeportugal.no.sapo.pt/

O conto maravilhoso

O conto maravilhoso, tal como o conto tradicional, a fábula e a lenda, é uma narrativa breve que tem características próprias.

Características do conto maravilhoso

• Tem um número reduzido de personagens.• Tem uma única ação, ou seja, conta-nos uma

única história (não existem pelo meio histórias com outras personagens).

• Nestes contos costumam surgir seres fantásticos: bruxas, duendes, ogres, dragões,

Page 8: Lição nº 82

monstros, fadas… que podem ajudar o herói ou colocar-lhe obstáculos.

• O herói consegue ultrapassar todas as dificuldades com astúcia e coragem.

• Podem surgir objetos mágicos com poderes sobrenaturais usados, por exemplo, pelo herói para ultrapassar os obstáculos.

• Acontecem coisas extraordinárias que na vida real não poderiam acontecer.

Para conheceres melhor o conto maravilhoso, consulta:http://www.slideshare.net/marima111/conto-maravilhoso