lição 5ª cuidado com a sujeira

21
I P ZONA SUL

Upload: igreja-presbiteriana-zona-sul

Post on 11-Jul-2015

844 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

I P ZONA SUL

Page 2: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

Estudos Bíblicos 1Coríntios

5ª Lição

Cuidado com a Sujeira

Page 3: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

Texto Básico: I Coríntios 6.1-20

1. Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?

2. Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?

3. Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

4. Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja?

5. Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?

6. Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.

7. Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?

8. Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.

9. Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?

10. Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Page 4: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

11. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

12. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.

13. Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.

14. Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.

15. Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.

16. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.

17. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.18. Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo;

mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.19. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita

em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?20. Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso

corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

Page 5: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

Objetivo

Decidir viver segundo os padrões espirituais e éticos do reino de

Deus.

Page 6: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

IntroduçãoA Bíblia ensina, especialmente no Novo Testamento, oprincípio da separação entre a igreja e o Estado. Jesusdisse: Daí, pois, a César o que é de César e a Deus oque é de Deus (Mt 22.21). César representa o governocivil e Deus o governo espiritual ou a igreja. Cada umdeles tem a sua própria esfera de autoridade e todosestão sob a autoridade soberana de Deus. O governocivil existe para promover o bem e a justiça social, naaplicação da lei, na cobrança de impostos e namanutenção da ordem (Rm 13.1-7). A igreja exerce asua autoridade com a pregação da Palavra, naadministração dos sacramentos e na prática da éticacristã (Mt 16.19).

Page 7: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

“A lição que este princípio ensina éque a igreja está no mundo, masque ela não pertence ao mundo. Porisso o povo de Deus deve viversegundo os padrões espirituais eéticos do reino de Deus.”

Page 8: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

1. Sujeira se Lava em Casa (vv.1-8).

Diz o ditado popular: “Roupa suja se lava em casa”. Alição do ditado é: há certos assuntos e problemas quenão devem ser tratados publicamente, masintimamente. Em Corinto, os litígios entre os irmãos,ao invés de serem tratados no âmbito da igreja, eramlevados aos tribunais seculares: Aventura-se algum devós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízoperante os injustos e não perante os santos? (v.1).Este versículo nos revela três verdades importantes.Primeira, a igreja não é um lugar perfeito. Os crentesnão são perfeitos e brigam entre si gerando muitascontendas. O fato de Deus habitar na igreja e nocristão não impede as contendas entre irmãos.

Page 9: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

Segunda, várias contendas que acontecementre irmãos na igreja são graves e precisamser julgadas por um tribunal eclesiástico. Asfaltas graves cometidas na igreja devem serresolvidas no âmbito eclesiástico.Terceira, toda contenda entre irmãos naigreja, por mais grave que seja, não deve serjulgada por tribunais compostos porincrédulos. Paulo apresenta cinco razões paraque as contendas da igreja não sejamjulgadas pelos tribunais do mundo:

Page 10: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

1) Razão teológica ou escatológica: Ou não sabeis queos santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundodeverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos dejulgar as coisas mínimas? Não sabeis que havemosde julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisasdesta vida! (vv.2,3). Se um dia os santos vão julgar omundo e os anjos, por que eles não podiam resolveras pequenas brigas existentes entre eles? Mt 19.28;1Ts 3.13.

2) Razão espiritual: Entretanto, vós, quando tendes ajulgar negócios terrenos, constituís um tribunaldaqueles que não têm nenhuma aceitação na igreja(v.4). Homens mundanos não têm autoridadeespiritual e nem referencial ético para julgarassuntos na igreja.

Page 11: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

3) Razão do testemunho cristão: Para vergonha vo-lodigo. Não há, porventura, nem ao menos um sábioentre vós, que possa julgar no meio da irmandade?(v.5). É uma vergonha para a igreja ou umescândalo espiritual quando os assuntos éticos daigreja são conhecidos e julgados pelos ímpios. Aigreja deve identificar e julgar os seus errosinternos.

4) Razão legal: Mas irá um irmão a juízo contra outroirmão, e isto perante incrédulos! (v.6). Irmãosofendidos não devem entrar em juízo contra osseus irmãos ofensores. O fórum onde as questõesespirituais e éticas da igreja devem ser julgadasnão é o magistrado civil.

Page 12: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

5) Razão do crescimento espiritual: O só existirentre vós demandas já é completa derrota paravós outros. Por que não sofreis, antes, ainjustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis odano, e isto aos próprios irmãos! (vv.7,8).Primeiro, o só existir a contenda já reveladerrota ou imaturidade espiritual. Segundo,irmãos ofendidos precisam aprender a sofrer ainjustiça e o dano. Esta é uma maneira decrescer espiritualmente. O amor não faz mal aoirmão (Rm 13.10).

Page 13: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

2. Vocês já Foram Lavados (vv.9-11)

Paulo lembra um aspecto fundamental da doutrina dasalvação: os injustos não herdarão o reino dos céus:Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino deDeus? (v.9). O justo salário do pecado é a morte (Rm6.23). E aqueles que são injustos jamais serãomembros da verdadeira igreja na terra e nemtampouco serão admitidos no céu (Ap 21.8). Paulopassa a especificar vários tipos de pecadores com suaspráticas específicas que ficarão fora do reino de Deus.São dez: (1) Impuros: significa qualquer forma deperversão sexual, imoralidade e fornicação – 1Co 5.1.(2) Idólatras: trata da imoralidade sexual ligada aoculto pagão da época. (3) Adúlteros: aqueles queviolam a aliança do matrimônio através da práticasexual.

Page 14: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

(4) Efeminados: literalmente “macios” ou“suaves”, isto é, aqueles que perderam a suavirilidade masculina. É o homossexual passivo.(5) Sodomitas: é o termo usado para descreveros homossexuais ativos, os parceiros dosefeminados. (6) Ladrões: são aqueles que têm amania de furtar – cleptomaníacos. (7)Avarentos: são os gananciosos ou ávidos pordinheiro ou lucro. (8) Bêbados: significa aquelesque se entregam à bebida de uma maneiraincontrolável. (9) Maldizentes: é alguém queinjuria outros – Mt 5.22. (10) Roubadores: sãoos ladrões de qualquer tipo ou forma. Aquelesque roubam de forma pensada e ostensiva.

Page 15: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

3. Mantenham-se Limpos (v.13-20)

A última parte do capítulo é uma advertência contra aimpureza sexual ou a fornicação. Paulo inicia dizendo:Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm.Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixareidominar por nenhuma delas (v.12). John Piper diz que esteverso apresenta as duas leis que regem a vida de umcristão: a lei do amor e a lei da liberdade. A primeira, fazcom que abramos mão da nossa vontade, visando aedificação do outro (1Co 10.23,24). O amor edifica (1Co8.1) e não se conduz inconvenientemente (1Co 13.5). Asegunda, faz com que não sejamos mais escravos de nada.Somos livres! A lei da liberdade é a vida dirigida econtrolada pelo Espírito Santo (Rm 8.2). Agostinho disse:“Ame a Deus e faça o que quiser”. Razões para asantificação do corpo:

Page 16: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

• O corpo é para o Senhor (v.13)

Um dos argumentos mais usados para a práticasexual promíscua é que o desejo sexual é igualao desejo alimentar. Logo, praticar sexo ésimplesmente atender a uma necessidade físicaou biológica. Paulo, porém, diz: Os alimentossão para o estômago, e o estômago, para osalimentos; mas Deus destruirá tanto estes comoaquele. Porém o corpo não é para a impureza,mas, para o Senhor, e o Senhor, para o corpo(v.13). Deus tem um propósito espiritual para osnossos corpos (Rm 12.1,2), por isso nãodevemos praticar a imoralidade sexual.

Page 17: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

• O corpo será ressuscitado pelo Senhor (v.14)

No contexto grego, o corpo era visto de formanegativa. Era uma espécie de “cárcere da alma” ou “ocorpo é uma sepultura”. Epicteto, filósofo grego,declarou: “Eu sou uma pobre alma algemada a umcadáver”. O cristianismo resgata, porém, o valor docorpo humano: Deus ressuscitou o Senhor e tambémnos ressuscitará a nós pelo seu poder (v.14). Deusressuscitou a Jesus e ressuscitará a todos (1Co 15.20-30). A ênfase de Paulo é que há vida após a morte, eesta vida será desfrutada pelo homem integralmente– corpo e alma. Deus tem um propósito eterno paraos nossos corpos, por isso não devemos praticar afornicação.

Page 18: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

• O corpo é um membro de Cristo (v.15-17)

Assim como duas pessoas (homem e mulher) setornam uma quando se casam e praticam um atosexual (Gn 2.24), assim estamos unidosespiritualmente a Cristo desde a nossa conversão (Jo15.1-7). Por isso Paulo declara: Não sabeis que osvossos corpos são membros de Cristo? Eeu, porventura, tomaria os membros de Cristo e osfaria membros de meretriz? Absolutamente, não. Ounão sabeis que o homem que se une à prostitutaforma um só corpo com ela? Porque, como sediz, serão os dois uma só carne (vv. 15,16). Se umaalma humana está unida a Cristo, pela fé, o seu corpotambém está. O corpo e a alma estão unidos a Cristo.Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito comele (v.17).

Page 19: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

• A imoralidade é um pecado contra o próprio corpo (v.18)

Paulo ordena e esclarece: Fugi da impureza.Qualquer outro pecado que uma pessoacometer é fora do corpo; mas aquele quepratica a imoralidade peca contra o própriocorpo (v.18). Primeiro o mandamento: Fugida impureza. A maneira mais inteligente delidar com o pecado sexual é fugindo dele (Gn39.12)

Page 20: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

• O corpo é templo do Espírito Santo

Paulo declara: Acaso, não sabeis que o vossocorpo é santuário do Espírito Santo, que está emvós, o qual tendes da parte de Deus, e que nãosois de vós mesmos? Porque fostes compradospor preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vossocorpo (vv.19,20). Quatro importantes lições: (1)Um fato: o corpo cristão é o templo do EspíritoSanto; (2) Uma consequência: somospropriedades de Deus; (3) Um custo: fomoscomprados por um alto preço; (4) Umaobrigação: glorificai a Deus no vosso corpo.

Page 21: Lição 5ª Cuidado com a sujeira

Fim da 5ª Aula.