lição 12 - babilonia e sua queda

16

Upload: sergio-silva

Post on 29-Jun-2015

1.607 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lição 12 - Babilonia e sua queda
Page 2: Lição 12 - Babilonia e sua queda

BABILÔNIABABILÔNIAE SUA QUEDAE SUA QUEDA

Page 3: Lição 12 - Babilonia e sua queda

Alvo da liçãoAlvo da liçãoO aluno será capaz de

sabersaber conhecer o sistema político religioso que estará, em breve, vigente;

sentirsentir ansiar pelo momento da vitória final de Cristo;

agiragir esforçar-se para viver com os olhos no futuro glorioso da Igreja.

Page 4: Lição 12 - Babilonia e sua queda

1. Vocês se lembram da história da Torre de Babel?

2. Quem pode contá-la, rapidamente?

3. O que significa, então, Babel?

Torre de BabelBabilônia?

Page 5: Lição 12 - Babilonia e sua queda

IntroduçãoIntrodução

O texto básico da lição traz a narrativa do aparecimento de um sistema político-religioso que estará em evidência por um período de tempo, por permissão de Deus, e que será destruído completamente pelo Senhor Jesus na Sua volta bendita.

Page 6: Lição 12 - Babilonia e sua queda

I. O que significa o nome Babilônia

Em Gênesis 10.10 e 11.9, encontramos o Em Gênesis 10.10 e 11.9, encontramos o nome Babel, dado à torre construída no nome Babel, dado à torre construída no país de Ninrode. O nome Babel significa país de Ninrode. O nome Babel significa confusão. Essa primeira referência ao confusão. Essa primeira referência ao nome Babel, e a História que a isso se nome Babel, e a História que a isso se prende, falam-nos de orgulho e espírito de prende, falam-nos de orgulho e espírito de revolta contra Deus. revolta contra Deus.

Page 7: Lição 12 - Babilonia e sua queda

II. A Babilônia política (Ap 17.1-18)

1.1. A mulher montada sobre a besta (Ap 17.1-7)A mulher montada sobre a besta (Ap 17.1-7)

João foi transportado em espírito a um deserto, onde viu João foi transportado em espírito a um deserto, onde viu uma mulher montada sobre uma besta cheia de nomes uma mulher montada sobre uma besta cheia de nomes de blasfêmia.de blasfêmia.

Page 8: Lição 12 - Babilonia e sua queda

II. A Babilônia política (Ap 17.1-18)

2. A história da besta (Ap 17.8-18)2. A história da besta (Ap 17.8-18)

““A besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo A besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição”.e caminha para a destruição”.

1.1.““Proceder dos sete”Proceder dos sete” significa que o Império Romano, significa que o Império Romano, quando for restaurado, virá com as mesmas características quando for restaurado, virá com as mesmas características do passado, com as mesmas crueldades anteriores;do passado, com as mesmas crueldades anteriores;

Page 9: Lição 12 - Babilonia e sua queda

II. A Babilônia política (Ap 17.1-18)

2. A história da besta (Ap 17.8-18)2. A história da besta (Ap 17.8-18)

““A besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo A besta que viste, era e não é, está para emergir do abismo e caminha para a destruição”.e caminha para a destruição”.

2.2.““Proceder dos sete” Proceder dos sete” significa que a besta será a encarnação significa que a besta será a encarnação de um dos impera dores do passado, mediante operação de um dos impera dores do passado, mediante operação demoníaca, possivelmente Nero, o mais brutal de todos eles. demoníaca, possivelmente Nero, o mais brutal de todos eles. Como tudo estará nessa época sob o controle de Satanás, Como tudo estará nessa época sob o controle de Satanás, não se pode duvidar dessa operação.não se pode duvidar dessa operação.

Page 10: Lição 12 - Babilonia e sua queda

III. A Babilônia religiosa (Ap 18.1-24)

1. A queda da Babilônia vista pelo céu (Ap 18.1-8) 1. A queda da Babilônia vista pelo céu (Ap 18.1-8)

a.a.Vemos o comprometimento do poder político naquele Vemos o comprometimento do poder político naquele sistema (v.3).sistema (v.3).

b.b.Temos a advertência vinda do céu para que se retire dela o Temos a advertência vinda do céu para que se retire dela o “povo meu”, para que não sejam apanhados por aquilo que “povo meu”, para que não sejam apanhados por aquilo que há de vir sobre ela (v.4).há de vir sobre ela (v.4).

c.c.Fala do acúmulo de pecados praticados, que se encontram Fala do acúmulo de pecados praticados, que se encontram à vista de Deus (v.5). à vista de Deus (v.5).

Page 11: Lição 12 - Babilonia e sua queda

III. A Babilônia religiosa (Ap 18.1-24)

1. A queda da Babilônia vista pelo céu (Ap 18.1-8) 1. A queda da Babilônia vista pelo céu (Ap 18.1-8)

d.d.Fala da sentença que receberá pelos atos praticados (v.6).Fala da sentença que receberá pelos atos praticados (v.6).

e.e.Fala daquilo que essa Babilônia adquiriu e de sua vida Fala daquilo que essa Babilônia adquiriu e de sua vida opulenta. Não é mais aquela Igreja que não possuía prata opulenta. Não é mais aquela Igreja que não possuía prata nem ouro, mas agora possui prata e ouro em abundância nem ouro, mas agora possui prata e ouro em abundância (v.7).(v.7).

f.f.Fala de sua destruição de modo repentino (v.8). Fala de sua destruição de modo repentino (v.8).

Page 12: Lição 12 - Babilonia e sua queda

III. A Babilônia religiosa (Ap 18.1-24)

2. A queda de Babilônia vista pelos homens (Ap 18.9-19)2. A queda de Babilônia vista pelos homens (Ap 18.9-19)

Com o rompimento entre a Babilônia política, representada Com o rompimento entre a Babilônia política, representada pela besta e pelos reis confederados, e a Babilônia religiosa, pela besta e pelos reis confederados, e a Babilônia religiosa, que representa a cristandade apóstata, vai acontecer a que representa a cristandade apóstata, vai acontecer a destruição desse sistema religioso pelo poder da besta, que destruição desse sistema religioso pelo poder da besta, que meterá fogo sobre a sede desse governo (v.17-19).meterá fogo sobre a sede desse governo (v.17-19).

Page 13: Lição 12 - Babilonia e sua queda

III. A Babilônia religiosa (Ap 18.1-24)

3. A queda de Babilônia contemplada pelos anjos3. A queda de Babilônia contemplada pelos anjos (Ap 18.20-24)(Ap 18.20-24)

a.a.A conclamação a todos que se encontram no céu: os A conclamação a todos que se encontram no céu: os apóstolos e profetas, vítimas no passado do sistema apóstolos e profetas, vítimas no passado do sistema encarnado pela Babilônia (v.20).encarnado pela Babilônia (v.20).

b.b.A ação do anjo credenciado para esta missão, lançando a A ação do anjo credenciado para esta missão, lançando a Babilônia como uma pedra de moinho para dentro do mar Babilônia como uma pedra de moinho para dentro do mar (v.21). Fala do seu depoimento final.(v.21). Fala do seu depoimento final.

Page 14: Lição 12 - Babilonia e sua queda

III. A Babilônia religiosa (Ap 18.1-24)

3. A queda de Babilônia contemplada pelos anjos 3. A queda de Babilônia contemplada pelos anjos (Ap 18.20-24)(Ap 18.20-24)

c.c.A eliminação total da Babilônia por causa de suas ações A eliminação total da Babilônia por causa de suas ações pecaminosas (v.22-24). É o final de um sistema religioso pecaminosas (v.22-24). É o final de um sistema religioso comprometido com as anomalias praticadas.comprometido com as anomalias praticadas.

Page 15: Lição 12 - Babilonia e sua queda

Revisão e aplicação

1.1. O que representa, de fato, a Grande Babilônia?O que representa, de fato, a Grande Babilônia? 2.2. Qual será o fim da Babilônia política e da Babilônia Qual será o fim da Babilônia política e da Babilônia

religiosa? religiosa?

3. Quem são os “santos” que observarão a queda da 3. Quem são os “santos” que observarão a queda da Babilônia?Babilônia?

Page 16: Lição 12 - Babilonia e sua queda

Como se pode ver pela análise feita dos Como se pode ver pela análise feita dos capítulos indicados, o mundo passará por capítulos indicados, o mundo passará por dias terríveis e tenebrosos, quando a força do dias terríveis e tenebrosos, quando a força do mal estará operando de forma mais intensa, mal estará operando de forma mais intensa, quando Deus estará completamente ausente, quando Deus estará completamente ausente, permitindo que o diabo atue com toda permitindo que o diabo atue com toda liberdade nesse mundo que está posto nele. liberdade nesse mundo que está posto nele. Mas o dia glorioso virá quando Cristo voltar Mas o dia glorioso virá quando Cristo voltar com os Seus. com os Seus. Aleluia! Aleluia!

ConclusãoConclusão