lessons learned 1 - equipa 26 - wcore

10

Click here to load reader

Upload: joao-cabral

Post on 11-Jul-2015

325 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Lessons Learned 1 - Equipa 26 - WCore

Lessons Learned nº 1(26 WCore)

www.fabricadestartups.comEmail: [email protected]

SUMMER OF STARTUPS

Page 2: Lessons Learned 1 - Equipa 26 - WCore

Direitos de Autor

• A metodologia FastStart e a organização do Bootcamp do Summer of Startups é da responsabilidade da Fábrica de Startups S.A. detendo esta empresa todos os direitos de autor e de propriedade intelectual.

2http://wcoreequipa26.wordpress.com

Page 3: Lessons Learned 1 - Equipa 26 - WCore

Membros da Equipa

3http://wcoreequipa26.wordpress.com

Gonçalo Fortes – estudou Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico. Criou a sua primeira empresa, a Crazydog, uma software house e consultora de TI, em 2005.

Samuel Martins – estudou Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico, tendo sido posteriormente Administrador de Sistemas no Departamento de Física desta universidade. Veio a juntar-se à equipa da Crazydog em 2008.

Pedro Umbelino – estudou Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico. Criou a sua primeira empresa, a Crazydog, uma software house e consultora de TI, em 2005.

Pedro Corte Real – Licenciado em Mátemática Aplicada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Doutorado na mesma universidade. Foi director do Departamento de Metodologia Estatística do Instituto Nacional de Estatística. É professor auxiliar no Departamento de Matemática da Universidade Nova de Lisboa.

Page 4: Lessons Learned 1 - Equipa 26 - WCore

Ideia de NegócioO WCore é um software de gestão de produtividade, direccionado para a indústria transformadora (PMEs). Pretendemos democratizar a boa gestão e seguir uma abordagem de inovação disruptiva, trazendo a mais-valia científica dos grandes sistemas a um sistema de baixo custo. O projecto segue uma arquitectura SaaS, o que permite sustentar os seguintes pilares de inovação:

- Definição de métricas personalizadas: cada cliente poderá definir as suas próprias métricas, através de uma linguagem visual, sem necessidade de conhecimento técnico e sem necessidade de consultoria externa e análise de sistemas. Esta propriedade torna o sistema transversal.

- Independência de hardware: tipicamente, os sistemas deste tipo são altamente dependentes de hardware específico para recolha de dados, tornando-se pouco flexíveis e dispendiosos. Pretendemos transformar os periféricos de uso comum (webcams, microfones, teclados, monitores, etc) em sensores que possam ser usados para essa recolha.

- Usabilidade: da análise da concorrência, é possível inferir que as interfaces destes sistemas são, em geral, pouco amigáveis. Sendo tipicamente a má UX uma oportunidade de negócio, também aqui pretendemos inovar.

- Sistema de Apoio à Decisão: pretende-se, através da utilização de metodologias de Estatística e Investigação Operacional, que o sistema seja um assistente de gestão pró-activo e em tempo real, analisando comportamentos e sugerindo alterações ao gestor. Para além disso, será possível simular cenários e verificar a evolução da produtividade da empresa no futuro.

- Preço: dada a arquitectura SaaS, e com a reunião dos pilares acima descritos, conseguimos uma disrupção no mercado, atingindo uma escala muito maior (e recorrente) do que é típico em sistemas semelhantes (da nossa análise da concorrência, não há nenhum que reúna estes elementos, nem esteja perto da solução por nós pretendida).

Para além disso, como resultado colateral do projecto, que irá centralizar um grande conjunto de dados provenientes de diversos sectores de actividade, e com a devida confidencialidade, pretendemos obter um conjunto de métricas de comparação sectorial, o que nos permitirá atingir um mercado totalmente diferente: empresas de estatística, entidades governamentais, etc.

4http://wcoreequipa26.wordpress.com

Page 5: Lessons Learned 1 - Equipa 26 - WCore

Tela do Modelo de Negócio

5http://wcoreequipa26.wordpress.com

Page 6: Lessons Learned 1 - Equipa 26 - WCore

Dimensão do Mercado

6http://wcoreequipa26.wordpress.com

Total PME's Empresas Alvo Dimensão média

Portugal 1 078 411 128 181 8,6

Espanha 3 355 830 136 558 16

Brasil 4 500 000 299 225 26

Fontes:● IAPMEI , Instituto Nacional de Estatística ● Instituto Nacional de Estadística● Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Page 7: Lessons Learned 1 - Equipa 26 - WCore

7

Indústria Transformadora

http://wcoreequipa26.wordpress.com

Hipóteses Teste ResultadoHá muitas empresas que funcionam sem métricas.

Entrevistas

Há necessidade de controlar os processos em tempo real.

Entrevistas

O preço é um factor decisivo em soluções deste género

Entrevistas

Há muita margem para optimização da produtividade.

MVP e amostra de clientes

Page 8: Lessons Learned 1 - Equipa 26 - WCore

Tarefas Realizadas

• Elaboração do Business Model Canvas• Formulação de hipóteses• Início da recolha de potenciais clientes

8http://wcoreequipa26.wordpress.com

Page 9: Lessons Learned 1 - Equipa 26 - WCore

Principais Lições da Semana

• Estruturação de um modelo de negócio• Precisamos de consolidar a proposta de valor• Não temos key partners?

9http://wcoreequipa26.wordpress.com

Page 10: Lessons Learned 1 - Equipa 26 - WCore

Próximos Passos

• Reformulação das hipóteses• Iniciar contactos e testes de validação• Consolidar proposta de valor

10http://wcoreequipa26.wordpress.com