lemingue, julho 2014

6
O que é o CEII? “Não se preocupe porque, no CEII, quem não sabe é o outro!” (SG-RJ) O Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia passa por uma transformação muito importante e marcante na sua história no próximo dia 1 de Agosto. Com o começo do mês, começa também uma nova fase na célula carioca de sexta-feira (CEII-RJ II), que contará com um novo Mais Um, a camarada 017. Nunca antes na história do Círculo houve suficiente descolamento entre o funcionário e a função de “maisunidade” para que a tarefa fosse passada adiante em todo o seu peso simbólico - até hoje o exercício desse trabalho foi assumido por outros participantes de uma dada célula apenas por razões acidentais (viagens, faltas, apresentações excepcionais, etc). Com esse novo momento, o Círculo ganha também a chance de colocar seu Projeto à prova, testando se as determinações prescritas quanto ao trabalho do Mais Um, associadas ao engajamento de qualquer um, são suficientes para garantir sua eficácia, ou se há uma relação mais fundamental, e não elaborada, entre o Mais um e a criação de “mais uma” célula (dado que todos os Mais Um até agora ocupavam essa função desde o início de seus grupos). Esse novo momento também proporciona uma oportunidade nova para o antigo ocupante da função, o companheiro 031, que pode agora retomar a atividade de escrever notas semanais. Confirmando o caráter excepcional desse desenvolvimento no Círculo, em paralelo com a alteração do Mais Um do CEII-RJ II, o CEII SP também passa por transformações importantes: a antiga Secretária-Geral e fundadora da célula paulista, camarada 037, passa o cargo para o companheiro 113, que se responsabiliza de agora em diante pela aplicação do Projeto no grupo de São Paulo. Nossas congratulações aos primos 017, 031, 037 e 113 e a todos do CEII! 031 MAIS UM MAIS-UM NO CEII! O Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia é uma unidade de tratamento da imaginação política. Mais do que produzir orientações para a prática militante, ou que ensinar filosofia política, o CEII incide sobre um tipo muito específico de sofrimento: um sofrimento próprio do sujeito militante. Podemos entender “sujeito” aqui no sentido mais banal, pois o sofrimento em jogo é justamente o sofrimento da sujeição - a dificuldade, respaldada por muitos fantasmas ideológicos, de imaginar uma dimensão produtiva do trabalho realizado sob um emblema no qual não nos reconhecemos. 031 O LÊMINGUE Comida para a coruja de Minerva

Upload: ceii

Post on 01-Apr-2016

225 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Lemingue, julho 2014

!!!!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

!O que é o CEII?

“Não se preocupe porque, no CEII, quem não sabe é o outro!” (SG-RJ)

O Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia passa por uma transformação muito importante e marcante na sua história no próximo dia 1 de Agosto. Com o começo do mês, começa também uma nova fase na célula carioca de sexta-feira (CEII-RJ II), que contará com um novo Mais Um, a camarada 017. Nunca antes na história do Círculo houve suficiente descolamento entre o funcionário e a função de “maisunidade” para que a tarefa fosse passada adiante em todo o seu peso simbólico - até hoje o exercício desse trabalho foi assumido por outros participantes de uma dada célula apenas por razões acidentais (viagens, faltas, apresentações excepcionais, etc). Com esse novo momento, o Círculo ganha também a chance de colocar seu Projeto à prova, testando se as determinações prescritas quanto ao trabalho do Mais Um, associadas ao engajamento de qualquer um, são suficientes para garantir sua eficácia, ou se há uma relação mais fundamental, e não elaborada, entre o Mais um e a criação de “mais uma” célula (dado que todos os Mais Um até agora ocupavam essa função desde o início de seus grupos). Esse novo momento também proporciona uma oportunidade nova para o antigo ocupante da função, o companheiro 031, que pode agora retomar a atividade de escrever notas semanais.

Confirmando o caráter excepcional desse desenvolvimento no Círculo, em paralelo com a alteração do Mais Um do CEII-RJ II, o CEII SP também passa por transformações importantes: a antiga Secretária-Geral e fundadora da célula paulista, camarada 037, passa o cargo para o companheiro 113, que se responsabiliza de agora em diante pela aplicação do Projeto no grupo de São Paulo. Nossas congratulações aos primos 017, 031, 037 e 113 e a todos do CEII!

031

MAIS UM MAIS-UM NO CEII!O Círculo de Estudos

da Ideia e da Ideologia é uma

unidade de tratamento da

imaginação política. !Mais do que produzir

orientações para a prática militante, ou que ensinar filosofia

política, o CEII incide sobre um tipo muito

específico de sofrimento: um

sofrimento próprio do sujeito militante.

Podemos entender “sujeito” aqui no

sentido mais banal, pois o sofrimento em

jogo é justamente o sofrimento da

sujeição - a dificuldade,

respaldada por muitos fantasmas

ideológicos, de imaginar uma

dimensão produtiva do trabalho realizado sob um emblema no

qual não nos reconhecemos. !

031

O LÊMINGUEComida para a coruja de Minerva

Page 2: Lemingue, julho 2014

!

!!!!!!!!!!!!!!!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!

O FIDEL VOLTOU!

CURSO DE FORMAÇÃO DO PSOL É BEM SUCEDIDO

CONTABILIDADE DE NOTAS (Contabilidade encerrada em 29 de julho às 23:59)

CEII RJ I 023 - 4 101 - 1 067 - 3 013 - 1 031 - 0 047 - 4 017 - 3 089 - 2 097 - 3 011 - 2 131 - 1 029 - 1

Entre 26 de março e 25 de junho o CEII organizou um curso de nove aulas sobre o texto “Como Marx inventou o sintoma” para militantes do PSOL. O curso foi um de diversos outros organizados por diferentes grupos ligados ao PSOL com o objetivo de abrir um espaço de formação teórica aos militantes de esquerda. No dia 2 de julho os membros 031 e 083 participaram de uma reunião com a secretária do PSOL no Rio de Janeiro e os representantes de outros grupos participantes do projeto. Na reunião o balanço geral dos cursos foi positivo, por isso foi marcada uma reunião em setembro para a abertura de novos cursos durante novembro e dezembro. 083

É com retumbante alegria que o CEII informa que o combatente Camarada 023, vulgo “Fidel Carlos” voltou aos trabalhos de sua célula. Segundo informações do Komitern, o nobre Camarada esteve recluso preparando-se f o r t e m e n t e p a r a a R e v o l u ç ã o , l e n d o intensamente "Ciência da lógica", adestrando-se na prática do tiro e em dieta protéica. Contudo, segundo fontes não oficiais, principalmente vinculadas pelos hebdomadários direitistas nacionais, Fidel esteve apenas às voltas com uma tese de doutorado complicada pra daná. De todo modo, sua energia militante é chave para o sucesso da Revolução. E no primeiro contato de seu retorno, o bravo Camarada já mandou um recado: "Nada desse papo que a História me absolverá. Eu é que serei o absorvente da História!". E fica dito. 023

CEII RJ II 083 - 2 053 - 4 041 - 4 079 - 4 !CEII SP: 113 - 4 037 - 4 043 - 0 137 - 1 SG

“A nota de trabalho é o meu livro vermelho!”

CIRCULAÇÃO NO CEII (JUNHO-JULHO): Novos Participantes: 109, 137 Traidores do Povo: 079

PRÓXIMAS LEITURAS DEFINIDAS! !SP: A hipótese comunista (Badiou) RJ-I: O Desentendimento (Rancière) RJ-II: O Sujeito Incomodo (Zizek)

043

Page 3: Lemingue, julho 2014

!!!!!!!! !!!!

�3

053

EVENTOS- O Camarada 089 estará no Rio de Janeiro, entre os dias 30 e 31 de Agosto, na ocasião do lançamento de seu livro “Crítica do Valor e Crítica do Direito”. O CEII-RJ planeja atividades para esse período, uma vez que poderá contar com a presença ilustre desse estimado participante. Cogita-se ainda estender o convite para que os demais participantes à distância do CEII-RJ também viagem para o Rio, para que possa ser realizado um encontro com todos os participantes das células cariocas. Confirmação desse importante evento permanece pendente. !- Além do encontro do CEII-RJ, estão sendo articulados para o segundo semestre: o evento de lançamento do CEII-SP e o plano para reformulação do Projeto, envolvendo todas as células do CEII. !- A deputada Janira Rocha irá visitar o CEII-RJ. Data a confirmar. !- Convidamos ainda a todos os participantes do CEII-RJ para participarem das plenárias unificadas

articuladas pelo Comitê Popular contra o Estado de Exceção, iniciativa que começa um trabalho de reaproximação dos diversos movimentos de esquerda no Rio de Janeiro. !

- Começou em São Paulo o primeiro grupo de estudo do CEII-SP, que se reúne durante os meses de Agosto e Setembro, enquanto o CEII-SP está em recesso.. A organização do GE é de responsabilidade do camarada 113. !

- O CEII está organizando junto ao Movimento Popular por Moradia uma viagem para visitar a Ocupação Nova Primavera, em Curitiba. A data da excursão não foi definida ainda.

043

HORRÓROSCOPO:O horroróscopo é uma previsão precisa da relação de todos os mortais e seus signos, baseada numa ciência hermética “irmã” da astrologia, a ciência oculta da astronomia. !Previsão para o mês de Agosto: !Dependendo do ponto de referência, todo instante da trajetória de Saturno é seu retorno. Por isso, sua ausência de influência sobre o terráqueo é invariante, ausência responsável pelos efeitos constantes sobre a vida do homem moderno, como a sensação de abandono e pequenez frente à trajetória dos astros ou a desconfiança perene de que todo ponto no universo tem a mesma consistência referencial do que o umbigo de um indivíduo no planeta Terra. Não-trivial, no entanto, é a constatação de que a atmosfera de Saturno está em constante turbulência, com ventos de mais de 18000 km/h - mas esse fato pode, no máximo, levar o homem a apreciar a contingência meteorológica de seu próprio habitat.

031

Page 4: Lemingue, julho 2014

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Têm início os debates entre

participantes de diferentes células

do CEII sobre a futura

reformulação do Projeto. !

A maior dificuldade nas discussões até

agora vem sendo a concordância

absoluta de todos os participantes, que demonstram

uma visão comum e inabalável e com

isso impedem qualquer

prolongamento do debate.

DICIONÁRIO ILUSTRADO: ESTADO DA SITUAÇÃO (BADIOU) !O Lemingue pinçou da internet um comentário muito esclarecedor do senhor Breno Asbou, acerca da "identidade conflituosa" do múltiplo representado como estado de Israel: "A bandeira do estado de Israel, não é a bandeira sionista. Israel é um estado judeu, ou seja regido por fundamentos do povo judeu, como o povo o judeu não tem consenso sobre o que é ser judeu, o estado de Israel é um estado em disputa ideológica interna. Nem todos os judeus são sionistas, e há judeus não sionistas que vivem em Israel, além de muitos cristãos e muçulmanos (com mesmo direito, pelo menos no papel). Porém quando conflitos como os de agora acontecem, o preconceito e o racismo tendem a aumentar absurdamente, principalmente com árabes e muçulmanos. Há uma diferença muito grande entre judeu, israelense e sionista. Por exemplo, é possível ser judeu árabe sionista ultraortodoxo.... ou muçulmano israelense antisionista neoliberal... ou um judeu laico israelense sionista socialista... é como uma análise combinatória de tudo que se pode imaginar.... Infelizmente,

quem governa o estado de israel hoje (na verdade desde de 74...) é uma coligação tosca com judeus ortodoxos liberais (economicamente falando), judeus ultraortodoxos racistas e judeus laicos neoliberais..." Como se percebe através dessa análise, entre o múltiplo apresentado e o múltiplo re-presentado vai uma distância considerável, perpassada por conflitos de natureza étnica, religiosa, política e econômica que se repetem ao longo do século, e que não parecem acenar com qualquer resolução a curto prazo. Para o desespero de milhares de famílias desamparadas, a faixa de Gaza transformou-se numa faixa de gozo mortal.

Camarada 013, trazendo a KGB para o facebook.

Page 5: Lemingue, julho 2014

!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!

�5

RELATÓRIO SOBRE O CEII SÃO PAULO

A célula de São Paulo passou por mudanças significativas em suas últimas semanas de atividade antes do recesso. A alteração do cargo de Secretário Geral, entre os camaradas 37 e 113, selou o comprometimento com que ambos circunscrevem e preservam fundamentalmente a célula - em nome do seu melhor funcionamento - a célula precisou se re-modelar. E, forjado por este novo ânimo, algumas novidades começaram a se desenrolar. Foi oficialmente definida a próxima leitura da célula: Hipótese do Comunismo de Alain Badiou, que passará a ditar o fio condutor dos próximos encontros.

!E simultaneamente, como fruto dos esforços internos do CEII, começa a germinar a primeira possibilidade de um evento de intercâmbio celular, onde membros do CEII em missão oficial, pela primeira vez, poderão frequentar as reuniões das demais células. Muito embora esta notícia traga muitas comoções, até o momento, outras informações e outros detalhes ainda não foram liberados. Neste momento de mudanças, a célula paulista passa a produzir seus efeitos e chama a atenção de novos membros.

!Camarada 043,

Mais-Um do CEII-SP, 31 de Julho de 2014

!

Camarada 043, adicionando alguns nomes ao seu “livro negro”.

RECOMENDAÇÕES CULTURAIS:

Esse mês, o CEII recomenda que seus participantes assistam por livre e espontânea pressão aos seguintes filmes: !Para debater a noção de interpelação em Althusser: A Origem (Christopher Nolan) Para pensar o platonismo de Badiou: Matrix (Irmãos Wachowski) Para pensar o hegelianismo em Zizek: A Viagem (Irmãos Wachowski) Para discutir diferentes conceitos de fidelidade: Gattaca (Andrew Niccol) e O Grande Truque (Christopher Nolan) !!

031

Page 6: Lemingue, julho 2014

www.ideiaeideologia.com

!!

“quem não tem nada, só tem a sua disciplina”